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    #61
    Originalmente Colocado por topspeed Ver Post
    Os 115 de caixa de 6 (tipo Golf IV), tinham 310Nm.

    Mas há quem tenha aqui no forum dois carros iguais com o mesmo PD130 e um com a caixa de 5 e 285Nm e o outro cx 6 e 310Nm e diz que praticamente não sente diferenças

    Para mim, dos melhores motores diesel é o PD130, o binómio consumos/performances é mesmo muito atractivo!
    A diferença entre os dois é mais a nível de temperamento de motor.
    O de cx de 5 tem mais baixas, o de 6 tem mais descarga de binário e aguenta o binário até mais tarde. O cx de 5 parece que anda menos, mas o ponteiro sobe praticamente como o outro.
    Eu prefiro o de caixa de 5 (tenho os dois), pois enquadra-se mais no que se espera de um carro a diesel. Parece que nada o incomoda a baixa rotação, bastando carregar no acelerador para ele andar.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por Azathoth Ver Post
      E não apenas num A3. Tens por exemplo o Skoda Fabia RS e outros....

      Tens de ver em que contexto foi dada a resposta.

      Visto que se falava do A3, foi referido que somente na geração anterior (da que o user pretendia), é que tinha recebido a versão de 130cv do 1.9 TDI.

      No caso, a versão do A3 que o user pretendia, com o 1.9 TDI, só tinha a versão do 105cv.

      Comentário


        #63
        Tenho uma A4 2004, 1.9TDI 130cv, com 145000km.

        Sempre fiz as revisões na marca, nos km/data estipuladas.

        Tenho a dizer, EXCELENTE motor! Não podia estar mais satisfeito:

        - Anda muito bem, quer em baixas, quer em altas;
        - Económico (mesmo em grandes velocidades);
        - Sem um único problema a apontar;

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por ANdiesel Ver Post
          Tenho uma A4 2004, 1.9TDI 130cv, com 145000km.

          Sempre fiz as revisões na marca, nos km/data estipuladas.

          Tenho a dizer, EXCELENTE motor! Não podia estar mais satisfeito:

          - Anda muito bem, quer em baixas, quer em altas;
          - Económico (mesmo em grandes velocidades);
          - Sem um único problema a apontar;
          A parte a bold é que está mal, é facto mais que conhecido que os PD's em altas não são tão bons e não estou a falar de cor, sei do que falo

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por topspeed Ver Post
            A parte a bold é que está mal, é facto mais que conhecido que os PD's em altas não são tão bons e não estou a falar de cor, sei do que falo
            Os PD são bons em altas, o "problema" é que as baixas são boas demais.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
              Os PD são bons em altas, o "problema" é que as baixas são boas demais.
              Para mim, comparando, os CR são melhores em altas e na concorrência ocorre-me logo os 20d e o 220d do Lexus por me serem bastante próximos...

              Já na altura o 20d 150cv mostrava ser algo melhor nas altas.

              Eu tenho um PD e conheço esta geração de motores e VAG's no geral bastante bem, daí poder falar com algum à vontade, mas também conheço muito bem outros motores e modelos de outros marcas e sei reconhecer a sua superioridade ou inferioridade.

              Não te estou a criticar Crysis, simplesmente alguns post's que tenho lido para aí me levaram a "aproveitar" e dar esta resposta

              Comentário


                #67
                Os CR de facto são melhores em altas, mas não por serem CR! é o facto das 16v


                A alma dos PD em baixas é entusiasmante demais perecendo que as altas são fracas, mas longe disso, os 130cv de um PD130 são atingidos nas 4100rpm. Igualmente como um CR143.

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
                  Os CR de facto são melhores em altas, mas não por serem CR! é o facto das 16v


                  A alma dos PD em baixas é entusiasmante demais perecendo que as altas são fracas, mas longe disso, os 130cv de um PD130 são atingidos nas 4100rpm. Igualmente como um CR143.
                  É,e depois disso vai um mundo de diferença entre eles.Pormenores.........

