Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Carro gasolina - a velha questão...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Pesquisas:

    Golf
    - 1.2T (105cv) - Binário máximo 175Nm às 1550 rpms
    - 1.6 Tdi (105 cv) - Binário máximo 250Nm às 1500 rpms

    - 1.4 T (160 cv) - Binário máximo 240Nm às 2000 rpms
    - 2.0 Tdi (140 cv) - Binário máximo 320Nm às 1750 rpms

    - 2.0 Gti (210 cv) - Binário máximo 280Nm às 1700 rpms
    - 2.0 GTD (170 cv) - Binário máximo 350Nm às 1750 rpms

    É apenas o exemplo dos Golfs, não vi mais nenhum, mas posso fazê-lo. Acho que não deve ser muito diferente.

    Comentário


      #92
      Só queria acrescentar que também acho que o binário da roda até pode ser o que mais interessa, mas esse eu não consigo medi-lo. Apenas podemos aferir indirectamente sobre o mesmo.

      Comentário


        #93
        Pessoal querem que mude o titulo do tópico para algo mais a ver com a discussão?

        Comentário


          #94
          Outra vez a comparar de clindradas diferentes ??

          Aqui vai :

          Pug 207 gt 1.6 hdi :

          1.6L Turbo Diesel 110cv
          270nm@1750

          Pug 207 gt THP

          1.6L Turbo 150cv
          240nm@1400



          Ou seja o motor a gasolina tem bem mais potencia , faz menos pressao de turbo , binario com 30 de diferença para o diesel , e tem binario em rotaçao mais baixa que o diesel !

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por rCrew Ver Post
            Pessoal querem que mude o titulo do tópico para algo mais a ver com a discussão?
            Tens razão pá, desculpa estes Off-Topics, mas o pessoal gosta sempre de aprender mais.

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
              Tens razão pá, desculpa estes Off-Topics, mas o pessoal gosta sempre de aprender mais.
              Sem problema lol, tenho gostado de vos ler, só que até já me esqueci do motivo de abertura do tópico

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                Outra vez a comparar de clindradas diferentes ??

                Então a ti eu digo-te: comparar potências diferentes (quase mais 50 %) ?
                Não é fácil fazer comparações diesel vs otto, com a mesma cilindrada e potência, mas consegue-se um equilibrio. No caso que apresentas, p.e., no 308 tens um diesel 2.0 Hdi com 150 cv (340Nm às 2000rpms), que, na minha opinião fazia, mais sentido comparares com o 1.6 T (240Nm às 1400rpms). Diria isso em termos de resposta ao acelerador/prazer de condução, e até em preço (mas não quero juntar mais este factor, senão é mais uma coisa para andarmos à volta dela).

                Comentário


                  #98
                  Essa é a razão porque os turbo diesel têm mais binário, porque têm turbo de maior pressão.

                  Comentário


                    #99
                    Mas tu ainda bates na mesma tecla ? ao comparar motores , tens de pegar no basico , ou seja , o mesmo bloco .

                    E daqui metes um a gasolina e outro a diesel , e entao se ve a vantagem do motor a gasolina , pois extrais mais potencia , binario identico , binario em rotaçao mais baixa etc etc etc .

                    Num motor de cilindrada igual a gasolina é melhor que o diesel ponto .

                    A pressao do turbo tambem é muito importante , sabes que por exemplo um 1.9 tdi por ter turbo é o mesmo que um 3.8 atmosferico diesel . A pressao do turbo ( depende da pressao e a fazer os calculos ) aumenta teoricamente a sua cubicagem . Acho que é assim mas elucidem me pf

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por ednw Ver Post
                      Essa é a razão porque os turbo diesel têm mais binário, porque têm turbo de maior pressão.
                      Tou lixado contigo pá, então ando eu a dizer isso, e só falas no binário à roda. É pena não ter tempo para pesquisar nos atmosféricos diesel vs gasolina, gostava de ver os valores. E já agora também gostava de ver os valores de binário à roda, para se poder tirar algumas conclusões, mas acho que nunca vi isso em lado nenhum.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                        Mas tu ainda bates na mesma tecla ? ao comparar motores , tens de pegar no basico , ou seja , o mesmo bloco .

