Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ponderar...ponderar...ponderar...e não passa disso

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Em primeiro lugar, não acho que a quilometragem que tens no Megane seja exagerada, um grande amigo meu tem uma Break no nível mais equipado do mesmo ano, com 240.000kms e ainda não deu problemas de motor. Pondera a troca agora porque efectivamente já tem alguns kms e pode começar a dar problemas.

    Há pessoas que vêm um carro como um mero meio de transporte e nestes carros a regra é comprar um carro e andar até começar a dar problemas, ou trocar porque saiu um mais bonito...

    Eu não consigo pensar assim, gosto de conduzir diversos carros e trocar com alguma frequência. Na altura que um carro começa a "fartar", se achar que não é altura de vender, invento uma ou outra mod para fazer e voltar a ganhar gosto pelo carro, por assim dizer. Nestas circunstâncias, o ideal é comprar usados (já lá vai o tempo que vendi por mais do que comprei...), tanto que agora comprei um novo e vou ter de manter mais algum tempo para de certa forma compensar.


    Resumindo, havendo disponibilidade financeira para tal, acho que é boa altura para trocar de carro.

    Eu recomendaria um carro de serviço/semi-novo, uns mesitos e <10.000kms, ficam com um carro praticamente novo a um preço bem mais atractivo.

    Por cerca de 30.000€ que é o que penso custar uma C5 1.6 nova, vou dar alguns exemplos de alternativas de semi-novos:

    Seat Exeo CR143
    Seat EXEO ST 2.0 TDi Style, &euro; 29.990, Lisboa - Standvirtual

    Skoda Superb (este tenho ideia que nova não anda muito longe disto)
    Skoda Superb B. 1.6 TDi Elegance Greenline, &euro; 29.980, Lisboa - Standvirtual

    Kia Sportage
    Kia Sportage 1.7 Crdi TX ISG 115cv, &euro; 29.750, Porto - Standvirtual

    Passat 3D 1.6 TDI CR105
    VW Passat 1.6 TDi Confortline, &euro; 28.990, Lisboa - Standvirtual

    Peugeot 508 1.6 HDI 112cv
    Peugeot 508 SW 1.6 HDi Active, &euro; 28.785, Lisboa - Standvirtual

    Nissan Cashcai 1.6dCI 130cv
    Nissan Qashqai 1.6 DCI 130CV Tekna Sport, &euro; 28.500, Leiria - Standvirtual

    Astra ST CDTI 130cv
    Opel Astra Sports Tourer 1.7CDTi 130CV S&S, &euro; 27.000, Prior Velho - Standvirtual

    Peugeot 3008 1.6 HDI 112cv
    Peugeot 3008 Sport 1.6 HDI 112, &euro; 25.980, ALCOBACA - Standvirtual


    São apenas exemplos (alguns até acho caros demais), mas deslocando a uma marca até se pode conseguir preços inferiores para um carro 0kms em relação a um carro de serviço (é ridículo, mas é verdade).

    Comentário


      #62
      Eu nunca disse que queria trocar de carro e comprar novo só porque sim, caso contrario nem sequer me dava ao trabalho de por esta questão no forum...
      O que eu queria mesmo era ter folga financeira para comprar logo um carro e não ter que ponderar se sim ou não, Eu sei que o meu megane (comprado novo) ainda tem muito para dar, nunca foi levado ao limite em toda a sua vida, muito menos agora.
      Talvez se á 15 anos atras não tivesse comprado um saxo cup 16v, ainda hoje tinha o "bichinho da velocidade e adrenalina" assim, agora o que quero é quase adormecer ao volante...
      Mas a questão aqui seria tentar trocar de carro, enquanto o megane ainda dá em media e com muita sorte uns 5000 euros, e assim seria um ponto de partida mais ou menos confortavel para a compra de um outro, mas vou ser sincero, não me parece boa ideia nesta altura, e depois, não vou por como prioridade a compra/troca de carro.
      Como muitos de voces disseram aqui, o melhor sera esperar dias melhores, porque carros sempre haverá, e se não for um modelo atual, será outro modelo atual dentro de 4 ou 5 anos...

