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Originalmente Colocado por patareco Ver PostClaro que há limites. Tanto nas curtas como nas logas. Um caixa se fôr lonnnnnnga (engrenagens grandes e pesadas) só a força necessária para a rodar.... tipo... numa destas caixas quando metesse 5ª velocidade a velocidade caía para próximo do ralenti e o motor podia não ter força para sequer manter uma rotação estável... porque a inércia da caixa é muita... e até podia ir abaixo...
Claro que há limites. ;)
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Originalmente Colocado por patareco Ver PostClaro que há limites. Tanto nas curtas como nas logas. Um caixa se fôr lonnnnnnga (engrenagens grandes e pesadas) só a força necessária para a rodar.... tipo... numa destas caixas quando metesse 5ª velocidade a velocidade caía para próximo do ralenti e o motor podia não ter força para sequer manter uma rotação estável... porque a inércia da caixa é muita... e até podia ir abaixo...
Claro que há limites. ;)
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Originalmente Colocado por SRLA Ver PostA caixa ser longa ou curta não tem nada a ver com o tamanho das engrenagens. É a relação de tamanho entre as engrenagens que conta. Ou seja podes ter duas engrenagens, uma grande ligada às rodas e uma pequena ligada ao motor, que fazem uma caixa muito curta, que se simplesmente trocares a sua ordem passas a ter uma caixa muito longa.
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Eu por exemplo tenho caixa para dar 277 de gps , mas o meu carro nao tem potencia para lá chegar , trata se de um civic 1.5 de 115cvs .
Outro exemplo no 106 gti a caixa so permite velocidades na ordem dos 230 e no maximo 240 , quem quer dar mais lá terao de meter a caixa do 1.5 diesel por ser uma caixa mais longa .
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Originalmente Colocado por patareco Ver PostEntão qual é a função da caixa?
Porque será que precisas de caixa nos motores de combustão interna, e num veículo eléctrico, é um acessório dispensável (embora se usem)?
Pensa nisso, e dentro de dois dias (quanto tiveres pensado convenientemente sobre o assunto), diz qualquer coisa!
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Originalmente Colocado por Motronic Ver PostRespondo-te com outra pergunta:
Porque será que precisas de caixa nos motores de combustão interna, e num veículo eléctrico, é um acessório dispensável (embora se usem)?
Pensa nisso, e dentro de dois dias (quanto tiveres pensado convenientemente sobre o assunto), diz qualquer coisa!
Mas gostava de saber, para ti, qual a função da caixa de velocidade....
Edit: no eléctrico trocar corrente por frequência.
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Originalmente Colocado por patareco Ver PostPorque num eléctrico o binário é practicamente constante e a velocidade de rotação é muito mais "controlável" e apenas depende da corrente que lhe fizeres chegar.
Mas gostava de saber, para ti, qual a função da caixa de velocidade....
Edit: no eléctrico trocar corrente por frequência.
Só um reparo: não é para mim. É para toda a gente!
A caixa serve precisamente para poder tirar melhor partido da faixa de rotação em que o motor produz mais binário, permitindo, no arranque, maximizar o binário transmitido às rodas, para vencer a inércia. As mudanças mais altas, podem permitir atingir velocidades superiores à permitida, se o motor estivesse ligado directamente às rodas. mas como já disse várias vezes, para que isso aconteça, é necessário que o motor produza a potência suficiente para vencer a resistência aerodinâmica que o carro encontra à velocidade pretendida.
Esclarecido?
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Originalmente Colocado por Motronic Ver PostEm parte, já respondeste.
Só um reparo: não é para mim. É para toda a gente!
A caixa serve precisamente para poder tirar melhor partido da faixa de rotação em que o motor produz mais binário, permitindo, no arranque, maximizar o binário transmitido às rodas, para vencer a inércia. As mudanças mais altas, podem permitir atingir velocidades superiores à permitida, se o motor estivesse ligado directamente às rodas. mas como já disse várias vezes, para que isso aconteça, é necessário que o motor produza a potência suficiente para vencer a resistência aerodinâmica que o carro encontra à velocidade pretendida.
Esclarecido?
Exemplo: BMW 525i tem 192 cv às 5900 rpm e uma velocidade de ponta de 230 km\h, com a caixa de origem.
Imagina que trocas a caixa por uma mais longa. A potência máxima continua a ser de 192 cv às 5900 rpm... mas a velocidade vai ser superior.
É difícil?
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Originalmente Colocado por patareco Ver PostClaro. Ninguém disse o contrário.
Exemplo: BMW 525i tem 192 cv às 5900 rpm e uma velocidade de ponta de 230 km\h, com a caixa de origem.
Imagina que trocas a caixa por uma mais longa. A potência máxima continua a ser de 192 cv às 5900 rpm... mas a velocidade vai ser superior.
É difícil?
A menos que o motor vá ao red line na última mudança, já tem uma caixa mais longa do que a potência do carro aguenta (em termos de velocidade de ponta, que é o que interessa neste caso).
Mesmo aqui, tens um motor mais potente que o exemplo que deste, que não ultrapassa os 230Km/h (homologados, ou de ponteiro?).
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Originalmente Colocado por Motronic Ver PostDificil? Pode ser simplesmente impossível!
