Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Polo 1.2 TDI vs Polo 1.6 TDI

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    O Polo 1.6 tdi é muito superior ao 1.2tdi , além de ter mais potência é um motor muito mais evoluído , mais suave e com consumos quase semelhantes. Acho que se deveria também dar uma olhada na concorrência , existe carros no mesmo patamar que o Polo e mais baratos. Sinceramente eu acho o Polo caro. Um interessante é o novo Kia Rio 1.4 crdi 90cv.

    Comentário


      #32
      Boas.
      Posso dar a minha colherada, tendo por base os dois carros que temos na empresa: um ibiza 1.2 e um ibiza 1.6.

      Não gosto particularmente de conduzir nenhum. O 1.2 tem uma falta de força em baixas assinalável, mas que é compreensível dada a baixa cilindrada. No entanto, quando se puxa é capaz de andar benzito.

      O 1.6 é-me estranho. Em baixas também não é nenhum portento e, por muito que tente, não consigo fazer consumos baixos, como por exemplo com a minha passat. É estranho, porque em deslocações em estrada, com um pouco de cidade, aquilo não baixa do 6,2-6,5, quando com a passat é para fazer 5,5.

      Obviamente que em termos de serenidade o 1,6 é superior, porque não é manco. O outro é típica máquina de costura.

      Agora, em manutenção devem andar ela por ela: têm os mesmos intervalos de manutenção, gastam o mesmo óleo (€€€€€€€€), etc.

      Comentário


        #33
        Em Maio andei a ver carros do segmento B para a minha irmã. Vi o Peugeot 207 1.4 e 1.6HDI, o Fiat Punto Evo 1.3 Mjet e o Ibiza 1.2 e 1.6TDI.
        O Punto era o mais barato, abaixo dos 17 mil euros com o motor 1.3 Mjet de 85cv, Blue&me, Start&stop, AC manual, PM, etc.
        A seguir, 207 1.4 HDi Active e Ibiza 1.2TDI com preços semelhantes, pouco acima dos 17 mil.
        Por ultimo, 207 1.6HDI por volta dos 19 mil e o Ibiza 1.6 TDI por 19.500.
        Todos eles com AC manual. PM, JE, etc.

        Ela tinha preferência pelo Ibiza mas como o 1.2 é 3 cilindros e estava no mercado há pouco tempo, era/é ainda uma incógnita em termos de fiabilidade, perdeu pontos! O 1.6 ficava fora do orçamento.
        Em 2o lugar (para a mana) ficava o 207 1.4HDI que por ter um motor com provas dadas em termos de consumos e fiabilidade acabou por ser o eleito. O 1.6, tal como no Ibiza já fugia um pouco ao orçamento, além de que teria manutenção mais cara e consumos mais elevados em cidade.
        Gostei bastante do Punto e se fosse para mim se calhar até seria o eleito (andava bastante bem, tinha uma caixa suave e direcção agradável) mas ela não lhe achou muita piada!

        Se o autor do tópico tiver à vontade no orçamento, acho bem que opte por um modelo mais recente e apelativo, mas se o valor fôr um factor importante, que veja o Punto e o 207.. fica bem servido na mesma e poupa uns cobres valentes!

        Comentário


          #34
          O 1.2 não é o bloco do 1.6 com menos 1 cilindro?

          As marcas têm a mania de fazer essas coisas para racionalizar muitos dos componentes.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por gustavorocha Ver Post
            O Polo 1.6 tdi é muito superior ao 1.2tdi , além de ter mais potência é um motor muito mais evoluído , mais suave e com consumos quase semelhantes. Acho que se deveria também dar uma olhada na concorrência , existe carros no mesmo patamar que o Polo e mais baratos. Sinceramente eu acho o Polo caro. Um interessante é o novo Kia Rio 1.4 crdi 90cv.
            É tão mais evoluído que é o "mesmo motor", ao qual foi "retirado" um cilindro.

            Comentário


              #36
              Eu tenho um 1.2 TDI e acho que é melhor do que muitos aqui dizem. Mas lá está, convivo com ele todos os dias. Está dentro do que esperava vindo de um motor com esta cilindrada e características mecânicas.

              De facto em baixas é pachorrento mas motores destas cilindradas, com estas potências e binário, nunca são uns portentos das performance, até porque as suas prioridades são outras. Nos arranques, nota-se a inércia do mesmo, com a entrega do binário máximo a acontecer ali perto das 2000 (deveria ser mais abaixo). No arranque não o acho agradável mas daí para cima é honesto nas suas performances (se tivermos em mente aquilo que ele é, ou seja, um 3 cilindros de baixa cilindrada).

              Por seu lado, em nacional e AE, andando em velocidades "normais", até que rola bem e com consumos bem agradáveis. Aliás, em AE até me surpreendeu pois esperava que aquilo só se mexesse com o vento a favor (passe o exagero), sendo que se aguenta bem (não levando muito peso a bordo). Quanto ao ruído, em aceleração, nas mudanças mais baixas, ouve-se a frio mas assim que aquece o ruído é quase imperceptível no interior. Então se for a rolar em estrada não se ouve nada que seja digno de registo. Já no que toca às vibrações, seguem o mesmo padrão do ruído. Ainda assim, e mesmo sendo uma evolução face ao 1.4 TDI, a questão das vibrações não me parece tão conseguida como deveria ser.

