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    Originalmente Colocado por BLADERUNNER Ver Post
    O render do SRT4 de 300cv que deverá estar nas ruas em 2013.
    Isto com os ajustes e com um 1400 170cv e 2000 Diesel 170cv (versões Racing) e 1750 235cv (versão Abarth) era muito interessante.

    Comentário


      Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
      Isto com os ajustes e com um 1400 170cv e 2000 Diesel 170cv (versões Racing) e 1750 235cv (versão Abarth) era muito interessante.
      Não estás a pensar "pequeno"?

      Comentário


        Originalmente Colocado por BLADERUNNER Ver Post
        O render do SRT4 de 300cv que deverá estar nas ruas em 2013.

        Comentário


          Originalmente Colocado por Frecciarossa23 Ver Post
          Ia tendo um ataque

          Não desgostei de ver a grelha da Alfa nesta imagem...

          Comentário


            mais interessante que o Giulietta.

            Comentário


              Este Dodge está mesmo soberbo, pelo menos em estética!

              Comentário


                As luzes traseiras são a parte que mais gosto

                Comentário


                  Gosto da linha de cintura sempre a subir para a traseira, o que dá aspecto de mergulhar / furar o ar.

                  A carroçaria está muito desportiva para um familiar.

                  Gosto.


                  Está já nos EUA com o 1400 Turbo, mano do que vemos no Giulietta e MiTo cá, mas declara 160 em vez dos 170 da Europa.

                  Esse motor será obrigatório num FIAT.
                  Meter o 1750 era ideal para a versão desportiva Europeia.

                  Já agora o Dart vem com 4,67 m
                  Um Cruze tem 4,60 m e um Jetta 4,55 m, por exemplo.

                  Comentário


                    Eu ouvi-te falar sobre o salto do Linea actual para um rebadge da FIAT ao Dodge Dart.

                    Não será um salto muito grande? Quem procura um Linea basicamente é porque quer um GPunto com maior espaço de mala, este Dart é um nivel completamente diferente desse.

                    Ok os tamanhos quase que coincidem Linea e Dart, mas o resto?

                    Comentário


                      As dimensões do Dart colocavam-no mais facilmente no segmento acima. Está ao nivel de um 159, pelo que não admira que esta base XL do Giulietta vá servir de base ao sucessor do mesmo. O Dart é maior em todos os aspectos que um série 3, fica praticamente ao nivel de A4 e só mesmo os não-premium como os Mondeo ou Insignia é que são maiores.
                      E nos EUA estará a combater o Cruze, Civic entre outros no segmento dos ... compactos.

                      Provavelmente devido Às suas generosas dimensões, também é algo pesadote, com todas as versões a ficarem entre os 1440kg do 2.0 e os 1495kg do 2.4. É o mais pesado entre os seus rivais. O Cruze não fica muito atrás.
                      O que não impressiona é a capacidade da bagageira para algo tão grande. Apenas 370l, só 20l mais que o Giulietta que é 32cm mais curto. Só como exercicio de comparação, o ligeriamente mais pequeno série 3, com uma arquitectura nada favorável para aproveitamento de espaço consegue 480l. O Cruze fica-se pelos 450. Hum... Os reis do packaging FWD com motores tranversais a ficarem mal vistos... *** (ver mais abaixo esta questão da bagageira)

                      Mas pior pior só o ATS da Caddilac, que nem chega aos 300l, algo completamente incompreensivel. Tem a capacidade dos nossos segmentos B.



                      ***
                      Estava para colocar o que escrevi acima antes, mas a capacidade da bagageira fez-me pesquisar um pouco mais antes de clicar no botão para responder.
                      O que encontrei é interessante e podemos todos aprender mais alguma coisinha.
                      A bagageira do Dart foi medida segundo a norma SAE que difere da DIN usada na Europa.
                      E nenhuma destas normas mede realmente o volume da bagageira. Em vez disso enchem a bagageira com blocos/caixas.
                      E é aqui que a coisa difere e de que maneira.

                      Fica aqui a citação de um comentário retirado de um blog, que resume bem a coisa e revela como o calcular do espaço útil de uma bagageira pode dar origem a uma problemática tão complexa.
                      bc1960 says:
                      02:12 PM, 01/29/10
                      The larger figure is more palatable for a car this large, but it still begs the question of why a much smaller car like the Kia Forte has the same SAE volume (o modelo visado era um série 7, que segundo a norma SAE também acusa uma capacidade baixa). So I did a little research.


