Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Envelhecimento do parque automóvel - será uma realidade nos dias de hoje?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Apesar de o meu fazer 1 anito daqui por uns dias, consegui fazer uma redução drástica naquilo que gastava em termos de combustiveis, parquímetros, desgaste e amortização da viatura.
    O anterior ao fim de um ano contava com cerca de 25mil kms e uma revisão feita. Este vai com 16 mil e a tendência será para reduzir ainda mais (a não ser que vá trabalhar para outra zona). Sempre que posso o carro fica na garagem. Neste momento uso-o uma vez por semana para fazer as compras semanais e para tratar de algum assunto/dar uma voltinha à praia ou assim. Passei a comprar passe para a rede de transportes de Lisboa (carris+metro) e penso que para o dia-a-dia chega e sobra. Estou a pensar investir num melhor leitor de mp3 e nuns phones de jeito para animarem os meus movimentos pendulares. A nível de poupança? Em 3 meses é bastante pronunciado, digamos que o suficiente para pagar a revisão dos 2 anos e o IUC, já para não falar no menor desgaste do bicho

    Comentário


      Eu reduzi de cerca de 24k kms anuais para cerca de 12k kms anuais.

      Naturalmente espero que tendo um carro com menos uso, ele possa durar mais um pouco.

      Comentário


        Eu acho que ando mais de carro agora... Passei de 150 Km semanais para os 250/300 € no Lancia (semana)

        E no Civic mantive a média de 1000/1250 Km mensais, fim-de-semana, saídas à noite, etc...

        Comentário


          Só essa noite fiz 130km...

          Comentário


            Cada vez acho mais que o meu carro vai durar... Quando o comprei pensei em algo como 8 anos.

            Rapidamente subi para 10 anos. Neste momento faz 4 anos de vida e quer parecer-me que vai durar já algo como uns 12 ou 15..

            Mas tambem é certo que quando o comprei fazia muitos mais km's. Tenho uma média inferior a 10.000km's por ano..

            Comentário


              O meu já vai com mais de 20 anos de uso e até hoje ainda sinto o mesmo prazer a conduzi-lo como se fosse o primeiro dia.

              Comentário


                Não estou falando de km's, nem manutenção, nem dinheiro.. Mas 8 ou 10 anos com um mesmo carro enjoa.. Digo por mim.. Estou há 2 anos com o meu, ele nunca dá dores de cabeça e a condução me agrada bastante, mas sempre penso em trocar, mesmo que seja por um carro do mesmo ano e valor. Claro que não vou fazer, só quando tiver R$ pra comprar um carro novo, mas vontade não me falta.

                Comentário


                  o mesmo acontece comigo. esou com o mesmo carro há 7 anos e meio, já está a bater nos 210 mil. o ano anterior poupei-lhe cerca de 10 mil kms ao ir trabalhar TODOS OS DIAS de comboio (para vir é que só dava para almoçar depois das 15h) e poupei muito dinheiro em combustível. não foi uma diferença abismal, mas se nos reportarmos já com peças e tal de desgaste, hoje játinha metido mais um jogo de pneus (400€), talvez uns travões - ou não - e estaria quase pra trocar a correia outra vez. inicialmente pensei em trocar após 6 anos, depois estendi para os 8 e agora vai para os 10. se a vida daqui a uns tempos começar a correr melhor ainda faço como o user que tem um toledo com 300 e muitos mil kms e fico com ele, pois gasta mesmo pouco e nunca deu chatices a não ser uma vez e nem assim foi capaz de me deixar apeado. a média dele é de 27/28 mil por ano, tendo feito este último ano pouco mais de 22 mil. com os kms que poupei ultrapassaria os 30 mil anuais.

                  mas como o murillo disse, cansa andar sempre com o mesmo carro. eu gosto muito dele, mas há por aí tanta coisa... ao final de 4 anos seu pudesse trocava!

