Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Fiat Tipo 2016

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
    Tudo da mesma.

    Previsão para os próximos anos Fiat: acabam com tudo menos as versões do 500, e surgirá um 600 para o segmento C e respectivos derivados. O Panda deverá ficar.
    Panda/Punto e 500&Derivado seria uma aposta séria perante o actual quadro competitivo do mercado, há histórico e tecnologia para ocupar quota de mercado significativa na Europa.

    Fazer diferente exige tempo e investimento, ambas raras na FIAT em tempo recente.

    Comentário


      Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
      A FIAT descurou o produto entre um arranque comercial promissor e a actualidade (a tal recheada de pequena e média cc a diesel e benzina em A/B/C e inclusive D).

      E a questão estratégica mantém-se onde pára a resposta da FCA a um 1.0 (mil) TFSI para a panóplia de carro e segmento da VW?, aos três cilindros da BMW a serem aplicados na gama em modo transversal a curto prazo?

      O próximo carro a sofrer pressão é o Punto ou há arranque de projecto ambicioso ou vai ceder como o Bravo, e questão de não haver venda não é argumento.
      Atenção ao que tenho escrito.
      Eu começo precisamente por lembrar que é com MOTOR de destaque que a FIAT historicamente faz picos de vendas.

      A parte mecânica é evidente que não pode ser descurada e com curvas temporais (como em tudo e todos, mesmo o topo dos topos, Ferraris) é preciso ter sempre mecânicas de ponta.
      É histórico e genético da FIAT, outras marcas do grupo FIAT, Italianos em geral, constante invenção e produção de mecânicas / componentes de destaque.

      Comentário


        Qual é a justificação maior para a não existência de um moderno TBi de cc no intervalo 1000 a 1400 em carro de venda chave na Europa?

        TwinAir adapta-se à família FIAT por norma compacta (Panda/Punto e 500).

        Comentário


          Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
          Qual é a justificação maior para a não existência de um moderno TBi de cc no intervalo 1000 a 1400 em carro de venda chave na Europa?

          TwinAir adapta-se à família FIAT por norma compacta (Panda/Punto e 500).
          É uma grande questão.
          Sem dúvida que um 1400 era importante.
          180cv
          200cv

          Por ai.

          Mas a questão tem barbas.
          Era eu adolescente e no caso da FIAT irritou-me solenemente porque carga de água quando lançaram o Tipo e depois o Tempra não fizeram algo tão "simples" como meter o motor do Uno Turbo lá?
          Achava eu que esses familiares apinocados e com 120cv seriam quase como as últimas coca colas no deserto.
          E nunca apareceram.
          Venderam os carros com o mesmo motor mas aspirado e carburado, com 76cv.
          Mais tarde descidos com injecções simples e catalisadores para 70-72cv.

          Comentário


            Originalmente Colocado por crash Ver Post
            Também partilho desta opinião.
            O 500L dominou o segmento o ano passado, vendendo quase 95 mil unidades na Europa. Nos EUA, por outro lado, o 500L não gera muito interesse. Pouco mais de 12 mil unidades foram vendidas.

            Acho que o 500X vai ser o principal inimigo do 500L.
            Aliás, acho que a chegada dos novos crossovers compactos como o 500X, Renegade, HR-V e CX-3, vai arruinar de vez o segmento dos mini-MPV's.
            Minivans have fans

            Top-selling compact minivans in Europe. 2014 sales with % change from 2013.
            1. Citroen C4 Picasso/Grand Picasso: 118,367, +36
            2. Renault Scenic/Grand Scenic: 108,982, -3
            3. Ford C-Max/Grand C-Max: 89,824, -9
            4. VW Touran: 89,213, -2
            5. Mercedes B class: 83,194, -17
            Source: JATO Dynamics

            Comentário


              Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
              É uma grande questão.
              Sem dúvida que um 1400 era importante.
              180cv
              200cv

              Por ai.

