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Porque é que os carros de tracção traseira são melhores desportivos ?

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    #61
    Originalmente Colocado por Gugul Ver Post
    Só à chuva!
    Há tanta coisa entre um piso bom e um piso à chuva .....

    desde alcatrão polido, alcatrão sujo, alcatrão irregular, humidade, cacimba, neve, geada, orvalho, etc., etc.

    Isto dificilmente se resume a preto e branco.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
      Resumindo: os FWD são mais eficientes, mas mais "chatos".
      OS FWD sao mais ineficientes, e nem chegam a ser chatos, é tipo apanhar transporte publico

      Comentário


        #63
        Em relação aos RWD, o que eu tenho visto deste segmento é que muitos deles têm uma suspensão rija.
        Existe um porquê nisto?

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por pmct Ver Post
          OS FWD sao mais ineficientes, ....
          São? Há explicação para isso ou...??

          E já agora explica o que entendes por ineficiente.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
            São? Há explicação para isso ou...??
            O unico ponto a favor é no comsumo, pois tem menois perdas de energia na transmissão , e portanto sao mais eficientes aqui, no resto do ponto de vista dinamico, travagem, curva, aceleração sao muito menos eficientes.
            Eventualmente no arranuqe com neve ou lamaçal o FWD pode sair beneficiado por ter o peso no eixo de tração.
            De resto sao bons meios de tranporte

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
              Há tanta coisa entre um piso bom e um piso à chuva .....

              desde alcatrão polido, alcatrão sujo, alcatrão irregular, humidade, cacimba, neve, geada, orvalho, etc., etc.

              Isto dificilmente se resume a preto e branco.
              Claro que sempre que há condições em que a tração/piso não é a melhor, o 4wd tem sempre vantagem.

              E até nos arranques, pode-se dizer que tem vantagem, mesmo em bom piso. Mas só nos 1ºs metros.

              Comentário


                #67


                Há que ter mente aberta. Não estou a ver carros que se possam comparar aos que vou citar e portanto são meras divagações mas será que conseguias ter um RWD (com a mesma potência e mesmo peso) mais "eficiente" que um Clio W ou um Integra TR ou um Clio RS do actual modelo?

                Embora eu perceba que para quem tem e conduz um "carocha" () seja dificil assimilar e sequer ponderar que um FWD também pode ser bom, porventura melhor que um RWD.

                Comentário


                  #68
                  Os FWD são em regra mais acessíveis a nível de condução.
                  Dois condutores sem grande experiência, um num veiculo de tracção frontal, outro num de tracção traseira, o condutor do FWD terá mais facilidade em dominar o carro e tenderá a conseguir curvar e explorar o carro no limite com maior margem de segurança. Em certas situações com mudanças de direcção repentinas e violentas o FWD permite colocar a traseira no lugar com uma sapatada no acelerador, situação que é muitas vezes bastante útil e confere vantagem ao FWD em traçados mais técnicos.

                  Agora estamos a falar de um carro desportivo, é claro que um RWD permite uma abordagem totalmente diferente e muito mais completa, mas nem tudo é pior num FWD como muitas vezes se conta.

                  Comentário


                    #69
                    A maioria dos sustos que apanhei foi com RWD.

                    A conduzir apressadamente sinto mais segurança nos FWD, então com condições climatéricas adversas é muito mais notório.

                    Comentário


                      #70
                      E mesmo para arranques o AWD agarra que é coisa doida

                      Comentário


                        #71
                        Resumindo: tracção integral é o melhor!

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                          Resumindo: tracção integral é o melhor!
                          Mas de longe... É como um gajo, ao pé "coxinho" tem muito menos equilíbrio...

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                            Atenção que neste tema as verdades absolutas não existem.

                            basta pensarmos num carro de 350 ou mais cv para a FWD já não fazer sentido.
                            Li a página toda e por fim encontrei algo muito interessante. Se pegarmos num carro de 1000kg e uns 120cv (por exemplo um Cup) e o pusermos numa estrada minimamente sinuosa (não tou a falar de montes onde há tantas curvas que não se consegue sequer passar dos 100) vai ser preciso um carro muito, mesmo muito mais potente para o conseguir acompanhar quanto mais bater o seu tempo!
                            Isso depende de todo o tipo de factores, mas se os factores determinantes num troço de estrada for baixo peso, capacidade de aceleração e tracção, um carro de tracção traseira (por exemplo um MX-5), não terá a menor chance até porque os carros de tracção à frente são mais fáceis de manobrar.

                            Se por outro lado usarmos um Focus ST de 350cv vs um M3, não tenho dúvida que o M3 o deixa para trás.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por Rapport Ver Post
                              Mas de longe... É como um gajo, ao pé "coxinho" tem muito menos equilíbrio...
                              Não é o sistema mais rápido!

                              Inclusive parece que os sistemas tradicionais tornam os carros mais altos.

                              Veja-se o Ferrari FF, que usa uma embraiagem extra para a tração às rodas da frente, para não usar o sistema tradicional e ter um centro de gravidade mais baixo.

