Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Diesel ou gasolina ? - opinião de piloto

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
    Esqueçam se é diesel ou gasolina, isto é um bocado entre escolher um motor turbo dependente mas muito forte e o outro atmosférico mais rotativo, pronto e linear mas menos brusco.
    Há quem prefira o primeiro tipo outros o segundo.
    Aquele piloto naquela pista onde podia colocar toda a força no chão preferiu diesel mas certamente que em condução desportiva a descer uma serra já não.
    Há situações onde um pode ser favorável e outras onde não é daí que a única conclusão que podemos tirar é que nem um é a 7 maravilha nem outro uma trampa.
    Oitava

    Comentário


      Originalmente Colocado por PSL Ver Post
      Após estas palavras e relembrando-me de uma intervenção tua num tópico ao lado, só tenho uma pergunta para te fazer:

      Paraste em 1998? É que em 2012 tens otto no segmento C com binário mais disponivel do que os diesel, mais rápidos e apenas ligeiramente mais gastadores!
      2 a 3l a mais não é, para mim, ligeiramente mais.

      Se fosse mais 1l do tipo entre 6 e 7l, aí sim poderia considerar algo ligeiro


      Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
      Acho que já vi números de medições para um lado e para o outro. Já aqui neste tópico e tudo.

      Curiosamente é o próprio piloto que estamos aqui a dar muita credibilidade que diz que ambos chegam ao final da recta iguais. Ora se para umas coisas dá jeito dar o exemplo do que o meio artigo (continua cortado!) diz...também faz parte da boa politica dar credibilidade ao restante.

      Os modelos aqui falados são os coupés, correcto? Qual a diferença de peso entre o 640i e o 640d? E em que medida tem influência? Já que tudo o resto é igual...e a performance real é igual segundo o Pedro Matos Chaves...temos de ver o que estará a impedir esse famoso binário de ser mais rápido!

      Eu cá desconfio que é a potência
      No teste dessa revista temos o 640i e 640d que têm, respectivamente, 1735 e 1790kg.

      Aqui a diferença de peso é pouca mas continua a haver uma diferença e continua a haver, em teoria, 7cv de vantagem para o "i".

      Ainda assim o diesel é, pelo menos, tão rápido de que o otto !

      Isto falando no teste desse revista.

      Já nos vídeos feitos pelo AHO não temos o 640d Coupé mas apenas o 640d Cabrio e o 640i Coupé e, neste caso sim, com 200kg a menos e 7cv a menos o diesel consegue ser ligeiramente mais rápido no 0-100km/h e acabar os 1000 metros de arranque aos mesmos 209km/h.

      Uma das justificações que vejo é o diesel debitar, na prática, a mesma ou até mais potência que o irmão a gasolina o que, se levarmos em conta anteriores versões do 35i e 35d, não faz grande sentido visto o 35d 286cv debitar quase sempre essa mesma potência, às vezes até menos, outros um pouco mais, mas nunca mais que 290cv.

      Já o 35i de 306cv (ainda a antiga versão bi-turbo) debitava regularmente 320cv ou mais e raramente abaixo desta fasquia.


      Agora nesta geração o 35/40d de 313cv pode estar particularmente desenvolto e o 35/40i de 320cv mono-turbo pode estar um pouco castrado (?).

      Sinceramente não sei, são apenas suposições minhas.


      Ficam aqui os dados de 640i e 640d, ambos em versões Cabrio e Coupé.

      BMW 640i Coupé ficha técnica, prestaciones, consumos, dimensiones de este coche - km77

      BMW 640d Coupé ficha técnica, prestaciones, consumos, dimensiones de este coche - km77

      BMW 640i Cabrio ficha técnica, prestaciones, consumos, dimensiones de este coche - km77

      BMW 640d Cabrio ficha técnica, prestaciones, consumos, dimensiones de este coche - km77

      Comentário


        Originalmente Colocado por PSL Ver Post
        Dou-te o 1.2 TSI 105 cv. Serve?
        Não serve. Já o testei, exactamente no mesmo carro, no mesmo percurso, e de longe o 1.6tdi.

