Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O melhor meio de transporte para o Português

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por Valium Ver Post
    Para 50kms diários, creio que a bicicleta é quase de descartar.
    Vai dizer isso ao pc, loolll.

    No pain, no game.

    Comentário


      #32
      [QUOTE=Afcivic;1065966266[SIZE=2]][/SIZE]eu moro em Viseu e não tenho qualquer duvida que as temperaturas descem muito mais do que no porto e continuo a andar de scooter, nem é apenas pela economia, simplesmente pela facilidade de ir a todo lado e arranjar estacionamento, claro que na estrada sou um gajo que só andar a estorvar aos maquinões... mentalidades de que quem anda de scooter não tem dinheiro para um carro.[/QUOTE]

      Eu não acho que nestas coisas haja um "one size fits all".

      Muitas vezes é necessário analisar todas as condicionantes.
      Se tu morares perto de uma estação de comboio, facilmente este faz mais sentido do que uma scooter, porque as scooter são muito limitadas (mesmo sendo um dos tipos de mota menos limitado em certas funcionalidades).

      Se tu tiveres de levar uma criança para a escola, vais leva-la de scooter?
      Legalmente nem o podes fazer antes dos 12 anos, mas mesmo depois, achas que é bom submeter uma criança a esse desconforto, mas sobretudo a esse perigo?

      Eu ando de mota há mais de 20 anos e digo-te que andar com uma criança atrás é de ir com os "tintins" na boca...

      Então se morares próximo da estação, o comboio seria uma alternativa, ou a camioneta.

      No entanto, e falando pela zona onde moro, eu tenho a estação perto e autocarros também não faltam. Só que dependendo da zona para a qual pretenda ir, posso ter de fazer uma combinação de "comboio/autocarro x/autocarro y" para chegar ao destino, o que não melhorava se tivesse de levar miúdos à escola pelo caminho.

      E o exemplo da escola+trabalho é só um deles, porque ainda tens o supermercado, a ida ao cabeleireiro (etc...).

      Por vezes é necessário analisar todas as necessidades específicas de deslocação de cada pessoa/família, para depois analisar qual a melhor solução.

      Isto não me parece assim tão linear de modo a que se possa responder "o melhor é isto!".

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por catalao Ver Post
        Ó asjesus, e fazendo as contas (comparando o que gastas ao km de carro, com o que gastas de comboio) sai mesmo mais barato levar a família no comboio do que no carro?
        O Porto é o "penico do céu" no Inverno, mas mesmo assim há quem use a mota na mesma. Há sempre espaço para umas roupas impermeáveis.
        Eu tenho a sorte de neste momento não pagar comboio, mas isto só acontece há 1 ano para cá. Mesmo assim, o passe da minha casa para o Porto é aproximadamente 25€ (só comboio).

        A minha mulher paga o Andante 3 zonas e fica em 31,75€.

        Além disso, não podemos ver só ao nível económico o custo. Há também o descanso do transporte de comboio. Eu não sei simplesmente como as pessoas aguentam passar o tempo em filas de trânsito.... confusão, buzinadelas, demoras, etc.

        E o custo de desgaste que implica andar de carro neste pára-arranca, para além do combustível.

        E no meu caso, demoro nem 5-7 minutos a pé até ao apeadeiro Águas Santas e depois são mais 10min de comboio até ao Porto. E saio a meio para ir ao infantário deixar a filhota, sendo este quase ao lado da estação.
        E ainda dá hipótese para por a leitura em dia o que também ajuda a por a mente descansada.

        E volto a referir, as pessoas são muito comodistas e na maior parte das vezes preferem sacrificar-se no trânsito, com todos os custos associados, do que ir em transporte público. E as desculpas por vezes são muito "esfarrapadas". É longe, tenho que mudar de transporte, etc, etc.
        Muitas das vezes criticam e nunca experimentaram.

        Nem imaginam o número de pessoas aqui no Porto que ainda não experimentaram o Metro....