A menos que o motor vá ao red line na última mudança, já tem uma caixa mais longa do que a potência do carro aguenta (em termos de velocidade de ponta, que é o que interessa neste caso).
Mesmo aqui, tens um motor mais potente que o exemplo que deste, que não ultrapassa os 230Km/h (homologados, ou de ponteiro?).
Insisto: os fabricantes anunciam a velocidade máxima para a caixa que o carro tráz de origem.
Mas imagina que na caixa de origem trocas a engrenagem da última velocidade de tal modo que: 1ª até red line, 2ª red line, 3ª red line, 4ª red line e quando metes a 5ª as rpm do motor ficam nas 3000 rpm e o velocímetro marca 160 km\h... imagina qual será a velocidade máxima?
Velocidade máxima = potência máxima (no exemplo 192 cv\5900 rpm)
Podes alterar como quiseres mas claro que há limites. (nunca disse que não havia)
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patareco, pega num carro e modifica a caixa, e depois diz-nos o que aprendeste. Até podes fazer isso utilizando simuladores de carros.
A caixa só ajuda a ter maior velocidade de ponta se o mesmo carro com a caixa de origem tiver a sua velocidade máxima ao corte. Se não atingir o corte, por mais caixas que metas não consegues aumentar a velocidade máxima.
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Originalmente Colocado por SpeedDragon Ver Postpatareco, pega num carro e modifica a caixa, e depois diz-nos o que aprendeste. Até podes fazer isso utilizando simuladores de carros.
A caixa só ajuda a ter maior velocidade de ponta se o mesmo carro com a caixa de origem tiver a sua velocidade máxima ao corte. Se não atingir o corte, por mais caixas que metas não consegues aumentar a velocidade máxima.
Aí é que está: fazer repro custa meia dúzia de patacos. Alterar caixas de velocidade custa milhares de euros.
Sim... até nos simuladores podes fazer isso. té num qualquer "Colin Macrae" LOL
Experimenta brincar com as "gear ratio" e vê o que acontece. ;)
LOL
Isso é óbvio.
Velocidade máxima = potência máxima (para todo e qualquer carro)
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Originalmente Colocado por patareco Ver PostEram dados de catálogo...
Insisto: os fabricantes anunciam a velocidade máxima para a caixa que o carro tráz de origem.
Mas imagina que na caixa de origem trocas a engrenagem da última velocidade de tal modo que: 1ª até red line, 2ª red line, 3ª red line, 4ª red line e quando metes a 5ª as rpm do motor ficam nas 3000 rpm e o velocímetro marca 160 km\h... imagina qual será a velocidade máxima?
Velocidade máxima = potência máxima (no exemplo 192 cv\5900 rpm)
Podes alterar como quiseres mas claro que há limites. (nunca disse que não havia)
Se bem percebi do exemplo que deste (160km\h @3000RPM em 5ª), pretendes calcular a velocidade máxima para a mesma relação @5900RPMs. Ora, a menos que saibas de facto que o carro em questão atinge as 5900RPM em 5ª, é um exercício puramente académico, pois a velocidade máxima que idealizas, só existe sobre rolos, nunca em condições reais!
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Bem, há aqui respostas com excelente qualidade e nível técnico
Realmente pode-se concluir então que, para motores equivalentes(ou com a mesma construcção), o gasolina terá sempre mais torque e potencia.
O que acontece na realidade é que os dieseis acabam por ter mais binário quando comparamos propostas equivalentes, ou seja, um Astra 1.3 CDTI de 95cv contra um 1.4 Ecotec de 100cv
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Originalmente Colocado por Proactiv Ver PostBem, há aqui respostas com excelente qualidade e nível técnico
Realmente pode-se concluir então que, para motores equivalentes(ou com a mesma construcção), o gasolina terá sempre mais torque e potencia.
O que acontece na realidade é que os dieseis acabam por ter mais binário quando comparamos propostas equivalentes, ou seja, um Astra 1.3 CDTI de 95cv contra um 1.4 Ecotec de 100cv
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Originalmente Colocado por Proactiv Ver PostBem, há aqui respostas com excelente qualidade e nível técnico
Realmente pode-se concluir então que, para motores equivalentes(ou com a mesma construcção), o gasolina terá sempre mais torque e potencia.
O que acontece na realidade é que os dieseis acabam por ter mais binário quando comparamos propostas equivalentes, ou seja, um Astra 1.3 CDTI de 95cv contra um 1.4 Ecotec de 100cv
O meu irmão teve o 1.300 CDTi e namorei com uma moça que tinha o 1.200, o 1200 é melhor em aceleração, tem a Vel. Max. maior e chega lá mais depressa mesmo sem Turbo, é mais divertido de conduzir, perde é nas recuperações amorfas, mas o 1300 CDTi não é melhor...Editado pela última vez por Fahrenheit; 19 July 2011, 22:00.
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A conclusão a que se chega é que isto tudo depende de como se compara.
Através de potências iguais - Diesel tem mais binário.
Através de binários iguais - Diesel tem menos potência.
Através de cilindrada igual - Diesel tem menos potência.
Então qual o interesse do diesel? - Consegue ter melhores rendimentos porque consegue ter taxas de compressão maiores e assim pode-se aumentar cilindradas dos motores e ter maior binário sem gastar muito mais combustivel.
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