Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Renault mégane 1.6 dci 130 cv

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por PedroF Ver Post
    ...a Deco?...eheh...é cada estudo...Pergunto ...como foi feito esse estudo?...Melhor...se a Renault Portuguesa teve 1000 1.5 dci com avaria e a toyota 200 1.4 d4d...Qual a marca com pior índice de insatisfação?...mas não esquecer o que cada uma vendeu...a Deco teve isso em atenção?...claro que não...

    Não estou a dar números com certeza...só estou a dizer que o 1.5 dci vendeu muito mais do que o 1.4 d4d...e que por isso será normal haver mais clientes insatisfeitos...

    E já agora...á dois anos quando comprei uns electrodomesticos, o grupo de lojas onde fiz a compra mais barata nem sequer constava no guia da Deco...

    As conclusões a que chegaste são deveras interessantes. Dás zero de credibilidade ao teste da deco, mas com que bases? De electrodomésticos? Força nisso.

    Comentário


      #62
      a deco tem tanta credibilidade que há uns anos atrás num comparativo de vários carros deu a pior pontuação de segurança ao renault laguna que era o único carro com 5 estrelas no euroncap

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por marelo Ver Post
        As conclusões a que chegaste são deveras interessantes. Dás zero de credibilidade ao teste da deco, mas com que bases? De electrodomésticos? Força nisso.
        Ou seja...a Deco falhou num estudo de electrodomésticos mas é impensável falhar num de automóveis...é isso??......força nisso...

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
          Alguém me sabe dizer se este 1.6 dci faz EGR antes ou depois do filtro de particulas?
          Alguém?

          Comentário


            #65
            Vocês bem podem atacar a DECO, mas a realidade é que a Renault teve mesmo sérios problemas de fiabilidade em alguns modelos e neste caso, os resultados deles estão corretíssimos. Aliás, outros estudos a nível Europeu confirmam estes resultados.

            Só quem anda distraído é que não se apercebe das razões do fracasso do Laguna (porque será?) ou até mesmo dos objetivos iniciais que o Carlos Ghosn definiu para a Renault.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por eu Ver Post
              Só quem anda distraído é que não se apercebe das razões do fracasso do Laguna
              é feio.
              a bmw também tem andado com bastantes problemas em certos 2.0d.
              a vw também teve bastantes problemas com os 2.0tdi.

              Comentário


                #67
                sim mas a vw e a bmw tem mais imagem de marca que a renault, bem mais até

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por topspeed Ver Post
                  Palavras de um vendedor da Renault, "Não arrisques no 1.6dCI, para já!".

                  Para um vendedor dizer isto (pessoa conhecida, não a fazer nenhum "filme")...
                  Isso é a miúfa típica de pessoal desconfiado. Primeiro dizem que é uma m****. Depois de uns meses reclamam se não tem o 1.6....

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
                    é feio.
                    Também o anterior era. A principal razão das vendas fracas foi a má experiência com o Laguna II 1.9 dCi. Os problemas foram muitos e afectaram quase todas as unidades!

                    a bmw também tem andado com bastantes problemas em certos 2.0d.
                    a vw também teve bastantes problemas com os 2.0tdi.
                    Sim, é um facto. Mas o número de unidades afectadas foi inferior

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
                      Alguém?
                      Ao ver os vídeos de apresentação parece-me que a ERG está depois do filtro de partículas.

                      Comentário


                        #71
                        Pois, é ideia que tenho.

                        Os filtros de particulas não podem libertar rstos de dimensões consideraveis?

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por eu Ver Post

                          Sim, é um facto. Mas o número de unidades afectadas foi inferior
                          Tens a certeza disso? Olha que eu duvido que os problemas do N47 e do 2.0 TDI tenham sido inferiores.

                          Para nao esquecer que as primeiras versoes, pelo menos do 1.9 dCi, é que tiveram problemas, e nao afectarem todas as unidades, conheço 2 pessoas que andam com Laguna II 1.9 dCi primeiras unidades a rondar os 200.000km e sem problemas.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
                            Pois, é ideia que tenho.

