Originalmente Colocado por warmthboy
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Quem compra carros a gasolina é por razões de economia ?
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Originalmente Colocado por dci80 Ver Poste quais são essas sensações? o som do motor? ando de vidros fechados. Fazer muitas rotações? quero lá saber. interessa-me é o andamento, vá a 2000 ou 10000rpm. Queres-me dizer, que por exemplo, um clio II dci de 100cv Vs. Clio 1.4 de 100cv, carros exactamente iguais em tudo excepto motor, não consegues ter as mesmas sensçãoes aos volante. MAs sensações que contem, não o som ou fazer rotações......
Outra das razões que levam as pessoas a comprar diesel é o binário. Binário esse que é muito bom para vencer a inércia, fazer altas subidas ou andar com o AC sem penalizar (muito) os consumos.
Topspeed, o 1.2 TSI já está disponível em PT... Só no Polo é que não tem a variante oficial de 105cv, mas o ibiza já o tem e até tem como opção a DSG.
O Leon também este motor, assim como o Golf.
No caso do A1, o 1.4TSI e o 1.6TDI têm um preço base semelhante portanto porquê comprar a versão a gasolina? Ainda por cima paga imposto de selo maior que o meu
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Originalmente Colocado por v7 Ver PostNão percebo a constante necessidade das pessoas virem para aqui contar a sua história
As pessoas precisam mesmo de alguém que as oiçam
Com certeza deves estar a confundir os outros contigo, ou então quando não concordam contigo já não te interessa a conversa eu ao escrever o que estás a querer indicar foi só pelo que disseste atraz ou então escreveste por escrever mas enfim nem merece a pena estar com mais conversa.
Boa noite.
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Originalmente Colocado por JGTB Ver PostEu disse isso? Queres que te diga que os teus amigos é que são todos inteligentes? Porque é que escamoteaste o facto dos carros de empresa terem de ser a gasóleo?
- Não são meus amigos
- Eu não sei se são ou não inteligentes nem nunca referi isso
- Eu escamoteei alguma coisa ?
O que me parece é que este pequeno grupo é razoavelmente representativo de uma parte da população (com as características que referi aí para trás) e independentemente dos meus gostos, dos teus gostos, da minha opinião, da tua opinião, parece-me que a esmagadora maioria de quem compra carros entre 20 e 50 mil euros para uso familiar quase nem equaciona outro combustível que não o gasóleo.
Se optam bem ou mal ? admito que boa parte deles, contrariamente ao que se diz aqui, façam as coisas em plena consciência.
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Originalmente Colocado por dci80 Ver PostClaro que o teu é melhor.... Mas o equivalente ao teu é o clio dci de 100cv. o equivalente ao meu é o de 75cv.......
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Originalmente Colocado por dci80 Ver Poste quais são essas sensações? o som do motor? ando de vidros fechados. Fazer muitas rotações? quero lá saber. interessa-me é o andamento, vá a 2000 ou 10000rpm. Queres-me dizer, que por exemplo, um clio II dci de 100cv Vs. Clio 1.4 de 100cv, carros exactamente iguais em tudo excepto motor, não consegues ter as mesmas sensçãoes aos volante. MAs sensações que contem, não o som ou fazer rotações......
E há sensações que o 1.4 é melhor. A sensação de um motor "solto", em que não se nota tanto a inércia em aceleração. A sensação de uma resposta pronta ao toque do acelerador e sensibilidade ao doseamento. Uma frente mais leve que não tem tanta tendência a seguir em frente ao entrar numa curva. Ou, se isto te disser mais do que o resto, a sensação de um motor que ao relanti quase não se ouve e não vibra por todo o lado.
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Originalmente Colocado por v7 Ver PostPor partes:
- Não são meus amigos
- Eu não sei se são ou não inteligentes nem nunca referi isso
- Eu escamoteei alguma coisa ?
