A minha ex Audi A4 1.9 TDI partiu um motor com 63.000kms... mas não foi por causa de um pano.
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Originalmente Colocado por Cagi Ver PostPois de facto enganei-me, porque mentalizei que era para limpar o filtro!
Bem limpar a caixa!? Porque razão se limpa a caixa que simplesmente não deve ter grande espaço para acumular lixo que seja necessário uma intervenção dessas!
No meu 206 é facílimo abrir essa caixa basta uma chave qualquer que encaixe nos parafusos, noutros carros calha a estar por baixo de sei la quantas tretas, mas ir limpar isso é porque está a entrar para lá óleo...
No caso de haver óleo no filtro ou na caixa diria que o problema já estava no motor e mais me parece que foi o turbo a partir e a levar o motor atrás.
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Originalmente Colocado por Axxantis Ver PostClaro que não. Esta história esta mal contada. O dono deve ter feito asneira da grossa e agora arranjou uma desculpa inocente. Não é por se deixar um pano no tubo do ar (por detrás do filtro, portanto) que um motor parte, muito menos em 500metros. Em caso de entupimento penso que a MAF simplesmente comandaria o motor a parar e pronto.
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Originalmente Colocado por Agent Ver PostA última vez que limpei a caixa do filtro de ar, deixei lá as chaves da garagem.
Quando me apercebi, já era tarde.
Já estava tudo montado no sítio e o capot fechado.
Então pus o motor a trabalhar, dei 2 gazadas e fui buscar as chaves à panela de escape.
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Originalmente Colocado por Honda20 Ver PostEntão? o que se passou?
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Originalmente Colocado por Agent Ver PostA última vez que limpei a caixa do filtro de ar, deixei lá as chaves da garagem.
Quando me apercebi, já era tarde.
Já estava tudo montado no sítio e o capot fechado.
Então pus o motor a trabalhar, dei 2 gazadas e fui buscar as chaves à panela de escape.
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Originalmente Colocado por Patuleia Ver PostA minha ex Audi A4 1.9 TDI partiu um motor com 63.000kms... mas não foi por causa de um pano.
Só os Opel e os Fiat aos 100.000 é que partem!
Agora parece que há aí um novo fenómeno de auto-combustão com a MB mas isso devem ser boatos...
Curioso, mas ontem ao estacionar em linha com um MB C class, instintivamente, fiz marcha atrás para deixar mais espaço, não vá o diabo...
Quanto ao assunto do tópico, além do comportamento ser estranho, pois não indicou circunstâncias excepcionais para abrir a caixa do fiultro de ar a meio de uma viagem, o simples facto de lá ficar o pano faria com que ficasse preso à MAF, como alguém já comentou. Ainda que não tivesse MAF, haveria a hipótese de o pano ficar bloqueado na tubagem e restringir o fluxo de ar o que faria soluçar o carro. Ainda que passasse, teria o intercooler, se o carro também não tivesse tal órgão, ficaria preso no turbo, podendo bloqueá-lo. Se não tivesse turbo e conseguisse passar por toda a tubagem incólume ao chegar a admissão, teria de passar pela borboleta e finalmente pelos canais de admissão para os cilindros.
Seria o pano do ano! Mas teóricamente é possível.
E desde que alguém me contou que por certa ocasião efectuou uma redução de tal ordem que as válvulas saíram pelo escape...já não digo nada
Cumps!
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Originalmente Colocado por Nuno156 Ver PostAs regras não permitem links para outros fóruns.
Procura por "motor partido 1.9 tdi".
Acontecia aos carros dos anos 2000 (+anos -anos).
Originalmente Colocado por Honda20 Ver PostEntão? o que se passou?
Originalmente Colocado por campos1 Ver PostIsso é MENTIRA!
Só os Opel e os Fiat aos 100.000 é que partem!
Agora parece que há aí um novo fenómeno de auto-combustão com a MB mas isso devem ser boatos...
Curioso, mas ontem ao estacionar em linha com um MB C class, instintivamente, fiz marcha atrás para deixar mais espaço, não vá o diabo...
(...)
Para mim o importante é como as marcas lidam com os problemas e não tanto os problemas em si, já que como se facilmente constata, nenhuma é imune.
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Originalmente Colocado por Patuleia Ver PostConfere... a minha era de 1999!
Nada de especial... em 5ª a andar normal (~100km/h) PUM... na Audi disseram que um pistão cedeu e pronto, motor para a sucata. Carta para o importador, o carro tinha 3 anos na altura, já fora da garantia, tinha as revisões na marca e em dia (a última tinha sido aos 60.000kms) e lá pagaram metade do motor.
