Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Qual o mais fiável: Diesel ou Gasolina, ou ambos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
    Falas do diesel com um sarcasmo, arrogância e gozo que eu sinceramente axo que já ninguém te leva a sério no que dizes.


    Vamos lá tirar as palas, vais conseguir uma visão muito melhor de como é actualmente o mundo da tecnologia automóvel e saber avaliar o melhor que se faz em cada vertente
    Mas eu não preciso do diesel para absolutamente nada nem entra em quaisqueres planos futuros que tenha, nunca gostei nem vejo nada de bom nessa tecnologia. Face aos otto, só tem pontos negativos excepto o consumo. Para economia prefiro continuar a usar os bons e nobres motores de ciclo otto, só que sem recorrer ao combustível crucificado em Portugal - a gasolina.
    Se pensasse com a carteira, defendia também o diesel embora nem com toda a publicidade da treta das marcas me compensava. Mas como me passa completamente ao lado e gosto dos carros com boa faixa de utilização, silenciosos ao ralenti, sem vibrações, lineares e explosivos em vez de mortos até entrar o turbo e que acabam logo,fico-me pelos otto...
    Quanto a fiabilidade, desta vez foi o 2.0 D4D de um RAV4 de um familiar que está com tosse e já pernoita no mecânico. Como digo, devo estar rodeado de exemplos únicos, porque só se fala que o diesel é o supra sumo da fiabilidade.
    Editado pela última vez por GPL; 22 November 2010, 00:06.

    Comentário


      Originalmente Colocado por GPL Ver Post
      (...) Mas como me passa completamente ao lado e gosto dos carros com boa faixa de utilização, silenciosos ao ralenti, sem vibrações, lineares e explosivos em vez de mortos até entrar o turbo e que acabam logo,fico-me pelos otto... (...)

      vira o disco e toca o mesmo

      Comentário


        Originalmente Colocado por Karma Ver Post
        Mas nesse caso já não estavas a comparar os mesmos motores que inicialmente estavas a comparar.
        mas pelo sentido de justiça que referis-te, assim é que fazia sentido, isto é, se o peso tem que ser o mesmo, então paremos de comparar NA com turbo...

        Comentário


          Originalmente Colocado por FilipeDiass Ver Post
          mas pelo sentido de justiça que referis-te, assim é que fazia sentido, isto é, se o peso tem que ser o mesmo, então paremos de comparar NA com turbo...
          Pelo sentido de justiça comparavam-se potências iguais e pesos iguais.

          Comentário


            Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
            Tas a comparar um otto 1.6 NA com um 1.9 TDI em baixas?
            Desculpa lá mas isso nem tem comparação possível. O TDI em baixas dá 10 a 0.
            Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
            10-0 é pouco
            vou ficar a aguardar os 10-0...

            Comentário


              Originalmente Colocado por Karma Ver Post
              Pelo sentido de justiça comparavam-se potências iguais e pesos iguais.
              isso é impossível e porquê?

              porque qualquer motor a gasolina, com cilindrada igual, e alimentação igual, tem sempre maior potência que o equivalente a diesel

              Comentário


                Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                Descansa que atmosféricos diesel experimentei poucos e sei bem o quanto não andavam, mas já me sentei ao volante de turbinados dos mais antigos aos mais recentes e...nada continua a substituir o ciclo otto.

                Um diesel, por muito que os donos se habituem ao que conduzem, sabe sempre a máquina de trabalho com o seu modo on-modo off e atrito do motor, não dá o mínimo gosto puxar pela rotação (mais juízo temos nos consumos), continuam a passar vibrações para os pedais, caixa, volante e afins (embora menos que nos antigos), o ruído do motor (porque não lhe chamaria som) passou de péssimo a mau (o que foi alguma coisita) e a poluição que respiramos passou de evidente para mascarada porque agora inalamos as partículas em formato microscópico e nem nos cheira a nada (mas fazem ainda pior).
                Em termos de vantagem na carteira face à gasolina, ok que fica mais em conta porque o nosso estado assim quer.
                De resto é a mesma lengalenga de sempre, há imensos modelos apelativos a gasolina que nem se vendem cá, de tal forma "evangelizado pro diesel" o nosso mercado está.
                As oficinas agradecem (falando da fiabilidade), as marcas agradecem (a malta compra carros mais caros), mas pulmões não agradecem mesmo que alguns ignorem isso.
                Em termos da performance pura, há muita gente que ficaria amarela de verem os seus modernos (e pesados) turbodiesel intercooler commonrail 2000 bar injection fap 110cv 250 Nm serem arrasados por "sucatas" a gasolina com mais de uma década. Por muito que o turbo sopre e as rodas patinem, o que continua a contar é forma como acelera efectivamente.
                Quanto às recuperações podemos sempre "meter uma abaixo", mas quando a potência não chega para acelerar com destreza e de forma linear, não há nada a fazer.

