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    citação:Originalmente colocada por 3com

    citação:Originalmente colocada por underground

    citação:Originalmente colocada por 3com

    Não sei, desconheço as curvas da Monica..... :D

    Mas gostavas de conhcer!
    Não vejo o interesse.....
    Detesto reacções bruscas e chassis pouco comunicativos[xx(]
    Gosto de carros que me proporcionam enorme prazer de condução[B)]


    Edit: até porque já conduzi o 1.9....
    Neste caso estamos a falar de uma ela, de uma carrinha!:D[}]
    Não me digas que a potencia da monica, ups... da carrinha não te satisfaz!! O chassi é assim tão mau?

    Comentário


      Estão a entrar por caminhos que acho que não são os mais adequados...mas OK;)

      Comentário


        citação:Originalmente colocada por necos

        Estão a entrar por caminhos que acho que não são os mais adequados...mas OK;)
        concordo,deixem-se dessas bocas!;)

        Comentário


          Vocês gostam pouco, gostam....

          Assim parecemos uns porcos "chauvinistas"[xx(]

          Comentário


            sorry... pisei na bola!!!

            Monica, não sei quem tu és, de onde és, que fazes na vida, mas se te magoei peço desculpa!

            Comentário


              Boas Pessoal
              Bem eu não acho nada disso do astra. Eu tenho um Opel Astra Cosmo 1.9 CDTI 150 CV e posso dizer que nunca me fuguiu a curvar e nem sequer recorreu nenhuma vez ao ESP. Tenho o carro apenas a uma semana mas ja apertei com ele e nada ele mantem-se colado ao Chão.
              Antem tinha uma Opel Corsa SPORTVAN 1.3 CDTI que muita gente diz que a traseira parece ter gelo e eu posso dizer que ela foge tal como um carro normal apenas se nota mais em Paralelo devido a ausencia de peso na traseira.
              Eu como moro no porto ja fiz a estrada da circunvalação varias vezes de noite com a Corsa que tinha entre os 150 e os 160 km/h e muita gente diz que não consegue fazer aquilo acima de 110 Km/h devido a carrinha não se segurar mas eu não tenho esse problema. E perciso saber controlar o carro em curva..
              Abraços

              Comentário


                citação:Originalmente colocada por P3drito

                Boas Pessoal
                Bem eu não acho nada disso do astra. Eu tenho um Opel Astra Cosmo 1.9 CDTI 150 CV e posso dizer que nunca me fuguiu a curvar e nem sequer recorreu nenhuma vez ao ESP. Tenho o carro apenas a uma semana mas ja apertei com ele e nada ele mantem-se colado ao Chão.
                Antem tinha uma Opel Corsa SPORTVAN 1.3 CDTI que muita gente diz que a traseira parece ter gelo e eu posso dizer que ela foge tal como um carro normal apenas se nota mais em Paralelo devido a ausencia de peso na traseira.
                Eu como moro no porto ja fiz a estrada da circunvalação varias vezes de noite com a Corsa que tinha entre os 150 e os 160 km/h e muita gente diz que não consegue fazer aquilo acima de 110 Km/h devido a carrinha não se segurar mas eu não tenho esse problema. E perciso saber controlar o carro em curva..
                Abraços
                De facto, o drifting está na moda...[8]

                Comentário


                  citação:Originalmente colocada por monicamelo

                  Então vamos lá...

                  Venham de lá essas considerações objectivas, demonstrativas, racionais, lógicas, dedutivas e reais.

                  Mas vamos lá!
                  Pois! É que esse motor também equipa os Alfas...

                  Comentário


                    Por acaso tem alturas que chega a ser desagradável, conduzir em cidade
                    carros com potência elevada com binário a condizer. Ao mínimo toque
                    de acelerador lá sai o carro disparado, causando algum desconforto.
                    Não deixa de ser bom ter um carro potente, mas tem este incoveniente.