              Mas a questão tem barbas.
              Era eu adolescente e no caso da FIAT irritou-me solenemente porque carga de água quando lançaram o Tipo e depois o Tempra não fizeram algo tão "simples" como meter o motor do Uno Turbo lá?
              Achava eu que esses familiares apinocados e com 120cv seriam quase como as últimas coca colas no deserto.
              E nunca apareceram.
              Venderam os carros com o mesmo motor mas aspirado e carburado, com 76cv.
              Mais tarde descidos com injecções simples e catalisadores para 70-72cv.
              Repara que a mecânica existe na cc 1.7 (reduzi-la e configurar potência não é nada de extraordinário em termo técnico), e como só observo mecânica de cc elevada para o futuro D da Alfa Romeo no EUA, a pergunta é como vai vender na Europa?

              Sempre escrevi que a Alfa devia era avançar no imediato para a RPC e com SUV, o que é irreal é manter em o quadro do EUA na Europa em termo de mecânica.

              A única mecânica viável atmosférica de pequena cc a prazo da FIAT é o TwinAir (65) para oferta actual.

              Comentário


                Já o 159, só na parte final (tarde demais) recebeu o 1750.

                Em Portugal 159 é quase totalmente Diesel.

                Comentário


                  Rosmano:

                  Eu discordo contigo. Acredito que um Bravo será rentáel embora não tanto como um 500X e essencial para o futuro e continuidade da FIAT como marca generalista e não como marca de carros de nicho que quando passarem de moda lá vai a FIAT ao ar.E a própria FIAT reconhece isso porque existe um sucessor do Bravo e Linea agendado. Resta ver é se vai ter um salto qualitativo suficiente para ser competitivo e se o público associará a qualidade da linha 500 a esse modelo ou se o vai associar á má imagem da FIAT. E isso dependerá de como a FIAT posicionar o modelo e de como estruturar o marketing.Tendo em conta que a Alfa agora estará posicionada como marca premium e a Lancia acabou a FIAT pode muito bem subir um patamar na qualidade e ocupar o espaço deixado vazio por essas duas marcas. - See more at: http://forum.autohoje.com/forum-gera....13VtECSy.dpuf

                  ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


                  Que esteja agendado não significa que vá ser rentável como se viu pelo ultimo Bravo, entre outros.

                  Dentro do grupo já temos um Giulietta com PVP competitivo, com um emblema glamouroso e com vendas medíocres pelo que não acredito que resolvam melhor com um FIAT ( fora da linha 500 ) nesse segm.
                  Editado pela última vez por ARMIC; 02 March 2015, 18:43.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                    Minivans have fans

                    Top-selling compact minivans in Europe. 2014 sales with % change from 2013.
                    1. Citroen C4 Picasso/Grand Picasso: 118,367, +36
                    2. Renault Scenic/Grand Scenic: 108,982, -3
                    3. Ford C-Max/Grand C-Max: 89,824, -9
                    4. VW Touran: 89,213, -2
                    5. Mercedes B class: 83,194, -17
                    Source: JATO Dynamics
                    Apesar de ter referido a situação um segmento abaixo, podemos olhar para o segmento que referes.
                    Em 2014 a venda de MPV segmento C baixou 2-3% relativamente a 2013
                    Os SUVs do mesmo segmento já vendem em maiores números absolutos e as vendas subiram 10% de 2013 para 2014 e cerca de 24% nos premium!
                    Agora acrescentemos este ano renovados pretendentes como o Tucson (ix35 foi 4º mais vendido na europa) ou entradas novas como o Kadjar.
                    Não acredito que a nova Touran vá salvar o segmento.

                    Na classe do 500X e do 500L ainda é mais avassalador:
                    de 2013 para 2014, vendas dos MPV ainda conseguiram uma ligeira subida de 2%
                    Mas os SUV compactos explodiram em mais de 50%. E já vendem quase o dobro por ano dos MPV.
                    E este ano tens que adicionar as vendas do Renegade, 500X, CX-3 e HR-V.

                    MPV's devem dar um grande tombo em 2015.
                    E a salvação desta classe deverá vir no formato crossover/suv. A nova Renault Espace deverá ser a primeira de muitas.
                    A Opel já anunciou sucessores para o Meriva e Zafira no mesmo estilo da Espace. Um mix de genes.