              Acho que para quem não anda sempre de pé a fundo e quer um carro relativamente económico - no consumo de combustível - este motor chega. Claro está que se puder chegar ao 1.6 TDI, tanto melhor, pois é mais equilibrado (fruto da sua maior cilindrada e maior equilíbrio mecânico).

              Se a opção assentar no Polo há que referir que para o número de quilómetros, talvez seja de considerar a opção TSI (ainda não está nas listagens mas um user deste fórum já fez a encomenda de um TSI ) e não esquecer que a manutenção dos Polo actuais é tudo menos económica. Antes pelo contrário.

              Olhando a motores equivalentes (mancos diesel de baixa cilindrada), o novo Kia Rio parece-me uma excelente possibilidade. O carro parece estar muito bom no seu global (se fosse hoje considerá-lo-ia fortemente na minha opção) e o motor até recebeu uns reviews bem simpáticos. Além disso é mais barato que o Polo e vem carregadinho de equipamento (já desde a versão intermédia). Para além deste há modelos já mais estabelecidos, que com motores de baixa cilindrada (1.3, 1.4 e até 1.6), oferecem boas relações value for money e com prestações já porreiras.

              Pronto, agora podem seguir no tiroteio ao 1.2 TDI

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Flyingsauce Ver Post
                É tão mais evoluído que é o "mesmo motor", ao qual foi "retirado" um cilindro.
                o motor 1.2 tdi não deriva do 1.6 tdi , este 1.2 tdi é o antigo usado no Audi A2 com umas pequenas alterações.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Ribsan Ver Post
                  Obriga a permanencia de assistencia na marca durante 7anos (custo de revisoes) e por enquanto é complicadissimo arranjar material da concorrencia de manutençao. Os 7 anos nem sempre sao um tranquilizante para o cliente. Mas cada cabeça sua sentença.
                  Que são mais baratas que um Polo e que tens que as fazer sempre, e que fora da marca não custam metade. Além do mais são 7 anos e 150.000km descansado.

                  E quando ao material da concorrência só não arranjas se não quiseres.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por cap27 Ver Post
                    O que é que me podem dizer sobre o suzuki swift?
                    É um excelente carro. Dos utilitários japoneses para mim é o melhor a diesel. A gasolina ia para um Jazz.

                    Outra opção muito interessante é o Kia Rio. Acho que vale a pena ires lá ver o 1.4 CRDI 90cv. Também tens o 1.1 CRDi 75cv.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Flyingsauce Ver Post
                      Eu tenho um 1.2 TDI e acho que é melhor do que muitos aqui dizem. Mas lá está, convivo com ele todos os dias. Está dentro do que esperava vindo de um motor com esta cilindrada e características mecânicas.

                      De facto em baixas é pachorrento mas motores destas cilindradas, com estas potências e binário, nunca são uns portentos das performance, até porque as suas prioridades são outras. Nos arranques, nota-se a inércia do mesmo, com a entrega do binário máximo a acontecer ali perto das 2000 (deveria ser mais abaixo). No arranque não o acho agradável mas daí para cima é honesto nas suas performances (se tivermos em mente aquilo que ele é, ou seja, um 3 cilindros de baixa cilindrada).

                      Por seu lado, em nacional e AE, andando em velocidades "normais", até que rola bem e com consumos bem agradáveis. Aliás, em AE até me surpreendeu pois esperava que aquilo só se mexesse com o vento a favor (passe o exagero), sendo que se aguenta bem (não levando muito peso a bordo). Quanto ao ruído, em aceleração, nas mudanças mais baixas, ouve-se a frio mas assim que aquece o ruído é quase imperceptível no interior. Então se for a rolar em estrada não se ouve nada que seja digno de registo. Já no que toca às vibrações, seguem o mesmo padrão do ruído. Ainda assim, e mesmo sendo uma evolução face ao 1.4 TDI, a questão das vibrações não me parece tão conseguida como deveria ser.

                      Acho que para quem não anda sempre de pé a fundo e quer um carro relativamente económico - no consumo de combustível - este motor chega. Claro está que se puder chegar ao 1.6 TDI, tanto melhor, pois é mais equilibrado (fruto da sua maior cilindrada e maior equilíbrio mecânico).

                      Se a opção assentar no Polo há que referir que para o número de quilómetros, talvez seja de considerar a opção TSI (ainda não está nas listagens mas um user deste fórum já fez a encomenda de um TSI ) e não esquecer que a manutenção dos Polo actuais é tudo menos económica. Antes pelo contrário.

                      Olhando a motores equivalentes (mancos diesel de baixa cilindrada), o novo Kia Rio parece-me uma excelente possibilidade. O carro parece estar muito bom no seu global (se fosse hoje considerá-lo-ia fortemente na minha opção) e o motor até recebeu uns reviews bem simpáticos. Além disso é mais barato que o Polo e vem carregadinho de equipamento (já desde a versão intermédia). Para além deste há modelos já mais estabelecidos, que com motores de baixa cilindrada (1.3, 1.4 e até 1.6), oferecem boas relações value for money e com prestações já porreiras.