                        E daqui metes um a gasolina e outro a diesel , e entao se ve a vantagem do motor a gasolina , pois extrais mais potencia , binario identico , binario em rotaçao mais baixa etc etc etc .

                        Num motor de cilindrada igual a gasolina é melhor que o diesel ponto .

                        A pressao do turbo tambem é muito importante , sabes que por exemplo um 1.9 tdi por ter turbo é o mesmo que um 3.8 atmosferico diesel . A pressao do turbo ( depende da pressao e a fazer os calculos ) aumenta teoricamente a sua cubicagem . Acho que é assim mas elucidem me pf
                        A tecla é a do bom senso, tu preferes comparar os blocos com a mesma cilindrada e terás um comportamento muito melhor a gasolina, sem dúvida. Se era isso que todos andam a falar, eu dou de barato. Mas gostava de ver alguém a chegar a um stand e a dizer: "eu não sei se compro diesel ou gasolina, mas quero um bloco 1.6, seja qual for a escolha, nem quero olhar a preços ou consumos" - acho dificil, mas p.e., olhar para um 1.2 Tsi e para um 1.6 tdi já pode fazer algum sentido.

                        Mas eu já percebi que andam a comparar a mesma cilindrada, podiam era ter dito logo, escusávamos de estar aqui a gastar 3 páginas com isto. Mas de justo isso também não tem nada, quando se fala de quase 50% de potência a mais, mas ok, já disse isso.

                        Comentário


                          Mas lá esta o justo é comparar primeiramente o bloco , com a mesma cilindrada , e daqui fazer como te disse.

                          E se tem mais potencia o otto é porque é mais eficiente que o diesel , e terminava logo aqui as comparaçoes otto vs diesel . É que tavam a dizer que o diesel tinha mais binario , mas esquecem se que conseguem isso por causa de maior cilindrada e maior pressao de turbo , achas que é justo assim ??

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                            Mas lá esta o justo é comparar primeiramente o bloco , com a mesma cilindrada , e daqui fazer como te disse.

                            E se tem mais potencia o otto é porque é mais eficiente que o diesel , e terminava logo aqui as comparaçoes otto vs diesel . É que tavam a dizer que o diesel tinha mais binario , mas esquecem se que conseguem isso por causa de maior cilindrada e maior pressao de turbo , achas que é justo assim ??
                            Miguelspc, foi como te disse, eu estava a ver aquela relação se compensa diesel vs otto, preços, etc , e aqui a equação muda. Como estás a dizer (aliás reconheço que não sabia que o turbo dos diesel tinha mais pressão, obrigado pela informação) a eficiência muda de campo. Mas não quero parecer defensor de diesel, porque não o sou. Só tenho um por necessidade, gosto muito mais de poder subir nas rpms e a sonoridade de um otto. Em casa tenho um otto com sensivelmente a mesma cc do meu diesel, e com um pouco mais de cv, menos binário (é atmosférico), e o gozo que tiro a conduzir aquilo

                            Comentário


                              Exacto e nao estou a criticar os diesel , eles teem a sua funçao é certo .

                              Mas como a moda esta instalada e o tal eudeusamento do diesel conduzem a certas barbaridades , pois até para se dizer que o diesel é superior compara se motores a gasolina atmosfericos com turbo-diesel .....

                              E compara se cilindradas diferentes , e dizer que o diesel tem muito mais binario que o motor a gasolina , dizer que teem logo binario mais cedo que o motor a gasolina epah ....


                              Até podemos regredir umas decadas até ao tempo dos diesel atmosfericos , tinhamos cilindradas de 1.8 com 60cvs , e os motores a gasolina para a mesma cilindrada retiravamos 130, 140 cavalos ( nisto sem falarmos no integra type-r que retirava 190 )

                              E tudo apenas pelo factor cilindrada e sistema de alimentaçao !