                      Neither the SAE nor DIN standard measures total trunk volume; instead they are different methods for closely approximating usable volume for common objects by following a packing algorithm. DIN 70020 uses equal-size boxes of 20x10x5 cm, giving each box a volume of 1l. SAE J1100 uses 7 different box sizes from 6l to 67l, following a packing rule that the largest boxes must be used first, smaller boxes may not be used until no larger boxes will fit, and there is a limit on how many times each size can be used (this is done mathematically; the volume isn't reduced because you can't add a box because a larger one is in the way--there are algorithms that can be used to compute the best possible packing).


                      It's an interesting mathematical problem, and briefly took me back to my college days, when we didn't have CAD systems; rectangular boxes can be placed in three different orientations, so you can see how long this would take using trial-and-error methods.
                      So, the European system is sort of like the old method of filling the trunk with ping pong balls and seeing how many will fit, except using a more realistic volume that won't fill small nooks and crannies; the American system uses more realistic luggage volumes but since the smallest volume is larger than the European one, can leave larger empty pockets around the perimeter.
                      Já confirmei esta info em documentos oficiais.
                      O método americano tenta aproximar-se mais da realidade de uso. Mais que a capacidade em litros, por vezes pode interessar mais saber a largura da boca ou o espaço entre cavas, ou até que ponto o contorno e fundo da bagageira dão origem a recantos que nunca podem ser realmente preenchidos, mas acabam por contar para a capacidade total da bagageira. Ou seja, interessa saber o espaço verdadeiramente útil que podemos usar da bagageira, mais que o volume total da mesma. Quanto mais próxima de um paralelipipedo, melhor será o aproveitamento e menor será a discrepância entre os valores apresentados pela norma DIN e SAE.

                      Tendo em conta isto, existe um outro valor avançado pela Dodge para a capacidade de bagageira do Dart, que acusa 470l, claro que não respeitando a norma SAE.
                      E sim, já parece um valor mais adequado à dimensão do carro. E também um valor semelhante áqueles que encontramos em carros de dimensões similares aqui na Europa

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                        Eu ouvi-te falar sobre o salto do Linea actual para um rebadge da FIAT ao Dodge Dart.

                        Não será um salto muito grande? Quem procura um Linea basicamente é porque quer um GPunto com maior espaço de mala, este Dart é um nivel completamente diferente desse.

                        Ok os tamanhos quase que coincidem Linea e Dart, mas o resto?
                        O FIAT "Dart" não terá nada a ver, possivelmente o Linea nem venderá nos mesmos mercados.
                        O Linea pode é acabar.
                        O Linea é baseado no Grande Punto, mas tem a DEE do Bravo.

                        Em Portugal o Linea praticamente vendeu apenas o 1.3 Mjet 90cv.
                        Parece-me que serve melhor uma familia do que o Punto e em alguns casos o próprio Bravo.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                          O FIAT "Dart" não terá nada a ver, possivelmente o Linea nem venderá nos mesmos mercados.
                          O Linea pode é acabar.
                          O Linea é baseado no Grande Punto, mas tem a DEE do Bravo.

                          Em Portugal o Linea praticamente vendeu apenas o 1.3 Mjet 90cv.
                          Parece-me que serve melhor uma familia do que o Punto e em alguns casos o próprio Bravo.
                          O Linea ainda vai perdurar em alguns mercados. Ainda ontem via-se espias do restyling do Linea nuns quantos blogs.
                          A Fiat a lançar uma versão do Dart deverá ficar posicionado acima deste.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                            O FIAT "Dart" não terá nada a ver, possivelmente o Linea nem venderá nos mesmos mercados.
                            O Linea pode é acabar.
                            O Linea é baseado no Grande Punto, mas tem a DEE do Bravo.

                            Em Portugal o Linea praticamente vendeu apenas o 1.3 Mjet 90cv.
                            Parece-me que serve melhor uma familia do que o Punto e em alguns casos o próprio Bravo.
                            Pois, era mesmo isso que estava a pensar.
                            A capacidade de preencher necessidades familiares que um Punto e por vezes o Bravo, versatilidade, e até mesmo espaço de mala sendo os 500L superiores aos "irmãos".
                            Eu acho que só vendeu com o Mjet90

                            O que é DEE?

                            PS: Confirmei no site da FIAT, o Linea já não vende novo.

                            Comentário


                              Este carro (Dart) parece-me ter potencial para todo o mundo, independentemente da marca que tenha aqui ou ali.