                  Comentário


                    Este ano tenho visto poucos carros novos como nos anos anteriores , mal feito fora se com esta mega crise/banca rota as vendas não se afundassem... eu só posso dizer que ter comprado o meu carro há 4 anos atrás com recurso ao crédito foi uma das melhores coisas que fiz ate hoje, porque? porque quando comprei o carro tinha 21 anos e nunca poderia ter juntado dinheiro para ter um carro novo logo com aquela idade, logo ao fazer o crédito pude usufruir de um carro novo e de todas as suas vantagens.
                    O carro está quase pago e não me arrependo de ter comprado o carro a credito e acho que essa mentalidade de crédito é para malucos esta completamente ultrapassada e só fazia sentido no tempo do salazar.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Murillo Ver Post
                      Não estou falando de km's, nem manutenção, nem dinheiro.. Mas 8 ou 10 anos com um mesmo carro enjoa.. Digo por mim.. Estou há 2 anos com o meu, ele nunca dá dores de cabeça e a condução me agrada bastante, mas sempre penso em trocar, mesmo que seja por um carro do mesmo ano e valor. Claro que não vou fazer, só quando tiver R$ pra comprar um carro novo, mas vontade não me falta.
                      Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                      o mesmo acontece comigo. esou com o mesmo carro há 7 anos e meio, já está a bater nos 210 mil. o ano anterior poupei-lhe cerca de 10 mil kms ao ir trabalhar TODOS OS DIAS de comboio (para vir é que só dava para almoçar depois das 15h) e poupei muito dinheiro em combustível. não foi uma diferença abismal, mas se nos reportarmos já com peças e tal de desgaste, hoje játinha metido mais um jogo de pneus (400€), talvez uns travões - ou não - e estaria quase pra trocar a correia outra vez. inicialmente pensei em trocar após 6 anos, depois estendi para os 8 e agora vai para os 10. se a vida daqui a uns tempos começar a correr melhor ainda faço como o user que tem um toledo com 300 e muitos mil kms e fico com ele, pois gasta mesmo pouco e nunca deu chatices a não ser uma vez e nem assim foi capaz de me deixar apeado. a média dele é de 27/28 mil por ano, tendo feito este último ano pouco mais de 22 mil. com os kms que poupei ultrapassaria os 30 mil anuais.

                      mas como o murillo disse, cansa andar sempre com o mesmo carro. eu gosto muito dele, mas há por aí tanta coisa... ao final de 4 anos seu pudesse trocava!
                      Não tivesse comprado o meu novo...

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Gugul Ver Post
                        Agora com os carros electricos, podia era surgir algum empresário Tuga que cria-se 1 citadino tipo smart mas electrico, para fazer casa trabalho.
                        Assim já não precisavamos importar pelo menos os smarts LOL
                        Tinham era de fazer uma boa publicidade ao bicho, para lhe dar status, senão o tuga nao compra.
                        Bem, temos aqui um que, parece, está na forja. E gasta menos pneus!

                        Boas Notícias - Carro elétrico português gasta um euro aos cem

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por AntonioRibeiro Ver Post
                          Bem, temos aqui um que, parece, está na forja. E gasta menos pneus!

                          Boas Notícias - Carro elétrico português gasta um euro aos cem
                          Já tinha visto, tem ares de que vai ser muito caro.

                          Como é tuga, devem querer ter lucros brutais passados 6 meses LOL

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                            Eu não acho o nosso parque envelhecido (não sei os valores reais da média de anos). eu vou na rua e não faltam é mercedes, audis e Bmw bem recentes e bem caros.

                            Na minha cidade mercedes classe E coupe então é ao chuto. Assim acho que o nosso parque não é muito velho tendo em conta as máquinas que vejo passar todos os dias por mim. Ainda este fds na terriola onde vivo vi um CLS 63 AMG e um Panamera Turbo... Cayenne e E coupe perdi a conta.

