Anúncio

Collapse
No announcement yet.

"Motor 1.4 TSi da Volkswagen mais eficiente"

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por topspeed Ver Post
    Este mecanismo não é novidade, lembro-me que os Dodge já têm algo parecido. Nos V8, trabalham só 6 cilindros a baixas rotações, ou algo semelhante.
    Pois não...
    A Mercedes já há mais de 12 anos introduziu esse sistema pela primeira vez de série no S500 (V8), com desactivação automática de 4 cilindros: Mercedes-Benz S-class
    Editado pela última vez por PRAP; 19 September 2011, 17:19.

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
      Já viste a caixa do Prius? Aquilo é correntes, motores e engrenagens planetárias por todo o lado, embraiagens, é tudo menos simples.

      O sistema concorrente da GM/BMW/etc. parece ser ainda pior, aquilo tem um mapa extremamente complexo para gerir a rotação e binário dos dois motores eléctricos e o motor de combustão, as relações de transmissão entre si, quando é que um está a funcionar como motor e o outro como gerador...

      Sim o resultado é que espreme mesmo o motor ao máximo para conseguir a melhor eficiência possível. Mas o que eu quero dizer é que um sistema muito mais simples embora não fosse assim excelente nesse aspecto conseguiria ainda ser bom o suficiente para as necessidades das pessoas, sendo muito mais barato para desenvolver e produzir, e aproximava-se muito mais da condução de um carro convencional, para quem aprecia isso (para quem não aprecia mete-se uma caixa automática e é igual ao litro).

      O problema dos motores de combustão interna é sobretudo a condução em cidade, o pára-arranca, andar a pastar, etc. Em estrada aberta os consumos de um híbrido não são muito melhores que os de um carro normal. Basta um motor eléctrico, uma embraiagem automática para engrenar/desengrenar o motor principal e algumas baterias para ter um carro que a baixas velocidades anda a electricidade e a altas anda a gasolina ou o que for, e consegue a maioria das vantagens dos híbridos com poucas desvantagens.

      Simplicidade às vezes é uma coisa boa. Eu contra mim falo mas não se pode dar carta branca a um grupo de nerds engenheiros para desenvolver o sistema mais avançado e eficiente do mundo porque rapidamente se entra em exageros. É preciso ver até que ponto a eficiência vale a pena o esforço.
      A questão é mesmo essa.

      As vezes, o desenvolvimento tecnológico olha só para os factores que apetece no momento (marketing, etc) e não é olhado o resultado global.

      O objectivo são os números, em vez de que os números tenham um objectivo. Não deixa de ser importante a perícia desenvolvida in lab, mas sempre, a maneira mais simples de se atingir o mesmo objectivo será a melhor.

      Parece que se um objectivo é alcançado de forma complexa, é visto como avançado, quando devia ser o contrario.

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por telmo744 Ver Post
        Para bom entendedor, meia palavra basta. Podias abrir um tópico do do-it-yourself para um UMM híbrido totalmente nacional. Tens o meu apoio.
        Coisa mais sem graça (quase como o Prius ). Se fosse fazer um híbrido, seria algo com isto: ]Jaguar’s $1.1M Hybrid Supercar Is a Go | Autopia | Wired.com

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por bacalao Ver Post
          A questão é mesmo essa.

          As vezes, o desenvolvimento tecnológico olha só para os factores que apetece no momento (marketing, etc) e não é olhado o resultado global.

          O objectivo são os números, em vez de que os números tenham um objectivo. Não deixa de ser importante a perícia desenvolvida in lab, mas sempre, a maneira mais simples de se atingir o mesmo objectivo será a melhor.

          Parece que se um objectivo é alcançado de forma complexa, é visto como avançado, quando devia ser o contrario.
          Gosto da tua maneira de pensar

          É algo que já defendi vezes sem conta. Às vezes não é preciso muito para se conseguirem resultados eficientes.
          O que me ocorre assim de repente é o caminho que a Mazda decidiu seguir para toda a sua gama com o programa Skyactive. Em vez de complicar e adicionar coisas ao carro para conseguir resultados palpáveis, decidiram optimizar o que já existia, reconhecendo que ainda existe uma boa margem de progressão no optimizar e redesenhar das soluções actuais, conseguindo "descomplicar" para obtenção dos mesmos resultados. (Claro que ainda têm muito a provar, mas os primeiros indicios dados pelas reviews inciiais do CX5, parece que vão no bom caminho.)

