Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Caixa automática - Como conduzir correctamente com a mesma

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Tenho quase a certeza que a questão de manter em D ou não nas paragens vem no manual.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por AntonioRibeiro Ver Post
      Isso é quando se pára em D. Equivalente (quase) a ter o carro engatado com o pé no pedal da embraiagem e o outro no travão.

      Em N é o ponto morto típico das caixas manuais.
      Ora nem mais, quando se esta com o carro em D é o equivalente num manual a estar parado com embraiagem e travao a fundo e primeiro engatada.

      Quando comprei o Corsa foi das primeiras coisas que me avisaram para nao estar parado em semaforos em D, por causa (corrijam se tiver errado) desgasta o encosto da embraiagem (como numa embraiagem manual).

      Eu tanto o Corsa em semaforo como em D como num manual coloco em ponto-morto.
      Editado pela última vez por Drifter; 21 March 2012, 14:38.

      Comentário


        #33
        Depende da caixa automática.

        Com conversor de binário, com uma embraiagem, ou com duas embraiagens.

        No caso do conversor de binário, sim, colocar em N quando o carro está parado, isso desliga o motor da transmissão, o motor não continua a rodar o fluido e com isso consome menos.

        Em caixas de embraiagem ou embraiagem dupla, não vejo a vantagem, o sistema mantém a embraiagem 'aberta' e isso não permite fricção que aumente os consumos, podem existir excepções claro.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
          Por norma deverá ficar sempre em D.
          Só estará a fazer esforço se acelerares caso contrário é esquecer que lá está.
          Também não se deve colocar em N quando o carro vai a rolar tipo ponto morto.
          Boas,
          Eu não vou responder a todos os posts, apenas por falta de tempo e para não encher com repetência mas li todas as respostas. Apenas agarro neste caso, pois as automáticas que conduzi, todas sem excepção, ao levantar o pé do travão em D, o carro começa a andar (e não é assim tão devagar quanto isso). Por exemplo se estiver num semáforo vermelho numa subida (ou em que inclinação for) e tirar o pé do travão, o carro anda logo.
          No SLK, ao chegar aos semáforos, clica-se com mais força no pedal de travão e ele desliga o motor com o sistema start/stop, depois liga e arranca ao largar o pedal do travão, obviamente que não dá nenhum salto e arranca de forma completamente suave o que me leva a querer que o CORRECTO será mesmo manter a caixa em D nestas paragens, mas agora com o GOLF DSG fiquei a pensar pois estava parado em vários semáforos e o carro so ao largar o travão um pouco, começava a andar. Pergunto eu se isto não será o equivalente a estar sempre a meter / tirar mudança numa caixa manual, o que equivale a gastar embraiagem ?

          A meu ver, a utilização será feita em andamento sempre em D, sem trocas para N e etc (embora isto me faça a volta à cabeça principalmente nos semáforos), e o N sirva apenas para parágens curtas em que se vai buscar alguma coisa ao porta bagagens.. mas porquê, se para isso está lá o P ? O P servirá para claramente parar o carro nestas situações, daí fazer-me confusão à cabeça esta coisa de ter sempre o carro em D mesmo em paragens de cidade (passadeiras compreendo, agora semáforos daqueles eternos não percebo se isso danifica ou não)

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por ReySenna Ver Post
            Sempre em "N".

            Tudo o que disseste é verdade. É óbvio que estando em "D" estás a forçar a caixa, logo não é aconselhável. É similar a estares num manual e estares a travar e ao mesmo tempo a levantar a embraiagem.

            Tendo os carros start-stop pode ficar em "D" pois estando o carro desligado não há problema.
            Pois, será exactamente isso que eu penso, no caso do SLK e do BMW estes com start-stop, ao parar no semáforo desligavam e "no problem" agora a mim fazia-me confusão à cabeça deixar o carro em D nos sinais, em passadeiras e etc era parvoíce estar a mudar por apenas 3/5 segundos de paragem, agora em semáforos e etc bem que me parecia que "forçava" o mecanismo mas isto é como tudo há opiniões que divergem e neste tópico já li também "sempre em D"... por descargo de consciência andarei com a mesma em N quando parado em semáforos, e meter o D para arrancar pois ele começa a andar sozinho nessa altura.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por DigCb Ver Post
              Ficas sempre em D!!