                      Pronto, agora podem seguir no tiroteio ao 1.2 TDI


                      Flyingsauce, mais um post teu ponderado e construtivo, bastante útil para o user que formou o tópico.

                      Continua assim.

                      Cumprimentos.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Flyingsauce Ver Post
                        Eu tenho um 1.2 TDI e acho que é melhor do que muitos aqui dizem. Mas lá está, convivo com ele todos os dias. Está dentro do que esperava vindo de um motor com esta cilindrada e características mecânicas.

                        De facto em baixas é pachorrento mas motores destas cilindradas, com estas potências e binário, nunca são uns portentos das performance, até porque as suas prioridades são outras. Nos arranques, nota-se a inércia do mesmo, com a entrega do binário máximo a acontecer ali perto das 2000 (deveria ser mais abaixo). No arranque não o acho agradável mas daí para cima é honesto nas suas performances (se tivermos em mente aquilo que ele é, ou seja, um 3 cilindros de baixa cilindrada).

                        Por seu lado, em nacional e AE, andando em velocidades "normais", até que rola bem e com consumos bem agradáveis. Aliás, em AE até me surpreendeu pois esperava que aquilo só se mexesse com o vento a favor (passe o exagero), sendo que se aguenta bem (não levando muito peso a bordo). Quanto ao ruído, em aceleração, nas mudanças mais baixas, ouve-se a frio mas assim que aquece o ruído é quase imperceptível no interior. Então se for a rolar em estrada não se ouve nada que seja digno de registo. Já no que toca às vibrações, seguem o mesmo padrão do ruído. Ainda assim, e mesmo sendo uma evolução face ao 1.4 TDI, a questão das vibrações não me parece tão conseguida como deveria ser.

                        Acho que para quem não anda sempre de pé a fundo e quer um carro relativamente económico - no consumo de combustível - este motor chega. Claro está que se puder chegar ao 1.6 TDI, tanto melhor, pois é mais equilibrado (fruto da sua maior cilindrada e maior equilíbrio mecânico).

                        Se a opção assentar no Polo há que referir que para o número de quilómetros, talvez seja de considerar a opção TSI (ainda não está nas listagens mas um user deste fórum já fez a encomenda de um TSI ) e não esquecer que a manutenção dos Polo actuais é tudo menos económica. Antes pelo contrário.

                        Olhando a motores equivalentes (mancos diesel de baixa cilindrada), o novo Kia Rio parece-me uma excelente possibilidade. O carro parece estar muito bom no seu global (se fosse hoje considerá-lo-ia fortemente na minha opção) e o motor até recebeu uns reviews bem simpáticos. Além disso é mais barato que o Polo e vem carregadinho de equipamento (já desde a versão intermédia). Para além deste há modelos já mais estabelecidos, que com motores de baixa cilindrada (1.3, 1.4 e até 1.6), oferecem boas relações value for money e com prestações já porreiras.

                        Pronto, agora podem seguir no tiroteio ao 1.2 TDI
                        Bom post!

                        Só uma nota, sem ponta de crítica: o facto de conviveres com o carro permite-te conhecê-lo melhor, mas, ao mesmo tempo, cria habituação, o que faz com algumas coisas pareçam melhores do que são. Falo do desempenho em cidade, concretamente.

                        A questão do andamento em AE era o que eu já tinha referido. O carro aguenta-se melhor do que seria de esperar.

                        Como disse anteriormente, tendo em conta o preço, acho que há opções melhores que o Polo 1.2 TDI.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por speedtouched Ver Post
                          Pelo menos nos consumos o 1.2 não se consegue superiorizar por uma boa margem?
                          Originalmente Colocado por Carlitos Ver Post
                          Relativamente aos baixos consumos, se dizes que o carro vai ser usado maioritariamente em cidade, talvez venhas a ter uma desagradável surpresa com o 1.6 TDI... Dependerão muito do tipo de trajectos que fizeres (tráfego intenso, velocidade reduzida, etc), bem como da distância que é percorrida.

                          Em cidade acredito que o 1.2 TDI leve facilmente vantagem nos consumos, em "estrada aberta" (EN/AE) não deverão haver diferenças significativas. Diferenças devem haver, sim, em andamento "vivo" (mas isso não será economizar)...
                          Antes de assumirem coisas porque acham que assim é informem-se !

                          Este 1.2 TDi, sobretudo em cidade, nem sequer faz bons consumos, pelo menos comparando com o que é suposto.

                          Repito: O AH fez 5.8 em cidade, sendo que com o "meu" Ibiza FR 2.0 TDi fez o mesmo, ora isto diz muito do esforço que o motor faz em cidade.

                          De notar que estes 5.8 é precisamente aquilo que a SEAT anuncia para o Ibiza FR, já para o Polo BM anuncia, salvo erro, 4l pelo que a diferença é enorme !


