Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Diesel ou gasolina ? - opinião de piloto

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
    Não, não é..

    Boa comparação seria terem a mesma potência, para dissipar a ideia que muitos têm na "fé do binário"
    Se bem percebo os serie 6 40i e 40d têm potências parecidas e binários diferentes.

    Neste teste diz-se que o que tem superior binário é mais disponível. Ou seja para alguma coisa servirá.

    Comentário


      #62
      "Diesel ou gasolina?"

      e o GPL? que discriminação

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por 20v Ver Post
        "Diesel ou gasolina?"

        e o GPL? que discriminação

        Nem tanto ao mar nem tanto à terra.

        Não consegues ter um carro a circular apenas e só a GPL. Se falasses em eléctricos ainda vá que não vá...

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
          Nem tanto ao mar nem tanto à terra.

          Não consegues ter um carro a circular apenas e só a GPL. Se falasses em eléctricos ainda vá que não vá...
          Erhm... Creio ter lido o contrário no tópico do GPL.

          Comentário


            #65
            Isto até tem piada...

            Um tópico eterno, uma discussão sem fim. Argumentos de um lado, explicações do outro...

            3 dias que a batalha vai durar. Até à próxima que pouco tempo irá demorar.

            O que é certo é que os exemplos são cada vez mais objetivos.

            Desta vez até temos 2 modelos iguais, cilindradas idênticas (é, não é?), potências semelhantes, pesos parecidos e ambos turbinados.

            E discute-se, discute-se, mas o tempo que se perde a analisar a situação é completamente desproporcional à diferença de andamento de ambos!

            Desenganem-se... Se têm a mesma potência, vão ter andamentos semelhantes. O resto são diferenças que não justificam levar a discussão para o nível estratosférico... Mas... Lá vamos nós!

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post

              Não consegues ter um carro a circular apenas e só a GPL.
              Errado...

              Comentário


                #67
                Vamos la ver isto:

                640i 0-100km/h/0-1000m - 5.4/24.8
                640d 0-100km/h/0-1000m- 5.6/25.1
                vel.max limitados a 250km/h


                Fe no binario e tal, mas que interessa se o Diesel é mais lento? Custa a entender como ainda nao se percebeu que um Diesel nao é um tipo de motor performante, é um tipo de motor poupado, mas na generalidade, todos os Diesel sao invariavelmente mais lentos que um otto equivalente, exemplo deste caso.

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por DIG Ver Post
                  Erhm... Creio ter lido o contrário no tópico do GPL.
                  Originalmente Colocado por Botabaixo Ver Post
                  Errado...
                  Admito que desconhecia.

                  Ainda assim não creio que faça sentido falar em GPL neste tópico...


                  ...para já, falta vir o argumento da economia.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                    Vamos la ver isto:

                    640i 0-100km/h/0-1000m - 5.4/24.8
                    640d 0-100km/h/0-1000m- 5.6/25.1
                    vel.max limitados a 250km/h


                    Fe no binario e tal, mas que interessa se o Diesel é mais lento? Custa a entender como ainda nao se percebeu que um Diesel nao é um tipo de motor performante, é um tipo de motor poupado, mas na generalidade, todos os Diesel sao invariavelmente mais lentos que um otto equivalente, exemplo deste caso.
                    Se o peso e a potência forem iguais, o andamento será igual ( diferenças desprezáveis, bem inferiores ao caso que referiste).
                    Nesse caso aposto que o 640d é mais pesado ;)

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                      Vamos la ver isto:

                      640i 0-100km/h/0-1000m - 5.4/24.8
                      640d 0-100km/h/0-1000m- 5.6/25.1
                      vel.max limitados a 250km/h


                      Fe no binario e tal, mas que interessa se o Diesel é mais lento? Custa a entender como ainda nao se percebeu que um Diesel nao é um tipo de motor performante, é um tipo de motor poupado, mas na generalidade, todos os Diesel sao invariavelmente mais lentos que um otto equivalente, exemplo deste caso.
                      A diferença de 0.2s e 0.3s nessas medições é mesquinha.