          Mas, claro, que dá "estilo" maravilhar os outros com o complexo tecnológico que é o nosso carro para obter um resultado qualquer. Sem dúvida que vende. E pagamos mais por isso, o que é sempre um bónus de credibilidade por sermos "early adopters"

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
            Já viste a caixa do Prius? Aquilo é correntes, motores e engrenagens planetárias por todo o lado, embraiagens, é tudo menos simples.

            O sistema concorrente da GM/BMW/etc. parece ser ainda pior, aquilo tem um mapa extremamente complexo para gerir a rotação e binário dos dois motores eléctricos e o motor de combustão, as relações de transmissão entre si, quando é que um está a funcionar como motor e o outro como gerador...

            Sim o resultado é que espreme mesmo o motor ao máximo para conseguir a melhor eficiência possível. Mas o que eu quero dizer é que um sistema muito mais simples embora não fosse assim excelente nesse aspecto conseguiria ainda ser bom o suficiente para as necessidades das pessoas, sendo muito mais barato para desenvolver e produzir, e aproximava-se muito mais da condução de um carro convencional, para quem aprecia isso (para quem não aprecia mete-se uma caixa automática e é igual ao litro).

            O problema dos motores de combustão interna é sobretudo a condução em cidade, o pára-arranca, andar a pastar, etc. Em estrada aberta os consumos de um híbrido não são muito melhores que os de um carro normal. Basta um motor eléctrico, uma embraiagem automática para engrenar/desengrenar o motor principal e algumas baterias para ter um carro que a baixas velocidades anda a electricidade e a altas anda a gasolina ou o que for, e consegue a maioria das vantagens dos híbridos com poucas desvantagens.

            Simplicidade às vezes é uma coisa boa. Eu contra mim falo mas não se pode dar carta branca a um grupo de nerds engenheiros para desenvolver o sistema mais avançado e eficiente do mundo porque rapidamente se entra em exageros. É preciso ver até que ponto a eficiência vale a pena o esforço.
            Dá uma vista de olhos em:

            John's Stuff - Toyota Prius Misconceptions

            Abre os diversos documentos. Talvez ajude a compreender algumas das coisas que são referidas.

            O consumo em estrada é bastante inferior a um gasolina tradicional. Só um diesel faz melhor, e ligeiramente mais destacado a partir dos 120km/h. O Prius, por ex. faz 5,5 nesta velocidade.

            Em relação à caixa do HSD não podias estar mais enganado, SRLA.
            Não tem embraiagem nenhuma. A corrente já não existe no modelo 2009-. Tem um conjunto de engrenagens epicicloidiais fixas.

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por crash Ver Post
              (...)
              Mas, claro, que dá "estilo" maravilhar os outros com o complexo tecnológico que é o nosso carro para obter um resultado qualquer. Sem dúvida que vende. E pagamos mais por isso, o que é sempre um bónus de credibilidade por sermos "early adopters"
              Não é um resultado qualquer, é simplesmente ser eficiente, e neste campo, ser líder.
              Não se paga mais por isso. Dar 27mil euros por um carro é sempre caro, mas quando estão no prato da balança 136cv, consumos referenciais e manutenção contida, a credibilidade ganha formas de sucesso.
              Early adopters? Alguém já te informou que o Prius é o carro mais vendido no Japão há 18 meses?...

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por telmo744 Ver Post
                Não é um resultado qualquer, é simplesmente ser eficiente, e neste campo, ser líder.
                Tanto, que em pista, gasta mais que um M3.

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                  Tanto, que em pista, gasta mais que um M3.
                  O Prius até pode eventualmente gastar mais em pista. As vezes que a pisará serão seguramente inferiores às vezes que um M3 anda na cidade ou em estrada a velocidades legais.

