Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Consumos a 200 km/h: Gasóleo vs. gasolina em diferentes segmentos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
    Parece que ainda há pior...
    Por exemplo o Lexus IS 220d caixa longa...nas 3000 rpm já tem galgado os 210 km/h
    Deve ser das caixas mais longas do segmento D e não só. Aliás, lembro-me de ter lido nas revistas que a reprise em 6ª desse Lexus dos 80-120 demorava uma eternidade...

    Essa mudança funciona claramente como uma overdrive

    Comentário


      Originalmente Colocado por Homer Ver Post
      Deve ser das caixas mais longas do segmento D e não só. Aliás, lembro-me de ter lido nas revistas que a reprise em 6ª desse Lexus dos 80-120 demorava uma eternidade...

      Essa mudança funciona claramente como uma overdrive
      Mas 70 km/h por cada 1.000 rpms ?

      Na prática a menos do que 140 o carro não terá muita facilidade em andar nessa mudança. Um verdadeiro disparate isso !

      Eu até acho que isso é contraproducente em termos de consumos. Aliás o mestre Gavela consegue parte dos seus resultados porque tem um Astra de 5 e com uma 5ª relativamente curta

      Comentário


        Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
        Que carro tens Lino, o meu faz igual - Astra Caravan 1.7 de 110cv, a ecoflex.
        É uma Vectra C 1.9 CDTI de 120 CV.


        Originalmente Colocado por v7 Ver Post
        Na prática falamos de carros que na última relação em AE numa recuperação 120-160 por exemplo terão dificuldade em acompanhar muitos carros menos potentes.

        Não gosto nada disso.
        E tu andas a "perseguir" carros na AE, é? Para além disso, é como já disseram: se for mesmo necessário, é só empurrar o manípulo para cima e estamos em 5.ª.

        Comentário


          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
          Mas 70 km/h por cada 1.000 rpms ?

          Na prática a menos do que 140 o carro não terá muita facilidade em andar nessa mudança. Um verdadeiro disparate isso !

          Eu até acho que isso é contraproducente em termos de consumos. Aliás o mestre Gavela consegue parte dos seus resultados porque tem um Astra de 5 e com uma 5ª relativamente curta
          O Gavela tem vários truques já debatidos no diário de bordo, e para o tipo de condução que pratica, a caixa de 5 favorece os seus consumos. Podia dizer, em jeito de "suponhamos", que se tivesse da de 6 velocidades, os consumos seriam iguais no seu percurso diário.

          A grande vantagem da 6ª será em AE em velocidades a partir dos 130/140. E a relação óptima de conforto será pelos 150, sendo que a esta velocidade não terá problemas em encarar as subidas.

          Se eu praticar velocidades até os 120, não há, de facto, grande vantagem da 6ª, ou melhor, neste caso, em que a caixa não fica "repartida" pelas 6 relações, mas sim é acrescentada uma mudança de overdrive (não sei se me diz entender).
          Editado pela última vez por Ecoflex; 02 September 2012, 22:28.

          Comentário


            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
            E tu andas a "perseguir" carros na AE, é? Para além disso, é como já disseram: se for mesmo necessário, é só empurrar o manípulo para cima e estamos em 5.ª.
            Não é própriamente perseguir, mas agrada-me um carro que responda bem e um escalonamento muito longo aniquila um bocado essa sensação.

            Mas reconheço que não é raro "picar-me" com outros carros numa ou outra situação, não corro é riscos por causa disso.

            Comentário


              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
              O Gavelo tem vários truques já debatidos no diário de bordo, e para o tipo de condução que pratica, a caixa de 5 favorece os seus consumos. Podia dizer, em jeito de "suponhamos", que se tivesse da de 6 velocidades, os consumos seriam iguais no seu percurso diário.

              A grande vantagem da 6ª será em AE em velocidades a partir dos 130/140. E a relação óptima de conforto será pelos 150, sendo que a esta velocidade não terá problemas em encarar as subidas.

              Se eu praticar velocidades até os 120, não há, de facto, grande vantagem da 6ª, ou melhor, neste caso, em que a caixa não fica "repartida" pelas 6 relações, mas sim é acrescentada uma mudança de overdrive (não sei se me diz entender).
              Fizeste-te entender perfeitamente e até concordo com o que escreveste.

              Mas aqui pelo fórum há o mito que os consumos estão essencialmente ligados a rpms e as coisas não são bem assim, o que controla de facto o combustivel que entra é o acelerador. Por isso é que podemos ir às 6.000 rpms numa descida sem gastar quase nada e podemos ir apenas a 3.000 a subir e estar a gastar 50 aos 100.