                    Mas a questão tem barbas.
                    Era eu adolescente e no caso da FIAT irritou-me solenemente porque carga de água quando lançaram o Tipo e depois o Tempra não fizeram algo tão "simples" como meter o motor do Uno Turbo lá?
                    Achava eu que esses familiares apinocados e com 120cv seriam quase como as últimas coca colas no deserto.
                    E nunca apareceram.
                    Venderam os carros com o mesmo motor mas aspirado e carburado, com 76cv.
                    Mais tarde descidos com injecções simples e catalisadores para 70-72cv. - See more at: http://forum.autohoje.com/forum-gera....wVDsGnhr.dpuf
                    Não concordo com essa opção. Turbos anos 80 do género on-off, bêbados como tudo associados a uma carroçaria familiar para ser o best-seller?
                    Também sempre achei os 1.4 da Fiat na altura asmáticos para os carros em questão. Mas daí a colocar-lhe um motor como o do Uno Turbo vai uma grande distância.
                    Mas repare-se que mesmo nas versões de topo do Tipo, tinhamos lá o belo do 2.0 atmosférico.
                    Turbo era mesmo para versões desportivas.
                    Mesmo nos Croma e Thema da altura, os tax-friendly 2.0 Turbo eram carros com demasiada personalidade!
                    Acho que só nos anos 90 é que vi pela primeira vez um turbo a gasolina a ser usado com outro propósito que não o da performance pura.
                    Lembram-se dos C.T. (Constant Torque) do grupo PSA?

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                      Mais importante do que o preço é a concorrencialidade do preço.

                      Quantos Bravos 198 conhecem em Portugal nestas duas versões:
                      - 1400 16v 90cv
                      - 1400 16v Turbo 120cv

                      ?
                      Também não conheço Grande Puntos com motores que não sejam "corta-relvas".. Um Grande Punto com um 1.9 m-jet (até mesmo o 1.6) ou um 1.4 t-jet andam bastante bem e no entanto praticamente não se vêem cá em PT. Já 1.2 fire e 1.3 m-jet, são às paletes.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por crash Ver Post
                        Não concordo com essa opção. Turbos anos 80 do género on-off, bêbados como tudo associados a uma carroçaria familiar para ser o best-seller?
                        Também sempre achei os 1.4 da Fiat na altura asmáticos para os carros em questão. Mas daí a colocar-lhe um motor como o do Uno Turbo vai uma grande distância.
                        Mas repare-se que mesmo nas versões de topo do Tipo, tinhamos lá o belo do 2.0 atmosférico.
                        Turbo era mesmo para versões desportivas.
                        Mesmo nos Croma e Thema da altura, os tax-friendly 2.0 Turbo eram carros com demasiada personalidade!
                        Comecei por dizer: era eu adolescente...

                        E não tinha idealização de que com esse motor fossem best-sellers, mas sim grandes máquinas.
                        Puxa o filme atrás ali ao lado com a Renault: R5 Turbo mas também R11 e R9

                        Era mesmo a minha ideia.
                        Tipo e Tempra 1.4 Turbo 120cv seriam o topo das gamas por cá e não é questão de venderem muito mas de se poderem vender potentes.

                        Sobre os Tipos 16v, são excelentes atmosféricos, com o Bialbero mitíco; e até uns Recaros de brinde e assim; mas a vida foi muito complicada.
                        Em Portugal não chegam a uma dezena.
                        Como podiam sair a "5000 contos" com na mesma casa na montra a "3000 contos" os Delta HF Turbo?

                        OK, quem conhece sabe que os Tipos curvam mais e são mais seguros claro, é outra geração já, mas só meia dúzia tomaria essa opção.
                        O 1.8 16v tem potência semelhante ao HF Turbo e o 2.0 apenas mais meia dúzia de cavalos.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por ravager Ver Post
                          Também não conheço Grande Puntos com motores que não sejam "corta-relvas".. Um Grande Punto com um 1.9 m-jet (até mesmo o 1.6) ou um 1.4 t-jet andam bastante bem e no entanto praticamente não se vêem cá em PT. Já 1.2 fire e 1.3 m-jet, são às paletes.
                          Nesse caso é o inverso.
                          No Bravo 198 o que vendeu em Portugal a gasolina foi o mais potente.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por ARMIC Ver Post
                            Rosmano:

                            Eu discordo contigo. Acredito que um Bravo será rentáel embora não tanto como um 500X e essencial para o futuro e continuidade da FIAT como marca generalista e não como marca de carros de nicho que quando passarem de moda lá vai a FIAT ao ar.E a própria FIAT reconhece isso porque existe um sucessor do Bravo e Linea agendado. Resta ver é se vai ter um salto qualitativo suficiente para ser competitivo e se o público associará a qualidade da linha 500 a esse modelo ou se o vai associar á má imagem da FIAT. E isso dependerá de como a FIAT posicionar o modelo e de como estruturar o marketing.Tendo em conta que a Alfa agora estará posicionada como marca premium e a Lancia acabou a FIAT pode muito bem subir um patamar na qualidade e ocupar o espaço deixado vazio por essas duas marcas. - See more at: http://forum.autohoje.com/forum-gera....13VtECSy.dpuf

                            ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


                            Que esteja agendado não significa que vá ser rentável como se viu pelo ultimo Bravo, entre outros.

                            Dentro do grupo já temos um Giulietta com PVP competitivo, com um emblema glamouroso e com vendas medíocres pelo que não acredito que resolvam melhor com um FIAT ( fora da linha 500 ) nesse segm.
                            O Giulietta, tal como o Bravo já estão no mercado á demasiados anos. E falas do Giulietta, se não fosse esse modelo a Alfa Romeo neste momento já nem existiria. É o modelo que tem carregado essa marca ás costas e teve bastante sucesso no seu pico. Com o tempo á que está no mercado já se tornou mais do que rentável.
                            O Fiat Bravo também chegou a vender bem. Agora não me venhas com histórias e digas que estás á espera que esses modelos atraiam a atenção de modelos das marcas concorrentes que estão todos uma geração á frente.

                            Se tu não achas que vá ser rentável estás no teu direito. O modelo está agendado e vai ser lançado, depois vemos o resultado e quem tem razão.
                            Eu acho que a Fiat não pode sair do segmento C mesmo que este novo modelo não seja rentável por uma questão de sobrevivência da marca.

                            Quanto ás motorizações, espero bem que um sucessor do Bravo tenha uma versão com o 0.9 Twinair de 105cv. Assim só para rebentar com o segmento pelo preço e para não lermos aqui o choradinho de que a Fiat não pode fazer carros caros porque ninguém os compra...
                            Editado pela última vez por Rosmano; 03 March 2015, 09:12.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por ravager Ver Post
                              Também não conheço Grande Puntos com motores que não sejam "corta-relvas".. Um Grande Punto com um 1.9 m-jet (até mesmo o 1.6) ou um 1.4 t-jet andam bastante bem e no entanto praticamente não se vêem cá em PT. Já 1.2 fire e 1.3 m-jet, são às paletes.
                              Mas isso tem um porquê para alem de simplesmente não terem tido sucesso.

                              O 1.9 custava cerca de 28.000 estando apenas disponivel na versão mais equipada, o 1.6mjet não se vendeu por cá.

                              O 1.4Tjet não existia tendo saido apenas na "3ª versão" do GP isto já a meio de 2008, até lá só tinhamos o 1.4 de 95cv.

                              E este modelo foi vendido em plena febre diesel que também ajudou a vendas baixas de motores a gasolina melhores.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Rosmano Ver Post
                                O Giulietta, tal como o Bravo já estão no mercado á demasiados anos. E falas do Giulietta, se não fosse esse modelo a Alfa Romeo neste momento já nem existiria. É o modelo que tem carregado essa marca ás costas e teve bastante sucesso no seu pico. Com o tempo á que está no mercado já se tornou mais do que rentável.
                                O Fiat Bravo também chegou a vender bem. Agora não me venhas com histórias e digas que estás á espera que esses modelos atraiam a atenção de modelos das marcas concorrentes que estão todos uma geração á frente.

                                Se tu não achas que vá ser rentável estás no teu direito. O modelo está agendado e vai ser lançado, depois vemos o resultado e quem tem razão.
                                Eu acho que a Fiat não pode sair do segmento C mesmo que este novo modelo não seja rentável por uma questão de sobrevivência da marca.