                  O ridículo dessas comparações é comparar alhos com bugalhos. E tentar obter dividendos disso é mais ridículo ainda. Ou então, é porque se esgotaram argumentos.

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                    Coisa mais sem graça (quase como o Prius ).
                    O facto de tu não achares graça tem alguma coisa a ver com o tópico?

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por telmo744 Ver Post
                      O Prius até pode eventualmente gastar mais em pista. As vezes que a pisará serão seguramente inferiores às vezes que um M3 anda na cidade ou em estrada a velocidades legais.

                      O ridículo dessas comparações é comparar alhos com bugalhos. E tentar obter dividendos disso é mais ridículo ainda. Ou então, é porque se esgotaram argumentos.
                      De maneira nenhuma. Se a questão é eficiência, venha ela! O facto é que o Prius é um conceito limitado. Os ganhos que anuncia só se verificam em determinadas situações.

                      E, se mesmo assim, como reconheces, esta fica aquém de um Diesel, é simplesmente miserável!

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por telmo744 Ver Post
                        O facto de tu não achares graça tem alguma coisa a ver com o tópico?
                        Tanto como o próprio. No entanto, foste quem o trouxe à discussão.
                        Editado pela última vez por Motronic; 20 September 2011, 13:16.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por telmo744 Ver Post
                          Alguém já te informou que o Prius é o carro mais vendido no Japão há 18 meses?...
                          Não precisa.

                          Por lá também comem cães. Achas mesmo que os devemos imitar?

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                            De maneira nenhuma. Se a questão é eficiência, venha ela! O facto é que o Prius é um conceito limitado. Os ganhos que anuncia só se verificam em determinadas situações.

                            E, se mesmo assim, como reconheces, esta fica aquém de um Diesel, é simplesmente miserável!
                            Os ganhos verificam-se em quase todas as situações do dia-a-dia.
                            Se eu fizesse somente AE em regime profissional, talvez já não optasse por ele por uma questão de custos na bomba. E somente.

                            Limitada é a visão daqueles que não identificam os pontos positivos dum automóvel, seja por desconhecimento, antipatia, ou no caso mais presente, preconceito e espírito provocatório.

                            Miserável? 3,9 na cidade? Porreiro, pá.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                              Tanto como o próprio. No entanto, foste quem o trouxe à discussão.
                              Faz favor de ler a terceira página, post 68. A referência ao híbrido, com pressupostos errados, foi objecto de meu comentário. E depois daí apareceram iluminados a querer discutir alguns pormenores. Uns de forma mais leal que outra.
                              Editado pela última vez por telmo744; 20 September 2011, 13:30.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por telmo744 Ver Post
                                Miserável? 3,9 na cidade? Porreiro, pá.
                                Só me dás razão. Esses ganhos, só os obténs em cidade. É o que esse grande colosso tecnológico tem para oferecer?! Qualquer scooter faz melhor e mais rápido.

                                Comentário


                                  Epá, essa do Prius vs M3 outra vez?

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                    Só me dás razão. Esses ganhos, só os obténs em cidade. É o que esse grande colosso tecnológico tem para oferecer?! Qualquer scooter faz melhor e mais rápido.
                                    Não dou razão alguma.

                                    Obtenho ganhos em quase todos os campos onde o Prius circula.
                                    É a palavra minha contra a tua. E como sou eu que o uso, e que sabe o quanto gasto com ele no dia-a-dia, tenho preferência, não achas?

                                    Uma scooter faz melhor, mas só leva dois ocupantes. Tal como um smart cdi.

                                    Algo me diz que talvez estejas incomodado com estas questões técnicas. Podes sempre ler e aprender. E já agora, ter uma visão que extravase o teu ecran do computador, com realismo. A tua noção do uso do automóvel está a precisar de apanhar ar fresco.
                                    Editado pela última vez por telmo744; 20 September 2011, 14:16.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por telmo744 Ver Post
                                      Não dou razão alguma.

