Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico do motor Wankel (1957-...)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
    Sim, mas de tudo o que li sobre o Wankel fiquei sempre com a ideia que "consumo de óleo" se referia essencialmente a óleo queimado que, portanto, desaparecia do cárter. Pelos vistos esse gasto também pode ser associado à troca frequente (é outra forma de gastar óleo, pelo menos gasta bem na carteira). Mudar o óleo a cada 5.000km, pelo menos pelos padrões de hoje, é claramente muito.
    No caso do FD o motor é diferente do RX-8. O carro é de 92 se não me engano.
    Uma mota dos anos 80 e 90 de pistões convencionais também muda o óleo bastante cedo, por volta dos 5000 kms também.

    Comentário


      #32
      Acredito que se tivessem investido mais neste motor, ele poderia evoluir ao ponto de poder competir com os motores tradicionais de pistão.

      Possivelmente, outros poderes/interesses se levantaram... e o Wankel foi por água abaixo; mas não morreu. Diria que está em letargia; mais tarde outros poderão pegar no projecto e desenvolvê-lo.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por AntonioRibeiro Ver Post
        Acredito que se tivessem investido mais neste motor, ele poderia evoluir ao ponto de poder competir com os motores tradicionais de pistão.

        Possivelmente, outros poderes/interesses se levantaram... e o Wankel foi por água abaixo; mas não morreu. Diria que está em letargia; mais tarde outros poderão pegar no projecto e desenvolvê-lo.
        Não creio, o motor wankel até ao seu fim ou hipotetico fim foi investidissimo por parte da Mazda, muita razões teve para desistir e trabalhou intensamente nele sem nunca desistir, do RX-7 para o RX-8 foi uma evolução tremenda, apesar de ser o mesmo bloco 13B (se não me engano), passou a ser atmosférico reduzindo a temperatura na camara de explosão, e sofreu alterações no quarto tempo (válvula de escape penso), passou a ser um wankel mais fiável, mas económico e mais ecológico, mas ainda longe daquilo que o motor de pistons emite.
        Penso que o problema aqui foi mesmo de concepção do motor, que não permitiu progredir, e ficou aquém na vertente económica/ecológica para se tornar viável.
        Editado pela última vez por RicardoAndre; 06 July 2012, 18:30.

        Comentário


          #34
          já que falaram no óleo, de quantos em quantos km's é que o dono de um mégane rs, golf gti e afins, muda o óleo se andar sempre a apertar com ele?

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
            Não creio, o motor wankel até ao seu fim ou hipotetico fim foi investidissimo por parte da Mazda, muita razões teve para desistir e trabalhou intensamente nele sem nunca desistir, do RX-7 para o RX-8 foi uma evolução tremenda, apesar de ser o mesmo bloco 13B (se não me engano), passou a ser atmosférico reduzindo a temperatura na camara de explosão, e sofreu alterações no quarto tempo (válvula de escape penso), passou a ser um wankel mais fiável, mas económico e mais ecológico, mas ainda longe daquilo que o motor de pistons emite.
            Penso que o problema aqui foi mesmo de concepção do motor, que não permitiu progredir, e ficou aquém na vertente económica/ecológica para se tornar viável.
            O problema é que ser só uma marca a desenvolvê-lo a coisa evolui muito lentamente.

            Isto porque comprou os direitos e apanhou com um melão de todo o tamanho, não tinha outra hipotese que não fosse desenvolvê-lo.

            Parece a Mazda foi a única marca que descobriu como se livrar das "devils claw", o problema que levou a NSU à falência. E na época houve construtores de nível bem acima da Mazda que andaram a testar esse propulsor.
            Por exemplo, este menino é Wankel.


            O Renesis sofreu muitas alterações face ao 13B do RX7, a válvula de escape e também o segmento nas pontas dos rotores é diferente, isto é mexeram na peça mais sagrada do motor, no causador das "marcas do diabo" muuahahah.
            A mazda atravessa neste momento grandes dificuldades financeiras, tem o mazda 6 para substituir, o 2 e 3 também já estão a acusar a idade, perdeu o apoio da Ford, esta em curso o processo Skyactiv e a valorização do Yen que tem deitado por terra as margens de lucro de um construtor que produz quase tudo no japão, é claro que com tantos problemas alguma coisa terá de ficar em aguas de bacalhau. Até o miata vai partilhar entranhas com a Alfa. menos mal que é com a Alfa.

            Ainda assim o rotary tem uma equipa de engenheiros que são vistos como herois dentro daquela empresa, são completamente aficionados e é para eles uma honra trabalhar nesse motor acredito portanto que apesar das dificuldades enquanto a empresa viver o rotary vai continuar a ser desenvolvido.
            Se a Mazda se safar de todos estes problemas e continuar a ser, como o é agora, uma marca autonoma já será uma ENORME vitória, infelizmnete o Rotary será um problema menor neste momento.
            Editado pela última vez por FernandoAc; 07 July 2012, 10:37.