              Uma última relação que normalmente é onde os carros que conseguem bons consumos passam mais tempo, adequada faz muito mais sentido que uma longa, porque quem quer economizar também não pratica velocidades altas normalmente.

              Comentário


                Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                Fizeste-te entender perfeitamente e até concordo com o que escreveste.

                Mas aqui pelo fórum há o mito que os consumos estão essencialmente ligados a rpms e as coisas não são bem assim, o que controla de facto o combustivel que entra é o acelerador. Por isso é que podemos ir às 6.000 rpms numa descida sem gastar quase nada e podemos ir apenas a 3.000 a subir e estar a gastar 50 aos 100.

                Uma última relação que normalmente é onde os carros que conseguem bons consumos passam mais tempo, adequada faz muito mais sentido que uma longa, porque quem quer economizar também não pratica velocidades altas normalmente.
                Acho que aquilo que dizes é o que penso..........que é a 6ª antes de determinada velocidade não compensa, de todo. Apanha-se uma subida e carrega-se no acelerador consumindo mais, ou coloca-se a 5ª para reduzir esse efeito. Por norma, muita gente não está para trocar a relação.

                Pessoalmente adapto a condução ao carro, e neste a 6ª é muito raro de entrar antes dos 120, exactamente para minimizar essas situações e favorecer os consumos. E também não pratico, geralmente, uma condução em AE acima dos 140/150, para tirar o melhor partido da 6ª. Acho que no meu caso, ter ou não a 6ª, pouco ou nada mudava nos consumos.

                Já aqui o disse, e para não fugir ao titulo do tópico, a fundo e em 6ª em plano, cerca de 190/200 de ponteiro, a ecoflex faz 10/11 L/100Kms, de consumo instântaneo. Em 5ª nunca experimentei.

                Comentário


                  Eu conheço um caso em que se passou de um megane dci 100 cv caixa de 5 para um megane dci 105 cv e os consumos aumentaram cerca de 0,5 l.. ok que o motor é ligeiramente diferente mas a diferença nos consumos penso ser justificada pelo facto de o carro fazer percursos maioritariamente em nacional onde o escalonamento da caixa de 5v se adequava melhor.. sendo que ha a tendencia de rodar em 6v quando esta não será a mais eficiente a 70-80 km/h.

                  Sinceramente acho que na maior parte dos casos as caixas de 6 é mais markting que outra cosia.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por ferrer Ver Post
                    Eu conheço um caso em que se passou de um megane dci 100 cv caixa de 5 para um megane dci 105 cv e os consumos aumentaram cerca de 0,5 l.. ok que o motor é ligeiramente diferente mas a diferença nos consumos penso ser justificada pelo facto de o carro fazer percursos maioritariamente em nacional onde o escalonamento da caixa de 5v se adequava melhor.. sendo que ha a tendencia de rodar em 6v quando esta não será a mais eficiente a 70-80 km/h.

                    Sinceramente acho que na maior parte dos casos as caixas de 6 é mais markting que outra cosia.
                    Nem mais, neste segmento e com esta potência também me parece que sim.

                    A 5ª em nacionais será a relação mais favorável, na grande maioria dos regimes.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por ferrer Ver Post
                      Eu conheço um caso em que se passou de um megane dci 100 cv caixa de 5 para um megane dci 105 cv e os consumos aumentaram cerca de 0,5 l.. ok que o motor é ligeiramente diferente mas a diferença nos consumos penso ser justificada pelo facto de o carro fazer percursos maioritariamente em nacional onde o escalonamento da caixa de 5v se adequava melhor.. sendo que ha a tendencia de rodar em 6v quando esta não será a mais eficiente a 70-80 km/h.

                      Sinceramente acho que na maior parte dos casos as caixas de 6 é mais markting que outra cosia.
                      Pela pouca experiencia que tenho com carros de 6 velocidades, diria que sim. Num clio 105cv a 6ª só mesmo para andar a mais de 130 km/h, abaixo disso é mole. E se formos em 6ª a 80 km/h, o carro não se mexe.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                        Mas 70 km/h por cada 1.000 rpms ?

                        Na prática a menos do que 140 o carro não terá muita facilidade em andar nessa mudança. Um verdadeiro disparate isso !

                        Eu até acho que isso é contraproducente em termos de consumos. Aliás o mestre Gavela consegue parte dos seus resultados porque tem um Astra de 5 e com uma 5ª relativamente curta
                        Também acho disparatado essas relações tão longas para o uso do dia a dia.
                        Tirando estes "testes" de consumo a 200 km/h ou o uso exclusivo das autobahn na Alemanha...não lhe vejo grande vantagem.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                          Mas 70 km/h por cada 1.000 rpms ?

