Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Exemplo de como a condução afeta os consumos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
    Aqui vai outro dos grandes pontos. Leva ao que dizia da suavidade e antecipação. O problema mesmo é o sair cedo de casa quem inventou as manhãs devia ser espancado
    É fazer um esforço. A mim também me custa. Quem tem filhos é mais difícil, mas ao longo do ano sempre se poupa algum € com estes pequenos truques.

    0,5l aos 100 de diferença é considerável embora muitas vezes negligenciado.
    Por exemplo, em 1000 km's (diesel a 1,5€ o litro) são 7,5€, se a pessoa fizer 20.000km's por ano são 1.500€, se calhar é mais do que um mês de ordenado. Se a pessoa fizer 10.000 são 750€, para muita gente isto é mais do que aquilo que conseguem poupar por ano. Portanto aqui fica uma boa dica de poupança (se não estiver enganado nas contas).

    Mesmo numa bomba low cost com o diesel a 1.3€ continuam a ser 1.300€ para o caso dos 20.000km's.

    PS:Não são 1.500 mas 150.. vá é qualquer coisa à mesma, mais 0 menos 0
    Editado pela última vez por JoelM; 14 June 2012, 18:52.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por ravager Ver Post
      Isso é verdade, se bem que há situações chatas em que embalas o carro para a meio da subida aparecer assim do nada um tipo a 60 km/h e tu sem hipótese de ultrapassar.
      Ainda hoje me aconteceu, queria subir em 4ª acabei em primeira, mas enfim o ideal era ser sempre a descer

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
        É fazer um esforço. A mim também me custa. Quem tem filhos é mais difícil, mas ao longo do ano sempre se poupa algum € com estes pequenos truques.

        0,5l aos 100 de diferença é considerável embora muitas vezes negligenciado.
        Por exemplo, em 1000 km's (diesel a 1,5€ o litro) são 7,5€, se a pessoa fizer 20.000km's por ano são 1.500€, se calhar é mais do que um mês de ordenado. Se a pessoa fizer 10.000 são 750€, para muita gente isto é mais do que aquilo que conseguem poupar por ano. Portanto aqui fica uma boa dica de poupança (se não estiver enganado nas contas).

        Mesmo numa bomba low cost com o diesel a 1.3€ continuam a ser 1.300€ para o caso dos 20.000km's.
        Em 20 mil km são 150 euros.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
          Em 20 mil km são 150 euros.
          Tão fiz mal as contas, estava a achar muito... Obrigado

          Fiz x's 200...

          Mas se esses 150€ forem poupados em desperdícios que muitas vezes nem levam a chegar mais cedo ao destino sempre é algum €.
          Editado pela última vez por JoelM; 14 June 2012, 18:56.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
            Tão fiz mal as contas, estava a achar muito... Obrigado

            Fiz x's 200...

            Mas se esses 150€ forem poupados em desperdícios que muitas vezes nem levam a chegar mais cedo ao destino sempre é algum €.
            Eu ía dizer o mesmo, mas o V7 antecipou-se. Mas é isso tudo e é dinheiro na mesma, só não é tanto

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
              Tambem estamos a comparar 2 motores algo diferentes, o do ASX é mais eficiente, tem menos cilindrada etc, isto sempre ajuda a que os consumos nao sejam muito altos, o QQ ca de casa certamente em AE com velocidades em tornos dos 130-140 mesmo sem CC nao baixa dos 7.7. Em nacional com uma conduçao eficiente, nunca consegui menos de 6.5, e vejam que é um carro tipo ASX com a mesma potencia e andamento igual.

              Quanto aos consumos no geral, recuperaçoes desde baixas rotaçoes é o pior que se pode fazer, quanto menos acelerador menos consumo mesmo que o carro ande em rotaçao mais ''alta'' e prever tudo o que se passa é meio caminho. O que me faz alguma confusao é pessoal com carros em versoes ''eco'' a embraiarem nas descidas, a travarem por tudo e por nada, chegar a um semaforo ir a 3 e simplesmente travar carregando na embraiagem, ignorando o travao-motor etc...
              É o 2.0dci?