                Ainda há dias dizia-me um melro que o 1.6 THP de 200cv do novo Peugeot RCZ tinha de andar muito menos que o 2.0 HDI porque...tinha menos binário e menos cilindrada
                Epá...estamos bem estamos.
                Vibrações nos pedais, caixa e volante? Mas tu só andas em carros escafiados?

                Ruído do motor é praticamente insignificante no que toca a carros normais. Para além disso os carros estão cada vez mais insonorizados por uma questão de conforto.

                O mercado europeu não está evangelizado pelo diesel. O que se passou é que as marcas deixaram de investir em motores a gasolina, o que fez com que algumas ditas premium tivessem motores a gasolina com 8 válvulas até há bem pouco tempo.

                Relativamente às sucatas a gasolina darem corda aos carros a diesel, é daquelas coisas que não afectam minimamente. Sempre houve carros a gasolina com mais potência que os carros a gasóleo, portanto não estou a ver o espanto.

                Relativamente às recuperações, vai dar tudo ao mesmo. O carro a gasóleo também pode meter uma abaixo, outra acima e outra ao lado e vai também andar mais. Basta fazer a comparação com dois carros a gasolina com a mesma potência, um com turbo e outro atmosférico.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por FilipeDiass Ver Post
                  isso é impossível e porquê?

                  porque qualquer motor a gasolina, com cilindrada igual, e alimentação igual, tem sempre maior potência que o equivalente a diesel
                  Nem sempre, há alguns carros turbo a gasolina com potência inferior aos carros gasóleo. Isto comparando a mesma cilindrada.

                  Comentário


                    quero apenas referir que existem moto muito bonsres a diesel, lineares, que conseguem transmitir muito prazer de condução, especialmente os motores da BMW, surpreendem-me cada vez mais!

                    apenas acho que a fé do binário tem que ser desmistificada, existem belos motores NA, mesmo de 4 cilindros onde as baixas são bastante boas, ou pelo menos que não envergonham ninguém!

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                      Nem sempre, há alguns carros turbo a gasolina com potência inferior aos carros gasóleo. Isto comparando a mesma cilindrada.
                      do mesmo segmento?
                      como por exemplo?

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por FilipeDiass Ver Post
                        do mesmo segmento?
                        como por exemplo?
                        Do mesmo segmento mas de anos diferentes.

                        Comentário


                          Fiabilidade pelo combustivel???? Isso não existe

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                            ..
                            Quanto a fiabilidade, desta vez foi o 2.0 D4D de um RAV4 de um familiar que está com tosse e já pernoita no mecânico.
                            Se depois poderes elaborar mais eu agradecia!

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                              Do mesmo segmento mas de anos diferentes.
                              diz na mesma...

                              é que comparando por exemplo 2000 cc, um motor turbo gasolina pode chegar aos 260 cvs, enquanto que os melhores dieseis andam nos 190 cvs...

                              repros não entram aqui!

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                                Se depois poderes elaborar mais eu agradecia!
                                O meu tio ia para uma viagem ontem e o RAV4 logo no início ficou a andar tanto como uma bicicleta.
                                Mais não sei, os mecânicos lá saberão dar o diagnóstico concreto.
                                Tem neste momento 103 000 kms e é de 2003 salvo erro.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                  Vibrações nos pedais, caixa e volante? Mas tu só andas em carros escafiados?

                                  Ruído do motor é praticamente insignificante no que toca a carros normais. Para além disso os carros estão cada vez mais insonorizados por uma questão de conforto.

                                  O mercado europeu não está evangelizado pelo diesel. O que se passou é que as marcas deixaram de investir em motores a gasolina, o que fez com que algumas ditas premium tivessem motores a gasolina com 8 válvulas até há bem pouco tempo.

