Anúncio

Collapse
No announcement yet.

xDrive. Importante em Portugal?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por Corsa1200Sport Ver Post
    Em Portugal nao acho necessário ter AWD num série 5. A morar-se no interior, onde haja frequencia de gelo/neve, mais vale ter uns pneus de inverno, que melhoram nao so a traccao, mas tambem a travagem e grip em curva.
    Lembro-me vagamente de ver uns testes em skidpad com gelo entre um RWD com pneus de neve e um AWD com pneus normais e o RWD com pneus de neve conseguia sensivelmente o dobro da aderência.

    Se calhar é por isso que os alemães invés de andarem todos com xDrives e 4Matics têm é um conjunto de jantes de ferro com pneus de neve na garagem.

    Claro que AWD com pneus de neve era ainda melhor, mas a não ser que se vá andar em neve a sério (daquela onde as rodas enterram) acho desperdício de dinheiro.

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
      Lembro-me vagamente de ver uns testes em skidpad com gelo entre um RWD com pneus de neve e um AWD com pneus normais e o RWD com pneus de neve conseguia sensivelmente o dobro da aderência.

      Se calhar é por isso que os alemães invés de andarem todos com xDrives e 4Matics têm é um conjunto de jantes de ferro com pneus de neve na garagem.

      Claro que AWD com pneus de neve era ainda melhor, mas a não ser que se vá andar em neve a sério (daquela onde as rodas enterram) acho desperdício de dinheiro.
      Nem é tanto a neve que é problemática, mas sim o gelo, a lama e muita água.

      Não sendo absolutamente necessário, no limite nada é, representa segurança acrescida.

      No Norte da Europa tenho ideia que os sistemas AWD têm bastante saida, não ?

      Comentário


        #93
        No Norte da Europa muitos carros tem traccao as 4, mas toda a gente usa pneus de inverno (na maior parte dos paises é mesmo obrigatorio). Esse é que é o principal factor de aumento de seguranca quando em situacoes de neve/gelo.

        Comentário


          #94
          Tem toda a razão quanto aos pneus de Inverno. Podendo ter a possibilidade de ter local para guardar um jogo de pneus, é muito bom ter um conjunto de inverno e outro de Verão (os normais).

          E os de Inverno tem que ter este simbolo:




          Por exemplo, aqui ao lado "en nuestros hermanos", há bastante pessoal que os tem todo o ano e que duram em média 40.000Km. Mas a maioria faz a substituição do pneu de verão para o de inverno.

          Mas voltando ao assunto do tópico, volto a referir que podendo o carro vir com o 4x4 e estando estes sistema tão evoluidos hoje em dia, permitindo consumos ligeiramente superiores às versões normais (+0,5l) e custando menos que um GPS de fábrica da viatura, é uma mais valia.
          Editado pela última vez por asjesus; 28 February 2012, 10:03.

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por Corsa1200Sport Ver Post
            No Norte da Europa muitos carros tem traccao as 4, mas toda a gente usa pneus de inverno (na maior parte dos paises é mesmo obrigatorio). Esse é que é o principal factor de aumento de seguranca quando em situacoes de neve/gelo.
            Sim, sim ! era essa a minha ideia.

            Os pneus de inverno que têm mais rasgos e maiores depois aquecem um bocado se se andar depressa com eles.

            Aliás creio que têm indices de velocidade baixos, do tipo 200 km/h

            Comentário


              #96
              Já que falam em pneus de inverno, aqui fica um comparativo entre pneus de verão, inverno e quatro estações.


              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                Nem é tanto a neve que é problemática, mas sim o gelo, a lama e muita água.

                Não sendo absolutamente necessário, no limite nada é, representa segurança acrescida.

                No Norte da Europa tenho ideia que os sistemas AWD têm bastante saida, não ?
                Eu vivi na Finlandia e é raro as pessoas lá comprarem carros AWD. E olha que eu vivia em Rovaniemi, na Lapónia, que é a parte mais fria. e onde há gelo e neve durante a maior parte do ano. Mesmo Golfs e Octavias, as pessoas acabam por nunca optar pelos 4Motion.

                O que usávamos lá eram os pneus studded, com "pregos". Com esses pneus o AWD não faz falta, pelo menos é essa a minha opinião. Eu andava com um Auris que tinha uns pneus desses e claro que o carro escorregava e sentia-se que não era o mesmo que conduzir no piso seco, mas o AWD não fazia falta nenhuma.