        Comentário


          Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
          O curioso é que tive um Clio semelhante ao dele...e tinha de puxar bastante pelas mudanças para se despachar. aliás era comum após perder velocidade na A1, ter de meter uma 4ª e esmifrar um pouco (a partir das 4000 nem vale a pena) para recuperar velocidade. O que é normal...num gasolinas aspirado de potência semelhante é igual. São carros modestos. O que sei é que no mesmo Clio II 1.4 com 100cvs. de certeza que acelera melhor...apenas é necessário ter o motor numa rpm mais alta, mas o que importa isso? Elas estão lá para serem usadas.
          O teu devia estar estragado. Só pode. o que descreves não é de todo o que se passa com o meu. Nem em nacionais uso a 4ª, ou muito raramente... E as rotações andam sempre pelas 2000-3000.... e não puxo mudanças.

          Comentário


            Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
            2 a 3l a mais não é, para mim, ligeiramente mais.

            Se fosse mais 1l do tipo entre 6 e 7l, aí sim poderia considerar algo ligeiro




            No teste dessa revista temos o 640i e 640d que têm, respectivamente, 1735 e 1790kg.

            Aqui a diferença de peso é pouca mas continua a haver uma diferença e continua a haver, em teoria, 7cv de vantagem para o "i".

            Ainda assim o diesel é, pelo menos, tão rápido de que o otto !

            Isto falando no teste desse revista.

            Já nos vídeos feitos pelo AHO não temos o 640d Coupé mas apenas o 640d Cabrio e o 640i Coupé e, neste caso sim, com 200kg a menos e 7cv a menos o diesel consegue ser ligeiramente mais rápido no 0-100km/h e acabar os 1000 metros de arranque aos mesmos 209km/h.

            Uma das justificações que vejo é o diesel debitar, na prática, a mesma ou até mais potência que o irmão a gasolina o que, se levarmos em conta anteriores versões do 35i e 35d, não faz grande sentido visto o 35d 286cv debitar quase sempre essa mesma potência, às vezes até menos, outros um pouco mais, mas nunca mais que 290cv.

            Já o 35i de 306cv (ainda a antiga versão bi-turbo) debitava regularmente 320cv ou mais e raramente abaixo desta fasquia.


            Agora nesta geração o 35/40d de 313cv pode estar particularmente desenvolto e o 35/40i de 320cv mono-turbo pode estar um pouco castrado (?).

            Sinceramente não sei, são apenas suposições minhas.


            Ficam aqui os dados de 640i e 640d, ambos em versões Cabrio e Coupé.

            BMW 640i Coupé ficha técnica, prestaciones, consumos, dimensiones de este coche - km77

            BMW 640d Coupé ficha técnica, prestaciones, consumos, dimensiones de este coche - km77

            BMW 640i Cabrio ficha técnica, prestaciones, consumos, dimensiones de este coche - km77

            BMW 640d Cabrio ficha técnica, prestaciones, consumos, dimensiones de este coche - km77
            Eu no scirocco faço medias de 7,5L em AE na casa dos 120-140cv e em estrada nacional faço facilmente médias na casa dos 7L.

            Quanto faz um diesel com cerca de 105cv nas mesmas condições? Perto de 6L não?

            Não é assim uma diferença tão grande!

            Comentário


              Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
              Não serve. Já o testei, exactamente no mesmo carro, no mesmo percurso, e de longe o 1.6tdi.
              Então temos aqui um problema: É que o 1.2 TSI é mais carro em tudo! Pah mas são gostos e quanto a isso nada a fazer!

              Comentário


                Originalmente Colocado por PSL Ver Post
                Então temos aqui um problema: É que o 1.2 TSI é mais carro em tudo! Pah mas são gostos e quanto a isso nada a fazer!
                Tu por acaso já testaste os 2? é que eu já. E claramente vence o 1.6tdi. E tive o cuidado de testar o mesmo modelo, no mesmo sitio.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por PSL Ver Post
                  Eu no scirocco faço medias de 7,5L em AE na casa dos 120-140cv e em estrada nacional faço facilmente médias na casa dos 7L.

                  Quanto faz um diesel com cerca de 105cv nas mesmas condições? Perto de 6L não?

                  Não é assim uma diferença tão grande!
                  O diesel de 105, nessas mesmas condições nem deve chegar aos 5...