                      São ambos performantes, andam bem e acima de tudo são veículos que (ainda) não consigo adquirir.

                      Comentário


                        #71
                        Se a maioria dos portugueses tem metido na veia que tudo o que é diesel é que é bom e se o piloto deste teste é português então...

                        Anyway eu gosto da suavidade dos gasolinas em cidade, não tem solvancos, não tem vibrações e dá para estar nos semáforos a ouvir os pombos a borrar-nos o carro.
                        Por outro lado gosto de sentir ali aquela força a puxar-me a mim e a tudo o resto que vai na carcaça.

                        A indecisão premanecerá até que façam motores a gasolina com consumos iguais aos diesel, ie, para as mesmas condições eles consumirem o mesmo. (Not gonna happen)

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por TommyPT Ver Post
                          Se a maioria dos portugueses tem metido na veia que tudo o que é diesel é que é bom e se o piloto deste teste é português então...

                          Anyway eu gosto da suavidade dos gasolinas em cidade, não tem solvancos, não tem vibrações e dá para estar nos semáforos a ouvir os pombos a borrar-nos o carro.
                          Por outro lado gosto de sentir ali aquela força a puxar-me a mim e a tudo o resto que vai na carcaça.

                          A indecisão premanecerá até que façam motores a gasolina com consumos iguais aos diesel, ie, para as mesmas condições eles consumirem o mesmo. (Not gonna happen)
                          A parte da suavidade, depende do diesel que conduzires.

                          Mas sim, tudo o resto, vibrações, suavidade de funcionamento e resposta considero melhor num otto.

                          Comentário


                            #73
                            Mas o homem disse que o diesel era mais rápido?
                            Segundo li, disse que o diesel era mais disponível. Pq? Turbo.

                            Uma coisa que acho que escapa a estas discussões é considerar-se os diesel lentos em comparação com os congéneres a gasolina. Levam quase sempre na pá, e exemplo disso é o video do GTI e GTD. Se usassem a mesma pressão de sobrealimentação, maior seria essa diferença pois, de certeza, o GTI teria muito mais potência e provavelmente mais binário que o GTD.
                            Agora, apesar disto, vamos dizer que o GTD é um carro lento? Hell no, com vantagem de ser mais poupado nas bombas. Não há almoços grátis. Tanto de um lado como do outro.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por senhorpedro Ver Post
                              Mas o homem disse que o diesel era mais rápido?
                              Segundo li, disse que o diesel era mais disponível. Pq? Turbo.

                              Uma coisa que acho que escapa a estas discussões é considerar-se os diesel lentos em comparação com os congéneres a gasolina. Levam quase sempre na pá, e exemplo disso é o video do GTI e GTD. Se usassem a mesma pressão de sobrealimentação, maior seria essa diferença pois, de certeza, o GTI teria muito mais potência e provavelmente mais binário que o GTD.
                              Agora, apesar disto, vamos dizer que o GTD é um carro lento? Hell no, com vantagem de ser mais poupado nas bombas. Não há almoços grátis. Tanto de um lado como do outro.
                              Turbo ? então não são os 2 turbos ?

                              Levam na pá ? não é nada disso que está em causa.

                              As performances são muito parecidas neste caso, só que um piloto, talvez o com maior curriculo português curiosamente acaba por preferir o carro a diesel.

                              A maior disponibilidade e facilidade de conduzir é a justificação, o que me leva a pensar que o superior binário é relevante ao contrário do que muitas vezes se diz.

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por TommyPT Ver Post
                                Se a maioria dos portugueses tem metido na veia que tudo o que é diesel é que é bom e se o piloto deste teste é português então...

                                Anyway eu gosto da suavidade dos gasolinas em cidade, não tem solvancos, não tem vibrações e dá para estar nos semáforos a ouvir os pombos a borrar-nos o carro.
                                Por outro lado gosto de sentir ali aquela força a puxar-me a mim e a tudo o resto que vai na carcaça.