                            Os filtros de particulas não podem libertar rstos de dimensões consideraveis?
                            O filtro acumula as partículas e depois queima as mesma. Pelo filtro não pode passar algo maior do que os canais do mesmo.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                              conheço 2 pessoas que andam com Laguna II 1.9 dCi primeiras unidades a rondar os 200.000km e sem problemas.
                              Acredita que esses são casos muito raros... raríssimos.

                              O problema foi tão grande, que em França, associações de consumidores "obrigaram" a Renault a assumir os encargos da substituição do turbo, mesmo depois de acabar a garantia.

                              Comentário


                                #75
                                Estar aqui a falar do 1.9 dCi 120 não serve de muito.

                                Já passaram mais de 10 anos e a Renault tem milhões de 1.5 dCi por aí que revelaram uma fiabilidade geral mais que satisfatória e o 2.0 dCi apesar de bêbedo até tem uma fiabilidade acima da média.

                                Dado o actual método de desenvolvimento na Renault pós-Ghosn, é muito difícil este 1.6 dCi vir a ser problemático. A Renault tornou-se das marcas mais conservadoras em tudo o que é tecnologia.

                                Das últimas a adoptar S&S, das que tem menor tecnologia disponível, etc. O oposto de há 10 anos.

                                E os estudos de fiabilidade só o demonstram, está ACTUALMENTE longe de ser uma marca problemática e chega mesmo a estar muito bem colocada em vários dos seus produtos como o Laguna, Scénic ou Twingo.

                                Relativamente ao 1.6 dCi, o que me parece é que o ganho não é muito convincente comparativamente à própria última evolução do 1.5 dCi, o de 110cv Energy. Pelo que leio dos ensaios, fico com essa ideia.

                                Pelo menos em agradabilidade de utilização coisa onde o 1.5 dCi se tem destacado nos últimos anos.

                                Aliás tanto o 1.6 dCi como o novo 1.2 TCe 115 são criticados pelo mau desempenho em baixos regimes, tornando-se pouco agradáveis de utilizar em cidade.

                                Adicione-se o facto de a Renault não estar a ser minimamente agressiva a nível de preços, quase oferecendo os 130cv do 1.6 dCi ao mesmo preço em colocava o anterior 1.9 dCi (isto na generalidade dos mercados europeus).

                                A meu ver não aproveitar o downgrade para se tornar mais competitiva, é um erro.

                                Querem tudo e vão ter quase nada.

                                Mas isto já são outros quinhentos da gestão da Renault Europeia, a meu ver, cheia de erros desde que o Ghosn a comanda.

                                Aliás, uma desgraça para dizer a verdade. Principalmente a nível de prioridade de produtos e novos modelos.
                                Editado pela última vez por Andre; 25 March 2012, 15:27.

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
                                  a deco tem tanta credibilidade que há uns anos atrás num comparativo de vários carros deu a pior pontuação de segurança ao renault laguna que era o único carro com 5 estrelas no euroncap
                                  Originalmente Colocado por PedroF Ver Post
                                  Ou seja...a Deco falhou num estudo de electrodomésticos mas é impensável falhar num de automóveis...é isso??......força nisso...

                                  Tirem as palas sff. O que voces não podem fazer é criticar um estudo sem saberem qual foi a amostra que foi submtida. Estão a dar zero de credibilidade porque vos convém (e atenção, eu tenho um Renault e gosto muito dele!). Não estou a dizer que o estudo é credível ou não, pois eu não sei em que base aquele estudo acentou. Mas se voces sabem, façam o favor de nos contar (estou a falar do estudo de fiabilidade que foi postado em cima).

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                    Estar aqui a falar do 1.9 dCi 120 não serve de muito.
                                    Claro que serve: o 1.9 dCi e outros motores anteriores da Renault (2.2 dCi e algumas versões do 1.5 dCi) criaram uma imagem de falta de fiabilidade que perdura, apesar das melhorias aparentes dos últimos produtos.

