Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O melhor meio de transporte para o Português

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
    Vou!

    Tens é que evitar os embates, não contar que o carro os absorve por ti!
    É um facto que devemos tentar evitar os embates.

    Mas como foi mencionado, isso não depende única e exclusivamente de nós, e se alguém me vier bater, prefiro estar dentro de um Clio actual do que de um carocha original.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por Echos Ver Post
      Neste tipo de projecções não nos podemos esquecer do modelo típico português, ou seja, um agregado de 3/4 pessoas.

      Escusado será dizer que nesta base, considerar uma bicicleta é pura demagogia.

      ...
      Por isso a resposta a esta tópico só pode ser depende.
      E o problema que vejo em muitos tópicos do "que carro que comprar até X €" é o mesmo, é complicado opinar sem perceber qual a real necessidade da pessoa.

      Alguns amigos meus compraram comerciais, p.e., mas porque os pais tinham carros de 5 lugares, que sendo preciso trocavam, caso contrário a opção pelo preço mais baixo, poderia não ser a melhor. O espaço extra de carga era desnecessário, o mesmo já não se pode dizer do lugares em falta em várias situações.

      Não impede no entanto que numa família de 3/4 pessoas exista um carro, mas mesmo assim se possa pensar noutras soluções para as deslocações diárias casa/trabalho.

      Comentário


        #63
        eu continuo a achar que o facto de andar de mota não tem o perigo todo que por aqui se tenta apregoar, pois se de facto as cidades estão cheias de carros é porque o pessoal tem medo de cair da mota? acho isto ridiculo... sendo assim a quantidade de carros continuará a aumentar.
        obvio que a chapa da mota é a nossa pele, mas daí a ser perigoso... vai uma distancia enorme.
        leva-me a crer que nas nossas estradas não morre ninguem de carro.

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
          leva-me a crer que nas nossas estradas não morre ninguem de carro.
          É uma questão de percepção. Não vês que o pessoal acredita mesmo que se safa por ter um carro com N estrelas no Euro NCAP?
          Acabam a ver estrelas, mas isso é outra história!

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
            eu continuo a achar que o facto de andar de mota não tem o perigo todo que por aqui se tenta apregoar, pois se de facto as cidades estão cheias de carros é porque o pessoal tem medo de cair da mota? acho isto ridiculo... sendo assim a quantidade de carros continuará a aumentar.
            obvio que a chapa da mota é a nossa pele, mas daí a ser perigoso... vai uma distancia enorme.
            leva-me a crer que nas nossas estradas não morre ninguem de carro.
            Tu andas mesmo de mota ao tempo que dizes???

            Felizmente, o único acidente de mota que tive até agora foi há mais de 20 anos (ainda com uma 50cc), mas de carro (e sem culpa nenhuma) já tive uns quantos que se eu estivesse na mota nessa altura, era mais do que certo estar a escrever isto do céu!

            A diferença é que eu de carro devo ter (pelo menos) 10 vezes mais de km em cima, e se falarmos em horas então...

            Mostra lá aí os dados de probabilidade de morte ou ferimentos graves em motas vs carros, e estudamos a partir daí.

            Mas só para termos uma ideia, muitas companhias de seguros recusam-se a fazer seguros em motas (Ok Teleseguro, por exemplo), outras fazem-nos mas não disponibilizam opção de danos próprios (a maioria), e ainda há outras (Logo, por exemplo) que fazem-te apenas o seguro de terceiros, assistência em viagem e protecção jurídica.

            Não fazem (de todo) seguro de ocupantes.


            O que é achas que está na base destes procedimentos?

