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Fiat desvenda as primeras imagens do 500L
El cuarto miembro de la familia Fiat 500 ya está aquí. Tras una larga anticipación y con cierto retraso de acuerdo con las primeras fechas estimadas, el 500L llega para coronar la familia de los 500 "normal", Abarth y Cabrio. Mide 4,14 metros de largo, por 1,78 de ancho y 1,66 de alto, y de acuerdo con Fiat, intenta mezclar en un coche del segmento B los ingredientes de un monovolumen pequeño, un SUV y el carácter típico del 500.
Fiat cita en su nota de prensa cierta inspiración del 600 Multipla original (no vemos parecido alguno, sinceramente). Lo que está claro es que su estética cuenta con aires de 500, implantados, según sabemos por nuestras propias fuentes, sobre la misma plataforma del Fiat Punto, Fiorino y compañía.
Fiat ha confirmado que será "un coche con aspiraciones mundiales", desarrollado por tanto para venderse en el mercado europeo y en el norteamericano, y contará con mecánicas TwinAir bicilíndrica de gasolina, 1,4 MultiAir de gasolina y 1,3 Multijet diésel.
Su lanzamiento se producirá en el último trimestre del año, aunque lo veremos en el Salón de Ginebra del mes que viene, y vendrá a ser el sustituto indirecto de los Multipla e Idea. Recuerda que habrá lugar para una versión de siete plazas en un futuro no muy lejano.
Esperamos tus opiniones en los comentarios, y una respuesta: ¿Soy el único al que el pilar C se le parece demasiado al del Countryman de MINI? ¿Y los pilotos traseros son del Paceman?
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Não há dúvida que são muito parecidos o MIni e o FIAT! Chega a ser escandaloso!
Mas no final de tudo, nota positiva: o modelo está muito interessante! Já o nome está errado! Até porque os interiores nada terão a ver com o espírito retro do 500 (são mais ao estilo do novo Panda) e no exterior só a frente se aproxima do 500!
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Para já, SaPinto, apenas posso dizer-te que ralmente se espera a sua comercialização no último trimestre deste ano.
E ainda que é uma mistura de um monovolume com um SUV no segmento B.
Fiat 500L – 4,14m de comprimento (5 lugares)
Fiat 500XL – 4,25m de comprimento (7 lugares)
Largura – 1,78m
Altura – 1,66m
Motores a gasolina:
0.9 L – 85cv
1.4 L – 77cv e 105cv
Motores a diesel:
1.3 MJT – 77cv e 95cv
Editado pela última vez por BLADERUNNER; 02 February 2012, 13:47. Razão: correção de data de comercialização
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Não tem nem de perto o appeal do 500 e de facto parece uma versão chinêsa do Countryman, será que o nome "500" vai ser suficiente para impulsionar as vendas? Tenho as minhas dúvidas, vamos esperar para ver o que este modelo oferece como mais valias ...
E em que plataforma do grupo fiat isto assentará? Punto?
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Se este modelo se chamasse Panda L ainda compreendia, agora chamar a isto 500 chega a ser ofensivo.
A cópia descarada da lateral em relação ao Coutryman é escandalosa. A MINI inovou ao fazer aquele tejadilho "descendente" na traseira em termos de chapa, que por muitos foi criticada até, e agora colocam isto no 500L. Efectivamente houve falta de inspiração original para fazer este modelo, o que efectivamente é muito negativo, uma vez que estes modelos vivem principalmente do factor originalidade e da diferença face aos demais carros.
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O perfil assusta um bocado. Parece ter corpo a mais para a dimensão das rodas.
1.66m de altura é bastante. O mesmo que o Idea. E apesar das linhas mais comedidas e banais do Idea, o mesmo parece conseguir uma melhor proporção entre as suas modestas rodas e altura da carroçaria. Talvez seja porque não tem arcos de rodas bastante enfatizados/musculados como o 500L.
Dado a colagem ao Countryman, temo que ver isto na rua vá provocar os mesmos calafrios.
Uma criatura a sofrer de gigantismo (maior que um Punto actual), pegando no bem proporcionado e compacto 500, e deformando-o de forma aberrante. Tal como já me queixei da Porsche e da Mini, tentar encaixar à força os mesmos ingredientes visuais em tudo o que tenha 4 rodas de modelos icónicos dá sempre maus resultados.
No caso do 500L, nota-se a fusão do 500 com Panda/Uno e com uns grupos ópticos traseiros inexplicáveis (e demasiado colados ao Paceman). Mesmo os ingredientes visuais do Panda, à volta do conceito "squircle", e que dá bons resultados em criaturas mais cúbicas, aqui denota dificuldades em dar a mesma imagem de robustez sem cair em agressividade. Necessita claramente de uns ajustes nas proporções.
Apesar de, quando comparado com o Idea, o 500L ser senhor de uma personalidade muito mais vincada, a Fiat poderia fazer melhor que um rip-off do Countryman, colando-lhe a face do 500. É provável que venda em números inimagináveis para um Idea, mas isso não é justificação para a colagem.
Quando se falava num 500 de 5p, e depois de ver o novo Y, pensei que teríamos algo baseado nesta versão alongada da base do 500/Panda.
Um 500 maior, sem dúvida, mas um MPV/Crossover recorrendo à mesma base, como acontece com o Y, mas sem crescer desmesuradamente. Em dimensões, acabaria por ficar ao pé do Uno (é maior que o Panda, apesar de não o parecer), e manteria-se de forma mais próxima à receita do 500. Compacto e "girinho". Daria o espaço interior extra que o mercado americano procura, mas seria À mesma um 500.