                              A questão das bagageiras de facto é interessante e polémica.

                              Comentário


                                DDE, Distância Entre Eixos.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                                  PS: Confirmei no site da FIAT, o Linea já não vende novo.
                                  Isso a FIAT Portugal tem coisas que não lembram ao Diabo.
                                  Não teve / tem alguns modelos e versões que podiam ser bastante interessantes.

                                  Vamos ver se agora com a Crise mesmo a sério se faz lógica, a de um carro como o Panda ser o mais vendido em Portugal, que é um país pobre.
                                  Assim aconteceu com o anterior em vários países, e muito bem... pois se calhar era (relativamente) o melhor FIAT do mercado.

                                  Já a parte FIAT Profissional (comerciais) estão a trabalhar melhor.
                                  Nunca se viu tanto comercial FIAT como agora e com bons pregaminhos.

                                  O Qubo por exemplo é uma proposta muito interessante e tem 4 lugares.

                                  Comentário


                                    Vamos ver meu amigo, este ano promete agitar um pouco as coisas!

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                      Isso a FIAT Portugal tem coisas que não lembram ao Diabo.
                                      Não teve / tem alguns modelos e versões que podiam ser bastante interessantes.

                                      Vamos ver se agora com a Crise mesmo a sério se faz lógica, a de um carro como o Panda ser o mais vendido em Portugal, que é um país pobre.
                                      Assim aconteceu com o anterior em vários países, e muito bem... pois se calhar era (relativamente) o melhor FIAT do mercado.

                                      Já a parte FIAT Profissional (comerciais) estão a trabalhar melhor.
                                      Nunca se viu tanto comercial FIAT como agora e com bons pregaminhos.

                                      O Qubo por exemplo é uma proposta muito interessante e tem 4 lugares.
                                      A Fiat Profissional deve ser a divisão da Fiat com mais pés e cabeça. Gama bem estruturada e produtos competentes. Se não estou em erro, estão em 2º na tabela de vendas no mercado europeu, só ficando mesmo atrás da Renault.
                                      Era de esperar que alguma dessa boa gestão "infectasse" as restantes marcas de volume do grupo.

                                      Ainda deve ser efeito novidade, mas em Janeiro, o novo Panda foi o carro mais vendido em Itália

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por crash Ver Post
                                        As dimensões do Dart colocavam-no mais facilmente no segmento acima. Está ao nivel de um 159, pelo que não admira que esta base XL do Giulietta vá servir de base ao sucessor do mesmo. O Dart é maior em todos os aspectos que um série 3, fica praticamente ao nivel de A4 e só mesmo os não-premium como os Mondeo ou Insignia é que são maiores.
                                        E nos EUA estará a combater o Cruze, Civic entre outros no segmento dos ... compactos.

                                        Provavelmente devido Às suas generosas dimensões, também é algo pesadote, com todas as versões a ficarem entre os 1440kg do 2.0 e os 1495kg do 2.4. É o mais pesado entre os seus rivais. O Cruze não fica muito atrás.
                                        O que não impressiona é a capacidade da bagageira para algo tão grande. Apenas 370l, só 20l mais que o Giulietta que é 32cm mais curto. Só como exercicio de comparação, o ligeriamente mais pequeno série 3, com uma arquitectura nada favorável para aproveitamento de espaço consegue 480l. O Cruze fica-se pelos 450. Hum... Os reis do packaging FWD com motores tranversais a ficarem mal vistos... *** (ver mais abaixo esta questão da bagageira)

                                        Mas pior pior só o ATS da Caddilac, que nem chega aos 300l, algo completamente incompreensivel. Tem a capacidade dos nossos segmentos B.



                                        ***
                                        Estava para colocar o que escrevi acima antes, mas a capacidade da bagageira fez-me pesquisar um pouco mais antes de clicar no botão para responder.
                                        O que encontrei é interessante e podemos todos aprender mais alguma coisinha.
                                        A bagageira do Dart foi medida segundo a norma SAE que difere da DIN usada na Europa.
                                        E nenhuma destas normas mede realmente o volume da bagageira. Em vez disso enchem a bagageira com blocos/caixas.
                                        E é aqui que a coisa difere e de que maneira.

                                        Fica aqui a citação de um comentário retirado de um blog, que resume bem a coisa e revela como o calcular do espaço útil de uma bagageira pode dar origem a uma problemática tão complexa.