                          Se lerem várias publicações confirmam isto mesmo. De resto, é lerem o post do Flyingsauce pois fala com conhecimento de causa. Pena ele não ter tocado no ponto consumos.


                          Sinceramente nem quero imaginar o 1.2 TDi pois testei o 1.6 TDi 105cv num relativamente leve Ibiza SC e achei fraco e, em cidade, bastante irritante, nomeadamente graças à caixa com um fosso entre as três primeiras relações demasiado grande.

                          Comentário


                            #43
                            Acho que muito mal se fala do 1.6 Tdi e pouco se conhece (e dái me identificar com o post do flyingsauce).

                            E ainda por cima que agora tenho o 1.3 Mjet-2, é que dou valor ao 1.6 Tdi.

                            Ou seja, é sempre relativo: O 1.6 Tdi vai parecer uma lesma quando comparado com qualquer 2. 0 do mercado, mas comprado com um 1.3 ou 1.4 é um excelente motor.

                            De facto, as baixas do 1.6 Tdi (e da grande maioria dos diesel de baixa cilindrada vamos ser honestos) não são nada de especiais, mas tudo o resto é muito bom mesmo.

                            Eu inclusivamente, como motor prefiro o 1.6 Tdi ao 1.9 Tdi (antes de começarem o linchamento, ja possuí um 1.9 Tdi).

                            Agora, no que toca a DPF...bom...Eu ainda (ainda) não tive nenhum problema relacionado com ele, mas é sempre uma incógnita. MAS nesse ponto de vista qualquer diesel hoje em dia vem com FAP/DPF, logo é algo transversal a todas as marcas e algo incontornável.
                            Editado pela última vez por REDLINER; 10 November 2011, 08:02.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                              Acho que muito mal se fala do 1.6 Tdi e pouco se conhece (e dái me identificar com o post do flyingsauce).

                              E ainda por cima que agora tenho o 1.3 Mjet-2, é que dou valor ao 1.6 Tdi.

                              Ou seja, é sempre relativo: O 1.6 Tdi vai parecer uma lesma quandoo comparado com qualquer 2. 0 do mercado, mas comprado com um 1.3 ou 1.4 é um excelente motor.

                              De facto, as baixas do 1.6 Tdi (e da grande maioria dos diesel de baixa cilindrada vamos ser hoentos) não são nada de especiais, mas tudo o resto é muito bom mesmo.

                              Eu inclusivamente, como motor prefiro o 1.6 Tdi ao 1.9 Tdi (antes de começarem o lincgamento, ja possuí um 1.9 Tdi).

                              Agora, no que toca a DPF...bom...Eu ainda (ainda) não tiive nenhum problrma relacionado com ele, mas é sempre uma incógnita. MAs nesse ponto de vista qualquer diesel hoje em dia vem com FAP/DPF, logo é algo trnsversal a todas as marcas e algo incontornável.
                              O problema do 1.6 TDi acaba por ser a época em que saiu, ou seja, por outras palavras, os escalonamentos longos e fossos acabam sempre por matar sempre muito os motores...

                              Quanto ao 1.6 TDi ser melhor que os 1.3 e 1.4 isso não é assim tão em linear.

                              Em cidade, percursos curtos e afins, prefiro um 1.4 HDi ou um 1.5 dCi, mesmo nas versões abaixo de 70cv, a um 1.6 TDi 105cv....

                              Muito disto, senão tudo, deve-se ao tal rapport dos 1.6 TDi 5v.

                              Claro que em estrada aberta o 1.6 TDi anda muitissimo mais, e claro é muito mais refinado que qualquer um destes blocos, mas falta o "mas".


                              Sim confesso que até certo ponto estou um pouco mal (ou bem, consoante a perspectiva) habituado com o PD130 e o CR143 e, por isso, acho sempre os 1.6 TDi e afins um pouco mortos.

                              Além disso depois é como o JGTB diz, nem é só uma questão de diferença de andamento, é também um grande incremento de agradabilidade de condução pena que, em PT, se pague muito dinheiro em impostos para ter um 2.0 em relação a um 1.6, mas pronto...

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                                O problema do 1.6 TDi acaba por ser a época em que saiu, ou seja, por outras palavras, os escalonamentos longos e fossos acabam sempre por matar sempre muito os motores...

                                Quanto ao 1.6 TDi ser melhor que os 1.3 e 1.4 isso não é assim tão em linear.

                                Em cidade, percursos curtos e afins, prefiro um 1.4 HDi ou um 1.5 dCi, mesmo nas versões abaixo de 70cv, a um 1.6 TDi 105cv....

                                Muito disto, senão tudo, deve-se ao tal rapport dos 1.6 TDi 5v.

                                Claro que em estrada aberta o 1.6 TDi anda muitissimo mais, e claro é muito mais refinado que qualquer um destes blocos, mas falta o "mas".


                                Sim confesso que até certo ponto estou um pouco mal (ou bem, consoante a perspectiva) habituado com o PD130 e o CR143 e, por isso, acho sempre os 1.6 TDi e afins um pouco mortos.