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por joaobras Ver Post
          melhor meio de transporte com salario minimo??
          é um fiat uno 45s em bom estado!!
          justificações:
          andam por ai á venda mais baratos que uma scooter.
          o motor FIRE é super fiavel
          as peças são baratissimas mesmo na marca(chega ao ponto de serem mais baratas que na concorrencia)
          é relativamente economico em termos de consumos
          têm 5 lugares e assim podes dar boleia a 4 colegas e dividir os custos de combustivel
          no inverno não tens o problema da chuva e do frio
          o IUC é meia duzia de euros
          resumindo:
          para quem dispõe de pouco dinheiro é uma boa solução para fazer os tais 50kms diarios
          E a segurança desse FIAT Uno? Ah... então esquece!
          O mesmo se passa com as motos.

          Há muito mau condutor nestas estradas, e em carros modernos que são uns autênticos tanques no que toca a infligir danos em carroçarias antigas e veículos frágeis (como motos). Para protegerem melhor os ocupantes do próprio carro, os carros modernos praticamente usam os carros com quem colidem como mais uma zona de deformação programada!

          ...para quem ainda não viu... Renault Modus vs. Volvo 940 crash-test:


          Agora imaginem que em vez de um Volvo era um FIAT Uno!

          A meu ver o mínimo dos mínimos que se deve pagar por um carro são uns 5000 euros. Com esse dinheiro já se encontram carros com 5 estrelas nos testes do EuroNCAP:

          FIAT Grande Punto Fiat Grande Punto 1.2 Dinamic 5P AC, 5.500 EUR, Matosinhos - Standvirtual

          Renault Clio III Renault Clio 1.2 Luxe Dynamique A.C, 5.250 EUR, Arada - Standvirtual

          ...por exemplo!

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
            Julgo que, há excepção de certas cidades, a bicicleta não é solução. Temos uma orografia muito acentuada o que torna penoso o uso de bicicleta. Quem conhece algumas cidades europeias, nem imagina a inveja que tenho deles por ser tudo tão plano. Por exemplo Berlim é um caso impressionante. Toda a gente anda de bicicleta, porque a orografia da cidade permite. E a provincia de Brandemburgo possui mais de 5000Km de ciclovia para bicicletas....

            Além disso, julgo que o Português comum, idependentemente do estrato social e vencimento, acomodou-se muito ao automóvel, mesmo quando há alternativas nos transportes públicos. E contra esta mentalidade não há muito a fazer. Vai demorar tempo a mudar.

            Eu uso o comboio para vir para o Porto e moro a cerca de 9Km do trabalho. E quando necessito alguma deslocação ao centro, uso o metro ou autocarro. E o uso dos transportes públicos é uma forma de poupar dinheiro.
            ai ui andar de bicicleta cansa, fod***

            bicicleta ou pés

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Nuno75 Ver Post
              respeito a tua critica como sendo construtiva, mas como resposta ao tópico nada se acrescenta a esta tua resposta, muita critica (por vezes usual do verdadeiro Portugues) , mas respostas e esclarecimentos ás minhas questões poucas ou nenhumas.
              Muito bem cibernauta Wm eu simplifico a minha questão e volto a questionar, sem graçolas , com uma tentativa de estruturação de texto e frases um pouco melhor elaborada, assim o cerebro não tropeça na duvida e talvez não se baralhe!

              (...)

              Vamos lá ver se agora está um pouco mais comprrensível, sem salganhadas, sem graçolas incompreensíveis e com um texto mais perspicaz e com outra estruturação
              Retirando toda a quantidade de sarcasmo que tentaste adicionar nesta tua resposta, e excluindo todas as referências em tom de gozo ao meu pedido de restruturação do texto, direi que agora sim estão as duvidas bem colocadas, e que terei todo o gosto de responder:

              Com um salário mínimo Português, e tendo em conta um trajecto de 50Km diários, qual na tua opinião será o veículo(hibrido, electrico, mecânico,transporte público, etc...), ideal para se utilizar diáriamente na deslocação.Explica as tuas razões na escolha.
              Muita gente nos paízes menos ricos da europa(e do mundo) vive bem com um carrito velho, que vai mantendo. Puntos e corsas antigos vê-se aí ao pontapé. No entanto é sempre perigoso generalizar questões desta maneira, uma vez que cada caso é um caso. Muita gente nos centros urbanos não tem carro, os serviços de transportes publicos servem bem. No entanto não só existem sitios onde os TP não são compativeis com as necessidades das pessoas, ou ate muita gente depende mesmo de um carro para trabalhar. Cada caso é um caso, não se deve generalizar.

