Um Lamborghini...
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O que é que vocês acham mais alemão? Um Seat Skoda ou um Opel Ford?
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Depende das peças que lá vão...têm de várias nacionalidades, independentemente de terem sido construídos, pensados e de marca do país X ou Y
Para mim o que importa mais é o local onde é pensado. Onde a filosofia subjacente ao carro reside e as inspirações que bebe, vêm na sua maioria do país onde é concebido e muito importante (e ainda não falado aqui) dos países/mercados para os quais é desenhado
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Originalmente Colocado por Nightlord Ver PostPara mim o que importa mais é o local onde é pensado. Onde a filosofia subjacente ao carro reside e as inspirações que bebe, vêm na sua maioria do país onde é concebido e muito importante (e ainda não falado aqui) dos países/mercados para os quais é desenhado
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Originalmente Colocado por Nightlord Ver PostDepende das peças que lá vão...têm de várias nacionalidades, independentemente de terem sido construídos, pensados e de marca do país X ou Y
Para mim o que importa mais é o local onde é pensado. Onde a filosofia subjacente ao carro reside e as inspirações que bebe, vêm na sua maioria do país onde é concebido e muito importante (e ainda não falado aqui) dos países/mercados para os quais é desenhado
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Vou falar do que conheço bem,
Os Opel (salvo o GT e o Antara) são desenhados, projectados, desenvolvidos, testados, criados, em Rüsselsheim, na Alemanha. A electrónica deles é Siemens e Bosch, a concepção, engenharia e padrões são tipicamente alemães. Apesar do patrão ser Americano, e destes receberem componentes de outras nacionalidades (motores, por exemplo), a base é alemã.
Naqueles que não são de origem alemã, notam-se perfeitamente as quebras, ou as diferenças, como é o caso do GT e do Antara, nos quais, para quem ‘lhes mexe’, percebe que não está perante um modelo 100% Opel – Alemão (isto já acontecia com o Frontera).
Estes últimos, como o Corsa D, Astra J e o Insignia também começam a ter demasiada base vinda da Chevrolet, e isso também se reflecte, mas ainda me parecem ‘Alemães’.
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Originalmente Colocado por DeCeIi Ver PostLembrei-me agora do MX-5... Onde se juntou a fiabilidade a um conceito Inglês...
Nota-se perfeitamente que o mx5 é um carro japuna (com o bom e mau que isso tem...já tive Honda e Toyota - sei bem o que "a casa" gasta ) mas a sua génese, a sua filosofia é o conceito inglês.
Simplesmente pegam no bom do conceito inglês, com toda a sua história, com toda o seu know-how de um bom sports car e dão-lhe o que um inglês é incapaz de lhe dar - consistência, atenção ao detalhe e à qualidade dos mesmos - o que leva à fiabilidade.
É um carro que mostra bem as suas origens e mais a sua filosofia de destino: Origem: Japuna. Mercado/Filosofia/Destino: Inglês
A Opel é outro caso. Nota-se bem alguns de génese alemã...outros nem tanto (Tubular, totalmente de acordo) -> já é uma marca mais "globalizada" -> são-no todas, actualmente.
Lembro-me de outro exemplo: Honda. Civics, todos concebidos com a mesma filosofia em mente - uns produzidos em Inglaterra, outros no Japão - Vêem-se bem as diferenças
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Originalmente Colocado por LinoMarques Ver PostA dúvida? A dúvida é que a Ford europeia é alemã!
Não encontro nada de génese alemã na marca. E não digo isto como ponto negativo nenhum - não sou dos que presta vassalagem aos logos só porque vêem de uma marca alemã
Considero uma Seat ou um Skoda (os mais actuais só) muito mais alemãs, por exemplo. Até porque aquilo é copy-paste Desvantagens para mim.
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Originalmente Colocado por Nightlord Ver PostPor acaso vejo a Ford Europe como Inglesa. Ou mesmo US.
Não encontro nada de génese alemã na marca. E não digo isto como ponto negativo nenhum - não sou dos que presta vassalagem aos logos só porque vêem de uma marca alemã
Considero uma Seat ou um Skoda (os mais actuais só) muito mais alemãs, por exemplo. Até porque aquilo é copy-paste Desvantagens para mim.
Agora (há já vários anos, aliás), a Ford Europa tem a sua sede na Alemanha, em Colónia, que tem total autonomia para desenvolver os seus modelos. E os Ford europeus são integralmente desenvolvidos na Alemanha por engenheiros alemães. A Ford europeia é tão americana como a Opel, então. Mas eu diria mesmo mais: a Ford europeia é até menos americana que a Opel... que todos continuam a considerar alemã!!!
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Originalmente Colocado por LinoMarques Ver PostNightlord, originalmente a Ford Europa tinha 2 "pólos", por assim dizer: um na Inglaterra, com modelos específicos (caso do "nosso" Cortina) e outro na Alemanha, como por exemplo o Taunus (que é até uma região alemã).
Agora (há já vários anos, aliás), a Ford Europa tem a sua sede na Alemanha, em Colónia, que tem total autonomia para desenvolver os seus modelos. E os Ford europeus são integralmente desenvolvidos na Alemanha por engenheiros alemães. A Ford europeia é tão americana como a Opel, então. Mas eu diria mesmo mais: a Ford europeia é até menos americana que a Opel... que todos continuam a considerar alemã!!!
E isto é visto no exemplo que o Tubular dá. A Opel tanto tem modelos com uma génese (não podemos dizer que são alemães - basta comprar com o 1.3CDTI e uma grande parte é Italiana) alemã -> uma robustez, um pisar de autobahn, virado para andar em frente, a velocidades de cruzeiro altas, etc.
