Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Alterar ano na matrícula

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por lpe Ver Post
    ...
    Em suma, a data nas matrículas, em maior ou menor grau, trouxe-nos desgraça ... e continuará a trazer.
    ...
    Epa, tens de meter mais tabaco nisso porque assim tá-te a fazer mal

    Comentário


      #62
      a mim incomoda-me a colocaçao de data na matricula porque nunca sei qual é o mes e o ano. e porque tive de trocar matriculas no carro antigo
      e porque nao percebo qual é a funçao daquilo. qualquer agente que tenha suspeitas facilmente ve isso atravez dos papeis ou dos numeros de bloco e chassi.

      mas ja que falamos de matriculas...é legal ter daquelas matriculas autocolantes quando o espaço da placa passa a estar obstruido por um mata vacas por ex?

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por BlueJimny Ver Post
        a mim incomoda-me a colocaçao de data na matricula porque nunca sei qual é o mes e o ano. e porque tive de trocar matriculas no carro antigo
        e porque nao percebo qual é a funçao daquilo. qualquer agente que tenha suspeitas facilmente ve isso atravez dos papeis ou dos numeros de bloco e chassi.

        mas ja que falamos de matriculas...é legal ter daquelas matriculas autocolantes quando o espaço da placa passa a estar obstruido por um mata vacas por ex?


        A função da data com o ano/mês, foi para acabar com as matrículas atribuídas aos veículos importados e que levavam com a letra "K".

        Assim e desde 1998, todas as viaturas passaram a ter o "ovo estrelado", mas continuando a sequência das letras normais, quer fosse uma viatura matrículada cá pela primeira vez, ou uma importada.

        Quanto ao autocolante, somente em casos muitos especiais tal é permitido e quando assim é, se não me falha, terá de constar no Livrete/DUA.

        Comentário


          #64
          E eu feito burro com um carro velho, vou começar a mudar de matricula todos os anos! Vou ser a inveja do bairro!

          Comentário


            #65
            Mais um tópico épico.

            Em carros antigos gosto de colocar matrículas pretas com letras brancas (com relevo) como se fazia na altura. Dão um ar oldschool ao carro.

            Mas em carros mais novos lido bem com o ano e mês na matrícula.

            Pior é querer escamotear isso e depois ficar mal. Já confrontei por exemplo um amigo que o carro era do ano 2001 mês 05 (Maio) e ele na matrícula trocou a ordem das datas, parecendo que o carro era do ano 2005 e mês 01 (Janeiro).

            Acabou por ficar mal, porque percebo alguma coisa de carros e pronto.

            Comentário


              #66
              É como o lettering M, AMG e afins.
              Quem nao percebe nada de automoveis aquilo nada diz, quem percebe vê que é azeitice!
              E a historia da matricula é igual. Quem nao percebe, é indiferente que seja 2008 ou 2010.. quem percebe dá logo conta do feito!

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por audia3tdi Ver Post
                meu caros confrades, o que a lei diz e é bem explicita é o seguinte!

                carros matriculados até 02/01/1992 podem ter matriculas do material preto e branco.
                carros matriculados até 02/01/1998 têm de ser retro-reflectoras e não é obrigatório ano e mês.
                carros matriculados após 02/01/1998 obriga a ter ano e mês.
                carros matriculados após 03/01/1999 obriga a ter ainda mais a homologação.


                a lei só é chata para os que compram clássicos de p.e. 1952 e matriculam-nos este ano.
                a matricula não pode ser a da época e tem de obrigatoriamente ser retro-reflectora, conter ano e mês e homologação
                .


                espero que agora não restem duvidas relativamente a este assunto.


                mandar fazer matriculas retirando ano e mês dá chumbo na inspecção e na estrada dà direito a documentos apreendidos com 250 eur de multa.
                se o burro da casa das matriculas deixou a homologação na chapa, a bófia através do código sabe quem cometeu a ilegalidade e é retirada a licença de impressão de chapas.