                  Sabes que isto de olhar para valores absolutos tem muito que se lhe diga..........

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
                    Os CR de facto são melhores em altas, mas não por serem CR! é o facto das 16v


                    A alma dos PD em baixas é entusiasmante demais perecendo que as altas são fracas, mas longe disso, os 130cv de um PD130 são atingidos nas 4100rpm. Igualmente como um CR143.
                    Os CR são muito mais lineares na entrega de potência, como sabes, daí que isso também transmita a falsa percepção da realidade, parecendo que andam menos, contribuindo também o facto de serem mais "silenciosos".

                    Eu se fizesse uma repro no meu PD (que nem sequer equaciono), seria só para melhorar as altas.

                    Como ainda à tempos estive a falar com o RicardoAnacleto, tanto no PD115 como PD130 é preciso levar as rotações às 4000rpm para troca de mudança e sente-se que antes dessa zona já lhe custa a avançar.

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por topspeed Ver Post
                      Os CR são muito mais lineares na entrega de potência, como sabes, daí que isso também transmita a falsa percepção da realidade, parecendo que andam menos, contribuindo também o facto de serem mais "silenciosos".

                      Eu se fizesse uma repro no meu PD (que nem sequer equaciono), seria só para melhorar as altas.

                      Como ainda à tempos estive a falar com o RicardoAnacleto, tanto no PD115 como PD130 é preciso levar as rotações às 4000rpm para troca de mudança e sente-se que antes dessa zona já lhe custa a avançar.

                      Não estou a dizer o contrario, apenas estou a "defender" que o PD em altas não é o motor morto e cansado como normalmente os pintam.

                      A vag deixou o PD pelo facto do ruído e principalmente porque o CR é possivel ter muito mais precisão e controlo na injecção do combustivel, que neste aspecto os PD são "brutos" e antiquados

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
                        Não estou a dizer o contrario, apenas estou a "defender" que o PD em altas não é o motor morto e cansado como normalmente os pintam.

                        A vag deixou o PD pelo facto do ruído e principalmente porque o CR é possivel ter muito mais precisão e controlo na injecção do combustivel, que neste aspecto os PD são "brutos" e antiquados
                        Eu percebi e também concordo.

                        Aliás, o PD aqui pelo forum, ou é visto com um cancro e um motor horrível de ser conduzido pela entrega da potência, ou é visto como o melhor motor do mundo.

                        Ou seja, parece que quando se fala (às vezes pessoal que não sabe), são muito extremistas quando no fundo não é o melhor motor (talvez dos melhores, comparando com os rivais na altura e mesmo com alguns actuais), mas também não é o pior, tendo os seus defeitos.

                        Já agora, tu que percebes bem mais de repros que eu, é mais fácil de mexer num PD que num CR?

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por topspeed Ver Post
                          Já agora, tu que percebes bem mais de repros que eu, é mais fácil de mexer num PD que num CR?
                          A dificuldade de extrair cavalos é a mesma. A questão está nas unidades de controlo em que umas são muito mais complexas e complicadas de trabalhar que outras.

                          EDIT:

                          A ECU de um PD130 é uma EDC15, nesta unidade tens por exemplo um mapa da EGR, um mapa para pressão de turbo, um mapa para a geometria do turbo etc.. Numa EDC17 já tens uns 10 mapa para EGR outros tantos para a pressão de turbo etc... ou seja muito mais complexa.

                          Os ibiza 1.4TDI mais recentes com FAP já viram equipados com EDC17
                          Editado pela última vez por Crysis; 24 October 2011, 01:06.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
                            Não estou a dizer o contrario, apenas estou a "defender" que o PD em altas não é o motor morto e cansado como normalmente os pintam.

