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O "arrependimento" GPL

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    Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
    Sei perfeitamente tudo o que dizes. Agora se tem a ver com ser ou não poluente, e pela vossa guerra de estimação ao diesel, não pagaria o diesel muito mais do que paga?
    O diesel no EUA é mais caro do que a gasolina por ser considerado muito mais poluente, não tem as ajudas em termos de ISP como temos cá em Portugal em que é o chamado "combustível de trabalho" usado por Cayennes TDI e 535D da empresa.

    A California, outrora altamente poluída devido à circulação de vários veículos diesel, agora tem uma legislação apertadíssima. Para andares lá com o teu clio dci terias obrigatoriamente de instalar um filtro de partículas e um reservatório (e respectiva injecção) de ureia para atenuar as emissões de NOx.
    Algo complicadíssimo como isto que transformaria o teu carro num laboratório ambulante e extremamente dispendioso se quer se ecológico:


    http://www.atzonline.com/index.php%3...lloc=3/id=7810


    http://www.reladyne.com/products-ser...exhaust-fluid/


    No caso dos pesados:





    http://www.meca.org/cs/root/diesel_r...at_is_retrofit


    Ou seja, sendo o gasóleo mais caro que a gasolina lá e ficando a injecção de ureia bastante cara de manter (só compensa para transportadoras), além da manutenção obrigatório do FAP e observação minuciosa desse componente sempre que levavas o carro à inspecção.
    Por muito gastador que fosse o carro a gasolina que tivesses lá (então a propano que é o GPL de lá nem se fala), nunca te compensaria na vida andar a gasóleo. Mesmo na Europa cada vez compensa menos e cada vez se vai agravar mais essa tendência. Os preços actuais dos USA:




    Eles de facto conseguem fazer com que os carros a gasóleo sejam tão "limpos" como um a gasolina, o problema é que os particulares não se metem nisso porque só dá prejuízo. Agora cada estado é um estado e em alguns até se dão ao luxo disto:





    O gasóleo é um combustível muito mais sujo que a gasolina (que apenas precisa de um catalizador em bom estado para ser pouco poluente) e em relação ao GPL nem se fala. Todos nós cozinhamos em casa com a chama "à vista" e ninguém morre, certo?

    Ninguém (quer dizer, um colega meu optou e também tem um Prius) opta pelo GPL por ser menos poluente. Opta para poupar (algo que também vale a pena no caso do diesel em Portugal) ou então no caso de quem não está para gramar um diesel porque não pode gastar tanto dinheiro em gasolina mas gosta de ter um motor a gasolina (o meu caso e o de muitos).
    As políticas de qualidade do ar são da responsabilidade dos governos, a eles cabe-lhes fazer com que as cidades não sejam autênticas salas de chuto como já o foram várias do Estado da Califórnia e são cada vez mais muitas portuguesas.

    http://www.dn.pt/inicio/interior.aspx?content_id=638150
    http://ambiente.kazulo.pt/6187/lisbo...-na-europa.htm

    Nós estamos muito mal posicionados em termos de qualidade do ar e vamos sentir na pele os efeitos a curto prazo, 70% dos automóveis portugueses são já diesel e 9 em cada 10 novos também. Irresponsabilidade do governo? Pelo menos pouco querem saber da qualidade do ar, as notícias são alarmantes.
    O que entra sujo no motor para sair limpo tem de levar uma valente volta, o que entra limpo mais facilmente sairá também limpo. Para quê apetrechar o carro com dispositivos antipoluição para filtrarem combustíveis sujos, quando podiam prescindir deles ao usarem combustíveis limpos? Fica a questão, de momento vai de vento em popa o "tirar o miolo" do FAP e em relação à injecção de ureia seria igual. Mas o chico espertismo tinha de acabar, quando um combustível é limpo podem mexer à vontade no carro que não vão poluir mais se querem ganhar alguns cv ou binário
    Editado pela última vez por GPL; 01 May 2011, 00:33.

    Comentário


      Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
      apareça o 1º que mudou para GPL por razões ambientais.... Toda a gente muda por razões económicas. E se o GPL fosso o mais poluente? Mudavam na mesma. Portnato deixem-se de hipócrisias.
      Mas onde raio leste aqui que quem optou pelo GPL foi pelo ambiente? À falta de argumentos arranjas frases não ditas?