                                A indecisão premanecerá até que façam motores a gasolina com consumos iguais aos diesel, ie, para as mesmas condições eles consumirem o mesmo. (Not gonna happen
                                )
                                Eu também gosto mais de carros a gasolina, mas o tópico não é sobre as nossas preferências, é sobre quais são de facto as diferenças de carácter entre carros movidos aos 2 combustiveis.

                                A novidade deste teste é que a disponibilidade normalmente associada a uma faixa de rpms maior (eu nunca concordei com isto) parece estar do lado do diesel.

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                  Turbo ? então não são os 2 turbos ?

                                  Levam na pá ? não é nada disso que está em causa.

                                  As performances são muito parecidas neste caso, só que um piloto, talvez o com maior curriculo português curiosamente acaba por preferir o carro a diesel.

                                  A maior disponibilidade e facilidade de conduzir é a justificação, o que me leva a pensar que o superior binário é relevante ao contrário do que muitas vezes se diz.
                                  Se isso for ter barriga e nunca ter feito nada de jeito apesar de ter umas mãozinhas cheias de dinheiro por trás a injectar dinheiro... O Homem nunca conseguiu correr na F1...

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                    Se isso for ter barriga e nunca ter feito nada de jeito apesar de ter umas mãozinhas cheias de dinheiro por trás a injectar dinheiro... O Homem nunca conseguiu correr na F1...
                                    Ele esteve na F1, na Coloni. Ou querias dizer que ele nunca se qualificou para nenhuma corrida?

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por Zar Ver Post
                                      Ele esteve na F1, na Coloni. Ou querias dizer que ele nunca se qualificou para nenhuma corrida?
                                      Sim, como disse, nunca correu! Andou lá a brincar e a gastar dinheiro.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                        Turbo ? então não são os 2 turbos ?

                                        Levam na pá ? não é nada disso que está em causa.

                                        As performances são muito parecidas neste caso, só que um piloto, talvez o com maior curriculo português curiosamente acaba por preferir o carro a diesel.

                                        A maior disponibilidade e facilidade de conduzir é a justificação, o que me leva a pensar que o superior binário é relevante ao contrário do que muitas vezes se diz.
                                        Quantos turbos tem um e quantos turbos tem o outro? Já nem falo em pressões de sobrealimentação.
                                        O GTD não leva na pá do GTI?

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por senhorpedro Ver Post
                                          Quantos turbos tem um e quantos turbos tem o outro? Já nem falo em pressões de sobrealimentação.
                                          O GTD não leva na pá do GTI?
                                          Não está em causa quantos turbos tem, até podia ter 5 ou 6. O que interessa é o resultado final.

                                          EDIT: Também não fazia sentido criticar o otto por fazer mais rotação

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por senhorpedro Ver Post
                                            Quantos turbos tem um e quantos turbos tem o outro? Já nem falo em pressões de sobrealimentação.
                                            O GTD não leva na pá do GTI?
                                            Eu não sei, mas não são ambos bi-turbo?

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                              Obrigado !

                                              Não esclareci bem uma coisa.

                                              Mais do que ser um esgrimir de argumentos do tipo otto vs diesel, tema que já está estafadíssimo e em que as mesmas pessoas (leia-se os anti-diesel) contiuam a utilizar os mesmos argumentos há 10 anos, como se estivesse tudo na mesma, gostava que a discussão se centrasse na questão da disponibilidade e do binário vs rotações.

                                              É que o ex-piloto de F1 Pedro Mato Chaves refere que o motor a diesel tem maior binário e disponibilidade, tornando-se mais agradável e fácil de conduzir.

                                              É ele que não percebe nada e tem a "fé no binário" e o pessoal aqui do fórum é que sabe (o binário não interessa nada) ? ou há outra explicação ?
                                              Sobre o tópico propriamente dito, sou só eu que acho que é um pouco ridículo estar-se a comentar metade de um scan desfocado de uma revista?
                                              v7, põe lá a imagem completa para a gente ver o que é que o homem disse mesmo.