            Comentário


              #36
              Se querem um nome, Takaharu Kobayakawa.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Rotary Ver Post
                Se querem um nome, Takaharu Kobayakawa.
                Funcionário da Mazda?

                Comentário


                  #38
                  É apenas o responsável pelo projecto e toda a vida dele está ligada aos Seven. Participa nos encontros "sevenstock", o que faz os donos e fans adorarem ele, conduziu vários Rotary Engines, inclusive o 787.

                  E já que estou quase a ser bebé, se quiserem fazer uma vaquinha e oferecer-me o "RX7: Mazda's Rotary Engine Sportscar Revised 2nd Edition", seria simpático da vossa parte, nem que seja em formato PDF
                  Editado pela última vez por ; 07 July 2012, 14:52.

                  Comentário


                    #39
                    Artigos brazucas não são de fiar

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
                      Não creio, o motor wankel até ao seu fim ou hipotetico fim foi investidissimo por parte da Mazda, muita razões teve para desistir e trabalhou intensamente nele sem nunca desistir, do RX-7 para o RX-8 foi uma evolução tremenda, apesar de ser o mesmo bloco 13B (se não me engano), passou a ser atmosférico reduzindo a temperatura na camara de explosão, e sofreu alterações no quarto tempo (válvula de escape penso), passou a ser um wankel mais fiável, mas económico e mais ecológico, mas ainda longe daquilo que o motor de pistons emite.
                      Penso que o problema aqui foi mesmo de concepção do motor, que não permitiu progredir, e ficou aquém na vertente económica/ecológica para se tornar viável.
                      É pena, pois é um motor diferente. Com 'cilindrada' baixa (1,3 cc) conseguem-se potências e binários muito grandes. É um motor que faz lembrar o das motos pela alta rotação que pode atingir.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Rotary Ver Post
                        É apenas o responsável pelo projecto e toda a vida dele está ligada aos Seven. Participa nos encontros "sevenstock", o que faz os donos e fans adorarem ele, conduziu vários Rotary Engines, inclusive o 787.

                        E já que estou quase a ser bebé, se quiserem fazer uma vaquinha e oferecer-me o "RX7: Mazda's Rotary Engine Sportscar Revised 2nd Edition", seria simpático da vossa parte, nem que seja em formato PDF
                        Quanto à cena do PDF nem sei onde começar a procurar essas coisas, não conheço fontes de Downloads de coisas relacionadas com carros.

                        Sobre a primeira parte, bem se houver pessoas assim a continuar a defender a causa então haverá futuro para os motores Rotary/Wankel.

                        Comentário


                          #42
                          O grupo original eram 47 engenheiros liderados por Kenichi Yamamoto, começaram a trabalhar no motor sem saber nada sobre ele.

                          Actualmente outro engenheiro igualmente competente e dedicado tem feito esforços no motor. Contribuiu no motor turbo do 13B do FD e teve papel importante nas inovações do RENESIS, esperemos que não fique por aqui.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Rotary Ver Post
                            É apenas o responsável pelo projecto e toda a vida dele está ligada aos Seven. Participa nos encontros "sevenstock", o que faz os donos e fans adorarem ele, conduziu vários Rotary Engines, inclusive o 787.

                            E já que estou quase a ser bebé, se quiserem fazer uma vaquinha e oferecer-me o "RX7: Mazda's Rotary Engine Sportscar Revised 2nd Edition", seria simpático da vossa parte, nem que seja em formato PDF
                            Aqui

                            Tens bastantes documentos técnicos em PDF. Se tiveres dificuldades em abrir os pdf's clica com o botão direito do rato sobre eles e escolhe, no menu, gravar

                            Para o livro que pedes tenta este site no respectivo item. É um executável windows e eu estou com linux, por isto não pude comprovar.
                            Editado pela última vez por AntonioRibeiro; 08 July 2012, 12:22.

                            Comentário


                              #44
                              Obrigado, mas tudo o que for manual técnico, serviço, reparação, colisão, eu tenho há muito tempo ;)

                              Só quero aquele PDF porque contam a história toda à volta do RX-7, detalhes, etc Deve ser o único Livro/PDF que me falta.

                              Comentário


                                #45
                                http://thecarmudgeon.blogspot.pt/200...zoom-zoom.html

                                Curiosidades (vejam quantas Marcas tiveram interesse nos Wankel)
                                http://www.automobilemag.com/feature...b/viewall.html

                                Mais sobre o 787B
                                http://www.roadandtrack.com/racing/m...lon-mazda-787b

                                É isto que quero arranjar e não encontro,
                                http://books.google.pt/books?id=UDHl...page&q&f=false
                                Editado pela última vez por ; 08 July 2012, 13:45.