      Já foi dito mais que uma vez que cada faz a sua opção, se opto pelo GPL é normal que ache o diesel é menos compensatório... que guerrinhas do caraças...

      Comentário


        Já tenho a instalação de GPL para o meu carro marcada para a próxima semana.

        E sim, estou arrependido de usar GPL apenas nos últimos 11 anos, já devia ter começado a usar há mais tempo.

        Comentário


          Originalmente Colocado por GPL Ver Post
          ò GPL desculpa lá, mas por vezes as tuas respostas não fazem sentido, principalmente quando te referes ao diesel. Já não é a primeira vez que colocas videos e fotos de carros a diesel a fazerem uma fumarada desgraçada querendo fazer passar a ideia que todos os diesel fazem esse tipo de pouluição. Tal não é, de todo, verdade. De facto há palhaços que andam com repros e mais não sei o quê com os carros a fazerem uma poluição desgraçada, mas esses são uma minoria. Das pessoas que conheço com carros a diesel (e são bastantes) ninguém anda com essa fumarada. É verdade que por vezes se vêem os famosos Ibiza e golfs mais antigos a fazer uma fumarada dos diabos, mas esses são uns azeiteiros.

          Comentário


            a unica diferença na poluição diesel que se vê da que não se vê, reside apenas no tamanho das particulas, de resto não é muito diferente, pois o combustivel é o mesmo. alem de que já muita gente afirma que a que não se vê é mais prejudicial, pois sendo as particulas mais pequenas, também são mais facilmente inalaveis pelos humanos, como tal...

            Comentário


              Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
              Mas onde raio leste aqui que quem optou pelo GPL foi pelo ambiente? À falta de argumentos arranjas frases não ditas?

              Já foi dito mais que uma vez que cada faz a sua opção, se opto pelo GPL é normal que ache o diesel é menos compensatório... que guerrinhas do caraças...

              Como ja foi dito, basicamente 98% das pessoas que optam por GPL é pela poupança na altura do abastecimento e nao pelo ambiente.
              Editado pela última vez por Drifter; 01 May 2011, 21:40.

              Comentário


                Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                a unica diferença na poluição diesel que se vê da que não se vê, reside apenas no tamanho das particulas, de resto não é muito diferente, pois o combustivel é o mesmo. alem de que já muita gente afirma que a que não se vê é mais prejudicial, pois sendo as particulas mais pequenas, também são mais facilmente inalaveis pelos humanos, como tal...
                É um bocado logica saber que um Diesel que deita uma fumarada do caneco esta a queimar o triplo do combustivel que um Diesel que nao esta a deitar fumo a acelerar a fumo. Logo a poluiçao do que deita menos fumo é bastante melhor que um que deita a fumarada dessas Chevy's com 6L e V8 (algo que nem existe ca na Europa).

                Compreendo que um Diesel poluia muito mais (quem nao fuma que atire a primeira pedra), mas nao vamos generalizar. É certo que ha os ze do bone com as repro que valem por 10 carros a gasolina, mas isso nao é todo o Diesel.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por pcg2001 Ver Post
                  ò GPL desculpa lá, mas por vezes as tuas respostas não fazem sentido, principalmente quando te referes ao diesel. Já não é a primeira vez que colocas videos e fotos de carros a diesel a fazerem uma fumarada desgraçada querendo fazer passar a ideia que todos os diesel fazem esse tipo de pouluição. Tal não é, de todo, verdade. De facto há palhaços que andam com repros e mais não sei o quê com os carros a fazerem uma poluição desgraçada, mas esses são uma minoria. Das pessoas que conheço com carros a diesel (e são bastantes) ninguém anda com essa fumarada. É verdade que por vezes se vêem os famosos Ibiza e golfs mais antigos a fazer uma fumarada dos diabos, mas esses são uns azeiteiros.
                  pcg2001, se leres bem o que escrevi esses vídeos são relativos a alguns estados americanos onde é permitido esse tipo de poluição enquanto na Califórnia a legislação é muito mais apertada.