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por v7 Ver Post
        É engraçado como todos temos tendência para dar os nossos exemplos e frequentemente os assumimos como certos.

        No caso que relatas as coisas correram bem, talvez com alguma sorte, pois pelo que percebi facilmente o fim podia ter sido gastares umas largas centenas de euros antes de despachares o carro

        Eu também ando no meu casa-trabalho num "charuto velho" com 14 anos e 137 mil km que comprei novo em 1998. Mas não é por isso que defendo que o melhor é guardar os carros até caírem.

        Para quem possa (leia-se tenha posses) o ideal é ir trocando de carro com alguma cadência, variar é bom, ter carros actuais ainda é melhor. Nessas condições a probabilidade de imprevistos é menor e apesar de se perder muito dinheiro em desvalorizações, andar com um carro novinho ou recente é outra "fruta", por tudo, pela segurança, gadgets, conforto, imagem, etc., etc. ....

        Se resumirmos a coisa à parte financeira o melhor é fazer como o Champalimaud, comprar um bom carro e mantê-lo até morrermos
        Acho normal e natural darmos os nosso exemplos, já que falamos com conhecimento. E apenas te dei outra perspectiva financeira do negócio automóvel. Eu "perdi" 2500 € em 5 anos de desvalorização e ainda que gastasse umas centenas de € antes de o vender, financeiramente seria sempre mais vantajoso que ter entregue o carro com 7 anos por 4500 € e gasto mais 20mil a comprar um novo, que 5 anos depois vale 15mil, ou menos. A perda é muito mais significativa.
        P.S. o exemplo é meu e real, mas é a minha teoria na compra e venda de carros. Se fosse abastado poderia trocar cada 4/5 anos, o que não invalida de dizer que o melhor será fazer o que disse. Também o disse que é arriscar, lógico, mas conhecendo o carro/motor e tratando-o bem, acho que a grande maioria das surpresas podem ser controladas. Em última análise, enquanto andar, anda e depois vende-se a peso ao ferro velho. Mas isto já entra na questão de chaços sem eira nem beira, e não quero entrar po aí.

        Comentário


          #64
          Bom.. Eu já decidi a minha situação.

          Vendi...

          Com mta pena pois é um carrito que vai deixar saudades e estava impecável. Gostei mto dele, mas as coisas são mesmo assim.

          Agora é procurar por aí à procura daquele negócio. Sem pressas pq vou entrar de férias!..

          P.S. O argumento mais forte foi a desvalorização que ia ter no veículo. Daqui para a frente ia ser sempre a levar no pêlo...

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por bizopt Ver Post
            P.S. O argumento mais forte foi a desvalorização que ia ter no veículo. Daqui para a frente ia ser sempre a levar no pêlo...
            Esse argumento só é válido se agora comprares um carro que desvalorize menos, ou seja, um carro ainda mais velho que o que tinhas...

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por bizopt Ver Post
              Bom.. Eu já decidi a minha situação.

              Vendi...

              Com mta pena pois é um carrito que vai deixar saudades e estava impecável. Gostei mto dele, mas as coisas são mesmo assim.

              Agora é procurar por aí à procura daquele negócio. Sem pressas pq vou entrar de férias!..