                                Além disso depois é como o JGTB diz, nem é só uma questão de diferença de andamento, é também um grande incremento de agradabilidade de condução pena que, em PT, se pague muito dinheiro em impostos para ter um 2.0 em relação a um 1.6, mas pronto...

                                É que nem mais, focas aí quase todos os grandes pontos

                                Os motores são o que são...

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                  Bom post!

                                  Só uma nota, sem ponta de crítica: o facto de conviveres com o carro permite-te conhecê-lo melhor, mas, ao mesmo tempo, cria habituação, o que faz com algumas coisas pareçam melhores do que são. Falo do desempenho em cidade, concretamente.

                                  A questão do andamento em AE era o que eu já tinha referido. O carro aguenta-se melhor do que seria de esperar.

                                  Como disse anteriormente, tendo em conta o preço, acho que há opções melhores que o Polo 1.2 TDI.
                                  Sem duvida, quando se conduz outra coisa é que se percebe que o nosso é mais fraquinho do que pensamos ou estamos habituados.
                                  Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                                  Acho que muito mal se fala do 1.6 Tdi e pouco se conhece (e dái me identificar com o post do flyingsauce).

                                  E ainda por cima que agora tenho o 1.3 Mjet-2, é que dou valor ao 1.6 Tdi.

                                  Ou seja, é sempre relativo: O 1.6 Tdi vai parecer uma lesma quandoo comparado com qualquer 2. 0 do mercado, mas comprado com um 1.3 ou 1.4 é um excelente motor.

                                  De facto, as baixas do 1.6 Tdi (e da grande maioria dos diesel de baixa cilindrada vamos ser honestos) não são nada de especiais, mas tudo o resto é muito bom mesmo.

                                  Eu inclusivamente, como motor prefiro o 1.6 Tdi ao 1.9 Tdi (antes de começarem o linchamento, ja possuí um 1.9 Tdi).

                                  Agora, no que toca a DPF...bom...Eu ainda (ainda) não tiive nenhum problrma relacionado com ele, mas é sempre uma incógnita. MAs nesse ponto de vista qualquer diesel hoje em dia vem com FAP/DPF, logo é algo trnsversal a todas as marcas e algo incontornável.
                                  O Mjet tambem tem menos cv e cc mas percebo. Eu noto uma grande diferença de força a baixas do 1.6HDi 90 para o 1.3 90cv, apesar de achar que o 1.3 90 se sente melhor a altas que o HDi.

                                  O 1.4HDi e TDi são muito porreiros em cidade, para mim melhor até que o 1.6HDi por exemplo.

                                  Mas ainda ontem voltei a confirmar que o 1.3 75cv aguenta coisas em cidade que o 1.3 90 não(a medida dos pneus pode ajudar já que a diferença é bastante grande..)

                                  PS: O 1.3 é o 90 6v.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                                    Sem duvida, quando se conduz outra coisa é que se percebe que o nosso é mais fraquinho do que pensamos ou estamos habituados.


                                    O Mjet tambem tem menos cv e cc mas percebo. Eu noto uma grande diferença de força a baixas do 1.6HDi 90 para o 1.3 90cv, apesar de achar que o 1.3 90 se sente melhor a altas que o HDi.

                                    O 1.4HDi e TDi são muito porreiros em cidade, para mim melhor até que o 1.6HDi por exemplo.

                                    Mas ainda ontem voltei a confirmar que o 1.3 75cv aguenta coisas em cidade que o 1.3 90 não(a medida dos pneus pode ajudar já que a diferença é bastante grande..)

                                    PS: O 1.3 é o 90 6v.

                                    Concordo totalmente com o teu post! Mas na integra mesmo!

                                    E até acrescento mais,neste momento,em baixa cilindrada os franceses (especialmente a PSA) estão no topo

                                    o 1.4 Hdi apesar de fraquinho é extremamente utilizável no dia a dia (diria que é mesmo perfeito para cidade)!

                                    Depois temos o 1.6 Hdi (90/95 cvs) que serve para quase tipo o tipo de utilização e por fim o de 110/115 para quem quer algo mais.

                                    Eu estou muito agradado com o 1.3 Mjet-2 de 95 Cv´s (cx 5), mas ainda é cedo, tem 1100 Km´s. Mas já demonstra temperamento aguerrido, e espevitado

                                    Hoje já me subiu a Ponte da CREL para os Túneis vindo de direcção loures a 150 Km/h
                                    Editado pela última vez por REDLINER; 10 November 2011, 20:00.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                                      Concordo totalmente com o teu post! Mas na integra mesmo!

                                      E até acrescento mais,neste momento,em baixa cilindrada os franceses (especialmente a PSA) estão no topo

                                      o 1.4 Hdi apesar de fraquinho é extremante utilizável no dia a dia (diria que é mesmo perfeito para cidade)!

                                      Depois temos o 1.6 Hdi (90/95 cvs) que serve para quase topo o tipo de utilização e por fim o de 110/115 para quem quer algo mais.