A Ford na sua história recente - Ver Focus. Para mim tem uma génese muito mais Inglesa. O foco no handling, na agilidade das B Roads. Menos na robustez/qualidade apercebida.
É impossível dizer que é pelo gabinete de estilo...até porque os empregados (engenheiros ou não) que lá trabalham são cada vez mais de múltiplas nacionalidades - obedecem é a uma linha comum, a uma linha de estilo Por isso disse logo de inicio - Para mim a nacionalidade da marca é mais vista no "para quem o modelo X se destina" do que onde ele é concebido, muito menos ainda produzido, e ainda menos das peças que o compõem (que estas então são de múltiplas nacionalidades)
De uma forma geral...tirando modelos fora das suas raízes como sejam o Galaxy na Ford ou o Solstice, perdão GT, na Opel -> Ford Inglesa, Opel Alemã - isto para mim.
Na realidade, e se formos a ver pelos seus accionistas...nem Americanas devem ser. Que os capitais das mesmas andam a circular pelo mundo...e se calhar mais para o Oriente
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Originalmente Colocado por LinoMarques Ver PostA dúvida? A dúvida é que a Ford europeia é alemã!
A diferença é que no território europeu a Ford tem uma politica diferente do mercado norte-americano - adaptação dos produtos ao gosto europeu - à semelhança da Chevrolet que na europa também segue a mesma linha, mas neste caso os produtos são desenvolvidos e produzidos maioritariamente na filial da GM da coreia do sul.
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Originalmente Colocado por LinoMarques Ver PostNightlord, originalmente a Ford Europa tinha 2 "pólos", por assim dizer: um na Inglaterra, com modelos específicos (caso do "nosso" Cortina) e outro na Alemanha, como por exemplo o Taunus (que é até uma região alemã).
Agora (há já vários anos, aliás), a Ford Europa tem a sua sede na Alemanha, em Colónia, que tem total autonomia para desenvolver os seus modelos. E os Ford europeus são integralmente desenvolvidos na Alemanha por engenheiros alemães. A Ford europeia é tão americana como a Opel, então. Mas eu diria mesmo mais: a Ford europeia é até menos americana que a Opel... que todos continuam a considerar alemã!!!
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Cada vez interessa menos a nacionalidade de um veículo, quando, desde os anos 90, o foco tem sido sempre à volta do culto da marca. Basta recordar a altura em que a Mercedes abandona o clássico "Made in Germany" para passar a usar o "Made by Mercedes-Benz", para se perceber a mudança de paradigma (pouco tempo depois estavam a abrir uma fábrica nos EUA).
Deixa de importar a questão geográfica, para garantir um determinado conjunto de valores associados, e esses valores passam a vir associados ao simbolo ostentado.
O Culto da Marca no seu melhor.
Ainda conseguimos ver os valores alemães num Mercedes, mas cada vez mais associamos esses valores à marca em si. Temos modelos a serem produzidos nos EUA, por exemplo, com o simbolo da estrela. E no futuro? Motores Renault a equipar Mercedes. A questão é se a percepção desses valores e se o produto em si sai prejudicado pelo sitio em que é feito ou pela partilha de hardware com outras marcas que pouco partilham dos seus valores?
Tendo em conta o nivel de promiscuidade hoje em dia, discussões geográficas pouco interessam, onde vão surgindo cada vez mais modelos de carácter global, como por exemplo, o Chevy Cruze, que é vendido em todos os continentes, com diversos simbolos ou até o novo Focus que tenta agradar nos 2 lados do Atlântico.
Onde é que situam esses modelos mesmo?
Numa altura em que a marca é o foco de toda a discussão filosófica/ideológica para a associação de valores, a discussão geográfica pouco interessa, apesar de ainda hoje se manterem certas caracteristicas dos países originais das marcas que são apropriadas pelas mesmas, seja por questões históricas ou até porque apresentam certas vantagens no capitulo da credibilidade da mesma pelo mercado.
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Originalmente Colocado por Zer07 Ver PostDe Opel só tem a grelha, então para ti uma grelha faz todo um carro?
É lógico que existe estes casos ,e cada vez vão existir mais...
No meu caso poderei afirmar que tenho um produto 100% Europeu ou Coreano!?Neste momento o que tem o Ceed de Coreano ? Já agora aonde são fabricados/montados os motores CRDI/GDI?Alguém sabe?
Eu pessoalmente não ligo muito aonde um carro é desenhado ou porque quem é desenhado ,ou aonde é desenvolvido ou montado , o que me interessa é o produto final e claro que siga minimamente a gênesis da marca ,embora algumas já andam desvirtuadas!!
Cmp!
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Originalmente Colocado por WM Ver PostEntão segundo este tópico a TAP é brasileira...?
Qualquer dia levamos os carros ao psicologo porque nao sabem de que terra sao!
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Originalmente Colocado por PSL Ver PostA opel e´ do mais alemao possivel. Usa motores isuzu e motores fiat de origem alema, com os melhores cavalos bavaros.
A Opel fica perto de Frankfurt...estado de Hesse, penso eu. Ou então Baden-Wuttenberg
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Originalmente Colocado por Zer07 Ver Post
Os comerciais Renault/GM são desenvolvidos pela Renault e são fabricados pela GM em Inglaterra.
Esse de alemão tem mesmo Zero.
Ok tem o símbolo
Os interiores são desenvolvidos por exemplo so para a opel e a eletronica também.
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