O que me parece é que este pequeno grupo é razoavelmente representativo de uma parte da população (com as características que referi aí para trás) e independentemente dos meus gostos, dos teus gostos, da minha opinião, da tua opinião, parece-me que a esmagadora maioria de quem compra carros entre 20 e 50 mil euros para uso familiar quase nem equaciona outro combustível que não o gasóleo.
Se optam bem ou mal ? admito que boa parte deles, contrariamente ao que se diz aqui, façam as coisas em plena consciência.
Claro que a maioria das pessoas opta por diesel. Nunca disse o contrário. O que tentei explicar é que essa nem sempre é a melhor opção e que um carro a gasolina poderia ser opção.
Acho que expliquei as razões pelas quais acho que essas pessoas optam por motores diesel. O facto da maioria desses carros serem de empresa tem muita responsabilidade. Tu e eu sabemos que os carros a partir de certo valor são parte do bónus dado pela empresa e daí a obrigatoriedade do gasóleo.
Também vinquei bem qual é a minha opinião e a minha preferência.
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Originalmente Colocado por JGTB Ver PostNão é, até porque o Clio dci 100 saiu bastante mais tarde. De qualquer forma, as coisas mantém-se, já que a versão de 100 cv é pouco melhor que o teu. Há uma coisa que ainda não se falou: os motores a gasolina sentem menos os quilómetros. Não falo em fiabilidade, mas sim em barulhos, vibrações e desgaste de alguns componentes.
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Originalmente Colocado por JGTB Ver PostO facto da maioria desses carros serem de empresa tem muita responsabilidade. Tu e eu sabemos que os carros a partir de certo valor são parte do bónus dado pela empresa e daí a obrigatoriedade do gasóleo.
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Originalmente Colocado por JGTB Ver PostNão é, até porque o Clio dci 100 saiu bastante mais tarde. De qualquer forma, as coisas mantém-se, já que a versão de 100 cv é pouco melhor que o teu. Há uma coisa que ainda não se falou: os motores a gasolina sentem menos os quilómetros. Não falo em fiabilidade, mas sim em barulhos, vibrações e desgaste de alguns componentes.
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Originalmente Colocado por SRLA Ver PostVai lá ver o preço em novo do dci 100 e do 1.4. Sem precisar de conhecer os valores arrisco-me a dizer que pelo preço do dci 100 compravas o 1.6 e ainda sobrava dinheiro para gasolina.
E há sensações que o 1.4 é melhor. A sensação de um motor "solto", em que não se nota tanto a inércia em aceleração. A sensação de uma resposta pronta ao toque do acelerador e sensibilidade ao doseamento. Uma frente mais leve que não tem tanta tendência a seguir em frente ao entrar numa curva. Ou, se isto te disser mais do que o resto, a sensação de um motor que ao relanti quase não se ouve e não vibra por todo o lado.
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Originalmente Colocado por dci80 Ver PostSentem menos os quilómetros? não é o que vejo com um a gasolina que tenho em casa com 6 anos e 50000km. Desgaste de componentes? isso é os quilómetros nada a ver com ser gasolina ou diesel. Os componentes de desgaste estão dimensionados para o motor....
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Originalmente Colocado por JGTB Ver PostUm Clio como o teu, tipo com 100000 km, já tem muito mais vibrações de quando era novo. Pega num Clio a gasolina, com os mesmos km, e vais ver que a diferença para novo é bastante menos notória.
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Originalmente Colocado por Motronic Ver PostE, como já referi, erradamente. Os Diesel têm menos binário que os Otto!
Nunca na tua vida tens um nível de binário maior que um diesel, a não ser que estejamos a falar de grandes motores a gasolina.
No meu caso concreto um 1.4TSI de 122cv mexe-se pior que um 1.6TDI de 105cv, principalmente em subidas, se for para manter os 150/160 diz adeus ao gasolinas...
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Originalmente Colocado por dci80 Ver PostNão concordo ctg. o meu não tem muito mais vibrações do que quando era novo..... Mas é a tua opinião e eu respeito.
Originalmente Colocado por TommyPT Ver PostDeve ser por isso que um 1.4HDI vence mais facilmente a inércia e tem mais força a subir que um 1.4i.