                          Na prática a menos do que 140 o carro não terá muita facilidade em andar nessa mudança. Um verdadeiro disparate isso !

                          Eu até acho que isso é contraproducente em termos de consumos. Aliás o mestre Gavela consegue parte dos seus resultados porque tem um Astra de 5 e com uma 5ª relativamente curta
                          Para quem anda devagar, i.e, até aos 130-140km/h as caixas curtas são uma boa aposta para consumos baixos na maior parte dos casos, ao contrário do que as marcas muitas vezes tentam apregoar ao colocarem caixas cada vez mais longas.

                          E depois há um problema que já está relacionado com a mentalidade das pessoas: acham que por ir a 90-100km/h já podem levar a última mudança engrenada com rotações baixas e vão a poupar. Ou pelo menos, pensam isso. Mas no caso das caixas longas, essas pessoas que a essa velocidade optavam por uma 6ª quase a morrer e com o carro em esforço, quase de certeza que com uma 4ª ou, vá, com uma 5ª iam com o motor numa faixa bem mais adequada à poupança e também ao rendimento do motor, porque nada interessa andar com o carro às 1100rpm, indo este a praticamente a soluçar

                          Comentário


                            Vocês falam, falam, mas quando começaram a surgir as caixas de 5 em força, no final dos anos 80, aquilo era esquisito como o caraças, pois a v. máx. continuava a ser alcançada em 4.ª em muitos dos casos!

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                              Vocês falam, falam, mas quando começaram a surgir as caixas de 5 em força, no final dos anos 80, aquilo era esquisito como o caraças, pois a v. máx. continuava a ser alcançada em 4.ª em muitos dos casos!
                              O meu 190E 1.7, por exemplo.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                                Para quem anda devagar, i.e, até aos 130-140km/h as caixas curtas são uma boa aposta para consumos baixos na maior parte dos casos, ao contrário do que as marcas muitas vezes tentam apregoar ao colocarem caixas cada vez mais longas.

                                E depois há um problema que já está relacionado com a mentalidade das pessoas: acham que por ir a 90-100km/h já podem levar a última mudança engrenada com rotações baixas e vão a poupar. Ou pelo menos, pensam isso. Mas no caso das caixas longas, essas pessoas que a essa velocidade optavam por uma 6ª quase a morrer e com o carro em esforço, quase de certeza que com uma 4ª ou, vá, com uma 5ª iam com o motor numa faixa bem mais adequada à poupança e também ao rendimento do motor, porque nada interessa andar com o carro às 1100rpm, indo este a praticamente a soluçar
                                A caixa esta la para ser usada (como disse a minha examinadora na altura da carta)

                                O que esta a bold depende, se for numa recta, posso bem levar uma mudança mais alta mesmo a roçar as 1200rpm, ter o pé so apoiado sobre o acelerador, o carro nao vai em esforço e vou a poupar.... quando tiver que aumentar de velocidade, ai sim, usar a caixa porque se nao, para alem de na maioria dos Diesel perto das 1200rpm ele nao responder, os consumos sao de fugir.

                                Eu sempre que posso uso, num Diesel, uso uma mudança alta para baixar a rotaçao e deixo o carro rolar por assim dizer, controlo o instantaneo e vejo que estou muitas vezes a consumir 2L Quando preciso do motor, toca de usar a caixa para o acordar.

                                Temos de perceber a faixa util de um carro, e quando digo util é quando temos disponibilidade do motor, quando ele nao vai em esforço e quando estamos a gastar o ideal para a velocidade que levamos. Tanto andar em muito baixas como em muito altas faz consumir que é absurdo. Falando de um Diesel, a generalidade têm das 2000-3500rpm de faixa util, menos e mais para alem de gastarmos, estamos a desgastar o motor e nao vamos tirar partido do seu rendimento.

                                Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                Vocês falam, falam, mas quando começaram a surgir as caixas de 5 em força, no final dos anos 80, aquilo era esquisito como o caraças, pois a v. máx. continuava a ser alcançada em 4.ª em muitos dos casos!
                                Hoje em dia quase se passa o mesmo no caso das 7 ou 8 velocidades, estao la para baixar a rotaçao, consumos e poluiçao basicamente.