                              Se compararmos de igual para igual o otto vence , com este novo 1.0 turbo da ford , arranjem ai um 1.0 turbo diesel que consiga igualar este pequeno 1.0 turbo , pois

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                Exacto e nao estou a criticar os diesel , eles teem a sua funçao é certo .

                                Mas como a moda esta instalada e o tal eudeusamento do diesel conduzem a certas barbaridades , pois até para se dizer que o diesel é superior compara se motores a gasolina atmosfericos com turbo-diesel .....

                                E compara se cilindradas diferentes , e dizer que o diesel tem muito mais binario que o motor a gasolina , dizer que teem logo binario mais cedo que o motor a gasolina epah ....


                                Até podemos regredir umas decadas até ao tempo dos diesel atmosfericos , tinhamos cilindradas de 1.8 com 60cvs , e os motores a gasolina para a mesma cilindrada retiravamos 130, 140 cavalos ( nisto sem falarmos no integra type-r que retirava 190 )

                                E tudo apenas pelo factor cilindrada e sistema de alimentaçao !

                                Se compararmos de igual para igual o otto vence , com este novo 1.0 turbo da ford , arranjem ai um 1.0 turbo diesel que consiga igualar este pequeno 1.0 turbo , pois
                                Esta afirmação (minha e de outros) tem a ver com as opções de mercado por valores aceitáveis de compra (tipo 1.5 dics vs1.2 tce da renault), que é onde está a ponderação de quem compra......mas já está encaixada a ficha.
                                Até porque como dizes, antigamente era ainda mais gritante, grandes blocos diesel com pouquissimos cv e pouco gozo de condução, se olharmos para o mesmo bloco a gasolina, isto em atmosféricos. Acho que aí os 1.9 Tdis vieram revolucionar isto tudo e começou a dieselização.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                  Pesquisas:

                                  Golf
                                  - 1.2T (105cv) - Binário máximo 175Nm às 1550 rpms
                                  - 1.6 Tdi (105 cv) - Binário máximo 250Nm às 1500 rpms

                                  - 1.4 T (160 cv) - Binário máximo 240Nm às 2000 rpms
                                  - 2.0 Tdi (140 cv) - Binário máximo 320Nm às 1750 rpms

                                  - 2.0 Gti (210 cv) - Binário máximo 280Nm às 1700 rpms
                                  - 2.0 GTD (170 cv) - Binário máximo 350Nm às 1750 rpms

                                  É apenas o exemplo dos Golfs, não vi mais nenhum, mas posso fazê-lo. Acho que não deve ser muito diferente.
                                  Assim ficarias com uns valores mais reais e aproximados, tendo como base a evolução dos motores (evolução, como desenvolvimento):

                                  - 1.2 Tsi (87 cv) - Binário máximo 160 Nm entre 1500-3500 rpm (o de 105 cv têm binário 175 Nm entre as 1550-4100 rpm)
                                  - 1.2 Tdi (75 cv) - Binário máximo 179 Nm entre 1500-2500 rpm

                                  - 1.4 Tsi (122 cv) - Binário máximo 201 Nm entre 1500-4000 rpm
                                  - 1.6 Tdi (90 cv) - Binário máximo 231 Nm entre 1500-2500 rpm

                                  - 1.4 Tsi (160 cv) - Binário máximo 239 Nm entre 1500-4500 rpm
                                  - 1.6 Tdi (105 cv) - Binário máximo 250 Nm entre 1500-2500 rpm

                                  - 1.8 TFSI (160 cv) - Binário máximo 250 Nm entre 1500-4500 rpm
                                  - 2.0 Tdi (110 cv) - Binário máximo 280 Nm entre 1750-2500 rpm

                                  - 2.0 TFSI (211 cv) - Binário máximo 280 Nm entre 1700-5200 rpm
                                  - 2.0 Tdi (140 cv) - Binário máximo 321 Nm entre 1750-2500 rpm