                                    Não é em 10 anos que se limpa uma imagem negativa. Que o digam as marcas italianas

                                    Certamente que o 1.6 dCi teve preocupações redobradas com a fiabilidade, mas é difícil aos clientes que tiveram problemas confiar nas mudanças de filosofia na Renault.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Se há coisa que o 1.5 dCi não tem dado é uma imagem de falta de fiabilidade à Renault.

                                      Como disse, esse comboio já passou. Estar em cada tópico sobre um novo motor a falar do 1.9 dCi 120 não acrescenta, na minha opinião, nada de útil à discussão.

                                      Até porque tecnologicamente não têm nada a ver. Se ainda houvesse alguma espécie de relação entre o 1.9 dCi 120 e estes novos motores, tudo bem. Não havendo, de que serve falar sobre algo que toda a gente já sabe, veja-se que o 1.9 dCi 120 foi problemático?

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por NunoMCCII Ver Post
                                        Ele disse-te aquilo como qualquer vendedor de outra marca poderia ter dito sobre um motor novo no mercado.

                                        Como vês foi bom para ti que te pôs logo fora mas para ele foi mau que perdeu um cliente e se vier a provar que o 1.6dci é um bom motor, que tem tudo para o ser, é um galo.

                                        Ainda não experimentei mas já tive um convite para experimentar no QQ, mas por falta de tempo ainda não consegui. No megane não faço ideia se já está nos stands.
                                        Não foi a mim, eu não iria decidir uma compra com base na opinião do vendedor

                                        Mas no caso de pessoas que não estão muito por dentro do mundo automóvel (grande maioria...), o que um vendedor diz adquire uma significância sobrevalorizada, afinal de contas uma pessoa dizer algo assim dum produto que vende...

                                        Também não sei se já está disponível no Megane, mas já li um ensaio ao outro do "Cascais" com este motor e faziam um balanço positivo.

                                        Tenho curiosidade em experimentar, quando tiver oportunidade.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                          Se há coisa que o 1.5 dCi não tem dado é uma imagem de falta de fiabilidade à Renault.
                                          Não é bem assim... Algumas versões foram muito problemáticas, inclusivamente muitos motores partidos com baixos Kms, devido a problemas com os bronzes das bielas. Se tens dúvidas, googla "1.5 dci bronzes"...

                                          Como disse, esse comboio já passou.
                                          Claro que sim, mas não te esqueças que o prestígio e a reputação de uma marca depende muito do passado. É nessa perspetiva que invoquei os problemas passados de fiabilidade. Espero muito sinceramente (e acredito) que os motores atuais tenham sido concebidos com outro cuidado.

                                          Estar em cada tópico sobre um novo motor a falar do 1.9 dCi 120 não acrescenta, na minha opinião, nada de útil à discussão.
                                          A falta de fiabilidade não era apenas nesse motor e não era apenas nos motores. Penso que a Renault teve uma década negra onde descurou muito a questão da fiabilidade. E tu sabes bem isso, pois certamente que te lembras dos primeiros discursos do Ghosn.

                                          Até porque tecnologicamente não têm nada a ver. Se ainda houvesse alguma espécie de relação entre o 1.9 dCi 120 e estes novos motores, tudo bem. Não havendo, de que serve falar sobre algo que toda a gente já sabe, veja-se que o 1.9 dCi 120 foi problemático?
                                          Não é uma questão de tecnologia, mas sim de atitude e filosofia da marca. Se a Renault fez tantas asneiras no passado, será que não as vai repetir novamente? Aparentemente não, mas ...
                                          Editado pela última vez por eu; 25 March 2012, 20:13.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                            Vocês bem podem atacar a DECO, mas a realidade é que a Renault teve mesmo sérios problemas de fiabilidade em alguns modelos e neste caso, os resultados deles estão corretíssimos. Aliás, outros estudos a nível Europeu confirmam estes resultados.
                                            ...o que eu disse é que todas as marcas têm problemas e que o 1.5 dci teve muita mais saída do que por ex um 1.4 d4d e que por isso será normal haver mais clientes insatisfeitos...mas acredita que tb os há sobre o motor japonês...