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por PSL Ver Post
                    Eu no scirocco faço medias de 7,5L em AE na casa dos 120-140cv e em estrada nacional faço facilmente médias na casa dos 7L.

                    Quanto faz um diesel com cerca de 105cv nas mesmas condições? Perto de 6L não?

                    Não é assim uma diferença tão grande!
                    No meu sim, que nem 6ª tem, mas nestes novos consegues melhor que 6 nesse conjunto muito especifico de AE e as velocidades que falas.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                      O diesel de 105, nessas mesmas condições nem deve chegar aos 5...
                      Era bom, mas 4L ou 4.5L num 1.6 TDI é dificil, e so em condiçoes muito favorareis. Alias, no que testei, no meio citadino a pisar ovos, nao baixou dos 6.7 e fiz um deposito com ele ja que era o carro do meu tio que me emprestou.

                      Agora, um 1.2 TSI deve gastar mais 1.5L maximo, ja o 1.4 TSI de 160cv é diferente, mas tambem anda bem mais que o 1.6 TDI, alias ate o 1.2 TSI apesar de este arrastar-se bastante.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                        Era bom, mas 4L ou 4.5L num 1.6 TDI é dificil, e so em condiçoes muito favorareis. Alias, no que testei, no meio citadino a pisar ovos, nao baixou dos 6.7 e fiz um deposito com ele ja que era o carro do meu tio que me emprestou.

                        Agora, um 1.2 TSI deve gastar mais 1.5L maximo, ja o 1.4 TSI de 160cv é diferente, mas tambem anda bem mais que o 1.6 TDI, alias ate o 1.2 TSI apesar de este arrastar-se bastante.
                        Pois mas o user não falou em meio citadino, aliás falou em situações bem favoráveis a um diesel para fazer consumos baixos. Nos carros que testei, o 1.2tsi não andava bem mais que o 1.6tdi, aliás nem andava sequer mais, andavam o mesmo, com uma diferença, nas subidas o tdi mantinha a velocidade e o tsi perdia velocidade.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                          Pois mas o user não falou em meio citadino, aliás falou em situações bem favoráveis a um diesel para fazer consumos baixos. Nos carros que testei, o 1.2tsi não andava bem mais que o 1.6tdi, aliás nem andava sequer mais, andavam o mesmo, com uma diferença, nas subidas o tdi mantinha a velocidade e o tsi perdia velocidade.
                          Mesmo assim, menos de 5L... ou entao sou eu que nao consigo fazer esses valores.

                          Eu disse que o 1.4 TSI andava bem mais, e o 1.2 TSI achei ligeiramente superior, temos tambem de ver que é um otto e nao o podemos conduzir da mesma forma, o 1.4 TSI ja da para isso mas o 1.2 TSI se formos sempre a contar com as baixas... acredito que desiluda bem, se fizermos bom uso da caixa ele ate se comporta bem.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                            Tu por acaso já testaste os 2? é que eu já. E claramente vence o 1.6tdi. E tive o cuidado de testar o mesmo modelo, no mesmo sitio.
                            Já! Mas como disse são gostos! A ti dá te pica conduzir um dci 80cv. A mim provoca tédio!

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                              O diesel de 105, nessas mesmas condições nem deve chegar aos 5...
                              É caso para testares! Num golf tdi 105cv jante 16 em AE a 120-140 vai a consumir 6,5L. O scirocco com jante 18 e 160 poneis a zagolina no mesmo percurso vai a consumir 7,5L. Vala, 8L para os mais cepticos.

                              Se acreditas que consegues fazer consumos abaixo dos 5L num golf Tdi de 105cv em velocidades entre os 80 até 140km (sem para arranca) então pertences ao grupo dos crentes!

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por PSL Ver Post
                                É caso para testares! Num golf tdi 105cv jante 16 em AE a 120-140 vai a consumir 6,5L. O scirocco com jante 18 e 160 poneis a zagolina no mesmo percurso vai a consumir 7,5L. Vala, 8L para os mais cepticos.