                                  - 2.0 TSI (235 cv) - Binário máximo 360 Nm entre 2600-5100 rpm
                                  - 2.0 GTD (171 cv) - Binário máximo 351 Nm entre 1750-2500 rpm



                                  Editado pela última vez por PSerra; 06 June 2012, 16:36.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por PSerra Ver Post
                                    Assim ficarias com uns valores mais reais e aproximados, tendo como base a evolução dos motores (evolução, como desenvolvimento):

                                    - 1.2 Tsi (87 cv) - Binário máximo 160 Nm entre 1500-3500 rpm (o de 105 cv têm binário 175 Nm entre as 1550-4100 rpm)
                                    - 1.2 Tdi (75 cv) - Binário máximo 179 Nm entre 1500-2500 rpm

                                    - 1.4 Tsi (122 cv) - Binário máximo 201 Nm entre 1500-4000 rpm
                                    - 1.6 Tdi (90 cv) - Binário máximo 231 Nm entre 1500-2500 rpm

                                    - 1.4 Tsi (160 cv) - Binário máximo 239 Nm entre 1500-4500 rpm
                                    - 1.6 Tdi (105 cv) - Binário máximo 250 Nm entre 1500-2500 rpm

                                    - 1.8 TFSI (160 cv) - Binário máximo 250 Nm entre 1500-4500 rpm
                                    - 2.0 Tdi (110 cv) - Binário máximo 280 Nm entre 1750-2500 rpm

                                    - 2.0 TFSI (211 cv) - Binário máximo 280 Nm entre 1700-5200 rpm
                                    - 2.0 Tdi (140 cv) - Binário máximo 321 Nm entre 1750-2500 rpm

                                    - 2.0 TSI (235 cv) - Binário máximo 360 Nm entre 2600-5100 rpm
                                    - 2.0 GTD (171 cv) - Binário máximo 351 Nm entre 1750-2500 rpm



                                    Sim, fizeste uma pesquisa alargada a outras carroçarias o que seria mais válido até. Mas como deves ter visto, a discussão acabou por girar em torno do bloco ser o mesmo (como alguns exemplos que apresentámos) e as coisas andam ela por ela. Ora um ganha no binário, ora outro ganha na altura em que está máximo, enfim ja discutido.

                                    O que eu tentava dizer estava só relacionado com uma compra e neste particular a escolha raramente (às vezes até se coloca) se propõe entre 2 modelos com a mesma cilindrada diesel vs otto. E como este tópico devia servir para "ajudar" o seu autor a escolher entre um ou outro......

                                    Comentário


                                      Este ultimo post está muito bom.

                                      Explica muito claramente que um Diesel Turbo com menor potencia tem tanto ou mais Binário(Nm) que um Otto Turbo mais potente.

                                      Mas o binário por si não explica nada, e convenhamos que um 2.0 GTD não tem a mesma finalidade que um 2.0 TSi
                                      Editado pela última vez por Fahrenheit; 06 June 2012, 17:09.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por PSerra Ver Post
                                        Assim ficarias com uns valores mais reais e aproximados, tendo como base a evolução dos motores (evolução, como desenvolvimento):

                                        - 1.2 Tsi (87 cv) - Binário máximo 160 Nm entre 1500-3500 rpm (o de 105 cv têm binário 175 Nm entre as 1550-4100 rpm)
                                        - 1.2 Tdi (75 cv) - Binário máximo 179 Nm entre 1500-2500 rpm

                                        - 1.4 Tsi (122 cv) - Binário máximo 201 Nm entre 1500-4000 rpm
                                        - 1.6 Tdi (90 cv) - Binário máximo 231 Nm entre 1500-2500 rpm

                                        - 1.4 Tsi (160 cv) - Binário máximo 239 Nm entre 1500-4500 rpm
                                        - 1.6 Tdi (105 cv) - Binário máximo 250 Nm entre 1500-2500 rpm

