A 4, 5 ou 6 7 e agora 8 velocidades dependem da rotatividade do motor, se for um motor pouco rotativo com o 4.6 V8 de 230 Cv do crown victoria, town car, grand marquis, etc. vendidos nos EUA até só tem 4 assim como o chevrolet impala, mas são automáticos e a caixa é longa.
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Originalmente Colocado por MJAG Ver PostEsta graduação dos velocímetros (10, 30, 50, 70... em vez dos tradicionais 20, 40, 60, 80...) e a disposição em semi-círculo dos números.
[ATTACH]93824[/ATTACH]
Uma especialidade francesa e agora também em alguns carros italianos. Irritante.Originalmente Colocado por MJAG Ver Post[ATTACH]93828[/ATTACH]
O painel de instrumentos central.
Nunca compraria um carro com isto!
Ambas as coisas que tb não gosto de ver.
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Originalmente Colocado por ARMIC Ver PostÉ leve até leve de mais com o smart em andamento, quando estamos a estacionar num sitio apertado e a virar com o carro parado não é propriamente a coisa mais rapida que existe, tendo em conta a diferença com o resto dos carros.
Eu tive um smart dos antigos, não sei se tens dos novos e ja melhoraram alguma coisa, mas certo é que se ha carro onde a dir. asist. faz sentido é num que anda o dia todo a estacionar em sitios minusculos.
Se achas que o Smart tem uma direcção pesada, nem queiras conduzir em cidade uma Toyota Dyna 250 sem direcção assistida. Aí sim... tinhas de comer espinafres ao pequeno almoço, ao almoço e ao jantar!
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Originalmente Colocado por ARMIC Ver PostContesta o que quiseres, por mim estás à vontade
Vou dar um ex. mais claro, a minha mãe tem um MODUS 1.6 gasolina só com 5v, aquilo na AE a 140 kms h dá a mesma impressão que no MiTo em 6ª a 210 kms
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Originalmente Colocado por topspeed Ver PostMais uma vez estás a referir carros que não têm nada a ver...
Já alguma vez experimentaste dois carros do mesmo modelo, com o mesmo motor e um com cx de 5 e outro de 6 ?
Não leves a mal, eu em muitos casos também prefiro caixa de 6, mas não concordo com a generalização
Também há carros a gasolina (actuais) que a velocidade de ponta é alcançada em 4ª e que em 5ª perdem velocidade e esta só serve para consumos...
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Originalmente Colocado por topspeed Ver PostMais uma vez estás a referir carros que não têm nada a ver...
Já alguma vez experimentaste dois carros do mesmo modelo, com o mesmo motor e um com cx de 5 e outro de 6 ?
Não leves a mal, eu em muitos casos também prefiro caixa de 6, mas não concordo com a generalização
Também há carros a gasolina (actuais) que a velocidade de ponta é alcançada em 4ª e que em 5ª perdem velocidade e esta só serve para consumos...
Antigamente para fazer uma viagem LX Porto nem precisavamos de uma 5ª ja que tinhamos que abrandar e ultrapassar o tempo todo.
Hoje em dia para fazer a mesma viagem e se tivermos sorte até conseguimos ir em cruise a 140/160 a maior parte do trajecto e é aqui onde uma 6ª faz toda a diferença, menos ruido, menos consumo, menos desgaste motor para alem de um melhor aproveitamento noutras condições, se não fosse assim nem existiam cxs de 6v.
Que sai mais caro, sim, uma cx de 6 é sempre um pouco mais cara que uma de 5, mas a meu ver compensa, mas se calhar para quem vive na Madeira ja não
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Originalmente Colocado por catlike Ver Postestou como o topspeed esta a comparar carros que nada tem haver um com o outro
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Originalmente Colocado por LUSOPOWER Ver PostFaz sentido a condutores com muito pouca força nos braços, como é o teu caso. O Smart que eu conduzi era mesmo dos antigos e a direcção assistida é perfeitamente dispensável.
Se achas que o Smart tem uma direcção pesada, nem queiras conduzir em cidade uma Toyota Dyna 250 sem direcção assistida. Aí sim... tinhas de comer espinafres ao pequeno almoço, ao almoço e ao jantar!
Vamos la ver o teu SMART era este modelo igual ao meu
É pá, es mais um a desconversar, se comparas a direção dum SMART parado com qq carro com direção assist. não tem nada a ver e é isso que pus em causa, por outras palavras, se ha um carro que devia facilitar nesse aspecto é precisamente o SMART que foi feito especificamente para estacionar em gavetos.
