Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Qual o mais fiável: Diesel ou Gasolina, ou ambos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    já chegaram a algumas conclusoes???

    Que parametros usaram para chegar às conclusoes??

    Para a mesma potencia, as mesmas recuperações e acelerações:

    1) Um 1900diesel com 75 cvs é mais fiável que um 1.1i 75cvs? (eu acho que sim)

    2) Um 1900Diesel com 75 cvs é mais fiável que um 1.4i de 75 cvs ?(acho que anda ela por ela)

    3) Um 1900Diesel com 75 cavalos é mais fiável que um 1.9i de 75? (eu acho que o 1.9i é mais fiável)

    O que acham voces destas 3 perguntas simples directas e objectivas???

    Respondam com objectividade sff

    Comentário


      Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
      já chegaram a algumas conclusoes???

      Que parametros usaram para chegar às conclusoes??

      Para a mesma potencia, as mesmas recuperações e acelerações:

      1) Um 1900diesel com 75 cvs é mais fiável que um 1.1i 75cvs? (eu acho que sim)

      2) Um 1900Diesel com 75 cvs é mais fiável que um 1.4i de 75 cvs ?(acho que anda ela por ela)

      3) Um 1900Diesel com 75 cavalos é mais fiável que um 1.9i de 75? (eu acho que o 1.9i é mais fiável)

      O que acham voces destas 3 perguntas simples directas e objectivas???

      Respondam com objectividade sff
      Nessas condições é sabido que o Diesel é mais fiável, basta googlar e ler vários textos de várias fontes e chegam a uma conclusão. Se ainda assim não acreditarem perguntem a um mecânico experiente.

      Um diesel 1.9 atmosférico é mais simples que um 1.4i que conta sempre com centralina e sistema de ignição.

      Comentário


        Para quando um Ferrari California com um V6 biturbo diesel, com 600Nm e 300cv?
        Vá lá, se o diesel é resposta para tudo, quem compraria um destes? Teria mais binário do que o california 4.2 atmosférico, se isso é tudo o que se procura num motor. Mas seria um FERRARI? E andaria ao nível de um Ferrari? Binário sem potência não é nada, só serve para arrastar coisas

        Comentário


          Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
          Isso leva-me para outra temática, não é preciso recorrer aos anos 60 para desvendar alguma incapacidade da VW relativamente a motores a gasolina aspirados, o Golf IV 1.4i tinha 75 cavalos, e 100 no 1.6i, numeros um pouco aquém não vou dizer dos recodistas como a Honda, mas como qualquer Astra, Megane, etc que tinham todos 90 num bloco do mesmo tamanho.

          Para mim o cúmulo desta incapacidade da VW em extrair cavalos de motores N/A, e desculpem-me os aficionados, porque eu tambem sou um deles, é o Corrado VR6 motor de 2.8 litros disposto em 6 cilindros em V que debitava cerca de 174 cavalos, muito pouco !

          Há e tal mas é fantástico e tem um ronco fenomenal e é um V6 e era uma referencia, tudo bem ! Longe de mim por em causa isso, agora que lhe falta cavalos, falta. E era um carro de caríz desportivo.
          No caso do 1.4 75 cv não faço ideia.

          Não é questão de incapacidade, no 1.6 100 cv, e no 2.8 V6 174 cv, ambos motores são de duas válvulas por cilindro, sendo estas potencias perfeitamente aceitáveis para a cilindrada.

          Os outros motores que mencionas são de quatro válvulas por cilindro.

          Compara um motor de 174 cv 24v com esse 2.8 V6 e aprecia a diferencia.