                                              Seja como for, e se bem entendi, acho que querias uma discussão mais centrada nas questões técnicas de binário/rotação/disponibilidade, certo?
                                              Parece-me que o post o Cagi acima já esclarece bem a questão. No entanto, aqui ficam mais umas notas:

                                              - O binário de um motor é a "força" que ele consegue produzir. Nós estamos habituados a pensar em força de uma forma linear: quando empurramos um objecto numa determinada direção ele vai mover-se ao longo de uma linha recta. O binário é o equivalente do conceito de força, mas aplicado a movimentos de rotação.
                                              - Aquilo que eu entendo como "disponibilidade" não é mais do que a "reserva de aceleração" ou seja, a capacidade que um carro tem de acelerar usando pouco curso do acelerador. Para além do binário do motor, existe uma componente importante disto que é a gestão electrónica do pedal do acelerador.
                                              - O que faz um carro acelerar é o binário na roda. Isto obviamente depende não só do binário do motor, mas também das relações da caixa, diferencial, etc.
                                              - A aceleração não depende só da capacidade do motor, mas depende muito do "peso" do carro. Este "peso" tem duas componentes importantes: a massa do carro (medida em kg), e a inércia de todo o conjunto motriz (volante motor, caixa de velocidades, eixo de transmissão, diferencial, rodas, etc).

                                              Assim sendo, um motor a gasóleo que tipicamente gera mais binário que um motor a gasolina equivalente não terá necessáriamente mais disponibilidade. Depende de tudo o resto.
                                              Editado pela última vez por Zar; 19 January 2012, 09:50.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
                                                Não está em causa quantos turbos tem, até podia ter 5 ou 6. O que interessa é o resultado final.

                                                EDIT: Também não fazia sentido criticar o otto por fazer mais rotação
                                                Mas uma coisa é consequência da outra. Se tem mais um turbo, é lógico que a disponibilidade do carro é outra. E se fosse o 50i? Será que a opinião seria a mesma? É que tb já é biturbo...

                                                Isto não invalida, no caso do 640d, que este seja uma grande máquina e que, de uma forma geral, não haja carros a diesel bem capazes. Mas... cada macaco no seu galho.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                  Eu não sei, mas não são ambos bi-turbo?
                                                  Estive a ver as specs de um e outro e o 40d é biturbo enquanto que o 40i é turbo

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                    Turbo ? então não são os 2 turbos ?

                                                    Levam na pá ? não é nada disso que está em causa.

                                                    As performances são muito parecidas neste caso, só que um piloto, talvez o com maior curriculo português curiosamente acaba por preferir o carro a diesel.

                                                    A maior disponibilidade e facilidade de conduzir é a justificação, o que me leva a pensar que o superior binário é relevante ao contrário do que muitas vezes se diz.
                                                    Acabaste por não responder às questões...não directamente. Mas indirectamente aqui já dizes o que queria saber...

                                                    1º - Mesmo com muito mais binário, tal como o Drifter disse, as performances são muito semelhantes...e até o piloto que tanto defendes diz que o carro a gasolina chega primeiro - fé no binário foi-se

                                                    2º - Se a maior disponibilidade pode e é interessante num carro...ter a mesma num curto intervalo de rpms e com efeito de ejaculação precoce deita tudo por terra. Podes argumentar que para muita gente, os motores só existem das 1000 às 3000 e que aí o 640d é superior - mesmo em potência...

                                                    E é! Só que nem toda a gente é muita gente

                                                    3º - Facilidade de conduzir é apanhar um táxi. Ou ter um carro automático...não só na caixa, mas um carro que conduza por nós próprios - o que já quase que acontece. Mas aí sim, a visão do anúncio da Renault Eléctricos com os electrodomésticos será realidade...e poderemos todos ir felizes e contentes (ou não) à Wortem comprar o nosso carr...perdão, electrodoméstico Moulinex

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                                                      Responde então às questões que aqui deixei logo. É que as conclusões que tu tiras, para mim tiro para o outro combustível.

                                                      Então a fé no binário, e na 3ª coluna afinal nem se confirma nada disso.