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Originalmente Colocado por MadDragon Ver PostEu acho é que já se está a exagerar no tópico há muito.
A pior de todas é a numeração dos velocímetros em números ímpar.
Qual é a mesmo o problema da numeração?
E como quando se fazia outrora que era de uma dezena em uma dezena?
Até ficava uma maravilha.
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Originalmente Colocado por ARMIC Ver PostÉ pá, es mais um a desconversar, se comparas a direção dum SMART parado com qq carro com direção assist. não tem nada a ver e é isso que pus em causa, por outras palavras, se ha um carro que devia facilitar nesse aspecto é precisamente o SMART que foi feito especificamente para estacionar em gavetos.
E depois diz que os outros estão a desconversar!
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Então mas será que a força necessária para a direcção não assistida no smart não possa ser uma coisa subjectiva e o assunto ficar resolvido?
Para mim também não preciso sensores estacionamento, mas adoro bancos aquecidos. Não houve até agora ninguém que eu conheça que partilhe da minha opinião e também não forço ninguém a gostar mais de bancos aquecidos.
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Originalmente Colocado por LUSOPOWER Ver PostÉ que não tem mesmo nada a ver e nem sequer podes estabelecer uma comparação desse tipo. O Smart tem um conceito puramente citadino e graças às suas caracteristicas estruturais e técnicas, nem precisa de DA. Tão simples quanto isto.
E depois diz que os outros estão a desconversar!
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Originalmente Colocado por vindaloo Ver PostEntão mas será que a força necessária para a direcção não assistida no smart não possa ser uma coisa subjectiva e o assunto ficar resolvido?
Para mim também não preciso sensores estacionamento, mas adoro bancos aquecidos. Não houve até agora ninguém que eu conheça que partilhe da minha opinião e também não forço ninguém a gostar mais de bancos aquecidos.
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Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver PostUm coisa que acho um pouco estupida nos automóveis actuais é os pneus 195 para jante 16, são caros e raros.
Acho que para jante 16'' devia ter 205 e 195 para 15''
O exemplo que falo é o Renault Clio 1.5 DCi Dynamic S
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Originalmente Colocado por catalao Ver PostÉ só Deuses da condução.
Tenta arrancar num semáforo de uma inclinação bem acentuada e de preferência num gasolina com esse travão de mão, a ver se tens coragem de arrancar em simples ponto de embraiagem.
Só faz comichão a quem fica com macaquinhos na cabeça com algo tão insignificante.
Já vi numa Toyota Hiace de 92, um interruptor com 3 posições que são: "Level", "Check" e "Bulb". Para que servem?
nunca uso o travao de mao, isso e de estar habituado a usar sempre o travão de mao a auxiliar o arranque porque quem esta habituado arrancar sem travão de mao arranca bem.
ja deixei o carro descair, ir a baixo com a/c ligado e descair arrancar em terceira ir a baixo e descair acontece , num carro a diesel moderno ja nao e como os antigos. os corsas 1.3cdti com a/c ligado e facil deixar descair e ir mesmo abaixo o arrancar.
para mim isso nao e desculpa para dizer que o travão e mau.
Quando se vai tirar carta nao se pode usar o travão de mão
e não sou nenhum deus da condução se nao era piloto de carros e nao sou ;)
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Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver PostUm coisa que acho um pouco estupida nos automóveis actuais é os pneus 195 para jante 16, são caros e raros.
Acho que para jante 16'' devia ter 205 e 195 para 15''
O exemplo que falo é o Renault Clio 1.5 DCi Dynamic S
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Originalmente Colocado por hawkehz Ver Postnos clios com jante 15' vem com 185 que e uma medida muito cara depois la se tem de alterar para os 195 para ficarem mais baratos xD
Mas as jantes 15 do clio são uma belissima porcaria, já as 16 são muito bonitas
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Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver PostTalvez por isso venha um Fairway em vez de um Dynamic S cá para casa, é que os 195/16 são mesmo raros e caros ao que parece
Mas as jantes 15 do clio são uma belissima porcaria, já as 16 são muito bonitas
E se é para vir novo, pede logo com a homologação de uma medida mais simpática.
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Originalmente Colocado por DeCeIi Ver PostFalou sem nunca ter andado num Smart, pelo menos é o que me pareceu...