                                            Originalmente Colocado por marelo Ver Post
                                            Tirem as palas sff. O que voces não podem fazer é criticar um estudo sem saberem qual foi a amostra que foi submtida. Estão a dar zero de credibilidade porque vos convém (e atenção, eu tenho um Renault e gosto muito dele!). Não estou a dizer que o estudo é credível ou não, pois eu não sei em que base aquele estudo acentou. Mas se voces sabem, façam o favor de nos contar (estou a falar do estudo de fiabilidade que foi postado em cima).
                                            Palas??...só se falas por ti...atrás achaste normal falharem um estudo de electrodomésticos...mas impensável um de automóveis??...

                                            Sabem dizer se esses estudos têm em conta o nº total de unidades vendidas e de avarias registadas em cada motor?...eu duvido, mas para mim, é essa a amostra que vale.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por NunoMCCII Ver Post
                                              Na renault desconto quase sem expressão?? Só se não souberes negociar!

                                              Os 2 ultimos cá de casa tiveram 3000€ de desconto, e o ultimo passado 2 meses ainda tinha mais 1500€ de desconto por causa de uma promoção extra, foi pena.

                                              Nesta altura consegues descontos em todas as marcas, ou estás-te a esquecer de como está o mercado?
                                              Referiste-te ao desconto como se fosse essa a salvação do preço alto do Mégane...

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por RafaN Ver Post
                                                Referiste-te ao desconto como se fosse essa a salvação do preço alto do Mégane...
                                                Porque achas que se vêm tantos Meganes na estrada e penso que até foi o modelo mais vendido no segmento?

                                                Os descontos que a Renault faz são muito aliciantes, já no passado o eram, então actualmente...

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por topspeed Ver Post
                                                  Porque achas que se vêm tantos Meganes na estrada e penso que até foi o modelo mais vendido no segmento?

                                                  Os descontos que a Renault faz são muito aliciantes, já no passado o eram, então actualmente...
                                                  Falando por experiência própria: depende muito dos concessionários.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por RafaN Ver Post
                                                    Falando por experiência própria: depende muito dos concessionários.
                                                    Acredito que sim, também depende do vendedor, se já tinham alcançado os número para o mês...

                                                    Mas em 2008/2009, conseguires praticamente 20% de desconto para empresa, já era muito bom.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por PedroF Ver Post
                                                      ...o que eu disse é que todas as marcas têm problemas e que o 1.5 dci teve muita mais saída do que por ex um 1.4 d4d e que por isso será normal haver mais clientes insatisfeitos...mas acredita que tb os há sobre o motor japonês...



                                                      Palas??...só se falas por ti...atrás achaste normal falharem um estudo de electrodomésticos...mas impensável um de automóveis??...

                                                      Sabem dizer se esses estudos têm em conta o nº total de unidades vendidas e de avarias registadas em cada motor?...eu duvido, mas para mim, é essa a amostra que vale.
                                                      Diz-me onde foi que eu disse que era normal falharem um estudo de sobre electrodomésticos, é que eu não disse isso. Só disse que não podes dar zero de credibilidade a um estudo sem saberes em quê que ele foi baseado. Já repeti isto várias vezes!!!!! Estou a dizer algo tão absurdo assim? Como eu não sei qual foi a amostra do estudo, não mando bocas nem tento descredibilizar o mesmo, e acho que também não o deves fazer (repito, estou a falar do estudo sobre a fiabilidade postado na segunda pag se não estou em erro)!

