Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Carros mais poluentes proibidos na Baixa lisboeta a partir de segunda-feira

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Acho uma boa notícia mas foi um pouco mal pensado...

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por TripleT Ver Post
      Fazem falta sim. Alegram o dia de quem os vê a passar.

      Sem ofensa mas prefiro que te proíbam a ti de passar na baixa que um Ferrari. Além de que se conduzes um carro a gasóleo libertas mais cancro do que um superdesportivo.

      Agora se não concordo com proibições concordo completamente que se aplique o sistema de Londres. Que se pague uma portagem para entrar na baixa, portagem essa que varie conforme a poluição que o carro emite. Mas calculada de forma justa. Não é para um carro a gasolina só por ser V6 pagar um balúrdio e um Ibiza TDI a deitar fumo preto não pagar quase nada.

      Lá está será sempre necessario um criterio Cientifico que credibilize a decisão.

      Comentário


        #33
        Acho que o justo era os carros serem escolhidos a olho. Uns funcionários da Câmara que não façam nada, devem se arranjar uns quantos, escolhiam os carros que queriam.

        Comentário


          #34
          Estes carros não têm catalisador, peça que faz o tratamento das emissões poluentes. O seu fabrico data de há cerca de duas décadas. “Nem sequer sabia que ainda havia carros destes a circularem”, reage o presidente do Automóvel Clube de Portugal, Carlos Barbosa, que apoia a medida. “Serão sobretudo táxis e carrinhas de distribuição muito velhinhas a serem afectadas”.


          Em que pais vive o senhor Carlos Barbosa? Ou será que os vidros do seu topo de gama são tão escuros que não vê o que anda na estrada........e este é o presidente do ACP que bastantes carros classicos tem inscritos, muitos que até andam todos os dias.

          Comentário


            #35
            Impostos caros, seguros caros, combustíveis caros, portagens caras, scuts, e agora impedimentos à circulação...

            Polui mais um reprogramado do aço do que um desses carros antigos, mas enfim!

            Comentário


              #36
              GPL, ajuda-me aqui, deviam era proibir a circulação de tudo que fosse tdi e afins.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por oXavier Ver Post
                GPL, ajuda-me aqui, deviam era proibir a circulação de tudo que fosse tdi e afins.
                Deviam era proibir a utilização de qualquer tipo de tractores para fins que não a agricultura.

                Comentário


                  #38
                  Mas ainda se consegue passar pela Baixa? Ainda hoje lá estive e.... cada vez é mais complicado e só lá passo se tiver de ser(!!) como foi o caso de hoje.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por AMR Ver Post
                    Mas ainda se consegue passar pela Baixa? Ainda hoje lá estive e.... cada vez é mais complicado e só lá passo se tiver de ser(!!) como foi o caso de hoje.
                    Eu lá só passo a pé. É muito mais fácil e andar faz bem. Além de que a baixa está bem servida pelo metro.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por oXavier Ver Post
                      GPL, ajuda-me aqui, deviam era proibir a circulação de tudo que fosse tdi e afins.
                      Não sou eu que o digo:

                      Diesel Exhaust
                      Diesel Exhaust Is Linked To Cancer Development Via New Blood Vessel Growth
                      Are Diesels More Dangerous than Cigarettes as a Cause of Lung Cancer? - Second Opinions, UK
                      Diesel particulate matter - Wikipedia, the free encyclopedia
                      Diesel Exhaust Particles in the Lung Aggravate Experimental Acute Renal Failure ? Toxicol Sci
                      2001 Annual Report | Pro-inflammatory and the Pro-oxidative Effects of Diesel Exhaust Particulate <em>in Vivo</em> and <em>in Vitro</em> | Research Project Database | NCER | ORD | US EPA





                      Effect of Exposure to Diesel Exhaust Particles on the Susceptibility of the Lung to Infection