              P.S. O argumento mais forte foi a desvalorização que ia ter no veículo. Daqui para a frente ia ser sempre a levar no pêlo...
              Mas tambem irias retirar utilidade pela sua utilizacao. Para alem dissos, como ja foi dito, o carro que venhas a comprar tambem vai sofrer desvalorizacao e sera maior do que o valor que agora achas que vais estar a nao perder.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                Acho normal e natural darmos os nosso exemplos, já que falamos com conhecimento. E apenas te dei outra perspectiva financeira do negócio automóvel. Eu "perdi" 2500 € em 5 anos de desvalorização e ainda que gastasse umas centenas de € antes de o vender, financeiramente seria sempre mais vantajoso que ter entregue o carro com 7 anos por 4500 € e gasto mais 20mil a comprar um novo, que 5 anos depois vale 15mil, ou menos. A perda é muito mais significativa.
                P.S. o exemplo é meu e real, mas é a minha teoria na compra e venda de carros. Se fosse abastado poderia trocar cada 4/5 anos, o que não invalida de dizer que o melhor será fazer o que disse. Também o disse que é arriscar, lógico, mas conhecendo o carro/motor e tratando-o bem, acho que a grande maioria das surpresas podem ser controladas. Em última análise, enquanto andar, anda e depois vende-se a peso ao ferro velho. Mas isto já entra na questão de chaços sem eira nem beira, e não quero entrar po aí.
                Eu já tinha percebido qual era a tua opinião e como se tinha passado a tua história. Aliás vendo bem as coisas, do ponto de vista financeiro provavelmente seria vantajoso ainda manteres esse carro.

                A questão é que em minha opinião isto não se pode resumir a custos. Também há os proveitos, os beneficios, que serão melhores caso andes com um carro actual e recente.

                Agora numa coisa concordo contigo, isto resume-se ao que se pode e não pode fazer, se não puderes trocar de carro aguentas o que tens, mas lá porque isso implica gastar menos dinheiro a mim não me parece melhor.

                A maior parte das vezes quando trocamos de roupa, sapatos, etc. não é por já não se poderem vestir, é porque estão velhos ou simplesmente já não nos apetece vesti-los. Os carros não deixam de seguir a mesma lógica.

                Comentário


                  #68
                  Eu deixava-o chegar aos 200.000 Km e depois logo via o estado dele.
                  Os próximos meses em Portugal podem mudar mudar muita coisa e gastar dinheiro num carro novo não me parece o mais inteligente.

                  Originalmente Colocado por pjmano Ver Post
                  Pois é, já algum (bastante) tempo que pondero trocar o meu megane II 1500 dci 3 portas de 2003 com 126.000 km.
                  E o que vale é que todo este processo eu tenho considerado um passa tempo, Visitar stands, pesquisar na net é o que tenho feito ultimamente e a conclusão que chego sempre e talvez a mais racional tendo em conta os tempos que vivemos, é levar o meu carro até ao fim e perder tudo o que tem a perder em termos de valor comercial.
                  Ja me entusiasmei com Audi A4 berlina; Volvo s60; mas essas marcas só estão ao meu alcançe usadas e com cerca de 5 anos em cima...
                  Ultimamente interessou-me o Citroen c5, sei que pode parecer um "barco", mas tem os seus encantos e a minha familia, Mulher e filha identificam-se com o modelo, para alem de ser uma marca mais "modesta" quer no usado quer no novo.
                  A questão é que começo a ficar farto de pensar em usado, sei que se poupa dinheiro, mas fico sempre com aquela sensação de desconfiança pois nunca adquiri antes um carro usado, e como por norma sou cuidadoso (não picuinhas) com as minhas coisas, faz-me confusão ficar com um carro em que desconheço o seu passado em termos de utilização.
                  No caso do citroen tenho visto o modelo com motor 1600 cm e os preços de usado rondam entre os 16000 e 22000 usado desde 2008 data da saida do modelo renovado
                  Será que é uma boa opção dar cerca de 30.000 euros por um modelo novo quando se pensa num carro para 10 anos?
                  O que voces fariam? claro esta que 30.000 são mais 10.000 que um usado em media,
                  mas o facto de ser novo e saber que vou ficar esse tempo todo com ele vale o sacrificio financeiro?
                  Peço a quem tiver opinião sobre isto que exponha o seu ponto de vista.
                  Obrigado desde já

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por bizopt Ver Post
                    Bom.. Eu já decidi a minha situação.

                    Vendi...

