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    A capacidade de direção mais uma vez depende do chassis e não do tipo de tração, o RWD por natureza potencia mas não significa que seja sempre melhor porque depende da afinação.

    Há situações em que o RWD força alargar a trajetória para não entrar em pião, no FWD isso acontece em carros que seja a frente a ceder e que nem com mais ângulo de volante feche a direção, nesses casos acelerar também não faz nada e só pode piorar.

    Por norma o RWD deixa em "aberto" a forma como queremos reposicionar a frente porque conseguimos "mexer" na traseira com o acelerador, mas temos FWD que nos dão a mesma possibilidade e de forma convincente, são "todos" os que deixam rodar a traseira para alem da linha criada pela frente quando se alivia ou se "guina" o volante à entrada da curva.

    Por isso digo que mais importante que ser FWD ou RWD é a eficácia, equilíbrio no limite e capacidade de personalização em apoio e no limite que o chassis nos dá.

    Para a maioria dos condutores o RWD ou FWD com traseiras "moveis" são piores para controlo porque um dos erros, quando sentem o carro "móvel", é travar e nestes dois casos só vão originar que o eixo traseiro se desvie ainda mais da trajetor e por consequência acabam em acidente do lado de dentro da curva, ou caso contra brequem à bruta será do lado de fora com o efeito chicote.

    Automóveis em que é o eixo frontal a ceder e o eixo de trás se limita a seguir mesmo em desaceleração ou travagem é muito mais fácil para a generalidade das pessoas porque só controlam um eixo e basta travar até que o eixo ganhe aderência.

    Comentário


      Epah, estão aqui 2 metaforas que explicam bem a coisa:

      FWD= cão farejador= para onde o focinho aponta e vai, a seguir vai o corpo todo

      RWD= cão a correr pela casa em chão molhado= o animal vira-se para a direcção que quer, e começa a patinar até ganhar aderência= andar de moto=andar de bicicleta

      Sinceramente acho que hoje em dia as disputas FWD vs RWD já chegam mais à sensação que se procura do carro

      Comentário


        Já os gatos são sempre RWD

        Comentário


          O último parecia AWD. :D Os outros pareciam ter pneus chineses, muito pouca tracção...

          Comentário


            o último gato era AWD e tinha lauch control.

            Comentário


              Gatos?

              Gatos?

              Desculpem... Gatos?

              Depois de páginas e páginas de tiradas técnicas e técnicas tiradas... acaba tudo... em gatos?!

              Comentário


                Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                O controlo da direcção é maior num FWD.
                Quem diz o contrário pode pensar que percebe muito de carros... já de Física tenho
                a certeza que não percebe nada.
                Cada tiro cada melro.

                Se souberes qq coisita de física, sabes que em curva, num FWD, tens dois vectores aplicados na roda da frente; O de aceleração centrípeta (que faz o carro curvar) e o de aceleração normal, que faz o carro acelerar. A resultante destes dois determina a trajectória.

                Num RWD, tens apenas o de aceleração centrípeta, razão pela qual consegues efectuar curvas com maior ângulo (vulgo curvar melhor) sem perder tracção.

                Num FWD tens a direcção "conspurcada" pela aceleração, enquanto num RWD tens a direcção livre de qualquer interferência, permitindo, ao contrário do que dizes, uma melhor leitura da aderência da frente.

                Em carros a sério, tens torque steer que é uma bela bosta.

                Uma grande virtude é saber aprender com os outros e admitir-se quando se está errado. Andas aqui a batalhar que o FWD é melhor dinâmicamente que o RWD, quando tal não é nem nunca foi verdade.

                O FWD é usado por ser mais barato, o RWD por permitir melhor dinâmica. É por isso que um Tata nano é FWD, e um Enzo é RWD. Tudo o resto além disto é letra.

                PS: os pneus novos devem-se montar à frente, uma vez que aquilo que é fundamental na segurança dum carro , direcção e travagem, é total(direcção) ou maioritariamente(travagem) efectuado pelas rodas da frente.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                  Gatos?

