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Diesel ou gasolina ? - opinião de piloto

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    #31
    Originalmente Colocado por v7 Ver Post
    Opinião interessante !

    Tu que já andaste nos 2 o que é que achaste de cada ?

    Eu não queria nada que isto descambasse para as rivalidades do costume ..
    Andei pouco no 640d, mas achei precisamente o que escrevi acima. O 40i sabe a pouco e o 40d é brutal na forma como tem sempre a potência disponível.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
      Interessante a opinião de um piloto de automóveis sobre este tema, nomeadamente comparando o 640i com o 640d.

      A noção dele de maior binário e disponibilidade é diferente da que os "especialistas" aqui do fórum costumam manifestar.

      Acaba mesmo por preferir o diesel


      [ATTACH]104839[/ATTACH]


      P.S.: Alguém me pode por a imagem visivel s.f.f. ?
      Pedro Matos Chaves !!!!???? Pensei que tinhas falado em piloto.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por v7 Ver Post
        Opinião interessante !

        Tu que já andaste nos 2 o que é que achaste de cada ?

        Eu não queria nada que isto descambasse para as rivalidades do costume ..
        Mentir fica-te mal Da mesma forma abrir tópicos, queixar-te que não há respostas válidas, e quando as dão e fazem perguntas...nicles

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
          Mentir fica-te mal Da mesma forma abrir tópicos, queixar-te que não há respostas válidas, e quando as dão e fazem perguntas...nicles
          Hhhhmmmmm...
          Faz-me lembrar um político qualquer...
          Sócrates?
          Cavaco?
          Louçã?
          Não estou a ver... alguém tem ideia?

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por vso Ver Post
            Parece que te falta algum conhecimento teorico. Mais binario não significa mais velocidade de ponta, senão os camioes davam 200.

            Não me parece que ninguem afirmou que por os diesel terem mais binario iam ter melhores tempos 0-100.

            E depois vens dizer que os diesel parecem tratores ( um 640d??), só pode ser para arranjar discussões desnecessárias.

            Por mim fico-me por aqui, já desperdicei muito tempo sobre esta guerrinha.
            Penso que te falta conhecimento sobre figuras de estilo, nomeadamente a Ironia.

            Como eu disse no post que citas - "Então...mas afinal o binário não era o todo poderoso que ditava a lei? " -> já que é o que leio aqui no AHO, nomeadamente pelo criador do tópico em questão...seria para percebermos a dissonância entre vários tópicos...

            Não te parece que ninguém afirmou? Se calhar porque não costumas ler os vastos e muitos tópicos sobre esta guerra (que tem anos e anos) a argumentar que com o maior binário andam mais do que os seus congéneres a gasolina.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
              Mentir fica-te mal Da mesma forma abrir tópicos, queixar-te que não há respostas válidas, e quando as dão e fazem perguntas...nicles
              Que perguntas ?

              Eu não espero obviamente que alguém tenha uma "resposta única e universalmente aceite", mas comentários do género "mais do mesmo" dispenso.

              Até porque sinceramente a minha ideia era abordar a questão de um ponto de vista mais técnico, que o mero "gosto disto, gosto daquilo"

              Comentário


                #37
                No 1º post meu aqui, escrevi...comentando a passagem onde o Pedro Matos Chaves fala que um e outro têm as mesmas performances na pista - chegam à curva x ao mesmo tempo:
                Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                Então...mas afinal o binário não era o todo poderoso que ditava a lei? Afinal o motor com mais binário máximo, e até mais binário ao longo de uma certa faixa de rpms utilizadas, anda tanto como o outro. A teoria não se confirma na prática? Será?
                E depois...e aqui é o ponto onde considero que podemos discutir mais o tema:

                "no carro a gasolina temos de estar mais atentos às rotações e aos regimes em que queremos ter maior potência disponível"

                Finalmente alguém que compreende o que digo que os motores otto são mais lineares na sua entrega de potência. Mais cremosos, se assim quiserem adjectivar, não parecendo tractores. Como eu gosto é precisamente de estar atento ao motor, conduzir conforme o regime e o que quero do carro, utilizar a caixa e etc. e tal...faz sentido precisamente querer isso que o Pedro Matos Chaves diz
                Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                Até porque sinceramente a minha ideia era abordar a questão de um ponto de vista mais técnico, que o mero "gosto disto, gosto daquilo"
                Ok. Sendo assim, este tópico não é para mim Gosto das sensações...e lá está, daquilo que o Nuno156 resumiu - a diferença entre ser conduzido e conduzir.