              Se souberes, gostaria de saber, o porquê de tanta carga fiscal em Portugal nos combustíveis fosseis(e não só e comparando com a restante comunidade Europeia), e o porquê do preço dos automóveis em Portugal ser o mais caro da Europa(quando somos a par da Grécia o País mais pobre da Europa).
              Em portugal, nomeadamente depois da liberalização dos preços dos combustiveis, os preços não só dependem dos impostos...

              Por último fiz uma referência, mas lá está mal estruturada e com muita piadinha se calhar incompreensível pelo meio, ás nossas escolas de condução!
              Faço e deixo um alerta a ti e a todos, será que em muito essa educação e coordenação que se tem nessas escolas não contribuem e em muito para a sinistralidade que se verifica no nosso País???
              Antigamente, nas ex-colónias, tirar a carta era simples, alguem com carta ensinava-te, depois ías ao exame que na pratica era mostrar que sabias pôr a primeira e acelerar, e tinhas a carta. (Nos states ainda é um modelo parecido). Em portugal, muita gente que tem carta ainda é dessa altura, e safam-se. Desculpar os acidentes como responsabilidade das escolas de condução é ter uma visão redutora e infantil do problema. O problema numero um, é a falta de civismo, e a mentalidade de "eu sou o maior" que existe em Portugal. Se as pessoas forem responsaveis, tiverem respeito e concentração no que estão a fazer, reduzes em muito a sinistralidade. É obvio que as escolas têm a sua quota parte, no entanto não são o problema. O que não falta na estrada são atrasados mentais, e isso nenhuma escola de condução pode resolver..
              P.S.: Agradeces a minha critica como sendo construtiva, e essa foi a intensão. No entanto gozas com a minha critica ao longo da tua resposta. Eu serei sincero, estas perguntas que fizeste agora, não as vi no post inicial. E daí nem me atrevi a responder. Para não responder a perguntas diferentes das que querias fazer, decidi pedir-te para estruturares o texto melhor. Isso é algo assim tão errado? Alguém fez um like do meu post anterior, logo não fui o unico que não te percebeu Tens que reconhecer que o teu post original era uma salganhada, provavelmente escreves como falas, no entanto a transição nem sempre se compreende. Abraço

              Comentário


                #37
                [QUOTE=rca33;1065966631]
                Originalmente Colocado por Afcivic;1065966266[SIZE=2
                ][/SIZE]eu moro em Viseu e não tenho qualquer duvida que as temperaturas descem muito mais do que no porto e continuo a andar de scooter, nem é apenas pela economia, simplesmente pela facilidade de ir a todo lado e arranjar estacionamento, claro que na estrada sou um gajo que só andar a estorvar aos maquinões... mentalidades de que quem anda de scooter não tem dinheiro para um carro.[/QUOTE]

                Eu não acho que nestas coisas haja um "one size fits all".

                Muitas vezes é necessário analisar todas as condicionantes.
                Se tu morares perto de uma estação de comboio, facilmente este faz mais sentido do que uma scooter, porque as scooter são muito limitadas (mesmo sendo um dos tipos de mota menos limitado em certas funcionalidades).

                Se tu tiveres de levar uma criança para a escola, vais leva-la de scooter?
                Legalmente nem o podes fazer antes dos 12 anos, mas mesmo depois, achas que é bom submeter uma criança a esse desconforto, mas sobretudo a esse perigo?

                Eu ando de mota há mais de 20 anos e digo-te que andar com uma criança atrás é de ir com os "tintins" na boca...

                Então se morares próximo da estação, o comboio seria uma alternativa, ou a camioneta.

                No entanto, e falando pela zona onde moro, eu tenho a estação perto e autocarros também não faltam. Só que dependendo da zona para a qual pretenda ir, posso ter de fazer uma combinação de "comboio/autocarro x/autocarro y" para chegar ao destino, o que não melhorava se tivesse de levar miúdos à escola pelo caminho.

                E o exemplo da escola+trabalho é só um deles, porque ainda tens o supermercado, a ida ao cabeleireiro (etc...).

                Por vezes é necessário analisar todas as necessidades específicas de deslocação de cada pessoa/família, para depois analisar qual a melhor solução.