                                                      Falando do 1.5 dci, não digam que ele não teve problemas porque teve e muitos,principalmente as primeiras versões. Depois foi melhorado a actualmente é bem mais fiável do que era no início.
                                                      Editado pela última vez por marelo; 25 March 2012, 23:15.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Conheço poucos motores diesel que no inicio do seu ciclo de vida, ou seja, quando aparecem não tragam problemas variados.

                                                        Se olharmos para os anos de 98 até 2005, basicamente nos primórdios da nova vaga tecnológica existem poucos motores que tenham sido exemplares em fiabilidade na fase de lançamento até chegarem à primeira revisão menor ou maior.

                                                        O problema da Renault não foi uma década, foi cerca de meia década e em modelos lançados entre 2000 e 2003/2004. Estes foram os anos do descalabro porque apanhou modelos no topo da introdução e democratização tecnológica, apanhou revisões novas de motores, apanhou motores novos e a coisa toda junta e ainda por cima o motor mais usado no caso do Laguna era o que tinha problemas crónicos com a manutenção do turbo.

                                                        Se formos sinceros e realistas verificamos que a partir de certo momento a fiabilidade dos modelos mais em causa começou a subir rapidamente porque é óbvio que a marca foi tentando corrigir os seus problemas e os próprios fornecedores a mesma coisa.

                                                        A geração seguinte por razões óbvias não sofreu do mesmo porque herdou a tecnologia com outro grau de maturidade e que já tinha sofrido revisões nos modelos anteriores de pelo menos 6 anos que foi o ciclo de vida dos produtos que estrearam tais tecnologias.

                                                        Estar HOJE com a realidade dos modelos de HOJE a trazer para eles problemas técnicos e tecnológicos que eram principalmente do inicio dos seus anteriores é INJUSTO e sem fundamento algum.

                                                        Uma coisa era eu ter sido cobaia à 10 anos atrás de uma daqueles produtos outra é eu dar-me à liberdade de transferir factos do passado para o presente para me sentir vingado e descarregar a angustia e o transtorno que aquelas questões no passado me causaram.

                                                        Da mesma forma que devemos e por justiça desculpar os erros dos outros feitos no PASSADO e tratar as pessoas ou as coisas com dignidade pelo que são no PRESENTE.

                                                        Depois de errarmos no passado também todos gostamos que nos tratem com dignidade no presente sem estar constantemente a extrapolar os problemas e erros do passado que estão resolvidos e não espelham o presente.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por Cagi Ver Post
                                                          Conheço poucos motores diesel que no inicio do seu ciclo de vida, ou seja, quando aparecem não tragam problemas variados.
                                                          E isto também é válido para o 1.6 dCi ?

                                                          Uma coisa era eu ter sido cobaia à 10 anos atrás de uma daqueles produtos
                                                          E quem compra agora o 1.6 dCi, também está a ser cobaia? O que mudou na Renault para podermos confiar no 1.6 dCi? É a resposta a esta questão que devemos explorar.

                                                          para me sentir vingado e descarregar a angustia e o transtorno que aquelas questões no passado me causaram.
                                                          Ui... que raio é isto?

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                            E isto também é válido para o 1.6 dCi ?

                                                            E quem compra agora o 1.6 dCi, também está a ser cobaia? O que mudou na Renault para podermos confiar no 1.6 dCi? É a resposta a esta questão que devemos explorar.


                                                            Ui... que raio é isto?
                                                            Qual é a confusão? não vês a atitude de muitos? vai falar com clientes de carros, qualquer marca, que no passado tenham tido problemas recorrentes e o carro semanas na oficina para veres as atitudes.
                                                            Alias basta ouvir a frase "a marca X nunca mais". Isto chamas o que? ultrapassar a situação? ver as coisas no presente com outros olhos e ter discernimento para ver que o problema de um modelo pode não ser da marca e que o modelo seguinte pode não ter nada haver ou pode ter tudo haver mas "complemente" corrigido ?

                                                            Isto para mim é viver no passado e não desculpar e ainda querer vingar o desagrado com o facto de nunca mais comprar porque vivemos num mundo perfeito e os erros dos outros não têm desculpa possível.