                            A tendencia é que pode ser trocar de veículo cada vez mais tarde devido ao corte de emprestimos da banca...eu tão cedo não troco de carro isso é verdade.
                            O facto de haver muitos topos de gama nas estradas não invalida que o parque automóvel esteja a envelhecer. O que se passa é que quem tem dinheiro para comprar Bm's, Mercedes e afins, também tem dinheiro para combustíveis e continuam a fazer os mesmos km's, enquanto que o zé povinho já anda muito mais poupado com a gasosa e já não leva a sucata a passear tantas vezes como levava.

                            Com esta crise toda quem está a pagar a fava é a classe média. É mais comum ver séries 5 e Classe C novos nas estradas do que, por exemplo, o novo Focus, que noutros tempos venderia-se que nem pães quentes...
                            Editado pela última vez por Seppuku; 19 March 2012, 12:53.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Seppuku Ver Post
                              O facto de haver muitos topos de gama nas estradas não invalida que o parque automóvel esteja a envelhecer. O que se passa é que quem tem dinheiro para comprar Bm's, Mercedes e afins, também tem dinheiro para combustíveis e continuam a fazer os mesmos km's, enquanto que o zé povinho já anda muito mais poupado com a gasosa e já não leva a sucata a passear tantas vezes como levava.

                              Com esta crise toda quem está a pagar a fava é a classe média. É mais comum ver séries 5 e Classe C novos nas estradas do que, por exemplo, o novo Focus, que noutros tempos venderia-se que nem pães quentes...
                              Tambem acho que é isto. Quem tinha € continua a ter e a comprar. Os segmentos baixos não se vendem.

                              Até porque as pessoas preferem andar no seu segmento C com 10 anos que comprar um A ou B novo, o que é compreensivel..

                              Comentário


                                Acho que já se tinha dito antes no tópico, mas o envelhecimento do parque auto não se verifica apenas em países como o nosso, com os problemas conhecidos, mas é um fenómeno de alcance global.
                                Mesmo em países que vêm os seus mercados recuperar para valores pré-crise, a idade média dos veículos que andam na estrada tem tido tendência ascendente.

                                Não é só a falta de dinheiro que tem contribuido para esta tendência.
                                Apesar de todos os "bugs" que afectam os nossos automóveis, no geral, a qualidade dos mesmos tem subido, garantindo niveis de fiabilidade e durabilidade crescente.

                                Comentário


                                  A Renault prepara-se para lançar o eléctrico integral Fluence

                                  renaultfluencezeok.jpg

                                  Contudo o problema (ainda) é sempre o mesmo: falta de autonomia decente.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por crash Ver Post
                                    . (...) Mesmo em países que vêm os seus mercados recuperar para valores pré-crise, a idade média dos veículos que andam na estrada tem tido tendência ascendente.

                                    Não é só a falta de dinheiro que tem contribuido para esta tendência.

                                    (...) no geral, a qualidade dos mesmos tem subido, garantindo niveis de fiabilidade e durabilidade crescente.
                                    Crash, os valores médios dos parques automóveis entre os restantes países da UE e Portugal digamos são de uma diferença brutal, já aqui coloquei neste tópico, depois tem que haver obrigatóriamente renovação do parque automóvel, caso contrário onde colocar a produção excedentária?, mão-de-obra qualificada que custou capital é dispensada?, objectivos do departamento de marketing e vendas das marcas, I&D tem um propósito claro é maximizar a produção com redução de custos de produção, entre outras coisas afins.