                                                      Mas sim, o que gostaria de centrar a conversa é em algo que acabamos por nunca falar nestas discussões e que eu tento sempre trazer para a mesa - a agradabilidade e prazer de condução -> não confundir com facilidade, facilidade até será um electrico...ou melhor, como sempre digo, o autocarro da Carris.

                                                      Eu por mim não quero facilidade de condução. Quero o que disse acima no outro post.
                                                      A agradabilidade de condução, com ou sem facilidade, é possível tanto com gasolina, como com gasóleo...não é é possível com qualquer motor. Não me venham dizer que um normal 1.2, 1.4 a gasolina, só por ser a gasolina e fazer 6500 rpms, dá pica...e um diesel 1.6 não (isto não é para ti Nightlord). Entretanto podemos olhar para a temática do gozo sob vários prismas, como por exemplo: em pista, do gozo em estradas sinuosas e do gozo e cidade ou em andamento tipo AE...

                                                      O que eu estou bem inclinado a concordar é que mais facilmente tenho gozo com motores mais pequenos e menos potentes a gasolina do que com motores equivalentes a diesel. Depois cada um de nós tem as suas expectativas ajustadas de acordo com o que lê, ouve e acima de tudo de acordo com o que já conduziu.

                                                      Neste sentido eu entendo que motor diesel do tipo deste do 640d possa dar prazer de condução sob todos os prismas que já referi atrás...sendo que em estradas sinuosas, o que grande óbice é o próprio modelo Série 6 (tamanho e peso) e não tanto o combustível ou até a caixa. Por outro lado, também sou levado a crer, que a maximização do gozo, virá de um carro a gasolina...mas mesmo aqui sou dos que diz que virá de um gasolina NA e menos de um gasolina com turbo compressor...!

                                                      Até acho que um motor com compressor ao invés de turbo compressor, consegue estar mais próximo do que me oferece um motor NA. Seja como for, também não é qualquer NA que é superior a um Turbo ou vice-versa, para o que valorizo.

                                                      Ora, pelo disposto acima, é claro que não havendo carros a diesel com motores NA (os que existem não fazem qualquer sentido para o teor desta discussão), também ficará claro que à partida, para mim, o motor a diesel parte em desvantagem face um motor a gasolina NA, com compressor e mesmo se for turbo compressor. Poderá parecer uma contradição porque atrás referi que com o diesel também creio que se pode ter bastante gozo.

                                                      Neste caso concreto entre 640i e 640d, temos para mim mais algumas considerações: O motor D é do melhor que se faz, ao passo que a versão i, sendo interessante, está longe de ser um motor "do melhor que se faz"; mais, o peso total do carro também acaba por ser importante e quanto mais pesado, mais a versão diesel poderá sair beneficiada no que toca à "preferência final" se tivéssemos que escolher um. Mas podemos pegar também observar casos em que o motor diesel é menos interessante ou do ponto de vista do carácter e/ou do ponto de vista da tecnologia, do que o motor a gasolina, e nesses cenários, a escolha final torna-se muito mais óbvia.
                                                      (Alfa 166 2.4 GTD inline 5 185cvs 4000 rpms/385nms 2000 rpms - 1540 kilos vs Alfa 166 2.5 V6 188cvs 6300 rpms/221nms 5000 rpms - 1490 kilos - existe uma versão anterior deste V6, ligeiramente mais potente).

                                                      Última nota...o SOM...para mim é demasiado importante para não entrar na equação.