Curiosamente, nunca se proporcionou um roadtest a um Smart... hum...
Acho apenas estranho.
Já conduzi e tive carros sem direcção assistida, e o único que experimentei em que era realmente necessário comer antes um bife com ovo a cavalo para manobras de estacionamento, foi um Corsa B 1.5TD. Foi aí que aprendi que manobras de estacionamento, é fazê-las sempre com o minimo de movimento nas rodas para facilitar
Tendo em conta o peso e layout do Smart acho estranho essa dificuldade.
Quantas voltas são de topo a topo? No caso do meu antigo Uno e Fiesta, eram umas intermináveis 4 voltas, o que permitia lidar com essa questão do peso.
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Continuando com os outros temas do tópico, também considero o sistema City da Fiat uma idiotice de todo o tamanho, quando as suas DA's já são tão leves. Já passaram imensos carros com isso aqui por casa, e nunca foi utilizado. Completamente desnecessário.
Só uma nota em relação ao funcionamento da mesma: como é demasiado leve, o que poderia provocar problemas a velocidades elevadas, a mesma desliga-se a partir de uma certa velocidade, se não estou em erro costumavam ser 70km/h.
(Ando às turras com as DA da Fiat desde o primeiro Punto. Nunca descobriram como transmitir info às mãos do condutor através do volante. É playstation no seu ... pior)
E continuando na Fiat, já que existem por cá sempre exemplares da marca, no Punto Evo Sport que anda por cá, porque é que é que aquilo traz uma faixa quase imperceptivel de Led acima do porta luvas? Não contribui em nada para a minha felicidade, não tem função, e nem sequer fica bem como decoração. Está a apenas ali, a consumir desnecessariamente energia.
Porque é que no Stilo,as costas do banco do condutor e o assento não estão em sintonia quando o regulamos em altura? À conta disso, nunca encontrei posição de condução minimanente confortável, e ainda andei bastante com eles.
Mais coisas parvas. A 2ª chave num Veyron para se dar 400km/h.
O modo de arranque de alguns carros, que além da chave têm botão.
Botões "sport" em carros desportivos.
Como isto é sobre coisas parvas, vou deixar automóveis inteiros de parte
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Originalmente Colocado por MJAG Ver PostEsta graduação dos velocímetros (10, 30, 50, 70... em vez dos tradicionais 20, 40, 60, 80...) e a disposição em semi-círculo dos números.
[ATTACH]93824[/ATTACH]
Uma especialidade francesa e agora também em alguns carros italianos. Irritante.
De qualquer forma, esse grafismo é de um gajo se
Originalmente Colocado por MJAG Ver PostDepende! No caso do GPunto Sport com jante 17 é impossível ter roda de reserva!
Não tem espaço.
Originalmente Colocado por MJAG Ver Post[ATTACH]93828[/ATTACH]
O painel de instrumentos central.
Nunca compraria um carro com isto!
Originalmente Colocado por MJAG Ver PostA supressão do manómetro da temperatura do liquido de refrigeração.
Chato: quando a luz acende, normalmente é tarde demais.
[ATTACH]93840[/ATTACH]
Já sei que o Astra tem essa função num menu escondido mas... não é a mesma coisa.
Muitos outros carros de outras marcas aderiram a esta moda (que não é nova!)
Originalmente Colocado por LuisMiguelC Ver PostDe qualquer forma não é uma questão de noção ou não. É olhar para o painel e ver se a luz está ligada ou verificar com a manete. Há um cérebro para utilizar
Originalmente Colocado por ARMIC Ver PostVou dar um ex. mais claro, a minha mãe tem um MODUS 1.6 gasolina só com 5v, aquilo na AE a 140 kms h dá a mesma impressão que no MiTo em 6ª a 210 kms
Originalmente Colocado por MJAG Ver PostUm carro de 5 portas em que os vidros de trás abrem em compasso, como se um de 3 portas se tratasse. Anti-natura...
[ATTACH]93848[/ATTACH]Editado pela última vez por RAD; 22 February 2011, 23:28.
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Originalmente Colocado por ARMIC Ver PostCaixas de 5 v. em carros com potencias acima de 90 cv.
