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    Originalmente Colocado por patareco Ver Post
    Lê o post 113.
    Infelizmente, já li!

    Comentário


      Originalmente Colocado por patareco Ver Post
      Claro que há limites. Tanto nas curtas como nas logas. Um caixa se fôr lonnnnnnga (engrenagens grandes e pesadas) só a força necessária para a rodar.... tipo... numa destas caixas quando metesse 5ª velocidade a velocidade caía para próximo do ralenti e o motor podia não ter força para sequer manter uma rotação estável... porque a inércia da caixa é muita... e até podia ir abaixo...
      Claro que há limites. ;)
      A caixa ser longa ou curta não tem nada a ver com o tamanho das engrenagens. É a relação de tamanho entre as engrenagens que conta. Ou seja podes ter duas engrenagens, uma grande ligada às rodas e uma pequena ligada ao motor, que fazem uma caixa muito curta, que se simplesmente trocares a sua ordem passas a ter uma caixa muito longa.

      Comentário


        Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
        Infelizmente, já li!
        Agora lê o 118... junta os dois se melhor perceberes...

        Comentário


          Originalmente Colocado por patareco Ver Post
          Claro que há limites. Tanto nas curtas como nas logas. Um caixa se fôr lonnnnnnga (engrenagens grandes e pesadas) só a força necessária para a rodar.... tipo... numa destas caixas quando metesse 5ª velocidade a velocidade caía para próximo do ralenti e o motor podia não ter força para sequer manter uma rotação estável... porque a inércia da caixa é muita... e até podia ir abaixo...
          Claro que há limites. ;)
          Portanto, para ti, o problema é a "inércia da caixa"?!

          Comentário


            Originalmente Colocado por patareco Ver Post
            Agora lê o 118... junta os dois se melhor perceberes...
            Infelizmente, já li todos os disparates que escreveste até agora. Guess what? Não melhora!

            Comentário


              Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
              A caixa ser longa ou curta não tem nada a ver com o tamanho das engrenagens. É a relação de tamanho entre as engrenagens que conta. Ou seja podes ter duas engrenagens, uma grande ligada às rodas e uma pequena ligada ao motor, que fazem uma caixa muito curta, que se simplesmente trocares a sua ordem passas a ter uma caixa muito longa.
              Foi o que eu disse no exemplo que dei.

              Comentário


                Originalmente Colocado por patareco Ver Post
                Foi o que eu disse no exemplo que dei.
                Só te esqueceste que é o motor que faz mover o carro, não a caixa!

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                  Portanto, para ti, o problema é a "inércia da caixa"?!
                  Numa caixa lonnnnnnnnga? não é O problema mas é um dos...

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por patareco Ver Post
                    Numa caixa lonnnnnnnnga? não é O problema mas é um dos...
                    É apenas o menor dos problemas no que toca à velocidade de ponta!

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                      Só te esqueceste que é o motor que faz mover o carro, não a caixa!
                      o' really?!

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por patareco Ver Post
                        o' really?!

                        Por incrivel que te possa parecer.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                          Por incrivel que te possa parecer.
                          Então qual é a função da caixa?

                          Comentário


                            Eu por exemplo tenho caixa para dar 277 de gps , mas o meu carro nao tem potencia para lá chegar , trata se de um civic 1.5 de 115cvs .

                            Outro exemplo no 106 gti a caixa so permite velocidades na ordem dos 230 e no maximo 240 , quem quer dar mais lá terao de meter a caixa do 1.5 diesel por ser uma caixa mais longa .

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por patareco Ver Post
                              Então qual é a função da caixa?
                              Respondo-te com outra pergunta:

                              Porque será que precisas de caixa nos motores de combustão interna, e num veículo eléctrico, é um acessório dispensável (embora se usem)?

                              Pensa nisso, e dentro de dois dias (quanto tiveres pensado convenientemente sobre o assunto), diz qualquer coisa!

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                Respondo-te com outra pergunta:

                                Porque será que precisas de caixa nos motores de combustão interna, e num veículo eléctrico, é um acessório dispensável (embora se usem)?

                                Pensa nisso, e dentro de dois dias (quanto tiveres pensado convenientemente sobre o assunto), diz qualquer coisa!
                                Porque num eléctrico o binário é practicamente constante e a velocidade de rotação é muito mais "controlável" e apenas depende da corrente que lhe fizeres chegar.

                                Mas gostava de saber, para ti, qual a função da caixa de velocidade....

                                Edit: no eléctrico trocar corrente por frequência.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por patareco Ver Post
                                  Porque num eléctrico o binário é practicamente constante e a velocidade de rotação é muito mais "controlável" e apenas depende da corrente que lhe fizeres chegar.

