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Vale a pena comprar carros potentes hoje em dia?
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Originalmente Colocado por Gmigas Ver PostTambém sejamos sinceros... nunca deram condições para tal.
Que é que existe automóvel em Portugal? Uns Track-Days de vez em quando para o pessoal do tuning ir puxar pelo TDi ou pelo VTEC, arranques em Braga e Santarém para ver os TDi's e os VTEC a fazerem 400 metros, outras provas oficiais no Estoril e Algarve pagas a peso de ouro para ver, etc...
Imprensa Automóvel é o quê? Gajos a falarem do espaço da última fila de bancos de uma Grand Scenic? Programas de Televisão para lerem a ficha técnica do carro? Epá... Mas eu compreendo, é o que vende, as revistas querem é vender...
As marcas, fazem o quê? Querem vender (logicamente, é a actividade delas), mas fazem uns FDS de portas abertas e mais umas coisas e uns concursos pomposos no facebook e tá a andar. Tive na apresentação do actual SLK na Sttutcar Palmela e vieram-me oferecer Cocktails e Sushi?? Epá e oferecerem um TD e dar uma breve palestra do carro (afinal estamos a falar de um carro desportivo!)?? Não, ofereciam Cocktails, Champagne, Sushi e um ramo de flores às senhoras, resultado? Aquilo era só pessoal 50+ abastado que compraram lá grandes carros E/S/CLS/ML/GLK e receberam o convite em casa e foram lá dar 2 palavrinhas com o vendedor, este cenário na apresentação do SLK.
Existem excepções disto, como o BMW Experience, o Automotor Speed Day, mas que gostava de saber como ter acesso a este tipo de eventos, pois devem ser mais que restritos.
Existem ainda outras palhaçadas, como o pack Vida é Bela que muita gente já comprou para ir experimentar o F430 ao Estoril, mas depois chegam lá e não podem passar das 6000rpm ou lá o que é e não podem puxar como deve ser na recta da meta, pah, andam a gozar? LOL...
Temos um salão automóvel que não aparece há 4 anos e não há perspectivas de aparecer, já foi marcado e posteriormente desmarcado por 2 vezes, ridículo. Como gajo que gosta de carros, meti-me no carro e fui a Madrid ao Salão, onde pude ver algumas novidades que me interessavam.
Etc etc etc... Dava para ficar aqui o resto da noite.
Tudo bem, mas nem tudo é um deserto ! Existem várias comunidades online (fórum Autohoje incluído) que se reúnem frequentemente para falar sobre carros, dar uns passeios de grupo, fazer uns track-days, etc. Ser petrol head não implica necessariamente ser um ás do volante e ir mostrá-lo para uma pista... É ter gosto em partilhar a paixão pelos automóveis com outras pessoas
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Originalmente Colocado por BEF1FAN Ver PostQual é a diferença entre andar em excesso de velocidade num TDI ou num desses carros que referiste ?
Se tens dinheiro para o manter e alimentar, mais vale fazê-lo num carro preparado para isso e que consiga travar/desviar-se em situações de aperto para te safar o coiro...
De qualquer maneira não é bem o que procuro discutir no tópico. E por exemplo num audi A4 TDI 136 cv não vou menos seguro que num OPC.
O que estou a falar é das oportunidades que como admiradores de automóveis temos para colocar a potência no chão/brincar com as capacidades dinâmicas de um carro. Eu na minha opinião tenho notado cada vez menos oportunidades para puxar/brincar com um carro ou mota. A não ser que tenha por hábito fazer umas estradas de montanha, como conheci a pouco tempo um gajo que foi buscar um nissan dos antigos para ir com os amigos todos os fds fazer uns drifts em estradas com pouco transito.Editado pela última vez por iandrec; 09 August 2012, 01:23.
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Disse TDI como podia ter dito DCi ou outra coisa qualquer... era uma expressão para um carro normal. Depende de que versões estejas a falar, mas normalmente um carro com tendências mais desportivas tem características que podem perdoar certas eventualidades que apareçam subitamente.
Quanto à questão essencial do tópico, acho que não há grande diferença "dos tempos antigos" para agora. Quem era responsável andava de forma responsável e permitia-se a uns pequenos prazeres em recintos fechados para o efeito ou numa serra mais isolada do movimento. E hoje continua a ser assim.
No entanto irresponsáveis sempre houve, há e continuarão a haver...
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Originalmente Colocado por iandrec Ver PostO termo TDI é muito vago!