Nunca na tua vida tens um nível de binário maior que um diesel, a não ser que estejamos a falar de grandes motores a gasolina.
No meu caso concreto um 1.4TSI de 122cv mexe-se pior que um 1.6TDI de 105cv, principalmente em subidas, se for para manter os 150/160 diz adeus ao gasolinas...
Quanto ao resto, estás completamente equivocado no que dizes. O TSI é mais rápido que o TDI, seja qual for a situação. Naquela que referes, então, o TSI dá uma tareia ao TDI.
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Quanto à questão inicial, e como foi já dito, o ponto principal foi a moda.
25 anos atrás o que tinhamos??? carros a diesel com motores atmosféricos, pouco potentes e não havia assim tanta escolha no mercado.
Desde o aparecimento dos turbo nos segmentos mais baixos C e D, o diesel foi começando a aumentar de vendas. Depois, os motores a gasolina tiveram uma estagnação na sua evolução. Só há pouco tempo a moda dos pequenos motores turbo a gasolina apareceu e que baralhou as contas.
Mas a moda dos diesel continua.
Depois o consumir menos e o combustivel ser mais barato (por enquanto), ajuda às contas. E o pessoal nem faz as contas do que paga a mais no inicio.
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Originalmente Colocado por dci80 Ver Postái é que enganas. Quando em novo, o meu foi cerca de 5000€ mais caro. Neste momento, conseguirei vender por cerca de 2000 a 3000 mais que o equivalente a gasolina. Ora se eu amortizei os 5000€ com a poupança, aliás já poupei outro tanto ou mais, esses 2000 a 3000€ serão "ganho"
Originalmente Colocado por GPL Ver PostOutra vez arroz?
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Originalmente Colocado por v7 Ver PostNunca sais com amigos ? nunca transportas os teus pais ou outras pessoas de família ?
Repara eu não estou aqui a defender nem a atacar nenhuma opção. Não é melhor ser solteiro que casado, nem casado que solteiro, nem gasolina que gasóleo, nem gasóleo que gasolina.
Estou simplesmente a reflectir alto sobre o facto de que o paradigma mudou ! e as razões que levam as pessoas a optar de uma ou de outra forma também !
Estás aqui a defender apenas uma posição baseado na premissa que a "realidade" é assim...e essa "realidade" que falas, é claro, aponta para esses 20 exemplos que deram origem ao tópico.
Mas eu pergunto? Porque é que essa realidade está mais certa que outras?
Essa realidade poderá ser a tua, poderá ser a de 99,9999% das pessoas...mas não a faz única e muito menos a correcta. Até porque há outras realidades!
Estás é a mostrar pouca tolerância para com a possibilidade de, dado que outras pessoas têm outras "vidas ou realidades", pode (para elas) fazer sentido um carro completamente oposto.
E pergunto...e então?
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Actualmente para uma familia de média idade e pertencente á classe média, as melhores escolhas estão nos 1.4 turbo a gasolina, pois a diferença de preços em relação aos diesel é aceitável, a diferença de preço de combustíveis é cada vez menor, a manutenção é mais barata, os impostos são menores. Isto no caso de uma familia portuguesa normal que faz menos de 40 000 km ao ano. O problema é que a maior parte destas familias querem um diesel para ganharem estatuto dentro da própria família e mesmo lá no bairro.
As marcas vão sempre apostar mais no que o normal comprador(que pouco percebe de carros) procura.
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A evolução dos Diesel basicamente estagnou. (por motivos mecânicos/físicos já conhecidos)
A ideia de que um carro económico tem que ser um carro diesel é porque falam à toa e não fazem contas a ver em quanto tempo começa a compensar. (Isto sem falar em outros factores)
Em muitos casos o Diesel compensa, é claro, mas são casos em que se fazem bastantes KM's para compensar a diferença de preço do carro com o consumo e preço de combustível (e este está em subida quase que a tocar no preço da gasolina).