                Decreto-Lei n.º 54/2005, de 03MAR Regulamento de Matrícula Dos Automóveis, Seus Reboques,Motociclos, Ciclomotores, Triciclos, Quadriciclos, Máquinas Industriais e Máquinas Industriais Rebocáveis


                REGULAMENTO DE MATRÍCULA DOS AUTOMÓVEIS, SEUS REBOQUES, MOTOCICLOS,CICLOMOTORES, TRICICLOS, QUADRICICLOS, MÁQUINAS INDUSTRIAIS E MÁQUINASINDUSTRIAIS REBOCÁVEIS
                CAPÍTULO I
                Artigo 1.º
                Âmbito de aplicação
                O presente Regulamento aplica-se ao número de matrícula, chapa de matrícula e dispositivo electrónico de matrículados automóveis e seus reboques, dos motociclos, bem como dos triciclos autorizados a circular em auto-estradas ouvias equiparadas, e ainda ao número e chapa de matrícula dos ciclomotores, dos quadriciclos, das máquinas industriaise máquinas industriais rebocáveis, e dos veículos antes referidos que não estejam autorizados a circular naquelasinfra-estruturas.

                Artigo 5.º Modelo de Chapa de matrícula
                1 - As chapas de matrícula dos automóveis, seus reboques, motociclos com cilindrada superior a 50 cm
                3
                e triciclos devem obedecer aos modelos constantes dos anexos seguintes do presente Regulamento para matrículas atribuídas:
                a
                )
                Até 31 de Dezembro de 1991
                — anexo II;
                b
                )
                Entre 1 de Janeiro de 1992 e 31 de Dezembro de 1997
                — anexo III;

                c
                )
                Após 1 de Janeiro de 1998
                — anexo IV.

                2 - As chapas de matrícula dos modelos constantes do anexo II têm fundo de cor preta e letras, algarismos e traços decor branca, conforme os modelos I a V constantes do referido anexo.3 - As chapas de matrícula constantes do anexo III devem ser revestidas de material retrorreflector, apresentando fundo de cor branca e letras, algarismos, traços e rebordo periférico a preto, conforme os modelos I a IV constantes do mesmo anexo.4 - As chapas de matrícula dos modelos I e II do anexo IV, para além das características referidas no número anterior,devem ainda conter, na extremidade direita, a indicação do ano e mês de atribuição da primeira matrícula do veículo.5 - As chapas de matrícula dos veículos matriculados até 31 de Dezembro de 1991 podem ser substituídas por chapas dos modelos constantes dos anexos III e IV, podendo as chapas de matrícula dos automóveis matriculados entre 1 deJaneiro de 1992 e 31 de Dezembro de 1997 ser substituídas por chapas do modelo constante no anexo IV.6 - As chapas de matrícula dos motociclos com cilindrada superior a 50 cm
                3
                e dos triciclos, matriculados a partir de 1de Janeiro de 2007, devem obedecer ao modelo V do anexo IV do presente Regulamento, sendo constituídas pormaterial plástico.7 - As chapas de matrícula dos motociclos com cilindrada superior a 50 cm
                3
                e dos triciclos, matriculados antes de 1 deJaneiro de 2007, podem ser substituídas por chapa do modelo referido no número anterior.8 - A chapa de matrícula dos motociclos de cilindrada não superior a 50 cm
                3
                , dos ciclomotores e dos quadriciclos,matriculados pelo IMTT, I. P., deve obedecer às características e dimensões do modelo VI do anexo IV do presenteRegulamento, apresentando fundo amarelo e letras, algarismos, traços e rebordo periférico a preto.9 - Nos ciclomotores de três rodas e nos quadriciclos que apresentem largura adequada ou possuam espaço própriopara a colocação da chapa de matrícula pode ser instalada chapa do modelo VII do anexo IV.10 - Nos triciclos que possuam as características referidas no número anterior pode ser instalada chapa do modelo Ido anexo IV.11 - As chapas de matrícula das máquinas industriais e máquinas industriais rebocáveis devem obedecer aos modelosVIII e IX do anexo IV do presente Regulamento, apresentando fundo vermelho e letras, algarismos, traços e rebordoperiférico a preto.



                ANEXO II








                A matricula 79-08-AM , pertence ao anexo III

                ANEXO III






                ANEXO IV






                Penso que não está revogado.