                Isto não me parece assim tão linear de modo a que se possa responder "o melhor é isto!".

                eu falei que a scooter é o melhor, não quer dizer que sirva a todos, a questão que eu frisei mais nem foi essa que tentas colocar na minha boca, foi a de que olhando para a maioria dos carros que vejo nos trajectos na cidade os vejo apenas com o condutor, e não duvido que a maioria poderia andar de scooter, pelos que conheço dizem que as scooter's é para os putos, um homem anda de carro. e respondi a um user acerca da temperatura, sinceramente não percebo onde foste buscar isso de que a scooter serviria para todos.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post


                  eu falei que a scooter é o melhor, não quer dizer que sirva a todos, a questão que eu frisei mais nem foi essa que tentas colocar na minha boca, foi a de que olhando para a maioria dos carros que vejo nos trajectos na cidade os vejo apenas com o condutor, e não duvido que a maioria poderia andar de scooter, pelos que conheço dizem que as scooter's é para os putos, um homem anda de carro. e respondi a um user acerca da temperatura, sinceramente não percebo onde foste buscar isso de que a scooter serviria para todos.
                  Tem calma! Baixa lá a espingarda!

                  Eu utilizei esse exemplo para ilustrar que há a necessidade de analisar o caso específico de cada um.

                  Entendo o que queres dizer com a noção (ou imagem) da scooter, mas novamente são generalizações e vou-te ilustrar com o exemplo de um grande amigo meu.

                  Há uns anos, este meu amigo ia do trabalho para casa na sua CB250 (num dia de chuva), e no meio da mistura de pulverização com a noite + sujidade na viseira do capacete, só viu um camião na frente e ele no chão a escorregar em direcção ao mesmo.

                  Bateu com a bacia (se não me engano) e foi parar ao Hospital, onde foi operado e se recuperou.

                  Deixando claro que ele nunca foi um "acelera" de mota, ele disse que no momento em que ia a escorregar em direcção ao camião só se lembrava que não iria ver o seu filho (recém nascido) a crescer, e foi esta imagem que lhe ficou gravada na cabeça.

                  Como resultado, vendeu a mota e nunca mais teve outra coisa que não automóveis.


                  Andando eu de mota há mais de 20 anos, não perco a consciência de que o perigo está extremamente ampliado face a um automóvel. Nem adianta tentar ignorar isto e dizer que somos condutores hiper-mega-cuidadosos. Isso na mota não chega!

                  A mota tem diversos inimigos, desde a estrada molhada à pressa.
                  Se alguém for em cima de uma mota com pressa para chegar a algum lado, corre um risco muito maior, porque a mota permite coisas que um carro jamais permite.


                  Isto tudo para dizer que aos condutores de carros que não consideram a hipótese da scooter por acharem perigosa, tentar convencer do oposto é puro engano.

                  Uma coisa é eu meter-me em cima de uma mota porque gosto, estando consciente dos riscos. É como saltar do avião de pára-quedas ou ir fazer surf para o mar.

                  Outra coisa completamente diferente é colocar uma solução de duas rodas como alternativa directa às 4, como se a única coisa de diferente fosse algum pseudo-estatuto do veículo que se conduz.

                  Eu entendo o que queres dizer, mas as motas são "bichos" diferentes.

                  Comentário


                    #39
                    RCA33 eu concordo contigo, mas te digo que a maioria dos gajos que conheço que têm um carro bom têm uma mota para andarem no fim de semana a dar umas esticadelas com velocidades bem altas, acontece que a mota só serve para isso, a questão da mota para o dia a dia, em cidade pelo menos não terá esse perigo que falas, isto dito por quem anda de mota há uns 25 anos, comprei a minha primeira mota em 1987.
                    a mota serve furar o transito (claro que há sempre uns Homens que tentam dificultar essas manobras), o estacionamento é muito mais fácil, é muito rapida (não em termos de velocidade, mas porque há muito menos paragens) a minha scooter não dá mais de 50 km\h e o trajecto que faço de casa para a escola (centro da cidade viseu) leva uns 10 minutos, o mesmo trajecto de carro demoro no minimo o dobro, falo de uns 9 km's.
                    a scooter permitia tirar muitos carros da cidade, e é opção para milhares de portugueses, para outros não é opção, obviamente, mas não duvido que a maioria não vai para a opção mota porque isso é desprestigiante.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                      E a segurança desse FIAT Uno? Ah... então esquece!
                      O mesmo se passa com as motos.

