Necos, no BMW trocas caixa às 2000rpm ?
Andas às 1250rpm com um otto ?
Não 3com!!!...é obvio que não....vejam se entendem....longe de mim dizer um "caixote" com um motor a diesel é mais rápido que um 325...só se fosse burro[8)][8)]....eu é que estou habituado a diesel e neles dá para fazer passagens a baixa rotação pois, na C-max logo ás 1250 já sentes força, eles aguentam-se bem....e o BMW tb, não sentes é aquele kick....só lá para as 4000 e tal é que ele muda a voz....mas é obvio que é uma questão de habito
Mas repara, um diesel tem a potência máxima às 4000rpm, regra geral.
Ao circulares a 2000rpm, andas a meio do seu regime total, isto é, numa gama média de rotações.
Poderá dizer-se, que seria o equivalente a circular às 3250rpm no BMW, que deverá atingir a sua potência máxima às 6500rpm.
A diferença está essencialmente na adequação da condução e no facto do BMW, um 6 cilindros, trabalhar numa maior frequência......
O BMW será mais "suave" na aceleração ( "atmosférico redondo" ) e mais sensivel ao acelerador, pois, além de não ter o turbo lag, como já disse anteriormente, trabalha a um frequência superior ( 6 cilindros ).
O Fiesta de 150cv deve parecer que anda de marcha atras face ao Ibiza de 180cv....mas pronto!e eu que nem sou adepto dos grupo VAG mas o Ibiza alem de +30vc tem muuuuuito mais binario...
N entendo essa superioridade enorme do Fiesta....decimas de segundos!
Se considerares que um carro com apenas 150cv conseguiu fazer melhores tempos do que um com mais de 200cv, imagina se o fiesta estivesse em pé de igualdade a nivel de motor... :D
Estamos a debater 2 modelos de produção em serie em que pretendem ter o equilibrio entre potencia, handling, e performace, Vel.Max , acelerações e continuo a achar que o Ibiza é superior mais equilibrado (o de 180cv) podendo claramente o Fiesta ser superior em estradas sinuosas mas de resto não o é.
De lembrar que se o fiesta fosse mais potente poderia sofrer tb dos Problemas do Ibiza como as perdas de motricidade em aceleração.
Estamos a debater 2 modelos de produção em serie em que pretendem ter o equilibrio entre potencia, handling, e performace, Vel.Max , acelerações e continuo a achar que o Ibiza é superior mais equilibrado (o de 180cv) podendo claramente o Fiesta ser superior em estradas sinuosas mas de resto não o é.
De lembrar que se o fiesta fosse mais potente poderia sofrer tb dos Problemas do Ibiza como as perdas de motricidade em aceleração.
A superioridade do Ibiza só se revela em rectas... :D Venham de lá as curvas que o Fiesta revela-se.
O fiesta poderia sofrer de problemas de tracção se o chassis fosse fraco.
Qualquer carro com tracção à frente se tiver um bom chassis tem obrigação se ser capaz de digerir sem problemas um motor com pelo menos 200cv.
Andas sempre a curvar em alta velocidade e em montanhas quando pegas no carro?
È aí que pretendo chegar!o equilibrio é melhor no Ibiza....mas pronto é a minha opinião e gosto...mas continuo a dizer que nenhum dos 2 compraria!
Por muito que possas gostar do Ibiza, a verdade é que ele não é melhor ou mais equilibrado que o Fiesta, pura e simplesmente. Tem apenas um melhor motor, ponto final.
Apelidares de "equilibrado" a um carro que não faz o melhor proveito do motor que tem é no minimo uma contradição.
E sim, de vez em quando gosto de levar o meu carro aos limites em estradas sinuosas. Tudo depende de necessidade das pessoas e daquilo que priveligiam num carro.
Andas sempre a curvar em alta velocidade e em montanhas quando pegas no carro?
È aí que pretendo chegar!o equilibrio é melhor no Ibiza....mas pronto é a minha opinião e gosto...mas continuo a dizer que nenhum dos 2 compraria!
