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    #31
    Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
    Eu falo em injecção vir de fábrica, desenvolvida pela fábrica. E não uma adpatação. É dificil perceberes isso?
    E se eu te disser que o kit que vem de fábrica é EXACTAMENTE igual ao instalado after market, como tenho nos carros cá de casa ou noutro qualquer?
    Ou queres que as marcas automóveis desenvolvam também kits de GPL? Nem os injectores de gasóleo e de gasolina desenvolvem que são comprados a outras empresas especializadas nesses componentes, porque haveriam de o fazer com o GPL? Essa linha de pensamento é errada, tens de perceber isso. Tu e outros users que batem sempre nessa tecla sem qualquer fundamento!

    Injector para motor diesel (Bosch):



    Injector de GPL para motor otto (PRINS):


    Agora só te digo que se esses injectores XPTO common rail diesel avariam, tens de deitar mão aos cheques para reparar o carrinho ultra sensível.
    Compras um kit inteiro de GPL da BRC ou da PRINS (dos mais caros do mercado) por pouco mais de 600€, de outras marcas arranjas por volta de 300€. Kit completo!!!





    Autogasanlagen - Herzlich Willkommen im Autogas-Shop24 - dem Anbieter für Autogasanlagen und Zubehör


    É preciso dizer mais alguma coisa? Depois vêm para aqui falar de custos de reparação dos diesel iguais aos dos carros a GPL...Rezem enquanto isso não avaria porque a batelada na reparação é de fugir só em preço das peças, nem quero imaginar a mão-de-obra. Os injectores de GPL estão à vista, os do gasóleo ficam mesmo a mijar para dentro do cilindro e não é fácil fazer essa cirurgia...





    Mas cada um vê as coisas como quer, depois não se queixem que a benção common-rail afinal disparou o valor das reparações face aos diesel antigos feios, porcos e maus que ao menos eram fiáveis e de reparação comportável. Já assisti a trocas de injectores em motores diesel moderadamente recentes e a factura era assustadora. Nos common rail nem vale a pena falar, feliz da Bosch que mama à custa de quem quer ter um diesel hiper mega tech que lhe vai ficar muito mais caro a médio/longo prazo do que ter comprado um carro a gasolina.
    Editado pela última vez por GPL; 14 March 2011, 13:45.

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      #32
      Estes gajos são lixados, nem deixam chegar a segunda feira, domingo já estão a meter a moedinha

      Estou a pensar se me meto ao barulho ou esta semana tiro férias...

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por GPL Ver Post
        Vantagens de ter um carro a GPL

        REPORTAGEM: A vida sem gasolina | Económico

        Quem não gosta do GPL simplesmente porque não, vai arranjar sempre argumentos para deitar abaixo mesmo que a realidade (principalmente os preços actuais dos combustíveis, dos usados e tudo mais) não deixe margem para dúvidas. Isto também não dá para todos, ainda bem que alguns não querem

        Sobre a proibição e autocolante que tanta baba de raiva faz sorver por parte de quem é antiGPL e gosta de ver esses perigosos carros com a entrada barrada nos subterrâneos (ao passo que os seguros carros a gasolina e gasóleo entram) pode perder esse pretexto brevemente...


        "Está ainda em cima da mesa a eliminação de restrições que existem hoje ao uso de automóveis a GPL (combustível de gás alternativo ao petróleo), por exemplo nos estacionamentos subterrâneos, e o incentivo ao uso de pneus mais eficientes."

        Fonte:
        Grupo de trabalho quer penalizar excesso de velocidade e baixar passe da CP e Metro

        Mesmo quando as desculpas acabarem, haverá sempre alguém a cascar nos esquentadores que são quase sempre melhor negócio e compromisso a todos os níveis que as fritadeiras
        O meu contributo está dado, agora fico aqui a rir-me das desculpas do costume. Abasteci ainda esta semana a 68,9 cêntimos por litro sem descontos com GPL da Repsol.



        Divirtam-se a cascar no gás que ele espera por mim e por quem o usa bem baratinho na bomba, quer queiram quer não
        Fiquei com medo foi dos pneus mais eficientes.
        Será que estão a falar dos antigrip de baixo atrito?