              Não força caixa nenhuma nem motor.

              E não há problema em passares do D para o S como o fizeste.
              Lá está a tal divergência de opiniões, sinceramente não sei como fazer a manutenção mais correcta da mesma. Isso também deverá depender do tipo de caixa, presumo eu !!

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                Pelo menos num honda civic hybrido que já conduzi várias vezes, parado num semáforo em D o carro desliga (start/stop).

                Colocando em N, o carro mantem-se a trabalhar.

                Dai julgar que a atuação será deixar dem D.
                Pois, eu nos start/stop, deixo-os em D, agora creio eu que em carros sem essa funcionalidade a função N esteja lá para essas situações ! Apenas opinião pessoal, o objectivo é mesmo debater e chegar a uma conclusão de qual a melhor forma de uso

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por AntonioRibeiro Ver Post
                  Se quisermos passar para o N quando haja paragens e sempre que quisermos, penso que não terá qualquer consequência para a caixa. Penso que se possa passar directamente sem carregar no botão da manete.

                  Estando travado e em D (ou S) é o mesmo que esteja também em ponto morto. Quando se levanta um pouco o pé do pedal do travão, então fica engatado e pronto a iniciar a marcha. Penso que seja assim.

                  A posição P será para ser usada quando estacionamos num terreno de forte declive.
                  O carro em D ou S, ao levantar o pé do travão anda logo sozinho sem ser necessário carregar no acelerador. Daí a minha dúvida surgir pois parece-me que o carro quer andar e eu o estou a travar a impedir, se tivesse no N não estava a tentar iniciar marcha .
                  O P no meu caso uso-o quando estaciono, no caso do SLK é andar sempre em D que ele o Start Stop toma conta dos semáforos, passadeiras não desliga (é carregar no travão de forma mais soft), de resto o N nunca cheguei a usar ali

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Avantgarde220 Ver Post
                    Lá está a tal divergência de opiniões, sinceramente não sei como fazer a manutenção mais correcta da mesma. Isso também deverá depender do tipo de caixa, presumo eu !!
                    A minha mãe tem um Audi DSG (ou trip tronic, ou como lhe queiram chamar) desde 2006, e se eu lhe perguntar para que serve o N ela não me sabe responder.

                    Eu não acho que o carro parado em D esteja a forçar o que quer que seja, e eu só o tiro do D em situações em que vou desconfio que vou ficar com a perna cansada. O N para mim apenas serve para quando queremos aumentar as rotações do motor sem nenhuma mudança engrenada, como se faz nos IPO's por exemplo. Nem sentido faz para mim, ter uma caixa automática em que quando se pára nos semáforos temos de por o N para não desgastar a embraiagem.

                    O facto de o carro andar quando se tira o pé do travão é porque tem uma especie de Hill Hold para substituir o chamado ponto de embraiagem, impossível de fazer com um carro automático e para antecipar o facto de se ir acelerar a seguir. Portanto em caso de necessidade de fazer o ponto de embraiagem, ou as pessoas usariam o pé esquerdo no travão e o direito para acelerar, ou então usariam o travão de mão como ajuda. O facto de o carro acelerar mal se tire o pé do travão é para prevenir isso.

                    A minha opinião é: não se preocupem com isso que os construtores pensaram nisso.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                      Eu quando estou parado um pouco mais de tempo, passo para P e não sou o único, pelo menos a ver as luzes de marcha atrás que vejo a acender nos carros à minha frente.

                      Mas tudo tem a ver com as condições de trânsito. Se estou 2horas a fazer 20km, aquilo está mais em P do que outra coisa. Se o trânsito anda devagar, mas vai andando, então é D. Nos casos intermédios, é N.

