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Qts de vocês sabem que uma caixa leva valvolina?

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    #31
    citação:Originalmente colocada por Baiones

    citação:Originalmente colocada por Filipe Braga

    citação:Originalmente colocada por Baiones

    citação:Originalmente colocada por Filipe Braga

    citação:Originalmente colocada por Baiones

    citação:Originalmente colocada por Artur Costa

    Eu sabia k levava valvolina... o giro é k a Audi n tem plano de manutençao para isso logo nnc mudam a dita valvulina. A minha de origem fez 260mil kms sem se mudar... mudei e n notei nd LOL

    Mas conheço mta gente k muda de 60 em 60mil (normalmente sao mecanicos) e acredito k tenha vantagens.

    O meu levou um Mobil 1 cm uma espessura mto alta 35w80 ? Assim qq coisa , ja nem sei.

    Cumps
    Uma valvolina fazer 260.000kms???

    Ha ai qq coisa mal contada...
    Porquê?
    Que raio de valvolina é essa que mantem as propriedades durante 260.000kms de uso?!? [:0]
    Ah, isso sim, é verdade... as propriedades já não deviam ser as melhores... Eu pensei que querias dizer que a valvulina durante assa quilometragem "desaparecia"

    Sorry;)
    Alguma ha-de desaparecer...

    Em 260.000kms não acredito que o nivel não baixe...
    O nivel n estava mto baixo... se n tinha adicionado , mas acredito k n estivexe em mto bom estado... mas conforme ja disse , devem andar ai mtas mais A4s cmo a minha assim pq a Audi n muda sem ser a pedido!

    Cumps

    Comentário


      #32
      Que grande confusão que aqui vai. Vamos ver se consigo esclarecer. Não faz mal nenhum chamar valvolina ao óleo da caixa de velocidades. Também se chama Ferodo ao material das pastilhas, tambores e ao material de revestimento da embraiagem, Bendix ao material das escovas do alternador, etc.

      Ficaram as marcas como nomes, dos tempos em que não havia grande escolha de materiais (parece-me que o pessoal é todo muito novo ou muito esquecido)...:D

      Quanto às viscosidades, fica um exemplo: 5W30 ou 10W30 para o motor, 75W90 para a caixa...


      [img]uploaded/jc/2006626152522_Copy of oleos_focus.jpg[/img]

      Comentário


        #33
        É isso , so k a minha tras 100% sintetico na caixa... mas tb 75w90 ;) E leva 2.25L...

        Comentário


          #34
          Alguém sabe mo dizer como se verifica o nível num ford fiesta (mk5)? O carro tem 63.000km, será que já é necessário mudar?

          cumps;)

          Comentário


            #35
            citação:Originalmente colocada por JC

            Que grande confusão que aqui vai. Vamos ver se consigo esclarecer. Não faz mal nenhum chamar valvolina ao óleo da caixa de velocidades. Também se chama Ferodo ao material das pastilhas, tambores e ao material de revestimento da embraiagem, Bendix ao material das escovas do alternador, etc.

            Ficaram as marcas como nomes, dos tempos em que não havia grande escolha de materiais (parece-me que o pessoal é todo muito novo ou muito esquecido)...:D

            Quanto às viscosidades, fica um exemplo: 5W30 ou 10W30 para o motor, 75W90 para a caixa...

            Acho que não há mal nenhum em evoluir um pouquinho, pois não?

            E os bois devem ser chamados pelos nomes!!!:D:D:D:D

            Já agora, vamos andar toda a vida a chamar claxon à buzina, sinoblocos aos silent blocks, ou peclise ao paquímetro?

            É que só contribui para a confusão quem não ajuda a esclarecer, tal como eu tentei fazer.;)

            Comentário


              #36
              citação:Originalmente colocada por Artur Costa

              (...)

              O nivel n estava mto baixo... se n tinha adicionado , mas acredito k n estivexe em mto bom estado... mas conforme ja disse , devem andar ai mtas mais A4s cmo a minha assim pq a Audi n muda sem ser a pedido!

              Cumps
              Em 260.000kms eles provavelmente foram verificando e atestando conforme necessario, aquando das revisões programadas...

              Não conheço nenhum motor que seja 100% estanque...



              Acho um bocado estupida essa posição da AUDI.

              Para nunca mudarem a lubrificação da caixa, a não ser que o cliente peça, que raio de formula milagrosa usam eles para essa lubrificação durar 260.00kms sem ser preciso mudar?!?!? [:0]


              Acho isso mesmo muito estranho...

              Por curiosidade, o que diz no manual?

              Comentário


                #37
                epah JC q ecran porreiro? isso vem de onde?

                Comentário


                  #38
                  citação:Originalmente colocada por Baiones

                  Para nunca mudarem a lubrificação da caixa, a não ser que o cliente peça, que raio de formula milagrosa usam eles para essa lubrificação durar 260.00kms sem ser preciso mudar?!?!? [:0]


                  Acho isso mesmo muito estranho...

