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Dodge Dart (2012)/ Fiat Viaggio (2013) Hatchback (Ottimo) e crossover (2014)
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Gosto da linha de cintura sempre a subir para a traseira, o que dá aspecto de mergulhar / furar o ar.
A carroçaria está muito desportiva para um familiar.
Gosto.
Está já nos EUA com o 1400 Turbo, mano do que vemos no Giulietta e MiTo cá, mas declara 160 em vez dos 170 da Europa.
Esse motor será obrigatório num FIAT.
Meter o 1750 era ideal para a versão desportiva Europeia.
Já agora o Dart vem com 4,67 m
Um Cruze tem 4,60 m e um Jetta 4,55 m, por exemplo.
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Eu ouvi-te falar sobre o salto do Linea actual para um rebadge da FIAT ao Dodge Dart.
Não será um salto muito grande? Quem procura um Linea basicamente é porque quer um GPunto com maior espaço de mala, este Dart é um nivel completamente diferente desse.
Ok os tamanhos quase que coincidem Linea e Dart, mas o resto?
Comentário
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As dimensões do Dart colocavam-no mais facilmente no segmento acima. Está ao nivel de um 159, pelo que não admira que esta base XL do Giulietta vá servir de base ao sucessor do mesmo. O Dart é maior em todos os aspectos que um série 3, fica praticamente ao nivel de A4 e só mesmo os não-premium como os Mondeo ou Insignia é que são maiores.
E nos EUA estará a combater o Cruze, Civic entre outros no segmento dos ... compactos.
Provavelmente devido Às suas generosas dimensões, também é algo pesadote, com todas as versões a ficarem entre os 1440kg do 2.0 e os 1495kg do 2.4. É o mais pesado entre os seus rivais. O Cruze não fica muito atrás.
O que não impressiona é a capacidade da bagageira para algo tão grande. Apenas 370l, só 20l mais que o Giulietta que é 32cm mais curto. Só como exercicio de comparação, o ligeriamente mais pequeno série 3, com uma arquitectura nada favorável para aproveitamento de espaço consegue 480l. O Cruze fica-se pelos 450. Hum... Os reis do packaging FWD com motores tranversais a ficarem mal vistos... *** (ver mais abaixo esta questão da bagageira)
Mas pior pior só o ATS da Caddilac, que nem chega aos 300l, algo completamente incompreensivel. Tem a capacidade dos nossos segmentos B.
***
Estava para colocar o que escrevi acima antes, mas a capacidade da bagageira fez-me pesquisar um pouco mais antes de clicar no botão para responder.
O que encontrei é interessante e podemos todos aprender mais alguma coisinha.
A bagageira do Dart foi medida segundo a norma SAE que difere da DIN usada na Europa.
E nenhuma destas normas mede realmente o volume da bagageira. Em vez disso enchem a bagageira com blocos/caixas.
E é aqui que a coisa difere e de que maneira.
Fica aqui a citação de um comentário retirado de um blog, que resume bem a coisa e revela como o calcular do espaço útil de uma bagageira pode dar origem a uma problemática tão complexa.
bc1960 says:
02:12 PM, 01/29/10
The larger figure is more palatable for a car this large, but it still begs the question of why a much smaller car like the Kia Forte has the same SAE volume (o modelo visado era um série 7, que segundo a norma SAE também acusa uma capacidade baixa). So I did a little research.
Neither the SAE nor DIN standard measures total trunk volume; instead they are different methods for closely approximating usable volume for common objects by following a packing algorithm. DIN 70020 uses equal-size boxes of 20x10x5 cm, giving each box a volume of 1l. SAE J1100 uses 7 different box sizes from 6l to 67l, following a packing rule that the largest boxes must be used first, smaller boxes may not be used until no larger boxes will fit, and there is a limit on how many times each size can be used (this is done mathematically; the volume isn't reduced because you can't add a box because a larger one is in the way--there are algorithms that can be used to compute the best possible packing).
It's an interesting mathematical problem, and briefly took me back to my college days, when we didn't have CAD systems; rectangular boxes can be placed in three different orientations, so you can see how long this would take using trial-and-error methods.
So, the European system is sort of like the old method of filling the trunk with ping pong balls and seeing how many will fit, except using a more realistic volume that won't fill small nooks and crannies; the American system uses more realistic luggage volumes but since the smallest volume is larger than the European one, can leave larger empty pockets around the perimeter.