          Comentário


            Originalmente Colocado por senhorpedro Ver Post

            Dou-te o exemplo do meu carro... Puxa-me contra o banco desde as 1000 e poucas rotações até as 4000. A partir de uma certa faixa, não me "cola", mas puxa...
            Nessa parte do "quando devia estar a começar a festa" estás a referir-te a quê? Quando o diesel chega as 4000rpm? É que nessa faixa de rotação, a festa já ha muito que começou.
            Em 5ª não chega lá porque a caixa é muito longa mas, sem querer medir pilas, sabes a que velocidade chega o meu carro em 4ª, pouco depois das 4000rpm? Quase a 180km/h. Achas que isso é começar a festa"?
            A ideia é que cada carro, cada combustivel e cada tipo de motor tem as suas caracteristicas. Quanto ao pessoal do Top Gear... são uns opinion makers como o prf Martelo. Tem a importancia que as pessoas lhes dão.

            Sabes em que é que o desporto automóvel contribui na minha escolha de carro/combustivel/estilo de condução? Pouco mais que 0.
            Concordo plenamente com este post.
            Exactamente. Querem comparar os nossos bolsos com os bolsos dos senhores do top gear?
            Eles têm a sua opinião, só gabam os supercarros, e pelo vosso ponto de vista eles também estão sempre a falar mal de carros otto (como o dácia 1.6 que eles têm, chamam-lhe chasso). A opinião deles vale o que vale.
            Os motores diesel não têm um carácter desportivo, não são para andar em Trackdays. Mas no dia a dia safam-se muito bem!

            Com um orçamento muitas vezes limitado, o pessoal quer algo que se mexa bem, que tenha força para carregar a família inteira e que tenha bons consumos. Onde é que um otto consegue fornecer tudo isto?

            Comentário


              Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
              Antes de mais o bloco do 190D é um 4 cilindros (o 2.5 D é que é um 5 in line) com 75 cv.
              Desculpem lá, eu já conduzi vários carros, inclusive Hondas e qual é o prazer de andar com o carro a gritar ás 8000 rpm?

              Eu gosto do som dos motores otto, nomeadamente de 6 cilindros ou mesmo os 8 cilindros. Agora qual é a piada de ir ali com um motor pequeno a fazer 8000 rpm?
              É um carro que não tem baixas nenhumas, que é preciso andar constantemente a trabalhar com a caixa. Um carro assim é bom para dar umas escáfias ao fim de semana. Porque fazer uma viagem assim é doloroso! Aparece uma subida e é preciso puxar uma 4ª ou mesmo uma 3ª para ele aguentar. Esses motores na minha opinião são obsoletos.

              Acho que era enriquecedor postarmos aqui imagens com os km...


              (Aficionados dos Otto, por favor não me batam )
              isso de ter ou não piada é algo pessoal, podes não achar piada, como outros podem nao achar piada de muito motores diesel (aliás quase todos de 4 cilindros) antes das 1500 rpm não se passa nada e depois das 3000 também não se passa nada...

              essa questão das baixas serem fracas está mais que provado que é mentira...podes procurar motores diesel de 4 cilindros 1600 (vá, pode ser com turbo para não ser muito injusto) que façam as recuperações deste 1600, és capaz de encontrar mas sao muito raros...

              outra coisa, não sei o que é para ti não aguentar, mas estás completamente enganado, no meu carro subo a rua da imprensa nacional em 3ª a 20, 25 kms/h...coisa que nenhum diesel com menos de 6 cilindros faz!

              claro que eu percebo que o diesel consome menos, em AE consegue fazer viagens mais calmas, já que vai a menor rotação para a mesma velocidade, e até pode ser superior na menor faixa de utilização que é necessário para se tirar sumo do motor, mas a linearidade que tens num bom motor otto é algo que muitos poucos dieseis fazem!