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Gugul Ver Post
          Fiquei com medo foi dos pneus mais eficientes.
          Será que estão a falar dos antigrip de baixo atrito?
          Sinceramente não percebi bem em que medida estão a abordar o assunto.
          Mas não me cheira muito bem, não me admira que em prol da redução do CO2 e dos consumos sacrifiquem a segurança rodoviária!

          Comentário


            #35
            Bem desculpem a pergunta:

            Há algum carro que seja vendido pela fábrica só a funcionar a GPL?

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por LM Ver Post
              Bem desculpem a pergunta:

              Há algum carro que seja vendido pela fábrica só a funcionar a GPL?
              Já tinha sido mais que respondido.

              A resposta é não (nem a legislação permite, nem a rede de abastecimento se encontra suficientemente desenvolvida para que seja um investimento realista)!

              Comentário


                #37
                Eu não me estou a referir a Portugal. Refaço e melhoro a pergunta:

                Exceptuando os carros que a Toyota fabricou nos anos 70, exclusivamente para funcionar a GPL, há algum fabricante que construa esse tipo de viaturas?

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por LM Ver Post
                  Eu não me estou a referir a Portugal. Refaço e melhoro a pergunta:

                  Exceptuando os carros que a Toyota fabricou nos anos 70, exclusivamente para funcionar a GPL, há algum fabricante que construa esse tipo de viaturas?
                  Não conheço nenhum.

                  Nem há mercado que o justifique, é mais inteligente fazer como já fazem: vendem a bifuel para quem estiver interessado em usar GPL.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                    E se eu te disser que o kit que vem de fábrica é EXACTAMENTE igual ao instalado after market, como tenho nos carros cá de casa ou noutro qualquer?
                    Ou queres que as marcas automóveis desenvolvam também kits de GPL? Nem os injectores de gasóleo e de gasolina desenvolvem que são comprados a outras empresas especializadas nesses componentes, porque haveriam de o fazer com o GPL? Essa linha de pensamento é errada, tens de perceber isso. Tu e outros users que batem sempre nessa tecla sem qualquer fundamento!
                    Como já disse várias vezes, e não não sou fundamentalista diesel como tu és do GPL, equacionarei GPL quando vier de fábrica. Quando fôr uma solução pensada de inicio para o carro/motor pela marca. E não adaptações e enxertos. E quando o estacionamento for livre. Aí sim será uma hipótese a considerar. Como está hoje em dia.... Não.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por joaorif Ver Post
                      Alguns carros têm que sofrer umas pequenas alterações para funcionarem a GPL, nomeadamente lubrificante para as válvulas devido ao facto do gpl não ter as características lubrificantes da gasolina.
                      Por outro lado, ainda há pouco tempo os motores de injecção directa (tfsi, tsi e afins) não podiam funcionar exclusivamente a GPL, ou seja, na melhor das hipóteses teria de consumir 1L de gasolina a cada 100km.
                      Daí eu concordar que deveria haver uma aposta dos construtores no lançamento de automóveis a GPL.
                      Mas o ter de consumir 1 litro de gasolina a cada 100Km até resolve dois problemas, o inerente ao tipo de motor e à lubrificação das válvulas.

                      Este último só é necessário em carros que tenham válvulas macias e que já estão perfeitamente identificados. A utilização de 1 litro de gasolina cada 100Km reduz drasticamente essa necessidade.

                      O carro quando inicia a marcha é sempre a gasolina e só passa posteriormente para GPL. Esse espaço de tempo pode ser maior ou menor consoante esteja definido na centralina. Assim os injectores da gasolina vão sempre funcionar.

                      O carro que tenho foi comprado em 2003, foi instalado o GPL aos 50000 Km, hoje tem 230000 Km e nunca teve uma avaria, nunca precisei de mudar um injector da gasolina.