                      Sobre o elemento de ligação motor/caixa, nas caixas DSG a seco, já tenho magicado como será, mas não chego a conclusão nenhuma, a não ser que é o sistema tradicional de embraiagem e que aquilo anda a comer um pouco de embraiagem.. Depois é com as caixas de variação contínua.
                      Tens noção que se alguém vier atrás de ti se distrair e te der uma batida na tua traseira podes partir a caixa de velocidades não tens?

                      "P" só se deve usar quando se estaciona (não é parar!) a viatura,caso contrário é desaconselhável.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Avantgarde220 Ver Post
                        Boas,
                        ...
                        daí fazer-me confusão à cabeça esta coisa de ter sempre o carro em D mesmo em paragens de cidade (passadeiras compreendo, agora semáforos daqueles eternos não percebo se isso danifica ou não)
                        Nos sistemas de conversor de binário (caixas automáticas tradicionais) a ligação entre a caixa e o motor é feita através de um fluido (tipo óleo de travões) que com a pressão exercida por uma turbina do lado do motor, provoca movimento na caixa, que o transmite à rodas.

                        Daí, não haver grandes problemas, pois a ligação é exercida pelo fluído. E não se estraga.

                        Este é o princípio geral para este tipo de caixa.

                        Em carros +/- desportivos, fazem uns truques para provocar o acoplamento directo entre as 2 componentes.

                        Mas isto já é muita ciência...

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por DigCb Ver Post
                          A minha mãe tem um Audi DSG (ou trip tronic, ou como lhe queiram chamar) desde 2006, e se eu lhe perguntar para que serve o N ela não me sabe responder.

                          Eu não acho que o carro parado em D esteja a forçar o que quer que seja, e eu só o tiro do D em situações em que vou desconfio que vou ficar com a perna cansada. O N para mim apenas serve para quando queremos aumentar as rotações do motor sem nenhuma mudança engrenada, como se faz nos IPO's por exemplo. Nem sentido faz para mim, ter uma caixa automática em que quando se pára nos semáforos temos de por o N para não desgastar a embraiagem.

                          O facto de o carro andar quando se tira o pé do travão é porque tem uma especie de Hill Hold para substituir o chamado ponto de embraiagem, impossível de fazer com um carro automático e para antecipar o facto de se ir acelerar a seguir. Portanto em caso de necessidade de fazer o ponto de embraiagem, ou as pessoas usariam o pé esquerdo no travão e o direito para acelerar, ou então usariam o travão de mão como ajuda. O facto de o carro acelerar mal se tire o pé do travão é para prevenir isso.

                          A minha opinião é: não se preocupem com isso que os construtores pensaram nisso.
                          Mais uma vez já li o manual à algum tempo, mas na multitronic, penso que vinha a referência a um sistema hill hold que se activa se uma pessoa carregar mais do que x segundos no travão antes de largar e acelerar.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por AntonioRibeiro Ver Post
                            Artigo sobre a caixa DSG

                            Caixa DSG (do alemão Direkt-Schalt-Getriebe), é uma caixa de velocidades automática sequencial.
                            O conceito desta caixa de velocidades deriva directamente do automobilismo. Baseia-se na tecnologia de uma caixa de velocidades manual, fornecendo força e fiabilidade, e é operada por um sistema de gestão electro-hidráulico, que proporciona a suavidade e o conforto de funcionamento de uma caixa de velocidades automática.
                            Utiliza uma dupla embraiagem multi-disco banhada em óleo lubrificante, dispondo de vários programas de engrenagem automática. Ambas as características mencionadas contribuem para um excelente conforto e suavidade de funcionamento. Permite que o condutor intervenha de forma directa na mudança de velocidades, com uma resposta instantânea e sem que se sinta qualquer transição entre as velocidades engrenadas.
                            A caixa de velocidades DSG dispõe de um módulo mecatrónico extremamente completo, que controla um circuito hidráulico utilizado para a conexão das seis velocidades, todas elas sincronizadas. A gestão electrónica também conta com um sistema de diagnóstico igualmente completo, aspecto muito importante para o serviço pós-venda, uma vez que simplifica a verificação do sistema. Actualmente os modelos SEAT Altea, Altea XL e o novo Leon oferecem Caixa DSG.