                    Comentário


                      citação:Originalmente colocada por lclsa

                      A minha mae tem uma opel astra caravan 1.9 cdti de 150 cv e odeio o carro.eu tenho um ford fiesta 1.25

                      Aquilo parece q vai com os porcos em cada curva.ha curvas q eu faço a 80 no ford , no atra tenho q fazer a 60 e ele foge!!!!![:0][:0] mesmo com o botao sport.

                      O espaço é o pior!!a frente parece q vou num mini , nunca guiei nada tao apertado!! atras nem da pa levar uma gaja , pa ***** como deve ser!!o meu fiesta ao lado daquoilo é m limusine

                      O motor é potente , mas é demasiado brusco , carrgo no acelerado e aquilo é violento ao ponto de ser desconfortavel

                      O compotador de bora é a coisa mais complicada q ja vi , mais valia nao ter pq aquilo é tao complicaod q eu nem uso.

                      É um bom carro , mas eu nao gosto de nada , e dps ainda ha o proiblema de eu a cada esquina q viro , bejo um igual e penso : será que este gajo pensa como eu , o está satisfeito?
                      NAO COMPREM O CARRO


                      ...prontos! Tiveste uma má experiência e agora o carro já não vale nada e tem todos os defeitos do mundo! Se tu não o consegues controlar é ele que te vai controlar a ti...[:X]

                      Comentário


                        citação:Originalmente colocada por carlos andrade

                        e que tal:



                        :D:D:D..

                        na brinca;)

                        De acordo, meu querido Astra;)

                        Comentário


                          JESUS CRISTO
                          tambem foi cruxificado
                          senã kerem Astras orientem.nas pa cá

                          Comentário


                            citação:Originalmente colocada por necos

                            Estão a entrar por caminhos que acho que não são os mais adequados...mas OK;)
                            Portem-se bem meninos ;)

                            Comentário


                              citação:Originalmente colocada por P3drito

                              Boas Pessoal
                              Bem eu não acho nada disso do astra. Eu tenho um Opel Astra Cosmo 1.9 CDTI 150 CV e posso dizer que nunca me fuguiu a curvar e nem sequer recorreu nenhuma vez ao ESP. Tenho o carro apenas a uma semana mas ja apertei com ele e nada ele mantem-se colado ao Chão.
                              Tens a certeza que já apertaste com ele ?

                              Comentário


                                Penso que já percebi:
                                O astra de que se fala neste forum deve ser uma versão "s" (pequeno).
                                Faz todo o sentido. Não há também um golf plus?
                                Quanto ao fugir nas curvas, provavelmente traz algum extra que não existe em Portugal: "Esp Bailarina" talvez.
                                Desculpem a piada, não quero ofender ninguém.
                                Mas tenho a certeza que esse astra precisa mesmo de ir à oficina.

                                Comentário


                                  Qual deles? O que foge ou o que não foge??? [:P][:P]

                                  Comentário


                                    Xiii então?!?
                                    Um tópico a falar mal do Astra e voces deixam-no cair?! Não pode...
                                    Será que tenho que ser eu a contribuir?

                                    Peço desculpa por só agora estar a responder, mas isto no final do mês não é fácil. Agora não tenho muito tempo mas vou tentar responder aos demais.

                                    Comentário


                                      citação:Originalmente colocada por Danirod

                                      Penso que já percebi:
                                      O astra de que se fala neste forum deve ser uma versão "s" (pequeno).
                                      Faz todo o sentido. Não há também um golf plus?
                                      Quanto ao fugir nas curvas, provavelmente traz algum extra que não existe em Portugal: "Esp Bailarina" talvez.
                                      Desculpem a piada, não quero ofender ninguém.
                                      Mas tenho a certeza que esse astra precisa mesmo de ir à oficina.
                                      Mais um que pensa que o ESP faz milagres[}]

                                      Comentário


                                        citação:Originalmente colocada por monicamelo

                                        Xiii então?!?
                                        Um tópico a falar mal do Astra e voces deixam-no cair?! Não pode...
                                        Será que tenho que ser eu a contribuir?