                  Gatos?

                  Desculpem... Gatos?

                  Depois de páginas e páginas de tiradas técnicas e técnicas tiradas... acaba tudo... em gatos?!
                  Gatos WRX.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por ElrOnD Ver Post
                    PS: os pneus novos devem-se montar à frente, uma vez que aquilo que é fundamental na segurança dum carro , direcção e travagem, é total(direcção) ou maioritariamente(travagem) efectuado pelas rodas da frente.
                    Até me esqueci desta.

                    Prefiro mil vezes correr o risco de a meio de uma curva a traseira soltar do que atravessar-se um gajo à minha frente num cruzamento e não ter pneus para travar, e aí até podes ter os melhores pneus do mundo atrás que se não tiveres borracha boa à frente o carro vai a direito

                    Comentário


                      Acho que os pneus melhores, devem ser colocados atrás. A frente tu controlas, seguras com o acelerador/travão, agora a traseira do carro se fugir, e ainda mais em piso molhado é dificil recuperar, a não ser que nesse dia tejamos vestidos de branco, com capacete de viseira azul
                      MAS, nem eu tenho certezas absolutas do que disse, mas até parece credível.
                      Editado pela última vez por AFajp; 07 November 2011, 22:10.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por AF147 Ver Post
                        Ora cá está ele!

                        Para quem está a usar este teste para provar que o fwd permite melhor comportamento, não está a reparar que os piores são todos fwd.

                        Actualmente é mais fácil encontrar um mau fwd que um mau rwd.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Shidoshi Ver Post
                          Para quem está a usar este teste para provar que o fwd permite melhor comportamento, não está a reparar que os piores são todos fwd.
                          Bem apanhado. Aliás os dois RWD presentes no teste ficaram em 2º e 3º, em média estão claramente acima dos FWD.

                          E mais uma vez chamo à atenção: isto é um teste mais de aderência do que comportamento. Não, não é a mesma coisa e não se façam desentendidos porque sabem bem que não é ("vocês" sabem que são )). O 159 ainda tem que comer muita sopa para chegar ao e90 como driver's car.
                          Editado pela última vez por SRLA; 07 November 2011, 22:25.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                            Bem apanhado. Aliás os dois RWD presentes no teste ficaram em 2º e 3º, em média estão claramente acima dos FWD.

                            E mais uma vez chamo à atenção: isto é um teste mais de aderência do que comportamento. Não, não é a mesma coisa e não se façam desentendidos porque sabem bem que não é ("vocês" sabem que são )). O 159 ainda tem que comer muita sopa para chegar ao e90 como driver's car.
                            Desse ponto de vista, e voltando ao tópico inicial, o 159 anda longe do 156 como driver's car.

                            Comentário


                              E segundo experts, o e90 fica longe do e46 portanto...

                              Comentário


                                Não sei como é que ainda ninguém se lembrou deste "velhinho" exemplo:

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por ElrOnD Ver Post
                                  Cada tiro cada melro.

                                  Se souberes qq coisita de física, sabes que em curva, num FWD, tens dois vectores aplicados na roda da frente; O de aceleração centrípeta (que faz o carro curvar) e o de aceleração normal, que faz o carro acelerar. A resultante destes dois determina a trajectória.

                                  Num RWD, tens apenas o de aceleração centrípeta, razão pela qual consegues efectuar curvas com maior ângulo (vulgo curvar melhor) sem perder tracção.

                                  Num FWD tens a direcção "conspurcada" pela aceleração, enquanto num RWD tens a direcção livre de qualquer interferência, permitindo, ao contrário do que dizes, uma melhor leitura da aderência da frente.

                                  Em carros a sério, tens torque steer que é uma bela bosta.

                                  Uma grande virtude é saber aprender com os outros e admitir-se quando se está errado. Andas aqui a batalhar que o FWD é melhor dinâmicamente que o RWD, quando tal não é nem nunca foi verdade.