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por WM Ver Post
              Retirando toda a quantidade de sarcasmo que tentaste adicionar nesta tua resposta, e excluindo todas as referências em tom de gozo ao meu pedido de restruturação do texto, direi que agora sim estão as duvidas bem colocadas, e que terei todo o gosto de responder:


              P.S.: Agradeces a minha critica como sendo construtiva, e essa foi a intensão. No entanto gozas com a minha critica ao longo da tua resposta. Eu serei sincero, estas perguntas que fizeste agora, não as vi no post inicial. E daí nem me atrevi a responder. Para não responder a perguntas diferentes das que querias fazer, decidi pedir-te para estruturares o texto melhor. Isso é algo assim tão errado? Alguém fez um like do meu post anterior, logo não fui o unico que não te percebeu Tens que reconhecer que o teu post original era uma salganhada, provavelmente escreves como falas, no entanto a transição nem sempre se compreende. Abraço
              Eu não gozei com a tua critica, achei foi a maneira que a escreveste o teu 1º post e segundo me pareceu , uma critica severa á minha escrita, no seu conteudo , ideias e formulação de frases!
              Evidente que o meu post tem erros estruturais, erros ortográficos e "piadas"(se calhar para a maioria incompreensiveis) que talvez seja só para "encher" a escrita , admito , mas a ideia que deste na tua critica , foi(á qual não pedia nada disso), uma pequena aula de bom Português, formulação de ideias e um pouco de bota abaixo comparando certos exertos meus com o ridiculo de certas ideias e frases!
              Se calhar tudo no contexto de certas ideias e criticas ás mesmas seria mais simples, do género de: meu caro , dado que não percebi onde quer "chegar" com o seu post, pedia-lhe que reformula-se melhor as suas perguntas , para eu lhe poder responder ...
              Até porque ouve leitores que por certo não perceberam muitas das indiretas, piadas e raciocinios que escrevi, mas que responderam a algumas das questões que coloquei, sem criticarem o conteudo das ideias ou o próprio texto.
              Para todo o quê poderá haver ou não exageros de parte a parte!
              Agradeço a tua resposta no 2º post ás minhas perguntas onde as considero elucidativas ás minhas dúvidas.
              Obrigado.
              Abraços virtuais.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                Tem calma! Baixa lá a espingarda!

                Eu utilizei esse exemplo para ilustrar que há a necessidade de analisar o caso específico de cada um.

                Entendo o que queres dizer com a noção (ou imagem) da scooter, mas novamente são generalizações e vou-te ilustrar com o exemplo de um grande amigo meu.

                Há uns anos, este meu amigo ia do trabalho para casa na sua CB250 (num dia de chuva), e no meio da mistura de pulverização com a noite + sujidade na viseira do capacete, só viu um camião na frente e ele no chão a escorregar em direcção ao mesmo.

                Bateu com a bacia (se não me engano) e foi parar ao Hospital, onde foi operado e se recuperou.

                Deixando claro que ele nunca foi um "acelera" de mota, ele disse que no momento em que ia a escorregar em direcção ao camião só se lembrava que não iria ver o seu filho (recém nascido) a crescer, e foi esta imagem que lhe ficou gravada na cabeça.

                Como resultado, vendeu a mota e nunca mais teve outra coisa que não automóveis.


                Andando eu de mota há mais de 20 anos, não perco a consciência de que o perigo está extremamente ampliado face a um automóvel. Nem adianta tentar ignorar isto e dizer que somos condutores hiper-mega-cuidadosos. Isso na mota não chega!

                A mota tem diversos inimigos, desde a estrada molhada à pressa.
                Se alguém for em cima de uma mota com pressa para chegar a algum lado, corre um risco muito maior, porque a mota permite coisas que um carro jamais permite.


                Isto tudo para dizer que aos condutores de carros que não consideram a hipótese da scooter por acharem perigosa, tentar convencer do oposto é puro engano.

                Uma coisa é eu meter-me em cima de uma mota porque gosto, estando consciente dos riscos. É como saltar do avião de pára-quedas ou ir fazer surf para o mar.

                Outra coisa completamente diferente é colocar uma solução de duas rodas como alternativa directa às 4, como se a única coisa de diferente fosse algum pseudo-estatuto do veículo que se conduz.