                                                      Resumindo, eu que valorizo sobremaneira o SOM, a forma como o motor se exprime (Entrega, Carácter, Tacteabilidade ao acelerador, Resposta ao acelerador), sou levado, à partida, a gostar mais de um motor a gasolina mas reconheço que actualmente já existem muitos motores a diesel que me podem dar bastante do que valorizo num motor.
                                                      Editado pela última vez por DonJuanZ; 19 January 2012, 10:33.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Bom post. Podias é ter dividido melhor...é texto muito compacto

                                                        Originalmente Colocado por DonJuanZ Ver Post
                                                        A agradabilidade de condução, com ou sem facilidade, é possível tanto com gasolina, como com gasóleo...não é é possível com qualquer motor. Não me venham dizer que um normal 1.2, 1.4 a gasolina, só por ser a gasolina e fazer 6500 rpms, dá pica...e um diesel 1.6 não (isto não é para ti Nightlord).
                                                        Sem dúvida. E já por aqui destaquei que é preciso compararmos coisas comparáveis. Quando digo que não dão a mesma agradabilidade é um otto vs. um diesel equivalente - 1.2 a gasolina (os que há mais no segmento B) vs. um 1.3cdti por exemplo.

                                                        Claro que, e aqui reside o que julgo é a grande falácia das experiências de muita gente, passar de um otto 1.2 ou 1.4 modesto para um 1.9 TDI...é um mundo de diferenças, como é óbvio! O problema é que temos de comparar o tal 1.9TDI com um qualquer 1.9 ou 2.0 turbo da época...um EVO, por exemplo

                                                        Entretanto podemos olhar para a temática do gozo sob vários prismas, como por exemplo: em pista, do gozo em estradas sinuosas e do gozo e cidade ou em andamento tipo AE... O que eu estou bem inclinado a concordar é que mais facilmente tenho gozo com motores mais pequenos e menos potentes a gasolina do que com motores equivalentes a diesel. Depois cada um de nós tem as suas expectativas ajustadas de acordo com o que lê, ouve e acima de tudo de acordo com o que já conduziu. Neste sentido eu entendo que motor diesel do tipo deste do 640d possa dar prazer de condução sob todos os prismas que já referi atrás...sendo que em estradas sinuosas, o que grande óbice é o próprio modelo Série 6 (tamanho e peso) e não tanto o combustível ou até a caixa.
                                                        Temática interessante e que aqui não foi abordada, talvez pela força em querer uniformizar e generalizar tudo e todos! É que o que cada um vê e sente, depende também muito dos percursos que faz...eu noto isso muito já que tenho um carro que pdoe ser interessante nuns capitulos, e um desastre noutros...e uso-o para todos, por isso não há melhor para falar

                                                        O que noto é que um diesel, particularmente os já grandinhos - falo dos 2.0 para cima - pela própria forma de trabalhar do motor diesel, consumos, etc. e tal - são muito melhores para cruising em AE. Mantém melhor velocidades altas, com um consumo reduzido, e melhores recuperações já que as rpms mais usadas são as médias e reduzir em AE não faz muito sentido em muita situação.

                                                        Já fora desse ambiente Lisboa-Algarve ou Lisboa-Porto a coisa deixa de ser assim. A subida e descida de rpms, o funcionamento do motor, o matraquear nos sinais, até os próprios consumos...esbatem-se mais. Numa estrada sinuosa e para condução de faca nos dentes então são bem piores...a começar pelo facto que representam mais peso à frente.

                                                        Se um 640d não é um bom carro? Sem dúvida. E anda mais do que quase tudo...e estou em crer pelo que o JGTB já me tinha dito há uns tempos, que é de facto do outro mundo e uma mostra que o diesel bem "trabalhado" tem coisas interessantes. O 23d é outro exemplo - curiosamente do mesmo fabricante de motores O problema é que para mim tudo é comparável, isto se hipoteticamente estiver comprador de um carro destes...será que o 40i não me ia levar mais depressa? Já para nem falar que se meter o 50i, sendo um V8...nem há discussão.

                                                        É para mim? É! Não estou a dizer que as outras pessoas escolheriam x ou y. Há poucos anos podia ter ficado com um A4 1.9TDI pelo valor do MX5...era só troca por troca e sabia bem a proveniência do A4 - aliás, fui eu que o vendi. Preferi o MX5! Se me arrependo...às vezes sim, claro. A gasolina está cara e custa a todos. O conforto é outro, o tamanho também, etc. e tal.