                                  O FWD é usado por ser mais barato, o RWD por permitir melhor dinâmica. É por isso que um Tata nano é FWD, e um Enzo é RWD. Tudo o resto além disto é letra.

                                  PS: os pneus novos devem-se montar à frente, uma vez que aquilo que é fundamental na segurança dum carro , direcção e travagem, é total(direcção) ou maioritariamente(travagem) efectuado pelas rodas da frente.
                                  ai... cuidado com os exemplos. O Tata Nano é RWD e mid-engine! Assim como o Smart, o Mitsubishi i e os clones iOn e c0.

                                  -----------------------------
                                  Não querendo entrar na guerra dinâmica que se gerou directamente, mas entrando nas questões de custo e pakaging, o argumento de custos a favor do FWD não deveria ser usado. Pois podemos ter RWD com os motores bem perto do eixo motriz, como os citadinhos que citei demonstram, o que equivale a custos semelhantes na linha de produção. Os custos extra do RWD devem-se sobretudo ao clássico layout motor longitudinal à frente e tracção atrás, o que obriga a um eixo de transmissão bem longo.
                                  As questões de packaging favorecem os FWD, porque não existem propostas no mercado RWD, sobretudo em tipologias mais convencionais, que coloquem o motor lá atrás, ao pé do eixo de tracção.
                                  Mas no passado, os Carocha, Tatra e Chevy Corvair davam propostas familiares tão válidas como qualquer FWD, para as épocas em que existiam, sem tuneis de transmissão a invadir o habitáculo, pois os motores estavam para traz do eixo, como conhecemos do 911.

                                  Em relação ao torque-steer, esse belo contributo da Fiat para o mundo automóvel, apenas se deve ao facto de a colocação transversal do motor e caixa, obrigar a semi-eixos de comprimento diferente do lado direito e esquerdo. Mas pegando num Citroen DS (o de 1955, não os fashion-things de agora), ou nos actuais A4, A5, A6, A7, A8, ao terem o motor frontal colocado longitudinalmente, e sendo FWD, permitem anular essa caracteristica tipica associada a este tipo de tracção.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                                    Gatos?

                                    Gatos?

                                    Desculpem... Gatos?

                                    Depois de páginas e páginas de tiradas técnicas e técnicas tiradas... acaba tudo... em gatos?!
                                    O quê? Querias cabeças partidas, sangue e chuva de bans? O pessoal aqui é manso (e ainda bem). :D

                                    Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                    Até me esqueci desta.

                                    Prefiro mil vezes correr o risco de a meio de uma curva a traseira soltar do que atravessar-se um gajo à minha frente num cruzamento e não ter pneus para travar, e aí até podes ter os melhores pneus do mundo atrás que se não tiveres borracha boa à frente o carro vai a direito
                                    Mas ninguém falou em não ter boa borracha á frente (ou atrás), isso é essencial, apenas ter os mais gastos no eixo dianteiro (em condições normais a diferença entre o estado duns e doutros nunca há-de ser muita).
                                    Editado pela última vez por MedinaBoy; 08 November 2011, 00:39.

                                    Comentário


                                      E o pessoal continua a deturpar/não entender o que o SRLA diz. Grip não é dinâmica, apenas uma parte dela (eu até prefiro o 159 na mesma mas não me impede de aprender umas coisas)!

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Shidoshi Ver Post
                                        Para quem está a usar este teste para provar que o fwd permite melhor comportamento, não está a reparar que os piores são todos fwd.

                                        Actualmente é mais fácil encontrar um mau fwd que um mau rwd.
                                        Aquele teste foi colocado a pedido de várias familias.
                                        E não pretende dizer que os FWD são os melhores, mas sim mostrar que o 159 é bom. Agora cada um faz as interpretações que quiser.

                                        Comentário


                                          Eu também gosto muito do 159, o raio do carro é lindo e tem alguns pormenores de deixar água na boca (como a maioria dos Alfas).

