Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Carros a gasolina - O que vamos fazer?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
    Aqueles cavalos todos conseguem beber 95 e ficarem bem hidratados?
    Que remédio
    Achava que a 98 podia evitar a história da bomba, mas já meti uma nova por isso toca meter 95
    Tem de se aguentar, a vida está cara para toda a gente.

    Comentário


      Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
      Já se fala num possível retrocesso relativamente à liberalização dos combustíveis.

      Se não estou em erro foi no tempo do Pinócrates que a liberalização se deu, com o intuito (dizia ele) de haver maior concorrência entre petrolíferas e consequentemente preços mais baixos.
      O efeito imediato foi logo o contrário.

      Mas cheira-me que vai tudo ficar em água de bacalhau já que até a Autoridade para a Concorrência diz que não existe aparente concertação de preços.

      Sei de quem está privado do uso de transportes publicos sendo que o único meio de transporte para o trabalho é o privado.
      Chega a ser triste a esta situação.

      No meu caso tenho se quiser transporte público. Não estou "habituado", mas provavelmente será essa a via e o carro (no caso a gasolina) fica para o fim de semana.

      PS - afinal não foi o Pinócrates. Foi o Cherne.
      Tinha ideia que tinha sido na altura do Guterres.... A liberalização não é sinal obrigatório de descida dos preços, muito menos em mercados de energia regulados (vamos ver o que se vai passar com a electricidade). Quando o mercado dos combustíveis era regulado, muitas subidas do preço eram compensadas por uma quebra de receitas do estado no imposto. Como todos se queixavam das subidas (irrisórias comparadas com as de hoje), decidiram liberalizar.

      Comentário


        Originalmente Colocado por rantamplan Ver Post
        A bicicleta não é viável para a maioria das pessoas que precisa de carro para trabalhar; a mota exige um investimento inicial algo elevado (pelo menos 2500 para uma 125 em condições) e uma curva de aprendizagem um pouco penosa (andar a 100 num carro e numa moto não é bem a mesma coisa). A isto se soma o custo das revisões e do seguro. A moto não é um investimento tão rentável quanto parece.

        E quando não há para o local de trabalho ou quando se precisa de apanhar três autocarros, transformando em duas horas um percurso que se faz em 30m de carro?
        O ser humano é um animal de hábitos, o que não significa que não tenha capacidade de adaptação - bem pelo contrário!

        Morando numa zona longe de ser uma aldeia, com 14 anos (até muito antes, mas vamos esquecer por agora) eu para ir para a escola saía de casa a pé, andava um bocado até ao comboio (numa estrada bastante inclinada), apanhava o comboio, e saía para fazer um trajecto a pé ainda bastante maior (também pouco plano), tendo garantido no regresso o trajecto inverso.

        Isso era algo perfeitamente normal, até aos 16 anos ter tirado a licença de motorizada e iniciar o meu percurso de me tornar 'burguês' e necessitar de uma coisa com motor para ir para todo o lado, e que com a idade e tempo se foi transformando em coisas mais burguesas (a partir de uma determinada altura, até o ar condicionado é "indispensável").

        Curiosamente, acabei muito mais tarde por fazer alguns trajectos grandes a pé de modo habitual como forma de contrariar o sedentarismo, caminhando até distâncias muitas vezes superiores às que me habituei durante anos a que seria "indispensável" ir de carro (ou mota).

        Fazendo este mea culpa (e admitindo continuar a ter esses hábitos 'burgueses'), há situações em que ir a pé (ou de transportes) não é efectivamente nada prático. Ir levar as crianças à escola (quando aplicável) ou ir ao supermercado a pé causa um transtorno grande...

        ...mas também aí existem hábitos que vêm de trás.
        Eu vou facilmente duas vezes por semana ao supermercado. Se a necessidade de poupar combustível fosse (ou se tornar) imperativa, faz muito mais sentido o planeamento de deslocações, e tentar passar duas (ou mais) por semana para 2 por mês!

        O levar as crianças à escola (quando aplicável, já que não é o meu caso neste momento) também tem alguns pressupostos que vêm de trás, e que incluíram desde o início a utilização do automóvel.
        Se um colégio custar 50 euros por mês a menos (face a outro onde o carro não faça grande falta), o custo da deslocação em si deverá entrar também nas contas.


        Eu não estou a dizer que existem soluções fáceis, ou sequer que existem soluções para todas as pessoas.

        Digo apenas que todos nós temos de dançar conforme a música, e objectivamente não há ninguém que consiga prever como estará daqui a 10 anos, seja pelo preço dos combustíveis, pela situação económica do país ou por esses e outros factores juntos.