                                        Já confirmei esta info em documentos oficiais.
                                        O método americano tenta aproximar-se mais da realidade de uso. Mais que a capacidade em litros, por vezes pode interessar mais saber a largura da boca ou o espaço entre cavas, ou até que ponto o contorno e fundo da bagageira dão origem a recantos que nunca podem ser realmente preenchidos, mas acabam por contar para a capacidade total da bagageira. Ou seja, interessa saber o espaço verdadeiramente útil que podemos usar da bagageira, mais que o volume total da mesma. Quanto mais próxima de um paralelipipedo, melhor será o aproveitamento e menor será a discrepância entre os valores apresentados pela norma DIN e SAE.

                                        Tendo em conta isto, existe um outro valor avançado pela Dodge para a capacidade de bagageira do Dart, que acusa 470l, claro que não respeitando a norma SAE.
                                        E sim, já parece um valor mais adequado à dimensão do carro. E também um valor semelhante áqueles que encontramos em carros de dimensões similares aqui na Europa
                                        Já me tinham explicado há uns anos esta diferença e sempre concordei que a americana é mais realista.
                                        Aliás, nasceu devido aos antigos modelos americanos que tinham bagageiras enormes em comprimento mas tão baixas e cheias de recantos que não eram práticas, assim para defender os consumidores foi sendo refinada a norma.

                                        Originalmente Colocado por crash Ver Post
                                        A Fiat Profissional deve ser a divisão da Fiat com mais pés e cabeça. Gama bem estruturada e produtos competentes. Se não estou em erro, estão em 2º na tabela de vendas no mercado europeu, só ficando mesmo atrás da Renault.
                                        Era de esperar que alguma dessa boa gestão "infectasse" as restantes marcas de volume do grupo.

                                        Ainda deve ser efeito novidade, mas em Janeiro, o novo Panda foi o carro mais vendido em Itália
                                        A fiat professional e a parte industrial sempre mostraram que a tecnologia do grupo associada a uma boa politica comercial trazia bosn resultados. Pena que outras divisões tentam sempre fazer o que não sabem.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por LUSOPOWER Ver Post
                                          mais interessante que o Giulietta.
                                          nas orelhas...

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por xeLa Ver Post
                                            Não desgostei de ver a grelha da Alfa nesta imagem...
                                            Eu detestei, se um dia o grupo FIAT fizer as brincadeirinhas do grupo VW (em q muda o símbolo, a grelha e as jantes e já tá um novo carro), simplesmente mudo-me para outra paragens. Basta ver o q escrevi dos rebadge da Lancia...

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                              Já me tinham explicado há uns anos esta diferença e sempre concordei que a americana é mais realista.
                                              Aliás, nasceu devido aos antigos modelos americanos que tinham bagageiras enormes em comprimento mas tão baixas e cheias de recantos que não eram práticas, assim para defender os consumidores foi sendo refinada a norma.



                                              A fiat professional e a parte industrial sempre mostraram que a tecnologia do grupo associada a uma boa politica comercial trazia bosn resultados. Pena que outras divisões tentam sempre fazer o que não sabem.
                                              Os americanos estão um pouco mais à frente nesta questão das homologações auto.
                                              Na homologação dos consumos, devem ser os que mais se aproximam da realidade de uso.
                                              Tudo porque quando a Toyota anunciou os consumos do Prius, eram realmente fantásticos. Mas a realidade mostrava que era quase impossivel chegar lá, a não ser que fôssemos hypermilers hardcore.
                                              Mudou-se a forma de cálculo e a nivel oficial, o Prius perdeu quase 10mpg nos consumos anunciados. Mas, tornou-se muito mais fácil para o condutor médio chegar aos valores anunciados e deve ter evitado uns quantos processos em tribunal.

                                              A mesma questão para os eléctricos e range-extenders, como o Leaf e Ampera. Eles criaram uma medida chamada mpg-e (ou miles per gallon equivalent), para ser mais fácil para o consumidor perceber as diferenças entre os "verdes" e os outros. O Leaf apresenta um valor de 99mpg-e.
                                              E os consumos fenomenais anunciados inicialmente para o Volt deram um grande tombo no processo de homologação.
                                              No modo eléctrico fica-se pelas 93mpg-e e quando o motor a gasosa é o providenciador baixa para 37mpg, o que dá um consumo combinado de 60mpg.

                                              O consumidor não se pode queixar da falta de informação sobre os veículos por lá.