                      Há muito mau condutor nestas estradas, e em carros modernos que são uns autênticos tanques no que toca a infligir danos em carroçarias antigas e veículos frágeis (como motos). Para protegerem melhor os ocupantes do próprio carro, os carros modernos praticamente usam os carros com quem colidem como mais uma zona de deformação programada!

                      ...para quem ainda não viu... Renault Modus vs. Volvo 940 crash-test:


                      Agora imaginem que em vez de um Volvo era um FIAT Uno!

                      A meu ver o mínimo dos mínimos que se deve pagar por um carro são uns 5000 euros. Com esse dinheiro já se encontram carros com 5 estrelas nos testes do EuroNCAP:

                      FIAT Grande Punto Fiat Grande Punto 1.2 Dinamic 5P AC, 5.500 EUR, Matosinhos - Standvirtual

                      Renault Clio III Renault Clio 1.2 Luxe Dynamique A.C, 5.250 EUR, Arada - Standvirtual

                      ...por exemplo!
                      Se fores de autocarro, qual é a segurança de um autocarro em caso de acidente ou de capotamento?
                      Se fores a pé, qual é a probabilidade de não seres atropelado, seja a atravessar a rua ou a seres colhido por um veículo desgovernado?
                      São condicionantes em que todos os peões estão expostos, quer vão a pé ou de transporte.

                      Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                      Eu tenho a sorte de neste momento não pagar comboio, mas isto só acontece há 1 ano para cá. Mesmo assim, o passe da minha casa para o Porto é aproximadamente 25€ (só comboio).

                      A minha mulher paga o Andante 3 zonas e fica em 31,75€.

                      Além disso, não podemos ver só ao nível económico o custo. Há também o descanso do transporte de comboio. Eu não sei simplesmente como as pessoas aguentam passar o tempo em filas de trânsito.... confusão, buzinadelas, demoras, etc.

                      E o custo de desgaste que implica andar de carro neste pára-arranca, para além do combustível.

                      E no meu caso, demoro nem 5-7 minutos a pé até ao apeadeiro Águas Santas e depois são mais 10min de comboio até ao Porto. E saio a meio para ir ao infantário deixar a filhota, sendo este quase ao lado da estação.
                      E ainda dá hipótese para por a leitura em dia o que também ajuda a por a mente descansada.

                      E volto a referir, as pessoas são muito comodistas e na maior parte das vezes preferem sacrificar-se no trânsito, com todos os custos associados, do que ir em transporte público. E as desculpas por vezes são muito "esfarrapadas". É longe, tenho que mudar de transporte, etc, etc.
                      Muitas das vezes criticam e nunca experimentaram.

                      Nem imaginam o número de pessoas aqui no Porto que ainda não experimentaram o Metro....
                      Cada caso é um caso.

                      Aqui em Gondomar tens zonas muito bem servidas e zonas muito mal servidas de transportes. E quem vive nas zonas mal servidas (e regra geral estão localizadas em "cascos de rolha") não tem outra solução senão usar meio de transporte próprio quando quer se deslocar para o Porto. Até mesmo para se deslocar à câmara municipal. Portanto essa do comodismo "cola" apenas a quem está bem servido, independentemente ou não de ter de fazer transbordo.

                      No teu caso compensa, até porque de Águas Santas ao Porto com trânsito à mistura, demora-se mais do que de comboio (no meu ver).

                      Já no meu caso, só compensa se for todos os dias ao Porto, que não é o caso de há uns meses pra cá (que me levou a por o andante gold de lado). Como vou poucos dias por semana ao Porto, só compensa o transporte se tiver boleia num dos sentidos (ida ou volta), porque o andante para ambos os lados não me compensa face ao que gasto de gasolina, e demoro apenas meia-hora de carro (e a andar nas calmas) enquanto que de transportes levo 1 hora.

                      Ah, e quanto ao descanso, não descanso nada e muito menos consigo por leituras em dia, quer no autocarro quer no metro. Enjoo facilmente a ler em veículos e costumo apanhar bastantes "amigos do alheio".
                      Editado pela última vez por catalao; 09 June 2011, 10:16.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por catalao Ver Post
                        Se fores de autocarro, qual é a segurança de um autocarro em caso de acidente ou de capotamento?
                        Se fores a pé, qual é a probabilidade de não seres atropelado, seja a atravessar a rua ou a seres colhido por um veículo desgovernado?
                        São condicionantes em que todos os peões estão expostos, quer vão a pé ou de transporte. (...)
                        Nada do que acabas de dizer contradiz o facto de que carros antigos são perigosíssimos tendo em conta o facto de haver TANTOS carros modernos a circularem. Não é só o FIAT Uno como também o Volvo 940 que não escapa a este facto.