                            A vag deixou o PD pelo facto do ruído e principalmente porque o CR é possivel ter muito mais precisão e controlo na injecção do combustivel, que neste aspecto os PD são "brutos" e antiquados
                            E já deixou tarde,perdeu o comboio nos 4 cilindros,precisamente por andar a insistir numa tecnologia de injecção obsoleta.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
                              A dificuldade de extrair cavalos é a mesma. A questão está nas unidades de controlo em que umas são muito mais complexas e complicadas de trabalhar que outras.

                              EDIT:

                              A ECU de um PD130 é uma EDC15, nesta unidade tens por exemplo um mapa da EGR, um mapa para pressão de turbo, um mapa para a geometria do turbo etc.. Numa EDC17 já tens uns 10 mapa para EGR outros tantos para a pressão de turbo etc... ou seja muito mais complexa.

                              Os ibiza 1.4TDI mais recentes com FAP já viram equipados com EDC17
                              A unidade de comando também dita a parte da complexidade,mas há cr´s a usarem edc´s dessa geração,com o dobro dos mapas de um PD,mas nada que umas madrugadas perdidas não resolvam,como em qualquer diesel.

                              E depois também depende do fabricante da unidade de comando,em que a "linguagem" muda.

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por topspeed Ver Post
                                Os CR são muito mais lineares na entrega de potência, como sabes, daí que isso também transmita a falsa percepção da realidade, parecendo que andam menos, contribuindo também o facto de serem mais "silenciosos".
                                Sim...e não!

                                Se estivermos a comparar o 1.9 TDI de 130cv (por exemplo) com o 320d de 150cv (que foste buscar mais atrás como exemplo), tens algumas particularidades:

                                - Ao ralenti, o BMW é mais barulhento no seu interior do que o seu equivalente Audi A4. Esta questão pode até dever-se a uma questão acústica do carro, mas o 320d ao ralenti faz uma ressonância muito desagradável que não está presente no A4;

                                - Neste caso, o CR não dá só a sensação de responder menos em baixas. Ele responde mesmo menos, e chega a ser frustante quando comparado com o PD130, especialmente considerando que o binário máximo é maior e a potência máxima também;

                                - Em andamento máximo, o 20d de 150cv anda mais que o PD130 (estranho seria desaparecerem 20 cavalos), mas isso só se faz sentir no final do conta-rotações. Enquanto o PD é forte desde cedo, o 20d começa fraquinho e é mais forte "lá em cima";

                                - Estas características não mudam nem por reprogramações, ou seja, reprogramando ambos para o limite do que mantém um bom nível de fiabilidade, o 20d tem sempre mais potência e responde sempre melhor em 'altas', mas o PD mantém sempre a sua vantagem em baixas. Ou seja, mesmo melhorando as baixas e altas de ambos os motores, a resposta base do motor está sempre lá;


                                Perante estes factos, podemos questionar é se num motor diesel é mais importante as médias/baixas, ou as médias/altas.


                                É preciso não confundir os CR da altura do 20d de 150cv com os actuais, ou mesmo outros posteriores.

                                O 20d de 177cv é um motor efectivamente linear. Não tem zonas de 'kick', mas responde bem numa faixa de rotações muito grande (para um diesel).

                                Mas o 20d de 177cv não é o 20d de 150cv, do mesmo modo que o 1.9 TDI PD não é o 2.0 TDI CR.

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por evoluzione Ver Post
                                  E já deixou tarde,perdeu o comboio nos 4 cilindros,precisamente por andar a insistir numa tecnologia de injecção obsoleta.
                                  É verdade, o sistema injector-bomba prolongou-se imenso no tempo, e com isso prolongou os seus defeitos: vibrações excessivas, ruído excessivo e não passar para o escalão anti-poluição seguinte.

                                  Disso não há dúvidas.

                                  O que talvez não seja assim tão "sem dúvidas" é o rácio desempenho/consumo desses motores.