                                  Mas gostava de saber, para ti, qual a função da caixa de velocidade....

                                  Edit: no eléctrico trocar corrente por frequência.
                                  Em parte, já respondeste.

                                  Só um reparo: não é para mim. É para toda a gente!

                                  A caixa serve precisamente para poder tirar melhor partido da faixa de rotação em que o motor produz mais binário, permitindo, no arranque, maximizar o binário transmitido às rodas, para vencer a inércia. As mudanças mais altas, podem permitir atingir velocidades superiores à permitida, se o motor estivesse ligado directamente às rodas. mas como já disse várias vezes, para que isso aconteça, é necessário que o motor produza a potência suficiente para vencer a resistência aerodinâmica que o carro encontra à velocidade pretendida.

                                  Esclarecido?

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                    Em parte, já respondeste.

                                    Só um reparo: não é para mim. É para toda a gente!

                                    A caixa serve precisamente para poder tirar melhor partido da faixa de rotação em que o motor produz mais binário, permitindo, no arranque, maximizar o binário transmitido às rodas, para vencer a inércia. As mudanças mais altas, podem permitir atingir velocidades superiores à permitida, se o motor estivesse ligado directamente às rodas. mas como já disse várias vezes, para que isso aconteça, é necessário que o motor produza a potência suficiente para vencer a resistência aerodinâmica que o carro encontra à velocidade pretendida.

                                    Esclarecido?
                                    Claro. Ninguém disse o contrário.

                                    Exemplo: BMW 525i tem 192 cv às 5900 rpm e uma velocidade de ponta de 230 km\h, com a caixa de origem.
                                    Imagina que trocas a caixa por uma mais longa. A potência máxima continua a ser de 192 cv às 5900 rpm... mas a velocidade vai ser superior.
                                    É difícil?

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por patareco Ver Post
                                      Claro. Ninguém disse o contrário.

                                      Exemplo: BMW 525i tem 192 cv às 5900 rpm e uma velocidade de ponta de 230 km\h, com a caixa de origem.
                                      Imagina que trocas a caixa por uma mais longa. A potência máxima continua a ser de 192 cv às 5900 rpm... mas a velocidade vai ser superior.
                                      É difícil?
                                      Dificil? Pode ser simplesmente impossível!

                                      A menos que o motor vá ao red line na última mudança, já tem uma caixa mais longa do que a potência do carro aguenta (em termos de velocidade de ponta, que é o que interessa neste caso).

                                      Mesmo aqui, tens um motor mais potente que o exemplo que deste, que não ultrapassa os 230Km/h (homologados, ou de ponteiro?).

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                        Dificil? Pode ser simplesmente impossível!

                                        A menos que o motor vá ao red line na última mudança, já tem uma caixa mais longa do que a potência do carro aguenta (em termos de velocidade de ponta, que é o que interessa neste caso).

                                        Mesmo aqui, tens um motor mais potente que o exemplo que deste, que não ultrapassa os 230Km/h (homologados, ou de ponteiro?).
                                        Eram dados de catálogo...
                                        Insisto: os fabricantes anunciam a velocidade máxima para a caixa que o carro tráz de origem.
                                        Mas imagina que na caixa de origem trocas a engrenagem da última velocidade de tal modo que: 1ª até red line, 2ª red line, 3ª red line, 4ª red line e quando metes a 5ª as rpm do motor ficam nas 3000 rpm e o velocímetro marca 160 km\h... imagina qual será a velocidade máxima?
                                        Velocidade máxima = potência máxima (no exemplo 192 cv\5900 rpm)

                                        Podes alterar como quiseres mas claro que há limites. (nunca disse que não havia)

                                        Comentário


                                          patareco, pega num carro e modifica a caixa, e depois diz-nos o que aprendeste. Até podes fazer isso utilizando simuladores de carros.

                                          A caixa só ajuda a ter maior velocidade de ponta se o mesmo carro com a caixa de origem tiver a sua velocidade máxima ao corte. Se não atingir o corte, por mais caixas que metas não consegues aumentar a velocidade máxima.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por SpeedDragon Ver Post
                                            patareco, pega num carro e modifica a caixa, e depois diz-nos o que aprendeste. Até podes fazer isso utilizando simuladores de carros.

                                            A caixa só ajuda a ter maior velocidade de ponta se o mesmo carro com a caixa de origem tiver a sua velocidade máxima ao corte. Se não atingir o corte, por mais caixas que metas não consegues aumentar a velocidade máxima.