              Tenho um amigo com 1.5dci e faz a condução mais poupada que conheço. Consumo misto: 4.6L/100Kms. Acredite quem quiser, mas a verdade é que a grande maioria dos Kms praticados, são em nacionais abaixo dos 100Km/H. Acho que explica muita coisa.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                A utilização mais intensa do acelerador e travão numa viagem piora os consumos da maneira que forem utilizados, com a mesma média de velocidade pelo mesmo percurso podemos variar (em poucas, ou algumas décimas) o consumo com o mesmo condutor, mesmo carro, mesmo motor.

                Coisas como deixar o acelerador em descidas influencia desde logo as médias, e uma duvida que ainda não desfiz é... Se uma pessoa for com o CC ligado em descida o CB chega aos 0.0 L por 100 Km?

                Parece-me uma abordagem inteligente de um tema interessante, as médias, as pessoas por vezes ficam espantadas como o mesmo carro com condutores diferentes pode diferir tanto mas são as pequenas coisas (aceleração, travagem, recuperação, uso do CC, etc, etc) influencia EM MUITO os consumos.
                O CB da minha Astra com o CC ligado, chega aos 0.0L/100Kms.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por JGTB Ver Post

                  Não adianta ter um carro económico, se depois não sabemos conduzir de forma eficiente.

                  Comentário


                    #39
                    O grande problema (não digo que seja este o caso) é que a grande maioria dos portugeses tem medo de fazer curvas.

                    Cada vez reparo mais nisso, até em curvas de AE carros a travar, mas em circunstância que não fazem sentido e só colocam em perigo os restantes utilizadores da via (numa situação já extremista quase). Ora claro que a travar a mais em curvas, terão de acelerar mais para voltar à velocidade que estava a ser praticada.

                    Depois há também um outro lado, as pessoas que insistem em fazer as curvas devagar (debruçando-me mais nas estradas de montanha/ nacionais) de modo a poupar os pneus mas se pensarem a longo prazo, em alguns casos até pode compensar a diferença de consumos, mas se falarmos numa jante 19" a conversa deve ser outra

                    Contra mim também falo que às vezes em estradas que se desconhece, deve ser adoptado um ritmo mais..."conservador" pois não sabemos o que nos vai aparecer à frente.

                    Também de realçar que algumas pessoas têm a mania de por em ponto morto para aproveitar declives e acabam por fazer as curvas de lanço, sem tracção, o que como penso que a maior parte saiba, é bastante perigoso. Também fazer curvas a velocidade "media" numa mudança com rotação baixa pode ser perigoso, bem como espetar uma redução à brusca a meio de uma curva (para condutores inexperientes, principalmente).

                    Um factor também a ter em conta, mas que penso não ser o caso, são os escalonamentos de caixa. Ainda para mais nos dias de hoje, com escalonamentos longos em prol dos consumos, em estradas de montanha torna-se necessário recorrer mais à caixa e lá se vão os consumos. Na 320d não acontece muito isso, mas não posso comparar porque só conheço o ASX com o 1.6 otto.

                    Comentário


                      #40
                      Descobriste a pólvora!!!
                      Novidade do ano...

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                        A utilização mais intensa do acelerador e travão numa viagem piora os consumos da maneira que forem utilizados, com a mesma média de velocidade pelo mesmo percurso podemos variar (em poucas, ou algumas décimas) o consumo com o mesmo condutor, mesmo carro, mesmo motor.

                        Coisas como deixar o acelerador em descidas influencia desde logo as médias, e uma duvida que ainda não desfiz é... Se uma pessoa for com o CC ligado em descida o CB chega aos 0.0 L por 100 Km?

                        Parece-me uma abordagem inteligente de um tema interessante, as médias, as pessoas por vezes ficam espantadas como o mesmo carro com condutores diferentes pode diferir tanto mas são as pequenas coisas (aceleração, travagem, recuperação, uso do CC, etc, etc) influencia EM MUITO os consumos.
                        Depende do declive da via. Se não for necessário acelerar para manter a velocidade, certamente que o consumo é 0.0.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                          O CB da minha Astra com o CC ligado, chega aos 0.0L/100Kms.
                          Originalmente Colocado por atmc Ver Post
                          Depende do declive da via. Se não for necessário acelerar para manter a velocidade, certamente que o consumo é 0.0.
                          Portanto o CC também funciona inteligentemente usando a inercia criada por um carro engrenado em descida?

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                            É o 2.0dci?

