Anúncio

Collapse
No announcement yet.

CE quer promover circulação de Hidrogénio

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por MRFxpto Ver Post
    Em eficiência porque ninguém faz as contas à relação peso/autonomia?
    Pois nessas contas qualquer eletrico é menos eficiente do que um a combustão.
    Peso autonomia parece-me uma relação pouco relevante para a maioria das pessoas, apesar de eu ser contra o aumento constante do peso dos carros.

    Acho que o imposto deveria refletir o peso, pois traduz num aumento da degradação das estradas, maior desgaste de pneus e outros componentes, logo mais poluição.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por Miguel1994 Ver Post
      Mas o que te leva a crer que a produção de H2 tem necessariamente a partir do excesso da rede?

      O que não falta é empresas com sistemas de eletrólise diretos para produção local de H2.
      Porque é altamente ineficiente a sua produção, e só se justifica se houver eletricidade para deitar fora.

      Comentário


        #63
        O hidrogénio para carros ligeiros não me parece fazer grande sentido, os carros eléctricos e a combustão são melhores para esse efeito.

        Mas para pesados, penso que o hidrogénio possa vir a ser importante.

        Como os pesados de passageiros e mercadorias frequentam rotas pré-definidas 90% das vezes, é mais fácil criar postos de abastecimento em locais estratégicos do que seria para os carros ligeiros.

        Quanto a energia para produzir o hidrogénio necessário, terá que ser das energias tradicionais e das renováveis.

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por MRFxpto Ver Post
          Em eficiência porque ninguém faz as contas à relação peso/autonomia?
          Pois nessas contas qualquer eletrico é menos eficiente do que um a combustão.

          Claro que sim, se considerares que os combustiveis nascem nas bombas...

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver Post
            Porque é altamente ineficiente a sua produção, e só se justifica se houver eletricidade para deitar fora.
            Claro que não... por isso é que há soluções dedicadas em exclusivo à produção.

            Mas eu vou deixar de gastar o meu latin com este tema. A direção do longo curso e indústria pesada é neste sentido, o tempo acabará por prová-lo.

            Só mesmo quem nunca colocou as duas soluções, fuel-cell e bateria, lado a lado é que não é capaz de compreender a importante vantagem da primeira.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
              Claro que sim, se considerares que os combustiveis nascem nas bombas...
              Também considerando que a eletricidade nasce na tomada.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por MRFxpto Ver Post
                Também considerando que a eletricidade nasce na tomada.
                Não é isso que temos visto, é que nos combustiveis fosseis nem sequer consegues ter um valor real da eficiência/poluição da sua exploração e transporte.

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por Miguel1994 Ver Post
                  Claro que não... por isso é que há soluções dedicadas em exclusivo à produção.

                  Mas eu vou deixar de gastar o meu latin com este tema. A direção do longo curso e indústria pesada é neste sentido, o tempo acabará por prová-lo.

                  Só mesmo quem nunca colocou as duas soluções, fuel-cell e bateria, lado a lado é que não é capaz de compreender a importante vantagem da primeira.
                  A indústria pesada como a fundição ou a cimenteira precisa de calor de processo, não vamos misturar as coisas...

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                    Não é isso que temos visto, é que nos combustiveis fosseis nem sequer consegues ter um valor real da eficiência/poluição da sua exploração e transporte.
                    A relação que coloquei foi outra, peso/autónoma no produto final.

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por MRFxpto Ver Post
                      A relação que coloquei foi outra, peso/autónoma no produto final.
                      Nem sequer entendo essa relação, pois não é por ser mais pesado que se torna menos eficiente, nos EVs tens muito exemplos de que o peso pouco ou nada intrefere na autonomia, a aerodinâmica por exemplo, tem muito mais influência.
                      Agora que estive a ler melhor, sinceramente não percebo o que queres dizer aqui.

                      Em eficiência porque ninguém faz as contas à relação peso/autonomia?
                      Pois nessas contas qualquer eletrico é menos eficiente do que um a combustão.

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                        Nem sequer entendo essa relação, pois não é por ser mais pesado que se torna menos eficiente, nos EVs tens muito exemplos de que o peso pouco ou nada intrefere na autonomia, a aerodinâmica por exemplo, tem muito mais influência.
                        Agora que estive a ler melhor, sinceramente não percebo o que queres dizer aqui.
                        Peso/autonomia ou seja imaginemos um ICE com um depósito de 48 litros e que faça uma media de 6 litros aos 100 kms com o depósito cheio percorre 800 kms.
                        48 litros de gasolina pesa cerca de 36 kg + o peso de um deposito de 48 litros vazio deverá ser uns 20 kg.
                        36 kg + 20 kg = 56 kg.
                        Esse ICE precisa de 56 kg extra para a sua massa percorrer 800 kms.
                        Agora qual o peso extra que um EV precisa para percorrer esses 800 kms? (peso da bateria).