                                                            _______________________________

                                                            Quanto ao seguinte.
                                                            Não existe nenhum motor que não traga mais ou menos problemas de juventude, a diferença é que têm vindo a diminuir os mesmo em todas as marcas de forma geral e não apenas na Renault.

                                                            Quanto à frase em si eu referia-me mais à época de (98-2005 que não está nessa frase mas na seguinte) e não à atual mesmo que existam sempre problemas de juventude em TODAS as marcas com gravidades bastante diferentes dependendo do motor ou modelo.

                                                            Quanto às respostas de ser válido para o 1.6 Dci e de ter mais problema agora do que irá ter após 2 anos de fabrico (ex), é a verdade, a diferença é que podem ocorrer em muito menos quantidade mas mesmo assim ocorrer mais do que quando este tiver 2 anos no mercado.
                                                            Toda a gente é cobaia quando se expõe ao compra algo Novo mas esse sentimento aparece quando apenas esse algo Novo dá mais problemas do que é razoável ou seja quando são problemas crónicos e que é uma norma.

                                                            A questão sobre o que mudou na Renault, está respondida na evolução que um 2.0 Dci teve desde que apareceu, está no lançamento de modelos já bastante mais maduros em fiabilidade e que estão já aparecer em recolhas de dados com posições na média ou acima dela.

                                                            Desde os restylings da geração problemática e mais fundamentada nos modelos seguintes que vemos uma norma a nível de fiabilidade muito melhor.

                                                            Se há coisa que melhorou na Renault foi o cuidado em apresentar modelos que desde o seu lançamento já trazem muitos mais problemas resolvidos, o mesmo para os motores novos e os revistos. De qualquer forma quando um motor é novo há sempre mais questões falíveis mesmo que cada vez tenham mais experiência e cuidado nessa questão.

                                                            Era isto que queria passar com menos palavras.

                                                            Quanto a explorar mais sobre se podemos confiar no 1.6 DCI, pelo passado recente tudo indica que sim mas ninguém tem certezas até haver amostra suficiente e pelo menos uns 2 anos no mercado. A Renault por esta altura já deve saber como é que está a correr nos primeiros milhares kms na unidades que vendeu porque para problemas não é preciso muitos kms como se viu em tantos 250 CDi no lançamento.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por marelo Ver Post
                                                              Diz-me onde foi que eu disse que era normal falharem um estudo de sobre electrodomésticos, é que eu não disse isso. Só disse que não podes dar zero de credibilidade a um estudo sem saberes em quê que ele foi baseado. Já repeti isto várias vezes!!!!! Estou a dizer algo tão absurdo assim? Como eu não sei qual foi a amostra do estudo, não mando bocas nem tento descredibilizar o mesmo, e acho que também não o deves fazer (repito, estou a falar do estudo sobre a fiabilidade postado na segunda pag se não estou em erro)!

                                                              Falando do 1.5 dci, não digam que ele não teve problemas porque teve e muitos,principalmente as primeiras versões. Depois foi melhorado a actualmente é bem mais fiável do que era no início.
                                                              Ainda sei ler...Tu questionas-te/criticas-te o facto de eu me basear numa falha dum teste de electrodomésticos para mostrar que os testes da deco sobre automóveis tb podem ter falhas...Ou seja, eu baseei-me numa falha duma entidade para partir do principio que pode falhar outra vez...perfeitamente plausível...

                                                              Quanto ao teste que dá o 1.5 dci como maior nº de avarias/insatisfação, eu duvido que tenha em conta a amostra que devia ser usada para não levar as pessoas ao engano...ou seja, deveria ter em conta o nº total de unidades vendidas de cada motorização...Agora, e pela 2ª vez, pergunto...é ou não isto que conta para se saber qual o motor mais problemático...e...alguém sabe se o teste teve esta amostra?...

                                                              ...e aqui, ninguém disse que o 1.5 dci não teve os seus problemas...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X