                                              A questão da bagageira desconhecia, mas estava a estranhar valores tão reduzidos para carros tão grandes. O facto de não usarem o sistema métrico, também não permite uma comparação rápida com as nossas medições, pelo que são coisas que costumam passar despercebidas.
                                              Editado pela última vez por crash; 03 February 2012, 10:35.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por crash Ver Post
                                                A Fiat Profissional deve ser a divisão da Fiat com mais pés e cabeça. Gama bem estruturada e produtos competentes. Se não estou em erro, estão em 2º na tabela de vendas no mercado europeu, só ficando mesmo atrás da Renault.
                                                Era de esperar que alguma dessa boa gestão "infectasse" as restantes marcas de volume do grupo.

                                                Ainda deve ser efeito novidade, mas em Janeiro, o novo Panda foi o carro mais vendido em Itália
                                                Poderemos chamar-lhe efeito crise?

                                                Comentário


                                                  Pode ser uma das causas, mas não acredito que seja a única razão.
                                                  Até acho que cometi um erro, pois o novo Panda só começou a ser vendido agora no final do mês passado. Ou seja, maior parte deve ser vendas do Panda II.
                                                  O ano passado já conseguia chegar a primeiro num ou outro mês, em troca com o Punto.
                                                  Com a novidade da nova geração, o facto de ser um veículo mais completo que o anterior, e até por causa da crise, é provável que mais italianos optem por ele em vez do veterano Punto.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por crash Ver Post
                                                    Pode ser uma das causas, mas não acredito que seja a única razão.
                                                    Até acho que cometi um erro, pois o novo Panda só começou a ser vendido agora no final do mês passado. Ou seja, maior parte deve ser vendas do Panda II.
                                                    O ano passado já conseguia chegar a primeiro num ou outro mês, em troca com o Punto.
                                                    Com a novidade da nova geração, o facto de ser um veículo mais completo que o anterior, e até por causa da crise, é provável que mais italianos optem por ele em vez do veterano Punto.
                                                    Exacto, efeito crise + efeito novidade Panda III.

                                                    Eu só disse aquilo porque pelas news a Itália nos ultimos tempos está "muito crise".

                                                    Comentário


                                                      O Panda é o tradicional 2º classificado nas vendas em Itália atrás do FIAT do segmento "B".
                                                      Mas nas grandes cidades até é o que se vende mais.

                                                      O Panda é de facto um carro de cidade muito bom, talvez o melhor em termos gerais, pelo menos desde o Lançamento do MK2.

                                                      O MK1 quadradinho é genial de outra forma e começa a ser carro de culto numa veia minimalísta e despreocupada.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                                        O Panda é o tradicional 2º classificado nas vendas em Itália atrás do FIAT do segmento "B".
                                                        Mas nas grandes cidades até é o que se vende mais.

                                                        O Panda é de facto um carro de cidade muito bom, talvez o melhor em termos gerais, pelo menos desde o Lançamento do MK2.

                                                        O MK1 quadradinho é genial de outra forma e começa a ser carro de culto numa veia minimalísta e despreocupada.
                                                        Da mesma maneira que certas versões do Uno mk1 também começam a ser um culto.

                                                        O Fiat Panda é aquele que melhor serve quem procura um carro por 10.000 € / menos.
                                                        É o verdadeiro citadino, então com o 0.9L, um must

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                                          O Panda é o tradicional 2º classificado nas vendas em Itália atrás do FIAT do segmento "B".
                                                          Mas nas grandes cidades até é o que se vende mais.

                                                          O Panda é de facto um carro de cidade muito bom, talvez o melhor em termos gerais, pelo menos desde o Lançamento do MK2.

                                                          O MK1 quadradinho é genial de outra forma e começa a ser carro de culto numa veia minimalísta e despreocupada.
                                                          Podem fazer o culto à corrosão tendo em conta a predisposição do panda mkI para ela.

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                                                            Originalmente Colocado por Frecciarossa23 Ver Post
                                                            Eu detestei, se um dia o grupo FIAT fizer as brincadeirinhas do grupo VW (em q muda o símbolo, a grelha e as jantes e já tá um novo carro), simplesmente mudo-me para outra paragens. Basta ver o q escrevi dos rebadge da Lancia...
                                                            Atenção, como provavelmente compreendeste, eu disse que não desgostei de ver a grelha da Alfa no carro, não disse que queria que eles fizessem aquilo para trazer o carro para cá.

                                                            Comentário


                                                              Acredito que os americanos levem mais em conta o espaço interno para os ocupantes do que o espaço na mala. 370l parecem razoáveis para um carro tido como compacto por lá.

                                                              Comentário

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