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por MRFxpto Ver Post
                          Peso/autonomia ou seja imaginemos um ICE com um depósito de 48 litros e que faça uma media de 6 litros aos 100 kms com o depósito cheio percorre 800 kms.
                          48 litros de gasolina pesa cerca de 36 kg + o peso de um deposito de 48 litros vazio deverá ser uns 20 kg.
                          36 kg + 20 kg = 56 kg.
                          Esse ICE precisa de 56 kg extra para a sua massa percorrer 800 kms.
                          Agora qual o peso extra que um EV precisa para percorrer esses 800 kms? (peso da bateria).
                          Uma bateria é parte integrante de um EV, nalguns casos até faz parte da estrutura do carro, alem disso o peso é das condicionantes menos importantes neste tipo de carros, continuo a não perceber o porquê desa questão.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                            Uma bateria é parte integrante de um EV, nalguns casos até faz parte da estrutura do carro, alem disso o peso é das condicionantes menos importantes neste tipo de carros, continuo a não perceber o porquê desa questão.
                            Num carro até pode não ser muito relevante mas para a aviação é.
                            E talvez num futuro mais distante iram querer descarbonizar os restantes meios de transporte.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por MRFxpto Ver Post
                              Peso/autonomia ou seja imaginemos um ICE com um depósito de 48 litros e que faça uma media de 6 litros aos 100 kms com o depósito cheio percorre 800 kms.
                              48 litros de gasolina pesa cerca de 36 kg + o peso de um deposito de 48 litros vazio deverá ser uns 20 kg.
                              36 kg + 20 kg = 56 kg.
                              Esse ICE precisa de 56 kg extra para a sua massa percorrer 800 kms.
                              Agora qual o peso extra que um EV precisa para percorrer esses 800 kms? (peso da bateria).
                              Eu ainda não percebi exatamente para que serve essa métrica da relação peso/autonomia... Já se sabe que a densidade energética do combustível é muito superior à de uma bateria.

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por MRFxpto Ver Post
                                Num carro até pode não ser muito relevante mas para a aviação é.
                                E talvez num futuro mais distante iram querer descarbonizar os restantes meios de transporte.
                                Certo, mas descarbonizar com combustão de hidrogénio é um pouco non sense, pois essa combustão liberta sempre alguns poluentes, sinceramente não estou a ver o H2 na aviação...

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por Miguel1994 Ver Post
                                  A direção do longo curso e indústria pesada é neste sentido, o tempo acabará por prová-lo.
                                  Se te referes a transportes de longo curso, provavelmente são os últimos a adotar Hidrogénio tendo em conta a sua sensibilidade ao preço por km. Para transportes, o que fizer mais km por menos preço é automáticamente o vencedor.

                                  Comentário


                                    #77
                                    E eu detesto carros pesados, pra mim carros elétricos desportivos é quase uma utopia tendo em conta que têm de pesar 2 toneladas. Mas para o utilizador comum se deslocar de A para B, não vejo muito interesse em relações com peso sem ser mais elevado consumo de pneus.

                                    Comentário


                                      #78
                                      O facto de andarmos há 20 e tal anos a dizer que o H2 é que vai ser e ainda não vermos nada mais que uma frota residual no mundo todo não vos diz nada quanto ao sucesso desta tecnologia?

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por cuica Ver Post
                                        O facto de andarmos há 20 e tal anos a dizer que o H2 é que vai ser e ainda não vermos nada mais que uma frota residual no mundo todo não vos diz nada quanto ao sucesso desta tecnologia?
                                        Os EVs tamém existem prai há 100 anos e só pegaram agora... Mais que a idade, é mesmo não arranjarem forma de produzir hidrogénio de forma barata, e toda a tecnologia está pendente disso.

                                        Se amanha um gajo inventa o milagre de separar as moléculas de hidrogénio de forma fácil e barata, a indústria do H2 explode de um dia para o outro. O problema é que já muita gente tentou inventar esse milagre, mas até agora nada, e não parece estar perto.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por MRFxpto Ver Post
                                          Peso/autonomia ou seja imaginemos um ICE com um depósito de 48 litros e que faça uma media de 6 litros aos 100 kms com o depósito cheio percorre 800 kms.
                                          48 litros de gasolina pesa cerca de 36 kg + o peso de um deposito de 48 litros vazio deverá ser uns 20 kg.
                                          36 kg + 20 kg = 56 kg.
                                          Esse ICE precisa de 56 kg extra para a sua massa percorrer 800 kms.
                                          Agora qual o peso extra que um EV precisa para percorrer esses 800 kms? (peso da bateria).
                                          O Engineering Explained fez ha uns anos um cálculo semelhante em que comparava um GT500 e um Taycan Turbo, quanto mais peso teriam de ter, se quisessem ter a autonomia do Model S LR.