                Eu entendo o que queres dizer, mas as motas são "bichos" diferentes.
                De facto nada a dizer que em questões de choque frontal, lateral ou uma simples queda, o nosso corpo está sujeito a muitos mais danos físicos que comparando com um embate num carro.
                Andar de mota e aplicando uma condução defensiva é e será sempre uma mais valia!Mas muitas das vezes não verifico nada disso nas nossas estradas, e claro as probilidades de acidente aumentam exponencialmente com estas atitudes pouco responsáveis: velocidades excessivas, pouco ou nenhum equipamento de segurança, distâncias seguras em relação aos outros veículos!
                Os veículos de 2 rodas têm e terão sempre as suas vantagens no tráfego urbano, agora claro tem os seus riscos e as suas probabilidades de acidente como têm as pessoas que andam de bicicleta ou as pessoas que atravessam uma passadeira.Mesmo as pessoas que andam de carro morrem e morrerão diariamente em todas as estradas, mesmo apesar de carros bastante seguros e das estradas cada vez mais melhoradas.Infelizmente tudo pode acontecer em qualquer lado independentemente do veículo em questão.

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                  Tu andas mesmo de mota ao tempo que dizes???

                  Felizmente, o único acidente de mota que tive até agora foi há mais de 20 anos (ainda com uma 50cc), mas de carro (e sem culpa nenhuma) já tive uns quantos que se eu estivesse na mota nessa altura, era mais do que certo estar a escrever isto do céu!

                  A diferença é que eu de carro devo ter (pelo menos) 10 vezes mais de km em cima, e se falarmos em horas então...

                  Mostra lá aí os dados de probabilidade de morte ou ferimentos graves em motas vs carros, e estudamos a partir daí.

                  Mas só para termos uma ideia, muitas companhias de seguros recusam-se a fazer seguros em motas (Ok Teleseguro, por exemplo), outras fazem-nos mas não disponibilizam opção de danos próprios (a maioria), e ainda há outras (Logo, por exemplo) que fazem-te apenas o seguro de terceiros, assistência em viagem e protecção jurídica.

                  Não fazem (de todo) seguro de ocupantes.


                  O que é achas que está na base destes procedimentos?
                  Não, eu disse que comprei a minha primeira mota em 1987 (uma dt50lc que ainda tenho na garagem, um dia tenho que a restaurar), ando de mota há mais tempo.
                  não mostro nada, porque como já viste eu ando de mota há muito tempo, e sei bem que tenho uma postura totalmente diferente em cima de uma mota do que de carro, não acho que as coisas devam ser colocadas como queres parecer, numa mota temos mais cagaço, ou seja, andamos sempre em safe mode, enquanto num carro é tudo mais tranquilo, por isso há mais distrações e acidentes, como na mota são os ossos que estão em causa tomamos mais precauções, daí eu dizer que a segurança somos nós que a fazemos, eu com estes anos todos de mota nunca tive um acidente, porque sempre respeitei muito o asfalto.
                  os seguros não fazem seguros de ocupantes porque nem todos pensam como eu, e digo-te que a maioria de acidentes de mota que vejo, são aqueles que andam de carro toda a semana e no fim de semana pegam na mota para limpar o escape, esses que acham que a mota é perigosa durante a semana para fugir ao transito e depois vão fazer barbaridades para a estrada no fim de semana.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                    Não, eu disse que comprei a minha primeira mota em 1987 (uma dt50lc que ainda tenho na garagem, um dia tenho que a restaurar), ando de mota há mais tempo.
                    não mostro nada, porque como já viste eu ando de mota há muito tempo, e sei bem que tenho uma postura totalmente diferente em cima de uma mota do que de carro, não acho que as coisas devam ser colocadas como queres parecer, numa mota temos mais cagaço, ou seja, andamos sempre em safe mode, enquanto num carro é tudo mais tranquilo, por isso há mais distrações e acidentes, como na mota são os ossos que estão em causa tomamos mais precauções, daí eu dizer que a segurança somos nós que a fazemos, eu com estes anos todos de mota nunca tive um acidente, porque sempre respeitei muito o asfalto.
                    os seguros não fazem seguros de ocupantes porque nem todos pensam como eu, e digo-te que a maioria de acidentes de mota que vejo, são aqueles que andam de carro toda a semana e no fim de semana pegam na mota para limpar o escape, esses que acham que a mota é perigosa durante a semana para fugir ao transito e depois vão fazer barbaridades para a estrada no fim de semana.
                    Andar de mota ou em carros mais antigos obirga-nos a atenções redobradas sim, e podemos evitar muitos acidentes, sim.