        A única coisa que temos é a capacidade de nos adaptarmos...ou sermos passados a ferro!

        Eu adoro conduzir, mas se amanhã for empurrado pelas circunstâncias para transportes públicos (seja um ou dois em cada sentido), terei de pensar que posso usar o mp3 e ir a ouvir música - outra coisa que adoro!...

        Comentário


          A solução mais eficaz passa sempre por racionalizar deslocações.

          Acredito que muita gente possa poupar algumas centenas de km por ano (e consequentemente euros) se projectar um pouco melhor a utilização que faz dos seus transportes privados.

          No limite alguém que more num sitio suficientemente próximo do trabalho para ir a pé, que possa fazer a generalidade das suas compras a pé também, acaba por utilizar o carro essencialmente em lazer o que é precisamente a utilização mais elástica.

          Temos que voltar um pouco atrás (ou será à frente), eu quando comecei a trabalhar (na Anderson Consulting) tive um projecto a cerca de 20/25 minutos a pé de casa. Era um prazer caminhar a bom ritmo naquele percurso e com a vantagem de que não havia emprevistos de trânsito para me atrasar. Eram talvez uns 2 km. Mas no fundo algo até 3/4 ainda se faz muito bem.

          Comentário


            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
            A solução mais eficaz passa sempre por racionalizar deslocações.

            Acredito que muita gente possa poupar algumas centenas de km por ano (e consequentemente euros) se projectar um pouco melhor a utilização que faz dos seus transportes privados.

            No limite alguém que more num sitio suficientemente próximo do trabalho para ir a pé, que possa fazer a generalidade das suas compras a pé também, acaba por utilizar o carro essencialmente em lazer o que é precisamente a utilização mais elástica.

            Temos que voltar um pouco atrás (ou será à frente), eu quando comecei a trabalhar (na Anderson Consulting) tive um projecto a cerca de 20/25 minutos a pé de casa. Era um prazer caminhar a bom ritmo naquele percurso e com a vantagem de que não havia emprevistos de trânsito para me atrasar. Eram talvez uns 2 km. Mas no fundo algo até 3/4 ainda se faz muito bem.
            se nao for trabalhar de fato

            Comentário


              Originalmente Colocado por ricomini Ver Post
              se nao for trabalhar de fato
              Mas era trabalhar de fato. Qual é a diferença ?

              Na Holanda e Bélgica vê-se muita gente de fato a andar de bicicleta por exemplo. Se calhar vai num registo calmo para não transpirar muito, mas vê-se ! Aliás com todo o tipo de roupa.

              Comentário


                Originalmente Colocado por DarthVader1933 Ver Post
                Não ia converter um carro com 12 anos, com problemas crónicos....

                Preferi comprar um carro novo, que estaciono onde quero(muito importante), com garantia e muito poupado.
                Nesse caso é diferente.

                Isso do estacionar onde queres resolvia-se, e a cena de ser muito poupado é uma utopia (se pensares quanto deste por ele).

                Comentário


                  Apagar.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                    Que remédio
                    Achava que a 98 podia evitar a história da bomba, mas já meti uma nova por isso toca meter 95
                    Tem de se aguentar, a vida está cara para toda a gente.

                    Entendo perfeitamente,mas no Jumbo a diferença de preço entre a 95 e a 98 é de apenas 3 centimos (até ontem, hoje já não sei lol). Nas bp, repsol,cepsa etc é que a diferença entre 95 e 98 chega a ser de 15/20 centimos, o que é um valor ultrajante!!

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                      Que remédio
                      Achava que a 98 podia evitar a história da bomba, mas já meti uma nova por isso toca meter 95
                      Tem de se aguentar, a vida está cara para toda a gente.
                      No teu lugar vendia o X3 e punha-o a gás, ou pensava em qualquer outra alternativa que permitisse rentabilizar esse carro.

                      Andares tão pouco com um carro desses é economicamente ruinoso, tendo em conta o que provavelmente deste por ele e o que te darão se algum dia o venderes, mesmo com poucos quilómetros andados como no teu caso.
                      Editado pela última vez por Sanctus; 09 April 2012, 13:45.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por marelo Ver Post
                        Entendo perfeitamente,mas no Jumbo a diferença de preço entre a 95 e a 98 é de apenas 3 centimos (até ontem, hoje já não sei lol). Nas bp, repsol,cepsa etc é que a diferença entre 95 e 98 chega a ser de 15/20 centimos, o que é um valor ultrajante!!
                        desconhecia que a diferença era tão curta no Jumbo.
                        Thanks

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Sanctus Ver Post
                          No teu lugar vendia o X3 e punha-o a gás, ou pensava em qualquer outra alternativa que permitisse rentabilizar esse carro.