                                                        Mas no global mantenho. Aliás agora o que gostaria de ter é algo que me una os 2 mundos. Bom carro a gasolina, tracção atrás, maior e mais confortável/utilizável. O IS200 que aqui foi aberto um DB foi muito considerado. Ou talvez um Série 3 Coupé 325i

                                                        Por outro lado, também sou levado a crer, que a maximização do gozo, virá de um carro a gasolina...mas mesmo aqui sou dos que diz que virá de um gasolina NA e menos de um gasolina com turbo compressor...! Até acho que um motor com compressor ao invés de turbo compressor, consegue estar mais próximo do que me oferece um motor NA. Seja como for, também não é qualquer NA que é superior a um Turbo ou vice-versa, para o que valorizo. Ora, pelo disposto acima, é claro que não havendo carros a diesel com motores NA (os que existem não fazem qualquer sentido para o teor desta discussão), também ficará claro que à partida, para mim, o motor a diesel parte em desvantagem face um motor a gasolina NA, com compressor e mesmo se for turbo compressor. Poderá parecer uma contradição porque atrás referi que com o diesel também creio que se pode ter bastante gozo. Neste caso concreto entre 640i e 640d, temos para mim mais algumas considerações: O motor D é do melhor que se faz, ao passo que a versão i, sendo interessante, está longe de ser um motor "do melhor que se faz"; mais, o peso total do carro também acaba por ser importante e quanto mais pesado, mais a versão diesel poderá sair beneficiada no que toca à "preferência final" se tivéssemos que escolher um. Mas podemos pegar também observar casos em que o motor diesel é menos interessante ou do ponto de vista do carácter e/ou do ponto de vista da tecnologia, do que o motor a gasolina, e nesses cenários, a escolha final torna-se muito mais óbvia. (Alfa 166 2.4 GTD inline 5 185cvs 4000 rpms/385nms 2000 rpms - 1540 kilos vs Alfa 166 2.5 V6 188cvs 6300 rpms/221nms 5000 rpms - 1490 kilos - existe uma versão anterior deste V6, ligeiramente mais potente). Última nota...o SOM...para mim é demasiado importante para não entrar na equação. Resumindo, eu que valorizo sobremaneira o SOM, a forma como o motor se exprime (Entrega, Carácter, Tacteabilidade ao acelerador, Resposta ao acelerador), sou levado, à partida, a gostar mais de um motor a gasolina mas reconheço que actualmente já existem muitos motores a diesel que me podem dar bastante do que valorizo num motor.
                                                        Aqui só tenho de fazer minhas as tuas palavras. Perfeito!

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Já agora, para análises um pouco mais técnicas teríamos que ter gráficos de potência e binário, incluindo as ditas à roda e também necessitávamos de relações de caixa, diferencial final e medida dos pneus.

                                                          Com isto podíamos criar um gráfico em que se poderia saber a potência disponível para cada mudança, num dado intervalo de rpms.
                                                          Certamente que iríamos concluir que o carro mais rápido em pista seria o que teria mais potência disponível nas mudanças e rpms usadas no dito circuito, considerando que os carros pesam a mesma coisa Naõ pesando a mesma coisa, confesso que não sei bem se poderia ser aplicado um factor de correcção de acordo com as diferenças de peso...e nem saberia como o fazer.Seja como for, para pesos idênticos, não seria o binário o factor de avaliação (este seria importante para gerar potência mas por si só não um indicativo de vantagem ou desvantagem).
                                                          Editado pela última vez por DonJuanZ; 19 January 2012, 10:44.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                                                            Bom post. Podias é ter dividido melhor...é texto muito compacto
                                                            Eu tinha dividido...por algum motivo a formatação correu mal...já editei novamente. Vou agora ler o teu.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                                                              Mas no global mantenho. Aliás agora o que gostaria de ter é algo que me una os 2 mundos. Bom carro a gasolina, tracção atrás, maior e mais confortável/utilizável. O IS200 que aqui foi aberto um DB foi muito considerado. Ou talvez um Série 3 Coupé 325i
                                                              Um IS 300 SportCross com LSD (pena a caixa auto) era um dos carros que gostava de ter.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X