                                    Os consumidores tem que ter poder compra real ou financiado tem que consumir algo foi a receita dada pela industrialização do século XX e ainda em vigor, caso contrário é falência da industria a todos os níveis, por exemplo se os consumidores alemães tiverem uma quebra abrupta do seu poder de compra médio, haveria uma fábrica do grupo VW que imediatamente teria sérios problemas de escoamento de produção em determinados modelos a AE localizada em Portugal,
                                    Editado pela última vez por TURBO; 19 March 2012, 17:37. Razão: Acrescento de texto

                                    Comentário


                                      Será no mínimo ridículo pensar no mercado automóvel como tem sido até agora, a questão da sustentabilidade é evidente, pois para uma população de mais de 7 biliões de pessoas no planeta e trocar de carro de 4 em 4 anos ... faz-se o quê à sucata? Exporta-se para a Lua?
                                      As marcas já deviam ter pensado nisso antes de crescer sem base de sustentação, por isso as economias estão no fundo.

                                      Comentário


                                        Será?, não é em mercados ditos modernos (leia-se com poder compra elevado dos consumidores e com industria automóvel presente há muito) que o processo de reciclagem é um mais valia há muito implementada e com valor nas operações de produção, na sempre sensível questão de poder de compra, existem actualmente no globo zonas onde a procura ultrapassa largamente o ritmo de oferta e onde existe crescimento real da economia acima dos dois digitos, mas convém não esquecer que tal também se passa na Europa em alguns países, onde os consumidores simplesmente regularmente comprarm um produto de nome automóvel.

                                        Comentário


                                          O continuo crescimento económico é simplesmente uma utopia, o problema é abrir fábricas para aumentar as produções numa subida de mercado e logo a seguir é vê-las a fechar numa quebra, se acham que é assim que deve andar o mercado, tudo bem, basta ver o que aconteceu na citroen de Mangualde, abriu 400 vagas temporárias para complementar o aumento de encomendas e tudo bateu palmas, agora que disse que já não precisava está tudo contra os senhores.
                                          O mercado de automóveis funciona desta maneira também, se os bancos dão créditos tudo compra, se cortam o mercado recua, não existe qualquer sustentabilidade num mercado sempre em crescimento, isso não existe, pois o nosso planeta tem recursos limitados, só isso.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                            (...) o nosso planeta tem recursos limitados, só isso.
                                            Principalmente dos ditos metais raros que são a base de fabricação de determinadas baterias utilizadas na construção de determinado tipo de automóvel,

                                            Problema maior é a localização geográfica das maiores jazidas dos ditos minérios.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                              Será no mínimo ridículo pensar no mercado automóvel como tem sido até agora, a questão da sustentabilidade é evidente, pois para uma população de mais de 7 biliões de pessoas no planeta e trocar de carro de 4 em 4 anos ... faz-se o quê à sucata? Exporta-se para a Lua?
                                              As marcas já deviam ter pensado nisso antes de crescer sem base de sustentação, por isso as economias estão no fundo.
                                              A sucata recicla-se. É assim que se sustentam economias, através do desenvolvimento de novos produtos que levam à sua compra.
                                              Se deixar de se comprar deixa-se de produzir, geras desemprego e começa tudo a descambar.

                                              Comentário


                                                Agora é o momento de descambar!

                                                A materia é reciclada mas não se "expande", portanto em teoria chegará o dia em que não há materia para fazer mais carros, claro que para o comum do sere humano isso não se põe porque o limite será os 7.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000 de carros e ainda estamos muito longe, por isso não há problema (aliás nem sei mesmo se para essas pessoas existe um limite porque podemos sempre ir a Marte ou ás estrelas mais proximas buscar carros).

                                                Para outras a coisa é diferente porque já perceberem que isto não vai correr bem e que não há energia nem materia prima para 7.000.000.000 de pessoas curtirem uma rica vida.

                                                Comentário


                                                  Se o avanço das inovações tecnológicas com todas as suas consequências na forma como interferem com a rotina diária fosse algo imutável na linha do tempo, seria uma situação preocupante, como é precisamente o oposto.

                                                  Comentário

                                                  AD fim dos posts Desktop

                                                  Collapse

                                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                                  Collapse
                                                  Working...
                                                  X