obrigado pelo relato. mas vale a diferença entre o climbing e o cross?
que consumos costuma fazer?
e já agora, fiabilidade?
Em relação a se vale a pena a diferença depende do valor que das à estética diferente, discos nas 4 rodas e bloqueio electrónico de diferenciais. Eu por exemplo como vou as vezes pra neve, e gelo, dou bastante importância a isto.
Outras diferença que me lembrei agora, não tenho a certeza, mas penso que o climbing só tem Cb numérico, e o cross tem alfanumérico, e também acho que só o cross é que é 4 lugares, os outros pandas são 5 lugares, mas também não tenho a certeza absoluta do climbing.
Em fiabilidade, desde o dia que o fui buscar com 30 e pouco mil km que puxando principalmente em dias de chuva para cima de terceira, a embraiagem as vezes patina entre as 1500 e as 2000rpm. No dia que o comprei, à noite fui testar as capacidades da maquina e isso aconteceu, pensei logo que como era carro de uma senhora, já tinha a embraiagem lixada, mas depois em fóruns confirmei que não, é mesmo feitio, agora com 55 mil km ainda lá anda na mesma. Mas claro que a embraiagem como é muito no limite para o binário do motor, não tento o cuidado de não a fazer patinar muito, vai ter um desgaste rápido.
Quanto a consumos, neste momento diz 5.5l/100, nos últimos 1000km, com metade em cidade e metade com duas viagens de 250km por estrada, ip e um pouco de nada de AE, sempre a velocidades moderadas. O normal é andar quase sempre numa cidade pequena onde é sempre a arrancar e a travar pois não há rectas com tamanho para chegar a estabilizar velocidade, o normal com condução normal é andar nos 6.5. Em viagem de Bragança a Madrid, a 100 nos primeiros 100km e a 130 no restante, também faz 6.5. Em AE os consumos sobem um bocado. Em estrada andando devagar é possível fazer medias começadas por 4.
A nível de fiabilidade até hoje tive um susto. A electrónica ficou doida, começou a passar erros de direcção avariada, abs avariado, airbags avariados, tudo quanto era eléctrico avariado, não pegava... Liguei um auxiliar de bateria e pegou a trabalhar, mas comecei a andar e voltaram os erros todos com o carro a trabalhar, ficou mesmo sem direcção assistida, já estava com receio que não fosse só a bateria, mas depois de meter uma nova, tudo normal até hoje. Ou seja, ficar sem bateria nestes carros fica tudo doido.
De resto, é só meter gasóleo no micro deposito de 30 litros e andar.
Mais alguma duvida diz
cumprimentos
Editado pela última vez por pato; 14 April 2012, 21:07.
Eu não percebo nada do assunto mas acho que ficavas melhor servido com um jipe mais a sério e explico porquê se quiseres. Se o orçamento chegar eu experimentava (test drive) um Vitara ou um Jimny....
Mas se gostas do Panda, nada a fazer! A emoção fala sempre mais alto..
O Panda vejo-o como um misto, por um lado bem mais economico que o Jimny, e por outro para o dia a dia. Ou seja, tanto serve para o trabalho, como para um piquenique mais longe ou ir as compras, e simultaneamente ter algum conforto e economia.
Porque fora de estrada, claro que é melhor o Jimny, pelo menos na minha opiniao e pelo que pude ver.
Por outro lado, fazendo o 2 em 1, poupo nos seguros, selos, manutençoes, etc. mas isto já são outras contas.
Mas vamos a ver, para vir o panda, tenho de despachar um, para vir o Jimny fico com mais um. Neste momento ainda estou indeciso, e nao escondo a surpresa do panda fora de estrada, nunca pensei que fosse tão capaz.
Eu acho o Panda um carro muito mais versatil que o Jimny ... perdoem-me os proprietários .. mas conduzir aquilo é horrivel em estrada. Em TT acredito que possa ser melhor que o Panda.
Mas em 95% das ocasiões o Panda vai ser um carro muito mais agradavel de conviver. O nos 5% restantes nao te deixa ficar mal.