De qualquer maneira não é bem o que procuro discutir no tópico. E por exemplo num audi A4 TDI 136 cv não vou menos seguro que num OPC.
O que estou a falar é das oportunidades que como admiradores de automóveis temos para colocar a potência no chão/brincar com as capacidades dinâmicas de um carro. Eu na minha opinião tenho notado cada vez menos oportunidades para puxar/brincar com um carro ou mota. A não ser que tenha por hábito fazer umas estradas de montanha, como conheci a pouco tempo um gajo que foi buscar um nissan dos antigos para ir com os amigos todos os fds fazer uns drifts em estradas com pouco transito.
Quem faz drifts em estradas com transito pode ate ser admirador de carros mas isso não tem nada a ver com admirar carros é só um acto irresponsável e criminoso a estrada não é local para isso.
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Originalmente Colocado por Gmigas Ver PostTambém sejamos sinceros... nunca deram condições para tal.
Que é que existe automóvel em Portugal? Uns Track-Days de vez em quando para o pessoal do tuning ir puxar pelo TDi ou pelo VTEC, arranques em Braga e Santarém para ver os TDi's e os VTEC a fazerem 400 metros, outras provas oficiais no Estoril e Algarve pagas a peso de ouro para ver, etc...
Imprensa Automóvel é o quê? Gajos a falarem do espaço da última fila de bancos de uma Grand Scenic? Programas de Televisão para lerem a ficha técnica do carro? Epá... Mas eu compreendo, é o que vende, as revistas querem é vender...
As marcas, fazem o quê? Querem vender (logicamente, é a actividade delas), mas fazem uns FDS de portas abertas e mais umas coisas e uns concursos pomposos no facebook e tá a andar. Tive na apresentação do actual SLK na Sttutcar Palmela e vieram-me oferecer Cocktails e Sushi?? Epá e oferecerem um TD e dar uma breve palestra do carro (afinal estamos a falar de um carro desportivo!)?? Não, ofereciam Cocktails, Champagne, Sushi e um ramo de flores às senhoras, resultado? Aquilo era só pessoal 50+ abastado que compraram lá grandes carros E/S/CLS/ML/GLK e receberam o convite em casa e foram lá dar 2 palavrinhas com o vendedor, este cenário na apresentação do SLK.
Existem excepções disto, como o BMW Experience, o Automotor Speed Day, mas que gostava de saber como ter acesso a este tipo de eventos, pois devem ser mais que restritos.
Existem ainda outras palhaçadas, como o pack Vida é Bela que muita gente já comprou para ir experimentar o F430 ao Estoril, mas depois chegam lá e não podem passar das 6000rpm ou lá o que é e não podem puxar como deve ser na recta da meta, pah, andam a gozar? LOL...
Temos um salão automóvel que não aparece há 4 anos e não há perspectivas de aparecer, já foi marcado e posteriormente desmarcado por 2 vezes, ridículo. Como gajo que gosta de carros, meti-me no carro e fui a Madrid ao Salão, onde pude ver algumas novidades que me interessavam.
Etc etc etc... Dava para ficar aqui o resto da noite.
Concordo com tudo sem duvida
Para alem disso tudo, temos os ja falados preços dos carros, combustiveis, manutençao etc que nao ajudam em nada.
Originalmente Colocado por BEF1FAN Ver PostTudo bem, mas nem tudo é um deserto ! Existem várias comunidades online (fórum Autohoje incluído) que se reúnem frequentemente para falar sobre carros, dar uns passeios de grupo, fazer uns track-days, etc. Ser petrol head não implica necessariamente ser um ás do volante e ir mostrá-lo para uma pista... É ter gosto em partilhar a paixão pelos automóveis com outras pessoas
Originalmente Colocado por ferrer Ver PostHá a oportunidade de comprar/alugar um carro e fazer provas do nacional de rally, é uma forma organizada e de brincar com automóveis.
Quem faz drifts em estradas com transito pode ate ser admirador de carros mas isso não tem nada a ver com admirar carros é só um acto irresponsável e criminoso a estrada não é local para isso.Editado pela última vez por Drifter; 09 August 2012, 01:59.
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Vamos la ver uma coisa , potencia quanto mais melhor seja em que circunstancia for , ter mais cvls nao é sinonimo de andar sempre a 300 á hora porque os cvls servem sempre para outras questoes , por exemplo ultrapassagens mais seguras .
É raro termos sitios para puxarmos pelos carros , porem em certas AEs com pouco transito até se pode espevitar mais na velocidade por exemplo .