                  Por curiosidade, o que diz no manual?
                  Não é nada inédito. No manual de revisões do meu 111 também não diz nada sobre isso, supostamente seria "vitalício".

                  No do 45 já diz para mudar na revisão dos 175 mil km (o óleo é o mesmo e a caixa é praticamente igual, mudam apenas os raports :D).

                  Comentário


                    #39
                    No livro de revisões e nos papelitos que se penduram na manete dos piscas vem lá a indicação de quando mudaram a valvolina.

                    Salvo erro foi aos 80000 km ou agora aos 102000 km já não me lembro[8)]

                    Por acaso ainda não vi como tá, e é uma coisa bastante facil pelo que vi no livro do carro.

                    Tenho de ir ver isso.;)

                    Comentário


                      #40
                      Sei que existe perfeitamente, nunca mudei, pois acredito nos planos de manutenções...Mas que me lembre, nunca tive nehum carro que me lembre de ter sido mudado...

                      Comentário


                        #41
                        Valvolina?

                        Comentário


                          #42
                          No meu isso até já foi mudado!
                          Já necessitava!

                          Comentário


                            #43
                            Aos 80Mkm, pedi para "chekar", aos 160Mkm vai mudar, "as praised for the mark"...[:I]










                            Comentário


                              #44
                              os mercedes levam atf

                              Comentário


                                #45
                                O meu Ford e salvo erros os meus Honda também, não especificam qualquer tipo de mudança do óleo da caixa. Apenas verificar o nível de x em x anos e acrescentar se necessário.

                                Mandei mudar o óleo no meu Ford pela primeira vez tinha ele 16 anos, por carolice. Ficou igual, não notei nada. ;)

                                Comentário


                                  #46

                                  Pois meus amigos..nem todas as caixas de velocidades levam "valvolina"...

                                  ..nem ponham "valvolina" na caixa de velocidades do UMM, pois leva oleo igual ao do motor, normalmente 15W40!

                                  ...o mítico mini leva oleo normal na caixa.


                                  cumprimentos

                                  Comentário


                                    #47
                                    citação:Originalmente colocada por natture


                                    Pois meus amigos..nem todas as caixas de velocidades levam "valvolina"...

                                    ..nem ponham "valvolina" na caixa de velocidades do UMM, pois leva oleo igual ao do motor, normalmente 15W40!

                                    ...o mítico mini leva oleo normal na caixa.


                                    cumprimentos
                                    Mas isso é porque o mini tem a caixa integrada com o motor para poupar espaço (e dinheiro)....

                                    As caixas e os motores têm que ter oleos com graduação diferente e viscosidade cinemática diferente,pois, se um oleo está preparado para resistir a combustões, por exemplo, o outro tem que estar preparado para tensões de corte elevadissimas....

                                    Comentário


                                      #48
                                      Sei que existe, mas sempre associei aquela coisa que dura para sempre... :D

                                      Comentário


                                        #49
                                        citação:Originalmente colocada por 3com

                                        citação:Originalmente colocada por natture


                                        Pois meus amigos..nem todas as caixas de velocidades levam "valvolina"...

                                        ..nem ponham "valvolina" na caixa de velocidades do UMM, pois leva oleo igual ao do motor, normalmente 15W40!

                                        ...o mítico mini leva oleo normal na caixa.


                                        cumprimentos
                                        Mas isso é porque o mini tem a caixa integrada com o motor para poupar espaço (e dinheiro)....

                                        As caixas e os motores têm que ter oleos com graduação diferente e viscosidade cinemática diferente,pois, se um oleo está preparado para resistir a combustões, por exemplo, o outro tem que estar preparado para tensões de corte elevadissimas....
                                        ..porreiro nomes engraçados da disciplina de tribologia.;)..mas na pratica nem tudo acontece assim, e existem mesmo estes casos em que o óleo da caixa tem a mesma viscosidade da do motor
                                        ...mas então e o caso do UMM?

                                        Comentário


                                          #50
                                          Já agora, eu que sou leigo na matéria ... gostava de saber como é que se nota a falta de valvolina?

                                          Comentário


                                            #51
                                            citação:Originalmente colocada por gilmour

                                            Já agora, eu que sou leigo na matéria ... gostava de saber como é que se nota a falta de valvolina?
                                            ...odor bem caracteristico

                                            Comentário


                                              #52
                                              Tenho 2 Isuzu TFR, uma de 1990 e outra de 1999.

                                              A primeira é um 2.5 D e leva Valvolina

                                              A segunda é um 2.5 TD e leva Oleo do motor (ja experimetamos valvolina e a caixa não mete 1ª velocidade)

                                              Curioso não?!:D:D:D[8D];)

                                              Agora porque não sei[8)]

                                              Comentário


                                                #53
                                                citação:Originalmente colocada por natture

                                                citação:Originalmente colocada por 3com

                                                citação:Originalmente colocada por natture


                                                Pois meus amigos..nem todas as caixas de velocidades levam "valvolina"...