                                      Eu estou muito agradado com o 1.3 Mjet-2 de 95 Cv´s (cx 5), mas ainda é cedo, tem 1100 Km´s. Mas já demonstra temperamento aguerrido, e espevitado

                                      Hoje já me subiu a Ponte da CREL para os Tuneis vindo de direcção loures a 150 Km/h
                                      Nada mau.

                                      Mas ainda vai melhorar ligeiramente, pelo menos eu notei isso com o meu.

                                      Não sei se conheces o IC22 mas por exemplo em 5ª a 80 já na subida o meu consegue recuperar até aos 130 pelo menos o que não é nada mau tendo em conta a subida e o tamanho do motor.

                                      Em 6ª ou tens balanço ou é para esquecer....

                                      Quanto ao 1.4HDi da experiencia que tenho gostei bastante, é certo que em AE é limitado, mas é fiavel, gasta pouco e é muito simpático em cidade.

                                      Não senti aquela anemia nos arranques em subida que sinto nos 1.3Mjet(Que por sua vez são melhores em AE).

                                      O 1.6HDi no c5 foi outra surpresa(sem ser naturalmente um carro rápido) e na Focus o 90cv lida muito bem com o peso.
                                      Faço ideia o meu 1.3 (que já é o que é a lidar com 1220kg) estar montado na Focus com 1380kg e com FAP.

                                      Para acabar, não digo que o 1.6HDi seja um poço de força, mas é globalmente um motor competente e com bons consumos. Já o meu 1.3 90cv 6v apenas é interessante a rotações que eu pouco uso...(Mas já estou habituado).

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por gustavorocha Ver Post
                                        o motor 1.2 tdi não deriva do 1.6 tdi , este 1.2 tdi é o antigo usado no Audi A2 com umas pequenas alterações.
                                        Eu ia jurar que li algures (aquando a minha pesquisa de informações para comprar o carro) que o 1.2 TDI é uma declinação do 1.6. Lembro-me de ter lido isso até aqui no fórum devido a uma conversa acerca do tema "correia de distribuição" vs "corrente de distribuição" (não era este o nome do tópico), em que alguém perguntou se o mais pequeno tinha corrente (a exemplo do 1.3 da Fiat) e obteve a resposta de que não pois era tal e qual o 1.6 por ser uma derivação - com menos um cilindro - deste.

                                        Além disso, o 1.2 TDI do antigo A2 não era PD?! É que se era, o facto do actual ser CR faz logo com que não seja uma situação de "pequenas alterações".

                                        Mas reforço que não estou a dizer que estás enganado. Apenas coloquei acima a informação que me levou a referir que o actual 1.2 TDI é uma declinação do 1.6 TDI.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Em acrescento ao meu post sobre a utilização do 1.2 TDI, também concordo com o que falam do 1.3 da Fiat. Aliás, antes do carro actual, tinha um 500 (Multijet com 75 cv) com esse motor e acho-o mais expedito que o da VW. Ok que o 500 deve ser mais leve do que o Polo em causa, mas ainda assim parece-me ser mais expedito (mesmo com o binário limitado - devido À caixa - a 145 nm).

                                          Concordo quando é referido que o facto de ser utilizador do carro faça com que a habituação me leve a aprender "manhas" para contornar a pouca capacidade anímica do motor mas ainda assim acho que não é tão sofrível como alguns o pintam, pois há que enquadrar a sua capacidade naquilo que ele é e que eu já referi. Um pequeno motor a diesel, com capacidades limitadas, que para a esmagadora maioria dos foristas não chega mas, para a maioria dos utilizadores mais comuns, chega para aquilo que o compraram.

                                          Peço desculpa por não ter referido (no post inicial) a questão dos consumos. Actualmente está com 4000 kms, sendo que a esmagadora maioria tem sido cidade de Lisboa e arredores. Em cidade anda sempre ali nos 6 (6 e... no para-arranca). Abaixo disso é quando apanha trânsito a fluir minimamente em que consigo andar ali nos 5,5 / 5,8. Em estrada, a velocidades estabilizadas, faz consumos bem mais interessantes. O melhor exemplo que tenho até agora foi uma viagem feita a Évora (e que eu referi no DB dos Polo's), em que, por nacional, fui quase sempre entre os 90 e os 110 kmh, com 30 e poucos graus de temperatura ambiente, fez 4,3 de média (já a contar com a saída de Lisboa e respectivos semáforos) e isto quando ainda tinha à volta de 2500 km. A mim não me pareceu nada mal pois a temperatura era alta e eu não fui propriamente "devagar" e a pensar (por aí além) em consumos. Claro está que espero que estes consumos baixem (um pouco) quando o motor tiver alguns quilómetros mais (noutros carros notei isso. Neste não sei se será parecido).

                                          Mais uma vez refiro que não estou a defender a minha dama pois já o disse que se trata de um motor com algumas (esperadas) limitações mas que cumpre com aquilo que se espera (normalmente) de um propulsor destes.