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Originalmente Colocado por HugoLima Ver PostEu tenho um carro com 200 cv e normalmente deixo a maioria a descansar, por não ter estrada para os usar, ou então deixo algum espaço para o carro da frente, e dou umas aceleradelas.
Geralmente faço uma condução muito descontraída.
Acho que puxava mais quando tinha um carro menos potente, do que agora, também pelo facto de num menos potente se poder acelerar durante mais tempo até estar em cima do carro da frente.
Mas quando me apetece puxar por eles, geralmente opto por percursos menos movimentados, ou resolvo ir dar uma volta fora de horas.
Já me aconteceu sair de Aveiro e ir curtir até ao Caramulo as 2 da manha.
A grande mais valia da potencia é mesmo ter disponível quando se precisa dela, seja para diversão, seja para resolver uma ultrapassagem com segurança.
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Originalmente Colocado por HugoLima Ver PostEu tenho um carro com 200 cv e normalmente deixo a maioria a descansar, por não ter estrada para os usar, ou então deixo algum espaço para o carro da frente, e dou umas aceleradelas.
Geralmente faço uma condução muito descontraída.
Acho que puxava mais quando tinha um carro menos potente, do que agora, também pelo facto de num menos potente se poder acelerar durante mais tempo até estar em cima do carro da frente.
Mas quando me apetece puxar por eles, geralmente opto por percursos menos movimentados, ou resolvo ir dar uma volta fora de horas.
Já me aconteceu sair de Aveiro e ir curtir até ao Caramulo as 2 da manha.
A grande mais valia da potencia é mesmo ter disponível quando se precisa dela, seja para diversão, seja para resolver uma ultrapassagem com segurança.
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Viva os submotorizados
já tive um carro com poucos cavalos, que fazia dos 0-100 em 18 segundos ou mais. AGora tenho um com quase 3 vezes mais potência e não tem anda a ver. Em termos de custo por km vai dar ao mesmo, e é muito mais SEGURO e confortável de conduzir e fazer viagens longas.
Quantas e quantas vezes eu ao ultrapassar um carro, esse mesmo carro começava a acelerar? (isto em AE). Fazer ultrapassagens pela nacional tinha de ser bem calculada e numa estrada que fosse a descer..
Que saudades de subir monsanto a pouco mais de 80 km/h , ou a subida da crel em loures..Editado pela última vez por Vehicle; 09 August 2012, 08:49.
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Vou fazer o papel da "comunidade moralista", seja lá isso o que for:
Num mundo mais perfeito quem vai de férias para a Costa da Caparica iria para o Algarve;
Quem vai para o Algarve iria para as Caraíbas e assim sucessivamente;
Quem tem um pequeno T2, teria um amplo T3;
Quem tem um T3 teria uma vivenda e por aí adiante, precisando ou não do espaço adicional.
Voltando-nos agora para o mundo automóvel há um certo paralelismo uma vez que faz sentido desejarmos ter um carro melhor, mais seguro, mais giro e mais potente. Se o meu tem 100... gostava que tivesse 200. Se tivesse 200 o ideal era ter 250...
Não é tanto o facto de os poder usar ou não (legalmente no nosso país não podemos e os controlos são cada vez mais apertados a cada ano que passa, já para não falar no risco, nos consumos, na poluição ...), mas antes uma questão de opções e de escolhas que cada um faz, mesmo sabendo que estamos a atravessar um momento complicado e as compras são, para a maioria de nós, muito racionais e pouco emocionais.
Resumindo, o meu coração gostava que tivesse comprado um carro mais potente, mesmo que para isso tivesse que me empenhar mais e suportar custos maiores, mas ao menos teria um sorriso cada vez que pegava nele (e muitas multas).
Comprei um carro pouco potente (e mesmo assim fui autuado), mas gastei menos e vou continuar a gastar com o tempo, espero eu.
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Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
Tambem sejamos sinceros... nunca existiu muito ca em Portugal
Originalmente Colocado por JcRabbit Ver PostEm ultrapassagens, por exemplo, como já foi referido aqui. Ter uma reserva de potência pode ser a diferença crucial entre uma ultrapassagem bem sucedida e um choque frontal.
Pessoalmente acho que o factor mais importante *normalmente* associado à potência de um carro é a sua maior segurança. Um carro de elevada potência tem que ser construido de raiz para suportar bem altas velocidades e as suas possiveis consequências: tem que ter bons travões, uma boa suspensão, o habitáculo tem que estar bem protegido, ter boa segurança activa e passiva, etc...