                Despacho DGV n.º 12 154/99, de 08JUN
                (Alterado pelo Despacho DGV n.º 14 035/03, de 18JUL/DR n.º 146 - II.ª Série, de 25JUN99)
                Matrículas da época
                Considerando que existe todo o interesse em que os
                veículos antigos com valor museológico possuam uma matrícula da época;
                Considerando igualmente que a atribuição da matrícula é da competência da Direcção-Geral de Viação, conformedispõe a h) do n.º 1 do art.º 11.º do DL n.º 2/98, de 3JAN:
                (Actualmente h) art.º 11.º do DL n.º 44/2005, de 23FEV)
                Determino:1.º Aos automóveis antigos com interesse museológico podem ser atribuídas matrículas correspondentes à época em que tenham sido inicialmente colocados em circulação.2.º A atribuição de matrícula nos termos do número anterior depende de requerimento do proprietário, que juntará declaração emitida pelo Clube Português de Automóveis Antigos, atestando o interesse museológico do veículo.3.º A matrícula a atribuir deve ser escolhida de entre as matrículas canceladas nos termos do Código da Estrada.4.º O proprietário do veículo antigo a matricular deve ser notificado de que aquela matrícula será cancelada se o proprietário do veículo ao qual originariamente a matrícula correspondia vier a solicitar a sua reposição.5.º Antes do desembaraço aduaneiro, o serviço regional desta Direcção-Geral onde decorre o processo de matrícula indica ao proprietário a matrícula reservada para o veículo, a qual constará no documento alfandegário comprovativo do pagamento ou isenção do imposto automóvel.
                (Nova red. Desp. DGV n.º 14 035/03, de 18JUL)
                6.º Do documento de identificação do veículo (livrete) a matricular deve constar, em anotações especiais, amatrícula de origem do veículo.
                (Nova redacção do Despacho DGV n.º 14 035/03, de 18JUL)
                O presente Despacho com as referidas alterações entra em vigor no dia 19JUL2003.
                Observações:
                De acordo com informação da DGV, a chapa de matrícula a colocar nos automóveis antigos, nos termos deste despacho, poderá sertambém de modelo antigo, de acordo com a época a que corresponda a matrícula atribuída.Assim, o uso de tais chapas de matrícula será permitido, o que constitui uma excepção às normas do DL n.º 54/2005, de 03MAR,que definem o modelo e características da chapa de matrícula.
                Editado pela última vez por rucsantos; 01 October 2012, 15:59.

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por maxpayne Ver Post
                  É como o lettering M, AMG e afins.
                  Quem nao percebe nada de automoveis aquilo nada diz, quem percebe vê que é azeitice!
                  E a historia da matricula é igual. Quem nao percebe, é indiferente que seja 2008 ou 2010.. quem percebe dá logo conta do feito!
                  Essa é a mais natural.. Aqui à beira de minha casa há um série 1, com o 118d salvo erro. O que o gajo fez: tirou o lettering da potência do carro e pôs um lindo M na parte direita do portão da bagageira
                  Quando eu olho para o carro, a minha reacção é esta:

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por lpe Ver Post
                    Independentemente de poder ou não trocar de carro frequentemente - e pessoalmente não me queixo, pois tenho podido fazê-lo a cada quatro anos por via da empresa para a qual trabalho - trazer ao "pescoço" o ano e mês do carro não parece algo muito normal à luz do que existe noutros países.

                    Com efeito, há não muito tempo ria-me com a ironia do destino, senão vejamos:

                    -Lei do ano na matrícula surge porque há um enorme conjunto de gente com poder de lobbying que se sente ameaçada com as importações de automóveis do estrangeiro;

                    -Esses senhores poderosos, que lideravam/lideram grupos económicos também poderesos, lá "convenceram" os outros senhores que aprovam a lei - e podem tê-los convencido de muitas formas, sendo uma delas a promessa de que no governo não vão andar nunca com viaturas com mais de 3 ou 4 anos - a lançar uma obrigatoriedade "insólita" até no Burkina Fasso: vamos lá todos mostrar o mesinho e ano de venda do carro!

                    - Felizmente o lobby do pronto a vestir não é tão poderoso; nem o dos electrodomésticos ou mobiliário senão já viram o que seria andar na rua com uma etiqueta bem visível em cada peça de roupa com a data em que foi adquirida? E em casa, ao receber visitas, ter na máquina do café a data de aquisição, e na torradeira e ... bom, já viram onde quero chegar...

                    -Por causa dessa lei; não só por causa dela, mas em grande medida, seguramente por causa dela, muito boa gente comprou carros mais frequentemente do que precisaria caso não houvesse lei e muitos, para fazê-lo, recorreram a créditos, e mais créditos e mais ainda;

                    -Muitos pópós comprados a crédito, ainda por cima ao estrangeiro, desiquilibraram a nossa economia duplamente; excesso de crédito, que por sua vez era "levantado" no estrangeiro, sem qualquer compensação da balança comercial, que continuava a pender contra nós, muito ajudada com centenas e centenas de milhões de euros dados aos franceses, alemães, italianos e também japoneses;

                    - Assim, e acreditem que o sector automóvel muito contribuiu para a situação em que estamos - basta ver enquanto equilibramos a nossa balança comercial com a queda sucessiva em dois anos consecutivos de ~50% nas vendas de viaturas - não deixa de ser irónico que os srs que promoveram essa lei estejam agora a ser vítimas dela própria!! É o chamado "backfire" ou, em bom português, um enorme tiro pela culatra!