                                        Peço desculpa por só agora estar a responder, mas isto no final do mês não é fácil. Agora não tenho muito tempo mas vou tentar responder aos demais.
                                        isto só tem piada contigo

                                        Comentário


                                          Resposta ao Nitrofurano sobre o comportamento:

                                          Bem pelos vistos acho que já sei o que é que nos afasta em termos de opiniões sobre este assunto. Ora para mim, um carro com bom comportamento em curva, é precisamente aquele que nos permite realizar as curvas a uma velocidade mais elevada do que os outros. Senão de que me interessa ter um carro comunicativo (supostamente com bom comportamento) se ele não dá a curva a uma velocidade superior aos outros? Para mim, bom comportamento em curva é sinónimo de maior velocidade em curva. Parece que é logo aqui que nos afastamos

                                          Em relação ao comportamento do Astra, até concordo quando diz que ele é um pouco borracho-dependente. Mas qual o problema? Gasta mais pneu? Ah pois deve! Mas o que realmente acontece é que o Astra é superior aos seus concorrentes. Por exemplo, a Selecção, dizem que é Deco-dependente, mas quando ele joga aquilo não rende mais? É uma das formas que a Opel arranjou de criar um carro com o intuito de ter melhor comportamento, e isso fica à custa de pior conforto, suspensões mais secas e maior dependência dos pneumáticos. Outras marcas optam por outros modelos de comportamento.

                                          Realmente o chassis é uma evolução (e não inovação / revolução) do Astra anterior. Mas, no entanto, e apesar deste óbice permite-lhe ser melhor do que a grande maioria dos seus concorrentes, nomeadamente 307 e Megane. O Focus é melhor neste aspecto, bem como Golf, A3 e série 1, mas estes já são de outro campeonato. A confirmar o que disse está um recente comparativo realizado pelo AutoHoje entre o Megane 1.5 dci / Peugeot 307 1.6 HDI / Ford Focus 1.6 TDCI / Opel Astra 1.3 CDTI, cujas pontuações no que ao comportamento diz respeito foram: 6 / 6 / 8 / 7. Vai de encontro aquilo que penso.

                                          Em relação ao adornamento vou só dizer o seguinte: imaginemos um carro a descrever uma determinada curva. Consideremos as seguintes velocidades: situação A a 60 Km/H e situação B 80 Km/H. A aceleração centrifuga que é incutida ao carro para a situação B é superior à da situação A. Ora se um carro tiver um adornar excessivo, a distribuição das massas do veículo vai ser mais irregular. O centro de massas do carro é deslocado. Quanto maior for o adornamento, maior será o deslocamento do centro de gravidade. O problema do adornamento está precisamente na distribuição irregular do peso do carro. Ao ser realizada a curva as forças tendem a ser distribuidas sobre as rodas do lado exterior. Estas aguentam até ao limite de aderência do pneu. Aferido pelo tamanho e qualidade do mesmo. O problema é que nas rodas do lado interior está a ser desperdiçada aderência. Quanto maior for este adornamento, maior será a deslocação do centro de masssas e mais se verificará esta situação. Ela pode ser corrigida através de boas suspensões (Focus), suspensões secas (Astra) e outros elementos comuns a vários automóveis, barras estabilizadoras, etc.