              Comentário


                Originalmente Colocado por FilipeDiass Ver Post
                isso de ter ou não piada é algo pessoal, podes não achar piada, como outros podem nao achar piada de muito motores diesel (aliás quase todos de 4 cilindros) antes das 1500 rpm não se passa nada e depois das 3000 também não se passa nada...

                essa questão das baixas serem fracas está mais que provado que é mentira...podes procurar motores diesel de 4 cilindros 1600 (vá, pode ser com turbo para não ser muito injusto) que façam as recuperações deste 1600, és capaz de encontrar mas sao muito raros...

                outra coisa, não sei o que é para ti não aguentar, mas estás completamente enganado, no meu carro subo a rua da imprensa nacional em 3ª a 20, 25 kms/h...coisa que nenhum diesel com menos de 6 cilindros faz!

                claro que eu percebo que o diesel consome menos, em AE consegue fazer viagens mais calmas, já que vai a menor rotação para a mesma velocidade, e até pode ser superior na menor faixa de utilização que é necessário para se tirar sumo do motor, mas a linearidade que tens num bom motor otto é algo que muitos poucos dieseis fazem!

                1.9 TDI diz-te alguma coisa?

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                  1.9 TDI diz-te alguma coisa?
                  diz, diz que não consegue fazer isso, logo o 1.9 que antes das 1500 rpm é o mesmo que nada... e pode ser o de 130 ou 150 cvs o problema é o mesmo... kick e mais kick entre as 2500 e as 3500, com o de 150 cvs a respirar melhor até às 4000 rpm.
                  nesse local, o único que se aguentou em 3ª a essa velocidade foi um 330d...

                  tal como já referis-te, tens mesmo que experimentar para poder comparar...

                  Comentário


                    Este argumento é tão falacioso... Digo-te já que eu, por ex, nem a direito consigo andar com o meu carro em 3ª a 20-25km/h. Isto porque? Será do motor? Não... é da caixa que é super longa. No da minha mãe já consigo e tem menos 35cv, menos nm, menos 500cc e mais umas centenas de quilos.
                    Não conheço a rua mas, já estive a ver o sitio pelo google maps e percorri-a com as setas nas fotos.
                    As fotos podem dar a perspectiva errada mas duvido que um TD normal, com potências na ordem dos 100cv, com uma caixa ajustada não faça esse trajecto nas condições que referes.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por FilipeDiass Ver Post
                      diz, diz que não consegue fazer isso, logo o 1.9 que antes das 1500 rpm é o mesmo que nada... e pode ser o de 130 ou 150 cvs o problema é o mesmo... kick e mais kick entre as 2500 e as 3500, com o de 150 cvs a respirar melhor até às 4000 rpm.
                      nesse local, o único que se aguentou em 3ª a essa velocidade foi um 330d...

                      tal como já referis-te, tens mesmo que experimentar para poder comparar...
                      Eu conduzo habitualmente um 1.9 TDI de 130cv e se dizes isso é porque nunca conduziste/andaste em nenhum. A partir das 1000 rpm ele aguenta a subir em 3ª a 20 ou 30 km/h. Anda num e depois diz qualquer coisa.
                      Ah e o kick é por volta das 1800 rpm!

                      E com o otto vais quê aos soluços não? É que um carro a gasóleo tem tendência a ter sempre mais força, por isso se dizem que são tractores!

                      E como já disse anteriormente, eu já experimentei e já tive carros a gasolina e em subidas é preciso puxa-los com tudo. No caso do honda que experimentei numa subida íngreme a cerca de 40 km/h, ele foi perdendo velocidade e tive de meter a 1ª. Por isso... Eu sei que tou a comparar um turbinado com um NA mas não fui eu que comecei...
                      Editado pela última vez por Maraki; 21 November 2010, 00:11.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por FilipeDiass Ver Post
                        isso de ter ou não piada é algo pessoal, podes não achar piada, como outros podem nao achar piada de muito motores diesel (aliás quase todos de 4 cilindros) antes das 1500 rpm não se passa nada e depois das 3000 também não se passa nada...

                        essa questão das baixas serem fracas está mais que provado que é mentira...podes procurar motores diesel de 4 cilindros 1600 (vá, pode ser com turbo para não ser muito injusto) que façam as recuperações deste 1600, és capaz de encontrar mas sao muito raros...