                    Mas... o eterno problema é quando OS OUTROS nos causam um acidente, e não há condução defensiva ou cautelosa que nos valhe... aí, confiamos no cinto de segurança, nos airbags, nas zonas de deformação programada, nas células de segurança do habitáculo... coisas que os carros modernos com 5 estrelas euroNCAP nos oferecem, para que na grande maioria dos embates tenhamos a maior probabilidade possível de sairmos VIVOS.

                    Isto é particularmente importante hoje em dia porque estamos numa época em que cada vez mais, os carros mais antigos estão em total desvantagem em relação aos mais recentes, no caso de embates entre eles.

                    Eu bato nesta tecla porque muita gente não liga a ela, preferindo as jantes especiais a mais airbags, um "Bê Ém"/"M'rcêdes"/"Aude" com uns anitos do que um compacto de outra marca que seja muito mais seguro, e o chavão "este carro apenas custou 1500 euros" a "este carro teve pontuação máxima nos testes de segurança".
                    Editado pela última vez por Jarod; 09 June 2011, 16:00.

                    Comentário


                      #70
                      é que vejo esses que dizem que não é seguro andar de mota e depois no fim de semana vão dar umas gazadas, ou seja, só esses dariam uns quantos carros a menos na cidade durante a semana, ainda por cima são motas que podem estar aos meses seguidos paradas e quando andam é punho todo enrolado, daí os acidentes.
                      sinceramente, não acho que a questão de andar ou não de mota para o trabalho tenha algo a ver com a segurança, algumas podem não ter condições para isso, mas a maioria simplesmente acomoda-se ao carro, nem que isso seja um tempo enorme em bichas e procurar estacionamento. esta é a realidade que conheço. as condições de segurança são diferentes, mas não é isso que faz o caso.

                      Comentário


                        #71
                        O problema das motas creio que seja algo complexo, algo entre os que só as usam para brincar e os carros que nao respeitam ninguem.

                        Em relação ao excesso de carros, tenho a dizer que na região de aveiro é uma loucura, pessoas que vivem em esgueira vão para aveiro trabalhar e afins. Posso-vos mesmo afirmar que na universidade de Aveiro, muitos dos estudantes vão de carro para as aulas, sendo que moram "do outro lado da rua", grande maioria a menos de 1km.

                        Comentário


                          #72
                          situação 1 --> solteiro a morar em casa dos pais a receber o ordenado minimo ( impossivel usar transportes publicos imaginemos )
                          deslocar-se para o trabalho : uma mota até mesmo uma 50cm servia perfeitamente podendo assim por de lado algum para o futuro ( pois ele é bem negro !!) sem dúvida que é menos seguro , mas em outras cidades há imensas motos e as mortes na estrada são inferiores ás daqui se calhar...



                          situação 2 --> ambos a receber o ordenado mínimo com 1 ou 2 filhos ( aqui transportes públicos seria uma tarefa difícil )
                          um carro no máximo até 1000€ de preferência com pouca manutenção á mistura ou manutenção barata .



                          O problema das motas é que nós somos os para choques , mas para andar no para arranca da cidade será assim tão perigoso ? hummm duvido que seja assim tanto .

                          Aí em cima referiram que 5000€ nem era muito , então quem o disse deve ter algum € , pois imaginem que esse tal casal da situação 2 teria de juntar 5 meses de trabalho dos dois juntos para o poder comprar( o tal carro com 5 estrelas) , visto isso quem daria comer aos filhos ? quem pagava a casa ? quem pagava a luz ? quem pagava a agua ? quem pagava o gás ?

                          Ter um carro é muito bonito sim senhora , não podemos é pensar só no valor da compra do carro , um carro trás despesas adicionais que enquanto as podermos evitar é perfeito , no seguro é um balúrdio , na gota então nem se comenta , depois há revisões , pneus , e também os imprevistos pois nunca se sabe em que dia o componente "X" avaria ..