O facto é que TODAS as marcas dão problemas, uns mais graves que outros. O meu MB também não é isento (a doença dos pés frios então tira-me do sério, como é que não houve um recall não se entende) e outras marcas ditas premium também têm os seus esqueletos no armário.
Para mim o importante é como as marcas lidam com os problemas e não tanto os problemas em si, já que como se facilmente constata, nenhuma é imune.
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Originalmente Colocado por Nuno156 Ver PostAs regras não permitem links para outros fóruns.
Procura por "motor partido 1.9 tdi".
Acontecia aos carros dos anos 2000 (+anos -anos).
Completanto essa informação, o motor que te referes em concreto é o 1.9 TDI PD115, primeiro motor da geração PD que veio substituir o anterior VP e caracterizado ao longo da sua existencia pelo seu "disparo" e baixos consumos, consumos/prestações esses, que no ano de 1999 em que foi lançado, surpreenderam tudo e todos ao rubricar melhores prestações que o antecessor AFN110 e conseguir menores consumos. Isto hoje em dia é banalissimo, mas à 12 anos atrás não.
Posto isso, felizmente ainda não conheci ninguém que tivesse tido esse azar, conheço bastantes PD's 115, a maior parte de 1999 e não tiveram problema nenhum, mas como em todas as marcas, há unidades problemáticas...
O meu PD115 foi da última "formada", tem 250.000kms, turbo de origem, embraiagem de origem, EGR de origem levou MAF à dois anos e meio e bomba de água na 2ª mudança da correia de distribuição e a Vw assumiu algum custo por terem considerado defeito de fabrico. Tenho a certeza de todo o historial porque o carro foi comprado novo pelo meu pai e sempre andou nas nossas mãos.
Originalmente Colocado por Patuleia Ver PostA minha ex Audi A4 1.9 TDI partiu um motor com 63.000kms... mas não foi por causa de um pano.
Se preferires podes mandar PM
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Quanto ao caso retratado, imaginemos que a MAF está com uma junta cega ou anulada, poderá isso ter contribuído para algo deste género?
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Originalmente Colocado por Patuleia Ver PostJá respondi... 4 posts acima.
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Originalmente Colocado por topspeed Ver PostAcho que num forum com a visibilidade que este tem, quando se faz uma afirmação dessas, no mínimo, deve-se aprofundar um pouco e ser mais concreto, pelo menos no que à motorização diz respeito, para não induzir pessoas em erro.
Completanto essa informação, o motor que te referes em concreto é o 1.9 TDI PD115, primeiro motor da geração PD que veio substituir o anterior VP e caracterizado ao longo da sua existencia pelo seu "disparo" e baixos consumos, consumos/prestações esses, que no ano de 1999 em que foi lançado, surpreenderam tudo e todos ao rubricar melhores prestações que o antecessor AFN110 e conseguir menores consumos. Isto hoje em dia é banalissimo, mas à 12 anos atrás não.
Posto isso, felizmente ainda não conheci ninguém que tivesse tido esse azar, conheço bastantes PD's 115, a maior parte de 1999 e não tiveram problema nenhum, mas como em todas as marcas, há unidades problemáticas...
O meu PD115 foi da última "formada", tem 250.000kms, turbo de origem, embraiagem de origem, EGR de origem levou MAF à dois anos e meio e bomba de água na 2ª mudança da correia de distribuição e a Vw assumiu algum custo por terem considerado defeito de fabrico. Tenho a certeza de todo o historial porque o carro foi comprado novo pelo meu pai e sempre andou nas nossas mãos.
Tenho alguma curiosidade, podias fazer-me o favor de aprofundar o que se passou?
Se preferires podes mandar PM
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Quanto ao caso retratado, imaginemos que a MAF está com uma junta cega ou anulada, poderá isso ter contribuído para algo deste género?
Explica-me só o que é uma junta cega para ti?Editado pela última vez por rivenlpgo; 14 July 2011, 16:10.
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Originalmente Colocado por topspeed Ver PostSim, a explicação vi, o que eu queria dizer era se tiveste conhecimento de outros casos, se também se resolveram da mesma maneira, se era algo que acontecia passados x kms, qual o motivo e se não voltava a acontecer
Agora, a nossa esfera pessoal não pode servir de extrapolação para o universo de motores, por isso, tenho tendência a achar o motor fiável, mas não tenho dados que o confirmem. Também se procurar na net sou capaz de arranjar outros casos, mas serão esses casos uma amostra fiável para extrapolar que o motor partia?
Já agora, o meu partiu aos 63.000kms, levou um novo e nesse fiz-lhe mais ~130.000kms, sempre a andar sem problemas.
