Agora fiquei com curiosidade de testar esse tal Mazda.
Mas seja como for os diesel são sempre motores mesmo mesmo mesmo bons para andar a "rolar", aproveita os médios regimes e deixar de inventar muito. E nunca apanhei nenhum que quando usado perto do limite não dê aquela sensação que estamos a "estragar" e que estamos a usar o motor para uma coisa que ele não foi feito.
O Mazda chega praticamente às 6000 sem qualquer sensação de estar a estragar...sem esforço e não vai mais porque "corta". O que se nota é que a potência máxima chega às 4500 e depois não tens mais crescendo...no limite imaginando alguém a mexer neste motor, poderia estar a fazer potência até rpms mais altas. Eu fiquei até com a ideia de que é um motor poupado mas que é difícil ser-se poupado porque é de tal forma um motor solto que facilmente andamos em rpms mais altas sem "dar por isso" e parecendo totalmente natural...é claro que assim acaba por gastar mais. Ah e come as reduções sem qualquer queixume...como motor a gasóleo, eu fiquei mesmo muito bem impressionado.
Mais, o motor vive também muito bem em baixas rpms e mesmo com mudanças altas. Ai, esta tecnologia num motor de 6 cilindros...
O Mazda chega praticamente às 6000 sem qualquer sensação de estar a estragar...sem esforço e não vai mais porque "corta". O que se nota é que a potência máxima chega às 4500 e depois não tens mais crescendo...no limite imaginando alguém a mexer neste motor, poderia estar a fazer potência até rpms mais altas. Eu fiquei até com a ideia de que é um motor poupado mas que é difícil ser-se poupado porque é de tal forma um motor solto que facilmente andamos em rpms mais altas sem "dar por isso" e parecendo totalmente natural...é claro que assim acaba por gastar mais. Ah e come as reduções sem qualquer queixume...como motor a gasóleo, eu fiquei mesmo muito bem impressionado.
Sem duvida que deve ser bem interessante, pelo que vocês dizem.
Eu no meu A3, que é sem duvida um carro bem despachado, nunca consigo ter prazer a usar as rpm's, e ainda por cima é um motor com pouca baixa e ate respira melhor em alta, mas a ideia que fica é que ele se sente mesmo bem é naquela faixa de rotação entre as 2000 e as 3500 rpm e tudo o resto é desnecessário.
No VM do Wrangler nem se fala, mas ai o intuito é mesmo outro.
Acho que é ai que os diesel perdem em cariz desportivo (a velha discussão). A propria mecânica não pede rpm's e emoções fortes. Pede mais rolar sem esforço, recuperações sem drama, condução rápida mas sem stress. Dai eu achar que os diesel de hoje em dia casam na perfeição com berlinas topo de gama.
Editado pela última vez por SenhorVX; 25 September 2012, 20:09.
bmw sem duvida, os audi estão a desvalorizar muito, deve ser pelo facto de consumirem mais oleo que combustivel
O meu a3 sportback 1.9tdi não bebe óleo nenhum em 25000km! Eu também estranhei e pensei que fosse um problema relacionado com o FAP, mas o nível é sempre o mesmo!
E os audi, pelo menos à uns tempos atrás, eram mais caros que os bmw equivalentes.
A pressa na potência custou caro aos 20d de 136 e 150 a nivel de fiabilidade. Vibrações, já na altura não eram os melhores. A nivel de ruido, tambem não.
Mesmo nos dias de hoje, os relatos que vejo dizem que a nivel de vibrações os d não são referência mas a verdade é que nao ha motores pereitos, e eu, não analiso somente o que se vende agora.
Eu estou a falar na atualidade e ultimamente. Não conheço profundamente os carros que estas marcas faziam á 30 anos atrás. Estou a falar do que conheço. E do que conheço os motores da BMW são muito superiores aos TDI.
Eu estou a falar na atualidade e ultimamente. Não conheço profundamente os carros que estas marcas faziam á 30 anos atrás. Estou a falar do que conheço. E do que conheço os motores da BMW são muito superiores aos TDI.
TU é que disseste que os motores BMW SEMPRe foram os melhores do mercado. E eu tambem nao estava ha falar de ha 30 anos mas sim de ha 10.
Actualmente e , claro, falando por mim, das marcas alemães, só comprava certamente Audi. Claro que nunca comprava porque prefiro outras marcas de outros países, mas para mim, das alemãs, só mesmo Audi, pelos motores, e pela estética algo monotona é verdade, mas bem mais interessante que as restantes. E os motores 2.0 TDI para mim chgegam e sobram em termos de TUDO.