                            Ver em:

                            Tudo sobre Automoveis

                            Originalmente Colocado por Avantgarde220 Ver Post
                            Boas,
                            Pergunto eu se isto não será o equivalente a estar sempre a meter / tirar mudança numa caixa manual, o que equivale a gastar embraiagem ?

                            A meu ver, a utilização será feita em andamento sempre em D, sem trocas para N e etc (embora isto me faça a volta à cabeça principalmente nos semáforos), e o N sirva apenas para parágens curtas em que se vai buscar alguma coisa ao porta bagagens.. mas porquê, se para isso está lá o P ?
                            Reproduzo o post do AntónioRibeiro, bastante esclarecedor, limitando-me apenas a pôr a Bold o interessante para dissipar as dúvidas quanto à DSG. E salvo erro, nunca houve, nem há caixas automáticas exclusivamente a seco, podem é conjugar os dois sistemas como as DSG, ou seja mimetizando as caixas manuais clássicas, caso contrário seria um bom negócio para as oficinas a trocarem discos de 10K em 10K...


                            Depois o N (Neutral) serve por exemplo para situações de avaria/reboque ou manutenção, (ou para andares à Salazar...) e o P (Parking) serve para estacionar o carro ou para paragem prolongada por uma questão de segurança ou quando se quer descansar os pés, por exemplo.

                            CumpS

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por PRPR Ver Post
                              Tens noção que se alguém vier atrás de ti se distrair e te der uma batida na tua traseira podes partir a caixa de velocidades não tens?

                              "P" só se deve usar quando se estaciona (não é parar!) a viatura,caso contrário é desaconselhável.
                              É pá, até me assustas.

                              Mas conta aí o que acontece quando se coloca em P.

                              Podes usar termos técnicos que eu não desmaio.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por DigCb Ver Post
                                A minha mãe tem um Audi DSG (ou trip tronic, ou como lhe queiram chamar) desde 2006, e se eu lhe perguntar para que serve o N ela não me sabe responder.

                                Eu não acho que o carro parado em D esteja a forçar o que quer que seja, e eu só o tiro do D em situações em que vou desconfio que vou ficar com a perna cansada. O N para mim apenas serve para quando queremos aumentar as rotações do motor sem nenhuma mudança engrenada, como se faz nos IPO's por exemplo. Nem sentido faz para mim, ter uma caixa automática em que quando se pára nos semáforos temos de por o N para não desgastar a embraiagem.

                                O facto de o carro andar quando se tira o pé do travão é porque tem uma especie de Hill Hold para substituir o chamado ponto de embraiagem, impossível de fazer com um carro automático e para antecipar o facto de se ir acelerar a seguir. Portanto em caso de necessidade de fazer o ponto de embraiagem, ou as pessoas usariam o pé esquerdo no travão e o direito para acelerar, ou então usariam o travão de mão como ajuda. O facto de o carro acelerar mal se tire o pé do travão é para prevenir isso.

                                A minha opinião é: não se preocupem com isso que os construtores pensaram nisso.
                                Presumo que o termo correcto para essa caixa seja S-Tronic !
                                Sim, realmente o que dizes faz sentido... uma pessoa não compra um automático para se preocupar em andar a trocar de D para N e etc mas também não podemos digo eu ser comodistas a esse ponto ! Visto desse prisma se eu quisesse andar de marcha atrás em vez de meter o R continuava em D e esperava que ele adivinhasse para onde eu queria ir. O N a meu ver serve para essas situações de paragens mais duradouras agora se é verdade ou não, não sei !

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por campos1 Ver Post
                                  Reproduzo o post do AntónioRibeiro, bastante esclarecedor, limitando-me apenas a pôr a Bold o interessante para dissipar as dúvidas quanto à DSG. E salvo erro, nunca houve, nem há caixas automáticas exclusivamente a seco, podem é conjugar os dois sistemas como as DSG, ou seja mimetizando as caixas manuais clássicas, caso contrário seria um bom negócio para as oficinas a trocarem discos de 10K em 10K...