                                                ..nem ponham "valvolina" na caixa de velocidades do UMM, pois leva oleo igual ao do motor, normalmente 15W40!

                                                ...o mítico mini leva oleo normal na caixa.


                                                cumprimentos
                                                Mas isso é porque o mini tem a caixa integrada com o motor para poupar espaço (e dinheiro)....

                                                As caixas e os motores têm que ter oleos com graduação diferente e viscosidade cinemática diferente,pois, se um oleo está preparado para resistir a combustões, por exemplo, o outro tem que estar preparado para tensões de corte elevadissimas....
                                                ..porreiro nomes engraçados da disciplina de tribologia.;)..mas na pratica nem tudo acontece assim, e existem mesmo estes casos em que o óleo da caixa tem a mesma viscosidade da do motor
                                                ...mas então e o caso do UMM?
                                                Desconheço o caso do UMM mas no geral, quer nos pesados quer nos ligeiros, os oleos são especificos.
                                                Mas a graduação não quer dizer que ambos tenham a mesma viscosidade cinemática, atenção!
                                                Um oleo 5W30 de topo não tem a mesma viscosidade de um 5W30 mais corrente.
                                                A graduação apesar de intimamente ligada à viscosidade, acaba por ser um indicador da amplitude térmica que o óleo consegue aguentar sem variar drasticamente as suas propriedades.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  nunca reparei, onde é que se vê o nivel disso??????

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    citação:Originalmente colocada por Baiones

                                                    citação:Originalmente colocada por Artur Costa

                                                    (...)

                                                    O nivel n estava mto baixo... se n tinha adicionado , mas acredito k n estivexe em mto bom estado... mas conforme ja disse , devem andar ai mtas mais A4s cmo a minha assim pq a Audi n muda sem ser a pedido!

                                                    Cumps
                                                    Em 260.000kms eles provavelmente foram verificando e atestando conforme necessario, aquando das revisões programadas...

                                                    Não conheço nenhum motor que seja 100% estanque...



                                                    Acho um bocado estupida essa posição da AUDI.

                                                    Para nunca mudarem a lubrificação da caixa, a não ser que o cliente peça, que raio de formula milagrosa usam eles para essa lubrificação durar 260.00kms sem ser preciso mudar?!?!? [:0]


                                                    Acho isso mesmo muito estranho...

                                                    Por curiosidade, o que diz no manual?
                                                    Eu mudei a valvolina da minha caixa à dias, tinha cerca de 235.000kms, nunca foi visto nem sequer acrescentado.

                                                    Quando saiu de lá de dentro, parecia água.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Eu parti uma caixa do 33 porque, num belo dia, o mecânico não apertou bem
                                                      o bujão (adoro dizer isto :D) da caixa depois de trocar o óleo.
                                                      Tinha ido de Cascais a Carnaxide ter com uma amiga minha e, na volta,
                                                      a caixa fazia muito barulho e arranhava que se fartava.
                                                      Vim o caminho todo sem 1ª nem 3ª velocidades. Até chegar ao mecânico
                                                      ainda fiquei sem 5ª, e mesmo no fim tive que usar o que sobrava da 1ª,
                                                      o que ainda hoje nem sei muito bem o que era, porque aquilo já devia
                                                      ter menos dentes que o Emplastro.

                                                      Foi caixa nova a custo zero que até soube a pato :D

                                                      P.S. Podiam ver-se os restos mortais dos carretos e dos sincronizadores
                                                      no fundo do cárter da caixa

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        citação:Originalmente colocada por RScupra

                                                        Tenho 2 Isuzu TFR, uma de 1990 e outra de 1999.

                                                        A primeira é um 2.5 D e leva Valvolina

                                                        A segunda é um 2.5 TD e leva Oleo do motor (ja experimetamos valvolina e a caixa não mete 1ª velocidade)

                                                        Curioso não?!:D:D:D[8D];)

                                                        Agora porque não sei[8)]
                                                        Esse carro é mesmo assim. 20W50 para o motor, 10W50 para a caixa de velocidades. Ou seja esse carro, na caixa, não leva "valvolina".

                                                        Mas, neste caso, a caixa foi desenhada para trabalhar com este baixo grau de viscosidade e a utilização de óleo de caixa pode dar origem a fugas "incompreensíveis" ou mau funcionamento da caixa.

                                                        Não há regras sem excepção.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          citação:Originalmente colocada por natture

                                                          citação:Originalmente colocada por gilmour

                                                          Já agora, eu que sou leigo na matéria ... gostava de saber como é que se nota a falta de valvolina?
                                                          ...odor bem caracteristico
                                                          Isso é no caso de haver fuga.

                                                          A falta de valvolina começa-se a nota quando as mudanças começam a arranhar - primeiro - e deixam de entrar depois.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Como se ve o nivel de oleo da caixa num almera 2.2 Di ??

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              mexer na caixa é sempre mto complexo, nem que seja só para ver o nível de valvoline. Quando sentir alguma coisa de diferente, menciono isso na revisão.

                                                              Comentário

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