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por dwight12 Ver Post
                            (...)

                            Aí em cima referiram que 5000€ nem era muito , então quem o disse deve ter algum € , pois imaginem que esse tal casal da situação 2 teria de juntar 5 meses de trabalho dos dois juntos para o poder comprar( o tal carro com 5 estrelas) , visto isso quem daria comer aos filhos ? quem pagava a casa ? quem pagava a luz ? quem pagava a agua ? quem pagava o gás ?

                            (...)
                            Nesse caso e obviamente, as pessoas teriam que pedir boleia a familiares ou arriscar e andar num charuto qualquer durante uns meses, mas sempre tendo como objectivo prioritário a substituição desse carro por um minimamente seguro para a família, os tais 5-estrelas-EuroNCAP-por-uns-5-mil-euros que referi. Ou, há o caso de pedir crédito para a compra desse carro (cenário que não se deve excluir), e procurar pagar o empréstimo o mais rapidamente possível para não pagar "um segundo carro" com os juros!

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                              Nesse caso e obviamente, as pessoas teriam que pedir boleia a familiares ou arriscar e andar num charuto qualquer durante uns meses, mas sempre tendo como objectivo prioritário a substituição desse carro por um minimamente seguro para a família, os tais 5-estrelas-EuroNCAP-por-uns-5-mil-euros que referi. Ou, há o caso de pedir crédito para a compra desse carro (cenário que não se deve excluir), e procurar pagar o empréstimo o mais rapidamente possível para não pagar "um segundo carro" com os juros!
                              pois , eu emprestimos vou tentar ao longo da minha vida dizer não ( atençao tenho 18 anos muito pode mudar ) mas os meus objectivos são começar a juntar para o futuro , espero conseguir ter "SÓ" de pagar o empréstimo da casa ( se assim o conseguir ) carros , TV's e coisas desse genero espero comprar a pronto se não tiver dinheiro para uma tv de 1000€ compro uma de 500€ ou menos , pelo que a vida me esta a mostrar isto não esta nada fácil , alias eu tenho um part-time do qual ja tenho quatia para comprar um carro até 700€ mais ou menos , mas o que irá acontecer ? andarei á rasca para a gota , para o seguro , para a manutençao , é que um carro tras mesmo muitos custos , e eu não estou para a andar a dar € aos bancos ,eles já tem muito ...

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por dwight12 Ver Post
                                pois , eu emprestimos vou tentar ao longo da minha vida dizer não ( atençao tenho 18 anos muito pode mudar ) mas os meus objectivos são começar a juntar para o futuro , espero conseguir ter "SÓ" de pagar o empréstimo da casa ( se assim o conseguir ) carros , TV's e coisas desse genero espero comprar a pronto se não tiver dinheiro para uma tv de 1000€ compro uma de 500€ ou menos , pelo que a vida me esta a mostrar isto não esta nada fácil , alias eu tenho um part-time do qual ja tenho quatia para comprar um carro até 700€ mais ou menos , mas o que irá acontecer ? andarei á rasca para a gota , para o seguro , para a manutençao , é que um carro tras mesmo muitos custos , e eu não estou para a andar a dar € aos bancos ,eles já tem muito ...
                                Contigo a pensares assim é complicado!

                                AS COISAS TÊM VALOR. Não mistures tv's com carros, quando neste tópico estamos a falar da necessidade (ou não) de um meio de transporte para um português "médio". Uma coisa necessária para ir trabalhar e garantir o sustento.

                                Aquilo que eu defendo é que as pessoas devem ter como prioridade a segurança, dentro do segmento de carro que pretendem adquirir (mais uma vez, não vamos todos andar de tanque).

                                Carros com 5 estrelas euroNCAP estão disponíveis por cerca de 5000 euros. Carros com 4 estrelas euroNCAP já estão disponíveis por +- 2000...
                                Ford Focus 1.4 16v A.C, 2.250 EUR, Odivelas - Standvirtual

                                "Ah e tal mas tem um porradão de km..."

