A capacidade de direção mais uma vez depende do chassis e não do tipo de tração, o RWD por natureza potencia mas não significa que seja sempre melhor porque depende da afinação.
Há situações em que o RWD força alargar a trajetória para não entrar em pião, no FWD isso acontece em carros que seja a frente a ceder e que nem com mais ângulo de volante feche a direção, nesses casos acelerar também não faz nada e só pode piorar.
Por norma o RWD deixa em "aberto" a forma como queremos reposicionar a frente porque conseguimos "mexer" na traseira com o acelerador, mas temos FWD que nos dão a mesma possibilidade e de forma convincente, são "todos" os que deixam rodar a traseira para alem da linha criada pela frente quando se alivia ou se "guina" o volante à entrada da curva.
Por isso digo que mais importante que ser FWD ou RWD é a eficácia, equilíbrio no limite e capacidade de personalização em apoio e no limite que o chassis nos dá.
Para a maioria dos condutores o RWD ou FWD com traseiras "moveis" são piores para controlo porque um dos erros, quando sentem o carro "móvel", é travar e nestes dois casos só vão originar que o eixo traseiro se desvie ainda mais da trajetor e por consequência acabam em acidente do lado de dentro da curva, ou caso contra brequem à bruta será do lado de fora com o efeito chicote.
Automóveis em que é o eixo frontal a ceder e o eixo de trás se limita a seguir mesmo em desaceleração ou travagem é muito mais fácil para a generalidade das pessoas porque só controlam um eixo e basta travar até que o eixo ganhe aderência.
Há situações em que o RWD força alargar a trajetória para não entrar em pião, no FWD isso acontece em carros que seja a frente a ceder e que nem com mais ângulo de volante feche a direção, nesses casos acelerar também não faz nada e só pode piorar.
Por norma o RWD deixa em "aberto" a forma como queremos reposicionar a frente porque conseguimos "mexer" na traseira com o acelerador, mas temos FWD que nos dão a mesma possibilidade e de forma convincente, são "todos" os que deixam rodar a traseira para alem da linha criada pela frente quando se alivia ou se "guina" o volante à entrada da curva.
Por isso digo que mais importante que ser FWD ou RWD é a eficácia, equilíbrio no limite e capacidade de personalização em apoio e no limite que o chassis nos dá.
Para a maioria dos condutores o RWD ou FWD com traseiras "moveis" são piores para controlo porque um dos erros, quando sentem o carro "móvel", é travar e nestes dois casos só vão originar que o eixo traseiro se desvie ainda mais da trajetor e por consequência acabam em acidente do lado de dentro da curva, ou caso contra brequem à bruta será do lado de fora com o efeito chicote.
Automóveis em que é o eixo frontal a ceder e o eixo de trás se limita a seguir mesmo em desaceleração ou travagem é muito mais fácil para a generalidade das pessoas porque só controlam um eixo e basta travar até que o eixo ganhe aderência.
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