                Não estou a dizer que o 640d é mau, nem que não anda que se farta, ou que não é a escolha mais racional, ou que a maioria das pessoas não prefere aquele que é mais fácil.

                Simplesmente estou a dizer que:

                1 - Não se pode mentir dizendo que só porque tem mais binário vai andar mais depressa do que o outro...e é o piloto aqui que o afirma, comparando com o 640i.

                Isto porque conduzimos "em tempo", logo as vezes em que esse binário é produzido, aka. rpms, são importantes - fazem a tal diferença na potência

                2 - Cada um, para ser sincero, só pode falar do que gosta ou não gosta. Da sua perspectiva e da sua experiência. Como tal, vou sempre argumentar e defender a linearidade de um motor a gasolina. E nem estou a ir para coisas, que estafadas mas verdadeiras são, a do som, vibrações, etc. e tal.

                Claro que adorava ter o 640d. Se comprasse, iria optar pelo i ou d? Não sei...não é algo que me debruce agora

                Estou a falar em termos teóricos e generalistas para qualquer motor...equivalente, é claro.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                  Eu não queria nada que isto descambasse para as rivalidades do costume ..
                  Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                  Logo tu.
                  Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                  Mentir fica-te mal Da mesma forma abrir tópicos, queixar-te...
                  Quideia, realmente!

                  Comentário


                    #39
                    E dura e dura e dura... lá saiu uma actualização do 6 cilindros diesel mais potente do mercado e vai-se logo tentar arranjar uma comparação para valorizar a coisa... e nem sequer é com o 6 cilindros a gasolina mais potente da marca que esse já anda nos 340cv... e só até sair o M3.

                    Um motor a gasóleo nunca será comparável com um motor a gasolina com o msm número de cilindros. Neste momento as diferenças são superiores a 100cv .. e nem vale a pena olhar para performances.

                    Eu guio diesel todos os dias mas n é por isso que tenho palas nos olhos...

                    Comentário


                      #40
                      No fim de contas e com o aperfeiçoamento que tem havido nos diesel acaba por ser cada vez mais uma preferência entre atmosférico e sobrealimentado.

                      Comentário


                        #41
                        Qual é mesmo o objectivo de abrir constantemente tópicos deste género?

                        Comentário


                          #42
                          Acho piada entrarem em discussões que à priori já todos sabemos que não chegam a nada.

                          O binário é apenas a força que o motor produz e que esse valor apenas por si não indica nada porque temos uma coisa que se chama rotação e caixa de velocidades.

                          Num motor a gasolina a potencia máxima depende muito da rotação, num diesel depende mais do binário.
                          Em motores turbo o que acontece é que em ambos precisamos de menos rotação para atingir a mesma potencia final.

                          Depois estamos a comparar um diesel biturbo com um motor a gasolina turbo, se o diesel já tem mais facilidade em atingir binários altos, com dois turbos ainda mais se vai destacar.

                          No dia a dia a condução é bastante diferente de uma condução desportiva, basta ver que no dia a dia as situações aparecem de forma menos previsível e como normalmente se conduz em rotações moderadas os motores que tenham mais potencia final nessas mesmas rotações acabam por ganhar vantagem. Numa condução desportiva vamos mais atentos e pensamos com mais antecedência o que vamos fazer e nessas situações o raciocínio é levar a rotação para um nível mais otimizado e mais alto nessas situações os motores a gasolina têm vantagem porque têm a potencia mais otimizada e mudanças mais curtas.

                          Por um lado o som e a rotação de um a gasolina normalmente o destacam e acabam por dar mais prazer que esses mesmos fatores num diesel, mas o diesel tem o binário a dar sensação de força.

                          Eu prefiro o estilo a gasolina atmosférico porque dá-me mais gozo ouvir a rotação e o som do motor a pedir ainda mais rotação, enquanto num diesel turbo (diesel sem turbo não produzem potencia máxima em condições) nunca temos uma subida de rotação rápida durante tanto tempo.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por 20v Ver Post
                            Qual é mesmo o objectivo de abrir constantemente tópicos deste género?


                            Que tamanho preferes?

                            Comentário


                              #44
                              Grande por favor

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por 20v Ver Post
                                Grande por favor
                                Ok, sai uma grande

                                Comentário


                                  #46
                                  Vocês com as histórias das pipocas deixaram-me com vontade de comer. Lá vou ter de tratar disso logo.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Cagi Ver Post
                                    Acho piada entrarem em discussões que à priori já todos sabemos que não chegam a nada.