                      Eu e seguramente muita gente, continua a abastecer com GPL a 0.68 € o litro, mesmo que se tenha de gastar mais alguma gasolina continua sempre a valer a pena.
                      Editado pela última vez por LM; 14 March 2011, 15:18.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                        Como já disse várias vezes, e não não sou fundamentalista diesel como tu és do GPL, equacionarei GPL quando vier de fábrica. Quando fôr uma solução pensada de inicio para o carro/motor pela marca. E não adaptações e enxertos. E quando o estacionamento for livre. Aí sim será uma hipótese a considerar. Como está hoje em dia.... Não.
                        E, no entanto, continuas sem dizer, qual consideras ser, na prática, a diferença entre uma instalação "de fábrica" e uma aftermarket!

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                          #42
                          Originalmente Colocado por LM Ver Post
                          Mas o ter de consumir 1 litro de gasolina a cada 100Km até resolve dois problemas, o inerente ao tipo de motor e à lubrificação das válvulas.
                          A questão é que ele pode não estar disposto a usar gasolina!

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                            Como já disse várias vezes, e não não sou fundamentalista diesel como tu és do GPL, equacionarei GPL quando vier de fábrica. Quando fôr uma solução pensada de inicio para o carro/motor pela marca. E não adaptações e enxertos. E quando o estacionamento for livre. Aí sim será uma hipótese a considerar. Como está hoje em dia.... Não.
                            Por acaso, tirando pontuais excepções, o kit GPL aftermarket é semelhante ao de fábrica, porque a fábrica não monta kits GPL, manda os veículos (quase) prontos para um instalador com o qual já tenham contrato, eles metem o kit e devolvem à marca, para depois ir para o comprador ou para o stand já adaptado.

                            É verdade que poderão haver motores que por um ou outro motivo não sejam ideiais para funcionar a GPL, mas quando a própria marca disponibiliza os motores já adaptados (pode não o fazer cá, mas os motores são iguais aos que se vendem noutros países europeus), que mais prova queres que o motor foi pensado de início para funcionar com ele?

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                              Como já disse várias vezes, e não não sou fundamentalista diesel como tu és do GPL, equacionarei GPL quando vier de fábrica. Quando fôr uma solução pensada de inicio para o carro/motor pela marca. E não adaptações e enxertos. E quando o estacionamento for livre. Aí sim será uma hipótese a considerar. Como está hoje em dia.... Não.
                              Da forma que surges em todos os tópicos onde se fala de GPL, não há dúvida de que te dói a barriga. Tens gasóleo pago pela empresa no teu caso, muitos de nós (ou todos) que andamos a GPL não tem e pagamos tudo do bolso. Dá-nos um descanso por favor ok? É que não tenho dinheiro para atirar à rua e não posso justificar eternamente as tuas desconfianças face ao GPL. Não gostas não usas, se tivesses considerado estavas bem mais informado do que estás.

                              Posso-te dizer directamente que não existem instalações de GPL "de fábrica".
                              O Chevrolet Aveo, a Subaru Legacy, os Clios, os 206, os Grande Puntos, os Mitos, os Deltas, os Golfs e uma carrada deles vendidos por esse mundo fora , todos eles são convertidos por empresas dedicadas ao GPL ou fabricantes de kits e não pelas marcas dos carros.

                              Só que para ti e para muitos, como a marca os vende novos já com o sistema pensas que são eles a idealizar, fabricar e montar tudo e está tudo bem.
                              Os carros actualmente são uma carrada de peças provenientes de todos os cantos do mundo e de largas dezenas de países.
                              Os injectores de gasóleo que tu ou outro qualquer têm nos seus carros diesel são de um fabricante qualquer de peças, a marca do teu carro apenas os montou tal como se montam os kits de GPL por parte das empresas a quem as marcas entregam os carros. Por isso não te admires se o injector diesel da Bosch que fores comprar custa uma fortuna, a Renault lava as mãos do que eles queiram cobrar...
                              Esquece essa do "isto é Renault", ou "isto é Mercedes" ou "isto é VW".
                              São todos um puzzle com peças de todo o mundo, quase nenhumas delas de real arquitectura e fabrico por parte da marca, isso só existe em meia dúzia de marcas a nível mundial.
                              Não compras um Clio 100% da "Renault", compras um Clio uns 20 ou 30% da marca e o restante é fruto de uma data de empresas de componentes auto.
                              Editado pela última vez por GPL; 14 March 2011, 15:36.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                A questão é que ele pode não estar disposto a usar gasolina!
                                Não esquecer que a gasolina é, acima de tudo, um combustível, apenas também serve como lubrificante.