                                  Depois o N (Neutral) serve por exemplo para situações de avaria/reboque ou manutenção, (ou para andares à Salazar...) e o P (Parking) serve para estacionar o carro ou para paragem prolongada por uma questão de segurança ou quando se quer descansar os pés, por exemplo.

                                  CumpS
                                  Ah, aqui sim ! Já está uma explicação plausível para a existência do N !!

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Avantgarde220 Ver Post
                                    O carro em D ou S, ao levantar o pé do travão anda logo sozinho sem ser necessário carregar no acelerador. Daí a minha dúvida surgir pois parece-me que o carro quer andar e eu o estou a travar a impedir, se tivesse no N não estava a tentar iniciar marcha .
                                    Não o estás a impedir, em sentido próprio.

                                    O fluxo hidráulico exerce sempre alguma pressão, daí o carro consumir mais do que se estivesse em N ou P, pois aí já não há fluxo a circular.
                                    Quando se tem o pé no travão, o fluxo exerce alguma força, todavia essa não é suficiente para vencer a força exercida pelos travões. Assim que se larga os travões a força do fluído é superior e vence a resistência/inércia e aumenta à medida que se acelera, impulsionando assim o carro. Nas caixas mais recentes, há já uma conjugação dos tradicionais sistemas mecânicos com sistemas electrónicos.

                                    CumpS

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Avantgarde220 Ver Post
                                      Presumo que o termo correcto para essa caixa seja S-Tronic !
                                      Sim, realmente o que dizes faz sentido... uma pessoa não compra um automático para se preocupar em andar a trocar de D para N e etc mas também não podemos digo eu ser comodistas a esse ponto ! Visto desse prisma se eu quisesse andar de marcha atrás em vez de meter o R continuava em D e esperava que ele adivinhasse para onde eu queria ir. O N a meu ver serve para essas situações de paragens mais duradouras agora se é verdade ou não, não sei !
                                      Que raio de comparação Avantgarde Uma coisa não tem nada a ver com a outra.

                                      Originalmente Colocado por Avantgarde220 Ver Post
                                      Ah, aqui sim ! Já está uma explicação plausível para a existência do N !!
                                      Eu também já tinha referido o mesmo no meu post.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Se calhar é por isso que a maior parte da malta diz não gostar de caixas automáticas,é que são muito complicadas.Ponho em D?ponho em N?ponho em P? é uma dor de cabeça.
                                        (Eu como sou do contra,costumo pôr em 3º ou 2º só para chatear)

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Avantgarde220 Ver Post
                                          Boas,
                                          Eu não vou responder a todos os posts, apenas por falta de tempo e para não encher com repetência mas li todas as respostas. Apenas agarro neste caso, pois as automáticas que conduzi, todas sem excepção, ao levantar o pé do travão em D, o carro começa a andar (e não é assim tão devagar quanto isso). Por exemplo se estiver num semáforo vermelho numa subida (ou em que inclinação for) e tirar o pé do travão, o carro anda logo.
                                          No SLK, ao chegar aos semáforos, clica-se com mais força no pedal de travão e ele desliga o motor com o sistema start/stop, depois liga e arranca ao largar o pedal do travão, obviamente que não dá nenhum salto e arranca de forma completamente suave o que me leva a querer que o CORRECTO será mesmo manter a caixa em D nestas paragens, mas agora com o GOLF DSG fiquei a pensar pois estava parado em vários semáforos e o carro so ao largar o travão um pouco, começava a andar. Pergunto eu se isto não será o equivalente a estar sempre a meter / tirar mudança numa caixa manual, o que equivale a gastar embraiagem ?

                                          A meu ver, a utilização será feita em andamento sempre em D, sem trocas para N e etc (embora isto me faça a volta à cabeça principalmente nos semáforos), e o N sirva apenas para parágens curtas em que se vai buscar alguma coisa ao porta bagagens.. mas porquê, se para isso está lá o P ? O P servirá para claramente parar o carro nestas situações, daí fazer-me confusão à cabeça esta coisa de ter sempre o carro em D mesmo em paragens de cidade (passadeiras compreendo, agora semáforos daqueles eternos não percebo se isso danifica ou não)
                                          Bom, vamos ver por logica:

                                          Se tiveres com um manual, carregas na embraiagem e travas, o carro nao vai quer andar pois nao? O mesmo acontece com um automatico.