                                          GT500 67lbs
                                          Tycan 1200lbs

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                            Certo, mas descarbonizar com combustão de hidrogénio é um pouco non sense, pois essa combustão liberta sempre alguns poluentes, sinceramente não estou a ver o H2 na aviação...
                                            Descarbonizar w2w, nao é só no escape que há emissoes (embora os burros dos politicos pensem assim)

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por cuica Ver Post
                                              O facto de andarmos há 20 e tal anos a dizer que o H2 é que vai ser e ainda não vermos nada mais que uma frota residual no mundo todo não vos diz nada quanto ao sucesso desta tecnologia?
                                              O investimento a serio só comecou há pouco tempo. E há varios projectos interessantes, todos em pesados.
                                              Estrutura fraquissima, tal como a dos eletricos, que devido ao hype politico tem vindo a ficar muito melhor (mas tb comecou do zero)

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post
                                                O investimento a serio só comecou há pouco tempo. E há varios projectos interessantes, todos em pesados.
                                                Estrutura fraquissima, tal como a dos eletricos, que devido ao hype politico tem vindo a ficar muito melhor (mas tb comecou do zero)
                                                Existem 1001 projetos interessantes na UTILIZAÇÃO do hidrogénio. Aliás, se fosse de borla, "amanha" o mundo podia girar a hidrogénio, pois está desenvolvido praticamente tudo para funcionar a hidrogénio, e Hyper vive disso... Mas que manda no mundo e na economia não é o Hyper, é o dinheiro, e o Hidrogénio custa muito.

                                                Até podem fazer um camião que dá a volta ao mundo a 200kmh num depósito e leva 500 toneladas. Se o custo por km for muito superior ao de andar a gasolina ou elétrico, não vai dar.

                                                Muita gente pensa que os camiões são a diesel por causa do binário, mas a verdade é que os camiões são a diesel por causa do custo por km, porque um motor diesel até tem menos binário que um a gasolina para a mesma cilindrada e pressão atmosférica.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post
                                                  O investimento a serio só comecou há pouco tempo. E há varios projectos interessantes, todos em pesados.
                                                  Estrutura fraquissima, tal como a dos eletricos, que devido ao hype politico tem vindo a ficar muito melhor (mas tb comecou do zero)
                                                  Do que tenho visto/lido, fico com a opinião (em actualização...) de que, assim que estiverem resolvidos os constrangimentos mais evidentes da tecnologia hidrogénio, fase que os EV também ultrapassaram porque começaram há mais tempo, a mesma será claramente preferencial pela simplicidade (quando todo o sistema estiver funcional) idêntica à actualmente imbatível dos abastecimentos dos actuais veículos a combustão!

                                                  Estranho, ou nem por isso, é a tão forte rejeição ao hidrogénio, sabendo todos nós que a tecnologia avança a passos largos todos os dias e que as actuais gerações até são das, historicamente, mais receptivas às novidades que a mesma vai criando e colocando ao nosso dispôr! Percebe-se que quem investiu, ou pensa investir, na solução EV não veja com muito bons olhos a possibilidade de, em poucos anos, a mesma ficar ultrapassada por outra melhor (hidrogénio ou outra que possa surgir), mas investir seja naquilo que fôr tem sempre esse risco...

                                                  Pessoalmente, venho acompanhando na expectativa, "à la longue", o que o mercado auto vem oferecendo ou se prepara para oferecer (como sabem, tenho acompanhado a evolução de um dos modelos EV mais promissores, o Lucid), mas ainda tenho as minhas dúvidas no assunto...

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por cuica Ver Post
                                                    O facto de andarmos há 20 e tal anos a dizer que o H2 é que vai ser e ainda não vermos nada mais que uma frota residual no mundo todo não vos diz nada quanto ao sucesso desta tecnologia?
                                                    Apenas revela falta de visão.