                        Logo, continua sólida a lógica que o mais correcto é as pessoas pouparem algum (5000 euros não é nenhuma fortuna) para comprarem carros de 5 estrelas EuroNCAP, maximizando a sua segurança.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                          Nada do que acabas de dizer contradiz o facto de que carros antigos são perigosíssimos tendo em conta o facto de haver TANTOS carros modernos a circularem. Não é só o FIAT Uno como também o Volvo 940 que não escapa a este facto.

                          Logo, continua sólida a lógica que o mais correcto é as pessoas pouparem algum (5000 euros não é nenhuma fortuna) para comprarem carros de 5 estrelas EuroNCAP, maximizando a sua segurança.
                          Maximizam a segurança conduzindo em condições! Se esperam que sejam os carros a fazer a diferença, estão bem arranjados!

                          Comentário


                            #43
                            [QUOTE=Jarod;1065967001]E a segurança desse FIAT Uno? Ah... então esquece!carros com quem colidem como mais uma zona de deformação programada!



                            eu referi o fiat uno dentro das condições apresentadas,ou seja com ordenado minimo.
                            e com um ordenado inferior a 500€ não se podem comprar automoveis de 5000€,a menos que se compre a credito e se viva á conta dos pais pois se já é dificil viver com esse ordenado imagino o que deve ser com prestações,há quem o faça mas depois é ver os bancos ou as financeiras a contratarem empresas de cobranças dificeis para tentar reaver o dinheiro.
                            quanto ao fiat uno comparativamente a scooters,bicicletas e até alguns transportes publicos não o acho menos seguro,por isso dentro das restrições financeiras penso que era uma boa opção

                            Comentário


                              #44
                              Como foi aqui dito, a mota é um Bicho diferente..

                              Tirei a carta à pouco tempo, mas aprendi logo a ter "respeito" pela máquina, e isso é o mais importante.. No dia do exame, ia a 60 na Marginal (que tem vel.Max. de 70), e bastou apanhar um pouco de água com oleo para sentir a traseira da mota a fugir de imediato! Num carro isso não acontece assim tão facilmente..

                              Uma mota é algo prático para 1 só pessoa (ou 2 adultos). Fura o transito e é bem mais rápida (comparado com o carro "normal"), mas quando bates, bates a sério.. Com 10 anos vi um acidente, a uns 60 ou 70 (pelo que foi apurado) de um rapaz que perdeu o controlo da mota. Caiu, e a mota foi contra uma parede.. morte instantanea.. Num carro, mesmo contra a parede, não morremos (se tiver o minimo de segurança..)

                              Comentário


                                #45
                                o importante é saber os limites, seja da mota seja do carro, uma mota é tão segura como um carro, pois quem faz essa segurança é o condutor, andar na cidade no meio do transito a mota é tão segura ou mais do que o carro desde que não haja abusos. É a minha opinião com quase 25 anos a andar de mota, desde dt50lc a r6 e agora scooter EV.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                  RCA33 eu concordo contigo, mas te digo que a maioria dos gajos que conheço que têm um carro bom têm uma mota para andarem no fim de semana a dar umas esticadelas com velocidades bem altas, acontece que a mota só serve para isso, a questão da mota para o dia a dia, em cidade pelo menos não terá esse perigo que falas, isto dito por quem anda de mota há uns 25 anos, comprei a minha primeira mota em 1987.
                                  a mota serve furar o transito (claro que há sempre uns Homens que tentam dificultar essas manobras), o estacionamento é muito mais fácil, é muito rapida (não em termos de velocidade, mas porque há muito menos paragens) a minha scooter não dá mais de 50 km\h e o trajecto que faço de casa para a escola (centro da cidade viseu) leva uns 10 minutos, o mesmo trajecto de carro demoro no minimo o dobro, falo de uns 9 km's.
                                  a scooter permitia tirar muitos carros da cidade, e é opção para milhares de portugueses, para outros não é opção, obviamente, mas não duvido que a maioria não vai para a opção mota porque isso é desprestigiante.
                                  Infelizmente isso não é assim.