                                Se acreditas que consegues fazer consumos abaixo dos 5L num golf Tdi de 105cv em velocidades entre os 80 até 140km (sem para arranca) então pertences ao grupo dos crentes!
                                Eu não pertenço ao grupo dos crentes. Eu já fiz isso numa golf variant 1.6 tdi. portanto sei do que falo.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                  Pois mas o user não falou em meio citadino, aliás falou em situações bem favoráveis a um diesel para fazer consumos baixos. Nos carros que testei, o 1.2tsi não andava bem mais que o 1.6tdi, aliás nem andava sequer mais, andavam o mesmo, com uma diferença, nas subidas o tdi mantinha a velocidade e o tsi perdia velocidade.
                                  É que nem consegui num golf TDI, nem num octavia tdi nem num megane DCI. No megane raramente baixa dos 6,3L. Não me parecem assim tão bons consumos para a potência que têm!

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                    Eu não pertenço ao grupo dos crentes. Eu já fiz isso numa golf variant 1.6 tdi. portanto sei do que falo.
                                    Eu tambem!

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                      Não serve. Já o testei, exactamente no mesmo carro, no mesmo percurso, e de longe o 1.6tdi.
                                      Deves ser o único. Mas eu compreendo, falta de "binários"

                                      "O TSi perdia velocidade e o TDI não"

                                      Comentário


                                        1.6 TDI? .. os motores actuais 1.6 a gasolina andam entre os 160cv tsi ou 200cv thp... e são efectivamente a 8º maravilha do mundo quando ao pé do 1.6 TDI.. se querem comparar o 1.2TSI comparem com o 1.2TDI que também por aí anda

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por andantedodia Ver Post
                                          1.6 TDI? .. os motores actuais 1.6 a gasolina andam entre os 160cv tsi ou 200cv thp... e são efectivamente a 8º maravilha do mundo quando ao pé do 1.6 TDI.. se querem comparar o 1.2TSI comparem com o 1.2TDI que também por aí anda
                                          Portanto compara-se o 1,2tsi de 105cv com o 1.2tdi de 75? está bem. Acho que sim. Que belas comparações. Os fanáticos que não aparecessem....

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por ednw Ver Post
                                            Deves ser o único. Mas eu compreendo, falta de "binários"

                                            "O TSi perdia velocidade e o TDI não"
                                            Já experimentaste os carros? e por acaso sabes que o 1.2 tsi tem caixa de 6 e o tdi caixa de 5? e que muito provavelmente a 6ª será mais longa que a 5ª do tdi? e que o 1.2 tsi tem menos binário o que tudo junto faz com que o tsi seja mais sensivel aos desniveis de terreno? e Depois eu é que não percebo de carros....

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                              Portanto compara-se o 1,2tsi de 105cv com o 1.2tdi de 75? está bem. Acho que sim. Que belas comparações. Os fanáticos que não aparecessem....
                                              Errado.. o que eu defendo é q não tem comparação Para a mesma cilindrada e nº cilindros, diesel, é um campeonato à parte pura e simplesmente. Valem pela economia e é isso que o pessoal precisa! Em termos de potência a nova geração de ottos turbinados são mto superiores.. o turbo foi argumento usado nos ultimos anos para os diesel se superiorizarem aos antigos 1.2 , 1.4 e 1.6 atmosféricos mas isso já acabou.

                                              Comentário


                                                Diesel?

                                                Só se for deste:

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                                  Já experimentaste os carros? e por acaso sabes que o 1.2 tsi tem caixa de 6 e o tdi caixa de 5? e que muito provavelmente a 6ª será mais longa que a 5ª do tdi? e que o 1.2 tsi tem menos binário o que tudo junto faz com que o tsi seja mais sensivel aos desniveis de terreno? e Depois eu é que não percebo de carros....
                                                  Sim, ja experimentei.
                                                  Sinceramente não notei nada disso, e só o facto de o TSI custar menos 4000€ e gastar apenas mais 20%, não fazer barulho de tractor e ter uma faixa de utilização bem maior faz com que não perceba como preferes o TDI. Não esquecer que o TSI às 3000 não é o mesmo que o TDI às 3000.