                              E penso que toda a gente sabe, que o centro de gravidade, quanto mais baixo melhor.

                              Penso que não se trata em discutir qual o melhor para o dia a dia, mas qual o sistema que torna um carro mais rápido e ágil.

                              Comentário


                                #75
                                Eu apostava numa solução AWD, com repartição 30/70 (frente/trás).

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por knob Ver Post
                                  Li a página toda e por fim encontrei algo muito interessante. Se pegarmos num carro de 1000kg e uns 120cv (por exemplo um Cup) e o pusermos numa estrada minimamente sinuosa (não tou a falar de montes onde há tantas curvas que não se consegue sequer passar dos 100) vai ser preciso um carro muito, mesmo muito mais potente para o conseguir acompanhar quanto mais bater o seu tempo!
                                  Isso depende de todo o tipo de factores, mas se os factores determinantes num troço de estrada for baixo peso, capacidade de aceleração e tracção, um carro de tracção traseira (por exemplo um MX-5), não terá a menor chance até porque os carros de tracção à frente são mais fáceis de manobrar.

                                  Se por outro lado usarmos um Focus ST de 350cv vs um M3, não tenho dúvida que o M3 o deixa para trás.
                                  Isso tambem depende do condutor do carro e do tipo de estrada, se for uma estrada pouco sinuosa, nao é preciso muito mais potencia como queres dizer para fazer melhor que um Cup. Um GT86 chega bem.
                                  Editado pela última vez por Drifter; 17 September 2012, 17:31.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por knob Ver Post
                                    Li a página toda e por fim encontrei algo muito interessante. Se pegarmos num carro de 1000kg e uns 120cv (por exemplo um Cup) e o pusermos numa estrada minimamente sinuosa (não tou a falar de montes onde há tantas curvas que não se consegue sequer passar dos 100) vai ser preciso um carro muito, mesmo muito mais potente para o conseguir acompanhar quanto mais bater o seu tempo!
                                    Isso depende de todo o tipo de factores, mas se os factores determinantes num troço de estrada for baixo peso, capacidade de aceleração e tracção, um carro de tracção traseira (por exemplo um MX-5), não terá a menor chance até porque os carros de tracção à frente são mais fáceis de manobrar.

                                    Se por outro lado usarmos um Focus ST de 350cv vs um M3, não tenho dúvida que o M3 o deixa para trás.
                                    Julgo que pretendias dizer Focus RS 500 de 350cv, e não ST. O ST actual tem 245cv e o anterior 225cv.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                                      Resumindo: tracção integral é o melhor!
                                      Se fosse assim tão simples...

                                      Em piso seco e dependendo do traçado, um RWD leve, potente e equilibrado dá corda
                                      em quase tudo o que seja AWD
                                      Editado pela última vez por Cobra; 17 September 2012, 18:00.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                                        Se fosse assim tão simples...

                                        Em piso seco e dependendo do traçado, um RWD leve, potente e equilibrado dá corda
                                        em quase tudo o que seja AWD
                                        Basta pensar numa barcheta, daquelas que fazem as rampas ou um Radical.

                                        A coisa complica-se se o percurso for muito lento e enrolado.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                                          Se fosse assim tão simples...

                                          Em piso seco e dependendo do traçado, um RWD leve, potente e equilibrado dá corda
                                          em quase tudo o que seja AWD
                                          então e se for um awd leve, potente e equilibrado?

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por Phaster Ver Post
                                            então e se for um awd leve, potente e equilibrado?
                                            Quantos AWD leves conheces?

                                            O problema do AWD sempre foi o peso e complexidade que adiciona, sem que na maioria das situações faça grande diferença.

                                            Claro que da mesma forma que se falarmos em 400cv ninguém pensa em FWD, se falarmos em coisas já a roçar o ridículo como +800cv o AWD já começa a fazer muito sentido.
                                            Editado pela última vez por SRLA; 17 September 2012, 19:02.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Como já referiram, o tipo de traçado influencia muito.

                                              Mitsubishi Lancer Evo RS Turbo & Supercharger 800 BHP Hans Schori Bergrennen Hillclimb great sound - YouTube

                                              Alguém imagina isto na forma de RWD a fazer mpntanha?

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                                Quantos AWD leves conheces?
                                                não há muitos é verdade, mas basta pesquisar por carros de 3 portas e awd que ainda há alguns e bem leves segundo padrões actuais, assim de repente lembro-me do sunny gti-r

                                                Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                                O problema do AWD sempre foi o peso e complexidade que adiciona, sem que na maioria das situações faça grande diferença.
                                                já é usado há 20 anos, penso que o peso deve ter diminuido bastante desde aí

                                                Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                                Alguém imagina isto na forma de RWD a fazer mpntanha?
                                                lá porque ninguém o fez não o torna impossível

                                                http://www.worldtimeattack.com/index...-2/entry-list/ desta lista, vê os que são rwd e vê que potência têm
                                                Editado pela última vez por Phaster; 17 September 2012, 19:16.

                                                Comentário

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