Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Reflexão: Eficácia vs. Diversão - Toyota GT86

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Bullit68 Ver Post
    Nenhum deles é desportivo.

    Comentário


      Originalmente Colocado por Bullit68 Ver Post
      Nenhum deles é desportivo.
      Pois, exaltei-me. O XJ220 era um utilitário, o Ford Escort Cosworth um monovolume, o Lancia Delta Integrale um mata velhos e o Supra um SUV. Realmente tens razão.

      Comentário


        Ao testar o GT86 estive à conversa com 2 antigos pilotos que me deram praticamente a mesma resposta: Para ser perfeito faltam uns cavalinhos (um dos pilotos especificou mesmo - 50cv )

        E foi a sensação com que fiquei. É um carro muito capaz, mas falta-lhe dar emoção na parte do motor. Para mim é motor a (muito) menos para o carro em questão. Confesso que fiquei algo desiludido...

        Posto isto se tivesse comprador penso que optaria pelo Megane RS que é um carro muito capaz e que não parece um FWD. Quem o critica nunca o conduziu

        Comentário


          Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
          Até pegando num carro básico:

          Um Punto 55 com motor 1108 faz 155 km/h ás 5500 rpm.
          Mas podes embalar o mesmo a 190 km/h até ao corte, se tiveres estrada.

          Ou em Serra, em vários carros, tens muitas curvas que a 2ª vai alta e a 3ª baixa, logo muitas vezes vais ter que usar a 2ª entre a rotação de potência máxima e o corte.

          Os Miatas 1.8 têm que andar muitas vezes com a 2ª acima de 8.000 por exemplo, senão tens que te agarrar aos .......

          Eu já tive um carrito que à rotação de potência máxima a 2ª ia a 75 km/h.
          No entanto só cortava a mesma a 116 km/h.
          Serra era quase toda em 2ª.
          Yep...quando fazia mais serra, nas subidas enroladas com curvas (tipicas de rampas) havia sempre esse dilema experimentei de toda a forma.

          3ª deixava morrer demais para controlar na curva, em segunda mesmo que depois na pequena recta vá mais ao redline, aproveitava-se melhor a travagem e a curva...além, é claro da saída em força

          Comentário


            Originalmente Colocado por moreirex Ver Post
            Não tornem um tópico que estava a ser bastante interessante de seguir em mais um dos milhares a discutir gasolina x diesel.

            Tenho bastante curiosidade de conhecer este GT86, parece-me ter e segundo muitas opiniões, tem os ingredientes todos para ser um grande drivers car, como poucos!
            Queria ver se não iamos mesmo por aí. Já é um tema muito desgastado.

            Acho muito mais engraçado falar sobre os gostos de cada um no que toca a um carro com uma dinâmica mais apurada para a eficácia (fazer curvas à máxima velocidade, travar muito, etc...tudo certinho) vs. um mais para o espectaculo, mais para o feeling mesmo que seja mais lento.

            Comentário


              Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post

              Acho muito mais engraçado falar sobre os gostos de cada um no que toca a um carro com uma dinâmica mais apurada para a eficácia (fazer curvas à máxima velocidade, travar muito, etc...tudo certinho) vs. um mais para o espectaculo, mais para o feeling mesmo que seja mais lento.
              Ter as duas coisas é impossível?

              Comentário


                Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                Queria ver se não iamos mesmo por aí. Já é um tema muito desgastado.

                Acho muito mais engraçado falar sobre os gostos de cada um no que toca a um carro com uma dinâmica mais apurada para a eficácia (fazer curvas à máxima velocidade, travar muito, etc...tudo certinho) vs. um mais para o espectaculo, mais para o feeling mesmo que seja mais lento.
                Pessoalmente fico contente com um carro que seja ágil, com direcção com feeling e precisão, que não afunde demasiado nas travagens nem adorne na curva. Ou seja, boa suspensão.
                Já na eterna luta dos binários em baixas x utilização da caixa, não me importo de reduzir 2 ou 3 velocidades na abordagem à curva, ou na preparação de uma ultrapassagem, aliás, até é das coisas que gosto de fazer ao volante, de "botar uma abaixo". Isto em condução mais animada.
                Claro que em condução relaxada é sempre agradável ter algum binário disponível no pé e não ter de estar sempre a recorrer à caixa, mas acho que um 2.0 atmosférico com 200cvs montado num carro com 1200 e poucos kg, será sempre suficiente para a larga maioria das situações do dia a dia.

