Alguns utilizadores deste fórum, os carros deles são excepção porque realmente consomem menos do que todos os restantes iguais.
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Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post- Maior diesel em termos absolutos: RTA96-C da Wartsila Sulzer. Motor de navio a 2 tempos, 14 cilindros, 114.000 CV, rotação máxima de 102 rpm, 2300 toneladas de peso, 14 metros de altura, 30 metros de comprimento, cilindrada de 25.480.000 cm3
Mas este é a diesel ou fuel-oleo?
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Mas entao .... onde está ai o ibiza com 20 repros a consumir 2 litros a andar bem ?? ( segundo um colega meu que tem uma gt tdi )
E entao onde estao os diesel que fazem 7000 rpm ??
O mais engraçado é ver o motor 1.5 D do starlet 54 cvs e 93 nm , um otto 1.5 tem muito mais cvs e mais nm . Mais uma vez deparamos com o mito do maior binario nos diesel .Editado pela última vez por Miguelspc; 17 August 2012, 16:04.
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Originalmente Colocado por v7 Ver PostMuito interessante.
Grande variedade de características, tamanhos e especificações, etc.
O diesel conquistou o mercado automóvel.
Desde citadinos a luxuosos, jipes a navios, até o empilhador lá da empresa é a gasóleo.
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Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver PostSem duvida, há motores para todos os gostos.
Desde citadinos a luxuosos, jipes a navios, até o empilhador lá da empresa é a gasóleo.
Hoje são motores que podem equipar quase todo o tipo de carros (puros desportivos não) e fazem um excelente trabalho.
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Originalmente Colocado por v7 Ver PostO que é engraçado, porque para alguém com alguns anos, assistiu-se a essa diversificação em relativamente pouco tempo. Nos anos 70 e mesmo 80 eram essencialmente veículos de trabalho, muito ruidosos e que cheiravam mal.
Hoje são motores que podem equipar quase todo o tipo de carros (puros desportivos não) e fazem um excelente trabalho.
Para além do menor consumo com gasóleo a pagar menos impostos que a gasolina resultava numa diferença abismal em gastos com combustível, e quando ainda para mais em certos mercados aconteciam coisas absurdas como um V6 3.0 TD pagar o mesmo imposto que um qualquer 1.4 a gasolina era só uma questão de tempo até se dar o "boom".
E agora quase não se consegue sair à rua sem respirar lixo preto
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Originalmente Colocado por TommyPT Ver PostNão é o maior. Há um ainda maior. Fiz um cruzeiro no maior barco comercial do mundo (Oasis of the Seas) e tem um motor maior que esse, apesar de ser da mesma marca (é uma evolução desse).
O motor passa a ter 16 cilindros e produz 18.500cv. O barco leva 3 destes. Tou a pensar meter um no A1 num reboque
O postado tem 114.000 cv, 30 metros de comprimento e 2300 toneladas.
Ora falas num barco de passageiros com 3 motores ainda maiores do que esses...
Na internet há fotos do motor postado. É utilizado nos super-petroleiros.
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Originalmente Colocado por Miguelspc Ver PostMas entao .... onde está ai o ibiza com 20 repros a consumir 2 litros a andar bem ?? ( segundo um colega meu que tem uma gt tdi )
E entao onde estao os diesel que fazem 7000 rpm ??
O mais engraçado é ver o motor 1.5 D do starlet 54 cvs e 93 nm , um otto 1.5 tem muito mais cvs e mais nm . Mais uma vez deparamos com o mito do maior binario nos diesel .
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Tópico interessante.
Originalmente Colocado por Miguelspc Ver PostMas entao .... onde está ai o ibiza com 20 repros a consumir 2 litros a andar bem ?? ( segundo um colega meu que tem uma gt tdi )
E entao onde estao os diesel que fazem 7000 rpm ??
O mais engraçado é ver o motor 1.5 D do starlet 54 cvs e 93 nm , um otto 1.5 tem muito mais cvs e mais nm . Mais uma vez deparamos com o mito do maior binario nos diesel .