                    Não deixo de me regozijar com a forma como o problema caiu bem em cima de quem o criou, mas quem sofrerá as piores consequências não serão estes srs, mas sim os milhares de famílias que entretanto tinham muita gente válida e trabalhadora no sector e que agora vêem os seus empregos em perigo ou por um canudo. Esse senhores vão para outros mercados ou esperam por outra oportunidade, muito calmamente, pois aforraram mais do que o suficiente nos anos dourados do mercado automóvel em Portugal.

                    Em suma, a data nas matrículas, em maior ou menor grau, trouxe-nos desgraça ... e continuará a trazer.

                    Por esse motivo, e por ser ridículo trazer nas nádegas de um mísero par da calças uma etiqueta amarela com a data em que as comprei, sou a favor de uma matrícula "normal", sem datas e sem preconceitos.

                    Vejo aqui muita gente a dizer ao rapaz que escreveu o post: "ahh, tens é um carro velho e tal, por isso tens que mostrar o que ele realmente é.. velho e mais nada, blá, blá, blá". Eu vejo as coisas ao contrário. Como disse, sempre tive (e por acaso terei em menos de um mês) carros novos com uma frequência aceitável e não me incomodo que o meu vizinho tenha um carro com o dobro do tempo, que pareça até mais novo que o meu - porque cuida melhor dele - e que a matrícula dele não o revele.

                    Não me torna a mim mais infeliz - aliás, se o fizesse só demonstraria falta de carácter e algum complexo de inferioridade - e deverá torná-lo, a ele, mais feliz, pelo que globalmente me parece aumentar o bem-estar global (excepto para as pessoas comezinhas, mas essas só merecem desprezo).

                    Abraços
                    Tens futuro como comediante.

                    Comentário


                      #70
                      um gajo paga os carros caros, com impostos casos, paga seguros caros, paga IUC, paga as scuts, o combustível nem se fala, e andam preocupados com a m**** de 2 números na matrícula...

                      Eu devo ter as prioridades trocadas, só pode!

                      Compraste gato por lebre, e agora não queres que ninguém saiba?

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                        um gajo paga os carros caros, com impostos casos, paga seguros caros, paga IUC, paga as scuts, o combustível nem se fala, e andam preocupados com a m**** de 2 números na matrícula...

                        Eu devo ter as prioridades trocadas, só pode!

                        Compraste 330d por 335i, e agora não queres que ninguém saiba?
                        Corrigido...

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por Request Ver Post
                          Corrigido...
                          Eu diria é que ele deve ter comprado um 320d e anda a dizer ao vizinho que é um 330d, ja lhe devem ter descoberto a macaca assim como o facto de ser importado e ja nao é o maior da rua Ah tuga ao quão obrigas.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por Vatrier Ver Post
                            Eu diria é que ele deve ter comprado um 320d e anda a dizer ao vizinho que é um 330d, ja lhe devem ter descoberto a macaca assim como o facto de ser importado e ja nao é o maior da rua Ah tuga ao quão obrigas.
                            O próximo passo é trocar o d pelo i, e depois quando os vizinhos já não ligarem ao i vai um M...

                            Comentário


                              #74
                              E se puder o "i" a vermelho, então é que aquilo bufa!

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                E se puder o "i" a vermelho, então é que aquilo bufa!

                                Comentário


                                  #76
                                  Mais uma medida de incentivo a troca de carro que o pessoal é rico...
                                  Agora depende do estado do carro, pois um carro com 10 ou 20 anos estimado faz melhor figura do que por exemplo um conhecido meu que tem uma Merc C com 5 ou 6 anos, que não tem ponta por onde se lhe pegue.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                    A função da data com o ano/mês, foi para acabar com as matrículas atribuídas aos veículos importados e que levavam com a letra "K".

                                    Assim e desde 1998, todas as viaturas passaram a ter o "ovo estrelado", mas continuando a sequência das letras normais, quer fosse uma viatura matrículada cá pela primeira vez, ou uma importada.
                                    essa função era plenamente cumprida abolindo o mês e ano da matricula para todos. mas lá está....era demasiado simples e eficaz para ser aplicada cá.