                Regra geral, os Finlandeses conduzem mesmo muito bem, e a maioria afirma que um carro para ser bom no inverno não precisa de AWD, mas antes de um bom set de pneus.

                Outra coisa engraçada que eu notei lá(no Norte pelo menos) é que os únicos diesel que eles compravam eram os TDI Por curiosidade depois fui perguntar a alguns mecanicos e eles todos diziam que os carros diesel no inverno de lá (apanhei dias com -30C) congelavam! E os únicos que trabalhavam bem eram os da VW

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                  Nem é tanto a neve que é problemática, mas sim o gelo, a lama e muita água.
                  Não sendo absolutamente necessário, no limite nada é, representa segurança acrescida.
                  No Norte da Europa tenho ideia que os sistemas AWD têm bastante saida, não ?
                  Originalmente Colocado por Corsa1200Sport Ver Post
                  No Norte da Europa muitos carros tem traccao as 4, mas toda a gente usa pneus de inverno (na maior parte dos paises é mesmo obrigatorio). Esse é que é o principal factor de aumento de seguranca quando em situacoes de neve/gelo.
                  Falando da realidade que conheço (Alemanha), os pneus de inverno são obrigatórios e fazem toda a diferença, mesmo se o piso estiver "normal" mas a temperatura estiver baixa, os pneus de inverno aderem muito melhor ao piso do que os de verão. De facto, o ponto de viragem é nos +7°C, abaixo dos quais os pneus de inverno aderem sempre melhor que os de verão. No meu actual BMW tenho agora montadas umas rodas de 17" com pneus Pirelli Sotozero 210 que são impecáveis (principalmente se comparados com uns de marca menos conhecida que tenho no carro da empresa). Contudo, conforme o v7 indica e bem, uma coisa é neve, a outra é gelo. Com gelo não há milagres e mesmo os pneus de inverno têm dificuldade em aderir, apesar de tudo. Mas adoro conduzir um RWD com neve, isso garanto-vos! Dá para fazer uns slides jeitosos!

                  Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                  Por exemplo, aqui ao lado "en nuestros hermanos", há bastante pessoal que os tem todo o ano e que duram em média 40.000Km. Mas a maioria faz a substituição do pneu de verão para o de inverno.

                  Mas voltando ao assunto do tópico, volto a referir que podendo o carro vir com o 4x4 e estando estes sistema tão evoluidos hoje em dia, permitindo consumos ligeiramente superiores às versões normais (+0,5l) e custando menos que um GPS de fábrica da viatura, é uma mais valia.
                  Curiosidade: aqui praticamente toda a gente tem dois jogos completos, um de verão e o outro de inverno. A intervenção é significativamente mais rápida e esse é o factor determinante (imaginem a frota automóvel de um país de 85 milhões de habitantes a ir às oficinas praticamente ao mesmo tempo para mudar os pneus/rodas)!
                  Editado pela última vez por rodrigol; 28 February 2012, 21:56.

                  Comentário


                    #99
                    Relativamente à questão principal do tópico, já concluí que apesar de todos os argumentos a favor vou optar por não incluir o xDrive por achar que não é determinante. Em boa verdade, já conduzo um 530d na Alemanha, com neve e gelo e chuva, desde há quase dois anos e nunca precisei... Se vier a precisar em Portugal seria no mínimo caricato!

                    Prefiro não esbanjar os 2.600 euros e gastá-los para prolongar a garantia de fábrica quando chegar à altura ou para fazer uns cursos de condução M da BMW em Nürburgring, se possível na Nordschleife.

                    Obrigado a todos pela vossa contribuição para esta discussão interessante, e espero sinceramente que a mesma continue dado tratar-se de um tema que é de óbvio interesse para todos!

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                      Aliás creio que têm indices de velocidade baixos, do tipo 200 km/h
                      Os meus Pirelli Sottozero 210 têm como limite recomendado... *drum roll* 210 km/h. LOL
                      Na BMW põem sempre um auto-colante no canto superior/esquerdo do pára-brisas (face interior) a relembrar esse limite... Não facilitam nada em termos de segurança, mesmo!
                      Mas por exemplo acho que há o modelo 240 que (vou arriscar uma estimativa), deverão permitir 240 km/h.
                      Editado pela última vez por rodrigol; 28 February 2012, 22:07.

                      Comentário

                      AD fim dos posts Desktop

                      Collapse

                      Ad Fim dos Posts Mobile

                      Collapse
                      Working...
                      X