                                        - 1.8 TFSI (160 cv) - Binário máximo 250 Nm entre 1500-4500 rpm
                                        - 2.0 Tdi (110 cv) - Binário máximo 280 Nm entre 1750-2500 rpm

                                        - 2.0 TFSI (211 cv) - Binário máximo 280 Nm entre 1700-5200 rpm
                                        - 2.0 Tdi (140 cv) - Binário máximo 321 Nm entre 1750-2500 rpm

                                        - 2.0 TSI (235 cv) - Binário máximo 360 Nm entre 2600-5100 rpm
                                        - 2.0 GTD (171 cv) - Binário máximo 351 Nm entre 1750-2500 rpm



                                        Assim está bem. Carros com potências completamente díspares....... haja paciência.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                          Mas lá esta o justo é comparar primeiramente o bloco , com a mesma cilindrada , e daqui fazer como te disse.
                                          O mais justo é comparar motores com potência máximas semelhantes, pelo menos do ponto de vista do comprador.

                                          Se comparares cilindradas iguais os diesel não têm o mínimo de hipóteses...

                                          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                          Só queria acrescentar que também acho que o binário da roda até pode ser o que mais interessa, mas esse eu não consigo medi-lo. Apenas podemos aferir indirectamente sobre o mesmo.
                                          Não é achar, o binário à roda é o que importa. O motor não está a roçar no chão, são as rodas (pneus) que estão em contacto com o chão e que impulsionam o carro devido à sua rotação, essa rotação é o binário, à roda, não o do motor.

                                          Não consegues medir? Tens duas formas analíticas:
                                          1) pegas no binário à roda e nas relações de caixa e está feito.
                                          2) Pegas na potência do motor, e a potência à roda é a mesma (sem perdas claro), pegas no diâmetro e velocidade do carro e descobres a velocidade da roda, e com isso tudo tens o seu binário.

                                          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                          Tou lixado contigo pá, então ando eu a dizer isso, e só falas no binário à roda. É pena não ter tempo para pesquisar nos atmosféricos diesel vs gasolina, gostava de ver os valores. E já agora também gostava de ver os valores de binário à roda, para se poder tirar algumas conclusões, mas acho que nunca vi isso em lado nenhum.
                                          Em relação ao binário à roda já expliquei.
                                          Quanto a exemplos, é quantos quiseres:

                                          190E vs 190D, ambos 2500cc: 235N.m vs 154N.m
                                          Corsa B 1.4i vs 1.5D: 125N.m vs 92N.m

                                          E muitos mais exemplos se arranjam...

                                          Não tem nenhuma lógica um diesel ter mais binário do que um otto. O binário produzido no motor é no fundo a força provocada no pistão pela combustão vezes o curso do mesmo. Apesar do curso dos otto ser menor (por norma) a força produzida é bem maior para a mesma cilindrada e condições de admissão.
                                          Editado pela última vez por ednw; 06 June 2012, 19:03.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                            Então a ti eu digo-te: comparar potências diferentes (quase mais 50 %) ?
                                            Não é fácil fazer comparações diesel vs otto, com a mesma cilindrada e potência, mas consegue-se um equilibrio. No caso que apresentas, p.e., no 308 tens um diesel 2.0 Hdi com 150 cv (340Nm às 2000rpms), que, na minha opinião fazia, mais sentido comparares com o 1.6 T (240Nm às 1400rpms). Diria isso em termos de resposta ao acelerador/prazer de condução, e até em preço (mas não quero juntar mais este factor, senão é mais uma coisa para andarmos à volta dela).
                                            Estas a comparar a mesma potencia com mais cilindrada. Ora, mais cilindrada tambem da mais avanço normal.

                                            A opçao que pores o 2.0 TFSI ao lado do 2.0 TDI de 170cv nao faz muito sentido, sao 40cv de diferença, o 2.0 TFSI vai andar bem mais que torna-se redundante a comparaçao. Compara o 2.0 TDI de 170cv com o 1.4 TSI de 160cv que esta mais equilibrado em termos de andamento (salvo erro o 1.4 TSI tem melhores prestaçoes).