                                  Há um ano e meio (+-), um amigo meu ligou-me a perguntar se eu ainda tinha a mota e a dizer que ia vender a dele.
                                  O motivo foi que o cunhado dele morreu numa mota igual à minha em Lisboa, porque uma senhora num bmw fez uma inversão de marcha onde não devia e nem o viu...

                                  O que criou neste meu amigo a maior impressão (para além de ter sido ele a procura-lo e posteriormente a reconhecer o corpo), é que segundo ele, o cunhado era um condutor de mota extremamente cuidadoso!

                                  Num outro exemplo, um ex-vizinho meu teve um acidente dentro de Lisboa, e embora a velocidade não tivesse sido muita, o embate deu-se da forma errada e ele faleceu.


                                  Eu considero as cidades como das zonas mais perigosas para andar de mota. Não só tens uma maior concentração de veículos a circular, como tens todos aqueles que vão cheios de stress, ou dormiram mal, ou vão a falar ao telemóvel, os que passam stops e sinais vermelhos, etc.

                                  Se tu andares na mota a 30 km/h, continuas a poder levar com alguma coisa em cima (ou de lado) que facilmente te aleija a sério ou mesmo mata.

                                  Honestamente acho que a mota é uma má companheira para o dia-a-dia, apesar de gostar imenso delas.

                                  Comentário


                                    #47
                                    em grandes capitais europeias, como barcelona, as ruas estão cheias de motas, principalmente aceleras...
                                    é uma questão de cultura...

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                      Maximizam a segurança conduzindo em condições! Se esperam que sejam os carros a fazer a diferença, estão bem arranjados!
                                      Dois condutores, conduzindo da mesma forma segura, um num FIAT Uno (ou Volvo 940), outro num Renault Clio III por uns 5 mil e poucos euros.

                                      Têm a infelicidade de um mau condutor lhes aparecer pela frente num qualquer carro do segmento B de 2005 para a frente, causando um choque frontal.

                                      Vais me dizer agora que "não interessa" os carros serem estruturalmente mais seguros?

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                        o importante é saber os limites, seja da mota seja do carro, uma mota é tão segura como um carro, pois quem faz essa segurança é o condutor, andar na cidade no meio do transito a mota é tão segura ou mais do que o carro desde que não haja abusos. É a minha opinião com quase 25 anos a andar de mota, desde dt50lc a r6 e agora scooter EV.
                                        Desculpa lá, podes cair dum carro por causa de um buraco na estrada? E num choque lateral, como fica quem anda de moto em relação a quem sofre um choque lateral num carro com 5 estrelas Euro NCAP?

                                        A sério, podem dizer que as motas servem para se safar do trânsito, são fáceis de estacionar e gastam pouco combustível mas nunca ousem dizer que têm níveis de segurança semelhantes a andar num carro moderno.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                                          Têm a infelicidade de um mau condutor lhes aparecer pela frente num qualquer carro do segmento B de 2005 para a frente, causando um choque frontal.

                                          Vais me dizer agora que "não interessa" os carros serem estruturalmente mais seguros?
                                          Vou!

                                          Tens é que evitar os embates, não contar que o carro os absorve por ti!

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                            Infelizmente isso não é assim.

                                            Há um ano e meio (+-), um amigo meu ligou-me a perguntar se eu ainda tinha a mota e a dizer que ia vender a dele.
                                            O motivo foi que o cunhado dele morreu numa mota igual à minha em Lisboa, porque uma senhora num bmw fez uma inversão de marcha onde não devia e nem o viu...

                                            O que criou neste meu amigo a maior impressão (para além de ter sido ele a procura-lo e posteriormente a reconhecer o corpo), é que segundo ele, o cunhado era um condutor de mota extremamente cuidadoso!

                                            Num outro exemplo, um ex-vizinho meu teve um acidente dentro de Lisboa, e embora a velocidade não tivesse sido muita, o embate deu-se da forma errada e ele faleceu.


                                            Eu considero as cidades como das zonas mais perigosas para andar de mota. Não só tens uma maior concentração de veículos a circular, como tens todos aqueles que vão cheios de stress, ou dormiram mal, ou vão a falar ao telemóvel, os que passam stops e sinais vermelhos, etc.