                  Taxar poluição automóvel é algo muito subjectivo, a Europa parece decidida a combater o CO2 com tudo o que pode e só agora há relativamente pouco tempo obrigou ao uso dos filtros de partículas. Sobre a injecção de ureia para anular o NOx não existe ainda nada (ao contrário dos EUA), também a partir desse momento ter um veículo diesel tornava-se inútil para o particular e ainda mais caro de manter para os profissionais.
                  As normas Euro6 já vão ser bastante mais agressivas face aos veículos diesel, obrigando a implementar ainda mais e mais complicados dispositivos antipoluição que encarecem tanto o custo do veículo como as manutenções e reparações.
                  Para um veículo diesel (que queima gasóleo, o combustível mais poluente) ser considerado "limpo" tem de levar com muito dispositivo antipoluição e manutenção desses dispositivos. No caso de um veículo a gasolina com catalisador (que seja) tudo fica muito mais fácil nesse aspecto. No caso do GPL nem se fala, então no caso de um veículo eléctrico a poluição do ar seria 0.
                  Nem todos os veículos diesel andam a despejar toneladas de partículas e de óxidos de azoto, mas pelo menos aqui em toda a zona do Porto e cidades vizinhas são imensos os cancerígenos ambulantes. Novos ou velhos, todos os dias vejo veículos diesel cujos (alguns dos inconscientes donos) riem quando calcam e deixam o pessoal que vai a pé a tossir. São demasiados casos que vejo com os próprios olhos para os considerar "pontuais".
                  Esses adeptos da performance a troco de poluição podiam bem comprar um carro a gasolina e convertê-lo para GPL. Por muito que tentassem ir buscar mais potência, barulho ou o que lhes desse na cabeça o combustível que entrava limpo saía também limpo. No caso do gasóleo tudo depende da consciência dos donos e se estão ou não para gramar com um FAP já que cada vez são mais os que os anulam pelos mais variados métodos.
                  Enquanto não surgem em massa os veículos eléctricos para aí sim termos 100% de qualidade do ar, esta malta dos tóxicos podia recorrer ao GPL e calcava a fundo à vontade sem intoxicar os outros. A menos que tenham mesmo o mórbido gozo de provocarem cancro aos outros e de verem a bela da nuvem preta a sair pelo escape. Digo eu, poupavam mais do que com um diesel, tinham muito mais gozo ao puxarem pelo carro e ao menos poluíam centenas de vezes menos
                  Editado pela última vez por GPL; 01 May 2011, 22:00.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                    pcg2001, se leres bem o que escrevi esses vídeos são relativos a alguns estados americanos onde é permitido esse tipo de poluição enquanto na Califórnia a legislação é muito mais apertada.

                    Taxar poluição automóvel é algo muito subjectivo, a Europa parece decidida a combater o CO2 com tudo o que pode e só agora há relativamente pouco tempo obrigou ao uso dos filtros de partículas. Sobre a injecção de ureia para anular o NOx não existe ainda nada (ao contrário dos EUA), também a partir desse momento ter um veículo diesel tornava-se inútil para o particular e ainda mais caro de manter para os profissionais.
                    As normas Euro6 já vão ser bastante mais agressivas face aos veículos diesel, obrigando a implementar ainda mais e mais complicados dispositivos antipoluição que encarecem tanto o custo do veículo como as manutenções e reparações.
                    Para um veículo diesel (que queima gasóleo, o combustível mais poluente) ser considerado "limpo" tem de levar com muito dispositivo antipoluição e manutenção desses dispositivos. No caso de um veículo a gasolina com catalisador (que seja) tudo fica muito mais fácil nesse aspecto. No caso do GPL nem se fala, então no caso de um veículo eléctrico a poluição do ar seria 0.
                    Nem todos os veículos diesel andam a despejar toneladas de partículas e de óxidos de azoto, mas pelo menos aqui em toda a zona do Porto e cidades vizinhas são imensos os cancerígenos ambulantes. Novos ou velhos, todos os dias vejo veículos diesel cujos (alguns dos inconscientes donos) riem quando calcam e deixam o pessoal que vai a pé a tossir. São demasiados casos que vejo com os próprios olhos para os considerar "pontuais".
                    Esses adeptos da performance a troco de poluição podiam bem comprar um carro a gasolina e convertê-lo para GPL. Por muito que tentassem ir buscar mais potência, barulho ou o que lhes desse na cabeça o combustível que entrava limpo saía também limpo. No caso do gasóleo tudo depende da consciência dos donos e se estão ou não para gramar com um FAP já que cada vez são mais os que os anulam pelos mais variados métodos.
                    Enquanto não surgem em massa os veículos eléctricos para aí sim termos 100% de qualidade do ar, esta malta dos tóxicos podia recorrer ao GPL e calcava a fundo à vontade sem intoxicar os outros. A menos que tenham mesmo o mórbido gozo de provocarem cancro aos outros e de verem a bela da nuvem preta a sair pelo escape. Digo eu, poupavam mais do que com um diesel, tinham muito mais gozo ao puxarem pelo carro e ao menos poluíam centenas de vezes menos
                    Jarod não só GOSTA disso, como vai imprimir e emoldurar.