                                          De qualquer modo acho que, olhando ao custo de aquisição e manutenção, existem propostas mais interessantes neste segmento, tendo eu já referido uma que, muito provavelmente, seria um sério concorrente aquela que foi a minha escolha. E ou muito me engano mudaria a decisão final pois não padeço de fantasmas com os produtos desse construtor. Quanto ao Polo, o que tenho notado é que, de facto, tem uma qualidade de construção um pouco melhor do que a média do seu segmento (a versão Highline talvez dê mais essa sensação), mas lá está, isso vale o que vale, dependendo da pessoa em causa.

                                          Ainda assim, o user que veja algumas opções interessantes no mundo dos gasolina mais modernos, pois os consumos não são escabrosos e a diferença de custo de aquisição poderá torná-los uma excelente opção perante o seu tipo de utilização.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Flyingsauce Ver Post
                                            Eu ia jurar que li algures (aquando a minha pesquisa de informações para comprar o carro) que o 1.2 TDI é uma declinação do 1.6. Lembro-me de ter lido isso até aqui no fórum devido a uma conversa acerca do tema "correia de distribuição" vs "corrente de distribuição" (não era este o nome do tópico), em que alguém perguntou se o mais pequeno tinha corrente (a exemplo do 1.3 da Fiat) e obteve a resposta de que não pois era tal e qual o 1.6 por ser uma derivação - com menos um cilindro - deste.

                                            Além disso, o 1.2 TDI do antigo A2 não era PD?! É que se era, o facto do actual ser CR faz logo com que não seja uma situação de "pequenas alterações".

                                            Mas reforço que não estou a dizer que estás enganado. Apenas coloquei acima a informação que me levou a referir que o actual 1.2 TDI é uma declinação do 1.6 TDI.
                                            O antigo 1.2 era PD.

                                            O 1.3 70cv e 75cv nem são muito maus em cidade. Notas mais é a muito baixas e arranques.

                                            O Panda TT 70cv em AE tem dificuldades mas em cidade é superior ao meu 90cv.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por cap27 Ver Post
                                              O que é que me podem dizer sobre o suzuki swift?
                                              Esse sim é uma boa aposta. E com estilo. Tem um bom motor, é bem construído e não é muito caro. Aconselho te a ir dar uma vista e também ao kia rio.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por diogortrick Ver Post
                                                Esse sim é uma boa aposta. E com estilo. Tem um bom motor, é bem construído e não é muito caro. Aconselho te a ir dar uma vista e também ao kia rio.
                                                Sim, é da Fiat (1.3 DDIS = 1.3 MJET).

                                                E para um Suzuki acho que é caro.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  O Swift é um carro que me agrada mas tem o problema de não ter mala. Em relação ao espaço para os passageiros não tenho bem a percepção porque nunca entrei em nenhum. Mas pelo preço que custa acho que há propostas mais equilibradas, principalmente para quem necessita de algum espaço.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    O kia Rio parece ser uma excelente opção

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      O Kia Rio, se for o 1.4 CRDI já se manda para os 19.990€.
                                                      Ia de longe mais depressa para um Skoda Fabia 1.6 TDI 105cv, que tem preços a começar nos 17.900€.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                                                        Antes de assumirem coisas porque acham que assim é informem-se !

                                                        Este 1.2 TDi, sobretudo em cidade, nem sequer faz bons consumos, pelo menos comparando com o que é suposto.

                                                        Repito: O AH fez 5.8 em cidade, sendo que com o "meu" Ibiza FR 2.0 TDi fez o mesmo, ora isto diz muito do esforço que o motor faz em cidade.

                                                        De notar que estes 5.8 é precisamente aquilo que a SEAT anuncia para o Ibiza FR, já para o Polo BM anuncia, salvo erro, 4l pelo que a diferença é enorme !


                                                        Se lerem várias publicações confirmam isto mesmo. De resto, é lerem o post do Flyingsauce pois fala com conhecimento de causa. Pena ele não ter tocado no ponto consumos.


                                                        Sinceramente nem quero imaginar o 1.2 TDi pois testei o 1.6 TDi 105cv num relativamente leve Ibiza SC e achei fraco e, em cidade, bastante irritante, nomeadamente graças à caixa com um fosso entre as três primeiras relações demasiado grande.
                                                        E tu, antes de assumires que os outros andam mal informados, talvez devesses ler as coisas com mais atenção.

                                                        Palavras que eu usei para a temática dos consumos: "talvez venhas a ter uma desagradável surpresa com o 1.6 TDI" e "Em cidade acredito que o 1.2 TDI leve facilmente vantagem". Não foram escritas ao acaso.

                                                        Além disso, como creio que deves reconhecer, falar "do alto" de um 2.0 143cv (do teu FR) tem que se lhe diga... eu, por exemplo, no lugar do autor do tópico estaria mais interessado em saber a opinião de quem tem experiência diária (ou quase) com os motores em questão no tópico.

                                                        Dito isto, é o meu caso em relação ao 1.6 TDI, embora num modelo diferente (Golf) e com uma caixa diferente (DSG). No ano e meio que tenho o carro, já deu para perceber que ele não aprecia muito o trânsito citadino, especialmente o arranca-pára. Nestas condições (as quais felizmente consigo evitar) é menino para fazer médias a rondar os 7,5 litros. E não é por ter a caixa que tem, conheço alguns proprietários que têm a caixa manual e a diferença não é muito relevante. Há outra coisa que convém mencionar no meu caso, que são umas jantes 17".