                      Mas como isto ia mexer com a caminha de lençóis de seda que o diesel tem cá em Portugal (a começar pelo ISP mais baixo que vira o mercado todo para ele)... As limitações vão ficar pelos carros sem catalisador e com muito esforço, pelo CO2 (que em praticamente nada interessa para a qualidade do ar das cidades, apenas é o apontado culpado do efeito de estufa como diz a doutrina do Sr. Al Gore.
                      Para quem falou na poluição dos V6, V8 e V12 a gasolina (com catalisador obviamente), se pesquisar bem, chegará à conclusão de que qualquer carro diesel actual ou antigo é mais perigoso para a saúde pública (via directa e indirecta). Falei de saúde, não do CO2 do efeito de estufa. O FAP tão apelidado como salvador dos carros diesel, é tido agora como perigoso na medida em que as partículas libertadas são ainda mais pequenas, atacando mais rapidamente o ser humano. Mas isso é outro assunto.
                      Sobre os do açu das repros do fumo preto, camiões e autocarros a caírem de podres e outros que tais nem vale a pena falar.
                      Também acho que os motociclos deviam ser muito mais controlados à semelhança dos carros. É uma vergonha algumas tóxicas que por aí andam.


                      O uso massivo do diesel nunca deveria ter chegado ao mercado dos particulares (por questões de saúde pública).
                      Agora resta saber quantos anos os líderes europeus vão demorar a chegarem à conclusão a que chegarem outros países com problemas com as emissões dos diesel: um carro a gasolina com catalisador é sempre muito melhor opção (isto falando do mercado geral e excluindo GPL, gás natural, híbridos ou carros eléctricos).
                      Como os grandes fabricantes de componentes diesel e de motores são cá da Europa, não admira que protejam isto até ao limite. E os estudos europeus tardaram mas também já chegaram.

                      http://synergy.iarc.fr/publications/...DME_170309.pdf
                      http://synergy.iarc.fr/publications/...DME_Olsson.pdf
                      http://www.consultox.com/toxicology-dieselfumes.shtml
                      http://www.nature.com/bjc/journal/v1.../6606006a.html
                      http://uk.reuters.com/article/idUKTRE6A858X20101109
                      Editado pela última vez por GPL; 24 January 2011, 22:02.

                      Comentário


                        #41
                        Se esta medida de alguma forma contribuir para renovar o parque de táxis de Lisboa até pode ser considerada positiva.
                        A verdade é que, independentemente das qualidades do 190D, é um bocado vergonhoso andarem taxis com mais de 20 anos a prestar um serviço que até não é propriamente barato. Não sei até que ponto no resto das capitais Europeias é comum haver taxis tão velhos, eu julgo que não, mas quem souber que confirma ou desminta.

                        Comentário


                          #42
                          Tem é de se criar condições em Portugal para que tenhamos uma frota de táxis como em outros países da Europa...

                          Comentário


                            #43
                            A demagogia no seu estado mais puro...

                            Como se o problema se colocasse só com os táxis antigos. Toda a gente sabe que qualquer Português pode perfeitamente ter um carro construído após essa data, e quem não tiver pode muito bem comprar um.

                            Enfim....

                            Que país (cada vez mais) miserável.

                            Comentário


                              #44
                              Para variar, temos mais uma lei feita em cima do joelho e só se baseia nos casos gerais, ou seja, feita pelos engravatados que passam o dia nos seus gabinetezinhos climatizados e sem poluição e que não fazem a mínima ideia da realidade. Tal como já foi aqui abordado, estou curioso para saber como vão fazer com os Azeiteiros do Açu (onde temos como exemplo, a catrefada de Ibizas recentes que foram alvo desses abortos e que poluem mais que muitas fábricas juntas).

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por DFR Ver Post
                                Acho uma boa notícia mas foi um pouco mal pensado...


                                .... pois aìnda tem de dar muitas voltas essa lei


                                ... ou então estariam uma data de carros em fila descomunal á espera de ver se podiam entrar .... ou não !
                                ...... e alguém a tentar perceber o tipo de carro que tinha á sua frente

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Land90 Ver Post
                                  .... pois aìnda tem de dar muitas voltas essa lei


                                  ... ou então estariam uma data de carros em fila descomunal á espera de ver se podiam entrar .... ou não !
                                  ...... e alguém a tentar perceber o tipo de carro que tinha á sua frente
                                  É verdade... mas espero que arranjem uma solução viável para isto.
                                  pode ser que um dia se possa andar em Lisboa sem longas filas de trânsito...