                    Comentário


                      - Energia eléctrica não aparece por magia;

                      - Essas lógicas que fazes sobre alguns estados dos EUA, em que a Califórnia é o seu caso mais extremo, sem dúvida que desde 84 salvoerro os carros emitem muito menos poluição devido À i.e. e catalisadores e medidas de emissões que foram sendo cada vez mais restritas. E alguma vez já viste as contas feitas de outra maneira? Se em vez de estrangualrem os seus V8, V6 ou os mais pequenos 4L, nunca com menos de 2.0 L, incentivassem a venda de veículos com cilindradas e consumos bastante inferiores? É que se calahar as contas vão dara sensivelmente o mesmo. O resultado da queima de 20 l de combustivel de forma muito eficiente não será similar a 5 l de uma queima menos eficiente?
                      A eficiÊncia energética e a poulição é um tema muito complicado, e de análise complexa.
                      Já na Europa, existiu legislações em países muito "civilizados" que penalizavam a compra de um Grand Cherokee Turbo Diesel devido à poluição! A mesma que incentivava a compra da motorização V8 que gasta o dobro, e nem estou a contar com a poluição na refinação. Tudo na vida são Trade-off(s).

                      - Tirando os Zé do Boné do Leon, acho que vi dois esta semana, os diesel a deitar fumo são do passado. Além de que atingem consumos que me deixam estupefacto! Não te esqueças que até CO2 que vocês desvalorizam, para efeito de taxação é muito simples, quantidade de combustivel usado multiplicado pela média de emissões por unidade naquele tipo de queima dá um valor.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                        Depende muito das ramas usadas.
                        Além de que a maioria do GPL não vem da refinação.
                        Não percebeste bem o que eu escrevi.
                        Eu estava a dizer que ao refinares gasolina estás a libertar GPL.
                        Não que TODO o GPL era disso.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                          - Energia eléctrica não aparece por magia;

                          - Essas lógicas que fazes sobre alguns estados dos EUA, em que a Califórnia é o seu caso mais extremo, sem dúvida que desde 84 salvoerro os carros emitem muito menos poluição devido À i.e. e catalisadores e medidas de emissões que foram sendo cada vez mais restritas. E alguma vez já viste as contas feitas de outra maneira? Se em vez de estrangualrem os seus V8, V6 ou os mais pequenos 4L, nunca com menos de 2.0 L, incentivassem a venda de veículos com cilindradas e consumos bastante inferiores? É que se calahar as contas vão dara sensivelmente o mesmo. O resultado da queima de 20 l de combustivel de forma muito eficiente não será similar a 5 l de uma queima menos eficiente?
                          A eficiÊncia energética e a poulição é um tema muito complicado, e de análise complexa.
                          Já na Europa, existiu legislações em países muito "civilizados" que penalizavam a compra de um Grand Cherokee Turbo Diesel devido à poluição! A mesma que incentivava a compra da motorização V8 que gasta o dobro, e nem estou a contar com a poluição na refinação. Tudo na vida são Trade-off(s).

                          - Tirando os Zé do Boné do Leon, acho que vi dois esta semana, os diesel a deitar fumo são do passado. Além de que atingem consumos que me deixam estupefacto! Não te esqueças que até CO2 que vocês desvalorizam, para efeito de taxação é muito simples, quantidade de combustivel usado multiplicado pela média de emissões por unidade naquele tipo de queima dá um valor.
                          Aqui fica um "Like".