                                          Iras reparar que em mudanças baixas ao travares ele vai chegar a uma rotaçao que embraia o carro, ou seja, chega ali as 1200rpm ou um bocado menos e o ponteiro vai para o ralenti, basicamente o carro automaticamente ''carregou'' na embraiagem. A unica coisa que acontece é teres 1 engrenada, nada mais.

                                          Tu ao levantares o pé do travao estas a fazer o carro andar certo? Isso acontece porque em automatico o travao tambem controla a embraiagem, o que estas a fazer é arrancar somente com a embraiagem, podes fazer o mesmo num carro manual, num carro manual se travares ao de leve e levantares a embraiagem somente o carro vai-se começar a mexer. Quando passas para o acelerador, ele vai fazer entao o ponto de embraiagem para arrancar.

                                          Comentário


                                            #51
                                            eu nunca conduzi uma caixa automatica, e sinceramente não vejo o interesse, outra conversa eu sei.
                                            li os posts todos e acho estranho que ninguém tenha comparado o tal D com o travão a um ponto de embraiagem numa caixa manual.
                                            pelo que me pareceu das várias respostas que deram é isso que muitos querem dizer, N equivale a ponto morto, D a ponto de embraiagem e P a carro parado e engatado.
                                            percebi bem?
                                            sendo que a grande duvida é, se parado em D há ou não desgaste da embraiagem?

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por DigCb Ver Post
                                              Que raio de comparação Avantgarde Uma coisa não tem nada a ver com a outra.



                                              Eu também já tinha referido o mesmo no meu post.
                                              O objectivo da comparação era mesmo a estupidez da mesma, naquela de dar a entender que a caixa não adivinha e que o condutor deverá de ter um pouco de conhecimento automóvel a manusear a mesma, foi somente aí que quis chegar . De resto, estamos de acordo e já entendi esse ponto de vista mas pelos vistos há ainda muita gente baralhada das ideias também !

                                              Comentário


                                                #53
                                                Em primeiro lugar é preciso saber se a caixa automática é tradicional com conversor de binário ou se é apenas uma caixa manual robotizada, por exemplo...

                                                Numa caixa automática "tradicional" não há problema em travar e deixar em D quando se pára. Se a paragem for pequena até é preferível deixar em D em vez de andar sempre a alternar entre D e N, pois as engrenagens internas ainda se desgastam mais com a constante alteração da posição do selector (embora estejam concebidas para fazer isso sem problemas).
                                                Também não há que ficar preocupado com o facto de estar a esforçar o motor/caixa ao travar com o carro parado em D, pois apesar de se sentir que está a fazer força, não há qualquer desgaste de discos de embraiagem (basta perceber/estudar o mecanismo de funcionamento de um conversor de binário, no qual o óleo ATF é o principal responsável por transmitir a força/movimento) como aconteceria se fizesse o mesmo numa caixa manual.

                                                O que não convém é manter o carro parado numa subida íngreme por exemplo acelerando em D para não descair, em vez de largar o acelerador e carregar no travão, pois em situações extremas tal pode conduzir a um sobreaquecimento do óleo da transmissão e desgaste precoce...

                                                Quanto ao N e P, a única diferença é que em P a caixa fica bloqueada através de um mecanismo (na prática o efeito final é quase semelhante a deixar um carro com caixa manual engatado). Também não convém colocar "N" em andamento. Nunca percebi o real motivo (muitos dizem que em N a lubrificação interna é diminuída, outros afirmam que o problema/desgaste ocorre apenas quando se selecciona novamente D em andamento), mas na maioria dos carros vem escrito no manual que tal pode danificar a caixa.
                                                Editado pela última vez por PRAP; 21 March 2012, 17:23.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por PRAP Ver Post
                                                  Em primeiro lugar é preciso saber se a caixa automática é tradicional com conversor de binário ou se é apenas uma caixa manual robotizada, por exemplo...