                                      Obtenho ganhos em quase todos os campos onde o Prius circula.
                                      É a palavra minha contra a tua. E como sou eu que o uso, e que sabe o quanto gasto com ele no dia-a-dia, tenho preferência, não achas?
                                      Não!

                                      Originalmente Colocado por telmo744 Ver Post
                                      Algo me diz que talvez estejas incomodado com estas questões técnicas. Podes sempre ler e aprender. E já agora, ter uma visão que extravase o teu ecran do computador, com realismo. A tua noção do uso do automóvel está a precisar de apanhar ar fresco.
                                      Realismo?! Tipo o teu, onde o Prius é uma coisa do outro mundo? Não serás tu também?

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por telmo744 Ver Post
                                        Dá uma vista de olhos em:

                                        John's Stuff - Toyota Prius Misconceptions

                                        Abre os diversos documentos. Talvez ajude a compreender algumas das coisas que são referidas.

                                        O consumo em estrada é bastante inferior a um gasolina tradicional. Só um diesel faz melhor, e ligeiramente mais destacado a partir dos 120km/h. O Prius, por ex. faz 5,5 nesta velocidade.

                                        Em relação à caixa do HSD não podias estar mais enganado, SRLA.
                                        Não tem embraiagem nenhuma. A corrente já não existe no modelo 2009-. Tem um conjunto de engrenagens epicicloidiais fixas.
                                        O Prius faz 5,5 em estrada a velocidade constante e um pezinho de algodão, como os seus compradores gostam de conduzir. Nessas condições qualquer carro actual com o mesmo peso e um motor a gasolina de injecção directa faz 7 ou menos. A partir do momento que começas a carregar no pedal a fundo o Prius não faz 5,5. Um carro convencional faz mais (mau era), mas não muito mais. A andar a fundo o Prius chega a beber mais (embora é certo que esta não é a utilização para o qual foi feito).

                                        A caixa HSD tem várias embraiagens automáticas. Para além da do motor de combustão (que é obrigatório ter senão o motor nunca poderia ser desconectado), lembro-me de ver numa apresentação que os motores eléctricos têm também embraiagens para alternar entre relações de transmissão para baixa/alta velocidade.

                                        Não sei para quê que estás a tapar o sol com a peneira. O sistema HSD é extremamente complexo e precisou de anos e milhões em investimento para ser desenvolvido, algo de que a própria Toyota se orgulha e diz para quem quiser ouvir. Se tens um Prius reza para isto nunca te dar problemas porque tens debaixo do capot um autêntico laboratório electomecânico.
                                        Editado pela última vez por SRLA; 20 September 2011, 14:50.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por telmo744 Ver Post
                                          Não é um resultado qualquer, é simplesmente ser eficiente, e neste campo, ser líder.
                                          Não se paga mais por isso. Dar 27mil euros por um carro é sempre caro, mas quando estão no prato da balança 136cv, consumos referenciais e manutenção contida, a credibilidade ganha formas de sucesso.
                                          Early adopters? Alguém já te informou que o Prius é o carro mais vendido no Japão há 18 meses?...
                                          Pardon... devo ter passado alguns posts na diagonal. Não estava numa de entrar numa discussão oca sobre o Prius.
                                          Peguei apenas no que o bacalao disse e generalizei, dado a tendência que se vê na industria. Acrescenta-se para consumir menos, mas aumentando complexidade e custos desnecessariamente.
                                          Mas já que se fala no Prius, até a própria Toyota já viu a necessidade de repensar áreas chave do automóvel, em que deixa de ser necessário todo o hardware actual e complexidade tecnológica para conseguir ser eficiente. Ver o Prius 1/X, que com apenas 1/3 do peso, pode trocar o tijolo 1.8 por um bem mais pequeno e simples 500cc e conseguir o dobro da eficiência do Prius actual.
                                          É certo que é apenas um concept de exploração tecnológica, mas dado os recentes avanços tecnológicos na industrialização de novos materiais, como se pode ver no Mac Mp4 12c e mais importante, na gama i da BMW, talvez a Toyota possa perseguir os resultados alcançados por esse concept.