Desculpa Luis, mas tu compras um carro destes para quê???? Não é só para andares a fazer corridas na VDG;)....para mim retiro prazer da condução é em curvas.....e aí o Fiesta dá cartas devido ao muito superior chassis;).....como é hábito nos Ford´s:D
A mim parece um mal menor no Ibiza e facil de resolver...para ficar apto para as curvas!
Normalmente ando mais em estradas nacionais e curvosas que em AEs (na VDG nunca pus os pneus lá!) e tb curto o Fiesta , acho um dos utilitarios mais bonitos , mas para andar nas nossas estradas e a puxar o Ibiza é competente!se n for é facil de resolver como afirmei e ai ficamos com a superioridade de potencia do Ibiza ainda mais eficiente.
O Fiesta peca por levar muito do estado no IA...2000cc n perdoam!deveria ter um 1.6 ou 1.8 para vingar melhor.
A mim parece um mal menor no Ibiza e facil de resolver...para ficar apto para as curvas!
Normalmente ando mais em estradas nacionais e curvosas que em AEs (na VDG nunca pus os pneus lá!) e tb curto o Fiesta , acho um dos utilitarios mais bonitos , mas para andar nas nossas estradas e a puxar o Ibiza é competente!se n for é facil de resolver como afirmei e ai ficamos com a superioridade de potencia do Ibiza ainda mais eficiente.
O Fiesta peca por levar muito do estado no IA...2000cc n perdoam!deveria ter um 1.6 ou 1.8 para vingar melhor.
Para uma utilização normal o Ibiza chega perfeitamente, e até dá perfeitamente para brincar. Agora quando se quer levar o divertimento a nivel superior, o Fiesta é claramente melhor.
Felizmente hoje em dia qualquer carro já está suficientemente evoluido nesse aspecto. Já não se vêm carros como o Fiat Uno ou Corsa A que se demonstravam maus em situações absolutamente banais.
"Felizmente hoje em dia qualquer carro já está suficientemente evoluido nesse aspecto. Já não se vêm carros como o Fiat Uno ou Corsa A que se demonstravam maus em situações absolutamente banais."
Exactamente!!!Nem mais!
Eu acho que qualquer pequeno/grande desportivo actual é mais que suficiente!
Em grande parte dos casos só quase um piloto é necessario para tirar o seu partido maximo!
Pessoalmente prefiro o Cupra mas apenas por questões estéticas, uma vez que o chassi do Fiesta é apelidado como sendo o melhor da classe. E o segundo não é o ibiza (é o clio claro)..
Assim para divertimento em condução (e não velocidade pq 30cv é bastante) o fiesta deve ser a opção..
Vamos lá buscar o comparativo 10 anos depois =)
O Fiesta ST ganha em termos de performance enquanto o Ibiza Cupra ganha em termos de usuabilidade sem perder muito a performance.
O Ibiza tende a ser mais barato de manter e é mais barato (25k) vs 26k do ST
O Polo GTI não entra nas contas porque sobe para 29k aqui em Portugal.
Vamos lá buscar o comparativo 10 anos depois =)
O Fiesta ST ganha em termos de performance enquanto o Ibiza Cupra ganha em termos de usuabilidade sem perder muito a performance.
O Ibiza tende a ser mais barato de manter e é mais barato (25k) vs 26k do ST
O Polo GTI não entra nas contas porque sobe para 29k aqui em Portugal.
Mas sim, falando dos modelos mais recentes..\ O Fiesta ST ganha em termos de performance enquanto o Ibiza Cupra ganha em termos de usuabilidade sem perder muito a performance. O Ibiza tende a ser mais barato de manter e é mais barato (25k) vs 26k do ST
Segundo li não podemos ir para o Cupra sem considerar o Fiesta.
Num ambiente "civilizado" (non-track), a escolha deverá ser o Cupra pela sua usuabilidade?
Editado pela última vez por Godinhovsky; 06 November 2016, 12:08.
Comentário