                                  Se esqueceres os consumos homologados (que são a treta que são com os desvios a aumentarem cada vez mais por motivos óbvios), vais ter bastante dificuldade em arranjar hoje (com toda a evolução tecnológica que existiu) motores que consigam puxar carros de pesos e dimensões semelhantes à mesma velocidade e com os mesmos consumos.

                                  Não estou a falar de testes de homologação com a versão dos pneus fininhos e despida de equipamento para não pesar, e a jogar com start-stop e afins.

                                  Falo de ter o motor a funcionar e a puxar a carroçaria (uma AE por exemplo), e no final ver qual foi exactamente o consumo.

                                  Talvez aches interessante ver quais as pressões que um motor injector-bomba fazia e as que um CR fazia (acho que te vais surpreender).


                                  Nota que são motores totalmente desactualizados, e concordo contigo quando dizes que os prolongaram demasiado no tempo.

                                  Comentário


                                    #77
                                    O 1.9 TDI PD 130 não tinha na realidade 143 cv por causa dos cavalos escondidos (pergunta séria)?
                                    Se sim, a diferença de andamento entre os dois deve ser muito renhida e até favorável ao TDI em altas dependendo do contexto (carroçaria, jantes que puxa, etc).
                                    Editado pela última vez por MafNA; 24 October 2011, 08:16.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por topspeed Ver Post
                                      Para mim, comparando, os CR são melhores em altas e na concorrência ocorre-me logo os 20d e o 220d do Lexus por me serem bastante próximos...

                                      Já na altura o 20d 150cv mostrava ser algo melhor nas altas.

                                      Eu tenho um PD e conheço esta geração de motores e VAG's no geral bastante bem, daí poder falar com algum à vontade, mas também conheço muito bem outros motores e modelos de outros marcas e sei reconhecer a sua superioridade ou inferioridade.

                                      Não te estou a criticar Crysis, simplesmente alguns post's que tenho lido para aí me levaram a "aproveitar" e dar esta resposta
                                      Atenção que a diferença entre a caixa de 5 e de 6 ainda é bastante, no que respeita ao comportamento do motor em altas.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por rca33 Ver Post

                                        Talvez aches interessante ver quais as pressões que um motor injector-bomba fazia e as que um CR fazia (acho que te vais surpreender).
                                        CR1 - 1350bar
                                        CR2 - 1600bar
                                        PD - 2050bar

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
                                          CR1 - 1350bar
                                          CR2 - 1600bar
                                          PD - 2050bar
                                          Afinal era verdade a pressão dos PD. :O
                                          Por curiosidade, sem maldade (ganhei-lhes simpatia depois de ter andado num IV 110), em quanto fica reparar um motor e outro, de gama equivalente ou comprar uns injectores?

                                          Originalmente Colocado por MafNA Ver Post
                                          O 1.9 TDI PD 130 não tinha na realidade 143 cv por causa dos cavalos escondidos (pergunta séria)?
                                          Se sim, a diferença de andamento entre os dois deve ser muito renhida e até favorável ao TDI em altas dependendo do contexto (carroçaria, jantes que puxa, etc).
                                          Não levei em conta que um é 8v e o outro 16, por isso pergunto em médias. ;)
                                          Ninguém responde, p.f.?
                                          Editado pela última vez por MafNA; 24 October 2011, 16:30.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                            É verdade, o sistema injector-bomba prolongou-se imenso no tempo, e com isso prolongou os seus defeitos: vibrações excessivas, ruído excessivo e não passar para o escalão anti-poluição seguinte.

                                            Disso não há dúvidas.

                                            O que talvez não seja assim tão "sem dúvidas" é o rácio desempenho/consumo desses motores.

                                            Se esqueceres os consumos homologados (que são a treta que são com os desvios a aumentarem cada vez mais por motivos óbvios), vais ter bastante dificuldade em arranjar hoje (com toda a evolução tecnológica que existiu) motores que consigam puxar carros de pesos e dimensões semelhantes à mesma velocidade e com os mesmos consumos.

