Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Um escandalo chamado honda jazz!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    desculpa lá, mas o que é que o indice de viscosidade tem a ver com a resistência do oleo aos km's?
    pelo que sei quanto mais baixo for o primeiro numero mais aguenta as amplitudes termicas, não é assim? sinceramente não vejo porque este oleo tem tendencia a deteriorar-se com o calor, até porque é o mesmo tipo de oleo para todo o mundo, tanto pela toyota como pela honda, alem de ser full sintetic.
    Editado pela última vez por Afcivic; 09 May 2011, 18:05.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
      A pergunta que fica é então:

      Comparando com outros carros novos, será que a manutenção honda é mesmo barata??

      Eu acho que NÃO!
      Mas desde quando é que a manutenção honda é/foi barata???

      O que torna a manutenção dos carros japoneses barata é a menor probabilidade de chatices, já que quando falham é melhor fugir devido ao preço das peças que tenham de ser originais!

      O meu velho civic tem um custo por km estupidamente baixo porque em 130.000 km e 14 anos fez uma revisão na marca (a primeira), e de peças da marca só necessitou de um motor do esguicho traseiro (4x euros).
      Levou algumas baterias, duas panelas traseiras, mas nada disto foi na Honda (a panela na Honda custava 250 € quando cá fora custou 70€ (...).

      O baixo custo de manutenção dos carros japoneses baseia-se na sua fiabilidade, nunca no preço cobrado nas oficinas e muito menos em peças.

      Aqui entra o factor importante desse carro "te pedir" as revisões ao fim de 'x' tempo.

      Em condições normais (e até pelo que era habitual) as revisões eram feitas por km. Claro que os manuais diziam 'x' km ou 'y' tempo, mas na prática as pessoas borrifavam-se para isso, e verdade seja dita em muitos casos borrifavam-se com muita razão.

      A partir do momento em que temos luzinhas e cb a dizer que temos de ir à revisão, sentimos que o carro se vai desintegrar se o continuarmos a conduzir mais um dia sem o levar à oficina.

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
        Mas desde quando é que a manutenção honda é/foi barata???

        O que torna a manutenção dos carros japoneses barata é a menor probabilidade de chatices, já que quando falham é melhor fugir devido ao preço das peças que tenham de ser originais!

        O meu velho civic tem um custo por km estupidamente baixo porque em 130.000 km e 14 anos fez uma revisão na marca (a primeira), e de peças da marca só necessitou de um motor do esguicho traseiro (4x euros).
        Levou algumas baterias, duas panelas traseiras, mas nada disto foi na Honda (a panela na Honda custava 250 € quando cá fora custou 70€ (...).

        O baixo custo de manutenção dos carros japoneses baseia-se na sua fiabilidade, nunca no preço cobrado nas oficinas e muito menos em peças.

        Aqui entra o factor importante desse carro "te pedir" as revisões ao fim de 'x' tempo.

        Em condições normais (e até pelo que era habitual) as revisões eram feitas por km. Claro que os manuais diziam 'x' km ou 'y' tempo, mas na prática as pessoas borrifavam-se para isso, e verdade seja dita em muitos casos borrifavam-se com muita razão.A partir do momento em que temos luzinhas e cb a dizer que temos de ir à revisão, sentimos que o carro se vai desintegrar se o continuarmos a conduzir mais um dia sem o levar à oficina.
        Exacto! Para o meu Jazz de 2002 as revisões preconizadas são de 15K em 15K ou anuais! Como faço uma média de 10K anuais só o meto no concessionário Honda de 1,5 em 1,5 anos e em 90K nunca tive problemas! Agora com as luzinhas...........

        Comentário


          #64
          Tb tenho um Civic que em 20000km andados apenas lhe mudei o óleo e o filtro.
          29,90 para o Castrol GTX + 10,00 para Filtro de Óleo + 15,00 de Mão de Obra... total 54,90.

          Mudei tb umas peças da barra estabilizadora, 60,00. Então em 20000km gastei 114,00 euros. Claro que não foi a seguir o livro de revisões... às vezes é desnecessário. Qualquer óleo de um carro de cidade (normal... não falo de carros desportivos) pode ser mudado aos 15000km em vez de aos 10000km como indica a marca... IMO...