                                                  Numa caixa automática "tradicional" não há problema em travar e deixar em D quando se pára. Se a paragem for pequena até é preferível deixar em D em vez de andar sempre a alternar entre D e N, pois as engrenagens internas ainda se desgastam mais com a constante alteração da posição do selector (embora estejam concebidas para fazer isso sem problemas).
                                                  Também não há que ficar preocupado com o facto de estar a esforçar o motor/caixa ao travar com o carro parado em D, pois apesar de se sentir que está a fazer força, não há qualquer desgaste de discos de embraiagem (basta perceber/estudar o mecanismo de funcionamento de um conversor de binário, no qual o óleo ATF é o principal responsável por transmitir a força/movimento) como aconteceria se fizesse o mesmo numa caixa manual.

                                                  O que não convém é manter o carro parado numa subida íngreme por exemplo acelerando em D para não descair, em vez de largar o acelerador e carregar no travão, pois em situações extremas tal pode conduzir a um sobreaquecimento do óleo da transmissão e desgaste precoce...

                                                  Quanto ao N e P, a única diferença é que em P a caixa fica bloqueada através de um mecanismo (na prática o efeito final é quase semelhante a deixar um carro com caixa manual engatado). Também não convém colocar "N" em andamento. Nunca percebi o real motivo (muitos dizem que em N a lubrificação interna é diminuída, outros afirmam que o problema/desgaste ocorre apenas quando se selecciona novamente D em andamento), mas na maioria dos carros vem escrito no manual que tal pode danificar a caixa.
                                                  Em princípio, uma caixa automática deve segurar o carro para este não descair. Deverá simular o ponto de embraiagem ou estar associada ao hill hold.

                                                  Penso que não seja necessária a ajuda directa do acelerador para aguentar o carro quando se tira o pé do travão.
                                                  Editado pela última vez por AntonioRibeiro; 21 March 2012, 17:55.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por AntonioRibeiro Ver Post
                                                    Em princípio, uma caixa automática deve segurar o carro para este não descair. Deverá simular o ponto de embraiagem ou estar associada ao hill hold.

                                                    Penso que não seja necessária a ajuda directa do acelerador para aguentar o carro quando se tira o pé do travão.
                                                    Em alguns casos sim, mas na maioria dos carros tal não acontece...
                                                    Ao ralenti o motor transmite alguma força para o conversor de binário, mas essa força poderá não ser suficiente para manter o carro parado numa subida com um declive acentuado.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por DigCb Ver Post
                                                      O facto de o carro andar quando se tira o pé do travão é porque tem uma especie de Hill Hold para substituir o chamado ponto de embraiagem, impossível de fazer com um carro automático e para antecipar o facto de se ir acelerar a seguir. Portanto em caso de necessidade de fazer o ponto de embraiagem, ou as pessoas usariam o pé esquerdo no travão e o direito para acelerar, ou então usariam o travão de mão como ajuda. O facto de o carro acelerar mal se tire o pé do travão é para prevenir isso.
                                                      Não é um especie de Hill Hold, as caixas automáticas com conversor de binário fazem a mesma coisa que um condutor num caixa manual, enquanto levanta o pé da embraiagem. É o chamado creep, ou rolar a baixa velocidade.

                                                      Originalmente Colocado por AntonioRibeiro Ver Post
                                                      Penso que não seja necessária a ajuda directa do acelerador para aguentar o carro quando se tira o pé do travão.
                                                      Numa caixa automática não é preciso, mas há casos (caixas dupla embraiagem) onde é preciso de acelerar para o carro se manter, mas quem é que faz isso numa caixa automática/dupla embraiagem?

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        A minha primeira experiência com automáticas foi num E270CDI e sempre que estava parado num semáforo ficava a pisar o travão. O motor tinha o som normal de relanti, não sentia ali nada a "forçar".
                                                        A caixa seguinte foi uma DSG de um Golf V 1.9TDI, neste passava-se o mesmo que no Merc, parado era sempre em D+pé no travão. Quando levantava o pé do travão conseguia ouvir a 1ª velocidade a "engatar" pelo que não me parece que estivesse em esforço antes de largar o travão. No Golf VI 1.6TDI DSG optei pelo mesmo comportamento que no V. Só usava o N quando queria deixar o carro "descair" um bocadinho. Se o semáforo levar muito tempo e não me apetecer estar a pressionar o travão ponho em P.