                        outra coisa, não sei o que é para ti não aguentar, mas estás completamente enganado, no meu carro subo a rua da imprensa nacional em 3ª a 20, 25 kms/h...coisa que nenhum diesel com menos de 6 cilindros faz!

                        claro que eu percebo que o diesel consome menos, em AE consegue fazer viagens mais calmas, já que vai a menor rotação para a mesma velocidade, e até pode ser superior na menor faixa de utilização que é necessário para se tirar sumo do motor, mas a linearidade que tens num bom motor otto é algo que muitos poucos dieseis fazem!
                        Concordo com muitos aspectos deste post, a questão do pouco binário do B16 não é bem verdade, tem sim pouco binário comparativamente a outros motor maiores mas que desenvolvem a mesma potência.
                        Quanto à parte a bold a questão dos cilindros e do binário funciona ao contrário, o aumento do numero de cilindros tende a favorecer a potência através da rotação e não do binário, pelo que comparando dois motores semelhantes e com a mesma cilindrada mas com numero de cilindros diferente, o que possuir menos cilindros produz maior binário.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                          Eu conduzo habitualmente um 1.9 TDI de 130cv e se dizes isso é porque nunca conduziste/andaste em nenhum. A partir das 1000 rpm ele aguenta a subir em 3ª a 20 ou 30 km/h. Anda num e depois diz qualquer coisa.
                          Ah e o kick é por volta das 1800 rpm!

                          E com o otto vais quê aos soluços não? É que um carro a gasóleo tem tendência a ter sempre mais força, por isso se dizem que são tractores!

                          E como já disse anteriormente, eu já experimentei e já tive carros a gasolina e em subidas é preciso puxa-los com tudo. No caso do honda que experimentei numa subida íngreme a cerca de 40 km/h, ele foi perdendo velocidade e tive de meter a 1ª. Por isso... Eu sei que tou a comparar um turbinado com um NA mas não fui eu que comecei...
                          já conduzi vários 1.9, em vários modelos, sei bem do que estou a falar, na subida que referi, nenhum aguenta 3ª a 25 km/h no início da subida..., isto é só um exemplo claro!
                          é injusto que estás a comparar um 1.5 ou 1.4 NA da Honda que têm normalmente objectivos de baixos consumos com um 1.9 TDi

                          não está aqui em causa a disponibilidade do motor, mas sim que nem todos os motores NA são assim, e um simples 1.6 consegue, devido também ao baixo peso que os veículos têm, recuperações muito boas!

                          podes te entreter com este comparativo que já aqui se fez:
                          http://forum.autohoje.com/forum-gera...s-pag-1-a.html

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                            Concordo com muitos aspectos deste post, a questão do pouco binário do B16 não é bem verdade, tem sim pouco binário comparativamente a outros motor maiores mas que desenvolvem a mesma potência.
                            Quanto à parte a bold a questão dos cilindros e do binário funciona ao contrário, o aumento do numero de cilindros tende a favorecer a potência através da rotação e não do binário, pelo que comparando dois motores semelhantes e com a mesma cilindrada mas com numero de cilindros diferente, o que possuir menos cilindros produz maior binário.
                            sim, mas estava-me a referir que num diesel com 6 cilindros, a forma como este explora o conta rotações é muito semelhante a um gasolina, com muito maior linearidade que qualquer um dos 4 cilindros apenas sonha

                            Comentário


                              Acho que se fosse a essa subida com o golf TDI 130cv que falei ias ficar surpreendido!

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
                                já chegaram a algumas conclusoes???

                                Que parametros usaram para chegar às conclusoes??

