Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Caixa automática - Como conduzir correctamente com a mesma

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Mais um artigo acerca da DSG (em francês):

    La boite DSG [TECHNIQUE] - Mécanique / Electronique Technologie - FORUM Mécanique / Electronique - FORUM Pôle Technique

    Comentário


      #62
      Eu também costumo por a caixa em N quando paro nos semáforos ou estou parado pouco tempo.
      A única queixa que tenho em relação à caixa do meu carro é que para estacionar não se tem o mesmo controlo que com uma embraiagem. O travão acaba por simular o efeito, mas é muito menos "sensivel" e por isso parece que num momento ainda mantém o carro parado e a seguir já está a deixá-lo andar com mais força do que devia. Nada que não vá lá com prática e escolha de lugares maiores, mas é algo a que ainda não me habituei completamente.

      Comentário


        #63
        Eu tambem tinha esse habito de meter a minha antiga DSG em N nos semaforos, mas deixei de o fazer. Nao e' obviamente o que a marca recomenda. E ao travar em D, a caixa n esta a puxar. Ate se nota claramente que demora 1 ou 2 segundos a reagir qdo se levanta o pe do travao.

        Comentário


          #64
          Também depende do carro. No Prius, nunca se deve deixar o carro em N (está bem explícito no manual - é só para usar pontualmente numa lavagem automática ou situações do género). Eu, é sempre D ou, em paragens mais prolongadas, P. Uma coisa que reparei no Prius, é que ele passa automaticamente para P quando desligamos o carro sem estar em P.

          Comentário


            #65
            Sintetizando, temos:

            O 'trabalho de mão' é executado pela caixa em modo automático.

            Relativamente aos pedais, temos 3, sendo um deles virtual. É o pedal da embraiagem que funciona juntamente com o do travão. É o equivalente, grosso modo, em caixa manual, a travarmos carregando simultaneamente nos pedais da embraiagem e do travão, mantendo o carro engatado numa velocidade ou fazendo desmultiplicações, doseando o pedal da embraiagem.

            Só que, a caixa automática é muito mais rápida e não admite 'falhas'
            Editado pela última vez por AntonioRibeiro; 22 March 2012, 10:22.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por AntonioRibeiro Ver Post
              Sintetizando, temos:

              O 'trabalho de mão' é executado pela caixa em modo automático.

              Relativamente aos pedais, temos 3, sendo um deles virtual. É o pedal da embraiagem que funciona juntamente com o do travão. É o equivalente, grosso modo, em caixa manual, a travarmos carregando simultaneamente nos pedais da embraiagem e do travão, mantendo o carro engatado numa velocidade ou fazendo desmultiplicações, doseando o pedal da embraiagem.

              Só que, a caixa automática é muito mais rápida e não admite 'falhas'
              Txi, grande confusão que vai para ai.

              Nas DSG aquilo é como jogar um jogo de computador. Tem 2 pedais, num aceleras e no outro travas.

              Ter uma caixa automática para andar a pensar na embraiagem e se tá engatado ou não, não faz sentido nenhum para mim.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por DigCb Ver Post
                Txi, grande confusão que vai para ai.

                Nas DSG aquilo é como jogar um jogo de computador. Tem 2 pedais, num aceleras e no outro travas.

                Ter uma caixa automática para andar a pensar na embraiagem e se tá engatado ou não, não faz sentido nenhum para mim.
                É claro que não se vai a pensar nisso. Só pretendi fazer uma comparação, que tem que ser necessariamente fraca, com uma caixa manual.

                Na prática, não há comparação possível

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por AntonioRibeiro Ver Post
                  ...

                  Na prática, não há comparação possível
                  Não, não há.

                  E se tiveres percursos com um intenso pára/arranca, mais valor darás a uma condução com cx. automática.

                  Mas tb não há bela sem senão. E um dos problemas que nunca atinei, é a falta de grip no arranque. Com uma cx. manual (ou DSG, ou Robotizada) tu tens embraiagem o que proporciona um contacto imediato.
                  Com a cx. automática convencional, tu vais lá mas demora um bocado de tempo.

                  Ainda há pouco tempo, armei-me em malabarista e tenho o carro cheio de tinta azul...

