Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Coisas parvas do mundo automovel

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Já agora, mais um pouco de info sobre outra coisa que falaram por aí.
    Graduação dos velocimetros.
    Estamos habituados aos 20-40-60, etc...
    Mas existem uma série de modelos com os 30-50-70, etc...

    Isso tem uma razão de ser. No geral, os velocimetros graduados com a 2ª opção pertencem a carros franceses. Isso acontece para coincidir com o limite de velocidade em AE's por lá que é de 130.

    Mais recentemente, também os italianos começaram a trazer esse tipo de graduação, devido ao aumento do limite de velocidade em AE para 130.

    Pormenores atenciosos para os mercados domésticos

    Comentário


      Originalmente Colocado por ARMIC Ver Post
      A questão nem se quér é técnica, é logistica.

      Antigamente para fazer uma viagem LX Porto nem precisavamos de uma 5ª ja que tinhamos que abrandar e ultrapassar o tempo todo.

      Hoje em dia para fazer a mesma viagem e se tivermos sorte até conseguimos ir em cruise a 140/160 a maior parte do trajecto e é aqui onde uma 6ª faz toda a diferença, menos ruido, menos consumo, menos desgaste motor para alem de um melhor aproveitamento noutras condições, se não fosse assim nem existiam cxs de 6v.

      Que sai mais caro, sim, uma cx de 6 é sempre um pouco mais cara que uma de 5, mas a meu ver compensa, mas se calhar para quem vive na Madeira ja não
      Passados 4 páginas ainda não percebeste que existem quintas tão longas como algumas sextas? Se um carro tiver uma quinta muito longa não precisa de uma 6ª para nada.

      Comentário


        Originalmente Colocado por crash Ver Post
        Já agora, mais um pouco de info sobre outra coisa que falaram por aí.
        Graduação dos velocimetros.
        Estamos habituados aos 20-40-60, etc...
        Mas existem uma série de modelos com os 30-50-70, etc...

        Isso tem uma razão de ser. No geral, os velocimetros graduados com a 2ª opção pertencem a carros franceses. Isso acontece para coincidir com o limite de velocidade em AE's por lá que é de 130.

        Mais recentemente, também os italianos começaram a trazer esse tipo de graduação, devido ao aumento do limite de velocidade em AE para 130.

        Pormenores atenciosos para os mercados domésticos
        Para o mercado doméstico não faz diferença, porque a malta quer é colar o ponteiro e que se lixem os limites

        Comentário


          Originalmente Colocado por ARMIC Ver Post
          Pois, é por isso que o IQ, 500, C1... vêem sem dir. assist.
          Antes de teres escrito isto devias ter pensado em duas coisas (até em 3 porque devias falar depois de experimentares um);

          - O motor do Smart não se encontra na parte da frente, logo o eixo no sofre com o peso do motor como acontece nos teus exemplos.
          - Os pneus são por norma "finos" na casa dos 155.

          Editado pela última vez por BMerlini; 23 February 2011, 00:03.

          Comentário


            "Coisas parvas do mundo automovel"







            Este fugiu antes que também sobrasse para ele:
            http://www.youtube.com/watch?v=W2ZHn...eature=related
            Editado pela última vez por GPL; 23 February 2011, 00:18.

            Comentário


              Se fosse para enunciar todas as barbaridades não saíamos daqui...

              Comentário


                Originalmente Colocado por BMerlini Ver Post
                Antes de teres escrito isto devias ter pensado em duas coisas (até em 3 porque devias falar depois de experimentares um);

                - O motor do Smart não se encontra na parte da frente, logo o eixo no sofre com o peso do motor como acontece nos teus exemplos.
                - Os pneus são por norma "finos" na casa dos 155.


                Eu sei, o que quero dizer a final de contas é que no smart é mto bem vinda uma dir assist rapida e suave como a city da FIAT ja que é justamente um carro que compramos sobretudo para essa função, zonas saturadas de transito onde conseguimos estacionar nos sitios mais apertados onde os outros não conseguem.

                Essa dos pneus à frente é outra condicionante para velocidades mais altas, torna a dir. muito instavel nas curvas mais rapidas e fica leve de mais, para alem de lhe dar excesso de subviragem nessas condições, ou seja torna-o menos seguro.
                Portanto devia vir com 165 à frente + D.A. por estas e as outra razões.

                Por outro lado, tbm não precisamos de ter vidros electricos, podiamos dar a manivela.