                          Andares tão pouco com um carro desses é economicamente ruinoso, tendo em conta o que provavelmente deste por ele e o que te darão se algum dia o venderes, mesmo com poucos quilómetros andados como no teu caso.
                          O X3 é da "maria", é a gasóleo e anda todos os dias.
                          é um 335i Cabrio

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                            O X3 é da "maria", é a gasóleo e anda todos os dias.
                            é um 335i Cabrio
                            Eu sei qual é, preferi não dizer, podias por algum motivo não gostar.

                            Isso é um verdadeiro crime económico, mais o que dás em impostos na gasolina e sobre o rendimento, devias tentar mudar o pouco que conseguisses.

                            Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                            desconhecia que a diferença era tão curta no Jumbo.
                            Thanks
                            Leva uns óculos para não levares com os gozos.
                            Editado pela última vez por Sanctus; 09 April 2012, 14:18.

                            Comentário


                              Eu sou da opinião em que devíamos fazer boicote ao consumo de gasolina e gasóleo, recurriamos todos aos transportes públicos e mostrava-mos o quanto são insuficientes, arcaicos e ineficazes, o país pura e simplesmente parava.
                              Isto é um escândalo, um país que precisa de criar riqueza tem a energia mais cara da Europa, levando à falencia dezenas de empresas todos os dias, quando devia ser precisamente o inverso, aí sim havia um incentivo e estimulo à economia em que o estado não arrecadava tanta receita sobre a energia, mas compensava essa perda, com ganhos sobre o que as empresas produzem, e as empresas a produzir necessitam de mão de obra diminuindo o desemprego, que por sua vez alivia a segurança social que já não paga tantos subsidios... etc...
                              Eu não sou economista (o meu raciocínio deverá ter falhas) nem filiado em nenhum partido ou faço parte de qualquer tipo de movimento mais radical, mas lá que é preciso mandar dois murros na mesa... Eles julgam que nós devemos ser todos uns palhaços...

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                desconhecia que a diferença era tão curta no Jumbo.
                                Thanks
                                Eu por acaso ja fui abastecer ao jumbo e reparei nesta diferença de apenas 3 centimos entre a 95 e a 98.

                                Do qual me leva a crer que a SC95 possa ter menos octanas e a SC98 ter 95 octanas se calhar , pois a diferença costuma ser muito mais substancial !

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                  Eu por acaso ja fui abastecer ao jumbo e reparei nesta diferença de apenas 3 centimos entre a 95 e a 98.

                                  Do qual me leva a crer que a SC95 possa ter menos octanas e a SC98 ter 95 octanas se calhar , pois a diferença costuma ser muito mais substancial !
                                  Para venderem gasolina como 95 octanas, tem de ter esse I.O. O mesmo para a 98. Esse tipo de especulação sem fundamento não esclarece ninguém (muito pelo contrário).

                                  Comentário


                                    Sim tens razao , mas já se ouviu que algumas nao chegava aos 95 de I.O


                                    E por exemplo nos nao temos meios de saber isso ;)

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                      Sim tens razao , mas já se ouviu que algumas nao chegava aos 95 de I.O


                                      E por exemplo nos nao temos meios de saber isso ;)
                                      "Já se ouviu" da parte de quem?!

                                      E não é brincadeira. Usar gasolina com I.O. inferior ao previsto pelo fabricante pode danificar o motor.

                                      Comentário


                                        Foi aqui no forum mas já nao sei qual a thread.

                                        Sim pode , mas inclusive foram ver ao manual do carro e o I.O tinha de ser superior a 91 octanas .

                                        É o que me lembro da thread , agora verdade ou nao , nao sei ...

                                        Comentário


                                          Acho que é fácil de compreender que um carro feito e construído a pensar em determinado I.O, vai dar raia se usar algo abaixo disso.