                                          Comentário


                                            citação:Bem pelos vistos acho que já sei o que é que nos afasta em termos de opiniões sobre este assunto. Ora para mim, um carro com bom comportamento em curva, é precisamente aquele que nos permite realizar as curvas a uma velocidade mais elevada do que os outros. Senão de que me interessa ter um carro comunicativo (supostamente com bom comportamento) se ele não dá a curva a uma velocidade superior aos outros? Para mim, bom comportamento em curva é sinónimo de maior velocidade em curva. Parece que é logo aqui que nos afastamos
                                            Brutal [}]

                                            Por acaso nem te passa pela cabeça a palavra handling ou as palavras SEGURANÇA ACTIVA ? [:0]
                                            Oh my god... e gostam vocês de automóveis[|)][|)][8)]

                                            Comentário


                                              Resposta ao Peugeot Sales:

                                              O GTC não é um carro normal de 5 portas que se retiram 2 e está feito. Conforme acontece nos outros modelos de outras marcas. Existem muitos elementos distintivos entre o GTC e o Astra 5P. Alguns sei outros nem paciência tenho para os estar a descrever.
                                              Quem compra o GTC, para além de ser pela emoção, sabe que está a pagar mais um pouco por este carro. Seria justo que o preço final fosse o actual, menos a diferença de 2500 € do IA e isso injustamente não acontece. Agora o carro fica um pouco mais barato que os rivais. Mas eu também compro um carro porque gosto dele. Não tenho esse direito? Se tiver que pagar mais um pouco por isso não me importo, até ao limite do razoavel. O que é certo é que mesmo assim fica abaixo da concorrência. Se compararmos as versões normais, aquelas que mais se vendem, 5 portas e carrinha, a Astra tem preços mais baixos. Foram essas versões que citei.

                                              Algumas diferenças GTC / 5 Portas:

                                              - bancos diferentes. E muito diferentes (inferiores ao cosmos (misto de pele e tecido), mas muito supeiores ao N'Joy.
                                              - ESP de série.
                                              - AC automático (isto não sei se será diferente)
                                              - Faróis de nevoeiro
                                              - Jantes especiais
                                              - suspensão diferente, mais deportiva e rebaixada.
                                              - como é óbvio uma estética que não é um simples eliminar de portas que é o que os outros modelos fazem. Toda a secção traseira é diferente.

                                              Comentário


                                                citação:Originalmente colocada por monicamelo

                                                Resposta ao Nitrofurano sobre o comportamento:

                                                [...]

                                                Realmente o chassis é uma evolução (e não inovação / revolução) do Astra anterior. Mas, no entanto, e apesar deste óbice permite-lhe ser melhor do que a grande maioria dos seus concorrentes, nomeadamente 307 e Megane. O Focus é melhor neste aspecto, bem como Golf, A3 e série 1, mas estes já são de outro campeonato. A confirmar o que disse está um recente comparativo realizado pelo AutoHoje entre o Megane 1.5 dci / Peugeot 307 1.6 HDI / Ford Focus 1.6 TDCI / Opel Astra 1.3 CDTI, cujas pontuações no que ao comportamento diz respeito foram: 6 / 6 / 8 / 7. Vai de encontro aquilo que penso.

                                                [...]
                                                com que então queres revistas:D

                                                comparativo da AUTOMAGAZINE (164):

                                                comportamento:

                                                307.... 7
                                                FOCUS. 8
                                                ASTRA. 6

                                                Comentário


                                                  citação:Originalmente colocada por warmthboy

                                                  Bem toca mas é a comprar adornadores...isso é q é!!![8)]
                                                  eu sibceramente ainda não percebi muito bem o que é o "adornar" [8)][8)][8)]

                                                  Comentário


                                                    citação:Originalmente colocada por jpg

                                                    citação:Originalmente colocada por warmthboy

                                                    Bem toca mas é a comprar adornadores...isso é q é!!![8)]
                                                    eu sibceramente ainda não percebi muito bem o que é o "adornar" [8)][8)][8)]
                                                    BAsicamente é a tendência do carro se "deitar" nas curvas,
                                                    Agora discutir a sua influência no cmportamento é matéria
                                                    para doutorados e para algumas guerras.;)

                                                    Comentário


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                                                        citação:Originalmente colocada por monicamelo

                                                        Resposta ao Peugeot Sales:

                                                        O GTC não é um carro normal de 5 portas que se retiram 2 e está feito. Conforme acontece nos outros modelos de outras marcas. Existem muitos elementos distintivos entre o GTC e o Astra 5P. Alguns sei outros nem paciência tenho para os estar a descrever.
                                                        Quem compra o GTC, para além de ser pela emoção, sabe que está a pagar mais um pouco por este carro. Seria justo que o preço final fosse o actual, menos a diferença de 2500 € do IA e isso injustamente não acontece. Agora o carro fica um pouco mais barato que os rivais. Mas eu também compro um carro porque gosto dele. Não tenho esse direito? Se tiver que pagar mais um pouco por isso não me importo, até ao limite do razoavel. O que é certo é que mesmo assim fica abaixo da concorrência. Se compararmos as versões normais, aquelas que mais se vendem, 5 portas e carrinha, a Astra tem preços mais baixos. Foram essas versões que citei.

                                                        Algumas diferenças GTC / 5 Portas:

                                                        - bancos diferentes. E muito diferentes (inferiores ao cosmos (misto de pele e tecido), mas muito supeiores ao N'Joy.
                                                        - ESP de série.
                                                        - AC automático (isto não sei se será diferente)
                                                        - Faróis de nevoeiro
                                                        - Jantes especiais
                                                        - suspensão diferente, mais deportiva e rebaixada.
                                                        - como é óbvio uma estética que não é um simples eliminar de portas que é o que os outros modelos fazem. Toda a secção traseira é diferente.
                                                        Pronto...agora já é abaixo da concorrência outra vez...

                                                        Vai variando conforme dá jeito...primeiro era abaixo...depois passou a igual..agora ja é abaixo outra vez...

                                                        Quantos ás revistas nem vou falar...o que não faltam é revistas a colocar o Astra atrás dos outros...

                                                        Há pois é...só as ( poucas ) em que o Astra fica á frente de algum....nem que seja do Daihatsu Terios é que interessam...

                                                        Já a explicação tecnica dada sobre o comportamente do Astra e a sua relação com os pneus comparada tambem com..............o Deco....me parece tambem bastante......conseguida...

                                                        Pronto...mediante argumentação desse calibre considero-me derrotado...e sem contra argumentação possivel...

                                                        Posso tentar tambem associar os problemas da placa CIM quem sabe aos livros de culinaria do Manuel Luis Goucha...

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                                                          citação:Originalmente colocada por Peugeot_sales

                                                          citação:Originalmente colocada por monicamelo

                                                          Resposta ao Peugeot Sales:

                                                          O GTC não é um carro normal de 5 portas que se retiram 2 e está feito. Conforme acontece nos outros modelos de outras marcas. Existem muitos elementos distintivos entre o GTC e o Astra 5P. Alguns sei outros nem paciência tenho para os estar a descrever.
                                                          Quem compra o GTC, para além de ser pela emoção, sabe que está a pagar mais um pouco por este carro. Seria justo que o preço final fosse o actual, menos a diferença de 2500 € do IA e isso injustamente não acontece. Agora o carro fica um pouco mais barato que os rivais. Mas eu também compro um carro porque gosto dele. Não tenho esse direito? Se tiver que pagar mais um pouco por isso não me importo, até ao limite do razoavel. O que é certo é que mesmo assim fica abaixo da concorrência. Se compararmos as versões normais, aquelas que mais se vendem, 5 portas e carrinha, a Astra tem preços mais baixos. Foram essas versões que citei.

                                                          Algumas diferenças GTC / 5 Portas:

                                                          - bancos diferentes. E muito diferentes (inferiores ao cosmos (misto de pele e tecido), mas muito supeiores ao N'Joy.
                                                          - ESP de série.
                                                          - AC automático (isto não sei se será diferente)
                                                          - Faróis de nevoeiro
                                                          - Jantes especiais
                                                          - suspensão diferente, mais deportiva e rebaixada.
                                                          - como é óbvio uma estética que não é um simples eliminar de portas que é o que os outros modelos fazem. Toda a secção traseira é diferente.
                                                          Pronto...agora já é abaixo da concorrência outra vez...