Por exemplo temos o Golf com
- Golf VI 2.0I TDI 140cv DPF Highline - 34.656,21€ - 4.9l/100km combinados
- Golf VI 1.4I TSI 160cv Highline DSG7v - 29.563,36€ - 6l/100km combinados
Pois é o TSI tem DSG7v e mesmo assim a diferença é de 5093€
Preço gasolina - 1.490€/l (Não é da mais barata)
Preço gasóleo - 1.394€/l (Não é do mais barato)
Por exemplo imaginemos que se fazem 20.000Km's/ano
20.000Km's no TSI são 1200l - 1788€
no TDI são 980l - 1366€
Sim são 422€ de diferença! Já tamos a poupar!!! Mas estamos mesmo?
Se formos com 20.000Km's/ano que já é um andamento razoável, o TDI começa a compensar
12 anos depois (240.000 KM's).
Agora vejam quantos carros vocês tiveram com 12 anos ou mais nas vossas mãos e façam as contas.
E isto é com o TSI DSG que tem mais 20cv e é bastante mais performante/leve.Editado pela última vez por joaoVTEC; 05 December 2011, 21:40.
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Originalmente Colocado por dci80 Ver PostClaro que o teu é melhor.... Mas o equivalente ao teu é o clio dci de 100cv. o equivalente ao meu é o de 75cv.......
Principalmente, usados com a idade dos vossos (que até é semelhante), quanto custa cada um? Desconfio que a diferença é engraçada...
Já havia dci de 100cvs. há mais de 5 anos?
PS: Para vários posts que por aqui tens feito...já que as contas e a poupança é tão importante, aconselho que vejas o que é custo de oportunidade (pode ser, para simplificar, traduzido numa taxa de juro média) e o que essa poupança na compra nos permite fazer...
Isto apenas para quem preza as contas acima de tudo. Não é o meu caso digo já.
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Originalmente Colocado por dci80 Ver Poste quais são essas sensações? o som do motor? ando de vidros fechados. Fazer muitas rotações? quero lá saber. interessa-me é o andamento, vá a 2000 ou 10000rpm. Queres-me dizer, que por exemplo, um clio II dci de 100cv Vs. Clio 1.4 de 100cv, carros exactamente iguais em tudo excepto motor, não consegues ter as mesmas sensçãoes aos volante. MAs sensações que contem, não o som ou fazer rotações......
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Originalmente Colocado por joaoVTEC Ver PostA evolução dos Diesel basicamente estagnou. (por motivos mecânicos/físicos já conhecidos)
A ideia de que um carro económico tem que ser um carro diesel é porque falam à toa e não fazem contas a ver em quanto tempo começa a compensar. (Isto sem falar em outros factores)
Em muitos casos o Diesel compensa, é claro, mas são casos em que se fazem bastantes KM's para compensar a diferença de preço do carro com o consumo e preço de combustível (e este está em subida quase que a tocar no preço da gasolina).
Por exemplo temos o Golf com
- Golf VI 2.0I TDI 140cv DPF Highline - 34.656,21€ - 4.9l/100km combinados
- Golf VI 1.4I TSI 160cv Highline DSG7v - 29.563,36€ - 6l/100km combinados
Pois é o TSI tem DSG7v e mesmo assim a diferença é de 5093€
Preço gasolina - 1.490€/l (Não é da mais barata)
Preço gasóleo - 1.394€/l (Não é do mais barato)
Por exemplo imaginemos que se fazem 20.000Km's/ano
20.000Km's no TSI são 1200l - 1788€
no TDI são 980l - 1366€
Sim são 422€ de diferença! Já tamos a poupar!!! Mas estamos mesmo?
Se formos com 20.000Km's/ano que já é um andamento razoável, o TDI começa a compensar
12 anos depois (240.000 KM's).
Agora vejam quantos carros vocês tiveram com 12 anos ou mais nas vossas mãos e façam as contas.
E isto é com o TSI DSG que tem mais 20cv e é bastante mais performante/leve.
Cada caso é um caso, mas é necessário fazer as contas.
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