Não faz sentido tantos modelos com potencias suficientes e que fazem longos percursos em AE com alguma regularidade virem sem caixa de 6v.Originalmente Colocado por ARMIC Ver PostPodes discutir por discutir o que quiseres mas 6 é sempre melhor que 5 quando fazemos AE com fartura, coisa normal com tantas AEs que temos na actualidade.
Se fosse ha uns anos em que só iamos em AE até Vª Franca de Xira, ai tudo bem mas hoje em dia só se faz AE/SCUT para todo lado.
Existem n carros com caixa de 5v e motores diesel 1.6 actuais em que a 5ª é mais longa que a 6ª do teu MiTo, por isso, logo aí, o teu argumento cai por terra.
Em cidade é que podem perder em agradabilidade de condução, mas isso são outros 500.
Originalmente Colocado por ARMIC Ver PostPois eu lembro-me da C-MAX tdci 110 cv. em viagem a pensar que falta que lhe fazia uma 6ª.
Ja quando passei para a S-MAX com 6v. a coisa mudou para melhor significativamente em cruise a 140 kms h e 2500 rm.Originalmente Colocado por ARMIC Ver PostContesta o que quiseres, por mim estás à vontade
Vou dar um ex. mais claro, a minha mãe tem um MODUS 1.6 gasolina só com 5v, aquilo na AE a 140 kms h dá a mesma impressão que no MiTo em 6ª a 210 kms
Nesse caso C-Max vs S-Max é bastante normal que tenhas preferido a S-Max pois o 1.8 TDCi tem mais "músculo" que o 1.6 (ainda que montado num carro mais pesado e menos aerodinâmico).
Isso e a 6ª do mesmo é, de facto, mais longa que a 5ª da C-Max.
Mas isso é apenas UM EXEMPLO, não é regra.
Já falando do Modus:
Se tivesse 6ª, sendo a mesma mais longa que a 5ª da versão de 5, então o carro ainda morreria mais, precisamente em AE.
Se as subidas em AE com um carrito desses já devem ser um "ai jesus", imagino com uma caixa mais longa...
PS: Não sabia que havia Modus com um motor tão "grande". Sempre pensei que só se vendesse com o 1.2 otto e o 1.5dCi.
Isso não terá sido uma gralha tua ?
Aliás o que não faltam são exemplos em que a caixa de 6v não é necessariamente melhor e, vê lá tu, até existe um caso em que a versão de 5v é indiscutivelmente melhor.
Sabes de que caso falo ??
Astra 1.3 CDTi.
Na modelo anterior (com caixa de 6v) o carro era horrível devido aquelas terríveis "baixas". Já o actual com "apenas" 5v está muito mais redondo e agradável, ainda que a puxar não ande mais que a versão anterior, se bem que isso também se deve ao facto do Astra J ser mais pesado que o H.
Originalmente Colocado por topspeed Ver PostSe achas assim tão importante a 6ª, o carro que me ocorre para comprovares como essa teoria não tem tanto sentido como pensas é o A4 B6 PD130 com caixa de 5 e caixa de 6. Experimenta um e outro e vê se a 6ª faz falta... Ou então se um user que tem estes modelos nas duas variantes passar por aqui, agradeço que deixe a sua opinião que sempre é mais fidedigna.
O mais engraçado é que é precisamente em AE que não existem diferenças mas sim em cidade.
Isto de se falar de cor, caso do ARMIC, tem destas coisas...
Originalmente Colocado por topspeed Ver PostDepois podia falar de escalonamento de caixas, binários etc...
Para finalizar, acho que falta aqui dizer uma coisa:
Isto das caixa de 6v é também um argumento de marketing, não esquecer isso.
Aliás se não fosse isso provavelmente carros como, por exemplo, 320d E46 150cv, A4 PD130, Honda Accord 2.2 diesel nunca teriam recebido caixas de 6v.
Em que qualquer deles, não há grandes vantagens na caixa de 6v, quer em termos de performance, quer em termos de consumos.
Aliás, em teoria, as versões de 5v são inclusive melhores e em ambos os parâmetros.
A vantagem mais óbvia que encontro nas versões de 6v é talvez apenas uma ligeira maior agradabilidade de condução devido ao menor fosso entre cada mudança.
Mas mesmo isso não é um consensual tanto que, por exemplo, eu e o user Whisperdancer discordamos em relação à agradabilidade de condução do A6 B6 PD130 em cidade.
Ele prefere a versão de 5v, eu a de 6v.Editado pela última vez por ClioIIIRS; 22 February 2011, 23:34.
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