                                            Não estou a falar de testes de homologação com a versão dos pneus fininhos e despida de equipamento para não pesar, e a jogar com start-stop e afins.

                                            Falo de ter o motor a funcionar e a puxar a carroçaria (uma AE por exemplo), e no final ver qual foi exactamente o consumo.

                                            Talvez aches interessante ver quais as pressões que um motor injector-bomba fazia e as que um CR fazia (acho que te vais surpreender).


                                            Nota que são motores totalmente desactualizados, e concordo contigo quando dizes que os prolongaram demasiado no tempo.

                                            Tenho plena noção da pressão de injecção que o pd permitia,e da pressão permitida pelos vários estágios de common rail.

                                            Confesso que a parte dos consumos não é propriamente a minha praia,nem algo que me suscite particular curiosidade,mas tenho a noção que esse binómio a que te referes é verdade apenas para a versão 130.150,105 e 170,do que conheço já não são assim tão frugais,em particular o 170,e há cr´s a fazerem bem melhor como o 20d de 177 que puxam até carroçarias mais pesadas.

                                            Aliás,não saindo do grupo vag,qualquer cr equivalente ao anterior pd,é superior em performance e consome menos,nas mesmas condições,ainda que a diferença de consumos possa ser marginal.

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                                              #82
                                              Originalmente Colocado por evoluzione Ver Post
                                              Tenho plena noção da pressão de injecção que o pd permitia,e da pressão permitida pelos vários estágios de common rail.

                                              Confesso que a parte dos consumos não é propriamente a minha praia,nem algo que me suscite particular curiosidade,mas tenho a noção que esse binómio a que te referes é verdade apenas para a versão 130.150,105 e 170,do que conheço já não são assim tão frugais,em particular o 170,e há cr´s a fazerem bem melhor como o 20d de 177 que puxam até carroçarias mais pesadas.

                                              Aliás,não saindo do grupo vag,qualquer cr equivalente ao anterior pd,é superior em performance e consome menos,nas mesmas condições,ainda que a diferença de consumos possa ser marginal.
                                              Aqui já não concordo.
                                              Não há nenhum CR equivalente que consuma menos do que o PD 130, nem que tenha uma resposta tão pronta ao acelerador em baixa rotação. A única vantagem do CR é que é mais silencioso e vibra menos. De resto, prefiro o motor de 130cv.

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                                                #83
                                                Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                                                Aqui já não concordo.
                                                Não há nenhum CR equivalente que consuma menos do que o PD 130, nem que tenha uma resposta tão pronta ao acelerador em baixa rotação. A única vantagem do CR é que é mais silencioso e vibra menos. De resto, prefiro o motor de 130cv.

                                                Se tiveres em conta o PD140 e PD170 que foram substituídos pelas CR143 e CR170, estes permitem consumos mais baixos.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                                                  Aqui já não concordo.
                                                  Não há nenhum CR equivalente que consuma menos do que o PD 130, nem que tenha uma resposta tão pronta ao acelerador em baixa rotação. A única vantagem do CR é que é mais silencioso e vibra menos. De resto, prefiro o motor de 130cv.

                                                  Eu não disse o contrário.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    rca33, em relação ao PD130 vs 20d 150cv ou PD115 vs 20d 136cv, lembro-me de na altura que compramos a Passat (antes até, visto que compramos em 2000 e saiu no fim do 1º semestre de 99), ler ensaios em revistas em que referiam sempre que o PD (neste caso, o 115) tinha de ter mais cavalos do que o anunciado, uma vez que se batia tão bem com o Bmw.

                                                    A prova disso, ao contrário de comparações e experiências que tenhamos tido ao volante, é a análise nua e crua de dados concretos, dados esses que não estão sujeitos a falhas humanas (passagem de uma mudança, por exemplo), de más condições de algum equipamento etc.