O método americano tenta aproximar-se mais da realidade de uso. Mais que a capacidade em litros, por vezes pode interessar mais saber a largura da boca ou o espaço entre cavas, ou até que ponto o contorno e fundo da bagageira dão origem a recantos que nunca podem ser realmente preenchidos, mas acabam por contar para a capacidade total da bagageira. Ou seja, interessa saber o espaço verdadeiramente útil que podemos usar da bagageira, mais que o volume total da mesma. Quanto mais próxima de um paralelipipedo, melhor será o aproveitamento e menor será a discrepância entre os valores apresentados pela norma DIN e SAE.
Tendo em conta isto, existe um outro valor avançado pela Dodge para a capacidade de bagageira do Dart, que acusa 470l, claro que não respeitando a norma SAE.
E sim, já parece um valor mais adequado à dimensão do carro. E também um valor semelhante áqueles que encontramos em carros de dimensões similares aqui na Europa
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Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver PostEu ouvi-te falar sobre o salto do Linea actual para um rebadge da FIAT ao Dodge Dart.
Não será um salto muito grande? Quem procura um Linea basicamente é porque quer um GPunto com maior espaço de mala, este Dart é um nivel completamente diferente desse.
Ok os tamanhos quase que coincidem Linea e Dart, mas o resto?
O Linea pode é acabar.
O Linea é baseado no Grande Punto, mas tem a DEE do Bravo.
Em Portugal o Linea praticamente vendeu apenas o 1.3 Mjet 90cv.
Parece-me que serve melhor uma familia do que o Punto e em alguns casos o próprio Bravo.
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Originalmente Colocado por gtabarth Ver PostO FIAT "Dart" não terá nada a ver, possivelmente o Linea nem venderá nos mesmos mercados.
O Linea pode é acabar.
O Linea é baseado no Grande Punto, mas tem a DEE do Bravo.
Em Portugal o Linea praticamente vendeu apenas o 1.3 Mjet 90cv.
Parece-me que serve melhor uma familia do que o Punto e em alguns casos o próprio Bravo.
A Fiat a lançar uma versão do Dart deverá ficar posicionado acima deste.
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Originalmente Colocado por gtabarth Ver PostO FIAT "Dart" não terá nada a ver, possivelmente o Linea nem venderá nos mesmos mercados.
O Linea pode é acabar.
O Linea é baseado no Grande Punto, mas tem a DEE do Bravo.
Em Portugal o Linea praticamente vendeu apenas o 1.3 Mjet 90cv.
Parece-me que serve melhor uma familia do que o Punto e em alguns casos o próprio Bravo.
A capacidade de preencher necessidades familiares que um Punto e por vezes o Bravo, versatilidade, e até mesmo espaço de mala sendo os 500L superiores aos "irmãos".
Eu acho que só vendeu com o Mjet90
O que é DEE?
PS: Confirmei no site da FIAT, o Linea já não vende novo.
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Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver PostPS: Confirmei no site da FIAT, o Linea já não vende novo.
Não teve / tem alguns modelos e versões que podiam ser bastante interessantes.
Vamos ver se agora com a Crise mesmo a sério se faz lógica, a de um carro como o Panda ser o mais vendido em Portugal, que é um país pobre.
Assim aconteceu com o anterior em vários países, e muito bem... pois se calhar era (relativamente) o melhor FIAT do mercado.
Já a parte FIAT Profissional (comerciais) estão a trabalhar melhor.
Nunca se viu tanto comercial FIAT como agora e com bons pregaminhos.
O Qubo por exemplo é uma proposta muito interessante e tem 4 lugares.
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Originalmente Colocado por gtabarth Ver PostIsso a FIAT Portugal tem coisas que não lembram ao Diabo.
Não teve / tem alguns modelos e versões que podiam ser bastante interessantes.
Vamos ver se agora com a Crise mesmo a sério se faz lógica, a de um carro como o Panda ser o mais vendido em Portugal, que é um país pobre.
Assim aconteceu com o anterior em vários países, e muito bem... pois se calhar era (relativamente) o melhor FIAT do mercado.
Já a parte FIAT Profissional (comerciais) estão a trabalhar melhor.
Nunca se viu tanto comercial FIAT como agora e com bons pregaminhos.
O Qubo por exemplo é uma proposta muito interessante e tem 4 lugares.
Era de esperar que alguma dessa boa gestão "infectasse" as restantes marcas de volume do grupo.
Ainda deve ser efeito novidade, mas em Janeiro, o novo Panda foi o carro mais vendido em Itália
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Originalmente Colocado por crash Ver PostAs dimensões do Dart colocavam-no mais facilmente no segmento acima. Está ao nivel de um 159, pelo que não admira que esta base XL do Giulietta vá servir de base ao sucessor do mesmo. O Dart é maior em todos os aspectos que um série 3, fica praticamente ao nivel de A4 e só mesmo os não-premium como os Mondeo ou Insignia é que são maiores.