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                            Como ja foi dito, basicamente 98% das pessoas que optam por GPL é pela poupança na altura do abastecimento e nao pelo ambiente.
                            Eu diria 100% até

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
                              Eu diria 100% até
                              Existe um ou outro caso que foi pela ecologia mesmo.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por PRAP Ver Post
                                Não sei até que ponto é que isso será assim tão verdade (pelo menos para todos os componentes de emissões) comparativamente aos motores Diesel actuais com filtro de partículas...
                                Se não sabes, tens bom remédio. Informas-te!

                                Comentário


                                  Além de que atingem consumos que me deixam estupefacto! Não te esqueças que até CO2 que vocês desvalorizam, para efeito de taxação é muito simples, quantidade de combustivel usado multiplicado pela média de emissões por unidade naquele tipo de queima dá um valor.
                                  pois, só que esse valor alem de não contemplar o CO2 extra que o fap emite na regeneração, não conta com os outros poluentes que são muito maiores no diesel do que na gasolina, e alem disso ainda é patrocinado pelo estado, ou seja, eu que não vou à bola com o diesel ainda pago impostos para o zé do boné ir mandar fumaça para a vasco da gama.
                                  Até aconteceu à pouco tempo a galp ter pago uma multa por ter os indices de enxofre acima dos minimos permitidos na europa. Não vi ninguem chateado com isso, o ar das grandes cidades está a ficar pior?... continua-se a patrocinar o diesel. O pessoal retira os fap para não ter despesa? não há problema, pois as inspecções só servem para ver os travões, a suspensão e pouco mais, o resto.... não interessa.
                                  Até os gajos do FMI não conseguiram perceber como num país que tem que importar um combustivel, o vende mais barato do que o que tem em excesso, só mesmo por cá.
                                  Editado pela última vez por Afcivic; 02 May 2011, 17:30.

                                  Comentário


                                    Alguém que tenha instalado GPL num Civic 1.4 (2006, 83Cv) e esteja arrependido?????

                                    Comentário


                                      Esse tipo de vídeo dos diesel é apenas populismo. Na maior parte dos casos os diesel modernos não são nada assim.

                                      Destroyed in Seconds - LPG Filling Station - YouTube
                                      Editado pela última vez por Icedevice; 14 October 2011, 11:43.

                                      Comentário


                                        Acho que antes de querermos ser ecologicos, e ainda antes de irmos para os híbridos que implicam educação na condução, que muitos não temos, podíamos passar pelo GPL.

                                        Os combustíveis fosseis estão para ficar ainda por muitos anos, e não são os hibridos que nos valem, pois ou temos condução à velho ou então nunca um híbrido será rentável para os nossos bolsos e para o meio ambiente.

                                        Isto é como os paineis solares ade água quente, o tal que é amigo do ambiente e poupas. Poupas, mas primeiro pagas antes de poupar.
                                        Por isso no GPL pagas a instalação antes de começares a poupar pois o GPL é mais barato. Mas no caso de se fazer muitos km, e aches que é mais rentável ser motor diesel que gasolina, se calhar é aínda mais rentável ser GPL que diesel.

                                        Comentário


                                          Caro Fórum AHO,

                                          Actualmente tenho 2 Citroën Saxo. Um 1.5d e um Cup. No mundo dos automóveis, o Cup é o de eleição (há bastantes anos).

                                          O 1.5d faz-me médias de 5 L. O Cup na casa dos 8,5 L.

                                          Com o estado em que se encontra este país... Começa a ser quase impossível manter os dois (seguros, revisões, IUC, inspecções...).

                                          Mais cedo ou mais tarde, será inevitável: Ou vendo o Cup, ou vendo o 1.5d e com o € da venda coloco o Cup a GPL. Qual a vossa opinião?


                                          Actualmente faço cerca de 15.000/17.000 Km por ano.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por 16v Ver Post
                                            Caro Fórum AHO,

                                            Actualmente tenho 2 Citroën Saxo. Um 1.5d e um Cup. No mundo dos automóveis, o Cup é o de eleição (há bastantes anos).

                                            O 1.5d faz-me médias de 5 L. O Cup na casa dos 8,5 L.

                                            Com o estado em que se encontra este país... Começa a ser quase impossível manter os dois (seguros, revisões, IUC, inspecções...).

                                            Mais cedo ou mais tarde, será inevitável: Ou vendo o Cup, ou vendo o 1.5d e com o € da venda coloco o Cup a GPL. Qual a vossa opinião?