O meu a3 sportback 1.9tdi não bebe óleo nenhum em 25000km! Eu também estranhei e pensei que fosse um problema relacionado com o FAP, mas o nível é sempre o mesmo!
E os audi, pelo menos à uns tempos atrás, eram mais caros que os bmw equivalentes.
A discussão está a girar em torno dos 2.0, e esses têm fama (ou tinham) de consumir óleo.
E sempre tive a noção que os bmws com o mesmo equipamento e "motor" são mais caros.
Em casa dos meus Pais está um 520d (antes era o 320d) e um A4 de 143cv. Só quero dizer que em nenhum deles (dos 3), noto ruido ou vibração, com ou sem S/S. Se calhar o facto de andar com uma Astra 1.7 tira-me a noção de ruido (é uma hipótese), mas nunca pensaria em deixar de comprar um carro por isso ou optar por outro menos ruidoso e vibrante, e estou a falar do nivel apresentado pelas 2 marcas. Venha o diabo e escolha qual a melhor. Uma terá vantagens nuns capítulos e a outra, noutros. Eu sei que prefiro a bmw, de um modo geral, mas não quer dizer que não ponderasse um audi.
Também acho que se exagera muito com a estória do ruído e vibrações.
Dantes com a passagem da tecnologia injector-bomba para o common-rail, este último era apontado como uma maravilha, agora também já é considerado demasiado ruidoso/vibrante !?
Falamos de motores 2 litros, não são propriamente o pináculo dos motores do mercado.
Eu fiz alguns Km's com uma A4 de 140 Cv e tenho uma 320 de 177cv. Como já foi dito, a forma como a potência chega é substancialmente diferente nos 2. Pessoalmente prefiro a linearidade dos Bmw, em que não se consegue sentir o momento em que o turbo entra. O pontapé que se sente do motor do Audi a mim irrita-me e aborrece-me. Mas a minha opinião é condicionada pelo facto de desprezar os motores a gasoleo. Diz-se que os motores a gasoleo até andam bem, mas um motor a gasolina com idêntica cilindrada e a mesma tecnologia dá um bigode dos antigos a qualquer motor a gasoleo, veja -se o exemplo do novo 328i mas há outros.
Nao acho que um seja melhor ou pior, são ambos bons. Tendo a ter uma condução muito suave e por isso acho que o Bmw se adapta melhor a mim, mas para outras pessoas pode ser melhor o VW.
Quando estiver para trocar de carro vou experimentar o Audi de certeza porque tenho lido que está mais suave.
Relativamente a barulho e vibrações, não sinto nada de importante no Bmw, ou que seja sequer incómodo.
Ainda ninguém falou do motor do volvo de 5 cilindros. Experimentei num S60 e achei muito agradável.
Também acho que se exagera muito com a estória do ruído e vibrações.
Dantes com a passagem da tecnologia injector-bomba para o common-rail, este último era apontado como uma maravilha, agora também já é considerado demasiado ruidoso/vibrante !?
Falamos de motores 2 litros, não são propriamente o pináculo dos motores do mercado.
Agora já estás a inventar, eu não disse que todos os common-rail eram rudes como o BMW. O motor da BMW tem esse defeito quando comparado com outros motores diesel. Por exemplo os diesel da PSA são muito mais a meu gosto.
Agora já estás a inventar,eu não disse que todos os common-rail eram rudes como o BMW. O motor da BMW tem esse defeito quando comparado com outros motores diesel. Por exemplo os diesel da PSA são muito mais a meu gosto.
Quando escrevi o meu post não estava a pensar particularmente em ti. No verdade houve várias pessoas que referiram a questão das vibrações e ruído, mas foi o JGTB que foi mais incisivo.
Ele passa a vida a experimentar carros diferentes e acaba por hipervalorizar aspectos que terão pouca importância para o condutor comum.
Tu habituado a um S a gasolina, quase tudo o que mexe te deve parecer pouco refinado. Tem tudo a ver com as referências de cada um.
O primeiro CR143 ? O CR136 ? O CR140 ? CR170 ? Ou os mais recentes CR163 e CR177 ?
Os mais recentes "ainda não apanharam o comboio" ?
Não deixa de ter piada que há motores muito bons em (quase) tudo, mas depois não se menciona aqui nada sobre a fiabilidade dos mesmos...
Estou a falar de todos, genericamente. O de 177 até funciona razoavelmente bem no A4, mas já é fraquinho para o Q5. Coisa que não acontece com o X3 2.0d, por exemplo.