                                Quanto ás motorizações, espero bem que um sucessor do Bravo tenha uma versão com o 0.9 Twinair de 105cv. Assim só para rebentar com o segmento pelo preço e para não lermos aqui o choradinho de que a Fiat não pode fazer carros caros porque ninguém os compra...
                                Referi-me evidentemente às vendas do Giulietta no seu pico, que embora tenha sido a tabua de salvação da AR nestes últimos anos, ficaram bem a trás do pódio do segmento.

                                De resto, o tempo o dirá mas eu não acredito mt num Bravo com o 500X a bombar durante os próximos anos.

                                Comentário


                                  Armic: um Alfa Romeo, no caso o Giulietta, no pódio do segmento (C)?
                                  Tal só seria eventualmente possível em dois países: na Suiça e claro Itália. Aqui é possível ser mesmo líder, e acho que foi 2 ou 3 anos.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por ARMIC Ver Post
                                    Referi-me evidentemente às vendas do Giulietta no seu pico, que embora tenha sido a tabua de salvação da AR nestes últimos anos, ficaram bem a trás do pódio do segmento.

                                    De resto, o tempo o dirá mas eu não acredito mt num Bravo com o 500X a bombar durante os próximos anos.
                                    Acho que não é necessário ambicionar ao pódio.
                                    Rentabilidade da coisa, margens, deveria ser o foco.
                                    Claro que associado a um volume expressivo, mas a meu ver, não necessita de chegar ao pódio.
                                    Tanto para o sucessor do Giulietta como o do Bravo, que estão planeados, no mercado europeu é fundamental apresentarem duas carroçarias, o clássico dois volumes e uma carrinha.

                                    No caso do Giulietta que deverá ter margens mais elevadas, vendas médias ao longo da carreira comercial entre 60-75 mil unidades / ano, deveria ser suficiente. E acho que o actual Giulietta poderia ser capaz de sustentar tal volume (o ano passado chegou apenas às 40 mil), caso tivesse acompanhado de uma Sportswagon.
                                    No caso do Bravo, sabe-se que terá 3 carroçarias, com o sedan a ser o sucessor do Linea, carroçaria que deverá conhecer sucesso em mercados muito específicos como a Turquia.
                                    Ficando pelo hatch e carrinha, no continente europeu, a coisa poderá funcionar com volumes de vendas a rondar as 100-120 mil un/ano.
                                    Como deverão recorrer à Small Wide, como o 500X, deverá garantir as economias de escala necessárias, e se conseguirem reduzir os incentivos, talvez consigam as margens necessárias

                                    Comentário


                                      Os alemães compram carros alemães. Muito dificilmente terias um AR líder de segmento em vendas.Quanto ao Bravo, terá um sucessor em 2016. Resta ver o que vem nessa altura. Pode ser que a percepção da marca já esteja melhor por essa altura depois do 500, 500X, 124 Spider e as pessoas estejam abertas a comprar um segmento C Fiat.De qualquer das formas o Marchionne disse hoje que a Fiat não voltará a ser uma marca generalista tradicional.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                        Armic: um Alfa Romeo, no caso o Giulietta, no pódio do segmento (C)?
                                        Tal só seria eventualmente possível em dois países: na Suiça e claro Itália. Aqui é possível ser mesmo líder, e acho que foi 2 ou 3 anos.
                                        Disse BEM ATRÁS

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por crash Ver Post
                                          Acho que não é necessário ambicionar ao pódio.
                                          Rentabilidade da coisa, margens, deveria ser o foco.
                                          Claro que associado a um volume expressivo, mas a meu ver, não necessita de chegar ao pódio.
                                          Tanto para o sucessor do Giulietta como o do Bravo, que estão planeados, no mercado europeu é fundamental apresentarem duas carroçarias, o clássico dois volumes e uma carrinha.