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por LEMF Ver Post
            Tb tenho um Civic que em 20000km andados apenas lhe mudei o óleo e o filtro.
            29,90 para o Castrol GTX + 10,00 para Filtro de Óleo + 15,00 de Mão de Obra... total 54,90.

            Mudei tb umas peças da barra estabilizadora, 60,00. Então em 20000km gastei 114,00 euros. Claro que não foi a seguir o livro de revisões... às vezes é desnecessário. Qualquer óleo de um carro de cidade (normal... não falo de carros desportivos) pode ser mudado aos 15000km em vez de aos 10000km como indica a marca... IMO...
            15.000km em cidade para o Castrol GTX ?!?!?!??
            Continua assim e daqui por uns tempos vens cá meter um tópico a dizer que o Civic é um escândalo.....

            Se fazes muita cidade, muda esse óleo aos 10.000km.

            Os carros novos (os das luzinhas) baseiam-se nas condições do óleo e possivelmente nas rotações dadas pela cambota, para indicarem a mudança necessária.
            A mim já me aconteceu o contrário, um carro diesel que só faz Auto-estrada, ainda tinha 3000 e tal km indicados para a próxima manutenção, quando chegou aos 20.000km que já tinha feito e que eram o intervalo recomendado no manual.

            Os carros deviam ter um totalizador de rotações da cambota para se saber quantas voltinhas a cambota deu em vez de km nas rodas. Pois em cidade fazes mais RPM e menos km. Em estrada fazes mais km e menos RPM comparativamente.

            Daí que fazer revisões baseadas nos km, raramente bate certo, mas é a indicação que o pessoal mais se habitou, pois dantes era a única indicãção que havia.

            Agora há muito mais informação disponível sobre o motor. Não se fiem muito nos km.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por guisas Ver Post
              15.000km em cidade para o Castrol GTX ?!?!?!??
              Continua assim e daqui por uns tempos vens cá meter um tópico a dizer que o Civic é um escândalo.....

              Se fazes muita cidade, muda esse óleo aos 10.000km.

              Os carros novos (os das luzinhas) baseiam-se nas condições do óleo e possivelmente nas rotações dadas pela cambota, para indicarem a mudança necessária.
              A mim já me aconteceu o contrário, um carro diesel que só faz Auto-estrada, ainda tinha 3000 e tal km indicados para a próxima manutenção, quando chegou aos 20.000km que já tinha feito e que eram o intervalo recomendado no manual.

              Os carros deviam ter um totalizador de rotações da cambota para se saber quantas voltinhas a cambota deu em vez de km nas rodas. Pois em cidade fazes mais RPM e menos km. Em estrada fazes mais km e menos RPM comparativamente.

              Daí que fazer revisões baseadas nos km, raramente bate certo, mas é a indicação que o pessoal mais se habitou, pois dantes era a única indicãção que havia.

              Agora há muito mais informação disponível sobre o motor. Não se fiem muito nos km.
              Concordo 100%

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por guisas Ver Post
                15.000km em cidade para o Castrol GTX ?!?!?!??
                Continua assim e daqui por uns tempos vens cá meter um tópico a dizer que o Civic é um escândalo.....

                Se fazes muita cidade, muda esse óleo aos 10.000km.

                Os carros novos (os das luzinhas) baseiam-se nas condições do óleo e possivelmente nas rotações dadas pela cambota, para indicarem a mudança necessária.
                A mim já me aconteceu o contrário, um carro diesel que só faz Auto-estrada, ainda tinha 3000 e tal km indicados para a próxima manutenção, quando chegou aos 20.000km que já tinha feito e que eram o intervalo recomendado no manual.

                Os carros deviam ter um totalizador de rotações da cambota para se saber quantas voltinhas a cambota deu em vez de km nas rodas. Pois em cidade fazes mais RPM e menos km. Em estrada fazes mais km e menos RPM comparativamente.

                Daí que fazer revisões baseadas nos km, raramente bate certo, mas é a indicação que o pessoal mais se habitou, pois dantes era a única indicãção que havia.