E nos EUA estará a combater o Cruze, Civic entre outros no segmento dos ... compactos.
Provavelmente devido Às suas generosas dimensões, também é algo pesadote, com todas as versões a ficarem entre os 1440kg do 2.0 e os 1495kg do 2.4. É o mais pesado entre os seus rivais. O Cruze não fica muito atrás.
O que não impressiona é a capacidade da bagageira para algo tão grande. Apenas 370l, só 20l mais que o Giulietta que é 32cm mais curto. Só como exercicio de comparação, o ligeriamente mais pequeno série 3, com uma arquitectura nada favorável para aproveitamento de espaço consegue 480l. O Cruze fica-se pelos 450. Hum... Os reis do packaging FWD com motores tranversais a ficarem mal vistos... *** (ver mais abaixo esta questão da bagageira)
Mas pior pior só o ATS da Caddilac, que nem chega aos 300l, algo completamente incompreensivel. Tem a capacidade dos nossos segmentos B.
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Estava para colocar o que escrevi acima antes, mas a capacidade da bagageira fez-me pesquisar um pouco mais antes de clicar no botão para responder.
O que encontrei é interessante e podemos todos aprender mais alguma coisinha.
A bagageira do Dart foi medida segundo a norma SAE que difere da DIN usada na Europa.
E nenhuma destas normas mede realmente o volume da bagageira. Em vez disso enchem a bagageira com blocos/caixas.
E é aqui que a coisa difere e de que maneira.
Fica aqui a citação de um comentário retirado de um blog, que resume bem a coisa e revela como o calcular do espaço útil de uma bagageira pode dar origem a uma problemática tão complexa.
Já confirmei esta info em documentos oficiais.
O método americano tenta aproximar-se mais da realidade de uso. Mais que a capacidade em litros, por vezes pode interessar mais saber a largura da boca ou o espaço entre cavas, ou até que ponto o contorno e fundo da bagageira dão origem a recantos que nunca podem ser realmente preenchidos, mas acabam por contar para a capacidade total da bagageira. Ou seja, interessa saber o espaço verdadeiramente útil que podemos usar da bagageira, mais que o volume total da mesma. Quanto mais próxima de um paralelipipedo, melhor será o aproveitamento e menor será a discrepância entre os valores apresentados pela norma DIN e SAE.
Tendo em conta isto, existe um outro valor avançado pela Dodge para a capacidade de bagageira do Dart, que acusa 470l, claro que não respeitando a norma SAE.
E sim, já parece um valor mais adequado à dimensão do carro. E também um valor semelhante áqueles que encontramos em carros de dimensões similares aqui na Europa
Aliás, nasceu devido aos antigos modelos americanos que tinham bagageiras enormes em comprimento mas tão baixas e cheias de recantos que não eram práticas, assim para defender os consumidores foi sendo refinada a norma.
Originalmente Colocado por crash Ver PostA Fiat Profissional deve ser a divisão da Fiat com mais pés e cabeça. Gama bem estruturada e produtos competentes. Se não estou em erro, estão em 2º na tabela de vendas no mercado europeu, só ficando mesmo atrás da Renault.
Era de esperar que alguma dessa boa gestão "infectasse" as restantes marcas de volume do grupo.
Ainda deve ser efeito novidade, mas em Janeiro, o novo Panda foi o carro mais vendido em Itália
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Originalmente Colocado por xeLa Ver PostNão desgostei de ver a grelha da Alfa nesta imagem...
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Originalmente Colocado por ESPRIT Ver PostJá me tinham explicado há uns anos esta diferença e sempre concordei que a americana é mais realista.
Aliás, nasceu devido aos antigos modelos americanos que tinham bagageiras enormes em comprimento mas tão baixas e cheias de recantos que não eram práticas, assim para defender os consumidores foi sendo refinada a norma.
A fiat professional e a parte industrial sempre mostraram que a tecnologia do grupo associada a uma boa politica comercial trazia bosn resultados. Pena que outras divisões tentam sempre fazer o que não sabem.
Na homologação dos consumos, devem ser os que mais se aproximam da realidade de uso.
Tudo porque quando a Toyota anunciou os consumos do Prius, eram realmente fantásticos. Mas a realidade mostrava que era quase impossivel chegar lá, a não ser que fôssemos hypermilers hardcore.