                                            O caso que o Miguelscp disse esta certo, 2 motores com a mesma cilindrada e turbo, no gasolina tens bem mais potencia e mais performance, e o turbo ate acho que tem menos pressao.

                                            Originalmente Colocado por PSerra Ver Post
                                            Assim ficarias com uns valores mais reais e aproximados, tendo como base a evolução dos motores (evolução, como desenvolvimento):

                                            - 1.2 Tsi (87 cv) - Binário máximo 160 Nm entre 1500-3500 rpm (o de 105 cv têm binário 175 Nm entre as 1550-4100 rpm)
                                            - 1.2 Tdi (75 cv) - Binário máximo 179 Nm entre 1500-2500 rpm

                                            - 1.4 Tsi (122 cv) - Binário máximo 201 Nm entre 1500-4000 rpm
                                            - 1.6 Tdi (90 cv) - Binário máximo 231 Nm entre 1500-2500 rpm

                                            - 1.4 Tsi (160 cv) - Binário máximo 239 Nm entre 1500-4500 rpm
                                            - 1.6 Tdi (105 cv) - Binário máximo 250 Nm entre 1500-2500 rpm

                                            - 1.8 TFSI (160 cv) - Binário máximo 250 Nm entre 1500-4500 rpm
                                            - 2.0 Tdi (110 cv) - Binário máximo 280 Nm entre 1750-2500 rpm

                                            - 2.0 TFSI (211 cv) - Binário máximo 280 Nm entre 1700-5200 rpm
                                            - 2.0 Tdi (140 cv) - Binário máximo 321 Nm entre 1750-2500 rpm

                                            - 2.0 TSI (235 cv) - Binário máximo 360 Nm entre 2600-5100 rpm
                                            - 2.0 GTD (171 cv) - Binário máximo 351 Nm entre 1750-2500 rpm




                                            What the f....???

                                            Vamos la comparar coisas com logica, compara o 2.0 TSI de 235cv vs o 2.0 TDI de 170cv? Isso tem logica?

                                            Tudo bem que o binario é importante, mas isso é exagerado. Peço desculpa mas se é para comparar assim:

                                            6.0 TDI V12 Bi-Turbo (ou Twin-Turbo) - 1000nm
                                            6.5 V12 Bi-Turbo AMG - limitado a 1000nm
                                            Editado pela última vez por Drifter; 06 June 2012, 21:27.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                              Pesquisas:

                                              Golf
                                              - 1.2T (105cv) - Binário máximo 175Nm às 1550 rpms
                                              - 1.6 Tdi (105 cv) - Binário máximo 250Nm às 1500 rpms

                                              - 1.4 T (160 cv) - Binário máximo 240Nm às 2000 rpms
                                              - 2.0 Tdi (140 cv) - Binário máximo 320Nm às 1750 rpms

                                              - 2.0 Gti (210 cv) - Binário máximo 280Nm às 1700 rpms
                                              - 2.0 GTD (170 cv) - Binário máximo 350Nm às 1750 rpms

                                              É apenas o exemplo dos Golfs, não vi mais nenhum, mas posso fazê-lo. Acho que não deve ser muito diferente.

                                              Estás mesmo a falar a sério?
                                              Tens noção da disparidade das cilindradas?

                                              Além do mais, tens noção da forma das curvas de binário no que diz respeito aos Golf?

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                Então a ti eu digo-te: comparar potências diferentes (quase mais 50 %) ?
                                                Não é fácil fazer comparações diesel vs otto, com a mesma cilindrada e potência, mas consegue-se um equilibrio. No caso que apresentas, p.e., no 308 tens um diesel 2.0 Hdi com 150 cv (340Nm às 2000rpms), que, na minha opinião fazia, mais sentido comparares com o 1.6 T (240Nm às 1400rpms). Diria isso em termos de resposta ao acelerador/prazer de condução, e até em preço (mas não quero juntar mais este factor, senão é mais uma coisa para andarmos à volta dela).
                                                É facilimo, ao contrário do que tu pensas.