Tive em Menorca 1 semana e aluguei um Panda 4x4 e adorei o raio do carro ... abusei muito dele. E atenção que sempre tive TT puros.
Eu acho o Panda um carro muito mais versatil que o Jimny ... perdoem-me os proprietários .. mas conduzir aquilo é horrivel em estrada. Em TT acredito que possa ser melhor que o Panda.
Mas em 95% das ocasiões o Panda vai ser um carro muito mais agradavel de conviver. O nos 5% restantes nao te deixa ficar mal.
Tive em Menorca 1 semana e aluguei um Panda 4x4 e adorei o raio do carro ... abusei muito dele. E atenção que sempre tive TT puros.
Tenho um jimny e também considero que o panda seja mais versátil que o jimny, é um carro ligeiro com capacidades TT, enquanto o jimny perde na estrada mas ganha no TT, tudo depende do que se queira fazer dos carros.
No meu caso que uso o jimny para TT, não fazia sentido comprar o panda, mas para outro tipo de utilização o panda é mais capaz.
entre 3000 pelo pinin ou 9000 pelo panda, eu ia para o pinin.
no caso do jimny vs panda, talvez para a utilizaçao pretendida fosse pelo panda, que oferece mais confortos ja que nao é para ir tanto ao mato.
agora entre o pinin e o panda, o pinin parece-me mais solido, pouco mais desconfortavel e mais capaz no mato sem ser terrivel em estrada. ai os 6000 de diferença pesam mais. já os consumos...
Nao tenho qualquer conhecimento ou opinião acerca do Pinin sempre foi um carro que me passou ao lado ... a unica coisa que sempre me chegou aos ouvidos foi acerca do consumo excessivo de gasolina.
Mas aparentemente parece-me bastante competente e com uma imagem ainda bastante actual.
Existe outra opção intermédia que é o Daihatsu Terios, melhor estradista que o Jimny mas pior em TT, os consumos são equivalentes, é mais espaçoso e não tem uma mala de brincar, tem também a vantagem de ser mais barato que o Jimny.
Existe outra opção intermédia que é o Daihatsu Terios, melhor estradista que o Jimny mas pior em TT, os consumos são equivalentes, é mais espaçoso e não tem uma mala de brincar, tem também a vantagem de ser mais barato que o Jimny.
Dependerá muito da necessidade de fora de estrada, o Terios dá para umas brincadeiras mas é bastante limitado.
o meu medo do pinin é precisamente esse. se gasta-se va la, uns 7...agora fala-se sempre de 10 para cima...
Nenhuma viatura nesta configuração, com 4x4, etc., terá consumos poupados, ainda para mais sendo um 1.6 a gasolina.
O meu (GV diesel) faz médias em cidade de 10 lts, conseguindo o melhor em viagem por nacional a 90, 8 lts e pouco... para teres uma ideia.
Passa no AH TT que tens lá mais informação, pelo menos sobre Samurai, Jimny, Vitares e mesmo o Terios.
Editado pela última vez por Valium; 16 April 2012, 16:43.
Tens razão, não posso esperar grandes consumos.
A única solução passaria pelo Panda, que me fazia bons consumos.
Mas para isso teria que vender o Jazz, e logo aí ia perder na venda pois adquiri novo.
Este Pinin parece-me uma boa saída. Pelo menos, entusiasmou-me.
Liguei de novo para tentar negociar o Pinin, e foi vendido hoje a tarde.
Ficamos combinamos me avisar se aparecesse alguem, á feito, dinheiro na mao, que se lixe o aviso!
Estou á espera de uma proposta envolvendo o Jazz por um Panda Cross de 2010.
Vamos ver.
A Fiat parece-me que teve uns anos inglórios, mas parece-me que já começa a dar provas do que é capaz. aliás, hoje em dia, estão todas num bom patamar.
Fiquei com pena deste Pinin, jpá estava com a ideia que era meu.
Amanha vou ver mais um .
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