                                  Relativamente às sucatas a gasolina darem corda aos carros a diesel, é daquelas coisas que não afectam minimamente. Sempre houve carros a gasolina com mais potência que os carros a gasóleo, portanto não estou a ver o espanto.

                                  Relativamente às recuperações, vai dar tudo ao mesmo. O carro a gasóleo também pode meter uma abaixo, outra acima e outra ao lado e vai também andar mais. Basta fazer a comparação com dois carros a gasolina com a mesma potência, um com turbo e outro atmosférico.
                                  O motor de ciclo diesel foi sempre ignorado porque apenas oferecia consumos melhores. Portanto, foi deixado para equipamentos de trabalho, embarcações, geradores e afins.
                                  O que se passa é que o governo europeu, fiel dísciplo da doutrina do CO2 (que é cada vez mais contestada) deu grandes impulsos para o desenvolvimento do diesel porque ao gastar menos, emitiria menos CO2 do que os otto. Pena que saiu o tiro pela culatra, e agora abundam motores que provocam cancro devido às partículas tóxicas e aos óxidos de azoto que originam cada vez mais chuvas ácidas. O CO2, repetindo-se pela milionésima vez, não é um poluente e essa doutrina qualquer dia vai cair de podre, é uma aldrabice pegada.
                                  Vão agora com as emissões Euro6 tentarem correr atrás do prejuízo e fala-se em começar a beneficiar a gasolina fiscalmente para desmobilizar a "corrida ao gasóleo", visto a qualidade do ar para a saúde pública ser "muito perigosa" em certas zonas da Europa onde abunda o diesel com Lisboa e Porto incluídos. A ver vamos...

                                  Eu não estou aqui a comparar o TDCI com o CDI ou o Multijet como se vê em milhentas discussões do fórum, em que se fala que este declara x binário e x potência e o meu anda mais que o teu. Estou a falar do ciclo de funcionamento do motor, e quanto a isto, não há nada a fazer e o ciclo otto será SEMPRE mais eficaz para performance.
                                  Eu não ando em carros escafiados, agora compreendo que quem passa de um corsa B a gasóleo para um Megane III DCI acha que aquilo é a coisa com menos vibrações do mundo. Mas engana-se, qualquer carro a gasolina com 10 anos ou mais consegue ser menos "tremeliqueiro" do que o moderno diesel porque o motor já de si treme muito menos. Repara nos apoios de motor e carradas de isolamento que os modernos turbodiesel trazem, não é de admirar que o carro fiquei tão pesado. E com o passar dos anos, as vibrações e ruído vão aumentando exponencialmente, compara um carro com essas características NOVO e outro passado uns valentes kms ou anos. O a gasolina continua a deixar passar praticamente o mesmo ruído e as vibrações são nenhumas praticamente, mas vê o diesel...

                                  Quanto aos motores a gasolina de 8 válvulas, isso é mau para quem quer força? Aliás, os pequenos motores como os 1.2, 1.4 e até 1.6 deviam manter-se fiéis a essa configuração, tinham mais força em baixas onde a cilindrada compromete e num carro com estas características, tirando os Hondas por exemplo, era o melhor compromisso.

                                  E volto a dizer mais uma vez, o segredo do desenvolvimento do diesel não se deve à injecção de ultra pressão e bomba common rail nem a essas invenções todas que apenas reduziram uns 10% de consumo reais nesses motores, comprometendo seriamente a fiabilidade. O segredo continua a ser cada vez mais pressão de turbo porque sem ele, e desengane-se quem pensa o oposto, o motor de ciclo diesel é totalmente obsoleto.
                                  Mas quando se quer tudo perde-se em fiabilidade e eu cá fico na minha, actualmente os otto são muito mais fiáveis e muito menos dispendiosos na compra, em repararações e em manutenção do que os turbodiesel. Ah, e não há safe modes e aventuras dessas e pagar para ir à Autoestrada regenerar a FAP, tinha mais que fazer...
                                  Editado pela última vez por GPL; 22 November 2010, 11:46.

                                  Comentário


                                    Ho GPL vais-me dizer que não trocavas o teu 1.6 por um 2.0 TDI?