                                                É que a potência é algo inquantificável (se é que esta palavra existe).
                                                É algo que não podes pegar nem tirar diretamente de um motor pois a potência é o produto da rotação com o binário.
                                                Estes sim, mensuráveis.

                                                Se quiseres ser imparcial, então comparas duas unidades com o mesmo tipo de sobrealimentação e o mesma capacidade interna.

                                                Comentário


                                                  Eu só quero dizer mais uma coisa, depois já chega (por mim) desta conversa de loucos:

                                                  Uns comparam as coisas pela cc e serve para o que serve, já se falou nisso. E os binários andam ela por ela.
                                                  Outros tentam comparar pela potência, não olhando à cc, e, de outra forma, serve para outro propósito. Aqui talvez haja alguma preponderância no binário dos diesel.
                                                  Acho que ainda, no meio disto há aquela questão de racionalidade (acho que o tópico era sobre isto) entre escolher um diesel mais caro alguns milhares vs um otto, e aqui foi onde comecei a minha abordagem, a dizer que os diesel ganham em binário.

                                                  Agora posso dizer que estas 3 situações têm as suas indicações, sendo que a última é a mais utilizada pelos compradores de automóveis. A primeira fará muito pouco sentido no aspecto da carteira, se pensarmos que os ottos são mais caros que os diesel (na melhor das hipóteses, igual). E a segunda às vezes, confunde-se com a última, às vezes nem tanto, e às vezes nem há no mesmo modelo essa hipótese.

                                                  Se olharmos para tudo isto, andamos todos a bater com a cabeça à 2 dias para tentarmos mostrar os nossos pontos de vista, e acho que foram apresentados, por diversas vezes argumentos válidos, nas diferentes opções.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                    Eu só quero dizer mais uma coisa, depois já chega (por mim) desta conversa de loucos:

                                                    Uns comparam as coisas pela cc e serve para o que serve, já se falou nisso. E os binários andam ela por ela.
                                                    Outros tentam comparar pela potência, não olhando à cc, e, de outra forma, serve para outro propósito. Aqui talvez haja alguma preponderância no binário dos diesel.
                                                    Acho que ainda, no meio disto há aquela questão de racionalidade (acho que o tópico era sobre isto) entre escolher um diesel mais caro alguns milhares vs um otto, e aqui foi onde comecei a minha abordagem, a dizer que os diesel ganham em binário.

                                                    Agora posso dizer que estas 3 situações têm as suas indicações, sendo que a última é a mais utilizada pelos compradores de automóveis. A primeira fará muito pouco sentido no aspecto da carteira, se pensarmos que os ottos são mais caros que os diesel (na melhor das hipóteses, igual). E a segunda às vezes, confunde-se com a última, às vezes nem tanto, e às vezes nem há no mesmo modelo essa hipótese.

                                                    Se olharmos para tudo isto, andamos todos a bater com a cabeça à 2 dias para tentarmos mostrar os nossos pontos de vista, e acho que foram apresentados, por diversas vezes argumentos válidos, nas diferentes opções.
                                                    Eu acho que, no meio disto tudo, se entendeu que existem mitos.
                                                    É o mito de que o diesel tem, largamente, mais binário em comparação com o motor otto e é o mito das comparações feitas pelas potências.

                                                    Se estamos há dois dias a discutir isto é porque alguém não tem razão.
                                                    As comparações têm que ser feitas com pés e cabeça.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                                      É facilimo, ao contrário do que tu pensas.

                                                      É que a potência é algo inquantificável (se é que esta palavra existe).
                                                      É algo que não podes pegar nem tirar diretamente de um motor pois a potência é o produto da rotação com o binário.
                                                      Estes sim, mensuráveis.

                                                      Se quiseres ser imparcial, então comparas duas unidades com o mesmo tipo de sobrealimentação e o mesma capacidade interna.
                                                      Estamos a falar de turbo nos 2 ou sem turbo nos 2 (isso sempre defendi) e se a capacidade interna for a cc, então já cheguei lá hoje à tarde.