                                            Se tu andares na mota a 30 km/h, continuas a poder levar com alguma coisa em cima (ou de lado) que facilmente te aleija a sério ou mesmo mata.

                                            Honestamente acho que a mota é uma má companheira para o dia-a-dia, apesar de gostar imenso delas.
                                            1000 vezes de acordo!

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                              Vou!

                                              Tens é que evitar os embates, não contar que o carro os absorve por ti!
                                              Parabéns por escreveres o comentário mais ridículo do dia, quiçá, do século!

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                                                Parabéns por escreveres o comentário mais ridículo do dia, quiçá, do século!
                                                Descansa, que ainda me falta muito para chegar ao teu nível!

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por Ruibadboy Ver Post
                                                  Vai dizer isso ao pc, loolll.

                                                  No pain, no game.


                                                  Digo isso por, tempo que demoras a fazer 25 kms (partindo do principio que é so ida) e em que "condições" chegavas ao trabalho.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                                    Descansa, que ainda me falta muito para chegar ao teu nível!
                                                    Resposta típica e banal de quem se enterrou com as suas próprias palavras.

                                                    P.S.:Com que então as características de segurança dos carros "não interessam para nada, o que interessa é evitar acidentes" (diz isso aos sem-carta, condutores embriagados, etc.)

                                                    Qualquer resposta seguinte da tua parte apenas fortalecerá a tua situação de EPIC FAIL.
                                                    Editado pela última vez por Jarod; 09 June 2011, 13:02.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                                                      Resposta típica e banal de quem se enterrou com as suas próprias palavras.
                                                      Isso é um comentário do teu comentário. Certo?

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Obvious Troll is Obvious.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                                          Vou!

                                                          Tens é que evitar os embates, não contar que o carro os absorve por ti!
                                                          Ora bem! O que interessa é ter super-poderes e, tipo consola de jogos, usar os truques todos para escapar da eventualidade de um gajo se despistar contra nós. Sei lá, tipo: desaparecer de repente, fazer o carro levantar voo em caso de colisão iminente com outro veículo desgovernado, fazer sobressair uma rampa para o outro voar por cima de nós, activar um escudo energético anti-colisão que nos coloca dentro de uma bolha de segurança máxima... coisas assim simples e reais, do dia-a-dia!

                                                          Se vens para aqui mais uma vez com essa atitude de xico-espertismo desestabilizador e troller de tópicos, aconselho-te a pensares seriamente nos 3 pontos de penalização que tens activos e no que isso significa...

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Neste tipo de projecções não nos podemos esquecer do modelo típico português, ou seja, um agregado de 3/4 pessoas.

                                                            Escusado será dizer que nesta base, considerar uma bicicleta é pura demagogia.

                                                            Penso que, para uma família portadora do ordenado mínimo nacional (485€ x 2 / 4 pessoas) não existe lugar para uma viatura própria, mas..... aceito a possibilidade de terem um carro usado, preferencialmente com 10/12 anos, tipo Ford Fiesta de 2000.

                                                            Os custos de gasolina e conexos são compensados pela viabilidade de uma vida minimamente decente. Convínhamos que deixar um filho no infantário, outro na escola e voltar a busca-los é praticamente inviável de autocarro (excepto raros casos, geograficamente favoráveis).

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                              Ora bem! O que interessa é ter super-poderes e, tipo consola de jogos, usar os truques todos para escapar da eventualidade de um gajo se despistar contra nós. Sei lá, tipo: desaparecer de repente, fazer o carro levantar voo em caso de colisão iminente com outro veículo desgovernado, fazer sobressair uma rampa para o outro voar por cima de nós, activar um escudo energético anti-colisão que nos coloca dentro de uma bolha de segurança máxima... coisas assim simples e reais, do dia-a-dia!
                                                              Basta conduzir, meu caro!

                                                              Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                              Se vens para aqui mais uma vez com essa atitude de xico-espertismo desestabilizador e troller de tópicos, aconselho-te a pensares seriamente nos 3 pontos de penalização que tens activos e no que isso significa...
                                                              Significa o mesmo de sempre: dois pesos e 2 medidas!

                                                              Aliás, este teu post é um exemplo acabado disso mesmo. A partir para a ofensa pessoal, quando nem sequer me dirigi a ti, nem o fiz a ninguém.

                                                              E, já agora, esclarecias o que é o "troller". Trolley, ainda sei o que é.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X