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post

                                    Estes carros não têm catalisador, peça que faz o tratamento das emissões poluentes. O seu fabrico data de há cerca de duas décadas. “Nem sequer sabia que ainda havia carros destes a circularem”, reage o presidente do Automóvel Clube de Portugal, Carlos Barbosa, que apoia a medida. “Serão sobretudo táxis e carrinhas de distribuição muito velhinhas a serem afectadas”.


                                    Noticia retirada daqui
                                    senão sabia então devia sair mais ali da zona da avenida da liberdade e ir as vezes as suas instalações no prior velho

                                    Comentário


                                      #48
                                      Será que esta medida também se vai aplicar aos autocarros e aos veículos da CML do século passado?

                                      Alguns dos carros antigos poderão ficar aptos para circularem na baixa, se forem sujeitos á instalação de um sistema de catalisador "retrofit"

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                        Será que esta medida também se vai aplicar aos autocarros e aos veículos da CML do século passado?
                                        A ver vamos

                                        Felizmente cá no Porto quase só restam autocarros a gás natural dos STCP. Os a gasóleo estão dispensados e ainda bem!
                                        Toda a gente agradece de certeza, quando os vi pela primeira vez fiquei bastante feliz em passar um autocarro por mim que não me deixavam intoxicado.

                                        Comentário


                                          #50
                                          A quantidade de carros que passa diariamente na baixa Lisboeta, anteriores a 1991, é para ai de 2% no universo infernal que para lá ruma.
                                          A única coisa que vão conseguir com esta medida é deixar muita gente mal-disposta e ainda congestionar mais o acesso aquela zona, que já de si, não é nada fácil em horas de ponta.

                                          Para reduzirem drasticamente teriam de aplicar algo mais radical tipo do ano 2004 em frente.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por AstonM Ver Post
                                            Se esta medida de alguma forma contribuir para renovar o parque de táxis de Lisboa até pode ser considerada positiva.
                                            A verdade é que, independentemente das qualidades do 190D, é um bocado vergonhoso andarem taxis com mais de 20 anos a prestar um serviço que até não é propriamente barato. Não sei até que ponto no resto das capitais Europeias é comum haver taxis tão velhos, eu julgo que não, mas quem souber que confirma ou desminta.
                                            Em Bruxelas o máximo de idade permitido de qualquer Taxi é 7 anos.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por Zer07 Ver Post
                                              Em Bruxelas o máximo de idade permitido de qualquer Taxi é 7 anos.
                                              E como é a relação entre o preço da viatura, custo do combustível e tarifa cobrada?

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por TommyPT Ver Post
                                                A quantidade de carros que passa diariamente na baixa Lisboeta, anteriores a 1991, é para ai de 2% no universo infernal que para lá ruma.
                                                A única coisa que vão conseguir com esta medida é deixar muita gente mal-disposta e ainda congestionar mais o acesso aquela zona, que já de si, não é nada fácil em horas de ponta.

                                                Para reduzirem drasticamente teriam de aplicar algo mais radical tipo do ano 2004 em frente.
                                                Mas os diesel modernos ainda fazem mais mal às pessoas, isso é que devia estar em causa.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                                                  A ver vamos

                                                  Felizmente cá no Porto quase só restam autocarros a gás natural dos STCP. Os a gasóleo estão dispensados e ainda bem!
                                                  Toda a gente agradece de certeza, quando os vi pela primeira vez fiquei bastante feliz em passar um autocarro por mim que não me deixavam intoxicado.
                                                  As outras empresas ainda é tudo a gasóleo. No centro pouco se vê, mas na periferia, sobretudo do lado de Gaia, ainda circulam muitos daqueles que ao arrancar pintam tudo de negro. E alguns têm o escape virado para o passeio, porreiro para um gajo ir a passar e levar com o bafo

                                                  Se querem mesmo acabar com a poluição do ar nos centros urbanos, para mim era proibir:
                                                  - qualquer veículo a gasóleo sem filtro de partículas
                                                  - qualquer veículo sem catalisador
                                                  - qualquer veículo com elevado consumo de óleo (como por ex aqueles Golf mk 1 e 2 que ainda se vê bastante e que mesmo sendo a gasolina mais parecem a gasóleo tal é o fumo que fazem)

                                                  O problema é controlar isto. Quando um Ibiza TDI todo martelado e com escape livre vai à inspecção e com uma nota por baixo da mesa passa com distinção, o sistema falha logo.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Na Alemanha, conforme as emissões, os veículos têm que ter um autocolante circular verde, amarelo ou vermelho no pára-brisas e os que têm selo amarelo ou vermelho (os mais poluidores), são proibidos de circular no centro de algumas cidades.