Tudo isto faz com que este tipo de carros se comporte muito melhor numa situação de emergência que um 'casquinha de noz' - o que nos pode salvar a vida, tal como já me aconteceu.Originalmente Colocado por Miguelspc Ver PostVamos la ver uma coisa , potencia quanto mais melhor seja em que circunstancia for , ter mais cvls nao é sinonimo de andar sempre a 300 á hora porque os cvls servem sempre para outras questoes , por exemplo ultrapassagens mais seguras .
É raro termos sitios para puxarmos pelos carros , porem em certas AEs com pouco transito até se pode espevitar mais na velocidade por exemplo .
Para isso existem poucas ou nenhumas estradas em Portugal e até no mundo, sim. Mas não há nada como, numa estrada movimentada e muitos camiões para ultrapassar ter aquela reserva despreocupada debaixo do pé direito - e dá muito mais prazer que andar a esganiçar o motor em AE, perto ou mesmo já dentro do redline!
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Originalmente Colocado por ricardodsb Ver PostNão há relação no que está a bold?
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Originalmente Colocado por dci80 Ver PostSó puseste a bold uma parte. Sim claro que está relacionado. Mas se tiveres 200cv também vais achar que com 500cv ultrapassavas melhor. Nós temos é de nos adequar aos carros que temos. Para mim algo em torno dos 100/110 cv é mais que suficiente.
Claro que temos que nos adequar ao carro (e não só, a tudo à volta).
Algo em torno dos 100cv, para ti, é ser suficiente em quê? Segurança?
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A questão deste tópico pode ser colocada ao pessoal que mora em países muito mais restritivos que o nosso em termos de fiscalização rodoviária. Não deixa de ser curioso andar nos USA e ver o pessoal com carros tipo Viper, S500, etc. a passar a 120~130km/h. Ou morar na Noruega, onde se pode ir preso por andar a 140km/h na autoestrada e comprar uma Hayabusa.
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Originalmente Colocado por dci80 Ver Postacho uma piada relacionarem mais potência com a facilidade de ultrapassar e a segurnaça e tal..... Só temos é de adequar a nossa condução ao carro que temos. Tanto é seguro um carro de 50 como de 500cv.Originalmente Colocado por dci80 Ver PostSó puseste a bold uma parte. Sim claro que está relacionado. Mas se tiveres 200cv também vais achar que com 500cv ultrapassavas melhor. Nós temos é de nos adequar aos carros que temos. Para mim algo em torno dos 100/110 cv é mais que suficiente.
Tenho neste momento em meu poder uma viatura 1.2 com 60Cv.
Quando andava nas mãos do meu sogro, chegava e sobrava a potência.
Nas minhas mãos, é um desespero.
Se sou um religioso cumpridor dos "limites do código da estrada"? Não, não sou. Ele era? Bem, até em AE, raramente chegava aos 90Km/h.
Isto para dizer que a questão das ultrapassagens, é tão simples como isto:
- Estrada Nacional » Porto »» Lisboa
Ir o meu sogro a conduzir, não faz uma ultrapassagem (excepto com rectas de 2 Kme sem trânsito no sentido contrário com visibilidade de 5Km ) e se demorar o dia todo a chegar ao destino, não se importa.
Ir eu a conduzir, fazer o mesmo e chegar ao destino e dar um tiro na cabeça, ou então desejar ter mais potência, para fazer uma dúzia de ultrapassagens e sem me armar em "street racer", chegar ao destino são e salvo, mas em tempo aceitável.
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Originalmente Colocado por PAZ Ver PostTenho neste momento em meu poder uma viatura 1.2 com 60Cv.
Quando andava nas mãos do meu sogro, chegava e sobrava a potência.
Nas minhas mãos, é um desespero.
Se sou um religioso cumpridor dos "limites do código da estrada"? Não, não sou. Ele era? Bem, até em AE, raramente chegava aos 90Km/h.
Isto para dizer que a questão das ultrapassagens, é tão simples como isto:
- Estrada Nacional » Porto »» Lisboa
Ir o meu sogro a conduzir, não faz uma ultrapassagem (excepto com rectas de 2 Kme sem trânsito no sentido contrário com visibilidade de 5Km ) e se demorar o dia todo a chegar ao destino, não se importa.
Ir eu a conduzir, fazer o mesmo e chegar ao destino e dar um tiro na cabeça, ou então desejar ter mais potência, para fazer uma dúzia de ultrapassagens e sem me armar em "street racer", chegar ao destino são e salvo, mas em tempo aceitável.