                  Comentário


                    #69
                    Hoje andei com o carro novamente e meti em "prática" já aquilo que aquilo li. Paragens sempre em D com o pé no travão, mudança do modo D para S com carro em andamento para fazer um teste ao mesmo e também para testar o launch control.
                    De facto acho esta caixa magnífica apenas necessita de hábito mas com este motor casa de forma excelente ! Acho bem melhor que a manual num carro destes embora eu adore conduzir e meter mudanças digo que um Honda S200 para mim na pista obviamente tem que ter uma caixa manual, mas esta automática para andar em utilização normal, percursos citadinos e ultrapassagens é algo de brutal. Já tinha saudades de querer ultrapassar e apenas clicar no kickdown para a caixa reduzir automaticamente e voltar ao andamento normal após esta !
                    Não tenho experiência com caixas mais arcaicas e nesses casos não sei como trabalham, só DSG e 7G tronic... mas num W211 de 5 velocidades auto de vez em quando sentiam-se ali uns soluços estranhos, coisa que também me aconteceu hoje ! Vinha em cidade numa rua estreia em 1ª mas so tinha acelerado um pouco (mais do que ele a andar sozinho) e deixei o pé pois ia parar logo a frente, e o carro também deu um soluço numa de "que queres fazer, mudo mudança ou não " confesso que fiquei naquela de que confundi o mesmo mas pronto. O único contra são os estacionamentos "à tira" que tem de se dosear muito bem o pedal, caso contrario "bum", esse trabalho também é ajudado pelos sensores mas pronto num carro destes e estando eu habituado a conduzir banheiras torna-se "inútil"

                    Sendo a manutenção de caixas automáticas ainda um bocado cara por aquilo que ouço e leio, estava um pouco preocupado em perceber como deveriam ser conduzidas estas da melhor forma mas confesso que já entendi a lógica da coisa e que já tirei os macacos da cabeça do gastar embraiagem em D e etc

                    Comentário


                      #70
                      Estive a ler este tópico muito interessante, até porque, de uma maneira geral, o vendedor não nos informa de como mexer com estas caixas.

                      A posição 'P' é para estacionar e se conseguir tirar a chave da ignição, senão bastaria a 'N' com o travão de mão. Com a 'P' também é aconselhável puxar o travão de mão, em especial em zonas de maior declive. De notar que a posição 'P' bloqueia sempre a caixa; corresponde, grosso modo, ao carro engatado (mas sendo menos eficiente), juntando, assim, mais segurança no estacionamento juntamente com o travão de mão.
                      Editado pela última vez por Andrade; 15 April 2013, 11:32.

                      Comentário


                        #71
                        Será que sou o unico que gosta de estar com os pés "soltos"?

                        No carro onde costumo conduzir (manual), quando para ponho sempre em ponto morto. Aliás, quando ando a menos de cerca de 10 km/h meto em ponto porto porque caso contrário tenho de ir a carregar na embraiagem a fundo. Ou seja, vai dar ao mesmo. A perna e o enconsto da embraiagem agradecem...

                        Já se for num desclive, puxo o travão de mão para poder por as pernas à vontade...

                        Todos saem da escola de condução com a ideia que se têm de ter sempre o carro engatado e não sei o quê, mas eu acho que existem situações em que isso é dispensável... Como estar parado num semáforo. Pelo menos a minha embraiagem ainda é rija, ao fim de um tempo nota-se a perna "cansada". Já circular em ponto morto a menos de 10 km/h não têm mal nenhum. A essa velocidade têm de se ir a carregar a fundo na embraiagem, logo nestas situações, ir em ponto morto ou em 1ª/2ª com a embraiagem a fundo vai dar ao mesmo. Eu opto pela mais confortável que é ir em ponto morto.

                        Penso que não faço mal porque o meu pai tem um C220 CDI de 2012 com caixa manual e Start/Stop e num papel que fala no funcionamento do Start/Stop dizem para a menos de 10 km/h meter em ponto morto para o carro se desligar. E é isto mesmo que acontece... Se o meu pai for a menos de 10 km/h em ponto morto o motor desliga-se, mais que isso liga-se.

                        Já nas caixas automáticas, o unico que conduzi até hoje foi um Chevrolet Volt . A caixa é muito mais confortável para conduzir em cidade, mas em semáforos mais uma vez gosto de andar com os pés "soltos", pelo que não gostava de ter de estar a carregar no travão para o carro não andar... Por isso quando é parar parar prefiro por em N.