                                                        Originalmente Colocado por fabiojalmeida Ver Post
                                                        Não é um especie de Hill Hold, as caixas automáticas com conversor de binário fazem a mesma coisa que um condutor num caixa manual, enquanto levanta o pé da embraiagem. É o chamado creep, ou rolar a baixa velocidade.



                                                        Numa caixa automática não é preciso, mas há casos (caixas dupla embraiagem) onde é preciso de acelerar para o carro se manter, mas quem é que faz isso numa caixa automática/dupla embraiagem?
                                                        Isso não é assim tão linear, há motores que não têm força se não os acelerares. Já me aconteceu ir abaixo num iQ e num 107... Numa subida ingreme se não lhe der aceleração ele vai-se abaixo.
                                                        Editado pela última vez por TommyPT; 21 March 2012, 18:57.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Vou buscar o manual

                                                          EDIT

                                                          No meu manual diz "multitronic; ao contrário das caixas automáticas convencionais, a transmissãio da potência não é feita pelo comutador de binário mas pela embraiagem de discos múltiplos. Por isso o "o comportamento de marcha lenta" da viatura em ponto morto durante a permanência passageira na posição D, S ou R da alavanca de selecção é menos pronunciada."

                                                          "Parar provisoriamente
                                                          - Mantenha o veículo parado com o pedal do travão p.ex. junto dos semáforos
                                                          - Feche o travão de estacionamento em declives maiores, para ao arrancar evitar descair o veículo
                                                          - O travão de estacionamento é desbloqueado automáticamente e o seu veículo começa a movimentar-se, se acelera normalmente"

                                                          "Veículos com cx multitronic: O seu veículo está equipado com um dispositivo de arranque, que permite um arranque mais fácil em rampas inclinadas. O sistema está activado, quando o pedal do travão é pisado durante alguns segundos. Depois de soltar o pedal do travão a força do travão permanece um breve momento, para evitar um decair do veículo durante o arranque."

                                                          "Se durante a condução por engano engrenar em N, desacelere e aguarde até a rotação do motor ficar em ponto morto, antes de passar de novo para D ou S."
                                                          Editado pela última vez por ; 21 March 2012, 20:41.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                                            Vou buscar o manual

                                                            EDIT

                                                            No meu manual diz "multitronic; ao contrário das caixas automáticas convencionais, a transmissãio da potência não é feita pelo comutador de binário mas pela embraiagem de discos múltiplos. Por isso o "o comportamento de marcha lenta" da viatura em ponto morto durante a permanência passageira na posição D, S ou R da alavanca de selecção é menos pronunciada."

                                                            "Parar provisoriamente
                                                            - Mantenha o veículo parado com o pedal do travão p.ex. junto dos semáforos
                                                            - Feche o travão de estacionamento em declives maiores, para ao arrancar evitar descair o veículo
                                                            - O travão de estacionamento é desbloqueado automáticamente e o seu veículo começa a movimentar-se, se acelera normalmente"

                                                            "Veículos com cx multitronic: O seu veículo está equipado com um dispositivo de arranque, que permite um arranque mais fácil em rampas inclinadas. O sistema está activado, quando o pedal do travão é pisado durante alguns segundos. Depois de soltar o pedal do travão a força do travão permanece um breve momento, para evitar um decair do veículo durante o arranque."

                                                            "Se durante a condução por engano engrenar em N, desacelere e aguarde até a rotação do motor ficar em ponto morto, antes de passar de novo para D ou S."
                                                            Qual é o carro?
                                                            Editado pela última vez por AntonioRibeiro; 21 March 2012, 21:01.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por AntonioRibeiro Ver Post
                                                              Qual é o carro?
                                                              Uma A4

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X