Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Qual a melhor altura para trocar de caixa?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
    Eu não tenho conhecimento desse motor nesse carro (acho que é o dci da renault), mas parece-me um regime alto de utilização e os consumos dizem isso mesmo.

    quanto ao regime de utilizaçao, sim é algo elevado comparativamente. o carro so da 135kmh enquanto que este motor no clio passa dos 160kmh, e culpa disto é a caixa muito curta.
    a 120kmh em 5ª anda perto das 3500rpm

    quanto ao consumos, sao mesmo assim. bem sei que este motor no clio gasta 5 litros aos 100, mas independentemente de ter cuidado ou nao com os consumos, é quase impossivel baixar dos 7L. o lado bom é que por tambem nao andar muito, nao tenho grandes variaçoes nos consumos. se andar um bocado mais á bruta em cidade gasta 8, 8.5l
    bem me lembro de fazer medias de 13l no corsa b em cidade, como de 6,5 ou 7 se nao me armasse em parvo.
    com este fazer mais que estes 8.5, so mesmo se fosse no mato,sempre em altas e mm assim...

    ainda relativamente a quantidades injectadas em relaçao á carga do acelerador...
    so ando a diesel á nem 10000kms, mas reparo que conforme a carga do acelerador, o som da aceleraçao muda.
    se so estiver a dar o suficiente para nao perder velocidade (o minimo possivel de acelerador), o gajo faz um "tactactac", como uma latinha cheia de alfinetes, um som quase de metal a chocalhar.
    no entanto,se lhe der mais acelerador, o tactactac desaparece e passa a soar "normal"
    o que é que está a acontecer com a injecçao para haver essas diferenças de som?
    é que parece-me que gasto mais gasolina se andar nesse "minimo do acelerador", do que usando o acelerador mais numa de "on/off"

    Comentário


      #62
      pelo que percebi se andar sempre com binário no máximo não vou andar a esforçar o motor, nem o vai estragar.
      quanto menos carregar no acelerador menos combustível é injetado.
      quando ando em abaixo das 1500 parece que o motor vai se desmanchar, é só vibração.

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por BlueJimny Ver Post
        quanto ao regime de utilizaçao, sim é algo elevado comparativamente. o carro so da 135kmh enquanto que este motor no clio passa dos 160kmh, e culpa disto é a caixa muito curta.
        a 120kmh em 5ª anda perto das 3500rpm

        quanto ao consumos, sao mesmo assim. bem sei que este motor no clio gasta 5 litros aos 100, mas independentemente de ter cuidado ou nao com os consumos, é quase impossivel baixar dos 7L. o lado bom é que por tambem nao andar muito, nao tenho grandes variaçoes nos consumos. se andar um bocado mais á bruta em cidade gasta 8, 8.5l
        bem me lembro de fazer medias de 13l no corsa b em cidade, como de 6,5 ou 7 se nao me armasse em parvo.
        com este fazer mais que estes 8.5, so mesmo se fosse no mato,sempre em altas e mm assim...
        Não será em "baixas"?

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
          A primeira afirmação é errada, é claro que se fizermos uma condução poupada, o carro sofre menos, aliás como o consumo o indica. O que querias dizer devia ser "uma condução a muito baixa rotação......."
          A segunda afirmação é correcta e nada tem a ver com a primeira, são compativeis. Nada me impede de, em cada depósito, dar um esticãozito ao motor, sem grande prejuizo para os consumos.
          Errada ? não te reconheço qualquer autoridade ou conhecimento para julgar as minhas afirmações ! portanto agradeço que te moderes e não te armes em espertinho.

          Podes não concordar e tentar justificar os teus motivos, mas chega a ser ridículo a forma como referes "é errada" "é correcta", etc.

          Qual é a tua experiência, a tua formações, os teus conhecimentos ? qual é o teu C. V. automóvel ? em que é que te baseias ?