                                          Não será no momento, eventualmente, mas dará.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Ricardo166 Ver Post
                                            Eu sou da opinião em que devíamos fazer boicote ao consumo de gasolina e gasóleo, recurriamos todos aos transportes públicos e mostrava-mos o quanto são insuficientes, arcaicos e ineficazes, o país pura e simplesmente parava.
                                            Isto é um escândalo, um país que precisa de criar riqueza tem a energia mais cara da Europa, levando à falencia dezenas de empresas todos os dias, quando devia ser precisamente o inverso, aí sim havia um incentivo e estimulo à economia em que o estado não arrecadava tanta receita sobre a energia, mas compensava essa perda, com ganhos sobre o que as empresas produzem, e as empresas a produzir necessitam de mão de obra diminuindo o desemprego, que por sua vez alivia a segurança social que já não paga tantos subsidios... etc...
                                            Eu não sou economista (o meu raciocínio deverá ter falhas) nem filiado em nenhum partido ou faço parte de qualquer tipo de movimento mais radical, mas lá que é preciso mandar dois murros na mesa... Eles julgam que nós devemos ser todos uns palhaços...
                                            Pois, isso de boicotes era bom, mas eu ficava em casa, não tenho horários para usar os transportes públicos e de qualquer maneira tinha de ir de carro até eles, a típica (carreira).
                                            Infelizmente muitos de nós estão presos ao carro de uma maneira ou de outra. Basta viver a mais de 10 kms de um centro urbano que se nota logo o isolamento.

                                            Comentário


                                              E a malta dos diesel como faz para aguentar a escalada dos preços!?

                                              É que o diesel ao preço da SC 95 à coisa de um ano não deve ser fácil.
                                              Ou seja se em termos relativos é mais barato que andar a gasolina, em termos absolutos é caro...



                                              PS.: tenho um de cada em casa... diesel... GPL... gasolina.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                                                E a malta dos diesel como faz para aguentar a escalada dos preços!?

                                                É que o diesel ao preço da SC 95 à coisa de um ano não deve ser fácil.
                                                Ou seja se em termos relativos é mais barato que andar a gasolina, em termos absolutos é caro...



                                                PS.: tenho um de cada em casa... diesel... GPL... gasolina.
                                                Onde? A diferença tem-se mantido nos 20cents, mais coisa menos coisa...

                                                Comentário


                                                  a minha mulher que faz há vários anos Carnaxide - Rato, sempre a queixar-se da praga da A5 - descida para o viaduto - hoje chegou a casa escandalizada a dizer que não haviam carros na descida da Cruz das Oliveiras às 9:00/9:15 da manhã, ou melhor haviam, mas não havia paragens...
                                                  começa a apertar seriamente, infelizmente, seja gasolina, gasóleo, etc

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por air Ver Post
                                                    Tinha ideia que tinha sido na altura do Guterres.... A liberalização não é sinal obrigatório de descida dos preços, muito menos em mercados de energia regulados (vamos ver o que se vai passar com a electricidade). Quando o mercado dos combustíveis era regulado, muitas subidas do preço eram compensadas por uma quebra de receitas do estado no imposto. Como todos se queixavam das subidas (irrisórias comparadas com as de hoje), decidiram liberalizar.

                                                    a liberalização foi feita pelo carlos tavares, no governo do Durão Barroso

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                                      a minha mulher que faz há vários anos Carnaxide - Rato, sempre a queixar-se da praga da A5 - descida para o viaduto - hoje chegou a casa escandalizada a dizer que não haviam carros na descida da Cruz das Oliveiras às 9:00/9:15 da manhã, ou melhor haviam, mas não havia paragens...
                                                      começa a apertar seriamente, infelizmente, seja gasolina, gasóleo, etc
                                                      Acho que hoje ainda andava muita gente era de férias e não havia aulas ainda. Amanhã ela depois que diga se muda ou não.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                                                        Acho que hoje ainda andava muita gente era de férias e não havia aulas ainda. Amanhã ela depois que diga se muda ou não.
                                                        curiosamente apanhei dos piores dias na 2ª circular das últimas semanas

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por pcg2001 Ver Post
                                                          Onde? A diferença tem-se mantido nos 20cents, mais coisa menos coisa...
                                                          À um ano pagavas 1.50€ por um litro de SC95, hoje pagas 1.50€ por um litro de gasóleo...

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                                                            E a malta dos diesel como faz para aguentar a escalada dos preços!?

                                                            É que o diesel ao preço da SC 95 à coisa de um ano não deve ser fácil.
                                                            Ou seja se em termos relativos é mais barato que andar a gasolina, em termos absolutos é caro...



                                                            PS.: tenho um de cada em casa... diesel... GPL... gasolina.
                                                            É caso para dizer: Um mal nunca vem só!

                                                            Joking

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                                                              À um ano pagavas 1.50€ por um litro de SC95, hoje pagas 1.50€ por um litro de gasóleo...
                                                              e a SC95 está a +1.70€... ou seja, o diesel continua mais barato. E se a questão fosse, como se está a aguentar a malta da gasolina vs a do diesel com o aumento da gasolina do último ano? É só que a tua afirmação não faz sentido, nada mais...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X