                                          De qualquer forma, remete para aquilo que disse. Não é preciso complicar.
                                          Ainda há espaço para evoluir o automóvel em áreas essenciais, que permitem ganhos importantes de eficiência, sem ser necessário recorrer às complicações galopantes de todo o grupo propulsor

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                            (...)
                                            ( 1.)
                                            A caixa HSD tem várias embraiagens automáticas. Para além da do motor de combustão (que é obrigatório ter senão o motor nunca poderia ser desconectado), lembro-me de ver numa apresentação que os motores eléctricos têm também embraiagens para alternar entre relações de transmissão para baixa/alta velocidade.

                                            (2.)
                                            Não sei para quê que estás a tapar o sol com a peneira. O sistema HSD é extremamente complexo e precisou de anos e milhões em investimento para ser desenvolvido, algo de que a própria Toyota se orgulha e diz para quem quiser ouvir. Se tens um Prius reza para isto nunca te dar problemas porque tens debaixo do capot um autêntico laboratório electomecânico.
                                            1. Se eu te disse antes que não tinha embraiagens, fica-te mal duvidar :

                                            Hybrid Car Affordability Leaps Forward with P2 Technology | Hybrid Cars

                                            cito:
                                            "Some existing hybrids already have a clutch to disconnect and reconnect the transmission from an engine and electric motor, which are integrated and bolted together. That’s Honda’s approach. Alternatively, using two electric motors and a special transmission, as Toyota and Ford do, achieves the same goal of freeing the electric motor from the engine"

                                            De qualquer modo, e porque o conhecimento não ocupa lugar, podes ver aqui que as únicas embraiagens nos híbridos do grupo Toyota estão nos Lexus GS, RX e LS.

                                            Hybrid Synergy Drive - Wikipedia, the free encyclopedia



                                            2. Eu ainda insisto, o HSD é um projecto árduo (reconhecidamente) que teve um resultado surpreendentemente mais simples do que se esperaria. Este resultado é, porém natural, pois o trabalho desenvolvido assentou numa filosofia "lean", que rejeita em fase de projecto soluções complexas e pouco úteis.
                                            Ver um pouco da história:
                                            Lean manufacturing - Wikipedia, the free encyclopedia

                                            Agradeço a tua referência ao problema duma eventual avaria. De facto, não será numa oficina de vão de escada que se identificará e resolverá. Tenho do meu lado, porém, um histórico de 14 anos do modelo, 2 milhões de unidades vendidas, uma boa garantia e uma liderança na fiabilidade no seu segmento:

                                            JD Power Owner Satisfaction 2009 - Family cars - Car and Car-Buying News - What Car?
                                            Ratings | J.D. Power

                                            Uma unidade com 10 anos e 330mil km em teste...(será representativa, ou talvez não...)
                                            Ten-Year Old Toyota Hybrid Priuses Defy Early Critics

                                            Ainda acresce o facto de não ter turbo, embraiagem (mesmo que não acredites, mas mais nada posso fazer), motor de arranque, alternador nem nenhuma correia.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por crash Ver Post
                                              (...)
                                              (1). Mas já que se fala no Prius, até a própria Toyota já viu a necessidade de repensar áreas chave do automóvel, em que deixa de ser necessário todo o hardware actual e complexidade tecnológica para conseguir ser eficiente. Ver o Prius 1/X, que com apenas 1/3 do peso, pode trocar o tijolo 1.8 por um bem mais pequeno e simples 500cc e conseguir o dobro da eficiência do Prius actual.
                                              É certo que é apenas um concept de exploração tecnológica, mas dado os recentes avanços tecnológicos na industrialização de novos materiais, como se pode ver no Mac Mp4 12c e mais importante, na gama i da BMW, talvez a Toyota possa perseguir os resultados alcançados por esse concept.