                                A cavalo (quase) dado não se olha o dente!

                                Comentário


                                  #76
                                  O tema do tópico é interessante.

                                  Mas parece-me que, como já alguns referiram, não se pode generalizar o tipo de utilização que cada um dá e/ou precisa de um veículo.

                                  De qualquer forma, para 50 Km diários, punha de parte a bicicleta.

                                  Agora depende se falamos de uma pessoa solteira que vive sozinha ou de um Pai de famíla com 4 filhos.
                                  As necessidades serão óbviamente diferentes.

                                  Depende tb da localização de cada um.
                                  Numa grande cidade, a rede de transportes, à partida, é mais eficiente e frequente do que numa zona mais despovoada.

                                  Por isso, acho que é difícil eleger o melhor meio de transporte para o Português.
                                  Porque, mesmo num país pequeno como o nosso, as realidades são muito diferentes.

                                  ------------

                                  Em relação às motas, mediante certos requisitos, acho que é um meio de transporte extraordinário.

                                  No entanto, na minha opinião, não se pode dizer que é tão seguro como um carro porque não é.
                                  De forma alguma.
                                  E quem anda de mota sabe (ou deveria saber!) isso melhor que ninguém.

                                  Nós( motas) até podemos saber muito bem o que vamos a fazer mas, se vem um outro veículo mais distraído, em caso de embate/queda as probabilidades não perdoam.

                                  Exemplo muito simples de um azar de mota:
                                  Por não se conseguir furar o trânsito, estamos parados num semáforo atrás de um veículo.
                                  É a única hipótese.
                                  Um veículo menos atento não trava atempadamente e embate mesmo na traseira.

                                  Agora comparemos as consequências do embate numa mota com as do embate num ligeiro.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                                    "Ah e tal mas tem um porradão de km..."
                                    É verdade que a cavalo dado não se olha o dente, mas também depende de como foram feitos esses 200 mil e se pelo menos dura mais 100 mil no lombo.
                                    E esse exemplar tem um 1.4 de 75 cv. Pode ser cumpridor, mas não é a melhor coisinha para aguentar subidas e AEs a 120 já devem ser com esforço, tendo em conta que esse carro já pesa pouco mais de uma tonelada. Portanto, sabe-se lá se ainda tem a potência de origem.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por catalao Ver Post
                                      É verdade que a cavalo dado não se olha o dente, mas também depende de como foram feitos esses 200 mil e se pelo menos dura mais 100 mil no lombo.
                                      E esse exemplar tem um 1.4 de 75 cv. Pode ser cumpridor, mas não é a melhor coisinha para aguentar subidas e AEs a 120 já devem ser com esforço, tendo em conta que esse carro já pesa pouco mais de uma tonelada. Portanto, sabe-se lá se ainda tem a potência de origem.
                                      Seja como for, e no MEU entender, é difícil fazer melhor em termos de segurança com tão pouco dinheiro. Estamos a falar do caso de pessoas que dizem que querem carros de 500 - 1000 euros de preferência "a gasóle"... ora, por estes valores estamos a falar de Citroen AX, Peugeot 205, etc...

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por dwight12 Ver Post
                                        [B]

                                        situação 2 --> ambos a receber o ordenado mínimo com 1 ou 2 filhos ( aqui transportes públicos seria uma tarefa difícil )
                                        um carro no máximo até 1000€ de preferência com pouca manutenção á mistura ou manutenção barata .


                                        .

                                        O rendimento da minha casa (meu e minha mulher) é superior ao rendimento mínimo, tenho 1 filha de 9 meses, tenho uma carrinha até bastante jeitosa, mas andamos todos de transporte público.

                                        Porque é a solução cá em casa que melhor serve a todos. Inclusive levo a filha ao infantário de comboio.

                                        E não me caia nada ao fazê-lo.

