Apesar de ser um fim um pouco anunciado, devido à contínua incapacidade do motor wankel acompanhar o motor de pistons convencional em economia e emissões, é uma perda enorme para todos os amantes da engenharia e de automóveis em geral, o adeus do motor que em 1991 ganhou Le Mans contra todas as expectativas e no fim foi banido por ser "diferente"
A ser verdade, hoje é um dia um pouco triste
Um simples 1.3 não aspirado a debitar 238 cv é qualquer coisa de extraordinário.
Não sei se daqui a uns anos não se assistirá a um renascer das cinzas do motor wenkel, quando alguma tecnologia subjacente aos motores eléctricos e a hidrogénio evoluir.
A conjugação de um pequeno motor Wenkel (500 de cilindrada por exemplo) com um motor eléctrico, funcionando o wenkel como "gerador" para o eléctrico permitiria obter grande potência e consumos mais comedidos.
O Wankel já chegou ao fim há muito tempo agora o Rotary vamos ver.
Quando a Ford pegou na gerencia da Mazda e cancelou o RX-7 com o complexo 13B REW um grupo de engenheiros tomou a iniciativa de desenvolver o Renesis, considerávelmente mais eficiente.
Acho que mesmo tendo parado a produção, os apaixonados por este motor vão continuar a desenvolvê-lo e quem sabe possa voltar na nova encarnação do RX7.
Não sei se daqui a uns anos não se assistirá a um renascer das cinzas do motor wenkel, quando alguma tecnologia subjacente aos motores eléctricos e a hidrogénio evoluir.
O RX8 a hidrogénio ainda andou em testes, já o electrico li (já não sei onde nem encontro) que estava em desenvolvimento uma serie limitada de rotarys electricos que iriam ser usado por membro do governo.
Lembro-me que alguns RX-8 consumiam mais óleo que gasolina.
Sim, diria mais, o dobro de óleo que gasolina ! Enfim.
É normal ter um consumo de óleo atípico relativamente ao motor de pistons convencional, por uma questão de concepção.
Para além disso, o motor de rotores é muito mais rotativo que o motor de pistons, excepto casos muito pontuais como o S2000, também é algo que não ajuda.
O potencial do motores wankel no que toca à potencia especifica é algo que o motor de pistons a 4 tempos apenas pode sonhar, pelo que só detesta esta engenharia o hipotético possuidor de um TDI ou semelhante
Projecto da Norton com a NRV 588, 2 rotores, 588 ccm, potencias na ordem dos 180 cavalos
if thats rotary (is it ?) ,then im sure they will ban it from competing in any MotoGPs.
sad that good technology gets banned, ..like the ol' 787b's case.
Já conhecia o video, no RX7Club e RotaryHeaven vês coisas giras de tempos a tempos.
Podem ver aqui o motor por dentro e ter uma percepção fácil do bicho.
Igualmente pode ser explicado o porquê de consumir mais óleo.
- os selos de Apex (extremidades do rotor) têm de ser lubrificados senão será metal com metal o que provocaria desgaste e falta de isolamento entre as fases - garantia de motor até 100 mil Km's;
- este óleo como não dá para ser reciclado, até porque viria com muitas impurezas, é queimado.
A maior parte dos donos de RX7's muda o óleo entre os 1500 Km's e os 5000, depende do uso dado, se é apertado e viscosidade usada.
Sim, diria mais, o dobro de óleo que gasolina ! Enfim.
É normal ter um consumo de óleo atípico relativamente ao motor de pistons convencional, por uma questão de concepção.
Para além disso, o motor de rotores é muito mais rotativo que o motor de pistons, excepto casos muito pontuais como o S2000, também é algo que não ajuda.
O potencial do motores wankel no que toca à potencia especifica é algo que o motor de pistons a 4 tempos apenas pode sonhar, pelo que só detesta esta engenharia o hipotético possuidor de um TDI ou semelhante
Projecto da Norton com a NRV 588, 2 rotores, 588 ccm, potencias na ordem dos 180 cavalos
Como é óbvio estava a ser irónico e a brincar com a situação... Como é que pode consumir mais óleo que gasolina?
Bem, pode não queimar óleo, mas lá que gasta muito óleo gasta (está sempre a trocá-lo). Não pensei que o intervalo fosse tão curto!
É natural que a manutenção seja mais minuciosa, se não não teria sentido dizer-se (com o devido excesso) que bebe quase tanto óleo como gasolina, os marcas de óleo ficaram tristes, etc. Há um fundo de verdade no consumo atípico, mas que depois é exagerado.
É natural que a manutenção seja mais minuciosa, se não não teria sentido dizer-se (com o devido excesso) que bebe quase tanto óleo como gasolina, os marcas de óleo ficaram tristes, etc. Há um fundo de verdade no consumo atípico, mas que depois é exagerado.
Sim, mas de tudo o que li sobre o Wankel fiquei sempre com a ideia que "consumo de óleo" se referia essencialmente a óleo queimado que, portanto, desaparecia do cárter. Pelos vistos esse gasto também pode ser associado à troca frequente (é outra forma de gastar óleo, pelo menos gasta bem na carteira). Mudar o óleo a cada 5.000km, pelo menos pelos padrões de hoje, é claramente muito.
O meu outro carro tem menos de 70 mil Km's, do ano 2000, e também troco de óleo a cada 5 mil Km's. O RX7 não é bom como carro do dia a dia, há quem use, mas sim como teres um carro de fim de semana, para passear e ocasionalmente encontrares um chico esperto na estrada, meteres a tua Troll face, não o deixares ir embora e ao fim "Problem friend?" ..
Esse intervalo que dei foi o mais visível quando perguntei no forum de quantos em quantos Km's seria recomendado mudar o óleo. Quem me respondeu a cada 1500 Km's gosta de apertar com o carro, logo a rotação aumenta, os rotores trabalham mais rápido, é injectado óleo para compensar. Os 5000 foi dito que poderia fazer a manutenção tendo em conta o clima, óleo que ia usar e o uso.
Há várias coisas a ter em conta, como qualquer carro.
Editado pela última vez por ; 06 July 2012, 13:50.
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