                                Para a mesma potencia, as mesmas recuperações e acelerações:

                                1) Um 1900diesel com 75 cvs é mais fiável que um 1.1i 75cvs? (eu acho que sim)

                                2) Um 1900Diesel com 75 cvs é mais fiável que um 1.4i de 75 cvs ?(acho que anda ela por ela)

                                3) Um 1900Diesel com 75 cavalos é mais fiável que um 1.9i de 75? (eu acho que o 1.9i é mais fiável)

                                O que acham voces destas 3 perguntas simples directas e objectivas???

                                Respondam com objectividade sff
                                Não me acredito que um 1.4i de 75 cavalos ou um 1.9i de 75 cavalos consigam fazer mais de um milhão de km's como fizeram e fazem alguns desses Mercedes (está por exemplo um w124 português ex taxi no museu da Mercedes na Alemanha com 2 milhões de km's e motor original).
                                Mesmo os CDI's, apesar de tudo ainda são capazes de atingir grandes quilometragens.
                                Não é difícil encontrar 220's e alguns 270's como já andei a serem usados como taxis com mais de 600000 km's e motores originais. Já para não falar neste: http://forum.autohoje.com/forum-gera...ao-de-kms.html

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por FilipeDiass Ver Post
                                  isso de ter ou não piada é algo pessoal, podes não achar piada, como outros podem nao achar piada de muito motores diesel (aliás quase todos de 4 cilindros) antes das 1500 rpm não se passa nada e depois das 3000 também não se passa nada...

                                  essa questão das baixas serem fracas está mais que provado que é mentira...podes procurar motores diesel de 4 cilindros 1600 (vá, pode ser com turbo para não ser muito injusto) que façam as recuperações deste 1600, és capaz de encontrar mas sao muito raros...

                                  outra coisa, não sei o que é para ti não aguentar, mas estás completamente enganado, no meu carro subo a rua da imprensa nacional em 3ª a 20, 25 kms/h...coisa que nenhum diesel com menos de 6 cilindros faz!

                                  claro que eu percebo que o diesel consome menos, em AE consegue fazer viagens mais calmas, já que vai a menor rotação para a mesma velocidade, e até pode ser superior na menor faixa de utilização que é necessário para se tirar sumo do motor, mas a linearidade que tens num bom motor otto é algo que muitos poucos dieseis fazem!
                                  Se é unicamente para comparar motores e transmissões os carros têm que ir com pesos iguais.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                    Acho que se fosse a essa subida com o golf TDI 130cv que falei ias ficar surpreendido!
                                    só se estiver alterado, mesmo o de 150 cvs não se aguentou
                                    aliás o de 150, em baixas não é em nada superior ao de 130

                                    Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                    Se é unicamente para comparar motores e transmissões os carros têm que ir com pesos iguais.
                                    seguindo essa lógica, e para existir igualdade em tudo teria que colocar sobrealimentação no NA, ou tirar o turbo ao sobrealiementado...

                                    Comentário


                                      Tas a comparar um otto 1.6 NA com um 1.9 TDI em baixas?
                                      Desculpa lá mas isso nem tem comparação possível. O TDI em baixas dá 10 a 0.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                        Tas a comparar um otto 1.6 NA com um 1.9 TDI em baixas?
                                        Desculpa lá mas isso nem tem comparação possível. O TDI em baixas dá 10 a 0.
                                        10-0 é pouco