                                                    VW Passat Tdi vs BMW 320 d (E46) -> Duel 59083

                                                    Como se pode constatar, apesar dos mais 21cv do Bmw (ali nos dados aparece 130, está mal), rubrica apenas mais 5km/h de vel max, menos 0.8s a percorrer o 1º km, menos 0.5s dos 0-100km/h e depois nas recuperações, ganha o Passat.

                                                    Em termos de consumos o Passat também era melhor e lembro-me que na altura que foi lançado (ainda não havia a preocupação actual dos consumos), não era normal um modelo mais potente gastar menos e andar mais, mas assim foi.

                                                    Atenção que neste caso, apesar de mais potente, o 20d 136cv tem menos 5Nm de binário que o PD115, mas disponíveis 1250rpm mais cedo.

                                                    O mesmo exercício pode ser feito PD130 vs 20d 150cv, mas aqui o 20d tem mais 10Nm e 100rpm mais tarde e têm a potência máxima à mesma rotação (como Pd115...).

                                                    ----

                                                    Num outro post, falaste que em termos de consumos o PD130 continua a ser referência... Olha que te enganas, o CR136 do B8 consegue melhores consumos para igual andamento que o B6 PD130.

                                                    E muitos que me conhecem, sabem que eu até à tempos era dos que preferia os PD's a CR's equivalentes, mas dou o braço a torcer e acho mais agradável de conduzir o CR136, bastante agradável, silencioso, apesar de não ter aquela "pujança", surpreendeu-me a força que tinha (apesar de não ter o Kick, sobe de velocidade igualmente rápido, mais até) e caixa muito agradável e bem escalonada também

                                                    Além de que chega mais facilmente a velocidades mais elevadas e a melhor insonorização (modelo mais recente), aliada ao silêncio extra dos CR, torna-se mais agradável.

                                                    Até digo mais, acho que o valor pedido a mais pelo CR143 não vale a pena face ao que o CR136 oferece, só mesmo quem não abrir mão da caixa Auto.

                                                    Estive a pesquisar e deixo-te até os dados de consumos de ambos:

                                                    B6 PD130

                                                    B8 CR136

                                                    Abraço

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por MafNA Ver Post
                                                      O 1.9 TDI PD 130 não tinha na realidade 143 cv por causa dos cavalos escondidos (pergunta séria)?
                                                      Se sim, a diferença de andamento entre os dois deve ser muito renhida e até favorável ao TDI em altas dependendo do contexto (carroçaria, jantes que puxa, etc).
                                                      Não se pode afirmar qual a cavalagem "extra" por assim dizer.

                                                      Os carros a serem medidos a agora, dificilmente revelarão os valores de origem, com a utilização, kms em cima, os componentes é impossível estarem a 100%...

                                                      Alguns PD's (muitos deles, quase todos até), diz-se que têm mais cavalos que o anunciado...

                                                      Tanto há quem diga que não têm, como têm, basta veres comparativos com carros mais potentes e tirares as tuas conclusões

                                                      Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                                                      Atenção que a diferença entre a caixa de 5 e de 6 ainda é bastante, no que respeita ao comportamento do motor em altas.
                                                      Tu és das pessoas mais qualificadas a falar disso, pelo menos a meu ver, uma vez que tens os 2

                                                      Originalmente Colocado por MafNA Ver Post
                                                      Afinal era verdade a pressão dos PD. :O
                                                      Por curiosidade, sem maldade (ganhei-lhes simpatia depois de ter andado num IV 110), em quanto fica reparar um motor e outro, de gama equivalente ou comprar uns injectores?
                                                      O 1.9TDI 110cv do Golf IV não é PD, era afn

                                                      Os PD's foram os seguintes, o PD115 foi o primeiro dos injector bomba.