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Originalmente Colocado por nathaniel Ver Postquando isso for desmistificado começas a ver camiões a gasolina
Imagina é um motor a gasolina de 500cv a puxar 20 toneladas do Porto a Lisboa, faz assim uma estimativa por alto da gasolina que aquilo devia beber.
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Originalmente Colocado por SRLA Ver PostJá houveram camiões a gasolina e nunca deixaram de haver por não terem força para puxar. Aliás, os camiões do mundo que mais puxam entram em competições e são quase sempre a gasolina!
Imagina é um motor a gasolina de 500cv a puxar 20 toneladas do Porto a Lisboa, faz assim uma estimativa por alto da gasolina que aquilo devia beber.
A ideia que tenho é que enquanto os motores dos grandes camiões a diesel são muito tecnológicos e sofisticados, os a gasolina eram normalmente bastante básicos e simples, nem sequer eram turbos.
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Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver PostO diesel rende mais, especialmente com turbo. Ou seja um motor 2.0 a gasolina com 150cv rem pior relação prestações/ consumos que um 2.0 diesel de 150cv, admitindo claro que são ambos com turbo.
Por isso é que os camiões são a diesel, se não, quem é que suportava os consumos daquilo?
Nas Américas a gasolina era barata até há alguns anos atrás, por outro lado creio que não havia muitos sitios em que se pudesse abastecer diesel.
Agora assiste-se a uma explosão de vendas diesel, como aconteceu na Europa, isto tanto na América do Norte como na do Sul
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Originalmente Colocado por v7 Ver PostUma vez no México, há já uns anos, tive oportunidade de falar com um homem que tinha sido condutor de camiões e ele dizia que quando começaram a aparecer os dieseis fizeram furor, nomeadamente pela força que tinham em subidas.
A ideia que tenho é que enquanto os motores dos grandes camiões a diesel são muito tecnológicos e sofisticados, os a gasolina eram normalmente bastante básicos e simples, nem sequer eram turbos.
Podem é sendo atmosféricos sofrer com altitude, eles para ali têm umas serras manhosas em que nota-se a perda de fôlego com motores atmosféricos enquanto motores turbinados conseguem compensar a altitude.
Mais uma vez não é uma questão Diesel, mas sim uma questão turbo.
O que aposto que acontecia muito, tal como aconteceu aqui com os ligeiros, era quem andava com motores a gasolina pequenos/médios começou a andar com motores turbodiesel maiores, com potências semelhantes mas uma disponibilidade muito melhor, porque o custo de utilização era o mesmo ou ainda inferior (por ex. como cá quem andava de 1.4 passou a andar de 1.9TDI).Editado pela última vez por SRLA; 18 August 2012, 11:54.
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Originalmente Colocado por v7 Ver PostOs preços dos combustíveis não são iguais em todo o lado.
Nas Américas a gasolina era barata até há alguns anos atrás, por outro lado creio que não havia muitos sitios em que se pudesse abastecer diesel.
Agora assiste-se a uma explosão de vendas diesel, como aconteceu na Europa, isto tanto na América do Norte como na do Sul
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Originalmente Colocado por SRLA Ver PostNem com os números à frente as pessoas lá vão...
Qual é o binário de um 1.5 Otto atmosférico da mesma altura?
Ah mas coisa e tal o Diesel tem sempre turbo e não sei que mais. Pois
Os numeros nao deixam mentir , e de facto o diesel ter maior binario que um motor a gasolina friso é mito , obviamente que o turbo muda tudo tambem .
Falando de camioes ... Porque simplesmente é mais barato o combustivel , e tem conpensaçoes a nivel de ivas etc .
Até já falaram nos camioes de competiçao .
É so ver milhentos exemplos onde nao se verifica a citaçao do costume " ah e tal o diesel terá sempre mais binario que o motor a gasolina , e logo é so força "
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