Originalmente Colocado por VitorPatricio
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Originalmente Colocado por Motronic Ver PostComo se a questão alguma vez fosse essa...
1- A diferença é negligenciável
2- O Diesel até tem a vantagem das taxas de compressão superiores
3- De qualquer forma, essa tua fuga é irrelevante. A partir do momento em que dizem algo que não corresponde à realidade (O Diesel ter mais binário que um Otto), convém, pelo menos que saibam justificar as afirmações.
Ponto 1 mentira, experimenta um fogão com gás de cidade e um com butano e depois fala se a diferença é negligenciável, nem tens noção do significado da diferença de valores.
Ponto 2 um diesel turbinado tem taxas de compressão sem turbo, mais baixas que um diesel atmosferico, aprende mais esta que eu estou bem disposto e é à borla.
Ponto 3 a unica pessoa que não justifica nada do que diz ès tu, mas já sabemos que por ti os diesel deviam ser todos proibidos, porque provocam o cancro e o teu veiculo ideal é um Otto convertido para Gás, tudo o que não seja Otto a gás devia pura e simplesmente desaparecer ou pagar muitos impostos e o gás ser oferecido, pois tu tens sempre razão e o Mundo inteiro está errado.
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Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver PostPonto 1 mentira, experimenta um fogão com gás de cidade e um com butano e depois fala se a diferença é negligenciável, nem tens noção do significado da diferença de valores.
A questão aqui, quando muito, seria sobre a diferença entre gasolina e gasóleo, e essa, como deverias saber (uma vez que queres iniciar essa discussão), é negligenciável.
Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver PostPonto 2 um diesel turbinado tem taxas de compressão sem turbo, mais baixas que um diesel atmosferico, aprende mais esta que eu estou bem disposto e é à borla.
Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver PostPonto 3 a unica pessoas que não justifica nada do que diz ès tu, mas já sabemos que por ti os diesel deviam ser todos proibidos, porque provocam o cancro e o teu veiculo ideal é um Otto convertido para Gás, tudo o que não seja Otto a gás devia pura e simplesmente desaparecer ou pagar muitos impostos e o gás ser oferecido, pois tu tens sempre razão e o Mundo inteiro está errado.Editado pela última vez por Motronic; 10 November 2011, 20:22.
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Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver PostExemplo: Fiat Punto evo OTTO com 1242cm3 tem 69 cv e 102 N.m;
Fiat Punto evo Diesel com 1248cm3 tem 95 cv e 200 N.m.
E não venham com historias de turbo, pois até é bastante pequeno, e se formos por ai nunca poderemos comparar diesel com gasolina, pois são combustiveis com valores energeticos diferentes, da mesma forma que não se pode fazer uma comparação directa entre gás de cidade e butano, também entre gasoleo e gasolina essa comparção não é possivel, nas competições sempre houve escalões com mais cilindrada para os diesel para corrigir a parte termica.
Motronic, qual foi a parte do exemplo que não entendes!?
1248-1242= 6cm3 de diferença; 200-102= 98N.m de diferença no binario.
E a diferença não está no Turbo que é pequeno, está noutro sitio que qualquer pessoa entendida em motores sabe.
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Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver PostMotronic, qual foi a parte do exemplo que não entendes!?
1248-1242= 6cm3 de diferença; 200-102= 98N.m de diferença no binario.
E a diferença não está no Turbo que é pequeno, está noutro sitio que qualquer pessoa entendida em motores sabe.
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Originalmente Colocado por Motronic Ver PostEntão, está na altura de lhe perguntares!
Ès arrogante, e não entendes nada de mecânica, vai lá estudar o que tem evoluido muito na ultima decada nos motores, e olha que não foi o Turbo, pois a tecnologia de sobrealimentação já é muito antiga.
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Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver PostÈs arrogante, e não entendes nada de mecânica, vai lá estudar o que tem evoluido muito na ultima decada nos motores, e olha que não foi o Turbo, pois a tecnologia de sobrealimentação já é muito antiga.
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Originalmente Colocado por LUSOPOWER Ver PostNum motor a gasolina o ponto de embraiagem é ligeiramente mais sensivel. Normalmente um motor diesel "segura-se" bem só com a embraiagem sem acelerar. Mas penso que também varia de carro para carro, pois já deixei "ir abaixo" carros a gasóleo.
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Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver PostMotronic, qual foi a parte do exemplo que não entendes!?
1248-1242= 6cm3 de diferença; 200-102= 98N.m de diferença no binario.
E a diferença não está no Turbo que é pequeno, está noutro sitio que qualquer pessoa entendida em motores sabe.
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Vou dar 2 comparações entre motores otto turbinados e diesel turbinados e tirem dai as vossas conclusões.
Gasolina:
Golf VI 1.2 TSI 105
1.2
Cavalos: 105 cv (77 kW) @ 5000 rpm
binario: 175 Nm (129 lb.ft) @ 1550-4100 rpm
Diesel:
Pug 207 1.4 hdi 68
1.4
Cavalos: 68 cv (50 kW) @ 4000 rpm
Binario: 160 Nm (118 lb.ft) @ 2000 rpm
Nem vou meter um 1.4 a gasolina turbinado para a comparação não ficar demasiado injusta.