                                          O que só faz com que tenha mais pena do resultado final quanto à condução. E é que nem o Q4 o safa, pelo que dizem qualquer vantagem que possa vir de ter tracção nas rodas traseiras é praticamente anulada pelo acréscimo de peso (que já não era baixo).

                                          Já do 156 Q4 falam muito bem, o que me irrita profundamente porque não chegou a haver Q4 com o V6 (nem sequer Q2). São estas pequenas coisas que me chateiam com a Alfa, os carros ou têm uma coisa de bom ou têm outra, o modelo X tem bom comportamento mas motor fraco e o modelo Y é o oposto. Porque raios não fazem um modelo Z com o melhor dos dois?!

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por crash Ver Post
                                            ai... cuidado com os exemplos. O Tata Nano é RWD e mid-engine! Assim como o Smart, o Mitsubishi i e os clones iOn e c0.

                                            -----------------------------
                                            Não querendo entrar na guerra dinâmica que se gerou directamente, mas entrando nas questões de custo e pakaging, o argumento de custos a favor do FWD não deveria ser usado. Pois podemos ter RWD com os motores bem perto do eixo motriz, como os citadinhos que citei demonstram, o que equivale a custos semelhantes na linha de produção. Os custos extra do RWD devem-se sobretudo ao clássico layout motor longitudinal à frente e tracção atrás, o que obriga a um eixo de transmissão bem longo.
                                            As questões de packaging favorecem os FWD, porque não existem propostas no mercado RWD, sobretudo em tipologias mais convencionais, que coloquem o motor lá atrás, ao pé do eixo de tracção.
                                            Mas no passado, os Carocha, Tatra e Chevy Corvair davam propostas familiares tão válidas como qualquer FWD, para as épocas em que existiam, sem tuneis de transmissão a invadir o habitáculo, pois os motores estavam para traz do eixo, como conhecemos do 911.

                                            Em relação ao torque-steer, esse belo contributo da Fiat para o mundo automóvel, apenas se deve ao facto de a colocação transversal do motor e caixa, obrigar a semi-eixos de comprimento diferente do lado direito e esquerdo. Mas pegando num Citroen DS (o de 1955, não os fashion-things de agora), ou nos actuais A4, A5, A6, A7, A8, ao terem o motor frontal colocado longitudinalmente, e sendo FWD, permitem anular essa caracteristica tipica associada a este tipo de tracção.
                                            Eu usei o argumento dos custos como justificação para a implementação em massa do sistema, porque ouvi/li/vi isso e parece-me a explicação com mais lógica. No entanto acredito que devido à evolução natural dos metodos de produção e afins, há já bastante tempo que os custos FWD-RWD não deverão ser muito diferentes, ou a existirem, estamos a falar se calhar de poucas centenas de euros. Pelo que também acredito que actualmente o facto de uma marca optar por ter RWD ou FWD nos automoveis ditos "normais" é mesmo isso, uma opção.
                                            Editado pela última vez por AF147; 08 November 2011, 08:24.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                              São estas pequenas coisas que me chateiam com a Alfa, os carros ou têm uma coisa de bom ou têm outra, o modelo X tem bom comportamento mas motor fraco e o modelo Y é o oposto. Porque raios não fazem um modelo Z com o melhor dos dois?!
                                              E o que seria então da instituição da crítica aos ALFA?! Depois do regresso da Porsche às fritadeiras, qualquer dia, a indústria está irreconhecível.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                                Eu também gosto muito do 159, o raio do carro é lindo e tem alguns pormenores de deixar água na boca (como a maioria dos Alfas).

                                                O que só faz com que tenha mais pena do resultado final quanto à condução. E é que nem o Q4 o safa, pelo que dizem qualquer vantagem que possa vir de ter tracção nas rodas traseiras é praticamente anulada pelo acréscimo de peso (que já não era baixo).