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Originalmente Colocado por Patuleia Ver PostConhecimento de outros casos? Não... mas verdade seja dita que nunca me dei ao trabalho de procurar. O meu era o de 110cv (motor fantástico IMHO) e todos os meus amigos/conhecidos que tiveram/têm motores destes, todos sem problemas. Inclusive tive uma VW Sharan (mesmo motor) no trabalho em que já conta com 150.000kms de árduos trabalhos e até agora nada.
Agora, a nossa esfera pessoal não pode servir de extrapolação para o universo de motores, por isso, tenho tendência a achar o motor fiável, mas não tenho dados que o confirmem. Também se procurar na net sou capaz de arranjar outros casos, mas serão esses casos uma amostra fiável para extrapolar que o motor partia?
Já agora, o meu partiu aos 63.000kms, levou um novo e nesse fiz-lhe mais ~130.000kms, sempre a andar sem problemas.
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Originalmente Colocado por topspeed Ver PostChamas a isso aprofundar?
Salvo erro até disseste "+/- 2000" ou algo do género, nem o bloco que era soubeste dizer!
Não tem a ver com ser 115 cv.
E não foi só nos carros de um dado ano.
Eu não me chamo GOOGLE. Se queres saber mais... pesquisa.
Eu não necessito pesquisar, porque em 1999, 2000, 2001, 2002, etc. acompanhei
a situação nos fóruns onde participava, pelo que recordo-me bem dos problemas.
Queres falar também dos vidros eléctricos nos carros VAG da mesma altura?
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Originalmente Colocado por rivenlpgo Ver PostO motor de 110cv não era muito comum acontecer situações deste género, mas lá de vez em quando aparecia um ou outro com problemas mas com uma quilometragem bem superior a essa.
Não quer dizer que os problemas fossem exclusivos de uma dada
versão.
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Originalmente Colocado por Patuleia Ver PostConhecimento de outros casos? Não... mas verdade seja dita que nunca me dei ao trabalho de procurar. O meu era o de 110cv (motor fantástico IMHO) e todos os meus amigos/conhecidos que tiveram/têm motores destes, todos sem problemas. Inclusive tive uma VW Sharan (mesmo motor) no trabalho em que já conta com 150.000kms de árduos trabalhos e até agora nada.
Agora, a nossa esfera pessoal não pode servir de extrapolação para o universo de motores, por isso, tenho tendência a achar o motor fiável, mas não tenho dados que o confirmem. Também se procurar na net sou capaz de arranjar outros casos, mas serão esses casos uma amostra fiável para extrapolar que o motor partia?
Já agora, o meu partiu aos 63.000kms, levou um novo e nesse fiz-lhe mais ~130.000kms, sempre a andar sem problemas.
A verdade é que nos dias de hoje é cada vez mais uma lotaria a compra de um carro.
Originalmente Colocado por Nuno156 Ver PostPorque não foi apenas numa versão do bloco.
Não tem a ver com ser 115 cv.
E não foi só nos carros de um dado ano.
Por acaso, se quiseres ir por aí, até tem a ver. Se fores pesquisar ou falares com pessoas dentro dos VAG's, vão-te dizer que os PD115 foram bem mais problemáticos que os afn110 e que talvez o melhor motor tenha sido o PD130 em termos de prestações/ consumos/ fiabilidade.
Nos PD115 foi mais de determinado ano, tal como os PD140 e PD170...
Eu não me chamo GOOGLE. Se queres saber mais... pesquisa.
E vens para um forum público, que é talvez o mais frequentado, mandar assim "postas" (perdoa-me a experessão), sem sequer saberes ou dares a entender bem o que queres dizer?
Pode ser de mim, mas eu não acho isso correcto nem o faço, quando digo algo do género, dou-me ao trabalho de justificar convenientemente a minha opinião e o que falo, de modo a ser útil, pois é para isso que o forum serve. Se tu não partilhas esta minha opinião, obviamente que estás no teu direito.
Eu não necessito pesquisar, porque em 1999, 2000, 2001, 2002, etc. acompanhei
a situação nos fóruns onde participava, pelo que recordo-me bem dos problemas.
Queres falar também dos vidros eléctricos nos carros VAG da mesma altura?
Ao contrário de algumas pessoas eu não tenho palas nos olhos e não estou na folha de pagamento de nenhuma marca.
Se quiseres até começo por abordar primeiro esse tópico. A minha Passat teve o problema do vidro traseiro esquerdo com uns 4 anos de idade +/-, foi arranjado e à tempos voltou... Quando tiver tempo, vou ser eu a arranjá-lo porque como faço só manutenção na vw, o que me levariam é ridículo.
Digo também que todos os Passat's que conheço têm ou tiveram o mesmo problema no vidro traseiro esquerdo.
Que tópico queres abordar agora?
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