                                                    Cá em Portugal, podiam adoptar um sistema semelhante (acho eu).

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                                      As outras empresas ainda é tudo a gasóleo. No centro pouco se vê, mas na periferia, sobretudo do lado de Gaia, ainda circulam muitos daqueles que ao arrancar pintam tudo de negro. E alguns têm o escape virado para o passeio, porreiro para um gajo ir a passar e levar com o bafo

                                                      Se querem mesmo acabar com a poluição do ar nos centros urbanos, para mim era proibir:
                                                      - qualquer veículo a gasóleo sem filtro de partículas
                                                      - qualquer veículo sem catalisador
                                                      - qualquer veículo com elevado consumo de óleo (como por ex aqueles Golf mk 1 e 2 que ainda se vê bastante e que mesmo sendo a gasolina mais parecem a gasóleo tal é o fumo que fazem)

                                                      O problema é controlar isto. Quando um Ibiza TDI todo martelado e com escape livre vai à inspecção e com uma nota por baixo da mesa passa com distinção, o sistema falha logo.
                                                      Concordo com tudo o que dizes. Infelizmente a nossa vergonhosa realidade é outra e todos sabemos o que se passa nas inspecções.
                                                      Colegas meus que levam carros completamente cancerígenos aqui à da minha zona e passam...portanto é difícil é não passar.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Eu ainda me lembro que da última vez que fui à inspecção, foi à minha frente um senhor já com uma certa idade com o seu VW Vento (a gasolina), que quando aceleraram o motor para medir as emissões ficou lá uma nuvem que era só pessoal a fugir ou a fechar-se nos carros, e o motor não deve ter passado das 2500rpm. Até dava para ficar na dúvida se aquilo não seria a dois tempos! E no entanto, lá continuou o teste normalmente, foi tratar da papelada e foi à vida dele porreiro da vida com a inspecção feita...

                                                        Assim não dá, bem podem introduzir as normas Euro 5, 6, 15 ou 20 que o ar que respiramos vai continuar uma porcaria.

                                                        Claro que isto também está relacionado com os "incentivos" do nosso governo à compra de carros novos (que à partida não terão estes problemas), como cobrarem 5000€ de impostos na compra de um mísero Golf 1.2TSI, isto num país em que ordenado mínimo são 485€...
                                                        Editado pela última vez por SRLA; 27 January 2011, 17:38.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                          E como é a relação entre o preço da viatura, custo do combustível e tarifa cobrada?
                                                          Em relação a isso não sei. Só sei isso dos 7 anos porque li noutro tópico.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Zer07 Ver Post
                                                            Em relação a isso não sei. Só sei isso dos 7 anos porque li noutro tópico.
                                                            Eu concordo com um limite de 10 anos por exemplo. Olhando ao exemplo de Lisboa, esquecendo que existe todo um país, onde haverá táxis com menores quilometragens anuais.

                                                            Mas temos que ver a diferença entre uma bandeirada aqui e uma em Paris (por exemplo), onde andei de S80 novo mas larguei quase 40€ para atravessar Paris.

                                                            Concordo com o TommyPT que refere que esta noticia abrange uma infima parte dos veículos que circulam diariamente na baixa.

                                                            Com a rede de transportes que existe nesta zona, porque não autorizar apenas cargas e descargas, transportes públicos, sightseeing's, veículos de emergência e policiais, pessoas com mobilidade reduzida e moradores ?

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                                              Alguém deu um peido e saiu uma ideia, só para não parecer que estão na Câmara sem fazer nada.
                                                              É mesmo isto...alguém teve uma diarreia mental!

                                                              Então e como será, o pessoal tem que comprar carros mais recentes? Não se pode adaptar assim um catalizador às 3 pancadas digo eu.

                                                              E o pessoal dos carros recentes que tiram o catalizador? Vai andar um guarda de cú pró ar a espreitar por debaixo dos carros não?

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X