                                                      Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
                                                      Se tiveres em conta o PD140 e PD170 que foram substituídos pelas CR143 e CR170, estes permitem consumos mais baixos.
                                                      Falta o CR140, já que a escolha de CR140 vs CR143 pelas marcas é uma incógnita...

                                                      O CR120 é que nunca tive o prazer de conduzir e tenho curiosidade.

                                                      O novo CR177 também não tive oportunidade de lhes por as mãos em cima, o meu pai acho que já.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por topspeed Ver Post
                                                        rca33, em relação ao PD130 vs 20d 150cv ou PD115 vs 20d 136cv, lembro-me de na altura que compramos a Passat (antes até, visto que compramos em 2000 e saiu no fim do 1º semestre de 99), ler ensaios em revistas em que referiam sempre que o PD (neste caso, o 115) tinha de ter mais cavalos do que o anunciado, uma vez que se batia tão bem com o Bmw.

                                                        A prova disso, ao contrário de comparações e experiências que tenhamos tido ao volante, é a análise nua e crua de dados concretos, dados esses que não estão sujeitos a falhas humanas (passagem de uma mudança, por exemplo), de más condições de algum equipamento etc.

                                                        VW Passat Tdi vs BMW 320 d (E46) -> Duel 59083

                                                        Como se pode constatar, apesar dos mais 21cv do Bmw (ali nos dados aparece 130, está mal), rubrica apenas mais 5km/h de vel max, menos 0.8s a percorrer o 1º km, menos 0.5s dos 0-100km/h e depois nas recuperações, ganha o Passat.

                                                        Em termos de consumos o Passat também era melhor e lembro-me que na altura que foi lançado (ainda não havia a preocupação actual dos consumos), não era normal um modelo mais potente gastar menos e andar mais, mas assim foi.

                                                        Atenção que neste caso, apesar de mais potente, o 20d 136cv tem menos 5Nm de binário que o PD115, mas disponíveis 1250rpm mais cedo.

                                                        O mesmo exercício pode ser feito PD130 vs 20d 150cv, mas aqui o 20d tem mais 10Nm e 100rpm mais tarde e têm a potência máxima à mesma rotação (como Pd115...).

                                                        ----

                                                        Num outro post, falaste que em termos de consumos o PD130 continua a ser referência... Olha que te enganas, o CR136 do B8 consegue melhores consumos para igual andamento que o B6 PD130.

                                                        E muitos que me conhecem, sabem que eu até à tempos era dos que preferia os PD's a CR's equivalentes, mas dou o braço a torcer e acho mais agradável de conduzir o CR136, bastante agradável, silencioso, apesar de não ter aquela "pujança", surpreendeu-me a força que tinha (apesar de não ter o Kick, sobe de velocidade igualmente rápido, mais até) e caixa muito agradável e bem escalonada também

                                                        Além de que chega mais facilmente a velocidades mais elevadas e a melhor insonorização (modelo mais recente), aliada ao silêncio extra dos CR, torna-se mais agradável.

                                                        Até digo mais, acho que o valor pedido a mais pelo CR143 não vale a pena face ao que o CR136 oferece, só mesmo quem não abrir mão da caixa Auto.

                                                        Estive a pesquisar e deixo-te até os dados de consumos de ambos:

                                                        B6 PD130

                                                        B8 CR136

                                                        Abraço

                                                        Vocês demoram,mas acabam por dar o braço a torcer!

                                                        As vantagens do common rail são inegáveis.

                                                        Quanto aos cavalos escondidos do pd 115,aqueles 0,8s no km de arranque dizem-me tudo o que preciso de saber.Ainda é um bocado.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por ANdiesel Ver Post
                                                          Tenho uma A4 2004, 1.9TDI 130cv, com 145000km.

                                                          Sempre fiz as revisões na marca, nos km/data estipuladas.