                                Por exemplo, um 1.6 TDI com a DSG7 atingue a velocidade maxima na 6, a 7 esta la para ajudar nos consumos e poluiçao basicamente, basta uma pequena subida para ele em 7 ver-se ''aflito''(se formos em auto ele reduz logo).
                                Editado pela última vez por Drifter; 04 September 2012, 02:21.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                  A caixa esta la para ser usada (como disse a minha examinadora na altura da carta)

                                  O que esta a bold depende, se for numa recta, posso bem levar uma mudança mais alta mesmo a roçar as 1200rpm, ter o pé so apoiado sobre o acelerador, o carro nao vai em esforço e vou a poupar.... quando tiver que aumentar de velocidade, ai sim, usar a caixa porque se nao, para alem de na maioria dos Diesel perto das 1200rpm ele nao responder, os consumos sao de fugir.

                                  Eu sempre que posso uso, num Diesel, uso uma mudança alta para baixar a rotaçao e deixo o carro rolar por assim dizer, controlo o instantaneo e vejo que estou muitas vezes a consumir 2L Quando preciso do motor, toca de usar a caixa para o acordar.
                                  Da minha experiência nos carros que tenho conduzido a andar em plano a velocidades constantes... consigo melhores consumos em rpms a rondar os 1800 rpms do que em rpms assim tão baixas.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Drifter Ver Post

                                    Hoje em dia quase se passa o mesmo no caso das 7 ou 8 velocidades, estao la para baixar a rotaçao, consumos e poluiçao basicamente.

                                    Por exemplo, um 1.6 TDI com a DSG7 atingue a velocidade maxima na 6, a 7 esta la para ajudar nos consumos e poluiçao basicamente, basta uma pequena subida para ele em 7 ver-se ''aflito''(se formos em auto ele reduz logo).
                                    E acho que só numa caixa desse tipo, que consegue aproveitar o motor de forma optimizada, é que se obtêm benefícios reais e constantes, algo que um ser humano, por melhor que seja, nunca consegue fazer completamente.

                                    Comentário


                                      Boas

                                      Nem de proposito, Portagem de Leiria-Carvalhos ,madrugada, media de 201kmh...16,9L/100Km..
                                      Mas o meu não faz 27s dos 0-200kmh...faz um cadinho menos...

                                      Cumps

                                      Comentário


                                        É o Golf GTI, com 211 CV, que faz 27.7 seg. para chegar aos 200 km/h. E o teu?

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                          É o Golf GTI, com 211 CV, que faz 27.7 seg. para chegar aos 200 km/h. E o teu?
                                          Boas

                                          O meu com o Set up de 310cv faz isto...

                                          Audi S3 MB Power +/-310cv 0-200kmh (wet) - YouTube


                                          Cumps

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por ferrer Ver Post
                                            Da minha experiência nos carros que tenho conduzido a andar em plano a velocidades constantes... consigo melhores consumos em rpms a rondar os 1800 rpms do que em rpms assim tão baixas.
                                            No meu carro acontece o mesmo.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                              Vocês falam, falam, mas quando começaram a surgir as caixas de 5 em força, no final dos anos 80, aquilo era esquisito como o caraças, pois a v. máx. continuava a ser alcançada em 4.ª em muitos dos casos!
                                              O meu Uno 1.1 tem mais força em 4º que em 5.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                Vocês falam, falam, mas quando começaram a surgir as caixas de 5 em força, no final dos anos 80, aquilo era esquisito como o caraças, pois a v. máx. continuava a ser alcançada em 4.ª em muitos dos casos!
                                                O meu Corsinha A era 4ª para alcançar X velocidade, depois a 5ª para reduzir a rotação à mesma velocidade.
                                                Reduzindo também os consumos.

                                                Penso que o Fiat Uno "sofra" do mesmo problema.

                                                O Renault Clio 1.4 de duplo-carburador, em 5ª mesmo em subida (desde que não seja muito acentuada), é uma 5ª com força.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                                                  O meu Corsinha A era 4ª para alcançar X velocidade, depois a 5ª para reduzir a rotação à mesma velocidade.
                                                  Reduzindo também os consumos.

                                                  Penso que o Fiat Uno "sofra" do mesmo problema.

                                                  O Renault Clio 1.4 de duplo-carburador, em 5ª mesmo em subida (desde que não seja muito acentuada), é uma 5ª com força.
                                                  é isso mesmo.

                                                  A minha 4º julgo que vá até aos 130, ainda só puxei a 3º até aos 90 numa ultrapassagem depois meti 4 até aos 120 depois 5º.

                                                  Comentário


                                                    O Uno 60 SX chega aos 155 km/h REAIS em 4ª e 150 REAIS em 5ª

                                                    Comentário

                                                    AD fim dos posts Desktop

                                                    Collapse

                                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                                    Collapse
                                                    Working...
                                                    X