                                                Já do 156 Q4 falam muito bem, o que me irrita profundamente porque não chegou a haver Q4 com o V6 (nem sequer Q2). São estas pequenas coisas que me chateiam com a Alfa, os carros ou têm uma coisa de bom ou têm outra, o modelo X tem bom comportamento mas motor fraco e o modelo Y é o oposto. Porque raios não fazem um modelo Z com o melhor dos dois?!
                                                O 159 enquanto produto não é perfeito, usa uma plataforma que estava destinada ao segmento acima, daí o seu elevado peso. Poderá não ser o carro mais ágil, mas é um bom carro. Acho que não compromete.
                                                É um dos possiveis problemas das sinergias de grupo. Por vezes não é o que se quer, mas sim o que se pode/deixam.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por ElrOnD Ver Post
                                                  Cada tiro cada melro.

                                                  Se souberes qq coisita de física, sabes que em curva, num FWD, tens dois vectores aplicados na roda da frente; O de aceleração centrípeta (que faz o carro curvar) e o de aceleração normal, que faz o carro acelerar. A resultante destes dois determina a trajectória.

                                                  Num RWD, tens apenas o de aceleração centrípeta, razão pela qual consegues efectuar curvas com maior ângulo (vulgo curvar melhor) sem perder tracção.

                                                  Num FWD tens a direcção "conspurcada" pela aceleração, enquanto num RWD tens a direcção livre de qualquer interferência, permitindo, ao contrário do que dizes, uma melhor leitura da aderência da frente.

                                                  Em carros a sério, tens torque steer que é uma bela bosta.

                                                  Uma grande virtude é saber aprender com os outros e admitir-se quando se está errado. Andas aqui a batalhar que o FWD é melhor dinâmicamente que o RWD, quando tal não é nem nunca foi verdade.

                                                  O FWD é usado por ser mais barato, o RWD por permitir melhor dinâmica. É por isso que um Tata nano é FWD, e um Enzo é RWD. Tudo o resto além disto é letra.

                                                  PS: os pneus novos devem-se montar à frente, uma vez que aquilo que é fundamental na segurança dum carro , direcção e travagem, é total(direcção) ou maioritariamente(travagem) efectuado pelas rodas da frente.
                                                  Da tua intervenção gostei de tudo, até à parte do P.S. Penso que estás errado, as recentes melhores opiniões ajuizadas apontam precisamente para o contrário - pneus novos atrás.
                                                  Dá uma saltada ao site da Michelin e encontras. DE qualquer modo, um "like" muito grande no teu post!!

                                                  Comentário


                                                    Não conhecia...

                                                    Realmente o fim é inesperado... ou não...

                                                    Parte 1


                                                    Parte 2

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                                                      Curiosa essa tua opinião.

                                                      Do ponto de vista da análise estáctica, é de facto uma minoria que penderia para o 156 ao invés do 159, estejamos a falar do interior ou do exterior.

                                                      É que se os interiores do 156 são bonitos (qualitativamente, classifico como fracos, mesmo para a altura) os do 159 são de babar (e qualitativamente foi um salto de gigante face ao 156).

                                                      Exteriormente haverá maior subjectividade... eu, por exemplo, acho que a berlina 156 é mais bonita do que o sedan 159. Já as carrinhas, sendo as duas muito belas, a 159 consegue melhorar o optimo.
                                                      Percebo a tua admiração, mas daí eu ter dito que valia o que valia.
                                                      É uma opinião - como o são todas elas - perfeitamente subjectiva e baseada apenas nas sensações obtidas quando me sento ao volante de algum desses modelos (mesmo que parados num parque ou stand).
                                                      O lugar do condutor de um 156 (phase II de preferência) satisfaz-me perfeitamente o meu desejo de requinte e não o trocaria por um Mercedes ou Audi da mesma época. Já o lugar de condutor do 159 não me diz absolutamente nada e prefiro o de um Audi ou Mercedes contemporâneos dele.
                                                      Gostos, go figure!

                                                      Comentário

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