                                O que quer dizer que o litro de gasolina que entra para os cilindros arde e produz energia, logo o litro de gasolina que lá entra a mais é menos 1.x litros de GPL que o motor precisa para produzir a mesma energia (1l de gasolina há-de ser equivalente a ligeiramente mais de 1l de GPL porque a gasolina é mais densa).

                                Logo um motor que deveria queimar, digamos, 8l a gasolina, 10 a GPL, não vai queimar 10l de GPL + 1l de gasolina quando a funcionar a GPL, vai queimar 1l de gasolina e ~9 de GPL, que pode ser mais caro que só os 10 de GPL, mas a diferença não é nada de mais e certamente continua muito mais barato do que andar só a gasolina.
                                Editado pela última vez por SRLA; 14 March 2011, 15:38.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                  Montado a posteriori não é a mesma coisa. Mais, os motores estão desenvolvidos para a gasolina não para GPL. Falo em motores realmente pensados para GPL e não em adaptações. Eu também acho muita lei ridícula..... Mas temos de as cumprir....
                                  Os carros que se vendem cá já com GPL (Chevrolet agora e em tempos Subaru) não têm motores preparados para GPL...são motores a gasolina normais deles. Isso é uma falsa questão. Para determinados motores existem aditivos tipo flashlube para evitar desgaste prematuro de válvulas, etc...
                                  Ah, a Fiat em itália já tem uma gama de carros a gasolina, de origem já a GPL, bem assinalável e novamente estamos a falar dos mesmos motores a gasolina que cá também são vendidos por eles, mas sem GPL.
                                  Quanto à lei, já existe um novo ofício, mas que infelizmente ainda não foi publicado no DR...e assim sendo, ainda não vale como lei...

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                                    Da forma que surges em todos os tópicos onde se fala de GPL, não há dúvida de que te dói a barriga. Tens gasóleo pago pela empresa no teu caso, muitos de nós (ou todos) que andamos a GPL não tem e pagamos tudo do bolso. Dá-nos um descanso por favor ok? É que não tenho dinheiro para atirar à rua e não posso justificar eternamente as tuas desconfianças face ao GPL. Não gostas não usas, se tivesses considerado estavas bem mais informado do que estás.

                                    Posso-te dizer directamente que não existem instalações de GPL "de fábrica".
                                    O Chevrolet Aveo, a Subaru Legacy, os Clios, os 206, os Grande Puntos, os Mitos, os Deltas, os Golfs e uma carrada deles vendidos por esse mundo fora , todos eles são convertidos por empresas dedicadas ao GPL ou fabricantes de kits e não pelas marcas dos carros.

                                    Só que para ti e para muitos, como a marca os vende novos já com o sistema pensas que são eles a idealizar, fabricar e montar tudo e está tudo bem.
                                    Os carros actualmente são uma carrada de peças provenientes de todos os cantos do mundo e de largas dezenas de países.
                                    Os injectores de gasóleo que tu ou outro qualquer têm nos seus carros diesel são de um fabricante qualquer de peças, a marca do teu carro apenas os montou tal como se montam os kits de GPL por parte das empresas a quem as marcas entregam os carros. Por isso não te admires se o injector diesel da Bosch que fores comprar custa uma fortuna, a Renault lava as mãos do que eles queiram cobrar...
                                    Esquece essa do "isto é Renault", ou "isto é Mercedes" ou "isto é VW".
                                    São todos um puzzle com peças de todo o mundo, quase nenhumas delas de real arquitectura e fabrico por parte da marca, isso só existe em meia dúzia de marcas a nível mundial.
                                    Não compras um Clio 100% da "Renault", compras um Clio uns 20 ou 30% da marca e o restante é fruto de uma data de empresas de componentes auto.
                                    Não me estás a dizer como é composto um carro. (já trabalhei quer em fornecedores quer numa fábrica de automóveis). Sei bem o que é uma montagem de fábrica e uma monatgem que não é de fábrica. Por isso sei bem o que digo.
                                    E não tenho gasóleo de borla, tenho de o pagar do meu bolso. Tenho é a gasolina de borla para o astra.