                    Com mta pena pois é um carrito que vai deixar saudades e estava impecável. Gostei mto dele, mas as coisas são mesmo assim.

                    Agora é procurar por aí à procura daquele negócio. Sem pressas pq vou entrar de férias!..

                    P.S. O argumento mais forte foi a desvalorização que ia ter no veículo. Daqui para a frente ia ser sempre a levar no pêlo...
                    Monsieur, é desta que vais comprar o que sempre quiseste ?

                    Queres um conselho de amigos (leia-se FELICITAT-private joke-): importadex power.. Afinal eles são fabricados lá e são.. Nem saem do país de origem..

                    Poupas muito dinheiro..e um carro é sempre um risco..seja ele novo ou usado..

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por sgarcsa Ver Post
                      Monsieur, é desta que vais comprar o que sempre quiseste ?

                      Queres um conselho de amigos (leia-se FELICITAT-private joke-): importadex power.. Afinal eles são fabricados lá e são.. Nem saem do país de origem..

                      Poupas muito dinheiro..e um carro é sempre um risco..seja ele novo ou usado..
                      Importadex power não estou nada virado...

                      É um grande negócio mas depois para vender é complicado... (Eu pelo menos não compro importados em 2.º (3.ª??) mão...)

                      E há aquela questão da imagem de pato bravice que não me agrada nada...

                      De qq das formas agora vou hibernar e só saio da toca em Agosto..

                      Depois penso nisso..

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por eu Ver Post
                        Esse argumento só é válido se agora comprares um carro que desvalorize menos, ou seja, um carro ainda mais velho que o que tinhas...
                        Nem mais, eu já tentei explicar isso, a desvaloriação é inversamente proporcional à idade do veículo. A partir de certa idade, de ano para ano quase não desvaloriza.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                          Eu já tinha percebido qual era a tua opinião e como se tinha passado a tua história. Aliás vendo bem as coisas, do ponto de vista financeiro provavelmente seria vantajoso ainda manteres esse carro.

                          A questão é que em minha opinião isto não se pode resumir a custos. Também há os proveitos, os beneficios, que serão melhores caso andes com um carro actual e recente.

                          Agora numa coisa concordo contigo, isto resume-se ao que se pode e não pode fazer, se não puderes trocar de carro aguentas o que tens, mas lá porque isso implica gastar menos dinheiro a mim não me parece melhor.

                          A maior parte das vezes quando trocamos de roupa, sapatos, etc. não é por já não se poderem vestir, é porque estão velhos ou simplesmente já não nos apetece vesti-los. Os carros não deixam de seguir a mesma lógica.
                          Até tenho medo de argumentar contigo, com essa foto fico logo a tremer.
                          Mais a sério, estou de acordo com tudo o que disseste, com uma excepção (já lá vamos), mas a minha ideia aqui foi a questão financeira pura e dura, já que foi um dos motivos que fez o autor lançar o tópico e por isso opinei em concordância.
                          A excepção diz respeito ao meu ex-carro que era a gasolina, e não andasse eu 25/30mil Kms/ano e o carro não tivesse já 230mil Kms, não tenhas a menor dúvida que ficava com ele. Valor já não era quase nenhum, a manutenção prevista para aquele motor é barata, não tem sequer tendência para avarias, seria só o normal que estaria para vir (como te disse, amortecedores, a junta da cabeça, motor de arranque, pastilhas e discos, pneus e embraiagem - aqui é uma incógnita porque ainda era a de origem e não temos como saber quando vai dar o berro antes de dar, mas não tinha sintomas ainda). É claro que não seria tudo ao mesmo tempo, só por mera infelicidade e este investimento completo seria um valor próximo do real do carro, mas sempre seria mais barato que trocá-lo. Não esquecer que era "nosso" desde novo.
                          Grande abraço.

                          Comentário

                          AD fim dos posts Desktop

                          Collapse

                          Ad Fim dos Posts Mobile

                          Collapse
                          Working...
                          X