                        Comentário


                          #72
                          se estiver sempre a mudar de D para N e de N para D, e de D para N, etc, etc
                          nao se perde um pouco "a função" da caixa automatica ?

                          não deveria ser D para andar "SEMPRE" normalmente ?
                          é que os semaforos fazem parte da condução normal em estrada !!!

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Post
                            se estiver sempre a mudar de D para N e de N para D, e de D para N, etc, etc
                            nao se perde um pouco "a função" da caixa automatica ?

                            não deveria ser D para andar "SEMPRE" normalmente ?
                            é que os semaforos fazem parte da condução normal em estrada !!!
                            Também me parece.

                            Eu sou de extremos. Caixa manual, quando paro desengato para poder soltar o pedal da embraiagem. Caixa automática pelo contrario nunca me dou ao trabalho de pôr em N. Então mas aquilo é automático ou não é?

                            Comentário


                              #74
                              Eu tambem nunca mudo para N ... quando paro fico com o pé no travão apenas ...

                              Se for por muito tempo , meto em P e travão de mão.

                              Comentário


                                #75
                                Isso de pôr em 'N' deve ser mais um tique de quem sempre conduziu manual e passa para automático. O pedal do travão acciona em simultâneo a embraiagem e o travão, penso. Contudo, não faz mal. Dá só um bocadinho mais de trabalho. ;)

                                Comentário


                                  #76
                                  Já agora podem-me explicar a função das caixas redutoras que a Tiptronic tem? no meu Golf 4 tenho uma tiptronic com P, R, N, D (+/-), 4, 3, 2 ,1
                                  Qual será a função pratica daquelas velocidades?

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por peras777 Ver Post
                                    Já agora podem-me explicar a função das caixas redutoras que a Tiptronic tem? no meu Golf 4 tenho uma tiptronic com P, R, N, D (+/-), 4, 3, 2 ,1
                                    Qual será a função pratica daquelas velocidades?
                                    P - Parking - estacionamento
                                    R - Reverse - Marcha atrás
                                    N - Neutral - Ponto morto
                                    D- Drive - condução normal em que entram todas as relações automaticamente, dependendo da condução, declives, etc.
                                    (+/-) - condução em 'manual'- podemos seleccionar manualmente as engrenagens : - relações menores; + relações maiores
                                    4, 3, 2, 1 - escolha do número máximo de relações pretendidas, consoante a condução ou o terreno: Para grandes declives escolhemos, por exemplo 1 ou 2; declives médios/pequenos 3 ou 4, por exemplo. Também consoante o estilo de condução pretendido podemos escolher o num máximo de relações

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Post
                                      se estiver sempre a mudar de D para N e de N para D, e de D para N, etc, etc
                                      nao se perde um pouco "a função" da caixa automatica ?

                                      não deveria ser D para andar "SEMPRE" normalmente ?
                                      é que os semaforos fazem parte da condução normal em estrada !!!
                                      Eu nem com um carro manual gosto de estar parado a carregar nos pedais. Ou fico de pernas "encolhidas" se o terreno for plano, ou então puxo o travão de mão se existir um desnivel...

                                      Dai eu dizer que se fosse comigo andaria sempre a trocar de D para N...

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por Andrade Ver Post
                                        P - Parking - estacionamento
                                        R - Reverse - Marcha atrás
                                        N - Neutral - Ponto morto
                                        D- Drive - condução normal em que entram todas as relações automaticamente, dependendo da condução, declives, etc.
                                        (+/-) - condução em 'manual'- podemos seleccionar manualmente as engrenagens : - relações menores; + relações maiores
                                        4, 3, 2, 1 - escolha do número máximo de relações pretendidas, consoante a condução ou o terreno: Para grandes declives escolhemos, por exemplo 1 ou 2; declives médios/pequenos 3 ou 4, por exemplo. Também consoante o estilo de condução pretendido podemos escolher o num máximo de relações
                                        Obrigado Andrade, foi elucidativa a tua resposta :D
                                        Já agora se me puderem ajudar agradeço, numa situação de descer por exemplo uma serra e usar o motor como travão, qual a mudança que devo de usar? As redutoras 2/3 ou deixo-me ir em D?