Mudou-se a forma de cálculo e a nivel oficial, o Prius perdeu quase 10mpg nos consumos anunciados. Mas, tornou-se muito mais fácil para o condutor médio chegar aos valores anunciados e deve ter evitado uns quantos processos em tribunal.
A mesma questão para os eléctricos e range-extenders, como o Leaf e Ampera. Eles criaram uma medida chamada mpg-e (ou miles per gallon equivalent), para ser mais fácil para o consumidor perceber as diferenças entre os "verdes" e os outros. O Leaf apresenta um valor de 99mpg-e.
E os consumos fenomenais anunciados inicialmente para o Volt deram um grande tombo no processo de homologação.
No modo eléctrico fica-se pelas 93mpg-e e quando o motor a gasosa é o providenciador baixa para 37mpg, o que dá um consumo combinado de 60mpg.
O consumidor não se pode queixar da falta de informação sobre os veículos por lá.
A questão da bagageira desconhecia, mas estava a estranhar valores tão reduzidos para carros tão grandes. O facto de não usarem o sistema métrico, também não permite uma comparação rápida com as nossas medições, pelo que são coisas que costumam passar despercebidas.Editado pela última vez por crash; 03 February 2012, 10:35.
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Originalmente Colocado por crash Ver PostA Fiat Profissional deve ser a divisão da Fiat com mais pés e cabeça. Gama bem estruturada e produtos competentes. Se não estou em erro, estão em 2º na tabela de vendas no mercado europeu, só ficando mesmo atrás da Renault.
Era de esperar que alguma dessa boa gestão "infectasse" as restantes marcas de volume do grupo.
Ainda deve ser efeito novidade, mas em Janeiro, o novo Panda foi o carro mais vendido em Itália
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Pode ser uma das causas, mas não acredito que seja a única razão.
Até acho que cometi um erro, pois o novo Panda só começou a ser vendido agora no final do mês passado. Ou seja, maior parte deve ser vendas do Panda II.
O ano passado já conseguia chegar a primeiro num ou outro mês, em troca com o Punto.
Com a novidade da nova geração, o facto de ser um veículo mais completo que o anterior, e até por causa da crise, é provável que mais italianos optem por ele em vez do veterano Punto.
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Originalmente Colocado por crash Ver PostPode ser uma das causas, mas não acredito que seja a única razão.
Até acho que cometi um erro, pois o novo Panda só começou a ser vendido agora no final do mês passado. Ou seja, maior parte deve ser vendas do Panda II.
O ano passado já conseguia chegar a primeiro num ou outro mês, em troca com o Punto.
Com a novidade da nova geração, o facto de ser um veículo mais completo que o anterior, e até por causa da crise, é provável que mais italianos optem por ele em vez do veterano Punto.
Eu só disse aquilo porque pelas news a Itália nos ultimos tempos está "muito crise".
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O Panda é o tradicional 2º classificado nas vendas em Itália atrás do FIAT do segmento "B".
Mas nas grandes cidades até é o que se vende mais.
O Panda é de facto um carro de cidade muito bom, talvez o melhor em termos gerais, pelo menos desde o Lançamento do MK2.
O MK1 quadradinho é genial de outra forma e começa a ser carro de culto numa veia minimalísta e despreocupada.
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Originalmente Colocado por gtabarth Ver PostO Panda é o tradicional 2º classificado nas vendas em Itália atrás do FIAT do segmento "B".
Mas nas grandes cidades até é o que se vende mais.
O Panda é de facto um carro de cidade muito bom, talvez o melhor em termos gerais, pelo menos desde o Lançamento do MK2.
O MK1 quadradinho é genial de outra forma e começa a ser carro de culto numa veia minimalísta e despreocupada.
O Fiat Panda é aquele que melhor serve quem procura um carro por 10.000 € / menos.
É o verdadeiro citadino, então com o 0.9L, um must
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Originalmente Colocado por gtabarth Ver PostO Panda é o tradicional 2º classificado nas vendas em Itália atrás do FIAT do segmento "B".
Mas nas grandes cidades até é o que se vende mais.
O Panda é de facto um carro de cidade muito bom, talvez o melhor em termos gerais, pelo menos desde o Lançamento do MK2.
O MK1 quadradinho é genial de outra forma e começa a ser carro de culto numa veia minimalísta e despreocupada.
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Originalmente Colocado por Frecciarossa23 Ver PostEu detestei, se um dia o grupo FIAT fizer as brincadeirinhas do grupo VW (em q muda o símbolo, a grelha e as jantes e já tá um novo carro), simplesmente mudo-me para outra paragens. Basta ver o q escrevi dos rebadge da Lancia...
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