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                          Tas a comparar um otto 1.6 NA com um 1.9 TDI em baixas?
                                          Desculpa lá mas isso nem tem comparação possível. O TDI em baixas dá 10 a 0.
                                          Mas afinal o que define como "baixas" o condutor habitual de um diesel? Num universo do ralenti até as 4000rpm o que são baixas, médias e altas?
                                          O FilipeDiass estava a falar precisamente do momento antes de entrar o turbo. Por acaso hoje fiz essa experiência de subir em 3ª com 3 pessoas no carro a 30 km/h...e subiu sem soluçar!
                                          E tal como o Civic, o meu também é apenas um 1.6 NA!
                                          Um motor otto quando começa a puxar numa situação dessas não fica bloqueado em x rotação, pelo menos falo por mim! Obviamente que começa mansinho ao ralenti, mas logo vai começando a ganhar rotação e o desempenho aumenta exponencialmente. Agora num diesel, em que precisa desesperadamente do turbo para não morrer da praia, se não conseguir arrastar-se até à rotação suficiente para o turbo entrar tem mesmo de reduzir! E tudo isto depende da caixa que o carro traz, é ESSENCIAL!
                                          Há aqui muita malta dos turbos que tinha de levar uma carapuça para enfiar ao apanhar o Civic 1.6 NA "com pouco binário" lol
                                          Editado pela última vez por GPL; 21 November 2010, 22:45.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                            Tas a comparar um otto 1.6 NA com um 1.9 TDI em baixas?
                                            Desculpa lá mas isso nem tem comparação possível. O TDI em baixas dá 10 a 0.
                                            Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
                                            10-0 é pouco
                                            claro que sim... dá lá uma vista de olhos ao tópico que te indiquei!
                                            tenta fazer 30-120 em 3ª nesse 1.9 e depois diz-me quanto tempo é que demorou..., ou uma que eu faço muitas vezes que é quase parado em 2ª até aos 80, 90...

                                            a verdade é que o que define a recuperação são vários factores e muitos deles não têm nada a haver com o binário e a potência...
                                            o cli williams por exemplo envergonha vários TDI's, mesmo em recuperações que previlegiam a faixa de rotação dos diesel com turbo

                                            Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                                            Mas afinal o que define como "baixas" o condutor habitual de um diesel? Num universo do ralenti até as 4000rpm o que são baixas, médias e altas?
                                            O FilipeDiass estava a falar precisamente do momento antes de entrar o turbo. Por acaso hoje fiz essa experiência de subir em 3ª com 3 pessoas no carro a 30 km/h...e subiu sem soluçar!
                                            E tal como o Civic, o meu também é apenas um 1.6 NA!
                                            Um motor otto quando começa a puxar numa situação dessas não fica bloqueado em x rotação, pelo menos falo por mim! Obviamente que começa mansinho ao ralenti, mas logo vai começando a ganhar rotação e o desempenho aumenta exponencialmente. Agora num diesel, em que precisa desesperadamente do turbo para não morrer da praia, se não conseguir arrastar-se até à rotação suficiente para o turbo entrar tem mesmo de reduzir! E tudo isto depende da caixa que o carro traz, é ESSENCIAL!
                                            Há aqui muita malta dos turbos que tinha de levar uma carapuça para enfiar ao apanhar o Civic 1.6 NA "com pouco binário" lol
                                            pois, ainda por cima nunca experimentaram como é que podem ter tantas certezas?

                                            Comentário


                                              Não digo que seja o caso, mas muitas das vezes fico com a ideia de que estou a falar com quem só andou em carros a gasolina como o saxo 1.1 ou a astra 1.2

                                              Lá por entrar o turbo e sentirem as rodas a quererem patinar nesse instante (ou o apreciado colar ao banco) , não quer dizer que o carro é efectivamente rápido! De acordo com a teoria do binário todos os pesados andavam aí a dar ratadas nos desportivos!

                                              Comentário


                                                Este tipo de discussão já está um bocadinho cansada...não?

                                                Afinal o que aqui se discute? De forma analítica...são os consumos? os custos por km? a durabilidade média de cada motor? a agradabilidade do mesmo? a "desportividade"? a linearidade? etc, etc.

                                                Ainda não percebi...é que os falam numas, outros falam noutras. E algumas são completamente antagónicas entre si -> ou seja, para ter umas, não é possível ter outras

                                                E se for um 6 cilindros mas a gasolina? Já pode? E se for mais?

                                                Acho que se fala sem se ter experimentado mais do que o 1.0 da mãezinha...