                                                  Quanto aos binário e à boca de que tu não percebes de carros, modéstia à parte tomara tu teres 1/4 dos meus conhecimentos sobre automóveis e motores.
                                                  Já sei que vais levar a mais, mas as verdades são para se dizer. Dos que li dos teus post's sei que o disel te compensa e isso é indiscutível, mas dizeres que o tdi é melhor o tsi é falso e ilógico, e se de facto os experimentastes mete lá 2 dedos na testa...

                                                  Originalmente Colocado por andantedodia Ver Post
                                                  1.6 TDI? .. os motores actuais 1.6 a gasolina andam entre os 160cv tsi ou 200cv thp... e são efectivamente a 8º maravilha do mundo quando ao pé do 1.6 TDI.. se querem comparar o 1.2TSI comparem com o 1.2TDI que também por aí anda
                                                  Comparação sem cabimento, o 1.6TDI é concorrente do 1.2 TSI 105. O TSI 85 sim é concorrente do 1.2 TDI, mas ai nem vale a pena por um ao lado do outro

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por ednw Ver Post
                                                    Comparação sem cabimento, o 1.6TDI é concorrente do 1.2 TSI 105. O TSI 85 sim é concorrente do 1.2 TDI, mas ai nem vale a pena por um ao lado do outro
                                                    Sem cabimento porque tu queres ok. Na tua casa mandas tu :D

                                                    Agora quando têm a msm cilindrada, o menos número de cilindros e custam aproximadamente o mesmo... lamento mas para MIM é assim que se comparam.

                                                    Comentário


                                                      Um TSi não custa "aproximadamente" o mesmo do TDi com os mesmos cavalos (Neste caso 1.2 Vs 1.6)

                                                      Nem tão pouco, mais ou menos.

                                                      Comentário


                                                        O problema é que a comparação pelo preço de carros com combustiveis diferentes pode não ser o exercicio ideal.

                                                        Se no caso do 1.2 TSI que é mais carro que o 1.6 TDI, ao colocá-lo ao "lado" do 1.2 TDI...coitado do TDI.

                                                        Percebo que os compare porque tratam-se de carros com o mesmo preço, mas eu pessoalmente prefiro comparar carros com andamento semelhante.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por ednw Ver Post
                                                          Certamente nunca conduziste um pequeno otto turbinado e/ou um otto com uma cilindrada mais respeitável. Não só tem binário disponíel desde cedo como (os otto turbinados) têm-nos mais cedo do que qualquer diesel e termina bem mais tarde.
                                                          Posso já deixar claro que já conduzi de tudo e que no contexto que defini, o motor diesel é o mais adequado, até o melhor dos Otto com turbo tem mais 'Lag' que um diesel.

                                                          Repito: para um veiculo de dia a dia, casa, trabalho, cidade, etcs, o diesel e a automatização da caixa do mesmo são a melhor escolha. Do ponto de vista de quem conduz o diesel é um motor que permite uma condução mais 'relaxada'.

                                                          Defendo isto e também posso dizer que sou um defensor de motorizações a gasolina. Prefiro os motores a gasolina, fazem com que esteja mais atento ao que estou a fazer.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                                                            Um TSi não custa "aproximadamente" o mesmo do TDi com os mesmos cavalos (Neste caso 1.2 Vs 1.6)

                                                            Nem tão pouco, mais ou menos.
                                                            Mas alguém disse que tinha? .. eu falei em mesma cilindrada..

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                                              Tu por acaso já testaste os 2? é que eu já. E claramente vence o 1.6tdi. E tive o cuidado de testar o mesmo modelo, no mesmo sitio.
                                                              Não entendes que isso é só para ti?! É como o teu argumento de que pelo facto de eu achar que o motor é claramente pouco para o Clio que tive...para ti é porque está estragado. Não é possível que eu queira andar mais depressa? Ou seja que tenha de esmifrar bem mais? É que fico com a impressão, baseado em dizeres que só andas entre as 2 e a 3000 que na realidade não usas mais e que, assim é claro, qualquer carro te serve...desde que gaste pouco.

                                                              Para um taxista um 190d também serve...eles querem é andar muito, poucas despesas e pouco consumo. Não digo que seja errado ou algo do estilo...apenas que é diferente do que outras pessoas prezam. Mas acredito que estás na maioria, e ainda bem.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X