                            Tenho um amigo com 1.5dci e faz a condução mais poupada que conheço. Consumo misto: 4.6L/100Kms. Acredite quem quiser, mas a verdade é que a grande maioria dos Kms praticados, são em nacionais abaixo dos 100Km/H. Acho que explica muita coisa.
                            Sim, é o 2.0 dCi, é um motor algo guloso


                            Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                            Portanto o CC também funciona inteligentemente usando a inercia criada por um carro engrenado em descida?
                            Sim em descidas, e mesmo em subidas se nao forem muito exigentes para o motor.

                            O pior do CC é quando se diminui de velocidade e se recupera para a que estava anteriormente programada... ele acelera muitas vezes a fundo ou perto disso.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                              Sim em descidas, e mesmo em subidas se nao forem muito exigentes para o motor.

                              O pior do CC é quando se diminui de velocidade e se recupera para a que estava anteriormente programada... ele acelera muitas vezes a fundo ou perto disso.
                              Notas uma subida brusca das RPM?

                              Comentário


                                #45
                                A minha cunhada anda bem mais devagar que eu, eu normalmente não ando mais depressa porque tenho carros a frente, e mesmo assim consigo baixar o consumo da carrinha.

                                Comentário


                                  #46
                                  É tudo verdade, contudo a diferença no caso concreto pode estar tanto na condução como nos carros. Ou seja... queria ver ambos os condutores em carros iguais ou fazerem o mesmo percurso conduzindo o carro do outro.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                    Tambem estamos a comparar 2 motores algo diferentes, o do ASX é mais eficiente, tem menos cilindrada etc, isto sempre ajuda a que os consumos nao sejam muito altos, o QQ ca de casa certamente em AE com velocidades em tornos dos 130-140 mesmo sem CC nao baixa dos 7.7. Em nacional com uma conduçao eficiente, nunca consegui menos de 6.5, e vejam que é um carro tipo ASX com a mesma potencia e andamento igual.

                                    Quanto aos consumos no geral, recuperaçoes desde baixas rotaçoes é o pior que se pode fazer, quanto menos acelerador menos consumo mesmo que o carro ande em rotaçao mais ''alta'' e prever tudo o que se passa é meio caminho. O que me faz alguma confusao é pessoal com carros em versoes ''eco'' a embraiarem nas descidas, a travarem por tudo e por nada, chegar a um semaforo ir a 3 e simplesmente travar carregando na embraiagem, ignorando o travao-motor etc...
                                    Nem sempre menos cilindrada equivale a menos consumos, basta pensar que para a mesma solicitação o motor "menor" precisa de mais esforço por exemplo.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Pelo que li do texto o tipo do BMW não sabe curvar.

                                      Comentário


                                        #49
                                        hehe aqui todos insinuam que sabem e que fariam uma condução rápida e económica, etc.

                                        engraçado sim senhor

                                        Comentário


                                          #50
                                          Claro que o meu exemplo tem algumas variáveis e não está imune a erros. O objetivo também não era ter nada de científico. Limitei-me a aproveitar os dados e tentar tirar algumas conclusões.

                                          O ASX tem um motor mais moderno e eficiente, mas, como ficou provado pela minha explicação, gasta mais em autoestrada, fruto da aerodinâmica de um caixote. Destes 900 km, mais de 500 foram feitos na A1. A potência é a mesma e o peso é muito idêntico. Ambos têm caixa de seis velocidades.

                                          O condutor do BMW não é nenhum trapalhão, nem nada do género. Conduz como a maioria das pessoas, simplesmente. Basta andar em AE para ver que grande parte das pessoas não consegue manter o carro a uma velocidade minimamente constante.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Um exemplo disto são os híbridos que conduzidos "à balda" fazem consumos elevadíssimos. Não sei se serão todos assim, mas pelo menos o Toyota é.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                              hehe aqui todos insinuam que sabem e que fariam uma condução rápida e económica, etc.

                                              engraçado sim senhor
                                              Há uma linha que separa o saber fazer uma condução económica.... E a minha vontade de o fazer

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por topspeed Ver Post
                                                Há uma linha que separa o saber fazer uma condução económica.... E a minha vontade de o fazer
                                                Aqui, a coisa não foi económica, foi normal, até mais rápido do que para o lento. Alias, quem está preocupado com os consumos não anda a 160 em autoestrada.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Lá está, desde que se trabalhe para isso, conseguem-se bons consumos

                                                  Eu já há alguns anos que comecei a andar mais devagar, e com uma condução sempre com os consumos em mente.