                                                          Vai variando conforme dá jeito...primeiro era abaixo...depois passou a igual..agora ja é abaixo outra vez...

                                                          Quantos ás revistas nem vou falar...o que não faltam é revistas a colocar o Astra atrás dos outros...

                                                          Há pois é...só as ( poucas ) em que o Astra fica á frente de algum....nem que seja do Daihatsu Terios é que interessam...

                                                          Já a explicação tecnica dada sobre o comportamente do Astra e a sua relação com os pneus comparada tambem com..............o Deco....me parece tambem bastante......conseguida...

                                                          Pronto...mediante argumentação desse calibre considero-me derrotado...e sem contra argumentação possivel...

                                                          Posso tentar tambem associar os problemas da placa CIM quem sabe aos livros de culinaria do Manuel Luis Goucha...
                                                          Sobre o preço do GTC, refiro que quem trouxe à conversa do preço deste, foi você. Depois pôs-se a comparar com o 307. Eu estive sempre a falar do meu. E até dei como exemplo um Focus que me foi proposto. Quando falo de preços inferiores no Astra (genericamente) obviamente refiro-me às versões carrinha e 5P. Estas representam o grosso das vendas. É injusto fazermos comparações com o GTC, porque conforme já disse, este modelo é mais caro que as outras versões. Ora no seu entender quer comparar o GTC, que apesar de ter 3 portas, é mais caro do que o de 5, com um carro de 3 portas que é mais barato do que o 5.

                                                          Em relação ao comportamento, tudo depende da definição que cada um lhe dá. Para mim, bom comportamento em curva é sinónimo de maior velocidade em curva. Agora há quem considere um bom comportamento como sendo uma boa comunicatividade condutor - máquina (tudo bem, é uma opinião), outros há que associam a segurança e/ou o conforto. Para mim, isto são factores que devem ser analizados separadamente.

                                                          As revistas opinam segundo as próprias definições que dão ao comportamento. Umas priviligiam o conforto e avaliam melhor o comportamento segundo esse aspecto, outras a segurança e outras ainda os limites de velocidade atingidos em curva, caso do AutoHoje e outras. Depois há ainda a considerar a qualidade das mesmas...

                                                          Em relação à "Deco - dependência" existem duas situações a considerar: a analogia e a "explicação técnica" (conforme a denominou). Ao que parece em relação à segunda considera-se "derrotado e sem contra argumentação possível". É pena, porque são precisamente esses debates que eu mais prezo. Isto dentro de um espírito aberto e salutar. Esperemos que o Nitrofurano corresponda às minhas expectativas.

                                                          A placa CIM pode ser associada aos livros do Manel Luis Trouxa evidentemente. Desde que faça algum sentido. A propósito estou-me a lembrar de um titulo de um livro dele: "Coisas doces, sem açucar". As analogias até podem fazer algum sentido

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                                                            Então mas o Mégane n tinha melhor comportamento que o Astra...o Astra era dos piorzitos nas revistas!!! Quando saiu era um expectaculo agora é mau!! Revistas portuguesas concerteza[8]

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                                                              citação:Originalmente colocada por monicamelo

                                                              citação:Originalmente colocada por Peugeot_sales

                                                              citação:Originalmente colocada por monicamelo

                                                              Resposta ao Peugeot Sales:

                                                              O GTC não é um carro normal de 5 portas que se retiram 2 e está feito. Conforme acontece nos outros modelos de outras marcas. Existem muitos elementos distintivos entre o GTC e o Astra 5P. Alguns sei outros nem paciência tenho para os estar a descrever.
                                                              Quem compra o GTC, para além de ser pela emoção, sabe que está a pagar mais um pouco por este carro. Seria justo que o preço final fosse o actual, menos a diferença de 2500 € do IA e isso injustamente não acontece. Agora o carro fica um pouco mais barato que os rivais. Mas eu também compro um carro porque gosto dele. Não tenho esse direito? Se tiver que pagar mais um pouco por isso não me importo, até ao limite do razoavel. O que é certo é que mesmo assim fica abaixo da concorrência. Se compararmos as versões normais, aquelas que mais se vendem, 5 portas e carrinha, a Astra tem preços mais baixos. Foram essas versões que citei.