                                    Comentário


                                      #48
                                      dci80, olha lá no vídeo as fábricas onde se montam os carros "de origem" a GPL:

                                      YouTube - TGR3 Leonardo - GPL e Metano in Europa

                                      YouTube - Jornal da Noite Edição de 28-03-2010 (GPL)

                                      Diz-me uma marca comum que tenha motores e respectivos componentes electrónicos, antipoluição e por aí fora 100% da marca que vende os veículos. É tudo uma salgalhada, essa conversa do "de origem" só serve em termos de teres garantia sobre o sistema de GPL. De resto se é montado na marca ou na BRC é exactamente a mesma coisa. Aliás, mais depressa o carro é bem adaptado na casa especialista em GPL do que na marca...
                                      Achas que a BRC ou qualquer instalador que coopere com uma marca automóvel se arrisca a fazer um serviço pior? É que nem pensar, ai deles se não o fazem ainda melhor do que a marca faria!


                                      O próximo caror do user topspeed

                                      YouTube - Audi S3 istallazione impianto GPL a liquido

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                        Sei bem o que é uma montagem de fábrica e uma monatgem que não é de fábrica. Por isso sei bem o que digo.
                                        Óptimo! Então, se é o caso, esclarece-nos lá das grandes diferenças (ou preferes guardá-las para ti?!).

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                          Óptimo! Então, se é o caso, esclarece-nos lá das grandes diferenças (ou preferes guardá-las para ti?!).
                                          Vou guardar para mim. É que nem vale a pena. Depois eu é que sou fanático. Digo que considero o Gpl e caem-me em cima.... ora se não dissesse....

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                            Vou guardar para mim. É que nem vale a pena. Depois eu é que sou fanático. Digo que considero o Gpl e caem-me em cima.... ora se não dissesse....
                                            Ora se dissesses alguma coisa...

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                              Vou guardar para mim. É que nem vale a pena. Depois eu é que sou fanático. Digo que considero o Gpl e caem-me em cima.... ora se não dissesse....
                                              Quem considera o GPL tem de mostrar estar minimamente informado e já participaste em tópicos suficientes sobre o tema para estares informado.
                                              É que já foram uns quantos e isto está debatido até à exaustão, eu próprio já estou farto de dizer sempre a mesma coisa. Não é ser fanático, as coisas são como são!
                                              Já viste se vou para todos os tópicos dos diesel a dizer que gastam 20 litros aos 100, partem turbos sempre que vão à auto-estrada e a fap é mudada uma vez por mês?
                                              Não vou à bola com eles e não comprava um carro desses, mas há limites para admitir o que é a realidade e o que são mitos como se vê constantemente a propósito do GPL.
                                              Usem a pesquisa que não falta informação correcta sobre o tema e testemunhos de utilizadores. Para mitos e complexos já temos que cheguem cá em Portugal

                                              Comentário


                                                #53
                                                Não acredito. Como é que ninguém se lembrou disto?

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                                                  #54
                                                  Bem, respondendo ao primeiro post na minha opinião depende do uso do carro.

                                                  Mas antigamente antes destas 'opiniões' modernas os carros diesel que custavam mais na aquisição, essa diferença era reposta na revenda,por vezes acima da proporção até relativamente ao preço em novo. Com a vantagem de serem mais económicos durante a sua utilização. Os motores diesel são também mais duráveis e têm um período de vida maior. Como tal... mesmo que o preço do combustível seja o mesmo para mim continuaria a tentar optar por diesel porque oferece inegáveis vantagens económicas. Mais, mesmo um diesel com 150k km ainda tem uma aceitação forte no mercado, muita gente considera esta km, já em gasolina nem por isso. Há a noção de que é um carro mais acabado.