                                                    As coisas evoluíram muito nos últimos 20 anos.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver Post
                                                      Existem 1001 projetos interessantes na UTILIZAÇÃO do hidrogénio. Aliás, se fosse de borla, "amanha" o mundo podia girar a hidrogénio, pois está desenvolvido praticamente tudo para funcionar a hidrogénio, e Hyper vive disso... Mas que manda no mundo e na economia não é o Hyper, é o dinheiro, e o Hidrogénio custa muito.

                                                      Até podem fazer um camião que dá a volta ao mundo a 200kmh num depósito e leva 500 toneladas. Se o custo por km for muito superior ao de andar a gasolina ou elétrico, não vai dar.

                                                      Muita gente pensa que os camiões são a diesel por causa do binário, mas a verdade é que os camiões são a diesel por causa do custo por km, porque um motor diesel até tem menos binário que um a gasolina para a mesma cilindrada e pressão atmosférica.
                                                      Há também projetos nao so de utilização, mas sim de comercializacao, por parte dos big players todos dos pesados (Daimler, Cummins, Volvo,...). Se fosse algo tao obvio de falhar, ninguém metia dinheiro lá.
                                                      Na ultima feira de Frankfurt o interesse geral por tecnologias em torno do hidrogénio foi abismal. Gigantesco.

                                                      Nao quero dizer com isto que vai vingar ou nao, mas os argumentos cá colocados sao basicos demais para nao terem sido considerados -e mesmo assim tomou-se decisao de avancar

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post
                                                        Descarbonizar w2w, nao é só no escape que há emissoes (embora os burros dos politicos pensem assim)
                                                        Acrescentando isso ainda mais dificultas a vida do hidrogénio.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                                          Acrescentando isso ainda mais dificultas a vida do hidrogénio.
                                                          Queres elaborar?

                                                          A mobilidade a H2 verde é possivelmente o conceito que mais se aproxima de um "true zero".

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por Miguel1994 Ver Post
                                                            Queres elaborar?

                                                            A mobilidade a H2 verde é possivelmente o conceito que mais se aproxima de um "true zero".
                                                            Como assim? Qual a diferença para o conceito H2 em mobilidade em relação a um vulgo EV em termos de emissões?

                                                            Um EV usa eletricidade que tal como um FCEV só que com muito maior eficiência, aqui o H2 perde em cerca de 70%, depois temos o fabrico dos proprios carros, onde um EV precisa de baterias mas um FCEV precisa de baterias na mesma, mas menores, depois tem um dos grandes elefantes no meio da sala que ninguém fala, a fuelcell que para além de usar elementos mais raros dos que as proprias baterias tem uma longevidade menor, alem dos prazos de todo o sistema, desde acumuladores, tubos,...
                                                            O outro grande elefante são as emissões de escape, pois em termos de alterações climáticas o carro a H2 é pior do que qualquer gasolinas, o vapor de água tem mais influência nisso do que o CO2.
                                                            Se fores para a combustão de H2 ainda podes somar os oxidos de azoto....

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                                              Como assim? Qual a diferença para o conceito H2 em mobilidade em relação a um vulgo EV em termos de emissões?

                                                              Um EV usa eletricidade que tal como um FCEV só que com muito maior eficiência, aqui o H2 perde em cerca de 70%, depois temos o fabrico dos proprios carros, onde um EV precisa de baterias mas um FCEV precisa de baterias na mesma, mas menores, depois tem um dos grandes elefantes no meio da sala que ninguém fala, a fuelcell que para além de usar elementos mais raros dos que as proprias baterias tem uma longevidade menor, alem dos prazos de todo o sistema, desde acumuladores, tubos,...
                                                              O outro grande elefante são as emissões de escape, pois em termos de alterações climáticas o carro a H2 é pior do que qualquer gasolinas, o vapor de água tem mais influência nisso do que o CO2.
                                                              Se fores para a combustão de H2 ainda podes somar os oxidos de azoto....
                                                              Mas tens noção do que escreves? Queres comparar a bateria de que um sistema de propulsão a fuel-cell precisa com a dum elétrico exclusivamente a bateria? A bateria num fuel-cell tem um papel residualíssimo, está presente só para responder aos picos de potência.

                                                              E nem queiras comparar o impacto ambiental da produção e reciclagem das baterias com o de uma fuel-cell.

                                                              Falas em eficiência mas para aplicações pesadas e de longo curso a massa e volume da bateria começa a induzir um ciclo vicioso de ineficiência (mais massa/volume) -> maior consumo -> bateria maior -> mais massa/volume) que simplesmente não dá resposta aos problemas.

                                                              O vapor de água é um gás de efeito de estufa se for libertado em faixas altas da estratosfera.
                                                              Editado pela última vez por Miguel1994; 27 October 2022, 19:42.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X