                                    O binário é apenas a força que o motor produz e que esse valor apenas por si não indica nada porque temos uma coisa que se chama rotação e caixa de velocidades.

                                    Num motor a gasolina a potencia máxima depende muito da rotação, num diesel depende mais do binário.
                                    Em motores turbo o que acontece é que em ambos precisamos de menos rotação para atingir a mesma potencia final.
                                    what?

                                    Potência = Binário x rpm.

                                    É isto que interessa, e apenas e só onde interessa....nas rodas.

                                    A segunda coisa que interessa é a potência ao motor...e mesmo essa engana, pois a sua tradução em acelerações depende da caixa.

                                    Um motor diesel pode ter mais binário ao motor do que um otto comparável, mas depois tem menor potência à roda fruto da caixa com relações superiores ( um tem de dar 200km/h com 4000rpm...o outro com 6000rpm).

                                    Diesel ou Otto, no geral o que interessa é que ande.

                                    No fim , para mim resume-se a isto:

                                    voar baixinho sem esforço e sem assustar os passageiros: diesel.
                                    conduzir "à homem com faca nos dentes": otto.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Tópico non-sense no aspecto em que quem for defender um dos lados não tem uma opinião minimamente válida, visto que nenhum de nós é piloto. How nice.

                                      Corridas de sofá todos fazemos e eu até dou uns toques com o 120d no GT4.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por ElrOnD Ver Post

                                        Potência = Binário x rpm.

                                        .
                                        Muito basicamente é isso, sim.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                                          O GTD entrega-se cedo de mais e "morre na praia" o GTi vai acelerando progressivamente e é como ele diz, a partir da 4ª o GTi é claramente mais rápido.

                                          O GTi é bem mais potente, certo?
                                          Foi só para responder à questão do binário... O GTI tem apenas 270Nm contra 350Nm do GTD, mesmo fazendo uma condução muito mais "empenhada" neste caso concreto o GTD não consegue acompanhar o GTI (nem à saída das curvas).

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Botabaixo Ver Post
                                            Foi só para responder à questão do binário... O GTI tem apenas 270Nm contra 350Nm do GTD, mesmo fazendo uma condução muito mais "empenhada" neste caso concreto o GTD não consegue acompanhar o GTI (nem à saída das curvas).

                                            Claro, o GTI tem mais 41cv

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por Botabaixo Ver Post
                                              Foi só para responder à questão do binário... O GTI tem apenas 270Nm contra 350Nm do GTD, mesmo fazendo uma condução muito mais "empenhada" neste caso concreto o GTD não consegue acompanhar o GTI (nem à saída das curvas).
                                              Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
                                              Claro, o GTI tem mais 41cv
                                              Sim, o GTD nem em claro favorecimento consegue acompanhar o GTi.

                                              Numa pista com menos curvas a diferença de tempos era bem maior.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por aalves Ver Post
                                                Vocês com as histórias das pipocas deixaram-me com vontade de comer. Lá vou ter de tratar disso logo.
                                                Somos 2.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Eh pá, desbanam o Motronic que ele está aqui a fazer falta!

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                    Eh pá, desbanam o Motronic que ele está aqui a fazer falta!
                                                    Achas?... na fogueira!!!

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
                                                      Claro, o GTI tem mais 41cv

                                                      Exacto, mas têm a mesma cilindrada e ambos utilizam turbo. É uma boa comparação.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
                                                        Exacto, mas têm a mesma cilindrada e ambos utilizam turbo. É uma boa comparação.
                                                        Não, não é..

                                                        Boa comparação seria terem a mesma potência, para dissipar a ideia que muitos têm na "fé do binário"

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
                                                          Não, não é..

                                                          Boa comparação seria terem a mesma potência, para dissipar a ideia que muitos têm na "fé do binário"
                                                          Sim, mas tornar-se-ia mais justa uma comparação com igual potência ou com igual cilindrada e sobrealimentação?

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                            Eh pá, desbanam o Motronic que ele está aqui a fazer falta!
                                                            Para andar a insultar? E ter uma participação literalmente de caca? Naaa.

                                                            __________________________________________________ _______

                                                            Hoje andam a bater recordes de posts de pipocas.

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                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
                                                              Exacto, mas têm a mesma cilindrada e ambos utilizam turbo. É uma boa comparação.
                                                              E o turbo do GTD certamente gera bem mais pressão.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

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