                                              (2)
                                              De qualquer forma, remete para aquilo que disse. Não é preciso complicar.
                                              Ainda há espaço para evoluir o automóvel em áreas essenciais, que permitem ganhos importantes de eficiência, sem ser necessário recorrer às complicações galopantes de todo o grupo propulsor
                                              1. Um terço do peso não significa um terço da energia para locomoção. E um downsizing não é necessariamente mais eficiente. Um motor atmosférico com maior capacidade unitária regista quase sempre melhores BSFC. O problema está nas cargas parciais, mas que o híbrido resolve bem pois elimina-as, entregando isso à tracção eléctrica e desligando o térmico.
                                              Isso observou-se no incremento de 1.5 para 1.8 no Prius, com diminuição no resultado final dos consumos, devido a descer BSFC 230g/kwh para 220g/kwh numa faixa abrangente de potência.
                                              http://priuschat.com/forums/members/...2-engine01.jpg

                                              2. O problema que identifico neste TSI é o mesmo que identifico nos diesel actuais. A complicação parece aumentar, até porque neste caso se promete deslastrar cargas em cilindros de forma parcial. Em termos comparativos, o HSD com o motor atmosférico de inj.indirecta tem menos partes móveis.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                                De maneira nenhuma. Se a questão é eficiência, venha ela! O facto é que o Prius é um conceito limitado. Os ganhos que anuncia só se verificam em determinadas situações.

                                                E, se mesmo assim, como reconheces, esta fica aquém de um Diesel, é simplesmente miserável!
                                                Onde é que o Prius é limitado?!?!? Acho que até é um familiar bem competente.
                                                Fica aquém do diesel em quê? Na carteira? No ruído? Nas emissões?



                                                Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                                Só me dás razão. Esses ganhos, só os obténs em cidade. É o que esse grande colosso tecnológico tem para oferecer?! Qualquer scooter faz melhor e mais rápido.
                                                Agora também se comparam carros com scooters?!?!?
                                                É preciso chegar a essas comparações ridículas para tentares provar alguma coisa?


                                                Já falaram aqui de embraiagens e fiabilidade.
                                                É o mal de quem gosta de mandar bitates e não está por dentro dos assuntos.
                                                O telmo já explicou a questão das embraiagens (não existentes) e o Prius é dos carros mais fiáveis do mundo.

                                                Gostemos ou não do carro, estes são os factos.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                                                  Onde é que o Prius é limitado?!?!? Acho que até é um familiar bem competente.
                                                  Fica aquém do diesel em quê? Na carteira? No ruído? Nas emissões?
                                                  No único ponto em que algum carro pode ficar aquém de um Diesel: Consumos.

                                                  Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                                                  Agora também se comparam carros com scooters?!?!?
                                                  É preciso chegar a essas comparações ridículas para tentares provar alguma coisa?
                                                  Ridículo é usar os consumos urbanos como argumento (esquecendo os extra-urbanos), quando em circuito urbano uma scooter é bem mais competente.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por telmo744 Ver Post
                                                    1. Se eu te disse antes que não tinha embraiagens, fica-te mal duvidar :

                                                    Hybrid Car Affordability Leaps Forward with P2 Technology | Hybrid Cars

                                                    cito:
                                                    "Some existing hybrids already have a clutch to disconnect and reconnect the transmission from an engine and electric motor, which are integrated and bolted together. That’s Honda’s approach. Alternatively, using two electric motors and a special transmission, as Toyota and Ford do, achieves the same goal of freeing the electric motor from the engine"

                                                    De qualquer modo, e porque o conhecimento não ocupa lugar, podes ver aqui que as únicas embraiagens nos híbridos do grupo Toyota estão nos Lexus GS, RX e LS.

                                                    Hybrid Synergy Drive - Wikipedia, the free encyclopedia

                                                    O artigo que referes não diz que o HSD não tem embraiagens, apenas que usa uma "caixa especial" invés de ter o motor de combustão e o eléctrico montados numa peça só e ligar/desligar ambos simultaneamente por meio de embraiagem.

                                                    De qualquer das formas no artigo do HSD confirma precisamente que em alguns modelos recorre-se a embraiagens para alterar a relação de transmissão dos motores eléctricos.