                                Comentário


                                  #46

                                  Comentário


                                    #47
                                    De frente fez-me logo lembrar os JGTC

                                    Comentário


                                      #48

                                      Comentário


                                        #49
                                        A questao :

                                        6 cilindros ou 6 rotores

                                        Comentário


                                          #50
                                          Não entendo o 6B.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Estes motores fazem um barulho do c@ralh#, mas não me importava de o ouvir todas as manhas..

                                            Rotary, tu é que tens sorte

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por Rotary Ver Post
                                              Não entendo o 6B.
                                              drag racing

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Phaster Ver Post
                                                O passatempo preferido desse bicharoco deve ser papar V8s ao pequeno almoço.
                                                6 rotores, que animal.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Este motor tem o que é natural, que é ter um movimento circular igual ao das rodas.
                                                  O alternativo, em que tem que se usar a cambota para transformar o movimento, é que não deixa de ser curioso como ganhou tanto espaço.
                                                  No entanto, por muito que elogiem o Wankel, a verdade é que o problemas que está na génese do principio de funcionamento nunca foi totalmente resolvido. Curioso que os motores com os pistões em estrela nunca tiveram sucesso nos automóveis. Creio que motores com movimento circular voltarão, mas sobre forma de turbina.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por joaocruz95 Ver Post
                                                    Estes motores fazem um barulho do c@ralh#, mas não me importava de o ouvir todas as manhas..

                                                    Rotary, tu é que tens sorte
                                                    Obrigado

                                                    Originalmente Colocado por Rotary Ver Post
                                                    Não entendo o 6B.
                                                    Mas o que significa o 6B?

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por joaocruz95 Ver Post
                                                      Estes motores fazem um barulho do c@ralh#, mas não me importava de o ouvir todas as manhas..
                                                      Também não me importava, mas consta que o piloto Volker Weidler teve de deixar a competição automóvel por problemas no ouvido interno devido ao som dos 4 rotores do 787B e...porque recusou-se a usar tampões para os ouvidos.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por TVRfanboy Ver Post
                                                        Também não me importava, mas consta que o piloto Volker Weidler teve de deixar a competição automóvel por problemas no ouvido interno devido ao som dos 4 rotores do 787B e...porque recusou-se a usar tampões para os ouvidos.
                                                        A paixao dele era ouvir os belos 4 rotores

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          A Wanganui mechanic has achieved a world first by building an engine that Mazda New Zealand didn't think was possible.


                                                          Warren Overton, along with colleagues Gareth Lewis, Vaughn Campbell and Ben Simkin, took five months to build the first 2000hp, six rotor engine for a friend's car.

                                                          "He wanted something different, and so did we. We thought about doing a five rotary engine but largely because of balancing issues we went with six," Mr Overton said.


                                                          The engine was built in Pulse Performance Race Engineering's workshop, known for its high powered engines.
                                                          Mr Overton said Pulse Performance had worked with well known drifter MadMike and sprint boat racer Peter Huijs, providing him with four rotary engines for competition.

                                                          "There is a big myth surrounding rotary engines. People say they are unreliable, however they are really a very reliable race engine," he said.

                                                          The group faced a couple of issues, the crankshaft proving to be the toughest engineering feat.


                                                          "It all began as an idea but we turned it into a reality," Mr Overton said.

                                                          Once word got around that they were building the engine a great deal of excitement was generated among rotary enthusiasts and rotary engine sales at Pulse Performance increased.

                                                          "Mazda USA shared a link of our videos on Facebook when they heard about the engine. They said they were excited to see the rotary kept alive," Mr Overton said.

                                                          Co-owner of Pulse Performance Michelle Sigley said she and her husband, Alex, started the business in August 2007 because they saw such amazing potential in Mr Overton.

                                                          "It is truly amazing that such a young mechanic from Wanganui has again put New Zealand on the map, Kiwi ingenuity has surpassed the rest of the world," Mrs Sigley said.

                                                          Mr Overton said the next steps were to get the car ready so they could install the engine and potentially one day they would look at making a turbocharged version.

                                                          A Youtube video of the motor was uploaded by Pulse Performance the day after completion, attracting more than 156,000 views.

                                                          The car will be used for drag racing and is expected to cover the quarter-mile in about eight seconds, hitting a top speed of about 250km/h.
                                                          Wanganui team builds 'impossible' engine - National - NZ Herald News
                                                          Editado pela última vez por ; 01 August 2012, 19:36.

                                                          Comentário


                                                            #59

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Eu continuo a sonhar com um RX-8 na garagem.

                                                              Deve ser um Coupe/GT fantástico.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X