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
            Concordo com tudo, so nao percebi a parte a bold, as 1500rpm vendo que o binario esta as 2000rpm, se carregarmos a fundo nao estamos a injectar mais combustivel que o desejado ja que o carro tem prai 50 ou 60% do binario total? Acima das 2000rpm com a entrada do turbo, menos esforço o carro faz para subir rotaçao logo precisa de menos acelerador logo precisa de menos combustivel injectado - estou errado?
            Isto do "esforço" que se fala no café não tem qualquer rigor ou significado real. Os motores não têm músculos que se cansam.

            Vamos fazer umas contas:
            - motor de 2l
            - pressão máxima de sobrealimentação de 1bar positivo, digamos às 2000rpm, assumindo ainda pressão atmosférica às 1500

            Pedal a fundo às 1500: 1l de ar/rotação, 1.2g de ar/rotação, A/F=29, ~0.04g combustível/rotação * 1500 rotações/minuto = 62 gramas de combustível por minuto.

            Pedal a meio às 3000: 1l de ar/rotação, 1.8g de ar/rotação (p~0.5bar), A/F=58, ~0.03g combustível/rotação * 3000 rotações/minuto = 93 gramas de combustível por minuto.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
              Concordo com tudo, so nao percebi a parte a bold, as 1500rpm vendo que o binario esta as 2000rpm, se carregarmos a fundo nao estamos a injectar mais combustivel que o desejado ja que o carro tem prai 50 ou 60% do binario total? Acima das 2000rpm com a entrada do turbo, menos esforço o carro faz para subir rotaçao logo precisa de menos acelerador logo precisa de menos combustivel injectado - estou errado?



              Andar as 1500rpm nao faz mal, recuperar as 1500rpm ja...
              tenho algumas dúvidas em relação a isso, mas também depende do tipo de recuperação (a fundo ou tranquila) e da relação a que vais (e já agora do motor que tens).

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                Errada ? não te reconheço qualquer autoridade ou conhecimento para julgar as minhas afirmações ! portanto agradeço que te moderes e não te armes em espertinho.

                Podes não concordar e tentar justificar os teus motivos, mas chega a ser ridículo a forma como referes "é errada" "é correcta", etc.

                Qual é a tua experiência, a tua formações, os teus conhecimentos ? qual é o teu C. V. automóvel ? em que é que te baseias ?
                Armado em espertinho não é a minha onda, nem de andar exaltado, nem nada que se pareça. E claro que não me reconheces autoridade ou conhecimento, pela simples razão que não estou de acordo, porque se estivesse, estarias a dar-me um like ou a dizer "sim senhor".

                Agora estamos num fórum público, e vejo uma afirmação completamente estapafúrida e sem nexo ("andar poupado estraga o carro"), então as máquinas não são para poupar ? Até te corrigi a pensar que querias dizer "andar a muito baixas rpms" (aí já faria sentido), mas enfim.

                Do baixo da minha insignificância, pouca formação, conhecimentos, CV a zeros, peço imensa desculpa se te ofendi, não era essa, de todo, a minha intenção, mas que estás errado, estás. Que queres que te diga ?

                P.S. acho que já levaste tanta porrada neste fórum, noutros tópicos e nunca te vi reagir assim. Gostava de te ver pedir o que me pediste, a todos que já te "martelaram". E no fim de contas, acho que não faltei ao respeito a ninguém, neste fórum (tu incluido).

                Comentário


                  #68
                  tem umas contas um bocado difícil de perceber
                  podes explicar essa contas?

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por truck Ver Post
                    boas
                    eu gostava de saber qual é a melhor r.p.m para mudar de mudança num carro a diesel.
                    fazer isso sem gastar muito gasoleo.
                    Respondendo sem rodeios: condução normal 2000 rpm, chega para tudo.
                    Condução ao "ataque"...4500 rpm e não se queixa até lá.... Mas aí os consumos upa, upa...

                    Comentário

                    AD fim dos posts Desktop

                    Collapse

                    Ad Fim dos Posts Mobile

                    Collapse
                    Working...
                    X