                Em fim, pelo pvp que se faz pagar devia vir, por todas as razões, com DA.
                Editado pela última vez por ARMIC; 23 February 2011, 10:54.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                  Falando somente de AE:

                  Existem n carros com caixa de 5v e motores diesel 1.6 actuais em que a 5ª é mais longa que a 6ª do teu MiTo, por isso, logo aí, o teu argumento cai por terra.

                  Em cidade é que podem perder em agradabilidade de condução, mas isso são outros 500.






                  Pegas em casos particulares e generalizas. Normalmente isso dá asneira, tanto que foi o que sucedeu.

                  Nesse caso C-Max vs S-Max é bastante normal que tenhas preferido a S-Max pois o 1.8 TDCi tem mais "músculo" que o 1.6 (ainda que montado num carro mais pesado e menos aerodinâmico).

                  Isso e a 6ª do mesmo é, de facto, mais longa que a 5ª da C-Max.

                  Mas isso é apenas UM EXEMPLO, não é regra.


                  Já falando do Modus:

                  Se tivesse 6ª, sendo a mesma mais longa que a 5ª da versão de 5, então o carro ainda morreria mais, precisamente em AE.

                  Se as subidas em AE com um carrito desses já devem ser um "ai jesus", imagino com uma caixa mais longa...

                  PS: Não sabia que havia Modus com um motor tão "grande". Sempre pensei que só se vendesse com o 1.2 otto e o 1.5dCi.

                  Isso não terá sido uma gralha tua ?



                  Aliás o que não faltam são exemplos em que a caixa de 6v não é necessariamente melhor e, vê lá tu, até existe um caso em que a versão de 5v é indiscutivelmente melhor.

                  Sabes de que caso falo ??

                  Astra 1.3 CDTi.

                  Na modelo anterior (com caixa de 6v) o carro era horrível devido aquelas terríveis "baixas". Já o actual com "apenas" 5v está muito mais redondo e agradável, ainda que a puxar não ande mais que a versão anterior, se bem que isso também se deve ao facto do Astra J ser mais pesado que o H.





                  Para o meu estilo de condução prefiro caixa de 6v no A4 PD130, mas compreendo quem prefira a versão de 5v.

                  O mais engraçado é que é precisamente em AE que não existem diferenças mas sim em cidade.

                  Isto de se falar de cor, caso do ARMIC, tem destas coisas...




                  Claro, é que o número de velocidades de uma caixa é apenas uma "fatia do bolo".


                  Para finalizar, acho que falta aqui dizer uma coisa:

                  Isto das caixa de 6v é também um argumento de marketing, não esquecer isso.

                  Aliás se não fosse isso provavelmente carros como, por exemplo, 320d E46 150cv, A4 PD130, Honda Accord 2.2 diesel nunca teriam recebido caixas de 6v.

                  Em que qualquer deles, não há grandes vantagens na caixa de 6v, quer em termos de performance, quer em termos de consumos.

                  Aliás, em teoria, as versões de 5v são inclusive melhores e em ambos os parâmetros.


                  A vantagem mais óbvia que encontro nas versões de 6v é talvez apenas uma ligeira maior agradabilidade de condução devido ao menor fosso entre cada mudança.

                  Mas mesmo isso não é um consensual tanto que, por exemplo, eu e o user Whisperdancer discordamos em relação à agradabilidade de condução do A6 B6 PD130 em cidade.

                  Ele prefere a versão de 5v, eu a de 6v.
                  Estás a dar-me razão portanto


                  O modus, não é que não faça uma velocidade max. decente, o problema é que vamos com a rotação la em cima a 140 kms h. e torna-se chato de ouvir depois de 200 kms nessas condições, para alem do desgaste motor e consumos.

                  Em relação ao C-MAX e como ja referí, sempre que andava em AE pensava o mesmo, falta-lhe aqui uma 6ª.


                  Faço varias viagens por ano acima dos 300 kms e a mim faz-me diferença. todos os carros que tive ou conduzi com 6v. adaptam-se mto melhor às condições de AE, que é onde fazemos as viagens nos dias de hoje.
                  Editado pela última vez por ARMIC; 23 February 2011, 10:56.

                  Comentário


                    O GP de 90cv e depois é o que é..

                    Interessa é uma caixa bem escalonada, claro que uma 6ª pode ser agradavel e apesar de tudo gosto de ter uma no meu carro, mas a verdade é que a 6ª em certas situações não tem força e o resto da caixa parece que foi feita à medida de um carro com um motor maior e com mais força pois os fossos são enormes.
                    Mas isto é um exemplo, pode haver outros em que a caixa de 6 foi uma melhoria.