"maior cilindrada"
Gasolina:
AR Gui 1.750 tbi 235
1.75
Cavalos: 235 cv (172 kW) @ 5500 rpm
Binario: 340 Nm (250 lb.ft) @ 1900 rpm
Diesel:
Ford Focus 1.8 TDCi 115
1.8
Cavalos: 116 cv (85 kW) @ 3700 rpm
Binario: 280 Nm (206 lb.ft) @ 1900 rpm
Agora, um diesel com mais cavalos, e mais cilindrada e mais recente.
A5 SB 2.0 TDI 170
2.0
Cavalos: 170 cv (125 kW) @ 4200 rpm
Binario: 350 Nm (258 lb.ft)(ganha por muiiiiiito pouco) @ 1750-2500 rpm
Como dá para ver um diesel turbinado com a mesma cubicagem que um gasolina quase nunca tera mais torque, e muito menos terá a mesma cavalagem. E nestes exemplos para manchar ainda mais a imagem do "todo-poderoso" Sr.Diesel, meti exemplos com menos cilindrada nos gasolina. Querem mais exemplos? E se formos a buscar comparações entre gasolina NA e Diesel atmosfericos o mesmo ira acontecer, logo... I rest my case.
O diesel sao melhores numa coisa, em comparação a carros a gasolina com a mesma cilindrada.... consumos, mais nada. Em tudo o resto sao inferiores.
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Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver PostMoço, só podes ser tu pelo que escreves.
Aulas de mecânica vendo-as a moços da tua idade, não sou obrigado por participar num forum a dar aulas à borla.
Diz lá, os valores que tu mandaste são devidos a diesel vs. otto e não turbo vs NA né?
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Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver PostFinalmente!!! Parabéns, perguntei-te isso à 1 hora atrás, o que tinha evoluido mais na ultima decada, mas mais vale tarde que nunca.
Caso não tenhas reparado (não deixa de ser estranho - estás por aqui há tempo mais que suficiente), esta questão já foi discutida à exaustão. Mas facilito-te a tarefa. Arranja um Diesel de 2L (pode ser turbo, independentemente to tamanho do mesmo ), com binário superior ao de um Mitsubishi EVO.
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Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver PostGasolina:
VW Golf 1.2 TSI: 105 CV e 175 N.m @ 1550 rpm!
comparando com outro motor do mesmo construtor.
Diesel:
VW Polo 1.2 TDi: 75 CV e 180 N.m @ 2000 rpm
Comparamos mecânicas de igual cilindrada e do mesmo construtor, fabricadas no mesmo ano, qual o valor maior de binario? Dificil !
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A disponibilidade em baixas também tem a ver com as relações de caixa... há ai muito turbodiesel normal que continua bastante superior a excelentes motores a gasolina (também turbinados) com potência de assinalar e binários longe de ser fracos... a verdade é que é raro o diesel que tem uma caixa curta e muitos desses motores otto já entram no domínio do carro desportivo ou pseudo desportivo com uma caixa bastante favorável no que toca a acelerações/recuperações/aproveitamento das RPM's altas, ou seja, curta.
Portanto, apesar de incorrecto dizê-lo assim e como uma afirmação ''cientifica'', admito perfeitamente que se faça a comparação nesse aspecto e se admita como verdade que o diesel é melhor. A verdade é que também são coisas diferentes, um diesel é pouco rotativo, não tem muito interesse entrar pela faixa vermelha das RPM's, nem os motores gostam de o fazer aliás, tem uma faixa de utilização curta, etc, etc, etc... juntando que só existem basicamente para um propósito que são os consumos, e portanto tudo o que dai vem (como as relações de caixa, por exemplo) também é normalmente feito à medida, e têm grande implementação em carros familiares/cruisers que necessitam de alguma pujança desde cedo, não cabem muito bem em desportivos... faz sentido. Se tivermos em conta o contexto (muito diferente) de cada um dos combustíveis ou dos ciclos.
Valores absolutos, possíveis e mais fáceis de atingir não discuto... digo apenas que para condições semelhantes prefiro sempre, sempre, sempre, sempre, sempre, sempre um otto, se conseguir comportar os custos de combustível.
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Quem diz que o turbo nao tem nada haver com o aumento do binario e afins é de uma pura ridicularidade elevada ao expoente maximo
Comparar carros otto sem turbo com carros diesel com turbo
Que raio de comparaçao é essa ????
Um 1.6 otto será sempre melhor que um diesel na mesma cilindrada atmosferico .
Idem aspas para versoes a gasolina , que com a mesma cilindrada que o diesel tem um desempenho muito melhor .
E ainda se intitulam como " professores "
Esta vou mesmo guardar nos posts mais ironicos que já vi
Exemplo: Fiat Punto evo OTTO com 1242cm3 tem 69 cv e 102 N.m;
Fiat Punto evo Diesel com 1248cm3 tem 95 cv e 200 N.m.
E não venham com historias de turbo, pois até é bastante pequeno
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