                                                              Algumas diferenças GTC / 5 Portas:

                                                              - bancos diferentes. E muito diferentes (inferiores ao cosmos (misto de pele e tecido), mas muito supeiores ao N'Joy.
                                                              - ESP de série.
                                                              - AC automático (isto não sei se será diferente)
                                                              - Faróis de nevoeiro
                                                              - Jantes especiais
                                                              - suspensão diferente, mais deportiva e rebaixada.
                                                              - como é óbvio uma estética que não é um simples eliminar de portas que é o que os outros modelos fazem. Toda a secção traseira é diferente.
                                                              Pronto...agora já é abaixo da concorrência outra vez...

                                                              Vai variando conforme dá jeito...primeiro era abaixo...depois passou a igual..agora ja é abaixo outra vez...

                                                              Quantos ás revistas nem vou falar...o que não faltam é revistas a colocar o Astra atrás dos outros...

                                                              Há pois é...só as ( poucas ) em que o Astra fica á frente de algum....nem que seja do Daihatsu Terios é que interessam...

                                                              Já a explicação tecnica dada sobre o comportamente do Astra e a sua relação com os pneus comparada tambem com..............o Deco....me parece tambem bastante......conseguida...

                                                              Pronto...mediante argumentação desse calibre considero-me derrotado...e sem contra argumentação possivel...

                                                              Posso tentar tambem associar os problemas da placa CIM quem sabe aos livros de culinaria do Manuel Luis Goucha...
                                                              Sobre o preço do GTC, refiro que quem trouxe à conversa do preço deste, foi você. Depois pôs-se a comparar com o 307. Eu estive sempre a falar do meu. E até dei como exemplo um Focus que me foi proposto. Quando falo de preços inferiores no Astra (genericamente) obviamente refiro-me às versões carrinha e 5P. Estas representam o grosso das vendas. É injusto fazermos comparações com o GTC, porque conforme já disse, este modelo é mais caro que as outras versões. Ora no seu entender quer comparar o GTC, que apesar de ter 3 portas, é mais caro do que o de 5, com um carro de 3 portas que é mais barato do que o 5.

                                                              Em relação ao comportamento, tudo depende da definição que cada um lhe dá. Para mim, bom comportamento em curva é sinónimo de maior velocidade em curva. Agora há quem considere um bom comportamento como sendo uma boa comunicatividade condutor - máquina (tudo bem, é uma opinião), outros há que associam a segurança e/ou o conforto. Para mim, isto são factores que devem ser analizados separadamente.

                                                              As revistas opinam segundo as próprias definições que dão ao comportamento. Umas priviligiam o conforto e avaliam melhor o comportamento segundo esse aspecto, outras a segurança e outras ainda os limites de velocidade atingidos em curva, caso do AutoHoje e outras. Depois há ainda a considerar a qualidade das mesmas...

                                                              Em relação à "Deco - dependência" existem duas situações a considerar: a analogia e a "explicação técnica" (conforme a denominou). Ao que parece em relação à segunda considera-se "derrotado e sem contra argumentação possível". É pena, porque são precisamente esses debates que eu mais prezo. Isto dentro de um espírito aberto e salutar. Esperemos que o Nitrofurano corresponda às minhas expectativas.

                                                              A placa CIM pode ser associada aos livros do Manel Luis Trouxa evidentemente. Desde que faça algum sentido. A propósito estou-me a lembrar de um titulo de um livro dele: "Coisas doces, sem açucar". As analogias até podem fazer algum sentido
                                                              Pois fazem...o Astra é assim....coisa doce sem acuçar ;)

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