                                            Actualmente faço cerca de 15.000/17.000 Km por ano.
                                            O Cup a GPL, claro!!!
                                            Basta pensar no prazer de conduzir um e outro!!

                                            PS: Espero que o Cup esteja de origem!!

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por ASAS Ver Post
                                              O Cup a GPL, claro!!!
                                              Basta pensar no prazer de conduzir um e outro!!

                                              PS: Espero que o Cup esteja de origem!!
                                              Isso está. Checka aqui.

                                              Comentário


                                                Não sei se é o tópico mais indicado mas...

                                                Por quanto fica, neste momento, a conversão para GPL de um motor a gasolina de 4 cilindros 1500cc (100-120 cv)?

                                                Comentário


                                                  Se for de injecção multiponto: 1500~1650€

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Botabaixo Ver Post
                                                    Se for de injecção multiponto: 1500~1650€
                                                    Ja com afinaçao e inspecçao?

                                                    Comentário


                                                      Correcto.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por 16v Ver Post
                                                        Caro Fórum AHO,

                                                        Actualmente tenho 2 Citroën Saxo. Um 1.5d e um Cup. No mundo dos automóveis, o Cup é o de eleição (há bastantes anos).

                                                        O 1.5d faz-me médias de 5 L. O Cup na casa dos 8,5 L.

                                                        Com o estado em que se encontra este país... Começa a ser quase impossível manter os dois (seguros, revisões, IUC, inspecções...).

                                                        Mais cedo ou mais tarde, será inevitável: Ou vendo o Cup, ou vendo o 1.5d e com o € da venda coloco o Cup a GPL. Qual a vossa opinião?


                                                        Actualmente faço cerca de 15.000/17.000 Km por ano.

                                                        Ponderar tal coisa devia até ser crime
                                                        Usa e abusa do Cup mas é! Quem me dera ter um.

                                                        Comentário


                                                          Bem, vou deixar a minha opinião, já que sou utilizador de GPL há 3 anos.

                                                          Como qualquer coisa na vida, tem aspectos bons e aspectos menos bons.

                                                          Quando optei pelo GPL, vivia em Viseu e não tinha necessidade de usar parques subterrâneos, pelo que essa desvantagem não se fazia sentir. Passado um tempo, por questões profissionais, mudei-me para a região de Lisboa. Aqui foi necessário fazer algum malabarismo, pois tive de optar pelos locais com estacionamento ao ar livre, mas quase em todo o lado se consegue estacionar cá fora (embora por vezes seja necessário caminhar um pouco mais).

                                                          Sempre andei com o autocolante e nunca estacionei em subterrâneos (apesar de achar a lei uma aberração, pois em Espanha, por exemplo, uso e abuso dos subterrâneos).

                                                          Em 3 anos e cerca de 80 mil km a GPL, "queimou-se" o gaseificador, trocado em garantia mas que me fez andar cerca de 3mil km a gasolina numa volta pela europa.

                                                          Volta essa a gasolina que me fez conhecer o comportamento, e média da carrinha a gasolina, pois até lá andava (quase) sempre a GPL.

                                                          Após 3 anos e cerca de 80000km a GPL tenho que a carrinha, com 1400kg de tara e 98cv (não é um rocket, mas leva-me onde quero ;) ) tenho uma média de 7.5 l/ 100 de GPL.

                                                          Penso que estes números sejam auto-explicativos do que penso sobre o GPL.

                                                          Problemas mecânicos, tirando o gaseificador, até agora nada a registar (embora a carrinha ainda só tenha 132k km).


                                                          De momento estou na Suiça, onde existe a proibição de estacionamento de veículos a GPL não só em parques subterrâneos, como também outro tipo de parques elevados semi-fechados.

                                                          Em compensação tenho GPL a 0.89CHF (~0.75€) o que face aos restantes combustíveis aqui (gasolina 1.74CHF e diesel 1.83chf) é excelente, pois faço cerca de 2000km por mês aqui.

                                                          Conclusão, se fosse hoje teria optado novamente pelo GPL e quando trocar de carro, irá ser a gasolina, e dependendo do número de quilómetros que faça, poderá ser, ou não, a GPL.

                                                          Cumprimentos

                                                          Comentário

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