                                    Comentário


                                      Eu prefiro gasolina a diesel, mas trocava!

                                      Comentário


                                        Se fosse um 1.6 de boa cavalagem nao trocava nao , isto comigo

                                        Andam ai a falar me baixas mas se queixam tanto das baixas dos otto , nada melhor que usar um sistema do tipo vtec e usar 8v ate as 2000rpm e depois passar para 12v ate as 5000 rpm e depois 16v ate ao red

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                                          O motor de ciclo diesel foi sempre ignorado porque apenas oferecia consumos melhores. Portanto, foi deixado para equipamentos de trabalho, embarcações, geradores e afins.
                                          O que se passa é que o governo europeu, fiel dísciplo da doutrina do CO2 (que é cada vez mais contestada) deu grandes impulsos para o desenvolvimento do diesel porque ao gastar menos, emitiria menos CO2 do que os otto. Pena que saiu o tiro pela culatra, e agora abundam motores que provocam cancro devido às partículas tóxicas e aos óxidos de azoto que originam cada vez mais chuvas ácidas. O CO2, repetindo-se pela milionésima vez, não é um poluente e essa doutrina qualquer dia vai cair de podre, é uma aldrabice pegada.
                                          A paranóia com o CO2 leva a que alunos do ensino superior perguntem ao professor se o CO2 é um gás tóxico.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                            Se fosse um 1.6 de boa cavalagem nao trocava nao , isto comigo

                                            Andam ai a falar me baixas mas se queixam tanto das baixas dos otto , nada melhor que usar um sistema do tipo vtec e usar 8v ate as 2000rpm e depois passar para 12v ate as 5000 rpm e depois 16v ate ao red
                                            o sistema vtec trabalha sempre com as 16v, o que varia é a abertura das mesmas

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                              Se fosse um 1.6 de boa cavalagem nao trocava nao , isto comigo

                                              Andam ai a falar me baixas mas se queixam tanto das baixas dos otto , nada melhor que usar um sistema do tipo vtec e usar 8v ate as 2000rpm e depois passar para 12v ate as 5000 rpm e depois 16v ate ao red
                                              tens que te informar melhor

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                                Ho GPL vais-me dizer que não trocavas o teu 1.6 por um 2.0 TDI?
                                                Obviamente que não. Para mim há muitas mais coisas além de números. Como disse, daqui a pouco se querem desempenho a todo o custo espetavam um 3000cc diesel biturbo num ferrari...mas alguém vê nexo nisso?
                                                Para mim quem me tira a linearidade e poder puxar até rotações altas tira-me quase tudo, quero lá saber se tem a força e potência toda logo às 3000rpm, eu gosto de ir ao dobro disso!
                                                Não me importo nada de reduzir e até é das coisas que me mantém entretido na condução e se me divertia com um 1.2 ou 1.3, com um 1.6 divirto-me muito mais. São carros que a conduzir "para os consumos" são um bocado amorfos, porque existe pouco motor abaixo das 2000rpm. Mas como ando a gás vou lá acima com toda a tranquilidade e quando já tive a minha dose, conduzo com calma. Ninguém anda sempre "na esgalha", mas de vez em quando sabe bem e num diesel por muito binário que tenha e afins continua a não ter o que eu quero, para não falar do ruído.

                                                E para gastar dinheiro num carro desses, andava num 6 cilindros em linha por exemplo ou num 2.5 V6 da alfa de tão baratinhos que estão. Tinha mais que fazer do optar por um 2.0 TDI...e se for daqueles que racham a cabeça do motor então...
                                                Editado pela última vez por GPL; 22 November 2010, 17:44.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                                  Se fosse um 1.6 de boa cavalagem nao trocava nao , isto comigo
                                                  Ele estava a falar do A3 1.6.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                                                    Obviamente que não. Para mim há muitas mais coisas além de números. Como disse, daqui a pouco se querem desempenho a todo o custo espetavam um 3000cc diesel biturbo num ferrari...mas alguém vê nexo nisso?
                                                    Para mim quem me tira a linearidade e poder puxar até rotações altas tira-me quase tudo, quero lá saber se tem a força e potência toda logo às 3000rpm, eu gosto de ir ao dobro disso!
                                                    Não me importo nada de reduzir e até é das coisas que me mantém entretido na condução e se me divertia com um 1.2 ou 1.3, com um 1.6 divirto-me muito mais. São carros que a conduzir "para os consumos" são um bocado amorfos, porque existe pouco motor abaixo das 2000rpm. Mas como ando a gás vou lá acima com toda a tranquilidade e quando já tive a minha dose, conduzo com calma. Ninguém anda sempre "na esgalha", mas de vez em quando sabe bem e num diesel por muito binário que tenha e afins continua a não ter o que eu quero, para não falar do ruído.