                                                          Tenho a dizer, EXCELENTE motor! Não podia estar mais satisfeito:

                                                          - Anda muito bem, quer em baixas, quer em altas;
                                                          - Económico (mesmo em grandes velocidades);
                                                          - Sem um único problema a apontar;
                                                          Originalmente Colocado por topspeed Ver Post
                                                          A parte a bold é que está mal, é facto mais que conhecido que os PD's em altas não são tão bons e não estou a falar de cor, sei do que falo
                                                          As altas do PD130 não são más, agora um gajo puxando das 2mil às 4mil sente que, comparando com um 20d por exemplo, não há aquela passagem mais forte das 3000rpm para cima, mas o motor continua a puxar e os 130cv (ou mais ) estão lá cerca das 4000rpm.

                                                          Ah e não acho que as baixas do PD130 cx de 6 sejam brilhantes.

                                                          Aliás abaixo das 1400rpm não são nada de especial (ok, é uma gama de rotação em que poucos motores se mexem bem mas ainda assim há motores melhores), depois das 1500 às 1900rpm vai-se mexendo mas a passagem para as 2000rpm é muito pouco progressiva e, para quem não conhece bem o motor, dá-se o tal kick que não é agradavel para quem vai a bordo.

                                                          Eu, felizmente, sei contornar esta questão mas isso não desfaz este defeito do motor.

                                                          Ah e é um motor bem forte entre as 2000 e 3000rpm, daí também a sensação que das 3000rpm morre muito. Onde se sente que começa a morrer é ali por volta das + ou - 3800rpm.


                                                          De resto é um motor muito fiável e com uma relação andamento/consumo (nomeadamente em AE a velocidade de cruzeiro) ainda actual. Isto em consumos reais, não falo de CBs mentirosos.

                                                          Eu fico parvo a fazer pouco mais de 6l reais com muita AE a 140/150, alguma (mas menos), EN a 110/120 ou às vezes mais e ainda alguma cidade, ainda que pouca intensa pois não incluem para-arranca.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Conheço "bem" o PD130, cá por casa mora um montado num passat 3BG. Concordo com tudo o que já aqui foi dito, é um motor um pouco ruidoso, as vibrações ao relantim são uma constante (não sei se no A4 seja diferente, por ser um"patamar" acima), o som é tipico de um diesel tdi. Os 130cv chegam e sobram para os quase 1700 quilos, em condução mais empenhada o maior problema é o comportamento do carro (não é um dos fortes do passat) se bem que para o dia a dia serve perfeitamente e para além disso tem um optimo conforto.
                                                            O meu pai conhece muito bem o passat e ele que teve uma E46 320D de 150cv durante 3 anos, diz que se for para fazer estrada de serra (fazia muitas vezes a serra de montemuro, para quem conhecer...) preferia a bmw de longe, quer seja pelo comportamento, quer seja pela disponibilidade do motor em rotações mais altas. Para passear ao fim de semana, o passat sem sombra de duvida.
                                                            Neste momento tem um focus sportvan de 2006 e continua com a mesma opinião, o focus em condução empenhada consegue ser bem melhor que o passat.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por topspeed Ver Post
                                                              Para mim, comparando, os CR são melhores em altas e na concorrência ocorre-me logo os 20d e o 220d do Lexus por me serem bastante próximos...

                                                              Já na altura o 20d 150cv mostrava ser algo melhor nas altas.

                                                              Eu tenho um PD e conheço esta geração de motores e VAG's no geral bastante bem, daí poder falar com algum à vontade, mas também conheço muito bem outros motores e modelos de outros marcas e sei reconhecer a sua superioridade ou inferioridade.

                                                              Não te estou a criticar Crysis, simplesmente alguns post's que tenho lido para aí me levaram a "aproveitar" e dar esta resposta
                                                              Nem mais. O M47TU (20d 150cv) peca em relaçao aos VAG pela lineariedade em baixas, mas em altas (acima das 3500rpm) é um "monstro"!
                                                              Editado pela última vez por Ribsan; 25 October 2011, 07:53.

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