Originalmente Colocado por dci80
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A California, outrora altamente poluída devido à circulação de vários veículos diesel, agora tem uma legislação apertadíssima. Para andares lá com o teu clio dci terias obrigatoriamente de instalar um filtro de partículas e um reservatório (e respectiva injecção) de ureia para atenuar as emissões de NOx.
Algo complicadíssimo como isto que transformaria o teu carro num laboratório ambulante e extremamente dispendioso se quer se ecológico:
http://www.atzonline.com/index.php%3...lloc=3/id=7810
http://www.reladyne.com/products-ser...exhaust-fluid/
No caso dos pesados:
http://www.meca.org/cs/root/diesel_r...at_is_retrofit
Ou seja, sendo o gasóleo mais caro que a gasolina lá e ficando a injecção de ureia bastante cara de manter (só compensa para transportadoras), além da manutenção obrigatório do FAP e observação minuciosa desse componente sempre que levavas o carro à inspecção.
Por muito gastador que fosse o carro a gasolina que tivesses lá (então a propano que é o GPL de lá nem se fala), nunca te compensaria na vida andar a gasóleo. Mesmo na Europa cada vez compensa menos e cada vez se vai agravar mais essa tendência. Os preços actuais dos USA:
Eles de facto conseguem fazer com que os carros a gasóleo sejam tão "limpos" como um a gasolina, o problema é que os particulares não se metem nisso porque só dá prejuízo. Agora cada estado é um estado e em alguns até se dão ao luxo disto:
O gasóleo é um combustível muito mais sujo que a gasolina (que apenas precisa de um catalizador em bom estado para ser pouco poluente) e em relação ao GPL nem se fala. Todos nós cozinhamos em casa com a chama "à vista" e ninguém morre, certo?
Ninguém (quer dizer, um colega meu optou e também tem um Prius) opta pelo GPL por ser menos poluente. Opta para poupar (algo que também vale a pena no caso do diesel em Portugal) ou então no caso de quem não está para gramar um diesel porque não pode gastar tanto dinheiro em gasolina mas gosta de ter um motor a gasolina (o meu caso e o de muitos).
As políticas de qualidade do ar são da responsabilidade dos governos, a eles cabe-lhes fazer com que as cidades não sejam autênticas salas de chuto como já o foram várias do Estado da Califórnia e são cada vez mais muitas portuguesas.
http://www.dn.pt/inicio/interior.aspx?content_id=638150
http://ambiente.kazulo.pt/6187/lisbo...-na-europa.htm
Nós estamos muito mal posicionados em termos de qualidade do ar e vamos sentir na pele os efeitos a curto prazo, 70% dos automóveis portugueses são já diesel e 9 em cada 10 novos também. Irresponsabilidade do governo? Pelo menos pouco querem saber da qualidade do ar, as notícias são alarmantes.
O que entra sujo no motor para sair limpo tem de levar uma valente volta, o que entra limpo mais facilmente sairá também limpo. Para quê apetrechar o carro com dispositivos antipoluição para filtrarem combustíveis sujos, quando podiam prescindir deles ao usarem combustíveis limpos? Fica a questão, de momento vai de vento em popa o "tirar o miolo" do FAP e em relação à injecção de ureia seria igual. Mas o chico espertismo tinha de acabar, quando um combustível é limpo podem mexer à vontade no carro que não vão poluir mais se querem ganhar alguns cv ou binário
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