                                        Volto a referir: o povo português acomodou-se em demasia e tem preguiça em mudar hábitos.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                                          Seja como for, e no MEU entender, é difícil fazer melhor em termos de segurança com tão pouco dinheiro. Estamos a falar do caso de pessoas que dizem que querem carros de 500 - 1000 euros de preferência "a gasóle"... ora, por estes valores estamos a falar de Citroen AX, Peugeot 205, etc...
                                          E mesmo por esses 500-1000 se ainda funcionarem sem problemas já é bom. Isto para quem quer gasóleo.
                                          Quanto ao Focus desse anúncio, não digo que não dure, atenção. Pelo menos em estabilidade é melhor que muitos utilitários que andam aí. Em segurança é certo e sabido que é um factor que se paga bem, e o Focus pelo menos tem o básico. Agora se for um exemplar que passa os dias na oficina, não vale de muito esse factor.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                                            O rendimento da minha casa (meu e minha mulher) é superior ao rendimento mínimo, tenho 1 filha de 9 meses, tenho uma carrinha até bastante jeitosa, mas andamos todos de transporte público.

                                            Porque é a solução cá em casa que melhor serve a todos. Inclusive levo a filha ao infantário de comboio.

                                            E não me caia nada ao fazê-lo.

                                            Volto a referir: o povo português acomodou-se em demasia e tem preguiça em mudar hábitos.
                                            Congratulo-te por fazeres isso, mas compreendes que um factor enorme é o facto de que PODES fazê-lo. Para 90% do país, os transportes públicos são uma anedota.

                                            Porém, anedota maior são as pessoas que tendo transportes públicos decentes... não os usam. Conheço tanta gente assim...

                                            Comentário


                                              #82
                                              Depende do português...

                                              Se for um jovem, com carta acabadinha de tirar, ou mesmo antes de tirar a carta há um numero enorme de veiculos que pode ter, Civic, Ibiza TDi alterado, Saxo etc...

                                              Se for um adulto, nos seus 30 anos, há inumeros importados que pode comprar, Mercedes, BMW's, Audi, tudo carrinhas.

                                              Se ganhar mais que o ordenado minimo, pode muito bem comprar um BMW 320d de 99 com letras a meio da matricula e 80 ou 90 mil km....

                                              Se morar numa cidade compra-se um carro grande, devido ao estacionamento, ou então um SUV porque nunca sabemos quando podemos precisar de 4x4 em Lisboa.

                                              Se morar no campo compra-se uma pickup para carro de dia-a-dia....

                                              Quando comprei o meu carro, a prestação não ultrapassava 1/3 do meu ordenado, não queria trabalhar para pagar um carro, na mesma altura vi comprarem carros superiores ao meu de pessoas que não ganham metade do que eu ganho, só me leva a concluir que o português (aquele homenzinho que ganha 500€/Mês, compra um iPhone 4 e não tem saldo) compra sempre mais do que precisa...

                                              Qual o veículo ideal não sei responder, mas é exactamente o oposto do que disse acima.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                                                Congratulo-te por fazeres isso, mas compreendes que um factor enorme é o facto de que PODES fazê-lo. Para 90% do país, os transportes públicos são uma anedota.

                                                Porém, anedota maior são as pessoas que tendo transportes públicos decentes... não os usam. Conheço tanta gente assim...
                                                e as pessoas não são livres de escolherem como querem deslocar-se para o trabalho??
                                                eu tenho transportes publicos á porta de casa e vou para o trabalho todos os dias de carro e depois?? todos os dias pago portagem na A16 e na crel,pago parqueamento para o carro em lisboa,pago combustivel,manutenção etc..
                                                mas isso sou eu que pago,não é mais ninguem.
                                                não é o paizinho que me sustenta,não tenho creditos,os carros estão pagos e não me faz falta para comer nem para pagar dividas o dinheiro que gasto com esta minha opção.
                                                desde que tenhamos a possibilidade de optar por utilizar o carro diariamente sem cortar em outras coisas mais essenciais ou de deixar de cumprir compromissos não vejo razão para a critica

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  O melhor meio de transporte para o Português? A penantes que o gasoil e a gasosa tão caras xD

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por WildChild Ver Post
                                                    Depende do português...