                                                    E para gastar dinheiro num carro desses, andava num 6 cilindros em linha por exemplo ou num 2.5 V6 da alfa de tão baratinhos que estão. Tinha mais que fazer do optar por um 2.0 TDI...e se for daqueles que racham a cabeça do motor então...
                                                    A diversão para mim vai muito mais para além do barulho e das rotações do motor. Direcção comunicativa e bom comportamento para mim são imprescindíveis, coisa onde muitos carros a gasolina não são grande espingarda e portanto não os queria nem dados. Outra é aquele prazer enorme que se extrai de um fogoso 1.4 de 90cv a arrastar carroçarias do segmento C, é daquelas sensações mesmo estratosféricas, só acessíveis a alguns iluminados.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                      A diversão para mim vai muito mais para além do barulho e das rotações do motor. Direcção comunicativa e bom comportamento para mim são imprescindíveis, coisa onde muitos carros a gasolina não são grande espingarda e portanto não os queria nem dados. Outra é aquele prazer enorme que se extrai de um fogoso 1.4 de 90cv a arrastar carroçarias do segmento C, é daquelas sensações mesmo estratosféricas, só acessíveis a alguns iluminados.
                                                      Tu lá sabes, eu falei estritamente em termos de motor de um diesel para um gasolina, não da direcção ou do comportamento em curva.
                                                      Como vejo aqui a dizerem que extraem prazer de 1.3 cdti, 1.4 hdi, 1.5 dci e afins...porque motivo não se pode dar umas assapadelas num 1.6 ou superior a gasolina? Desses 3 motores que enunciei, venha 1000x a diversão do 1.6 pelo amor de deus
                                                      Como disse e friso bem, não tenho medo de puxar pelo carro e não sou daqueles que lá vão além das 4000rpm porque a gasolina está cara. Quando não preciso de puxar ando nas calmas, quando levo carro cheio, tenho mais pressa ou simplesmente aparece o formigueiro no pé direito, há sempre o mínimo de diversão. Na astra caravan 1.4 obviamente que a música já toca diferente, a rotação tem de ser mantida mais em cima mas também tem o peso a dar cabo dela coitada...
                                                      Editado pela última vez por GPL; 22 November 2010, 20:20.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                        A Direcção comunicativa e bom comportamento para mim são imprescindíveis, coisa onde muitos carros a gasolina não são grande espingarda e portanto não os queria nem dados.
                                                        Já se fazem versões dos carros com melhor direcção e suspensão para os motores Diesel?

                                                        Não querer um carro nem dado soa um pouco a paleio de NET.
                                                        Porque não tentar melhorar as características do carro?
                                                        Muitas vezes uns simples amortecedores ou pneus mudam tudo.
                                                        A importância de um carro bem alinhado também é maior do que se julga, etc

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                                          A paranóia com o CO2 leva a que alunos do ensino superior perguntem ao professor se o CO2 é um gás tóxico.
                                                          Tóxico?

                                                          Comentário


                                                            GPL, olha:



                                                            A lineriedade não serve de muito pelos vistos!

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                                              Já se fazem versões dos carros com melhor direcção e suspensão para os motores Diesel?

                                                              Não querer um carro nem dado soa um pouco a paleio de NET.
                                                              Porque não tentar melhorar as características do carro?
                                                              Muitas vezes uns simples amortecedores ou pneus mudam tudo.
                                                              A importância de um carro bem alinhado também é maior do que se julga, etc
                                                              Se me dessem um Fiat Uno, um Escort, um 306, etc. de modelos como motores normais eu recusava-os educadamente. Se eu já tenho um carro que faz o que esses carros fazem e de forma muito mais eficiente, porque é que eu haveria de querer ficar com eles? Para pagar seguro e inspecção de uma coisa que não uso?

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X