                    O Corsa não ter ponteiro de temperatura para mim é ..

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                      nunca achei esse sistema muito inteligente porque em AE por exemplo a direcção é sempre leve demais
                      Tal como ja foi dito, a direcção fica mais "dura" com o aumento da velocidade. Podes ter aquilo sempre ligado que não há stress!

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                        Carro Francês que se preze, trás medidas de pneus malucas.
                        Exactamente, depois mete-se pneus a 170€ (continental - 195/16)

                        Ou seja desce-se a qualidade e mete-se a 80/90€

                        Comentário


                          A questão das jantes enormes (a maior parte das vezes apenas para efeitos estilísticos), é uma das muitas parvoices do mundo automóvel...no fundo são coisas que o comprador valoriza muito no acto da compra mas que não pensa (e os próprios vendedores também chutam a bola para canto) depois durante o período de vida últil do automóvel nos seus custos de substituíção e manutenção!!! É o caso das ópticas enormes, sensores para toda e qualquer função, carroceria cheia de mariquices, etc...

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por 1977 Ver Post
                            Exactamente, depois mete-se pneus a 170€ (continental - 195/16)

                            Ou seja desce-se a qualidade e mete-se a 80/90€
                            Tão caros (os de gama baixa)? O belo do Nankang arranja-se por volta dos 70€ , ou menos...

                            O preço dos pneus é absurdo, mas a jante de 16 confere um comportamento muito mais seguro a curvar ao Clio III.

                            Quanto às maiores parvoices, elejo a falta de indicadores de temperatura e a sua consequente subsituição pela luz do "já foste!!".

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                              Tão caros (os de gama baixa)? O belo do Nankang arranja-se por volta dos 70€ , ou menos...

                              O preço dos pneus é absurdo, mas a jante de 16 confere um comportamento muito mais seguro a curvar ao Clio III.

                              Quanto às maiores parvoices, elejo a falta de indicadores de temperatura e a sua consequente subsituição pela luz do "já foste!!".


                              Nankang é só se nao tiveres amor à vida !! Prefiro meter uns usados lol

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por jjmaia Ver Post
                                Passados 4 páginas ainda não percebeste que existem quintas tão longas como algumas sextas? Se um carro tiver uma quinta muito longa não precisa de uma 6ª para nada.
                                Ja, só que para isso tens o carro a pastar nas primeiras rel. ou então tens uma 5ª tão longa que não desenvolve, será que ainda não percebeste isso

                                Actualmente fazem-se mtos kms em AE com médias altas, e é por essa razão que cada vez mais carros vêem equipadas com cx de 6v.outra coisa é encarecerem o prod. final, mas repito, quando tive o C-MAX 110 cv sentí que lhe faltava uma 6ª nas viagens AE.

                                E para que se perceba de uma vez por todas, vou explicar de outra forma... se eu podia viver com cxs de 5v. podia ! mas não era a mesma coisa.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                  Nankang é só se nao tiveres amor à vida !! Prefiro meter uns usados lol
                                  Pois, a minha namorada pôs, é o que dá não ir comigo à casa de pneus .

                                  Já dei o meu feedback no tópico dos pneus, basicamente em seco cumprem a sua função, permitindo até uma condução agressiva, já em molhado tem que ser pé MUITO ligeiro.

                                  O problema daquela medida é que eles antes de acabarem o rasto, já se encontram com bolhas nas laterais , sejam de que marca forem.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                    Tão caros (os de gama baixa)? O belo do Nankang arranja-se por volta dos 70€ , ou menos...

                                    O preço dos pneus é absurdo, mas a jante de 16 confere um comportamento muito mais seguro a curvar ao Clio III.

                                    Quanto às maiores parvoices, elejo a falta de indicadores de temperatura e a sua consequente subsituição pela luz do "já foste!!".

                                    Meter Nankang ou andar apenas com a jante deve ser parecido

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por MaCarvalho Ver Post
                                      Tal como ja foi dito, a direcção fica mais "dura" com o aumento da velocidade. Podes ter aquilo sempre ligado que não há stress!
                                      Exactamente, em cidade é um mimo o City, acima de uma certa velocidade desliga.

                                      Depois em AE o GP vai ficando com a direção mais pesada..

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                        Pois, a minha namorada pôs, é o que dá não ir comigo à casa de pneus .

                                        Já dei o meu feedback no tópico dos pneus, basicamente em seco cumprem a sua função, permitindo até uma condução agressiva, já em molhado tem que ser pé MUITO ligeiro.