                                        Comentário


                                          #80
                                          A minha experiencia em termos de conduçao de caixas auto é de extremos, 2 smart´s f2 cdi e 1 E350cdi com a 7g. Nos smart é das piores que existe, ate porque nem é bem uma caixa auto, é uma caixa manual pilotada. É uma caixa MUITO lenta e no inicio quando nao estamos habituados ate pode causar alguns sustos devido às indecisoes, parece que nao sabe bem quando mudar ou reduzir..

                                          A do e350 é uma verdadeira caixa auto e gostei muito mas tal como referiram tambem é preciso habito nas manobras, se soltarmos muito o travao o carro anda demasiado. No caso do mercedes tambem metia em N nos semaforos, simplesmente porque parecia que a caixa tava em esforço, bastava aliviar um pouco o pedal do travao e parecia que "motor" queria andar logo. Mas tambem pouco andei nele, nem era meu.. se calhar depois com o habito nem mexia nisso e mantinha em D.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por peras777 Ver Post
                                            Obrigado Andrade, foi elucidativa a tua resposta :D
                                            Já agora se me puderem ajudar agradeço, numa situação de descer por exemplo uma serra e usar o motor como travão, qual a mudança que devo de usar? As redutoras 2/3 ou deixo-me ir em D?
                                            Usa as redutoras, como disseste, e bem, 2/3 ou o modo 'manual' sequencial, aplicando essas mesmas redutoras. Neste modo é mais fácil passar de engrenagem por simples toque +/- na alavanca (aparece no quadrante do CB a engrenagem que foi seleccionada)
                                            Editado pela última vez por Andrade; 16 April 2013, 09:12.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Boas noites

                                              Hoje o meu pai contou-me que quando iniciou a marcha que no painel de instrumentos apareceu-lhe o seguinte: D1

                                              Perguntou-me o que era mas não lhe soube responder e assim pergunto aos entendidos o que significa o "D1"?

                                              Obrigado pela atenção.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por JMN Ver Post
                                                Boas noites

                                                Hoje o meu pai contou-me que quando iniciou a marcha que no painel de instrumentos apareceu-lhe o seguinte: D1

                                                Perguntou-me o que era mas não lhe soube responder e assim pergunto aos entendidos o que significa o "D1"?

                                                Obrigado pela atenção.
                                                D - Drive, que é o modo da caixa para andar
                                                1 - indica a mudança que a caixa esta a usar

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Fantástico tópico, até para aqueles que, como eu, apenas têm carros com caixas manuais, embora apreciem bastante as automáticas.

                                                  É interessante ver como o perfil do consumidor europeu (nomeadamente o Português) está a mudar e as caixas automáticas (muito por culpa das de dupla embraiagem, nomeadamente a dsg) estão a começar a ser cada vez mais utilizadas e apreciadas.

                                                  Se isto continua assim daqui a uns anos são as manuais que vão passar a ser uma raridade...

                                                  PS - espero que nessa altura existam mais técnicos qualificados a trabalhar com caixas automáticas que o panorama agora não é famoso.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                                    D - Drive, que é o modo da caixa para andar
                                                    1 - indica a mudança que a caixa esta a usar

                                                    Obrigado pelo esclarecimento

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Desenterrando o tópico, gostaria de fazer uma questão. É normal quando se está em modo automatico e se passar para modo sequencial, para regressar ao modo automatico novamente ser necessário desligar o carro?

                                                      Mercedes classe b 2009. Obrigado.

                                                      Enviado do meu SM-G920F através de Tapatalk

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Não faz muito sentido, mas cada marca tem o seu modo de funcionamento.
                                                        No caso da DSG até se pode usar o sequencial em automático tendo as patilhas no volante. Se ao fim de algum tempo deixares de usar as patilhas volta ao automático.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Nao. O que diz o manual? Tem patilhas?

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Obrigado pelas respostas. Nao tem patilhas. O carro nao é meu, por isso nao sei o que diz o manual, mas também me pareceu que nao fosse o habitual.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              não.

                                                              basta deixar andar uns segundos que ele volta ao D por sí.

                                                              podes também empurrar a manete para o lado direito e manter assim por 3 segundos que retoma o modo auto.




                                                              Originalmente Colocado por TSpeed Ver Post
                                                              Desenterrando o tópico, gostaria de fazer uma questão. É normal quando se está em modo automatico e se passar para modo sequencial, para regressar ao modo automatico novamente ser necessário desligar o carro?

                                                              Mercedes classe b 2009. Obrigado.

                                                              Enviado do meu SM-G920F através de Tapatalk

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X