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Originalmente Colocado por dci80 Ver PostNão podes fazer ultrapassagem não fazes. Parece que a condução se resume a ultrapassagens..... Eu tenho um de 80 e outro de 90, e chegam perfeitamente. Mesmo para as ultrpassagens. E quando trocar troco por um de 100/110. Para quê estar a enterrar dinheiro em algo que não utilizo??
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Eu tenho vindo lentamente a fazer um Downgrade de potência e cilindrada aos longo dos anos!
E apesar de reconhecer que um carro potente é sempre preferível, em 80-90% das situações, um carro com potência inferior faz o mesmo efeito, com consumos inferiores.
Claro que o prazer de condução não se compara, mas cada ez mais dou valor a um carro "especial", do que um motor "especial"
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Originalmente Colocado por dci80 Ver PostNão podes fazer ultrapassagem não fazes. Parece que a condução se resume a ultrapassagens..... Eu tenho um de 80 e outro de 90, e chegam perfeitamente. Mesmo para as ultrpassagens. E quando trocar troco por um de 100/110. Para quê estar a enterrar dinheiro em algo que não utilizo??
...espera...
...já sei reduzo 1 ou 2 e ...
...gasto mais 1,5 aos 100...
...e tenho uma viagem tranquila e serena com o motor a roncar em 3ª...
Implica andar constantemente a trocar de velocidades de caixa, como se estivesse a fazer uma etapa do Rali de Portugal, mas sem a "Potência" e prazer do mesmo, para manter um ritmo adequado à estrada, fluxo de trânsito e tudo isto dentro dos limites legais.
Atenta que não estou aqui a defender que precisava de 300cv, mas hoje em dia os tais 100cv (já há 20 anos o eram »» BMW 316i E36 que tenho lá em casa), só parecem suficientes em alguns segmentos pois têm o "milagre" Turbodiesel/Binário...
Pois aqui fala-se muito dos Petrolhead e tal, mas num gasolinas, a potência faz a diferença para uma condução descontraída e mesmo para uma desportiva (aquela com muitas passagens de caixa), mas que a seja de facto, agora para colocar apenas o motor a gritar por socorro, não vale a pena.
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Originalmente Colocado por PAZ Ver PostNão se resume a ultrapassagens, mas comporta, subidas em AE que, se for a 120, rapidamente cai para os 80...
...espera...
...já sei reduzo 1 ou 2 e ...
...gasto mais 1,5 aos 100...
...e tenho uma viagem tranquila e serena com o motor a roncar em 3ª...
Implica andar constantemente a trocar de velocidades de caixa, como se estivesse a fazer uma etapa do Rali de Portugal, mas sem a "Potência" e prazer do mesmo, para manter um ritmo adequado à estrada, fluxo de trânsito e tudo isto dentro dos limites legais.
Atenta que não estou aqui a defender que precisava de 300cv, mas hoje em dia os tais 100cv (já há 20 anos o eram »» BMW 316i E36 que tenho lá em casa), só parecem suficientes em alguns segmentos pois têm o "milagre" Turbodiesel/Binário...
Pois aqui fala-se muito dos Petrolhead e tal, mas num gasolinas, a potência faz a diferença para uma condução descontraída e mesmo para uma desportiva (aquela com muitas passagens de caixa), mas que a seja de facto, agora para colocar apenas o motor a gritar por socorro, não vale a pena.
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Originalmente Colocado por dci80 Ver PostCaramba... Eu no meu com 80cv subo por exemplo a serra de aire da A1 a 140 em 5ª. Faço viagens em nacional também sempre em 5a. Não ando nem de longe nem de perto a trocar de mudança como falas aí. E se tenho 80cv para cerca de 1100kg, ao subir de segmento, se tiver 100/110 para 1300 fica ok.
80cv a gasolina, ou turbodiesel ?
Claro que ir à 3ª, é em casos em que o carro leva aquilo que lhe é permitido e ainda falta:
5 passageiros e nenhuma bagagem...
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Originalmente Colocado por PAZ Ver PostPresumo, face ao que escrevi antes, que esses 80Cv sejam a gasolina, mas deixa-me confirmar:
80cv a gasolina, ou turbodiesel ?
Claro que ir à 3ª, é em casos em que o carro leva aquilo que lhe é permitido e ainda falta:
5 passageiros e nenhuma bagagem...
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