                                                        Eu há muito que deixei de dar "esse" valor àquilo que revistas e afins conseguem em termos de consumos. Porque pode haver de tudo representado nesse valor. Quem me garante que os testes ao 1.2 TDI em cidade foram efectuados nas mesmíssimas condições que os do Ibiza FR? E será que os motores se encontravam "rodados" de forma semelhante? Certo que um 2.0 fará menos esforço. Assim como certo que a diferença de consumos provavelmente não será escandalosa, tendo em conta que estamos a comparar 75cv vs 143cv.

                                                        Já numa comparação entre 1.6 TDI e 1.2 TDI em cidade, apenas posso comentar aquilo com que provavelmente se conta da parte do primeiro, mas seria bom que os proprietários de Polo 's aparecessem e dissessem de sua justiça, tendo em conta que se fala de um carro mais pequeno e mais leve que o meu Golf (e além disso o Polo tem uma versão de 90cv que deve ser bastante equilibrada). Tal como fez o Flyingsauce, que julgo ser quem melhor pode opinar sobre o 1.2 TDI e os seus relatos sempre me pareceram credíveis, transmitem precisamente aquilo que o motor é.

                                                        A semelhança de praticamente todos os outros proprietários de 1.6 TDI, também acho que podia e devia ter um bocadinho mais de força em baixas, porque em altas nem parece ser "apenas" um 1.6. Já quanto ao 1.2 TDI, presumo que se assemelhe a um 1.5 dCi 65cv que tenho aqui por casa. Serve perfeitamente para o fim com que foi adquirido, e esse fim não é ser um carro de corridas. É para ser, acima de tudo, económico. Ainda que numa situação ou noutra, face a motores mais potentes, não o seja assim tanto.

                                                        O teu último parágrafo transmite uma imagem tenebrosa de ambos os motores, quase do género "um mexe-se pouco, o outro... não se mexe". Ora, isso não corresponde minimamente à realidade.

                                                        Volto a referir é que o cap27 deve ponderar bem a escolha de um diesel, seja ele qual for, tendo em conta, principalmente, o nº de km que pensa percorrer.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                                                          Antes de assumirem coisas porque acham que assim é informem-se !

                                                          Este 1.2 TDi, sobretudo em cidade, nem sequer faz bons consumos, pelo menos comparando com o que é suposto.

                                                          Repito: O AH fez 5.8 em cidade, sendo que com o "meu" Ibiza FR 2.0 TDi fez o mesmo, ora isto diz muito do esforço que o motor faz em cidade.

                                                          De notar que estes 5.8 é precisamente aquilo que a SEAT anuncia para o Ibiza FR, já para o Polo BM anuncia, salvo erro, 4l pelo que a diferença é enorme !


                                                          Se lerem várias publicações confirmam isto mesmo. De resto, é lerem o post do Flyingsauce pois fala com conhecimento de causa. Pena ele não ter tocado no ponto consumos.


                                                          Sinceramente nem quero imaginar o 1.2 TDi pois testei o 1.6 TDi 105cv num relativamente leve Ibiza SC e achei fraco e, em cidade, bastante irritante, nomeadamente graças à caixa com um fosso entre as três primeiras relações demasiado grande.
                                                          Andei 75km num dia com um 1.2 em cidade ( Lisboa), e fiz 5.2 nesses km´s. Depois andei 11 dias com um 1.6 de 75cv e gastava bem mais. Eu acho que o 1.2 deverá ser mais económico que o 1.6 em cidade.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Sinceramente (e não estou a ser irónico), não sei como se pode fazer consumos a rondar os 8 L em cidade com um 1.6 Tdi...

                                                            Das duas uma: Ou é mesmo SÓ cidade, com arranques à pressa e travagens bruscas, ou quem faz esses consumos não sabe minimamente conduzir um carro para poupar...

                                                            Eu durante uns tempos só fazia distâncias muito curtas em cidade e nunca passei dos 6,2 L aos 100 com o meu!
                                                            Editado pela última vez por REDLINER; 10 November 2011, 20:26.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                                                              Sinceramente (e não estou a ser irónico), não sei como se pode fazer consumos a rondar os 8 L em cidade com um 1.6 Tdi...

                                                              Das duas uma: Ou é mesmo SÓ cidade, com arranques à pressa e travagens bruscas, ou quem faz esses consumos não sabe minimamente conduzir um carro para poupar...

                                                              Eu durante uns tempos só fazia distâncias muito curtas em cidade e nunca passei dos 6,2 L aos 100 com o meu!


                                                              E se eu te disser que a Nemo que tenho no serviço anda sempre com médias de 8/9l aos 100

                                                              Isto com um motor 1.4HDI económico!!, eu no máximo faço 6l, mas temos aqui uns artistas que conseguem fazer 9l, Como??? também não sei, mas deve ser muita 1ª até ao red!!!

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X