                                                      Em relação à comparação, eu referia a ser justa, há poucos motores no mercado diesel e otto, com a mesma cc e a mesma potência. Mas já deu para perceber que o turbo também tem pressão diferente e isso muda um pouco a equação.

                                                      A explicação da potência era escusada para quem já explicou isso (eu próprio).

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                                        Eu acho que, no meio disto tudo, se entendeu que existem mitos.
                                                        É o mito de que o diesel tem, largamente, mais binário em comparação com o motor otto e é o mito das comparações feitas pelas potências.

                                                        Se estamos há dois dias a discutir isto é porque alguém não tem razão.
                                                        As comparações têm que ser feitas com pés e cabeça.
                                                        A sério???? Nem parece que leste o que escrevi, mas pronto. Se uns pensam num termo de comparação (€), outros na cc e outros na potência, porque é que não podem ser todas válidas?

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por ednw Ver Post
                                                          O mais justo é comparar motores com potência máximas semelhantes, pelo menos do ponto de vista do comprador.

                                                          Se comparares cilindradas iguais os diesel não têm o mínimo de hipóteses...



                                                          Não é achar, o binário à roda é o que importa. O motor não está a roçar no chão, são as rodas (pneus) que estão em contacto com o chão e que impulsionam o carro devido à sua rotação, essa rotação é o binário, à roda, não o do motor.

                                                          Não consegues medir? Tens duas formas analíticas:
                                                          1) pegas no binário à roda e nas relações de caixa e está feito.
                                                          2) Pegas na potência do motor, e a potência à roda é a mesma (sem perdas claro), pegas no diâmetro e velocidade do carro e descobres a velocidade da roda, e com isso tudo tens o seu binário.



                                                          Em relação ao binário à roda já expliquei.
                                                          Quanto a exemplos, é quantos quiseres:

                                                          190E vs 190D, ambos 2500cc: 235N.m vs 154N.m
                                                          Corsa B 1.4i vs 1.5D: 125N.m vs 92N.m

                                                          E muitos mais exemplos se arranjam...

                                                          Não tem nenhuma lógica um diesel ter mais binário do que um otto. O binário produzido no motor é no fundo a força provocada no pistão pela combustão vezes o curso do mesmo. Apesar do curso dos otto ser menor (por norma) a força produzida é bem maior para a mesma cilindrada e condições de admissão.
                                                          Semântica, não precisas de bater mais no ceguinho

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                            Estamos a falar de turbo nos 2 ou sem turbo nos 2 (isso sempre defendi) e se a capacidade interna for a cc, então já cheguei lá hoje à tarde.

                                                            Em relação à comparação, eu referia a ser justa, há poucos motores no mercado diesel e otto, com a mesma cc e a mesma potência. Mas já deu para perceber que o turbo também tem pressão diferente e isso muda um pouco a equação.

                                                            A explicação da potência era escusada para quem já explicou isso (eu próprio).
                                                            Sabes porquê?
                                                            Porque o motor a gasolina desenvolve sempre mais potência do que o motor a gasóleo. (mais uma vez, comparando o comparável)
                                                            Isto é a física da mecânica e nem tu nem eu a podemos mudar.

                                                            Se as coisas são assim, que sentido faz então (para quem já percebia o que era a potência) comparar a mesma?

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                              A sério???? Nem parece que leste o que escrevi, mas pronto. Se uns pensam num termo de comparação (€), outros na cc e outros na potência, porque é que não podem ser todas válidas?
                                                              As ideias válidas são aquelas que, de facto, poderão ter algum sentido.
                                                              Umas mais, outras menos.
                                                              mas eu li aqui comparações sem sentido, pelo que nem tudo o que foi dito é válido.

                                                              E depois é a forma como as coisas são ditas, como por exemplo, dizeres que o binário de um diesel é, à larga escala, superior à de um otto.

                                                              Mas se já entendeste que estavas errado, ainda bem.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X