Se há carro que merece ganhar é o Ampera/volt. Não é por eu ser fá da marca, mas é o que mais inovação traz. Acho que o up não pode ganhar pois tem o panda que é bem mais completo. Os citro... são apenas pedaços de chapa moldados. O evoque é também é um bom produto. Tudo o resto é para encher chouriços.
Porquê o Focus? Parece reunir a preferencia de muitos users.
Será pelo equipamento completo? É que não vejo grandes argumentos para este Ford para além do equipamento.
A nível estético parece um modelo antigo prevejo que vá envelhecer muito mal.
De qualquer forma conheço mal os carros em questão pelo que posso estar a ser injusto na minha avaliação.
Eu só estava a ser irónico para com as certezas de quem, tal como nós, nada sabe para alem das características dos carros a votação.
Se é para ser um dos carros "normais", que seja o Mazda CX-5 devido ao Sky Active, na minha opinião acaba por ser mais inovador que muitos dos que constam na lista, por [tentar] contornar o problema das emissões, através de coisas como, por exemplo, a redução do peso dos veículos.
Para mim, esta votação é uma falsidade. O carro do ano deveria ser votado no fim do ano, tendo em conta por ex as suas vendas e outros factores. Estas votações por antecipação cheiram a arranjinho, é o que eu penso.
A disputa este ano vai ser renhida e vai ser seguramente entre estes 3 bólides:
.Skoda Octavia: para quem pensa q comprou um Golf e afinal levou com o refugo vindo da Moldávia ou da Ucrânia, ou lá o q é. Com um pouco de sorte (e se os carros vierem de alguma fábrica perto de Chernobyl) o condutor ainda ganha alguma perna ou braço grátis, o q dá sempre jeito em épocas de crise;
.Opel Astra: para quem pensa q comprou um carro inteiro mas depois afinal tem de mandar instalar aqueles extras de luxo só ao alcance de certas marcas premium. Falamos de itens tão exclusivos como amortecedor e forra do capot, colunas atrás ou luzes de cortesia nas portas; esperam-se novos cortes para o próximo ano. Virá com pára-brisas?
.Ford Focus: para quem pensa q comprou um carro mas afinal não... soube-se agora q a Ford Portugal fez um contrato exclusivo com uma raça alienígena malvada e q a troco de 1 sandes de coirato com pêlo e uma mine fresquinha diária os seres espaciais lhes forneceram as fotografias do cockpit da sua nave espacial, e q a Ford fez uma réplica exacta desse mesmo cockpit aplicando-o em primeira mão no Focus.
É caso para se dizer q o Focus é mesmo um carro do outro mundo!
A disputa este ano vai ser renhida e vai ser seguramente entre estes 3 bólides:
.Skoda Octavia: para quem pensa q comprou um Golf e afinal levou com o refugo vindo da Moldávia ou da Ucrânia, ou lá o q é. Com um pouco de sorte (e se os carros vierem de alguma fábrica perto de Chernobyl) o condutor ainda ganha alguma perna ou braço grátis, o q dá sempre jeito em épocas de crise;
.Opel Astra: para quem pensa q comprou um carro inteiro mas depois afinal tem de mandar instalar aqueles extras de luxo só ao alcance de certas marcas premium. Falamos de itens tão exclusivos como amortecedor e forra do capot, colunas atrás ou luzes de cortesia nas portas; esperam-se novos cortes para o próximo ano. Virá com pára-brisas?
.Ford Focus: para quem pensa q comprou um carro mas afinal não... soube-se agora q a Ford Portugal fez um contrato exclusivo com uma raça alienígena malvada e q a troco de 1 sandes de coirato com pêlo e uma mine fresquinha diária os seres espaciais lhes forneceram as fotografias do cockpit da sua nave espacial, e q a Ford fez uma réplica exacta desse mesmo cockpit aplicando-o em primeira mão no Focus.
É caso para se dizer q o Focus é mesmo um carro do outro mundo!
Se é para ser um dos carros "normais", que seja o Mazda CX-5 devido ao Sky Active, na minha opinião acaba por ser mais inovador que muitos dos que constam na lista, por [tentar] contornar o problema das emissões, através de coisas como, por exemplo, a redução do peso dos veículos.