                                          No caso do Giulietta que deverá ter margens mais elevadas, vendas médias ao longo da carreira comercial entre 60-75 mil unidades / ano, deveria ser suficiente. E acho que o actual Giulietta poderia ser capaz de sustentar tal volume (o ano passado chegou apenas às 40 mil), caso tivesse acompanhado de uma Sportswagon.
                                          No caso do Bravo, sabe-se que terá 3 carroçarias, com o sedan a ser o sucessor do Linea, carroçaria que deverá conhecer sucesso em mercados muito específicos como a Turquia.
                                          Ficando pelo hatch e carrinha, no continente europeu, a coisa poderá funcionar com volumes de vendas a rondar as 100-120 mil un/ano.
                                          Como deverão recorrer à Small Wide, como o 500X, deverá garantir as economias de escala necessárias, e se conseguirem reduzir os incentivos, talvez consigam as margens necessárias
                                          Na FIAT ficava-me pelo Panda e linha 500 aumentando-a com um 500 5portas e deixava os segm C e D para a AR, sendo que pertencem ao mesmo grupo, mas isso sou eu que sou mt poupadinho

                                          Claro que sempre podem fazer um rebadged do Dart

                                          Editado pela última vez por ARMIC; 05 March 2015, 16:38.

                                          Comentário


                                            O CEO da FCA já ontem afirmou que vai haver Bravo fabricado na Turquia a FIAT é compacto e derivado de turismo (furgão), é a ideia do homem a prazo para a FIAT.

                                            Comentário


                                              Confirma-se o sucessor para 2016

                                              GENEVA -- Fiat Chrysler Automobiles will begin sales of a new hatchback and station wagon in Europe's key compact segment next year, CEO Sergio Marchionne said.
                                              The Turkey-built cars will be sold in Western Europe, Marchionne said. Previous reports said the cars would be sold only in Central and Eastern Europe and Turkey.


                                              "We will start exports from Turkey next year. They will be sold across the EU," Marchionne said at the Geneva auto show on Tuesday, adding that a compact sedan could be added later.


                                              The new range will plug a big hole in Fiat's European product lineup. The compact car segment, led by the Volkswagen Golf, is Europe's second biggest by sales after subcompacts.


                                              Fiat's aging Bravo accounted for fewer than 4,000 of the 2,385,803 compacts sold in Europe last year, according to data from JATO Dynamics. In January, Fiat sold just 93 units of the Bravo, which is being phased out. Fiat has not sold a wagon in Europe since the Stilo Multiwagon was discontinued in 2008. Fiat sells the Linea, a compact sedan built in Turkey, in Eastern Europe. The Linea will be replaced by the new Turkey-built sedan, but it will only be added to Fiat’s lineup in Europe if there is enough demand, Marchionne said. There currently is little demand for compact sedans in Europe


                                              The new compact range will be based on Fiat's small wide platform that also underpins cars such as the Fiat 500L and 500X, as well as the Jeep Renegade.


                                              Last November, Fiat's Turkish joint venture, Tofas, said it will build a combined 700,000 units of the new compact range over the life cycle of the vehicles until 2023, mainly for export.
                                              in autonews

                                              Considerando as previsões da Tofas, dará 100 mil un/ano de toda a gama.
                                              Não é muito, considerando que se refere às 3 carroçarias em conjunto.
                                              Mas sendo baseado na Small Wide, as economias de escala devem permitir pelo menos um bom retorno.
                                              Já se percebeu que o Marchionne já desistiu de apostar em produtos que lhe darão pouco ou nenhum retorno, mesmo quando isso implica modelos de grande volume como o Punto.

                                              Comentário


                                                Comentário


                                                  Comentário


                                                    Comentário


                                                      Comentário


                                                        Fotos espia da mula de testes

                                                        Fiat Bravo: il ritorno della hatchback potrebbe avvenire nel 2016 [FOTO SPIA]



                                                        Comentário


                                                          Acho que não se pode tirar conclusões sobre o design final do carro a partir desas fotos.
                                                          São mulas de testes e a traseira desse hatchback parece claramente a do Punto.

                                                          Comentário


                                                            Mulas diferentes para 3 e 2 volumes, faz cada vez mais sentido a existência de duas familias diferentes para o segmento c, 3 volumes mercados emergentes, e os preferidos na europa 2 volumes e break.

                                                            Comentário


                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X