                Comentário


                  Hoje vi um ao vivo pela primeira vez, laranja metalizado. Muito bonito. Apesar de ser a cor que menos gosto de ver, gostei muito!

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                    Aposto que foi um VW ou um BMW.. (estou a meter-me contigo)

                    Pronto, ok. Em aceleração pura, eras mais rápido até esses 116 Km/h sempre em 2ª velocidade do que se algures entre os 75 e os 116 engrenasses 3ª?

                    Se eras.. Só posso concluir que o carro não foi feito para "corridas", nem de longe nem de perto. (e se foi então podia ser melhor.. )

                    Mas eu entendo o que queres dizer e tens razão, mas pronto, contínuo a achar que são exemplos raros e muito menos em carros desportivos.
                    BMW meu nunca tive.
                    VW tive mas Diesel.

                    Ir a 2ª acima do regime de potência máxima (disse que cortava a 116, não disse que ia sempre a 116. podia ir a 60, a 75, que era o correspondente ao regime de potência máxima, a 80, a 90, a 100... dos 100 até cortar a 116 era já engonhar)
                    Como te disse, são casos em que a 3ª ia baixa demais, logo era preferível esganar 2ª.

                    O Clio 2000 RS em Braga acontece-lhe ter curvas em que perde um pouco porque a 2ª já engonha e a 3ª está muito baixa.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Bullit68 Ver Post
                      Nenhum deles é desportivo.
                      Pois não, o Supra era um super-desportivo

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
                        Pois não, o Supra era um super-desportivo
                        e o xj era um hypercar

                        Comentário


                          Em relação ao desempenho do motor, está aqui uma pequena amostra, com a aceleração dos 0 aos 1000 metros: AutohojeTV: videos de carros, de todo-o-terreno e desporto automóvel

                          Aqui, um mini-drift: AutohojeTV: videos de carros, de todo-o-terreno e desporto automóvel

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                            Em relação ao desempenho do motor, está aqui uma pequena amostra, com a aceleração dos 0 aos 1000 metros: AutohojeTV: videos de carros, de todo-o-terreno e desporto automóvel

                            Aqui, um mini-drift: AutohojeTV: videos de carros, de todo-o-terreno e desporto automóvel
                            não consigo ver o 1º video.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Jossy Ver Post
                              não consigo ver o 1º video.
                              Agora já deves conseguir.

                              Comentário


                                Anda muito bem.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                  Em relação ao desempenho do motor, está aqui uma pequena amostra, com a aceleração dos 0 aos 1000 metros: AutohojeTV: videos de carros, de todo-o-terreno e desporto automóvel

                                  Aqui, um mini-drift: AutohojeTV: videos de carros, de todo-o-terreno e desporto automóvel
                                  Cumpre a barreira "desportiva" dos menos de 30 segundos a 1000m (no caso até a barreira dos 28 penso) e dos menos de 16 segundos a 400m.
                                  Também faz menos de 8 segundos a 100 e menos de 10 segundos a 120.

                                  Os números estão muito bons.
                                  Julgo, o "Jota" pode confirmar, que as medições de prestações são muito próximas do Clio 2000 RS.

                                  Portanto parece-me que o problema do carro nem é falta de potência, podia ser bem vinda claro.
                                  É aspirado, anda como um Clio.
                                  Fosse turninado, andaria como um Mégane.
                                  O problema do carro, como disse logo na minha 1ª intervenção; é custar 40.000 € em Portugal, que não conta para nada, e não os 20.000 € que custa onde interessa: EUA e Japão.

                                  É como a história de uma camisa que nos parece fixe que vemos numa montra.
                                  Se custar 10 €: é altamente, muito gira, está muito na moda, que bem que fica. Não é para casamentos, mas fica muita bem.
                                  Se custar 100 €: nem pensar, só se estivesse maluco. Não é tão fixe assim. Não dá para todas as ocasiões.

                                  Claro que ao custar 40.000 €, o carro cai em comparação com outras máquinas até mais velozes.
                                  E como o pmv6 diz: é de pensar se não se compra antes um Porsche usado.
                                  Mas isso já se sabe, com os nossos impostos, comprar novo dá sempre um nó na garganta.

                                  Comentário


                                    impecável

                                    era de uma sra que so usava para ir ver os netos

                                    Toyota Auris GT 86 2.0 Boxer SPORT, Gasolina, 40.350

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                                      impecável

                                      era de uma sra que so usava para ir ver os netos

                                      Toyota Auris GT 86 2.0 Boxer SPORT, Gasolina, 40.350


                                      A pergunta é, quem escreveu esse anuncio trabalha mesmo para a Toyota?