                                                    Se for um jovem, com carta acabadinha de tirar, ou mesmo antes de tirar a carta há um numero enorme de veiculos que pode ter, Civic, Ibiza TDi alterado, Saxo etc...

                                                    Se for um adulto, nos seus 30 anos, há inumeros importados que pode comprar, Mercedes, BMW's, Audi, tudo carrinhas.

                                                    Se ganhar mais que o ordenado minimo, pode muito bem comprar um BMW 320d de 99 com letras a meio da matricula e 80 ou 90 mil km....

                                                    Se morar numa cidade compra-se um carro grande, devido ao estacionamento, ou então um SUV porque nunca sabemos quando podemos precisar de 4x4 em Lisboa.

                                                    Se morar no campo compra-se uma pickup para carro de dia-a-dia....

                                                    Quando comprei o meu carro, a prestação não ultrapassava 1/3 do meu ordenado, não queria trabalhar para pagar um carro, na mesma altura vi comprarem carros superiores ao meu de pessoas que não ganham metade do que eu ganho, só me leva a concluir que o português (aquele homenzinho que ganha 500€/Mês, compra um iPhone 4 e não tem saldo) compra sempre mais do que precisa...

                                                    Qual o veículo ideal não sei responder, mas é exactamente o oposto do que disse acima.
                                                    Carregado de ironia e piada mas, infelizmente, verdadeiro.

                                                    Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                                                    O melhor meio de transporte para o Português? A penantes que o gasoil e a gasosa tão caras xD
                                                    O GPL não... ah, esquecido, esse não entra nas hipóteses do português, é perigoso e dá cabo do carro.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por mptc Ver Post
                                                      O GPL não... ah, esquecido, esse não entra nas hipóteses do português, é perigoso e dá cabo do carro.
                                                      Isso era para rir? É que não teve piada nenhuma -.-

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                                                        Isso era para rir? É que não teve piada nenhuma -.-
                                                        Nem era para ter.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por mptc Ver Post
                                                          Nem era para ter.
                                                          Também há o Etanol, Híbridos e Eléctricos, não te vi defende-los, enfim...

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            [/SIZE][/QUOTE]

                                                            Se tu tiveres de levar uma criança para a escola, vais leva-la de scooter?
                                                            Legalmente nem o podes fazer antes dos 12 anos,[/QUOTE]

                                                            Não é aos 12 mas sim aos 7. (o que não concordo nada mas ok isso é outro assunto)

                                                            Quanto ao tópico, falando de pessoas que se deslocam sozinhas ou a 2 (a maior parte da malta que passo no transito ate vai sozinha) (mas marido/mulher por ex) para mim é a moto devido a relação tempo/combustivel/estacionamento mas em Portugal não vale a pena pois a falta de respeito dos enlatados para com os motociclistas é enorme (se nem se respeitam entre eles quanto mais), e juntando a isto as nossas belas estradas (crateras em todo o lado,linhas brancas e passadeiras com tinta anti-derrapante (NOT), linhas dos electricos desactivadas a anos no mesmo sitio etc etc etc e a pouca responsabilidade de MUITOS motociclistas (andar de camisolinha,sem luvas, capacetes abertos, sempre a abrir armados em Rossi, etc) não pode correr bem.
                                                            Já vem da nossa cultura, no resto da Europa qualquer jovem tem uma scooter para se deslocar mas cá assim que se faz 18 anos é "obvio" que temos de ter um carro.
                                                            A mota é giro é ter na garagem e ao fim de semana pegar nela e ir rasgar para uma AE e contar aos amigos, é comprar um escape de 1000€ mas andar com um capacete de 70.

                                                            P.S- Experimenta fazer a mesma pergunta num forum de motos, e num de bicicletas ou de malta que anda a pé(deve haver algum) e vais ter uma surpresa (ou não).

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                                                              Também há o Etanol, Híbridos e Eléctricos, não te vi defende-los, enfim...
                                                              Não me dizem nada no contexto actual, nem penso que irão dizer.
                                                              Não entendo a tua implicância com o meu post, foi em jeito de brincadeira e não para picar ninguém.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X