                                        O problema daquela medida é que eles antes de acabarem o rasto, já se encontram com bolhas nas laterais , sejam de que marca forem.
                                        Bem isto é "assustador" (O clio da minha é preto) A minha mulher tambem meteu Nankang no clio dela..... tambem foi sozinha.......... e de facto em seco são bons em molhado não experimentei ainda...!

                                        Comentário


                                          Porque é que para abrir a mala é necessário enfiar os dedos na ranhura

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por 1977 Ver Post
                                            Bem isto é "assustador" (O clio da minha é preto) A minha mulher tambem meteu Nankang no clio dela..... tambem foi sozinha.......... e de facto em seco são bons em molhado não experimentei ainda...!
                                            O clio da minha também é preto (comercial DCI 105) , mas a minha foi com o pai .

                                            Não te estiques em molhado, a minha namorada ganhou medo aos pneus porque recentemente o carro fugiu-lhe no acesso da A1 à Ponte de Benavente (Sul-Norte), eu nem lhe disse que é normal porque o problema é da junta de dilatação que tem uma dimensão absurda e não do carro, a ver se da próxima ela mete pneus como deve de ser .

                                            Ali o problema não é dos pneus, porque quando chove a maioria dos modelos lá escorrega.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por MJAG Ver Post
                                              A supressão do manómetro da temperatura do liquido de refrigeração.

                                              Chato: quando a luz acende, normalmente é tarde demais.

                                              [ATTACH]93840[/ATTACH]

                                              Já sei que o Astra tem essa função num menu escondido mas... não é a mesma coisa.

                                              Muitos outros carros de outras marcas aderiram a esta moda (que não é nova!)
                                              No Seat Ibiza acontece a mesma coisa.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por RAD Ver Post
                                                Percebo porque tiveram de o fazer (falta de espaço na porta), mas quando apareceu também torci o nariz.
                                                É mais uma questão de custos, há carros mais pequenos (Fiat Panda por exemplo) que têm vidros de abrir mesmo.

                                                Se reparares há inumeros "truques" para poupar alguns euros ou até centimos no fabrico destes citadinos.

                                                Comentário


                                                  O meu Volvo 850 R "só" tem 5ª velocidade e nunca dei por mim a precisar de uma "6ª". Tudo depende da relação da caixa e do motor em si. Não podemos generalizar!

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por MrCeedSW Ver Post
                                                    É mais um extra que se cobra se quiseres uma roda!!!!
                                                    Varios carros não permitem por não ter espaço...por exemplo...o Toyota Verso que é um Monovolume...teoricamente com montes de espaço...não pode ter roda extra porque não entra no compartimento.

                                                    Foi uma das coisas que me fez escolher outro carro...(obviamente não foi SÓ isso...mas ajudou)

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Zizo Ver Post
                                                      Porque é que para abrir a mala é necessário enfiar os dedos na ranhura

                                                      Para ficar mais jolie

                                                      Regra geral, os carros italianos sacrificam practicidade em função do design.
                                                      Editado pela última vez por ARMIC; 23 February 2011, 11:00.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por ARMIC Ver Post
                                                        Estás a dar-me razão portanto
                                                        Não, não estou.

                                                        Burro fui eu que depois do user topspeed não te ter conseguido abrir os olhos pensei que conseguia.

                                                        Mas já vi que não vale a pena.

                                                        Comentário


                                                          VOLANTE_640x480.jpg

                                                          O volante de centro fixo. Mas parece que a própria Citroën já reconheceu a inutilidade do conceito...

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Zizo Ver Post
                                                            Porque é que para abrir a mala é necessário enfiar os dedos na ranhura

                                                            Esta já vi e devo dizer que não foi uma ideia muito feliz! Uma solução do tipo abrir e puxar através do simbolo seria muito melhor!

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                                                              Não, não estou.

                                                              Burro fui eu que depois do user topspeed não te ter conseguido abrir os olhos pensei que conseguia.

                                                              Mas já vi que não vale a pena.
                                                              Não me venhas com estorias, tenho carta desde 1986, ja me fartei de conduzir carros só com 4v. quando 5ª era novidade e metade da minha vida andei com 5v. por tanto sei perfeitamente do que estou a falar, mas parece que só vais perceber do que falamos no dia em que tiveres um carro com cx de 6v. a não ser que vivas na Madeira ou mesmo em Porto Santo, aí com 4v. chegam e sobram
                                                              Editado pela última vez por ARMIC; 23 February 2011, 11:58.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X