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                                        impecável

                                        era de uma sra que so usava para ir ver os netos

                                        Toyota Auris GT 86 2.0 Boxer SPORT, Gasolina, 40.350

                                        OLHA EEEEEELE!!! Este foi o que usaram no ensaio da AH! O pessoal da AutoHoje andou-nos a enganar! Afinal era um Auris!

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                          Cumpre a barreira "desportiva" dos menos de 30 segundos a 1000m (no caso até a barreira dos 28 penso) e dos menos de 16 segundos a 400m.
                                          Também faz menos de 8 segundos a 100 e menos de 10 segundos a 120.

                                          Os números estão muito bons.
                                          Julgo, o "Jota" pode confirmar, que as medições de prestações são muito próximas do Clio 2000 RS.

                                          Portanto parece-me que o problema do carro nem é falta de potência, podia ser bem vinda claro.
                                          É aspirado, anda como um Clio.
                                          Os números do Clio são consideravelmente melhores, pois tem muito mais motricidade que o Toyota. O GT86 vai a pintar o alcatrão até acabares a passagem para terceira velocidade. O Renault, por seu turno, tem uma motricidade impressionante.

                                          Comentário


                                            Já está ????????

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                                              impecável

                                              era de uma sra que so usava para ir ver os netos

                                              Toyota Auris GT 86 2.0 Boxer SPORT, Gasolina, 40.350

                                              A esse preço não o vendem....

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                                O Renault, por seu turno, tem uma motricidade impressionante.
                                                não será por ter o motor em cima das rodas motrizes?

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Phaster Ver Post
                                                  não será por ter o motor em cima das rodas motrizes?
                                                  Diretamente, não. Regra geral, os carros de tração traseira até costumam ter melhor motricidade quando comparados com os FWD.

                                                  No caso do Toyota, temos pneus estreitos e da gama de conforto, o que lhe reduz muito a motricidade. Para andar facilmente de lado, perde-se noutras coisas.

                                                  O Clio RS tem a suspensão dianteira de pivot descentrado, o que ainda ajuda a melhorar a motricidade. Claro que isto há a juntar a eficácia das molas e amortecedores do chassis cup.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                    A esse preço não o vendem....
                                                    Isso digo eu, querem vender usado (ainda por cima de serviço) ao preço de um novo.

                                                    Cumprimentos

                                                    Comentário


                                                      É sempre bom quando um texto nosso suscita um tópico tão interessante e acalorado, aproveitando para agradecer ao participante que explica de forma precisa e clara porque convém comprar a edição de papel para poder continuar a usufruir deste espaço de comunicação/discussão.

                                                      Agora vamos ao que interessa.

                                                      Não tenho nada contra a potência mas, acreditem, esta causa habituação: ao fim de algumas horas a andar com carros com mais de 600 cv é normal começar a pensar que a potência ideal eram mesmo 800 cv. Já um chassis exemplarmente equilibrado e sensível aos mínimos comandos do condutor, sobretudo quando conjugado com um amortecimento que permite circular em cidade a baixa velocidade sem ficarmos a sofrer das costas. Para quem pergunta se é um carro para fazer uma viagem de 1000 km, a resposta é sim, pelo menos com duas pessoas (a lotação real com adultos e um condutor acima de 1,75 m de altura é de três lugares): tem cruise control, excelentes bancos dianteiros e comandos suficientemente leves em cruzeiro para não se tornarem cansativos. Até 140/150 km/h o motor não é incomodativo (e sexta é nitidamente mais longa que as outras cinco relações antecedentes) e tem força para vencer qualquer subida sem esforço. É a melhor escolha? Não. Para isso um Range Rover, um BMW 5 GT ou um Mercedes Classe S são muito superiores.

                                                      Os 200 cv são poucos para a diversão? Não, são perfeitamente suficientes. Como está escrito no ensaio, com a provocação perfeita da direção é possível iniciar drifs de potência/acelerador em (bom asfalto) asfalto seco em 2ª e 3ª, que é tudo o que se quer em estrada. Em pista é fabuloso ter mais de 500 cv à disposição e usar longas parabólicas para derreter pneus em fumo branco em 4ª e 5ª, mas isso requer espaço, ao passo que o GT86 consegue ser divertido numa pista de karting: já viram a diferença de preço entre alugar um kartódromo e um auródromo? O escalonamento da caixa aproveita bem o motor e a embraiagem dá todos os sinais de não se estragar com maus tratos.