Isto é um travesti.
Não existia necessidade para algo tão grande.
Para substituir o Idea/Musa/Multipla, e sabendo de principio que a base do Punto já estava para ser esticada para criar um Jeep compacto (o 500L recorre a uma variante da plataforma do Punto denominada SUSW - Small US Wide), sempre poderiam cobrir essas vestes com algo que não tentasse ser um 500 girinho, mas grandinho. O Idea não foi grande sucesso, mas a versão mais luxuosa, o Musa, até o foi, de forma relativa, e merecia claramente um sucessor. Mas com o 500L a ocupar esse espaço, é dificil justificar outro modelo nos mesmos moldes.
Dito isto, objectivamente, não acredito que seja um mau produto.
Analisando a coisa do ponto de vista mais funcional, toda aquela área vidrada e a solução do duplo pilar A deverá dar-lhe excelentes niveis de visibilidade.
Já tive a minha quota de km ao volante do Idea, e os pilares A daquilo irritam-me solenemente, por estarem tão mal posicionados. Interferem imenso em curvas e cruzamentos.
Recorrendo a uma base maior do Punto, que já por si, é dos que tem melhores cotas de habitabilidade no segmento, espaço não deverá faltar a bordo do 500L, e a altura extra deverá dar contributo vital nesse sentido.
Receio pelo peso da criatura, que o Punto já não é leve, e esta coisa sendo maior, pela lógica, deve ter peso semelhante ao de um Bravo com motorização equivalente.
Caracteristicas intrísecas do produto deverão ser no geral boas, mas é pena terem escolhido tão mal as vestes do mesmo.
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Originalmente Colocado por crash Ver PostO perfil assusta um bocado. Parece ter corpo a mais para a dimensão das rodas.
1.66m de altura é bastante. O mesmo que o Idea. E apesar das linhas mais comedidas e banais do Idea, o mesmo parece conseguir uma melhor proporção entre as suas modestas rodas e altura da carroçaria. Talvez seja porque não tem arcos de rodas bastante enfatizados/musculados como o 500L.
Dado a colagem ao Countryman, temo que ver isto na rua vá provocar os mesmos calafrios.
Uma criatura a sofrer de gigantismo (maior que um Punto actual), pegando no bem proporcionado e compacto 500, e deformando-o de forma aberrante. Tal como já me queixei da Porsche e da Mini, tentar encaixar à força os mesmos ingredientes visuais em tudo o que tenha 4 rodas de modelos icónicos dá sempre maus resultados.
No caso do 500L, nota-se a fusão do 500 com Panda/Uno e com uns grupos ópticos traseiros inexplicáveis (e demasiado colados ao Paceman). Mesmo os ingredientes visuais do Panda, à volta do conceito "squircle", e que dá bons resultados em criaturas mais cúbicas, aqui denota dificuldades em dar a mesma imagem de robustez sem cair em agressividade. Necessita claramente de uns ajustes nas proporções.
Apesar de, quando comparado com o Idea, o 500L ser senhor de uma personalidade muito mais vincada, a Fiat poderia fazer melhor que um rip-off do Countryman, colando-lhe a face do 500. É provável que venda em números inimagináveis para um Idea, mas isso não é justificação para a colagem.
Quando se falava num 500 de 5p, e depois de ver o novo Y, pensei que teríamos algo baseado nesta versão alongada da base do 500/Panda.
Um 500 maior, sem dúvida, mas um MPV/Crossover recorrendo à mesma base, como acontece com o Y, mas sem crescer desmesuradamente. Em dimensões, acabaria por ficar ao pé do Uno (é maior que o Panda, apesar de não o parecer), e manteria-se de forma mais próxima à receita do 500. Compacto e "girinho". Daria o espaço interior extra que o mercado americano procura, mas seria À mesma um 500.
Isto é um travesti.
Não existia necessidade para algo tão grande.
Para substituir o Idea/Musa/Multipla, e sabendo de principio que a base do Punto já estava para ser esticada para criar um Jeep compacto (o 500L recorre a uma variante da plataforma do Punto denominada SUSW - Small US Wide), sempre poderiam cobrir essas vestes com algo que não tentasse ser um 500 girinho, mas grandinho. O Idea não foi grande sucesso, mas a versão mais luxuosa, o Musa, até o foi, de forma relativa, e merecia claramente um sucessor. Mas com o 500L a ocupar esse espaço, é dificil justificar outro modelo nos mesmos moldes.
Dito isto, objectivamente, não acredito que seja um mau produto.
Analisando a coisa do ponto de vista mais funcional, toda aquela área vidrada e a solução do duplo pilar A deverá dar-lhe excelentes niveis de visibilidade.
Já tive a minha quota de km ao volante do Idea, e os pilares A daquilo irritam-me solenemente, por estarem tão mal posicionados. Interferem imenso em curvas e cruzamentos.
Recorrendo a uma base maior do Punto, que já por si, é dos que tem melhores cotas de habitabilidade no segmento, espaço não deverá faltar a bordo do 500L, e a altura extra deverá dar contributo vital nesse sentido.
Receio pelo peso da criatura, que o Punto já não é leve, e esta coisa sendo maior, pela lógica, deve ter peso semelhante ao de um Bravo com motorização equivalente.
Caracteristicas intrísecas do produto deverão ser no geral boas, mas é pena terem escolhido tão mal as vestes do mesmo.
O qual até poderia ser enquadrado com o 500, mas de uma forma menos evidente.
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