                                                  É a minha forma de protesto, e de atenuar as constantes sibidas do preço da gasosa...

                                                  E também, porque o eletrodoméstico não incentiva a outra forma de condução


                                                  Cump.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Só falta o erros dos CB. No Mazda 3 que havia cá em casa o CB era optimista entre 0,4 e 0,5l/100km.

                                                    No GPunto e Ceed o optimismo já é de 0 a 0,1l/100km. Só ai dava essa diferença de 0,5l/100km em AE.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                                      Só falta o erros dos CB. No Mazda 3 que havia cá em casa o CB era optimista entre 0,4 e 0,5l/100km.

                                                      No GPunto e Ceed o optimismo já é de 0 a 0,1l/100km. Só ai dava essa diferença de 0,5l/100km em AE.
                                                      Neste caso, era impossível saber o erro do CB, se é que há, do ASX, pois não voltou a ser atestado.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                                                        A utilização mais intensa do acelerador e travão numa viagem piora os consumos da maneira que forem utilizados, com a mesma média de velocidade pelo mesmo percurso podemos variar (em poucas, ou algumas décimas) o consumo com o mesmo condutor, mesmo carro, mesmo motor.

                                                        Coisas como deixar o acelerador em descidas influencia desde logo as médias, e uma duvida que ainda não desfiz é... Se uma pessoa for com o CC ligado em descida o CB chega aos 0.0 L por 100 Km?

                                                        Parece-me uma abordagem inteligente de um tema interessante, as médias, as pessoas por vezes ficam espantadas como o mesmo carro com condutores diferentes pode diferir tanto mas são as pequenas coisas (aceleração, travagem, recuperação, uso do CC, etc, etc) influencia EM MUITO os consumos.
                                                        Aqui chega. Depende sempre da descida, mas já o fez mais do que 1x.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                                          Aqui, a coisa não foi económica, foi normal, até mais rápido do que para o lento. Alias, quem está preocupado com os consumos não anda a 160 em autoestrada.
                                                          Eu não me referia ao teu caso em concreto, até porque acho que isso está bem explicito no post inicial, apenas foi para responder em tom de brincadeira ao V7, aproveitando a publicidade da zon

                                                          Por acaso acho mais interessantes relatos desse género do que relatos de consumos mínimos que implicam AE a 90 ou 100km/h, principalmente porque pratico velocidades do género das que tu descreveste, tornando-se numa melhor base para comparações

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                                            Todos aqui comparamos os consumos dos carros, dizendo que A é mais económico do que B, e ficamos espantados quando vemos consumos tão díspares para o mesmo carro.

                                                            Recentemente, numa viagem com malta amiga, tive a oportunidade de verificar que o tipo de condução faz mesmo toda a diferença.



                                                            Não adianta ter um carro económico, se depois não sabemos conduzir de forma eficiente.
                                                            Pois é.
                                                            É preciso saber conduzir. O que não significa necessariamente que basta saber onde está o acelerador e o travão.

                                                            Ainda bem que mais alguém constatou isso...

                                                            É que me tem sido passado o atestado de mentiroso quando digo que faço 5.1 com o meu vectra cdti 150cv, sem andar a pastar, mesmo com a prova do CB...
                                                            Deixo uma pista; É raro mudar pastilhas de travão, no carro da minha mulher é a cada 30K. Apesar de normalmente fazer mais de 300k nos meus carros, antes de os vender, nunca mudei discos de travão por uso.

                                                            CumpS

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Um exemplo que confirma o que acabas de dizer:

                                                              Tenho um vizinho camionista que, recentemente me contou algo parecido. Ele e um colega foram a Espanha fazer uma entrega (em camiões identicos, marca, modelo e até a quilometragem aproximada, além de que a carga - derivados de madeira tinha a mesma tonelagem e foram os dois atestados e verificados na empresa antes de saírem) e decidiram no final ver se havia diferença significativa de consumos uma vez que os camiões são iguais, fizeram toda a a viagem juntos e sei que no regresso a carga que traziam era mais ou menos igual...

                                                              Para grande espanto, o meu vizinho gastou cerca de 5 litros a mais por cada 100 km! Ele próprio assume que não é muito meigo a conduzir, mais ainda comparado com o outro condutor que é um velhote mais que calejado e com muitos milhões de km's...

                                                              Se a viagem tiver sido de 1000 km (não sei onde foram) são apenas mais 50 litros! E esta, hein!

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X