                                                      Tão importante como o baixo peso é a sua distribuição e o facto de o centro de gravidade ser muito baixo. É isto que permite utilizar molas (relativamente) macias que nos deixam transferir peso de forma controlada e progressiva (ou seja, gerir a aderência disponível) sem implicar um rolamento de carroçaria que poderia comprometer a estabilidade de um carro mais alto e pesado.

                                                      No mercado não existe nenhum carro com o chassis tão equilibrado e controlável como o GT86, que permite sentir com uma precisão o peso que colocamos em cada uma das quatro rodas. Para andar de lado com a naturalidade (e gosto) com que o GT86 o faz só existem três alternativas parecidas no mercado: BMW 1M Coupé, BMW M3 V8 (manual de preferência) e Chevrolet Camaro SS. Todos muito acima dos 40 000 euros.

                                                      Na discussão falam de três carros capazes de proporcionar sensações (e prazer de condução) parecido ao do GT86: BMW M3 E30 (o Sport Evolution com motor 2.5 é brilhante); Mazda RX-8 e Honda S2000. Dos três, o Honda é o que exige mais dotes de condução para explorar no limite.

                                                      O Mégane RS é um carro fabuloso (mas ainda sem a magia e equilíbrio do Integra Type-R original com jantes de 15 polegadas, o único tração dianteira que faz verdadeiros power slides) e capaz de se bater em pista com carros muito mais potentes, mas o prazer de condução deriva mais da enorme velocidade que conseguimos levar para as curvas e depois resolver lá dentro (aliviando o acelerador a traseira ajeita-se para nos dar uma linha mais fechada, por exemplo) do que do tato dos comandos ou diálogo homem/máquina. É o melhor tração dianteira desportivo do mercado mas, pura e simplesmente, não proporciona o mesmo sorriso do Toyota.

                                                      Por fim, o filme do confronto em pista entre o Mégane RS e o Subaru BRZ da EVO é bastante elucidativo da superioridade do GT86 enquanto máquina de (pura) diversão. A Subaru preferiu uma afinação mais eficaz (e subviradora) que dá prioridade à velocidade de passagm em curva sobre as opções de como esta pode ser feita, com a suspensão dianteira mais firme (resposta inicial à direção mais rápida) e a traseira mais mole (mais tração). Com esta afinação o Subaru acumula mais inércia e rolamento no eixo traseiro, pelo que descola de forma muito menos fluida, previsível e controlada, o que diminuí bastante o divertimento. É difícil acreditar, mas esta alteração de equilíbrio faz toda a diferença e a própria revista mencionada tem uma opinião completamente diferente sobre o Toyota.

                                                      Comentário


                                                        E pronto, está tudo dito.

                                                        continuo sem encontrar um em lisboa, nos stands


                                                        Pedro, e um porsche usado, como já se escreveu no tópico?


                                                        cayman S ou 996, dado que 997 parece-me complicado

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por BadJo Ver Post
                                                          Hoje vi um ao vivo pela primeira vez, laranja metalizado. Muito bonito. Apesar de ser a cor que menos gosto de ver, gostei muito!
                                                          Eu também vi um dessa cor (completamente de acordo, era uma cor que não escolhia mas é na mesma um carro belo) por primeira vez. Terá sido em Lisboa? Eu vi-o no Prior Velho... E no dia a seguir vi, em Sevilha, um branco (no stand) e sentei-me nele. Simplesmente

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Lisboeta Ver Post
                                                            Eu também vi um dessa cor (completamente de acordo, era uma cor que não escolhia mas é na mesma um carro belo) por primeira vez. Terá sido em Lisboa? Eu vi-o no Prior Velho... E no dia a seguir vi, em Sevilha, um branco (no stand) e sentei-me nele. Simplesmente
                                                            Foi a passar em frente ao C.C. Vasco da Gama! Ele ia no sentido como quem vai para sacavem! Em lisboa há algum stand que o tenha em exposição??

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                                              Os números do Clio são consideravelmente melhores, pois tem muito mais motricidade que o Toyota. O GT86 vai a pintar o alcatrão até acabares a passagem para terceira velocidade. O Renault, por seu turno, tem uma motricidade impressionante.
                                                              Não querendo ser teimoso,
                                                              os tempos para:

                                                              0-400 metros (abaixo de 16)
                                                              0-1000 metros (abaixo de 28)
                                                              0-100 km/h (abaixo de 8)
                                                              0-120 km/h (abaixo de 10)

                                                              Não são quase iguais no GT86 e no Clio RS?

                                                              Falo do que já foi obtido, não especifícamente do que mediu a Auto Hoje

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X