Os TDI tiveram ali uma fase em que ficaram para trás, nomeadamente no caso do 2.0 TDI PD, mas agora estão dentro da média. O que eu disse foi que não se destacam em nada.
Também acho que se exagera muito com a estória do ruído e vibrações.
Dantes com a passagem da tecnologia injector-bomba para o common-rail, este último era apontado como uma maravilha, agora também já é considerado demasiado ruidoso/vibrante !?
Falamos de motores 2 litros, não são propriamente o pináculo dos motores do mercado.
Quando dás 50 mil euros por um carro, há coisas que não toleras, como aceitarias num carro de 15 ou 20 mil. Ou seja, não é aceitável que, nos dias de hoje, compres um 320d F30, estejas parado, e vejas a manete da caixa a abanar com veemência. Não é positivo o motor fazer-se notar imenso sempre que o stop/start entra em ação, principalmente quando a PSA já o consegue fazer de forma impercetível.
Não é aceitável que compres um Mercedes C220/250 CDI e, em cada vez que aceleras, pareces que tens uma betoneira a trabalhar dentro do carro.
Isto não é uma questão de exagero ou sobrevalorização, mas sim de contextualização. Quanto mais dinheiro se gasta, maior a expetativa.
Em casa dos meus Pais está um 520d (antes era o 320d) e um A4 de 143cv. Só quero dizer que em nenhum deles (dos 3), noto ruido ou vibração, com ou sem S/S. Se calhar o facto de andar com uma Astra 1.7 tira-me a noção de ruido (é uma hipótese), mas nunca pensaria em deixar de comprar um carro por isso ou optar por outro menos ruidoso e vibrante, e estou a falar do nivel apresentado pelas 2 marcas. Venha o diabo e escolha qual a melhor. Uma terá vantagens nuns capítulos e a outra, noutros. Eu sei que prefiro a bmw, de um modo geral, mas não quer dizer que não ponderasse um audi.
Experimenta o S/S num carro a gasolina, por exemplo o Honda CRZ e depois vem cá comentar outra vez.
Estou a falar de todos, genericamente. O de 177 até funciona razoavelmente bem no A4, mas já é fraquinho para o Q5. Coisa que não acontece com o X3 2.0d, por exemplo.
Os TDI tiveram ali uma fase em que ficaram para trás, nomeadamente no caso do 2.0 TDI PD, mas agora estão dentro da média. O que eu disse foi que não se destacam em nada.
Quando dás 50 mil euros por um carro, há coisas que não toleras, como aceitarias num carro de 15 ou 20 mil. Ou seja, não é aceitável que, nos dias de hoje, compres um 320d F30, estejas parado, e vejas a manete da caixa a abanar com veemência. Não é positivo o motor fazer-se notar imenso sempre que o stop/start entra em ação, principalmente quando a PSA já o consegue fazer de forma impercetível.
Não é aceitável que compres um Mercedes C220/250 CDI e, em cada vez que aceleras, pareces que tens uma betoneira a trabalhar dentro do carro.
Isto não é uma questão de exagero ou sobrevalorização, mas sim de contextualização. Quanto mais dinheiro se gasta, maior a expetativa.
Mas a manete de um 320D treme com o carro parado?Mas vê-se? É isso nem num segmento B 4cil acontece .
De facto o S&S da PSA é muito bom, por exemplo mesmo a diesel tem um trabalhar muito mais suave que o da FIAT em pequenos Otto.
Sim, a manete vê-se e sente-se a vibrar ao ralenti. Um pormenor com pouca classe, mas é só isso mesmo: um pormenor.
Vibrações na embraiagem ou no volante, não sinto.
É um pormenor, se for num carro de 20 mil euros. Num carro de 50 custa um bocadinho a aceitar. Exige-se outro refinamento.
A vibração não se sente apenas na caixa. Isto para não falar do barulho, claro.
Mas a manete de um 320D treme com o carro parado?Mas vê-se? É isso nem num segmento B 4cil acontece .
De facto o S&S da PSA é muito bom, por exemplo mesmo a diesel tem um trabalhar muito mais suave que o da FIAT em pequenos Otto.
Acontece em todas as gerações do 20d, E46, E90, F30.
Aliás, mesmo um F30 ainda tem genes (em termos de ruído a baixa rotação) do E46. Facilmente se percebe que vem lá um BMW 20d.
Tirando a questão dos problemas do N47, continuo a achar o 20d um motor de respeito, mas a facilidade de utilização em meios urbanos, e refinamento não são pontos fortes. A linearidade é BOA, mas a partir das 2200RPM, antes disso é bastante anémico.
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