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por FilipeDiass Ver Post

                                                  seguindo essa lógica, e para existir igualdade em tudo teria que colocar sobrealimentação no NA, ou tirar o turbo ao sobrealiementado...
                                                  Mas nesse caso já não estavas a comparar os mesmos motores que inicialmente estavas a comparar.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                                                    Este tipo de discussão já está um bocadinho cansada...não?

                                                    Afinal o que aqui se discute? De forma analítica...são os consumos? os custos por km? a durabilidade média de cada motor? a agradabilidade do mesmo? a "desportividade"? a linearidade? etc, etc.

                                                    Ainda não percebi...é que os falam numas, outros falam noutras. E algumas são completamente antagónicas entre si -> ou seja, para ter umas, não é possível ter outras

                                                    E se for um 6 cilindros mas a gasolina? Já pode? E se for mais?

                                                    Acho que se fala sem se ter experimentado mais do que o 1.0 da mãezinha...
                                                    Seria durabilidade, e a maneira de fazer a avaliação é quem conseguir reunir o maior número de links de carros com muitos km, que é a forma mais fiel de se chegar á conclusão...

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                                                      Não digo que seja o caso, mas muitas das vezes fico com a ideia de que estou a falar com quem só andou em carros a gasolina como o saxo 1.1 ou a astra 1.2
                                                      Deixa estar, há também quem fique com a ideia de que está a falar com quem só andou em Peugeots 505 GRD e MBs 190D.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                                                        Este tipo de discussão já está um bocadinho cansada...não?

                                                        Afinal o que aqui se discute? De forma analítica...são os consumos? os custos por km? a durabilidade média de cada motor? a agradabilidade do mesmo? a "desportividade"? a linearidade? etc, etc.

                                                        Ainda não percebi...é que os falam numas, outros falam noutras. E algumas são completamente antagónicas entre si -> ou seja, para ter umas, não é possível ter outras

                                                        E se for um 6 cilindros mas a gasolina? Já pode? E se for mais?

                                                        Acho que se fala sem se ter experimentado mais do que o 1.0 da mãezinha...


                                                        É a eterna "fé no binário" e o "compramos potência mas conduzimos bináro".
                                                        Sinceramente, qualquer dia as marcas dos superdesportivos seguem o exemplo da Porsche e recorrem ao turbodiesel da moda para a malta sentir os kicks all day long. Kick esse que significa que até o turbo entrar existe um motor moribundo face a um rival otto.
                                                        Não vale a pena explicar o que só se percebe conduzindo, o que marca no papel é inútil face à realidade da estrada.
                                                        Por esta ordem de ideias o Lotus Elise, que é um carro com "pouco binário" era uma lesma. Mas é uma seta diabólica e ágil como tudo, porque se serve da rotação e da potência.
                                                        Mas se as palavras "turbo" e "binário" são tudo num carro, força com isso para a malta que gosta.
                                                        Para binário babo-me pelos muscle cars, isso sim é a sério!

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                                                          Mas afinal o que define como "baixas" o condutor habitual de um diesel? Num universo do ralenti até as 4000rpm o que são baixas, médias e altas?
                                                          O FilipeDiass estava a falar precisamente do momento antes de entrar o turbo. Por acaso hoje fiz essa experiência de subir em 3ª com 3 pessoas no carro a 30 km/h...e subiu sem soluçar!
                                                          E tal como o Civic, o meu também é apenas um 1.6 NA!
                                                          Um motor otto quando começa a puxar numa situação dessas não fica bloqueado em x rotação, pelo menos falo por mim! Obviamente que começa mansinho ao ralenti, mas logo vai começando a ganhar rotação e o desempenho aumenta exponencialmente. Agora num diesel, em que precisa desesperadamente do turbo para não morrer da praia, se não conseguir arrastar-se até à rotação suficiente para o turbo entrar tem mesmo de reduzir! E tudo isto depende da caixa que o carro traz, é ESSENCIAL!
                                                          Há aqui muita malta dos turbos que tinha de levar uma carapuça para enfiar ao apanhar o Civic 1.6 NA "com pouco binário" lol
                                                          Falas do diesel com um sarcasmo, arrogância e gozo que eu sinceramente axo que já ninguém te leva a sério no que dizes.