                Agora há muito mais informação disponível sobre o motor. Não se fiem muito nos km.
                Expressei-me mal. O óleo que lá estava e andou uns 15000 km foi o da Honda, provavelmente um Shell Helix. Quando disse que em 20000 km mudei uma vez de óleo, estava a dizer que ele foi mudado no meio dos 20000 km, mais para os 13000 km. Normalmente mudo de 13000 km em 13000 km, ou seja, agora só mudo aos 26000 km. O óleo sai impecavel, sem stresses...

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por guisas Ver Post
                  15.000km em cidade para o Castrol GTX ?!?!?!??
                  Continua assim e daqui por uns tempos vens cá meter um tópico a dizer que o Civic é um escândalo.....
                  ...

                  O meu Civic fez 20.000 km com o Castrol GTX porque quando eu o comprei ao meu pai pensei que ele tinha acabado de mudar...

                  O carro tinha 60.000 km, e hoje tem 13x.000 km, anda com óleo semi-sintético e não gasta óleo nem tem problema nenhum.

                  Se há coisa fortemente exagerada em termos de importância é esta.
                  Talvez convenha ter a noção de que as especificações de um Castrol GTX (classificações API) hoje são mais elevadas do que era um óleo de topo na altura em que o carro saiu, daí que a interpretação também tem de ter isso em linha de conta.

                  Quanto aos carros modernos avisarem das revisões, o que eles fazem são estimativas do desgaste do óleo em função dos parâmetros de funcionamento que a centralina vai registando, mas não há uma análise real do óleo para aferir o seu estado (temos motores nos automóveis, não laboratórios).

                  No que toca à questão de tempo, é isso mesmo que se fala - tempo.
                  Só que até isso não é linear, pois existem 'n' parâmetros a contribuir para a degradação maior ou menor de um óleo no mesmo espaço de tempo, e na indústria automóvel está tudo pensado para ter margens de segurança muito significativas.

                  Se os avisos de revisão nos automóveis vêm ajudar alguém, são precisamente as marcas que vêm os carros a irem lá conforme os programaram para ir.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por guisas Ver Post
                    15.000km em cidade para o Castrol GTX ?!?!?!??
                    Continua assim e daqui por uns tempos vens cá meter um tópico a dizer que o Civic é um escândalo.....

                    Se fazes muita cidade, muda esse óleo aos 10.000km.

                    Os carros novos (os das luzinhas) baseiam-se nas condições do óleo e possivelmente nas rotações dadas pela cambota, para indicarem a mudança necessária.
                    A mim já me aconteceu o contrário, um carro diesel que só faz Auto-estrada, ainda tinha 3000 e tal km indicados para a próxima manutenção, quando chegou aos 20.000km que já tinha feito e que eram o intervalo recomendado no manual.

                    Os carros deviam ter um totalizador de rotações da cambota para se saber quantas voltinhas a cambota deu em vez de km nas rodas. Pois em cidade fazes mais RPM e menos km. Em estrada fazes mais km e menos RPM comparativamente.

                    Daí que fazer revisões baseadas nos km, raramente bate certo, mas é a indicação que o pessoal mais se habitou, pois dantes era a única indicãção que havia.

                    Agora há muito mais informação disponível sobre o motor. Não se fiem muito nos km.
                    Está tudo dito! Um óleo sofre mais desgaste em cidade do que em EN ou AE. É quando o motor anda mais quente (não é por acaso que a ventoinha basicamente só liga em trânsito lento ou parado) e logo o óleo anda a temperaturas mais elevadas, perdendo propriedades mais depressa.
                    E 15mil Km com Castrol GTX é realmente má ideia. Eu não o fazia de certeza!

                    EDIT: Já vi que o user muda de 13 em 13mil Km. Mesmo assim é muito...

                    Comentário


                      #70
                      Escândalo?

                      O teu Jazz traiu-te com alguma Octavia?

                      Comentário


                        #71
                        Essa de ligar mais ao tipo de utilização do carro (em cidade vs. em estrada), e não basear cegamente nos km é uma informação muito útil!

                        Comentário


                          #72
                          Quando no outro dia um amigo meu pagou 170€ pela 1ª revisão de um C1, e que pede revisoes todos os anos ou a cada 15000km, acho que para o carro que é, esticaram-se e muito.

                          Comentário

                          AD fim dos posts Desktop

                          Collapse

                          Ad Fim dos Posts Mobile

                          Collapse
                          Working...
                          X