                                                  Quanto a super manutenção dos diesel que já vi aqui inúmeras vezes no fórum... não sei a que se referem, especialmente com toda a nova geração de motores gasolina turbinados... que acabam mais cedo.

                                                  E por fim quanto ao gás, só equacionaria num carro médio. A alteração ao carro é irreversível (ficam os buracos), a sua instalação é cara, existe o condicionamento do abastecimento, existe o condicionamento do estacionamento subterrâneo importante, e ainda os fracos valores de retoma por equivalentes diesel. E como se pode ver aqui até pelo fórum... muita gente foge do GPL, logo seria um carro apenas com interesse para usufruir no momento sem pensar mais para a frente, e não me revejo somente nas vantagens de andar mais alguns km pelo mesmo dinheiro, pois há facturas que se pagam mais caras.

                                                  Não sou eu que faço o mercado, e nem sempre me identifico com as suas leis, mas faço um esforço para o ter em conta e tentar jogar com ele o mais a favor possível já que infelizmente não sou comprador do tipo de carros que valoriza.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por vindaloo Ver Post
                                                    Quanto a super manutenção dos diesel que já vi aqui inúmeras vezes no fórum... não sei a que se referem, especialmente com toda a nova geração de motores gasolina turbinados... que acabam mais cedo.
                                                    Dizes tu!

                                                    Ainda ninguém demonstrou nada que aponte sequer para isso.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                                      Dizes tu!

                                                      Ainda ninguém demonstrou nada que aponte sequer para isso.
                                                      nem os diesel andam sempre a avariar como aqui muitos querem fazer passar.....

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                                        Como já disse várias vezes, e não não sou fundamentalista diesel como tu és do GPL, equacionarei GPL quando vier de fábrica. Quando fôr uma solução pensada de inicio para o carro/motor pela marca. E não adaptações e enxertos. E quando o estacionamento for livre. Aí sim será uma hipótese a considerar. Como está hoje em dia.... Não.
                                                        Sendo assim ja podias ter um carro a gpl á muito tempo a volvo vendia carros bi-fuel V70 S40 e V40
                                                        Volvo Bi-Fuel Road Tests

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                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por joaoabreu Ver Post
                                                          Sendo assim ja podias ter um carro a gpl á muito tempo a volvo vendia carros bi-fuel V70 S40 e V40
                                                          Volvo Bi-Fuel Road Tests
                                                          A venda cá em portugal? E não eram adaptações manhosas?

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                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                                            A venda cá em portugal? E não eram adaptações manhosas?
                                                            Quem é que faz delas "adaptações manhosas". Tu?

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                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                                              A venda cá em portugal? E não eram adaptações manhosas?
                                                              Julgo que a Volvo sempre vendeu cá um ou outro modelo a GPL, mas provavelmente só os modelos mais baratos (os únicos que teriam procura, e mesmo esses muito pouca).

                                                              Adaptações manhosas pela tua lógica são todas, como eu e outros já explicamos, a Volvo (tal como as outras marcas todas que vendem veículos a GPL) não instala kits de GPL, manda a instaladores particulares para instalar, e eles devolvem os carros convertidos.

                                                              Portugal ainda é um país muito fechado, com medo de tudo o que seja novo ou diferente (a não ser que venha de certos sítios bem definidos), por isso o aftermarket cá é quase inexistente e há o culto daquilo que é "de marca", mesmo quando o que é "de marca" é comprado pela tal marca a terceiros.

                                                              Por isso ainda hoje muita gente é comida de lorpa forte e feio, porque quando lhe avaria uma peça vai comprar a "da marca" e deixa lá 1000€...só para depois verificar que a tal peça "da marca" na verdade diz lá Bosch (por ex) e se tivesse ido comprá-la directamente à Bosch tinha trazido a mesmíssima peça por 400€...

                                                              Poderão haver instaladores manhosos a evitar, da mesma forma que há mecânicos manhosos para qualquer outro serviço, mas quem se informar minimamente saberá quais as casas que têm provas dadas de um serviço de qualidade - que só por coincidência (ou se calhar não) são as casas a que as marcas recorrem para converter os seus veículos a GPL "de fábrica".

                                                              Comentário

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