                                                          Vamos lá tirar as palas, vais conseguir uma visão muito melhor de como é actualmente o mundo da tecnologia automóvel e saber avaliar o melhor que se faz em cada vertente

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                                                            É a eterna "fé no binário" e o "compramos potência mas conduzimos bináro".
                                                            Sinceramente, qualquer dia as marcas dos superdesportivos seguem o exemplo da Porsche e recorrem ao turbodiesel da moda para a malta sentir os kicks all day long. Kick esse que significa que até o turbo entrar existe um motor moribundo face a um rival otto.
                                                            Não vale a pena explicar o que só se percebe conduzindo, o que marca no papel é inútil face à realidade da estrada.
                                                            Por esta ordem de ideias o Lotus Elise, que é um carro com "pouco binário" era uma lesma. Mas é uma seta diabólica e ágil como tudo, porque se serve da rotação e da potência.
                                                            Mas se as palavras "turbo" e "binário" são tudo num carro, força com isso para a malta que gosta.
                                                            Para binário babo-me pelos muscle cars, isso sim é a sério!
                                                            Não, serve-se do baixo peso.

                                                            E pelos vistos as marcas acordaram e cada vez mais iremos ver carros a gasolina de baixa cilindrada com turbo, afinal os turbos e o seu binário parecem ser soluções que agradam à indústria automóvel.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                              Deixa estar, há também quem fique com a ideia de que está a falar com quem só andou em Peugeots 505 GRD e MBs 190D.
                                                              Descansa que atmosféricos diesel experimentei poucos e sei bem o quanto não andavam, mas já me sentei ao volante de turbinados dos mais antigos aos mais recentes e...nada continua a substituir o ciclo otto.

                                                              Um diesel, por muito que os donos se habituem ao que conduzem, sabe sempre a máquina de trabalho com o seu modo on-modo off e atrito do motor, não dá o mínimo gosto puxar pela rotação (mais juízo temos nos consumos), continuam a passar vibrações para os pedais, caixa, volante e afins (embora menos que nos antigos), o ruído do motor (porque não lhe chamaria som) passou de péssimo a mau (o que foi alguma coisita) e a poluição que respiramos passou de evidente para mascarada porque agora inalamos as partículas em formato microscópico e nem nos cheira a nada (mas fazem ainda pior).
                                                              Em termos de vantagem na carteira face à gasolina, ok que fica mais em conta porque o nosso estado assim quer.
                                                              De resto é a mesma lengalenga de sempre, há imensos modelos apelativos a gasolina que nem se vendem cá, de tal forma "evangelizado pro diesel" o nosso mercado está.
                                                              As oficinas agradecem (falando da fiabilidade), as marcas agradecem (a malta compra carros mais caros), mas pulmões não agradecem mesmo que alguns ignorem isso.
                                                              Em termos da performance pura, há muita gente que ficaria amarela de verem os seus modernos (e pesados) turbodiesel intercooler commonrail 2000 bar injection fap 110cv 250 Nm serem arrasados por "sucatas" a gasolina com mais de uma década. Por muito que o turbo sopre e as rodas patinem, o que continua a contar é forma como acelera efectivamente.
                                                              Quanto às recuperações podemos sempre "meter uma abaixo", mas quando a potência não chega para acelerar com destreza e de forma linear, não há nada a fazer.

                                                              Ainda há dias dizia-me um melro que o 1.6 THP de 200cv do novo Peugeot RCZ tinha de andar muito menos que o 2.0 HDI porque...tinha menos binário e menos cilindrada
                                                              Epá...estamos bem estamos.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X