Bem, o sky active é só uma técnica de aumento da taxa de compressão. Isso aumenta o rendimento termodinâmico do motor, portanto dá mais potência e menos consumo. É inovador, sim, mas não deixa de ser um ICE normal (embora "artilhado").
Bem, o sky active é só uma técnica de aumento da taxa de compressão. Isso aumenta o rendimento termodinâmico do motor, portanto dá mais potência e menos consumo. É inovador, sim, mas não deixa de ser um ICE normal (embora "artilhado").
O Skyactive é um programa mais extenso que apenas relacionado com o motor.
Nos motores, implica aumento de taxa de compressão no otto, e uma redução expressiva no diesel (também 14:1, ao invés dos habituais 18:1, o que permite, com outras medidas, eliminar o FAP, por exemplo)
Implica motores e transmissões mais eficientes, e diferenças na forma como os carros são concebidos/construidos, garantindo maiores niveis de rigidez estrutural, segurança e menor peso total dos veículos.
É um programa que mexe em praticamente tudo o que constitui um automóvel, no sentido de optimizar o que já existe, e assim, não sendo necessário para já recorrer a soluções mais onerosas ou com pouco retorno, como hibridos ou eléctricos para conseguir ganhos de eficiência.
E o melhor de tudo, é que o automóvel como um todo fica a ganhar. Não é apenas uma adaptação de um grupo motriz diferente, ou uns paineis novos num material xpto. Foi tudo concebido de raiz, mesmo que ganhando pouco por parte, o efeito cumulativo é expressivo.
O que chateia no Cx5 é que passa despercebido. As primeiras reviews são muito promissoras, mas tanto o exterior como o interior não o expressam. O exterior é demasiado generalista, e o interior continua a ser demasiado Mazda, demasiado soturno e vulgar.
Poderão jogar contra a avaliação deste modelo, apesar de os media que constituem o júri deste concurso serem os mesmos que têm feitos elogios a este novo modelo.
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Voltando à lista, e ainda falta conhecer os 7 semi-finalistas, também mando o bitaite:
Ford Focus
BMW 1
Citroen DS5
Fiat Panda
Chevy Volt/Opel Ampera
Range Evoque
VW Up
Não considero os eléctricos da Renault como candidatos sérios, isto porque são adaptações de modelos que já conhecidos, e no caso do Fluence uma adaptação a tender para o manhoso, e além disso, já deram a vitória ao Leaf este ano, e que, apesar de ainda recorrer a uma base de um automóvel "convencional", é um projecto com mais pés e cabeça do que estas adaptações "fast-food" da Renault.
O 3008 Hybrid4 também acho estranho estar aqui, mas tendo em conta que o Ds5 também tem esta hipótese motriz (ao nivel das entranhas são essencialmente o mesmo carro), acho que ficará logo pelo caminho.
Talvez haja surpresas por parte da Kia, com o Rio e o Picanto, tendo em conta as reviews, mas não sei até que ponto dará para chegar aos finalistas.
Aquilo que gostaria de ver, além do Cx5 nos finalistas, que é um modelo com mais importância na evolução do automóvel do que aparenta à primeira vista, era ver a Porsche conseguir também chegar a esses 7 magnificos.
Continua a ser o velho e conhecido 911, mas o trabalho de desenvolvimento é notável. Um pouco maior, mas mais leve, optimização das suas mecânicas e transmissões, fazendo dele o 911 mais eficiente de sempre, e dinamicamente, bem... usando o nordschleife como referência, a versão Carrera S do 991 consegue tempo por volta equivalente ao 997 GT3. Não deixa de ser notável
Bem, o sky active é só uma técnica de aumento da taxa de compressão. Isso aumenta o rendimento termodinâmico do motor, portanto dá mais potência e menos consumo. É inovador, sim, mas não deixa de ser um ICE normal (embora "artilhado").
Tal como o crash já explicou acima, o programa Sky Active não se limita ao aumento da taxa de compressão de motores.
Editado pela última vez por xeLa; 26 September 2011, 18:21.
My friend eu não faço publicidade a ninguem, se assim fosse então tds os users seriam acusados tb de fazer publicidade a um carro dado que todos em pelo menos um post já demonstraram preferencia por uma marca
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