                                    para ti, para mim e para todos nós excepto o tarado curioso, há ZERO interesse em saber qual o ano e mês da matricula do carro do vizinho. há para o dono do carro, há para o agente, há para o gajo da IPO...todos ele com acesso ao livrete, com a respectiva data. A data está onde interessa, para quem interessa, estar na matricula é um extra sem sentido.
                                    a matricula é um meio de identificação do veiculo, não é um meio de identificação das posses do condutor.

                                    infelizmente, como o tópico comprova, há muita gente que leva isto tão a peito que equaciona pôr uma matricula ilegal para ficar bem perante os vizinhos! oh pra mim com pópó novo! os meus filhos passam fome mas o pópó passa por novo!

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por Request Ver Post
                                      O próximo passo é trocar o d pelo i, e depois quando os vizinhos já não ligarem ao i vai um M...
                                      Mas não pode trocar o d pelo i, senão no primeiro arranque quando sair uma baforada de fumo preto, todos os vizinhos vão ficar a pensar que o motor a gasolina está estragado, e isso ainda é vergonha maior do que ter o ano na matricula!

                                      Ou então não, porque a maioria da malta só deve saber que o i vem a seguir ao d no alfabeto (e mesmo isso...)

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por Vatrier Ver Post
                                        Eu diria é que ele deve ter comprado um 320d e anda a dizer ao vizinho que é um 330d, ja lhe devem ter descoberto a macaca assim como o facto de ser importado e ja nao é o maior da rua Ah tuga ao quão obrigas.
                                        Punha mais uma bufadeira atrás, um 3 em vez do 2 e kit M... Que mimo

                                        Comentário


                                          #80
                                          Eu ainda não entendi qual é o drama de alguns em ter o mês e o ano do carro na matrícula. Mas tasse.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Este tópico está verdadeiramente ÉPICO.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Que massacre fazem ao homem Porque não o deixam viver feliz?

                                              Resumindo... há ou não multa e qual o valor?

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por ReySenna Ver Post
                                                Que massacre fazem ao homem Porque não o deixam viver feliz?

                                                Resumindo... há ou não multa e qual o valor?
                                                120€ de coima, apreensão do veículo e em última instância poderia cometer um crime de falsificação .

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por ReySenna Ver Post
                                                  Que massacre fazem ao homem Porque não o deixam viver feliz?

                                                  Resumindo... há ou não multa e qual o valor?
                                                  Depois de ler o post seguinte (do rucsantos) não me parece boa ideia.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Podes andar com os anos da matrícula e fazê-lo sentir novo, mas ninguém lhe tira as violentas flatulências libertadas no banco pelo simpático alemão que o estreou.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por diogomsl Ver Post
                                                      Essa é a mais natural.. Aqui à beira de minha casa há um série 1, com o 118d salvo erro. O que o gajo fez: tirou o lettering da potência do carro e pôs um lindo M na parte direita do portão da bagageira
                                                      Quando eu olho para o carro, a minha reacção é esta:
                                                      Um M Significa que tem pack M o que não sei se é verdade. Mal ficaria se colocasse 1M ou M3 M5 etc....

                                                      O que não falta aí são bmw com símbolo M e mercs com símbolo AMG.. não acho que fique mal desde que tenha o respectivo pack.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                                        Eu colei um logo de um 911 Gt3 no meu e parece que tenho outro carro nas mãos...
                                                        Se calhar até ganhas 300 CV...

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por rucsantos Ver Post
                                                          120€ de coima, apreensão do veículo e em última instância poderia cometer um crime de falsificação .
                                                          Já assisti uma situação real há uns anos e a coima foi de 15€ penso. Era um carro importado e matrícula tinha a data de legalização em pt e não a data de matrícula original.

                                                          E nem percebo o crime de falsificação. A matrícula é original e única e isso é que grave alterar. As datas nunca são exclusivas.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                            Eu comparo sempre as letras de matrícula com o ano para ver se batem certo.

                                                            Para pessoas como eu terias de mudar a matrícula toda. Só o ano não chega.
                                                            Eu também, apanhava facilmente a marosca.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por RuiGT27 Ver Post
                                                              Se calhar até ganhas 300 CV...
                                                              300 era à data do post, com a inflação, nesta altura já ia a caminho dos 400

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X