                                                    No Prius não sei dizer ao certo quantas embraiagens tem ou onde, mas pelo menos a principal - a que conecta o motor de combustão, que é obrigatória para poderes fazer algo tão simples para parar o carro - está claramente presente.


                                                    Olha até o que encontrei:
                                                    01 02 03 Toyota Prius Transmission Clutch | eBay

                                                    De resto não estava a questionar a fiabilidade do sistema. Apenas a referir que se algo com aquela complexidade começa a dar problemas mais vale fugir.
                                                    Editado pela última vez por SRLA; 21 September 2011, 10:14.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                                      O artigo que referes não diz que o HSD não tem embraiagens, apenas que usa uma "caixa especial" invés de ter o motor de combustão e o eléctrico montados numa peça só e ligar/desligar ambos simultaneamente por meio de embraiagem.

                                                      De qualquer das formas no artigo do HSD confirma precisamente que em alguns modelos recorre-se a embraiagens para alterar a relação de transmissão dos motores eléctricos.

                                                      No Prius não sei dizer ao certo quantas embraiagens tem ou onde, mas pelo menos a principal - a que conecta o motor de combustão, que é obrigatória para poderes fazer algo tão simples para parar o carro - está claramente presente.


                                                      Olha até o que encontrei:
                                                      01 02 03 Toyota Prius Transmission Clutch | eBay

                                                      De resto não estava a questionar a fiabilidade do sistema. Apenas a referir que se algo com aquela complexidade começa a dar problemas mais vale fugir.
                                                      A parte mais curiosa são as dimensões do motor elétrico face ao térmico.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                                        O artigo que referes não diz que o HSD não tem embraiagens, apenas que usa uma "caixa especial" invés de ter o motor de combustão e o eléctrico montados numa peça só e ligar/desligar ambos simultaneamente por meio de embraiagem.

                                                        De qualquer das formas no artigo do HSD confirma precisamente que em alguns modelos recorre-se a embraiagens para alterar a relação de transmissão dos motores eléctricos.

                                                        No Prius não sei dizer ao certo quantas embraiagens tem ou onde, mas pelo menos a principal - a que conecta o motor de combustão, que é obrigatória para poderes fazer algo tão simples para parar o carro - está claramente presente.


                                                        Olha até o que encontrei:
                                                        01 02 03 Toyota Prius Transmission Clutch | eBay

                                                        De resto não estava a questionar a fiabilidade do sistema. Apenas a referir que se algo com aquela complexidade começa a dar problemas mais vale fugir.
                                                        Esse transmission clutch é um limitador de binário, somente.
                                                        Não tem qualquer função de ligar/desligar o motor das rodas. Isso é feito com os motores eléctricos. Já foi dito repetidamente.

                                                        Visão da transmissão:
                                                        Prius Palm Mileage Simulator

                                                        Explicação simples:
                                                        Untitled

                                                        Obriga o motor térmico parar com a rotação em sentido negativo do MG1.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                                          A parte mais curiosa são as dimensões do motor elétrico face ao térmico.
                                                          Curiosa porquê? Os dois motores juntos têm 82cv, e são bem mais pequenos que o térmico.
                                                          E já agora, podes mostrar uma foto onde isso seja assim tão evidente?

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por telmo744 Ver Post
                                                            Curiosa porquê? Os dois motores juntos têm 82cv, e são bem mais pequenos que o térmico.
                                                            E já agora, podes mostrar uma foto onde isso seja assim tão evidente?
                                                            Está na foto colocada pelo SRLA

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por telmo744 Ver Post
                                                              Esse transmission clutch é um limitador de binário, somente.
                                                              Não tem qualquer função de ligar/desligar o motor das rodas. Isso é feito com os motores eléctricos. Já foi dito repetidamente.

                                                              Visão da transmissão:
                                                              Prius Palm Mileage Simulator

                                                              Explicação simples:
                                                              Untitled

                                                              Obriga o motor térmico parar com a rotação em sentido negativo do MG1.
                                                              Acho que estamos a falar de coisas diferentes.

                                                              Na foto vejo claramente as molas de uma embraiagem.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X