                                            Aí é que está: fazer repro custa meia dúzia de patacos. Alterar caixas de velocidade custa milhares de euros.
                                            Sim... até nos simuladores podes fazer isso. té num qualquer "Colin Macrae" LOL
                                            Experimenta brincar com as "gear ratio" e vê o que acontece. ;)

                                            LOL
                                            Isso é óbvio.
                                            Velocidade máxima = potência máxima (para todo e qualquer carro)

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por patareco Ver Post
                                              Eram dados de catálogo...
                                              Insisto: os fabricantes anunciam a velocidade máxima para a caixa que o carro tráz de origem.
                                              Mas imagina que na caixa de origem trocas a engrenagem da última velocidade de tal modo que: 1ª até red line, 2ª red line, 3ª red line, 4ª red line e quando metes a 5ª as rpm do motor ficam nas 3000 rpm e o velocímetro marca 160 km\h... imagina qual será a velocidade máxima?
                                              Velocidade máxima = potência máxima (no exemplo 192 cv\5900 rpm)

                                              Podes alterar como quiseres mas claro que há limites. (nunca disse que não havia)
                                              Creio que todos os carros vão até ao red line (e cortam a injecção) até à 4ª velocidade.

                                              Se bem percebi do exemplo que deste (160km\h @3000RPM em 5ª), pretendes calcular a velocidade máxima para a mesma relação @5900RPMs. Ora, a menos que saibas de facto que o carro em questão atinge as 5900RPM em 5ª, é um exercício puramente académico, pois a velocidade máxima que idealizas, só existe sobre rolos, nunca em condições reais!

                                              Comentário


                                                epá, em cima de rolos qq carro dá 200... lol

                                                Comentário


                                                  Bem, há aqui respostas com excelente qualidade e nível técnico

                                                  Realmente pode-se concluir então que, para motores equivalentes(ou com a mesma construcção), o gasolina terá sempre mais torque e potencia.

                                                  O que acontece na realidade é que os dieseis acabam por ter mais binário quando comparamos propostas equivalentes, ou seja, um Astra 1.3 CDTI de 95cv contra um 1.4 Ecotec de 100cv

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Proactiv Ver Post
                                                    Bem, há aqui respostas com excelente qualidade e nível técnico

                                                    Realmente pode-se concluir então que, para motores equivalentes(ou com a mesma construcção), o gasolina terá sempre mais torque e potencia.

                                                    O que acontece na realidade é que os dieseis acabam por ter mais binário quando comparamos propostas equivalentes, ou seja, um Astra 1.3 CDTI de 95cv contra um 1.4 Ecotec de 100cv
                                                    ... o zagolina terá menos torque e mais potência.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Proactiv Ver Post
                                                      Bem, há aqui respostas com excelente qualidade e nível técnico

                                                      Realmente pode-se concluir então que, para motores equivalentes(ou com a mesma construcção), o gasolina terá sempre mais torque e potencia.

                                                      O que acontece na realidade é que os dieseis acabam por ter mais binário quando comparamos propostas equivalentes, ou seja, um Astra 1.3 CDTI de 95cv contra um 1.4 Ecotec de 100cv
                                                      E sem sair da GM/Opel, o Opel Corsa C 1.2 75 Cavalos e o Opel Corsa C 1.3 CDTi 69 Cavalos.

                                                      O meu irmão teve o 1.300 CDTi e namorei com uma moça que tinha o 1.200, o 1200 é melhor em aceleração, tem a Vel. Max. maior e chega lá mais depressa mesmo sem Turbo, é mais divertido de conduzir, perde é nas recuperações amorfas, mas o 1300 CDTi não é melhor...
                                                      Editado pela última vez por Fahrenheit; 19 July 2011, 22:00.

                                                      Comentário


                                                        A conclusão a que se chega é que isto tudo depende de como se compara.
                                                        Através de potências iguais - Diesel tem mais binário.
                                                        Através de binários iguais - Diesel tem menos potência.
                                                        Através de cilindrada igual - Diesel tem menos potência.

                                                        Então qual o interesse do diesel? - Consegue ter melhores rendimentos porque consegue ter taxas de compressão maiores e assim pode-se aumentar cilindradas dos motores e ter maior binário sem gastar muito mais combustivel.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por thejoedoe Ver Post
                                                          Através de cilindrada igual - Diesel tem menos potência.
                                                          Menos potência e menos binário.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                                            Menos potência e menos binário.
                                                            Menos potência e mais binário :P

                                                            Comentário


                                                              Aí está o não ter posto o binário na ultima porque agora vai dar discussão

                                                              Mas para motores atmosféricos é menos binário (...e também turbo, se ambos o forem) Também depende da taxa de compressão
                                                              Editado pela última vez por thejoedoe; 19 July 2011, 22:23.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

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